Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Show] Pagode 90 prova que o pagode não é coisa do passado e vem com tudo para o Samba Brasil 2018


Márcio Art, Salgadinho e Chrigor.​

Trio formado por Salgadinho, Chrigor e Márcio Art é a quarta atração confirmada para o festival, dia 18 de agosto, no Marina Park Hotel.

O ano atual é 2018. Mas, quem estiver se preparando para curtir o Samba Brasil 2018 vai fazer verdadeira viagem ao tempo. Em clima animado, o "Pagode 90", grupo formado por Salgadinho (Katinguelê), Chrigor (Exaltasamba) e Márcio Art (Art Popular), já levou milhares de fãs de volta à época de ouro do ritmo brasileiro e desembarca em Fortaleza no dia 18 de agosto, no Marina Park Hotel. Com um setlist nostálgico, o sucesso do trio prova que o pagode não ficou no passado.

A década de 90 não foi relembrada somente nas canções. A proposta do projeto, segundo Salgadinho, vai muito além da música. "Somos a junção de três bandas, de três histórias muito interessantes no mundo da música. Os anos 90 foi a última fase dos fonogramas e a última fase antes das tecnologias avançadas, que mudou a maneira como as pessoas se relacionam. Tem muita coisa humana passando batida hoje em dia. Havia muito disso antigamente e nós queremos trazer de volta".

Exposição] Fortaleza recebe exposições do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas


 
As obras poderão ser vistas gratuitamente no Museu da Indústria e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Considerada a mais importante iniciativa do gênero no país, o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas desembarca em Fortaleza, ocupando o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC|CE), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), e o Museu da Indústria. As visitações acontecem de 18 de maio a 1º de julho nos dois espaços, que receberão três exposições, todas com entrada franca. No dia 17, às 19h, o Museu da Indústria abre suas portas, apenas para convidados, para a abertura da exposição A Intenção e o Gesto. No dia 18 de maio, às 18h, o evento de abertura ao público ocorre no MAC|CE, com visita guiada às exposições com os curadores Marcus Lontra, Josué Mattos e Dodora Guimarães Esmeraldo, além da performance Verzuimd Braziel com o artista Daniel Santiago.

O MAC|CE recebe a mostra com os trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do Prêmio: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP); e a exposição VerzuimdBraziel - Brasil Desamparado, do curador premiado Josué Mattos, que reúne trabalhos dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar.

Em paralelo às mostras do Prêmio, é realizada a exposição A Intenção e o Gesto, que integra o projeto Arte e Indústria. A iniciativa homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Em sua terceira edição, o projeto tem a curadoria de Marcus Lontra e reúne trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, homenageado desta edição, e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua produção: Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.

Em Fortaleza, A Intenção e o Gesto será dividida entre o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, que receberá cerca de 40 obras de Sérvulo Esmeraldo, constituindo-se em uma grande exposição do artista, enquanto no Museu da Indústria outros 08 trabalhos do homenageado se unem à exibição das obras dos artistas Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira, que dialogam com a produção de Esmeraldo.

Fortaleza é a única capital do Nordeste a receber as exposições da sexta edição do Prêmio, que teve seu início no ano passado, no Museu Brasileiro (MuBE), em São Paulo. Brasília e Goiânia também já sediaram as mostras, que de Fortaleza seguem para o Rio de Janeiro (julho a setembro) e a Florianópolis (outubro a fevereiro de 2019).

O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em Fortaleza, a exposição tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto Dragão do Mar.

AÇÃO EDUCATIVA - O Prêmio também se destaca pela ênfase no programa educativo realizado em paralelo às exposições, que contempla visitas mediadas, cursos, ateliês e ações poéticas direcionadas aos diversos públicos que frequentam as mostras, entre eles professores, alunos das redes públicas e particulares, estudantes universitários e famílias. Os agendamentos para as visitas e outras atividades promovidas pelo Educativo nos dois museus poderão ser realizados a partir do dia 7 de maio.






6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas

Abertura ao público: 18/05 às 18h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Visitação gratuita: 18/05 a 01/07/2018



Museu de Arte Contemporânea do Ceará

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

(Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema)

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h (último acesso às 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (último acesso às 20h30);



Museu da Indústria

(Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro)

De terça-feira a sábado, das 9h às 17h; domingos, das 9h às 13h.



Agendamento de visitas mediadas e informações sobre a ação educativa:

(85) 3201 - 3901 (segunda a sexta das 8h às 17h), ou pelo emaileducativopremiomvilaca@gmail.com

Direto do Rio de Janeiro – Projeto] Fernanda Gentil e Enzo Celulari levam crianças carentes para visitar o Aqua Rio



Na manhã do último dia 16 de maio a apresentadora Fernanda Gentil e Enzo Celulari, levaram 20 crianças carentes da ONG Caslu, para visitar o Aquário Marinho do Rio (AquaRio). O passeio faz parte de um projeto de Enzo Celulari com a startup Dadivar, que promove campanha de arrecadação para diferentes projetos sociais, realizando experiências entre o público e celebridades.

"Dadivar fez uma campanha on line, onde as pessoas podiam doar o valor que podiam e uma delas foi sorteada para fazer um passeio com a Fernanda Gentil no AquaRio. Todo dinheiro arrecadado vai para uma ONG escolhida, desta vez foi a Caslu. Sem a ajuda da Fernanda e do AquaRio, nada disso seria possível", disse Enzo Celulari, que é um dos sócios da Dadivar.

Fernanda que aproveitou a ação beneficente e levou o filho Gabriel, ficou orgulhosa da iniciativa . "Quando o Enzo me convidou e explicou o que era, aceitei na hora. Depois que criei a ONG Caslu, comecei a ver o mundo de outra forma. A Caslu vende camisetas para ajudar instituições com crianças carentes". disse a apresentadora.

Foi a primeira vez que as crianças desta ONG entram em contato com os mais de 4 mil animais de 380 espécies diferentes, entre eles moreias, peixes-leões, raias, além do Grande Tanque Oceânico, uma das principais atrações do espaço, com 3,5 milhões de litros de água e sete metro de profundidade que desembocam num túnel acrílico onde moram raias, peixes e tubarões, como “Margarida”, “Donald” e “Gastão”, da espécie Mangona (Carcharias taurus), além do casal sensação “Ritinha” e “Zeca”, os tubarões-leopardo (Stegostoma fasciatum).

A Caslu nasceu em Outubro de 2013. Não tem qualquer ligação com iniciativas de cunho político, privado ou religioso. O puro e único objetivo é ajudar instituições que cuidam de crianças – crianças órfãs, doentes, debilitadas, de rua, em orfanatos, etc.

Todas as campanhas #Caslu que contarem com a sua colaboração vão estar disponíveis aqui, no nosso site, e nas nossas redes sociais; Instagram e Facebook. É só acessar e você vai ver, de perto, o quanto – e como – está ajudando.

A Caslu atua pontualmente em algumas épocas festivas do ano. A cada ação fazemos novas camisas e ajudamos uma nova instituição. Um princípio básico da Caslu: não doamos dinheiro. O dinheiro arrecadado com a venda das camisas é sempre revertido em benefícios pré-definidos e detalhados a cada campanha.

Para comprar a sua camisa, é só entrar www.mundocaslu.com.br

O Instituto Dadivar é uma organização sem fins lucrativos criada para mobilizar empresas, celebridades e brasileiros que desejam fazer o bem.

Aliados a grandes influenciadores brasileiros, utilizamos o potencial de comunicação de atores, artistas, escritores, youtubers, esportistas, líderes de opinião em geral para estimular a cultura de doação e investimento social no Brasil.

Além do investimento de recursos financeiros e materiais, apoiamos as instituições parceiras por meio de orientação estratégica em planejamento, gestão, comunicação e marketing, para que sejam mais eficientes e possam gerar cada vez mais impacto social positivo.

http://www.dadivar.com.br






























FOTOS: CLEOMIR TAVARES / DIVULGAÇÃO


Novidades] Loja do Pátio Água Fria será o retorno dos Mercadinhos São Luiz ao Bairro onde foi inaugurada uma de suas primeiras lojas


  
Até o final do ano, o Mercadinhos São Luiz pretende inaugurar cinco novas lojas em Fortaleza e Região Metropolitana. Dentre elas, estão as lojas do Pátio Água Fria e a do Shopping Del Paseo, pontos estratégicos que devem incrementar o faturamento da rede. A loja do Del Paseo por estar localizada no coração da Aldeota, dentro de um shopping, oferecendo comodidade e segurança para seus clientes e a do Pátio Água Fria por sua localização representar o retorno dos Mercadinhos São Luiz ao bairro de origem, onde foi inaugurada uma de suas primeiras lojas.

Em 1978 foi inaugurada uma das primeiras lojas do Mercadinhos São Luiz, bem próxima ao endereço do Pátio Água Fria. Foi quando a Rede começou a pensar a cidade de forma estratégica, levando qualidade em produtos e serviços para bem próximo dos seus clientes, já que na época, o grande pólo comercial estava centralizado na aldeota. Essa nova loja será um supermercado de conveniência, um formato moderno, com todo o padrão de qualidade e diversidade que a Rede possui.

A loja do Pátio Água Fria terá cerca de 1.000m² de vendas (700m² de salão, 250m ² de alimentação pronta, no 2º andar). Localizada na Av. Washington Soares, 3690 - Loja 04, Parque Manibura (Pátio Água Fria). A inauguração está prevista para a segunda quinzena de junho.

As outras lojas que serão inauguradas também foram pensadas estrategicamente para cada região de Fortaleza e também no Eusébio com o intuito ficar cada vez mais próximas de seus clientes, levando comodidade, excelência no atendimento e variedade em produtos e serviços.




Moda] Paolla Oliveira estrela campanha 2018 da Nayane Rodrigues


 
Tendo o carisma, o talento e a beleza como uma de suas principais marcas, a atriz Paolla Oliveira é a cara da campanha 2018 da marca cearense Nayane Rodrigues. A diva foi escolhida para vestir as lingeries no catálogo da nova coleção da intitulada Vibração, que traz peças inspiradas no instinto feminino, impulsionando a sensualidade e o glamour.

Depois de apostar nas celebridades da música sertaneja Marília Mendonça e Wanessa Camargo, estrelas do catálogo em 2017, a marca traz como novidade desse ano a atriz global Paolla Oliveira, que no ano passado deu vida à Jeiza, policial e lutadora profissional na novela “A Força do Querer”, personagem que a consagrou como Melhor Atriz no prêmio "Troféu Domingão - Melhores do Ano", da TV Globo. A musa foi fotografada em um estúdio de São Paulo, pelo badalado fotógrafo de celebridades Gil Inouê, exibindo a silhueta torneada nos looks de lingerie, conquistada com o treino físico para interpretar a major. A atriz encerrou o ano de 2017 se consagrando como musa brasileira, sendo eleita a Mulher Mais Sexy do Ano, pelo tradicional ranking da revista VIP.

A festa de lançamento da coleção Vibração, que resgata o conceito de liberdade, aconteceu dia 4 março, em São Paulo. Para Naiane Rodrigues, diretora de criação, o intuito é trazer peças que acompanhem o movimento da mulher. “A Nayane Rodrigues admira essa vibração feminina. Queremos que nossas consumidoras tenham lingeries que se adequem a qualquer momento. E mais do que isso, queremos ajudar as mulheres a se empoderarem, a estimular que elas se permitam ser o que quiserem, sem medo. Nossas novas garotas propagandas representam essa fase e a nossa marca, pois são empoderadas, com atitude e talentosas”, conclui.

Nayane Rodrigues

Com reconhecimento nacional e internacional no mercado de lingerie, a Nayane Rodrigues é uma marca que nasceu em Iguatu, no interior do Ceará, mas que já ganhou o mundo por proporcionar qualidade, conforto, beleza, segurança e autoestima à mulher moderna, em todas as suas fases e todos os seus biótipos.

Serviços Nayane Rodrigues
Site: nayanerodrigueslingerie.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/NayaneModaIntima
Instagram: instagram.com/nayanelingerie/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC8tZaTvXnI90WHfqICfkREQ

Novidades] IAMP inicia atividades na região sul de Fortaleza



Nova unidade busca ampliar atuação em educação e promoção de saúde

No início de maio, o Instituto Antônio Mesquita Parente (IAMP) inaugurou mais uma unidade em Fortaleza. Agora, além da Parquelândia, a instituição conta com um segundo endereço na região sul da cidade, no bairro Cidade dos Funcionários. O novo espaço tem como objetivo ampliar a capacitação de estudantes nas áreas de saúde e educação e garantir um maior acesso a atendimento de qualidade para a população por meio de clínicas populares.
  
O IAMP Sul também chega para atender melhor os alunos da região metropolitana, disponibilizando novos cursos e impactando positivamente a participação de estudantes vindos das cidades próximas como Eusébio, Aquiraz e Pindoretama. A princípio, serão disponibilizados cursos de especialização em Estética Avançada, Neuropsicopedagogia e Fisiologia do treinamento personalizado com ênfase em metabologia e nutrição esportiva,  todos eles caracterizados pelo ineditismo e excelência de abordagem. Além disso, o espaço promete cursos livres voltados para capacitação de líderes e gestores, marketing, e empreendedorismo.

“Nosso maior propósito é ampliar o conhecimento dos estudantes e desenvolver melhores profissionais para atuar na saúde e na educação. E não há como educar sem transformar a sociedade, é uma consequência”, afirma Álvaro Renê, diretor-executivo do Instituto. O diretor estima que o IAMP Sul é apenas o início de um processo de expansão do Instituto na capital cearense e proporcionará uma maior visibilidade às causas da instituição, além oportunidades para novos alunos, clientes e parceiros.

Sobre o IAMP: O Instituto Antônio Mesquita Parente (IAMP) nasceu da necessidade de proporcionar à comunidade uma instituição civil de caráter cultural, educativo, científico, assistencial e filantrópico. Fundado em 15 de julho de 2013, o instituto tem como objetivo apresentar uma educação capaz de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, oferecendo cursos livres, de extensão, mestrado e especialização nas áreas da educação, estética, gestão, dentre outras.

Serviço:

Instituto Antônio Mesquita Parente (IAMP) - Unidade Sul

Oferta de cursos de capacitação, pós-graduações e desenvolvimento de projetos.

Av. Oliveira Paiva, 2579 - Sala III, Cidade dos Funcionários - Fortaleza - CE

Horário: Segunda à sexta, de 8h às 12h.

Telefone: (85) 3038.6011 / WhatsApp: (85) 9 8920.2762

Site: www.iamp.com.br | Facebook: /iamesquitap | Instagram: @iamesquitap

Gastronomia] Sodiê Doces escolhe o sabor Chifon para o bolo do mês



Produto tem preço especial em todas as unidades da Rede

Bolo de chocolate montado na massa fofinha de pão de ló com recheio de mousse de chocolate e coberto com mousse de chocolate, deliciosas raspas ao leite e cerejas. Essa delícia de encher os olhos e de dar água na boca é a escolha para o Bolo do Mês de Maio da Sodiê Doces.

Durante todo o mês de maio, esse sabor terá um desconto especial e para aproveitar a promoção, válida em todas as unidades da rede, basta se dirigir à loja mais próxima e pedir o “bolo do mês”.

Sobre a Sodiê Doces

A Sodiê Doces possui atualmente 300 lojas abertas e está presente em 12 estados do País, mais Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte e Ceará. Compostos por um mix de mais de 90 variedades de sabores, os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço muito acessível. A Sodiê trabalha também com a linha Zero Açúcar.

Em abril de 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. O espaço tem 1,3 mil m2 e capacidade de produzir cerca de 50 mil salgados por dia. Os salgados podem ser encontrados em todas unidades da Sodiê Doces.

Serviço:

Site: www.sodiedoces.com.br

Fanpage: www.facebook.com/sodiedocesoficial


Oportunidade] Oficina orienta pessoas acima dos 45 anos para recolocação no mercado de trabalho



Com o objetivo de orientar pessoas acima dos 45 anos que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho, conhecer novas habilidades e técnicas ou de oportunidades, o Programa +45 anos no Mercado de Trabalho realizado pela Dialogus Consultoria, o Sistema Nacional de Emprego – SINE / IDT e a Studart RH, promovem a oficina de orientação profissional nos dias 7 de julho e 5 de julho, no auditório do SINE/IDT localizado na Rua Assunção, 699 – Centro, Fortaleza/CE, das 8h às 12h. Inscrições gratuitas.

Os participantes recebem orientação de como definir os meios para buscar uma vaga de emprego, como traçar objetivos e metas a serem alcançados e como se preparar para uma entrevista e o marketing pessoal. Também serão realizados dinâmicas, entre outras atividades.

As orientações são dadas pelo psicólogo, José Hilário de Souza Filho. “Considere as vantagens que você ganhou com a idade, como maturidade, responsabilidade, experiência, equilíbrio, uma perspectiva mais realista e mostre isso para seus futuros empregadores”, afirma Hilário.

Na pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas realizada pelo Instituto Ethos em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), demonstram que 90,6% das empresas pesquisadas não possui política para a promoção da igualdade de oportunidades para pessoas com mais de 45 anos no quadro de funcionários. “Em outra pesquisa realizada pelo Portal Recrutamento de Vagas, 62,2% dos gestores afirmaram que resistem admitir quem está, ou já passou dessa faixa etária”, completa Maiso Dias, diretor da Dialogus Consultoria.

Sobre o Programa +45

O Programa +45 no mercado de trabalho é uma iniciativa voluntária da Dialogus Consultoria e conta com a participação do SINE/IDT, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE), da Studart RH, além de outros parceiros. Tem como objetivo geral contribuir com a recolocação profissional de pessoas com mais de 45 anos. Conheça mais sobre o projeto. www.dialogusconsultoria.com.br/programa-45

Inscrições:

07 de junho: https://goo.gl/forms/lF1M78iu02SCBjyE2

05 de julho: https://goo.gl/forms/rhYEx63aK6oRsUuL2

Horário: 8h - 12h

Inscrições gratuitas

Vagas limitadas

Moda] Nova Coleção da Via Direta traz um inverno ousado



A coleção Inverno 2018 da Via Direta apresenta uma estação que brinca entre o sóbrio e o ousado. Acompanhando as tendências de moda da alta costura, a coleção traz, diretamente das passarelas, para suas lojas, as novidades para o inverno deste ano.

A começar pelas estampas uma mistura bem equilibrada entre geométrica, oriental, xadrez e florais. Na coleção da Via Direta, esta tendência pode ser encontrada nas mais variadas peças. Saias assimétricas, longos quimonos, blusas e macacões. O floral passou por uma releitura, mais sóbria, em estampas menores e mais delicadas, e juntamente com xadrez as flores aparecem e deixam as peças com um charme a mais.

As cores da estação surpreendem com tonalidades que valorizam as peças. No Inverno da Via Direta encontramos bordô, preto, cinza, além de tons em alta que vem desde o mostarda ao caramelo. Peças em couro e camurça também definem os tons da estação e podem ser usadas em conjunto com as estampas ou como peça central.

As blusas com recortes e mangas abertas marcam presença na coleção. Sejam mais compridas ou em cropped, as mangas abertas trazem elegância à composição da roupa. Quando unidas às calças de alfaiataria formam uma combinação sofisticada imbatível.

A ousadia e a sensualidade da coleção fica por conta das rendas apresentadas em sua versão mais refinada. As peças em renda são a opção para produzir looks com ar despojado. Este item pode ser conferido nos cropped de renda, e na sensualidade das transparências, encontradas nos body da coleção.

Todas as peças foram confeccionadas com uma seleção exclusiva de tecidos e desenhadas para realçar o corpo, sem esquecer o conforto e a versatilidade. O Inverno 2018 da Via Direta chega completo para elevar as temperaturas da estação.






Serviço:

VIA DIRETA - www.viadireta.com.br

Curso] UVA, ECOA Sobral e Quitanda das Artes realizam curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural


 
Apresentado pela Secretaria da Cultura do Ceará, o curso é uma realização conjunta da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Quitanda das Artes, ECOA Sobral e Instituto BR Arte. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas de 11 de maio a 11 de junho de 2018. O CURSO É GRATUITO.

Expor novas dinâmicas do campo da cultura, orientar quanto ao uso de ferramentas de gestão e aliar conhecimentos técnicos a uma formação humanística consistente. Essa é a base do curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, numa realização conjunta da Universidade Vale do Acaraú – UVA, Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA Sobral, Quitanda das Artes e Instituto BR, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Sobral. Oferecido de forma gratuita, o curso inicia o processo seletivo no dia 11 de maio, com inscrições somente online no site www.laboratoriosculturais.com, até o dia 11 de junho de 2018.

Resultado da iniciativa pioneira do Laboratório de Produção - Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, que foi sediado na Vila das Artes em Fortaleza em 2017, o Laboratório de Gestão Cultural será sediado na UVA, ao longo de 12 meses, com aula inaugural no dia 27 de julho e início das aulas regulares no dia 3 de agosto. Serão módulos mensais às sextas e sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos domingos das 8h às 12h, totalizando uma carga horária de 460 horas/aula, das quais, 360 horas de aulas presenciais e 100 horas de Trabalho de Conclusão de Curso.

Formando especialistas em Gestão Cultural, o curso visa contribuir para a qualificação profissional de gestores culturais, conselheiros de cultura e técnicos atuantes na iniciativa pública, privada e em instituições sem fins lucrativos, visando potencializar o universo cultural e dar subsídios teóricos e práticos para entender a ação e a política cultural, resultando em práticas inovadoras que valorizam a diversidade, democratizam o acesso à cultura e ampliam a fruição cultural.

Sua formatação foi pensada para qualificar e ressignificar o papel do gestor, por permitir que ele vá além da função administrativa para se efetivar como sujeito criativo, inovador e capaz de contribuir para a pluralidade e fruição cultural. Nesse sentido, o conteúdo programático do curso reúne análises e reflexões para construir um diagnóstico das instituições culturais e dos profissionais que nelas atuam.

ESTRUTURA E CONTEÚDO DO CURSO

Compõem o curso disciplinas obrigatórias, seminários, projeto orientado e trabalho de conclusão de curso. As disciplinas abordam as principais questões da área como: conceitos e perspectivas acerca da cultura, políticas culturais, ferramentas para a gestão criativa, direitos culturais, inovação em gestão cultural e estudos em torno de aspectos políticos, históricos e sociais do campo da gestão cultural. São 11 disciplinas, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso.

Além disso, compõem a formação complementar 24 h/a de Seminários de Práticas em Gestão Cultural, com a presença de especialistas, que abordarão as experiências práticas de gestão, além de painéis expositivos detalhando as práticas dos gestores participantes do curso.

A estrutura do curso prevê o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre participantes e docentes e traz discussões aprofundadas na área de gestão, exigindo um conhecimento prévio desse segmento por parte dos alunos.

QUEM PODE PARTICIPAR

O curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural é destinado a profissionais com atividades na área de gestão, que possuam atuação comprovada em instituições culturais públicas e privadas e tenham disponibilidade para participação das aulas presenciais realizadas em Sobral. Serão disponibilizadas vagas para os gestores de todo o Estado que possam comparecer às aulas presenciais no município.

Além de gestores, o curso prioriza técnicos de Secretarias da Cultura, conselheiros de cultura, além de representantes de núcleos de cultura e arte, agentes de instituições de relevância cultural sem fins lucrativos e técnicos e gestores de equipamentos privados.

Serão disponibilizadas 50 vagas para o curso, sendo 35 vagas para ampla concorrência (abertas ao público) e as demais disponibilizadas para servidores e funcionários das instituições realizadoras.

SERVIÇO:
Processo seletivo para curso de pós-graduação Laboratório de Gestão Cultural – Exame de Classificação composto pela pré-seleção e seleção. Inscrições de 11 de maio a 11 de junho de 2018 através do site www.laboratoriosculturais.com.



Medicina] Sonho da maternidade facilitado pelas técnicas de fertilização


 
Fortaleza vem se destacando no país devido a alta procura de casais por tratamentos de fertilidade

Em comemoração ao dia das mães, a Clínica Medicina Reprodutiva traz esclarecimentos sobre assuntos como infertilidade, planejamento familiar e doenças genéticas, levando às mulheres a solução de tais condições por meio das técnicas e principais tendências atuais da medicina reprodutiva.

Uma das principais dificuldades sanadas com o auxílio das novas tendências é a ​subfertilidade. As tentativas em vão de gravidez frustram casais diariamente. Felizmente, a área vem sendo cada vez mais aprimorada, atendendo, só na clínica especializada, cerca de ​150 casais por mês. Fortaleza vem se fortalecendo internacionalmente nesse sentido, tendo procura de pacientes vindos de países como Portugal e Cabo Verde.

“A maioria dos pacientes que nos procuram desejam tratar a infertilidade. Nossa
​principal ​técnica consiste na fertilização in vitro​ (FIV)​, na qual captamos os gametas de ambas as partes e proporcionamos a fecundação em ​laboratório, transferindo em seguida o embrião ao útero. Dessa forma, a possibilidade da gravidez é maior em relação ao método tradicional, já que a fecundação é garantida. Assim, é possível tornar sonhos em realidade”, explica o dr. Fábio Eugênio, diretor da clínica Medicina Reprodutiva.

​O Brasil apresenta um dos melhores resultados em técnicas de reprodução​, em relação aos índices mundiais​. ​Em pacientes até 35 anos, a chance de gravidez pode chegar a 60 a 70% por tentativa.

Além de cuidar da ​subfertilidade em si, ​a avaliação do casal pode tratar das possíveis origens dessa condição. Doenças como endometriose, por exemplo, podem ser identificadas com antecedência. Além disso, a mãe não é a única beneficiada com diagnósticos precoces. ​Doenças genéticas, como a Síndrome de Down, ​podem ​também ​ser detectadas pelas técnicas da medicina reprodutiva.

Planejamento familiar

Ainda existe outro cenário. Com a inserção da mulher no mercado de trabalho, a maternidade tem vindo cada vez mais tarde. Segundo estudos do United States Census Bureau, mulheres que tiveram o primeiro filho após os 35 anos de idade apresentam menor disparidade salarial em relação ao parceiro quando comparadas às demais, devido ao período permitir uma maior consolidação da carreira.

Dessa forma, técnicas como o congelamento de óvulos têm sido o indicado para quem deseja controlar a vinda de um bebê. A conservação de gametas saudáveis possibilita a preservação da fertilidade,​ e a posterior implantação do ​embrião no útero da futura mãe.

Sobre o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues

​Membro da equipe responsável pelo primeiro bebê de fertilização in-vitro do Ceará, em 1999, o Dr. ​Fábio Eugênio (CRM 5676 – RQE 5570) é ginecologista com mestrado em tocoginecologia pela UFC, especialista em Reprodução Assistida pela AMB e ​ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana Secção Ceará. É também membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, e Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida. Atualmente é diretor Clínico e um dos quatro sócios da “BIOS – Centro de Medicina Reprodutiva”.