Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 17 de julho de 2020

JULHO] Playlist INTERATIVE - Momento Musical


Aproveite um pouco mais da sua noite de sexta-feira ouvindo esse hit: Mama Saturn's Virtual Concert.
Clique e Aumente o Som:


JULHO] MRV aposta em ações virtuais para novos clientes


 
Tour para conhecer os empreendimentos em fase final de obra e reunião de implementação de condomínio são realizados 100% online; ações facilitam e protegem a vida dos novos proprietários

Durante esse período de atenção e cuidados redobrados para evitar a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), a MRV, plataforma líder em soluções habitacionais, se reinventou para proteger e facilitar a vida dos futuros moradores e dos seus colaboradores. Duas ações até então presenciais, tiveram seus processos reformulados totalmente para o virtual, uma delas é a reunião de implantação de condomínio, na qual se decide uma série de temas importantes para a vida em comunidade e a outra é a visita à obra, quando o residencial atinge mais de 70% de conclusão e os clientes podem conhecer pela primeira vez o local onde vão morar.

A implantação de condomínio virtual foi uma maneira prática e segura que a companhia encontrou para organizar a primeira reunião que define assuntos administrativos e de convívio em um novo empreendimento. Esta reunião, que é feita por meio de videoconferência, garante que se eleja o síndico e todo o corpo administrativo do residencial, além de definir questões relacionadas a custos e regras básicas de convivência. A empresa tem, inclusive, percebido um aumento expressivo no quórum dessas assembleias.

Já o processo de visita à obra, é uma etapa muito importante da jornada do cliente. É nesta fase que ele vê de perto o canteiro de obra se transformando no seu futuro lar, as áreas comuns e os modelos de apartamentos. Neste novo formato digital, a própria equipe de obra grava as imagens das áreas comuns e internas explicando todo o processo de andamento da obra, exatamente como fariam se a visita fosse presencial e, em seguida o vídeo é divulgado no Youtube para os clientes.

"Os clientes reagem super bem, comentam, agradecem e compartilham nas suas redes sociais a emoção e felicidade com a visita. O Visita à Obra sempre foi um momento de muita conexão do cliente com a MRV, pois é quando essas famílias começam a materializar o sonho, a projetar suas vidas ali. E o projeto Visita à Obra Em Casa, surgiu em meio à pandemia, quando por uma questão de saúde e segurança nos vimos impedidos de levá-los pessoalmente às obras. Foi um gatilho que acelerou uma tendência, que é o crescimento das experiências e relações virtuais", reforça Joice Cristina, gestora executiva de Relacionamento com Clientes.

Sobre a MRV

Ao longo de 40 anos de história transformando a vida de milhares de pessoas por meio da casa própria, a MRV, maior construtora da América Latina, se tornou uma plataforma de soluções habitacionais capaz de fornecer a opção de moradia que melhor se adapte ao momento na vida dos brasileiros, seja  com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta, pela  compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, pela sua startup Luggo, totalmente digital e sem burocracia. 

JULHO] Nóis de Teatro realiza sarau aberto no canal do Dragão do Mar, na próxima segunda-feira (20)



Doroteia Ferreira
Foto:Bruno Sodré

Com participação especial de coletivos da periferia de Fortaleza, o sarau será aberto a artistas que desejam apresentar suas criações. Ação compõe o “Siará Quilombo”, o ciclo programático com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro que dá protagonismo às produções artísticas pretas do Ceará.

     Desde o início de julho, uma programação diversificada e protagonizada por artistas pretos vem sendo destacada nos canais de comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Concebido em parceria com o grupo Nóis de Teatro, responsável pela curadoria e produção do ciclo programático, o “Siará Quilombo” continua e traz, na próxima segunda-feira, 20 de julho, às 21h, no canal do Dragão no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), o “4º Alvoroço: microfone aberto online”, um sarau virtual aberto a artistas que tenham interesse em apresentar publicamente seus trabalhos. O sarau contará com a participação especial do Sarau da B1 e Sarau Okupação, dois coletivos das periferias de Fortaleza, e será apresentado pelo músico percussionista, ator e luthier  Bruno Sodré e pela atriz, coreógrafa e professora de dança Doroteia Ferreira.

     Em plataforma aberta indicada na live, os interessados poderão acessar a sala de transmissão ao vivo e performar suas poesias, cenas e escritos. Conforme Altemar di Monteiro, diretor do Nóis de Teatro e coordenador de curadoria do Siará Quilombo, a quarta edição do Alvoroço celebra um ano do projeto, realizado por ocasião do Encontro Estadual de Saraus, que aconteceu na sede do Nóis de Teatro. Inicialmente com apresentações presenciais, com a necessidade do isolamento social, o projeto foi adaptado e acontece, pela primeira vez, no ambiente virtual. Além de festejar a rica produção cultural periférica, o sarau contribui para os atuais processos de pesquisa e debate sobre arte e cidade e suas possibilidades dramatúrgicas.


Sobre os mestres de cerimônia



Bruno Sodré | @sodrebatuqueiro

Músico percussionista, ator e lutier, pesquisa folguedos populares, música experimental e contemporânea. Coordena o projeto Brincantes Sonoros, técnico no Nóis de Teatro e coordenação artística do Maracatu Nação Bom Jardim.



Doroteia Ferreira | @dorohferreira

Dançarina, atriz e coreógrafa, atuante no Nóis de Teatro desde 2012. Intérprete-Criadora formada pelo Curso Técnico em Dança do Ceará. Formada em Educação Física, também é leciona dança no Centro Cultural do Grande Bom Jardim.



Sobre os convidados



Okupação

Movimentação que surge em outubro de 2016 no bairro Antônio Bezerra, agregando o Sarau Okupação, a Biblioteca Comunitária Okupação e o Slam da Okupa.



Sarau da B1

Movimento independente realizado pelas e pelos Poetas de Lugar Nenhum, na periferia de Fortaleza, especificamente no Jangurussu. Está em sua 56º edição, com muita poesia, música, teatro, capoeira, sorteio de livros e resistência nas quebradas.







     Até o início de agosto, outras ações surpreenderão o público nos canais de comunicação do Dragão do Mar, onde o Nóis de Teatro atuará com ações de debate e visibilidade da comunicação e do protagonismo preto online, seja nos stories e no feed, além do site e canal do Dragão no YouTube. Mais detalhes sobre a programação do Siará Quilombo podem ser encontrados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).





Siará Quilombo



Siará Quilombo é um projeto que celebra a força e a potência dos artistas pretes do Ceará a partir do que o Nóis de Teatro chama de “aquilombamento virtual”: arte e comunicação como estratégia de enfrentamento ao racismo. A fim de contribuir com a visibilidade dos/das artistas e coletivos pretes cearenses e ampliar o debate sobre o protagonismo preto na produção cultural brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para realizar o pensamento curatorial bem como para utilizar os canais de comunicação do Dragão como veículo de expressão artística e debate de pautas pertinentes ao tema. A programação homenageia a memória de Thina Rodrigues, cofundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac). O Siará Quilombo conta com a coordenação de curadoria de Altemar Di Monteiro e produção de Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga, que também são apresentadores junto com Bruno Sodré e Doroteia Ferreira; Batuta assume a técnica de vídeo e a interpretação de Libras é feita por Roberto Junior Negão e Grazi Gomes.



Serviço: Siará Quilombo - 4º Alvoroço: microfone aberto online

Data: 20 de julho (segunda-feira)

Horário: 21h

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)


Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS


Acesse o site www.dragaodomar.org.br
www.youtube.com/dragaodomarcentro

Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais:

@dragaodomar

FB/dragaodomar

TT: @dragaodomar_ 



JULHO] NOVOS 10 LEITOS DE UTI PEDIÁTRICA


Dr. Luis França Neto (Presidente do SOPAI), Dr. Cabeto (Secretário de Saúde do Ceará), Camilo Santana (Governador do Ceará), Onélia Santana (primeira-dama) e Dr. Fabrício César A. Menezes (Diretor Clínico do SOPAI).


Sob o comando do médico Dr. Cabeto, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará deve contemplar nos próximos meses o SOPAI, único hospital infantil filantrópico de Fortaleza, com 10 leitos de UTI pediátrica. Com o feito, ganham as crianças carentes do nosso Ceará. 


JULHO] "Eis-me Aqui”: curta-metragem cearense traz mensagem de esperança em meio à pandemia; saiba como assistir

  
Produção da D1 Realizações e Sinfrônio Produções, o curta-metragem cearense "Eis-me Aqui" foi lançado nesta quinta-feira (16) na web. Com roteiro e direção assinados por Jotapê Lima e produção de Danilo Carvalho, o curta idealizado durante o pico da pandemia do Novo Coronavírus em Fortaleza, local das gravações e tem o objetivo de trazer uma mensagem de esperança, espiritualidade e otimismo em meio aos efeitos da crise sanitária que atinge o mundo.


"Eis Me Aqui" é estrelado pelo ator Hiroldo Serra, um dos principais nomes do teatro e da comédia cearense e filho do mestre Haroldo Serra (in memorian). No curta, ele protagoniza a história de um homem que perde o emprego e descobre que está infectado pela covid-19 e procura respostas sobre esses problemas na sua crença religiosa.


O curta também foi selecionado no Festival Internacional “Lift Off Global  Network”, de Pinewood Studios de Los Angeles (EUA), considerada uma das principais vitrines globais para cineastas. A obra está disponível plataforma Vimeo On  Demand disponível para compra e aluguel por preços de US$ 3 e US$ 1, respectivamente (valores em moeda estrangeira que são convertidas na moeda local na fatura do cartão), podendo ser acessada através do link: https://vimeo.com/ondemand/eismeaqui

Sinopse:

Durante a quarentena, Benjamin descobre que está com coronavírus. Ele então passa a cobrar de Deus explicações para tantos eventos negativos em sua vida e acaba recebendo uma visita inesperada que pode mudar o rumo de todas as coisas.

During the quarantine, Benjamin learns that he contracted coronavirus. Then he starts asking God for explanations for so many negative events in his life and ends up receiving an unexpected visit that can change the course of all things.

Serviço

"Curta-metragem Eis Me Aqui"

Link: https://vimeo.com/ondemand/eismeaqui

Gêneros: Drama, Short Films

Duração: 15 minutos

Legendas: 3 idiomas

JULHO] Campanha "Quem Procura, Acha" destaca ofertas especiais do Grand Shopping


O Grand Shopping lança em julho a campanha “Quem procura, acha”, que tem o objetivo de apresentar para o público semanalmente, por meio das redes sociais (@grandshoppingce), os lançamentos das lojas que compõem o empreendimento, com os melhores preços e descontos de cada segmento.

Para a gerente de marketing, Carla Werneck, o momento é de unir forças e se reinventar no mercado, com o intuito de trazer as melhores opções de compra e venda para clientes e lojistas. “Nosso objetivo é apresentar para o nosso público as melhores dicas de compras de suas lojas preferidas. Em parceria com os nossos lojistas, queremos apresentar os melhores produtos e ofertas para o consumidor por meio do nosso Instagram".

Outra novidade apresentada pelo Grand Shopping é o estacionamento gratuito em todos os dias do mês de julho, inclusive nos finais de semana, no horário de almoço, de 12h a 14h, com consumo mínimo de R$ 15 reais na Praça de Alimentação. O Grand Shopping realiza minuciosamente todos os protocolos de segurança, preservando a saúde de clientes, lojistas e colaboradores.


O Grand Shopping                                                                          

Com três anos de atuação e de intenso crescimento, o Grand Shopping foi pensado para proporcionar grandes experiências para toda a família. Localizado na área Sul da cidade, região que abrange 33 bairros nas redondezas da Avenida Frei Cirilo (Messejana), o empreendimento reúne quatro pisos, 182 lojas, cinco lojas âncoras e seis megalojas, praça de alimentação com restaurantes e fast foods. Buscando sempre o máximo de integração entre praticidade e serviços, o shopping oferece o máximo em conforto e segurança. A estrutura conta ainda com cinco salas de cinema, game center e dois subsolos de estacionamento para 970 veículos.


JULHO] Ypióca Industrial ganha selo do Ministério da Justiça por ressocialização de internas conduzida pelo Instituto Diageo



Pela primeira vez uma empresa do Ceará conquista o Selo Resgata, que reconhece organizações dedicadas à inclusão de pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho.

A Ypióca Industrial, que realiza, por meio do Instituto Diageo, o programa Tecendo o Futuro, iniciativa provedora de emprego e ressocialização a internas dentro do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, em Aquiraz (CE), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), acaba de ser reconhecida com o Selo Resgata, que certifica organizações com ações de inclusão no mercado de trabalho e reintegração social de pessoas privadas de liberdade e é concedido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No Ceará, a Ypióca Industrial é a primeira instituição privada a conquistar o selo, que está em sua terceira edição e no ciclo atual contemplou 372 organizações públicas e privadas do Brasil.

As atividades na unidade penal fazem parte da atuação, no Ceará, da Diageo - maior companhia de destilados premium do mundo e proprietária de marcas como Ypióca e Johnnie Walker - que mantém o Instituto Diageo como entidade sem fins lucrativos realizadora de programas sociais conectados com o propósito da companhia de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde atua em todo o mundo. A marca cearense Ypióca, com escritório e fábrica - única da Diageo no Brasil, faz do estado polo da atuação da multinacional em responsabilidade social.

Desde abril do ano passado, o Tecendo o Futuro é promovido para internas do IPF, proporcionando a elas capacitação em artesanato com palha de carnaúba, emprego como artesãs e educação com foco em cidadania. As mulheres, hoje 40, participam das atividades de segunda a sexta-feira, em sala mantida pelo Instituto Diageo dentro da unidade penal, produzem embalagens de palha para garrafas de Ypióca e ganham um dia de remissão da pena para cada três dias trabalhados. O trabalho das internas é remunerado e a renda gerada para elas, desde o início do programa, ultrapassa R$ 180 mil reais. 

“Trabalhamos o resgate pleno da interna, desde o suporte humano, reconstruindo a sintonia dela com os valores de cidadania e propiciando o ofício de artesã por meio do qual ela vivencia a realização de trabalhar, produzir e receber aporte financeiro para ajudar familiares hoje, bem como projeto de vida nova ao concluir a pena. O reconhecimento com o Selo Resgata fortalece nosso compromisso de continuar transformando vidas. Começamos com 30 beneficiadas, ampliamos para 40 em março e nossa meta é seguir expandindo”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

“O Selo Resgata é importante porque demonstra todo o nosso trabalho que está sendo feito no Ceará, ecoando nacionalmente. É fundamental que nosso trabalho seja divulgado, reconhecido e que a gente está crescendo imensamente no sistema penitenciário, gerando educação, emprego e qualificação do interno”, pontua o secretário da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque.

Apoio contra covid-19

Contribuindo com a prevenção da disseminação da covid-19, o Instituto Diageo está apoiando a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) na ação em que internas do IPF confeccionam máscaras de proteção para uso no sistema prisional. Na iniciativa, promovida por Senai e Comitê Internacional da Cruz Vermelha, o Instituto contribui com máquinas de costura e engajando na produção das máscaras as internas artesãs do Tecendo o Futuro.

Sobre o Instituto Diageo

O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Fala Sério! que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que realiza capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite http://www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.

Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.

JULHO] Nordeste em evidência. Sesc assina line-up do DFB Live Música com artistas locais e nacionais


Xênia França
Foto: Noa Grayevsky

Festival online une música e solidariedade com arrecadação de alimentos para Mesa Brasil Sesc

Em uma parceria pelo segundo ano consecutivo, o Sesc Ceará assina a curadoria do DFB Live Música no DFB Digifest 2020. Com uma line-up que representa as tendências e a diversidade da música nordestina, de 23 a 26 de julho, às 19h, no Youtube oficial do DFB, o público pode aproveitar de casa as sonoridades de Siba, Xênia França, Beat N’ Jazz, Rayane Fortes e Camila Marieta.

Referência no incentivo e fortalecimento da produção cultural no Estado, de acordo com Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, a proposta do Sesc é contemplar tanto artistas com visibilidade nacional como local, que tem se destacado na nova geração da música cearense. “A programação é composta por um recorte de artistas nordestinos que mesclam tendências pop’s, contemporâneo, de maneira plural e diversa, assim como é DFB Digifest 2020, que esse passa por uma transformação, acompanhando o cenário mundial”, explica.

A abertura do DFB Live Música, dia 23 de julho, conta com o artista pernambucano, Siba. Oriundo do movimento Manguebeat, traz em sua música fortes elementos da cultura popular, é considerado um dos principais mestres da nova geração do Maracatu e dos Cirandeiros. Em seu novo trabalho solo, “De Baile Solto“, Siba retoma os ritmos da música de rua de Pernambuco como elemento central de seu trabalho, com um estilo musical inovador e singular em um show bastante performático.

No dia 24/07, o público aprecia o melhor da música brasileira e internacional interpretada em formato bossa&jazz por Camila Marieta e Rayane Fortes, dois talentos que despontaram na cena local e hoje figuram no line-up dos eventos mais importantes de Fortaleza.

O talento cearense continua em evidência, no dia 25/07, com o projeto BEAT N' JAZZ, desenvolvido pela cantora e compositora Di Ferreira e pelo produtor musical e multi-instrumentista Cláudio Mendes, e que atualmente conta com Thales Aurélio na guitarra e pickup. A ideia é tocar clássicos do jazz e da música global com batidas eletrônicas, utilizando instrumentos orgânicos de sonoridades ímpares como ukulele, o kazoo e a guitarra semi-acústica para dar o tempero na da mistura.

Para encerrar o DFB Digifest 2020, dia 26/07, o festival recebe o talento e representatividade da cantora baiana, Xênia França, indicada ao Grammy Latino 2018 pelo seu álbum de estreia e também pela música “Pra que me chamas?”. Inserida em um cenário artístico de resgate e propagação da cultura Afro-Brasileira, a cantora se transformou em referência de empoderamento e comportamento feminino, principalmente para as mulheres negras.

Música e solidariedade

Durante as Lives, o público também poderá fazer doações de alimentos por meio da campanha Sintonia do Bem. Todas as doações serão destinadas ao Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional, que funciona em todo o País, arrecadando de onde sobra e levando para onde falta.



As doações acontecem através do QR Code, que ficará disponível o tempo todo na tela do Youtube.  Saiba mais sobre o programa Mesa Brasil Sesc no site: www.mesabrasil.sesc-ce.com.br .


Serviço

DFB DigiFest 2020

Festival Online de Moda, Cultura e Empreendedorismo

Horário: 19h

Transmissão: Youtube Oficial DFB (Dragão Fashion House)



Dia 23/07 - Siba

Dia 24/07 - Rayane Fortes e Camila Marieta

Dia 25/07 - Beat N'Jazz

Dia 26/07 - Xênia França



Mais informações: www.sesc-ce.com.br


JULHO] TUDO EM CASA FECOMÉRCIO PROMOVE SEMANA DA BELEZA




Quer saber o segredo do esfumado perfeito? Na Semana da Beleza dentro da programação Tudo em Casa Fecomércio os seguidos do Senac Ceará no Instagram vão aprender a técnica conhecida como Smokey Glam. Tem ainda uma dica de penteado profissional e a demonstração de uma cutilagem sem cortes. Tudo isso com a expertise de instrutores do Senac dos cursos de Maquiagem, Cabelereiro, de Manicure e Pedicure. A live e os vídeos são divulgados no @senacce e disponibilizados por meio da plataforma http://www.tudoemcasafecomercio.com.br/.

“O isolamento social reforçou a necessidade do autocuidado para a saúde física e mental. A Semana da Beleza é tanto para quem deseja aprender algo novo nesse sentido, quanto para quem se interessa por essa área profissionalmente”, diz o consultor de produtos educacionais do segmento, Inaldo Araújo.  Aos interessados em seguir carreira, Inaldo explica que os cursos do Senac vão proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências para inserção no mercado. “Também temos opções para quem busca se aperfeiçoar, conhecer novas técnicas e tendências para se atualizar e conquistar mais clientes”, reforça.



Foco no mercado de trabalho

Com enfoque na profissão de Barbeiro, na terça-feira (20), tem vídeo sobre a ascensão das barbearias nos tempos modernos, devido à alta do mercado de beleza masculina. Já na sexta-feira (24), acontece uma live sobre O Mercado da Beleza e o Novo Normal. O debate envolve os instrutores Cícero Nogueira de Matos e Anne Mendes, trazendo um panorama e as perspectivas de atuação desses profissionais pós pandemia. Veja a programação completa.



Programação



Segunda-feira (20)

10h – Dica de Penteado Profissional – Instrutor: Henrique Araújo



Terça-feira (21)

15h –Ascenção da profissão de Barbeiro no mercado de trabalho - Instrutor:

Cícero Nogueira de Matos



Quarta-feira (22)

10h – Técnica Smokey Glam - Instrutor: Jerfesson Magalhães



Quinta-feira (23)

15h – Cutilagem sem Cortes - Instrutora: Paula de Farias



Sexta-feira (24)

17h – LIVE – O mercado de trabalho da Beleza no “Novo Normal”

Instrutores: Cícero Nogueira de Matos e Anne Mendes



SERVIÇO

SEMANA DA BELEZA – TUDO EM CASA FECOMÉRCIO

DATA: De 20 a 24/07

Transmissão pelo Instagram @senacce



quinta-feira, 16 de julho de 2020

JULHO] Playlist INTERATIVE - Momento Musical

Aproveite um pouco mais da sua noite de quinta-feira ouvindo esse hit: Mama « Badema » Sissoko * Sekechi * SOUL MAMA
Clique e Aumente o Som:


JULHO] Diretor-geral do DFB Digifest, Claudio Silveira participa de encontro virtual sobre mercado têxtil


Claudio Silveira
Foto: Davi Magalhães

Evento será realizado pela plataforma Busca Têxtil

O diretor geral do DFB Festival, Cláudio Silveira, será um dos convidados da primeira edição do “Juntos”, evento virtual realizado pelo Busca Têxtil, plataforma que une empresas do mercado têxtil. A transmissão acontece no próximo dia 20 de julho, às 20 horas, no canal do Busca Têxtil no Youtube (youtube/buscatextil).


O encontro tem como objetivo discutir as novas prospecções do mercado têxtil diante do novo cenário da economia, apresentando as ações dos principais feiras e eventos do setor. “Essa iniciativa também vai contar com um time de profissionais do segmento, onde vamos realizar um bate-papo sobre a retomada do setor têxtil. Fico muito feliz de apresentar nossas ações do DFB neste encontro tão rico de conteúdo e troca de experiências”, comenta Cláudio.

Para mais informações do evento virtual "Juntos", basta acessar o Instagram da plataforma (@buscatextil).


JULHO] Dia Nacional de Proteção às Florestas


O Boticário fica “invisível” no Instagram para alertar sobre o risco de desaparecimento das florestas

Neste dia 17 de julho, data em que é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, o perfil de O Boticário no Instagram amanhecerá vazio para impactar e alertar seus mais de 8 milhões de seguidores sobre o risco de desaparecimento das florestas. O objetivo da ação é conscientizar a audiência sobre a importância de proteger essas áreas, que cobrem 58% do território nacional e têm no desmatamento a sua maior ameaça.


O único post encontrado por quem acessar o perfil da marca trará um pequeno trecho de floresta. “A sensação de ‘vazio’ e ‘perda’ que geramos com a ação é uma provocação: nossas florestas, que garantem inúmeros benefícios sociais e econômicos, podem sumir de uma hora para outra”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, ressaltando que a causa do meio ambiente é abraçada pela empresa há 30 anos, quando foi criada a Fundação.




Salto Morato e Figueira – A Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), é uma área com 2.253 hectares de Mata Atlântica protegida e mantida pela Fundação Grupo Boticário.
Fotos: José Paiva


Florestas

Dados do Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais de 2020 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apontam que 12% das florestas do mundo estão no Brasil, totalizando 497 milhões de hectares. Somente em 2019, de acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, do MapBiomas, cerca de 1,2 milhão de hectares foram desmatados em todos os biomas. Mais de 60% estão relacionados à Amazônia (770 mil hectares), seguido pelo Cerrado (408,6 mil), Pantanal (16,5 mil), Caatinga (12,1 mil) e Mata Atlântica (10,6 mil).

Considerando apenas as áreas com vegetação nativa, a economia das florestas gerou, em 2018, 11.638 empregos formais no Brasil. Em 2017, produtos coletados sem a necessidade de derrubada de árvores movimentaram R$ 1,3 bilhão. Os dados são do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). “Diante deste contexto, o Grupo Boticário almeja que sociedade, empresas e órgãos públicos entendam a importância das florestas em pé e defendam a sua conservação em todo o País. Além do âmbito econômico, elas minimizam o impacto de gases de efeito estufa, estocam carbono, oferecem serviços ambientais e garantem maior resiliência e mais saúde para a população. Pessoas e negócios vivem mais e melhor com florestas conservadas”, afirma Malu.


Vista Tombador – A Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), é uma área com cerca de 9 mil hectares de Cerrado protegida e mantida pela Fundação Grupo Boticário.
Foto: José Paiva

Impacto

As pessoas impactadas pela ação serão conduzidas à página da Fundação Grupo Boticário, onde compreenderão mais e melhor a relevância do trabalho conduzido pela instituição – uma história que reflete a causa ambiental abraçada pelo Grupo Boticário como um todo. A iniciativa foi construída em parceria com a Fundação e a agência W3Haus, responsável pelos canais digitais da Fundação e O Boticário. “Esse projeto de conteúdo traz como aprendizado o papel que a discussão em prol da proteção da natureza pode ter no meio digital, aproximando as conversas sobre o meio ambiente de uma forma contemporânea”, destaca o diretor de criação da W3Haus, Andrey Dutra.

Com três décadas de atuação a favor da proteção do meio ambiente, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera.

JULHO] Live traz discussão sobre como desenvolver equipes de uma empresa através da Educação Digital


Nesta quinta-feira (16), às 19h, a consultora em Gestão e Educação Digital, Ana Flávia Chaves, receberá em seu perfil no Instagram, para uma live, a especialista em Recursos Humanos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Rafaelle Sobreira. Com o tema “Como o RH pode desenvolver as equipes através da Educação Digital”, o bate-papo abordará aspectos sobre a gestão de pessoas e possíveis ferramentas para potencializar os resultados das equipes e, consequentemente, das empresas. Interessados em acompanhar a live devem acessar o instagram @chaves.ana_flavia.


JULHO] CDL de Fortaleza defende ampliação do horário de funcionamento das lojas de rua e dos shoppings


Assis Cavalcante sugere que novos horários sejam adotados na quarta fase do plano de retomada, que pode começar na segunda-feira, dia 20, na Capital

O avanço do plano de retomada das atividades econômicas e comportamentais no Ceará depende de critérios sanitários, econômicos e sociais. Desde o dia 1º de junho, quando o estado entrou na chamada fase de transição, Fortaleza tem cumprido todos os requisitos, como redução dos casos e das mortes por covid-19 de forma consistente, e por isso já está na fase três de um total de quatro. A expectativa é de que a Capital entre em uma nova fase na próxima segunda-feira, dia 20, apesar do recuo do governo em liberar o funcionamento de algumas cadeias produtivas, especialmente dos ramos alimentício e de lazer.

Para o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, no comércio varejista, os protocolos adotados pelos lojistas em conjunto com colaboradores e clientes têm contribuído para que o setor avance todas as fases sem retrocessos. “Estamos fazendo todo o esforço na higienização frequente das lojas, os empregados estão utilizando os EPIs (equipamentos de proteção individual) e os consumidores são orientados a usar máscaras dentro e fora das lojas e limpar as mãos com álcool em gel. Por isso, nós estamos confiantes de que, em Fortaleza, passaremos para a quarta fase do plano de retomada”, afirma.

Diante do cumprimento das medidas de segurança sanitária por parte dos comerciantes, Assis Cavalcante defende que o horário de funcionamento das lojas de rua e dos shoppings da Capital seja ampliado. Hoje, as lojas de rua ficam abertas das 10h às 16h, e as dos shoppings, das 12h às 20h. “Nós estamos estudando com o governo a possibilidade de ampliação, mas tudo só será feito com toda responsabilidade e toda segurança para que nós possamos vencer e chegar na quarta fase”, pontua. Ainda de acordo com o empresário, a ampliação do horário de funcionamento seria necessária para aquecer mais as vendas, gerando empregos e renda.

Levantamento feito pela CDL de Fortaleza aponta que 82 mil pessoas estão circulando pelas ruas do Centro diariamente. Antes da pandemia, esse número chegava a 350 mil. Apesar de ser apenas 25% do total de consumidores habituais, Assis revela que a conversão em compras tem sido mais efetiva. “Quem está indo ao Centro está de fato indo para fazer compras, não para passear. Esse movimento tem crescido a cada dia e gerado boas vendas para o comércio”, conclui.

Já no caso dos shoppings centers, segundo Assis Cavalcante, essa conversão tem sido bem mais tímida. Para aumentar esse fluxo, o líder cedelista sugere que as praças de alimentação funcionem no mesmo horário das lojas dos shoppings. Hoje, elas só funcionam até às 16 horas, mesmo horário estipulado para os restaurantes, em geral. “Essa medida é necessária porque é a forma de atrair o consumidor e gerar a venda. O público que vai para o restaurante acaba consumindo os produtos das lojas”, ressalta. 

JULHO] SVM lança campanha comemorativa aos 64 anos da Rádio Verdes Mares



Uma reportagem especial sobre a história da Verdinha será veiculada às 16h, na AM 810, e adaptada para as demais plataformas virtuais da rádio.

A Rádio Verdes Mares, rádio AM de maior audiência no Ceará, mais conhecida como Verdinha, completa nesta quinta (16), 64 anos de história. Para celebrar a data, o Sistema Verdes Mares (SVM) lança uma campanha comemorativa que contempla uma reportagem especial sobre a história do veículo. O especial será veiculado às 16h, na AM 810, e contará com a participação de grandes nomes que marcaram a história da emissora, entre eles Tom Cavalcante, Narcélio Limaverde e Alberto Sampaio.

"Esse projeto da reportagem especial nos veio como um grande desafio, afinal: -  Como contar 64 anos de história, permeados por tantas vitórias, em pouco tempo? Com esse desafio, nós focamos exatamente no que torna a rádio um  sucesso, que é a relação de amor e amizade com o ouvinte. Desde o princípio, a missão da Verdinha foi baseada na informação, no jornalismo, no entretenimento, no humor, não esquecendo o principal: dar voz ao ouvinte. Foi pensando nisso que a gente produziu este especial, com um toque bem sentimental", ressalta a jornalista Rita Damasceno, produtora executiva da rádio e uma das responsáveis pela produção do especial, que contou, ainda, com a participação de Mateus Rodrigues e Daniella de Lavôr.

A reportagem especial que será transmitida na Verdinha será adaptada para as plataformas virtuais da emissora, com posts visuais nas redes sociais, áudios captados para IGTV, postagens na linha do tempo da Verdinha (@verdinha810) com acontecimentos importantes e produção de material audiovisual com apresentadores para stories.

Antenada com o que há de mais moderno no mundo em comunicação, a Verdinha lançou, recentemente, um portal podcasts para discussão de assuntos relevantes no mundo das notícias e do esporte. A programação integral da rádio também é transmitida pelo site https://verdinha.verdesmares.com.br e por aplicativo, podendo ser acessada e ouvida em qualquer parte do mundo.

O Supervisor das Rádios do SVM, Kleber Dias, pontua que "a Rádio Verdes Mares está com mais experiência e cada vez mais preparada para as novas tecnologias digitais. A Verdinha é um case de sucesso. Aguardem, mais novidades estão por vir".

Saiba mais

Fundada em 1956, a Rádio Verdes Mares 810 é uma das emissoras mais tradicionais do estado. O veículo transmite sua programação via satélite para uma rede de emissoras e chega à maior parte do território cearense.

A cobertura histórica do futebol profissional, a presença do humor tipicamente cearense e a credibilidade e a animação de seus comunicadores são fatores que tornam a emissora a mais ouvida do Ceará. Em Fortaleza, a Verdinha se destaca com 62% de participação no total de ouvintes do meio AM, segundo dados do Ibope de março a maio de 2020.

JULHO] Campanha Compre do Ceará entra na segunda fase e convoca a sociedade para apoiar a economia local



Com lançamento marcado para o próximo dia 20 de julho, a segunda fase da campanha Compre do Ceará motiva o engajamento de toda a sociedade na valorização dos 
produtos e serviços do Estado

Sob o slogan “Movimente a Economia. Compre do Ceará, Compre da sua Gente”, o setor produtivo do Estado se unifica na iniciativa de motivar consumidores e toda a sociedade para, no ato da compra, preferir produtos e serviços das empresas locais.  A campanha agrega instituições representativas de todos os setores produtivos:  Indústria, Comércio, Turismo, Serviços, setor Agrícola e de Transportes, pequenos e médios empresários (FIEC, FECOMÉRCIO, SEBRAE e FAEC FETRANS). 

Com o propósito de sensibilizar consumidores a priorizar a escolha por produtos feitos no Ceará, a campanha objetiva o apoio às empresas locais, abertura de novos negócios, além da manutenção e geração de empregos e o fortalecimento da economia, por meio do consumo consciente, valorizando o que é produzido, vendido e transportado dentro do Ceará. Levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de 2018, mostra a existência aproximada de 1,5 milhão de empregos formais no Estado. 

As atividades produtivas que aderiram à Campanha Compre do Ceará  são responsáveis pelos indicadores macroeconômicos do Estado. De acordo com o IPECE, o setor de Serviços detém a taxa de 77,18% do PIB cearense, englobando 13 atividades, sendo Comércio e Transportes as de maior volume. A Indústria corresponde a 17,06% e o setor primário de Agropecuária a 5,76%. 

 A retomada gradual e responsável das atividades econômicas é um papel a ser exercido por todos os cearenses, empreendedores e consumidores. A conscientização do papel de cada um, contribui para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva e, consequentemente, para o crescimento do Ceará. 

Segunda fase

A primeira fase da Campanha Compre do Ceará destacou o potencial das cadeias produtivas cearenses e mobilizou as lideranças empresariais. Em julho,  inicia-se a segunda etapa, que tem como público direto o consumidor final, despertando valores como: cearensidade, regionalidade e empatia. 

Entre as ações de maior alcance estão a identificação de lojas que aderiram à campanha com o uso da logomarca em seus pontos de venda; divulgação de vídeos em apoio e reconhecimento aos empreendimentos instalados no Ceará, com transmissão pelos principais canais de imprensa; Também será lançado um site específico para destacar empresas que atuam em diversos segmentos da economia do Estado, mostrando como estão se recriando nesse momento de retomada. 

 A mensagem do Compre do Ceará estará ainda nos ambientes de grande movimentação de pessoas na cidade. Assim, 10 ônibus circularão com anúncios da campanha, incluindo tophands, painéis poderão ser vistos nos corredores dos metrôs e cartazes estarão presentes em cinco terminais rodoviários. A campanha contempla, ainda, mobiliário urbano, como 50 inserções nas laterais de abrigo e relógios, cinco outdoors, veiculação na TV, nos meses de julho e agosto, em todo o Ceará, dentre outras ações de cobertura.  

 Ao mesmo tempo, as mídias digitais estarão direcionando as publicações online para os potenciais compradores dos produtos feitos no Estado. No Instagram das instituições (Fiec, Fecomércio, Sebrae, Fetrans e FAEC) será disponibilizado, gratuitamente, o filtro Compre do Ceará para engajar a audiência na ação, que será identificada pelas tags #CompreDoCeará #MadeInCeará #FortaleçaAEconomia. A cada semana, vídeos que destacam hábitos, linguagens e comportamentos tipicamente cearenses, de forma lúdica, mostram o que acontece quando se opta por produtos locais e a extensão de todos os benefícios para milhares de cearenses.

  Artistas em apoio:

A abordagem da campanha recorre ao humor para despertar a identificação do público. A linguagem valoriza as expressões regionais, os costumes, assim como as relações de consumo específicas do Ceará. Para isso, atores e humoristas darão visibilidade à Campanha ao apresentar a iniciativa e aos seus fãs e incentivar a participação. Adamastor Pitaco, Falcão, Alex Nogueira, a atriz Solange Teixeira, o ator Carri Costa e o cantor Fagner são alguns dos artistas que demonstram apoio às empresas cearenses.

Site Compre do Ceará:

Todo o conteúdo publicitário e informativo gerado pela Campanha poderá ser acessado no site especial da Campanha. Na página compredoceara.com.br estão publicados os vídeos sobre a trajetória das empresas e as notícias que registram como os grandes, os médios, os micro e os pequenos empreendedores construíram seus negócios.  

 Além da importância econômica, é destacada a responsabilidade social das empresas durante a pandemia, ao apoiar os profissionais de Saúde e contribuir com programas de assistência e segurança alimentar para a população vulnerável do Estado.  

 No entretenimento, a identidade regional está presente com o dicionário de expressões divertidas do “cearensês”. Toda a identidade visual e peças da campanha estão disponíveis para download. Empresas, sindicatos e demais organizações que apoiam a economia do Estado podem utilizar a logomarca em camisas, cartazes e peças de sinalização em seus estabelecimentos. 

 Maurício Filizola, presidente Fecomércio:

Atualmente, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará faz a representação sindical de  mais de 150 mil empresas do setor,  vinculadas a 34 sindicatos, e está presente nos 184 municípios do Estado. “Representamos o setor de comércio e serviços, que gera cerca de 760 mil empregos e é responsável por mais de 75% do PIB do Estado. Essa pandemia nos convida ao desafio! Cabe a nós ajustarmos projetos, pensarmos de forma diferente e percebermos o nosso papel e a nossa missão diante disso tudo”. 

Ricardo Cavalcante, presidente FIEC:

O Sistema FIEC é formado pelo SESI, SENAI e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e está presente em Fortaleza e em municípios da Região Metropolitana, Região Norte, Vale do Jaguaribe e Cariri. Tem em sua base 40 sindicatos industriais. O setor industrial cearense possui mais de 13 mil indústrias instaladas, o que gera quase 300 mil empregos em nosso Estado. "Nesse processo de retomada gradual das atividades econômicas, a FIEC entende ser fundamental valorizar ainda mais nossos produtos e serviços locais.  Assim, toda a cadeia cearense sai ganhando e fazemos nossa economia se recuperar em menor tempo, garantindo ainda, a manutenção dos empregos. Daí a 

relevância da campanha Compre do Ceará".


Joaquim Cartaxo, Superintendente do Sebrae/CE:

O Sebrae Ceará conta com uma Rede de Atendimento distribuída em Fortaleza, e em 12 Escritórios Regionais: Região Metropolitana, Maciço do Baturité, Ibiapaba, Crateús, Centro Sul, Jaguaribe, Sertão Central, Norte, Cariri, Itapipoca e Litoral Leste. Atua com o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, que respondem por mais de 90% das empresas formalizadas no Estado. “A pandemia impactou fortemente os pequenos negócios, por isso o Sebrae intensificou ainda mais o trabalho de articulação e implementação de projetos e ações visando ajudar os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte a enfrentar e vencer esta crise”.

Sobre a FETRANS:

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que congrega nove sindicatos nos setores de transporte urbano, interurbano, de fretamento e turismo. A FETRANS contribui para o desenvolvimento da mobilidade e para os avanços nas políticas de transporte nos três estados em que atua, mantendo relações institucionais com outras organizações privadas e também com o setor público.

O transporte é essencial para o desempenho das demais atividades econômicas, viabilizando o fluxo de pessoas para atividades de trabalho, consumo e lazer. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, onde o transporte coletivo urbano e metropolitano de passageiros se configura como espinha dorsal da mobilidade, o setor movimenta cerca 800 milhões de reais, anualmente, contribuindo com mais de 3% do PIB estadual e gerando mais de 8 mil postos de trabalho diretos, transportando mais de 200 milhões de passageiros por ano, com uma frota superior a 2 mil veículos, com base no ano de 2019.

Além da força política com atuação direta na tomada de decisões sobre o transporte no país, a Federação atua fortalecendo o setor através de outras frentes. O trabalho da FETRANS é também de profissionalizar e dar qualidade de vida ao trabalhador do transporte por meio do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte); de resgatar a história do transporte com o Centro Cultural aberto à população para pesquisas e consultas; e ainda de atuar em defesa do meio ambiente, através do Programa Ambiental do Transporte - Despoluir, promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e coordenado regionalmente pela FETRANS.

Flávio Saboya, Presidente FAEC:

 .A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) é uma entidade sindical constituída por 40 Sindicatos e cerca de 400 mil produtores em diversas cadeias produtivas. Atua para fins de estudos, coordenação, defesa e representação da categoria econômica dos ramos da agricultura, da pecuária, do extrativismo rural, da pesca, da silvicultura e da agroindústria. Segundo levantamento feito pela FAEC, os números na geração de empregos somam mais de 1 milhäo de postos de trabalho formal no Estado, incluindo a agricultura familiar. Fruticultura, floricultura, leite, pescados, mel e carnaúba representam cerca de 20% das exportações totais do Estado nos últimos anos. Castanha de caju,  cera de carnaúba, frutas, lagostas e couros e peles foram o 3º, 4º 5º, 6º 7º produtos mais exportados do Ceará, em 2019.

O Presidente da FAEC, Flavio Saboya, disse ser muito importante a campanha Compre do Ceařá, lancada pelo Sistema S: " ela vem no momento certo, visando apoiar e alavancar as vendas dos nossos produtos. " Saboya informou que já comunicou aos presidentes de Sindicatos Rurais e solicitou engajamento e divulgação na campanha. Durante esse período da pandemia do Covid-19, a FAEC, através do SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  continuou a oferecer assistência técnica e gerencial a vários produtores rurais para que as atividades não sofressem solução de continuidade, incluindo orientações de medidas de combate ao vírus, e distribuição de máscaras e álcool gel.

JULHO] Lives marcam o lançamento do livro e do documentário cearense “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”



O livro e o documentário Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover serão lançados em três lives nos dias 20, 21 e 22 de julho (segunda a quarta). Os encontros virtuais terão a participação de grandes nomes da cultura cearense para conversar sobre o livro e o documentário que registram a vida de homens e mulheres do sertão cearense, conhecidos como profetas da chuva, que dominam o misticismo e os mistérios do semiárido para prever a chegada da água por meio de observações e experiências de fenômenos naturais. As transmissões ocorrem sempre às 17 horas e serão feitas pelos canais do Youtube da Invento Produções Culturais e da Cagece.

Profeta Josué Antônio Josué Viana
Foto: Sheila da Justa

A live do lançamento do livro Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover ocorre na segunda-feira (20) e tem como convidados a escritora e jornalista Claudia Albuquerque (uma das autoras do livro), o escritor e Secretário de Cultura do Ceará Fabiano Piúba e o escritor e pesquisador Gilmar de Carvalho (autor do prefácio do livro), tendo como mediador o produtor cultural Osiel Gomes. Eles vão falar sobre diferentes assuntos tratados no livro, incluindo contextualizações e reflexões sobre os profetas da chuva, destacando a necessidade de registrar, valorizar e promover o ofício desses mestres da cultura popular cearense, no sentido de salvaguardar os modos de viver e habitar dos povos do sertão nordestino.

Profeta Dona Lourdinha
Foto: Luiz Alves

A partir do dia 20, o livro eletrônico poderá ser acessado gratuitamente no site oficial do projeto, no link www.livroprofetas.com.br, e estará disponível também em audiolivro para a escuta do livro narrado com audiodescrição. Já a versão impressa será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas e comunitárias do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará, para escolas e universidades de Quixadá. Será entregue também para os profetas da chuva de Quixadá.

Observadores da Natureza: profecias & ciência é a segunda live que será realizada na terça-feira (21) e tem como convidados o escritor e jornalista Benedito Teixeira (autor de três capítulos do livro), a pesquisadora e psicóloga Karla Martins e a meteorologista e pesquisadora da FUNCEME Meiry Sakamoto. A mediadora será a editora e jornalista Dalviane Pires, também gestora de comunicação em projetos da Cagece. Esta live será um momento do encontro da tradição popular e a ciência. Serão discutidas diferentes perspectivas sobre as profecias de previsão de chuva, passeando pela cultura, psicanálise, e pela ciência. A conversa contará convidados com visões e falas bem diferentes, mas todos com um denominador comum: o respeito aos saberes dos profetas da chuva enquanto uma manifestação da cultura popular tradicional cearense.


Profeta Jose Célio de Assis
Foto: Sheila da Justa

A terceira live, na quarta-feira (22), é do lançamento do documentário Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual. A jornalista e professora Bete Jaguaribe é uma das convidadas. Terá a participação também do realizador audiovisual Vitor Grilo (diretor do documentário) e do cineasta Wolney Oliveira. O mediador é o produtor cultural Osiel Gomes. O documentário, que poderá ser acessado no site oficial do projeto a partir do dia 22, é também uma forma de registrar, valorizar e promover os profetas da chuva cearenses, salvaguardando os modos de viver e habitar dos sertanejos nordestinos. É mais uma narrativa e um registro documental sobre os saberes desses mestres da cultura, perpassando por algumas questões sociais e culturais.

O projeto faz parte das comemorações dos 49 anos da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e tem produção executiva da Invento Produções Culturais, em parceria com a D’Grau Produções. É uma realização da Seara Cultura e Desenvolvimento, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Cagece e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades.


Foto: Luiz Alves

FICHA-TÉCNICA

Produção ExecutivaEmídio Sanderson e Osiel Gomes

Assistente de Produção Andrea Feijão

Apoio Editorial pela Cagece Dalviane Pires



Equipe Livro Os Profetas

Editora Sílvia Leite

Textos Benedito Teixeira, Cláudia Albuquerque e Ethel de Paula

Projeto GráficoRafael Limaverde

Diagramação Rafael Limaverde e Marisa Marques

Revisão Socorro Franco

Transcrição de Entrevistas Helmo Fernandes

Tratamento de Imagens Elton Gomes

Ilustrações Raisa Christina

Imagens: Luiz Alves, Sheyla da Justa, Beto Skeff, Deivyson Teixeira, Dimitri Túlio, Felipe Abud, Jean dos Anjos, Marcos Studart, Rafael Limaverde, Thiago Nozzi, Arquivo Gilmar de Carvalho, Arquivo Nirez, Arquivo Imagem Brasil - Gentil Barreira e Patrícia Veloso



Equipe do Audiolivro:

Narração Bruna Leão

Audiodescrição Klístenes Braga

Gravação e ediçãoJosiel Cabeça/ Estúdio Fênix

Direção de gravação Klístenes Braga

Produção Grupo Bandeira das Artes



Equipe Mini Documentário Os Profetas

Diretor Audiovisual Vitor Grilo

Assistente de Direção Lara Albuquerque

Operador de CâmeraJean Ribeiro

Técnico de Som Direto Paulo Ribeiro



PROGRAMAÇÃO

20/jul (segunda-feira) - 17h

LIVE - Lançamento do Livro “Os Profetas – pelo observar da natureza e o desejo de chover”

Convidados: Claudia Albuquerque (escritora e jornalista), Fabiano Piúba (escritor e Secretário de Cultura do Ceará) e Gilmar de Carvalho (escritor e pesquisador)

Mediador: Osiel Gomes (produtor cultural)



21/jul (terça-feira) – 17h

LIVE - Observadores da Natureza: profecias & ciência

Convidados: Benedito Teixeira (escritor e jornalista), Karla Martins (pesquisadora e psicóloga) e Meiry Sakamoto (meteorologista e pesquisadora da FUNCEME)

Mediadora: Dalviane Pires (editora e jornalista)



22/jul (quarta-feira) – 17h

LIVE - Profetas da Chuva no Imaginário do Audiovisual

Convidados: Bete Jaguaribe (jornalista e professora), Vitor Grilo (realizador audiovisual) e Wolney Oliveira (cineasta)

Mediador: Osiel Gomes (produtor cultural)

Lançamento do documentário: Os Profetas



CANAIS DE TRANSMISSÕES DAS LIVES



INVENTO PRODUÇÕES CULTURAIS

Youtube: https://www.youtube.com/inventoproducoesculturais



CAGECE

Youtube: https://www.youtube.com/user/CageceOficial



Site Oficial: www.livroprofetas.com.br