Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ABRIL] PLANO DA PAZ SE UNE A LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS E VAI DISTRIBUIR 3 MIL KITS PARA A POPULAÇÃO DE FORTALEZA


A partir de 5 de maio será iniciada a distribuição de 3 mil kits com máscaras de tecido reutilizável para uso comunitário e detergentes para a população de Fortaleza, Ceará.

A entrega contemplará comunidades carentes onde o COVID-19 já esteja em circulação e visa minimizar os impactos causados pelo vírus na cidade.

“Nossa preocupação é com a vida das pessoas, como podemos fazer para torná-la menos difícil. Sobretudo em momentos como este. É um lema que perpassa todo nosso trabalho”, destaca Ilma Silva, Presidente do Plano da Paz.

Segundo Ilma, a iniciativa mostra como o que cada um pode fazer para ajudar o outro: “Queremos mostrar que podemos fazer muito uns pelos outros, enquanto vivemos juntos, pisando nesta Terra que foi feita para abrigar todos nós. É aí que mora o sentido de coletividade, de perceber que só existimos se houver essa consciência vital. O momento é o agora, por isso estamos fazendo hoje para que o amanhã seja um lugar melhor”.

Mais informações: @planodapaz 

ABRIL] Wallas Arrais realiza live-show neste sábado (25)


 
Um dos principais nomes do forró, o cantor Wallas Arrais confirma data do novo show virtual, que promete animar o público durante a quarentena. Neste sábado (25), às 15h30, o músico dará voz a grandes hits da sua carreira. Intitulada como “Música e Saudade”, a live do cantor será realizado no Cumbuco, região metropolitana de Fortaleza que tem um cenário paradisíaco e receberá uma produção especial da equipe do artista, sempre tomando os cuidados necessários para evitar a proliferação do coronavírus.

Além de apresentar sucessos nacionais, o Wallas Arrais também apresenta canções presentes no setlist de shows, como o recém lançado sucesso “Foi Amor”, que está disponível em todas as plataformas digitais. O público poderá conferir a live através do canal oficial do cantor.

Sobre Wallas Arrais

Animado e autêntico, Wallas Arrais se consolida no mercado do forró com uma bagagem de sucessos lançados e o talento descoberto os desde os 11 anos, quando descobriu o dom herdado do pai para tocar teclado. O cantor já tem em sua discografia um DVD recheado de participações especiais, gravado em um visual surpreendente no Colosso Fortaleza, e o CD promocional, lançado ainda no primeiro semestre do ano de 2018.

ARTIGO] Um olhar otimista do papel da Gestão Estratégica na recuperação das empresas no pós-crise do Coronavírus


 
A globalização tem provocado mudanças significativas no mundo corporativo, criando oportunidades, promovendo inovações tecnológicas, facilitando abertura de novos mercados, criando uma nova maneira de relacionamentos entre países e os blocos econômicos, exigindo constante busca de produtividade nas organizações e fazendo com que as organizações busquem melhorias constantes na forma de fazer e gerir seus negócios.

No entanto, essa mesma globalização econômica, social e cultural tem também uma forte tendência de produzir ameaças, não somente para o mundo corporativo, mas para toda a sociedade. A sociedade mundial está experimentando uma das maiores crises sanitária dos últimos anos. Sem dúvida, as relações sociais, culturais e econômicas não serão as mesmas após esta pandemia. As organizações corporativas terão um grande desafio pós-pandemia. Deverão utilizar todos os métodos e ferramentas tecnológicas disponíveis e terão que formular de forma bastante coerente as suas novas estratégias.

A Gestão Estratégica tem por finalidade assegurar o crescimento, a continuidade e a sustentabilidade da instituição, por meio da contínua adequação de sua estratégia, de suas capacidades e competências, possibilitando enfrentar e antecipar-se às mudanças observadas ou previsíveis no seu ambiente externo, construindo um alinhamento permanente com este meio e o considerando dinâmico, em constante mutação.

Neste cenário de crise sanitária, a Gestão Estratégica tem um papel fundamental na sobrevivência das organizações, exigindo dos executivos de nível estratégico tomadas de decisões coerentes com a nova realidade, pois serão cruciais para a continuidade ou não dos negócios das empresas.

No cenário atual, é imperativo que os altos executivos em suas tomadas de decisões adotem a estratégia empresarial de estabilidade, pois essa estratégia visa a manutenção do tamanho da empresa, evitando novos investimentos, garantindo a permanência de seus colaboradores, de seus talentos e preparando-se dessa forma para aproveitar as novas oportunidades que surgirão após essa terrível crise, deixando para optar por uma estratégia de redução – turnaround mais adiante se for necessário.

Outra atribuição dos executivos é a formulação de possíveis cenários pós-pandemia, primeiro em uma visão mais otimista, com a recuperação da economia global e das empresas em um médio período de tempo, acreditando no surgimento de novas oportunidades, geralmente, causadas por uma grande mortalidade de empresas no momento de crise, provocando assim a criação ou aumento de sua participação no mercado. Outro aspecto fundamental para um cenário positivo é o incremento de recursos financeiros públicos na economia, principalmente, nos países desenvolvidos.

O segundo cenário seria mais pessimista, com a recuperação da economia mundial ocorrendo a longo prazo, dificuldade de linha de crédito para as empresas, baixo poder aquisitivo das famílias entre outros. Qualquer que seja o cenário pós-crise, as empresas terão de se preparar para enfrentá-lo com pró-atividade.

A história é testemunha que após grandes desafios ou ameaças que a sociedade mundial já experimentou, é real o surgimento de novas oportunidades em todas as áreas, principalmente, para os que na crise tiveram a capacidade de superá-las com competência, resignação e espirito empreendedor.
  
Prof. Dr. Ernesto Cezar Xerez de Castro Filho
Professor do Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu
Doutor em Ciência da Educação Especialista


Conheça o Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



ABRIL] Coronavírus: Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará adota medidas em prol da advocacia


Entrega gratuita de álcool em gel, máscaras e auxílio financeiro são algumas das medidas desenvolvidas pela entidade para beneficiar a advocacia cearense

A Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) adotou uma série de medidas em benefício aos advogados(as) por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Desde a constatação dos primeiros casos de Covid-19 no Ceará, a entidade desenvolve ações como entrega gratuita de máscaras descartáveis e álcool em gel para seus associados.

Além disso, a CAACE disponibiliza um canal de atendimento médico gratuito para tirar dúvidas e orientações sobre a nova doença. A equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas está disponível de 8h às 18h por meio do número: 0800 042 0486. Com o intuito de resguardar a saúde dos advogados e advogadas, a instituição irá deflagrar uma campanha de vacinação contra a gripe (influenza H1N1). A ação acontecerá nos próximos dias na sede da CAACE, localizada no bairro de Fátima em formato de Drive Thru. O cadastrado deve ser feito antecipadamente pelo site: caace.org.br.

 A Caixa de Assistência dos Advogados disponibiliza ainda um auxílio financeiro no valor de R$ 1.000,00 para os advogados que estão com dificuldades financeiras e que testaram positivo para o Covid-19. O recurso é oriundo de repasse extraordinário realizado pelo Conselho Federal da OAB e FIDA. Outra alternativa adotada para driblar a crise do coronavírus, foi o auxílio alimentação especial no valor de R$ 300,00.

Com o intuito de estimular a prática de atividades físicas, a CAACE laçou em suas redes sociais o quadro "Advocacia em Movimento" com dicas de especialistas sobre exercícios. E ainda na próxima semana, a instituição realizará novamente a entrega gratuita de álcool em gel e máscaras.

 Para o presidente da CAACE, Sávio Aguiar, “ as medidas têm o intuito de amenizar o efeito da crise do coronavírus para nossa advocacia. Vários(as) advogados(as) cearenses estão sem exercer a profissão durante este período. Por isso, prestamos total apoio, demonstrando assim nosso compromisso de proteger e servir à advocacia cearense”, ratifica


ABRIL] IEPTB explica como fazer a solicitação do cancelamento de protesto de dívida; confira





Se uma pessoa física ou jurídica tem o nome protestado junto a algum cartório de protesto, significa que há dívidas pendentes a serem quitadas. O Instituto de Estudos e Protestos de Títulos do Brasil, seccional Ceará (IEPTB-CE) explica como quitar a dívida existente e solicitar o cancelamento do protesto feito no nome do devedor ou de sua empresa. Confira: 

O primeiro passo a ser feito, de acordo com o presidente do IEPTB-CE, Samuel Araripe, é verificar junto ao cartório de protesto de dívida se o documento foi protestado efetivamente. “Em alguns casos o título protestado é retirado pelo credor ou sustado por alguma ordem judicial”, informa.

Em seguida, o representante do IEPTB aconselha que o devedor entre em contato com o credor para saber se  possui o título protestado. “Aconselhamos que o título, que pode ser uma duplicata, duplicata de prestação de serviços, um cheque, nota promissória ou qualquer documento de dívida, que tenha sido protestado só seja pago se o credor tiver o documento em mãos” afirma.

Ainda de acordo com Samuel Araripe, o devedor deverá solicitar o título e o instrumento de protesto após o pagamento da dívida para facilitar o cancelamento do protesto. “O devedor deve solicitar ao credor a autorização de cancelamento (anuência), que é a autorização concedida pelo credor de um título protestado para que o protesto possa ser cancelado e que ao mesmo tempo informa ao cartório que a dívida foi paga, autorizando assim o cancelamento do protestos”, diz.

Formas de processo

Os procedimentos de cancelamento podem ser feitos de maneira física e virtual. Quando o processo é virtual, o devedor efetua o pagamento da dívida junto ao credor, que em seguida enviará ao cartório a carta de anuência eletrônica através do sistema disposto pelos cartórios de protesto. Feito isso, o antigo devedor precisa ir ao cartório apenas para efetuar o pagamento do documento que registra o cancelamento da dívida.

Quanto aos títulos apresentados fisicamente, Samuel Araripe informa que o procedimento é parecido e com poucas diferenças. “Quando o procedimento não acontece de maneira virtual, o devedor pega a carta de anuência física com o credor e leva diretamente ao cartório, que em seguida faz o cancelamento do título”, finaliza.


ABRIL] Grupo Mrh abre inscrição para palestra online sobre gerenciamento de projetos promovida pela FGV


 
O Grupo Mrh Gestão de Pessoas, conveniada exclusiva da Fundação Getúlio Vargas nas cidades de Fortaleza, Natal e João Pessoa, está com inscrições abertas para os webinars gratuitos promovidos pela FGV. A programação conta com a palestra online que acontece nesta terça (28), às 19 horas, com o PhD em engenharia civil, Ricardo Vargas, que traz como tema o gerenciamento de projetos em um mundo de transformação.

No encontro, o profissional traz a discussão sobre como pensar em gerenciamento de projetos em um mundo em permanente mudanças e crises. Serão abordadas ainda as principais características de uma liderança de projetos efetiva. “Essa iniciativa foi criada para apoiar a rede conveniada da FGV, com a captação de novos leads, principalmente neste período de pandemia” comenta a diretora do Grupo Mrh, Iara Andrade.

Para quem deseja participar, as inscrições são realizadas no endereço: http://mrhgestao.com.br/palestra/webinar-gerenciamento-de-projetos-em-um-mundo-em-transformacao/ . Após a finalização da inscrição, será enviado um link do canal do Youtube da FGV, onde será transmitida a palestra.

ABRIL] beOUT: Aplicativo de entretenimento para lives permite interatividade entre os usuários, chat privado, área vip e conteúdo exclusivo de acordo com a compra de setores como pista, camarote, backstage e lounge


 
O beOUT é uma nova forma de se socializar. Um novo cenário, fora da cena. Disponível para iOS e Android, o APP monta um esquema de organização para os fãs de lives, além de permitir o acompanhamento das doações, agendamento dos shows onlines favoritos e até interagir direto com o ídolo.

Diante de um novo cenário que se iniciou com a pandemia da Covid-19, o contato físico passou a ser um risco, o abraço e o brinde, uma forma de contágio. O entretenimento ainda é uma das ferramentas utilizadas para diminuir um pouco a tensão vivida em momentos sensíveis como este. O show não pode parar, mas precisa ser realizado dentro de casa. Os artistas já se adaptaram ao novo formato, o público também. Por isso, surge em primeira mão um aplicativo de entretenimento exclusivo para shows onlines: o beOUT, com lançamento previsto para esta sexta-feira (24).

O beOUT é uma nova forma de se socializar. Um novo cenário, fora da cena. Disponível para iOS e Android, o APP monta um esquema de organização para os fãs de lives. O aplicativo traz diversas funcionalidades para artistas e usuários. Afinal, quem disse que não dá pra paquerar no show de seu cantor favorito de dentro de casa? Com o beOUT, além de curtir os shows online, o público poderá interagir entre si com opções de chat privado, lounge de amigos, área vip e disfrutar de conteúdo exclusivo de acordo com a compra de setores como pista, camarote, backstage e lounge.

Dentre as funções do beOUT, o usuário terá a opção de pedir bebidas e petiscos pelo aplicativo, assim como realizar e acompanhar as doações, agendamento de lives integrado ao celular, shows organizados por categorias e seguimentos musicais, promoções exclusivas, interação com o artista, biblioteca por ondem cronológica, notificações das próximas lives de acordo com o gosto musical do usuário. Uma nova forma de levar diversão para dentro das casas com total conforto e segurança

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, mas alguns serviços terão uma taxa de adesão. Os valores, assim como catálogo de artistas, ainda não foram definidos, uma vez que o beOUT acaba de adentrar ao mercado com disponibilidade para download a partir desta sexta-feira (24). O APP também terá espaço para marcas e patrocinadores.

ABRIL] Unhas e cabelos: cuidados durante o período de quarentena


Os salões permanecem fechados e o período de quarentena pode ser aproveitado para caprichar nos cuidados com unhas, pele e cabelos. Hidratar o cabelo, cuidar da raiz mais oleosa, do fio que esteja mais ressecado e manter uma rotina regular de lavagem, principalmente devido às altas temperaturas no Ceará, é fundamental neste período. A umidade relativa do ar elevada, pode atingir diretamente quem tem a raiz do cabelo oleosa.

A dermatologista Hercilia Queiroz orienta, de um modo geral, manter uma higiene com lavagem em dias alternados, porém não existe receita de bolo para o ritmo de lavagem dos cabelos. Entretanto em caso de haver uma rotina com prática diária de atividade física, com excesso de transpiração e a raiz do cabelo for muito oleosa, é aconselhado manter uma lavagem diária.

“Importante não esquecer de alternar as linhas de shampoo e condicionador que sejam mais hidratantes com produtos do dia a dia e manter pelo menos uma hidratação com máscara ou ampola uma vez por semana. Se for um cabelo danificado por química prévia, é interessante hidratar pelo menos duas vezes por semana. Manter sempre o distanciamento entre condicionador e raiz em caso de oleosidade excessiva, usar shampoo que controle esse aspecto e manter linhas de produtos que sejam compatíveis com raiz oleosa são importantes”, acrescentou a dermatologista.

Com a inviável possibilidade de manter a saúde das unhas em salões de beleza, é indispensável que esse cuidado seja reforçado dentro de casa. A dermatologista aconselha sempre o uso de luvas pra evitar o contato com produtos de limpeza, protegendo as unhas e cutículas, assim como o cuidado com o uso excessivo de álcool gel que pode danificar e ressecar a pele das mãos. “É interessante manter o polimento das unhas, uma ou duas vezes por semana e ainda vincular esse polimento a uma hidratação com produtos reparadores”, ponderou Hercilia Queiroz.


ABRIL] Mercado do Café oferece Kit Festa com preço promocional


  
Para quem está aniversariando durante o período de quarentena, a festa entre os amigos teve que ser adiada, mas a comemoração com a família, mesmo que em menor número, não deve passar em branco. Por isso, o Mercado do Café elaborou um Kit Festa promocional para os aniversariantes dos meses de Abril e Maio.

O Kit, no valor de R$ 130,00, acompanha um bolo decorado para até 10 pessoas, 50 salgadinhos e 25 docinhos. O bolo é de massa branca e os clientes podem optar por até dois recheios entre os sabores brigadeiro preto, brigadeiro branco crocante ou brigadeiro branco. O bolo é finalizado com chantininho.

Os pedidos devem ser feitos com pelo menos um dia de antecedência, pelo telefone 85 3283.2419 ou pelo direct do instagram do Mercado do Café.


“O kit festa foi uma das soluções que encontramos para atender aos nossos clientes que estão aniversariando mas não podem comemorar devido à quarentena. O kit vem para alegrar e ter um momento diferente com a família, mesmo em menor número”, explica Valesca Henrique, proprietária do Mercado do Café.


ABRIL] Dragão do Mar realiza debates online sobre Acessibilidade em Museus


 
Educadores dos Museus e convidados discutem as perspectivas e os desafios, ao vivo, pelo Instagram do Dragão

A campanha digital #NaRedeComDragao, iniciativa do Dragão do Mar para compartilhamento de conteúdos sobre arte e cultura continua e traz novos debates ao vivo, que serão transmitidas pelo Instagram do centro de arte e cultura. Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Educação de Surdos, os Museus do Dragão do Mar provocam uma reflexão sobre o tema, a partir de experiências já realizadas nos Museus, bem como abordando os desafios e as perspectivas para a inclusão cultural de surdos.

Nesta quinta-feira (23), a partir das 16h, Cleyton Santos, professor de Libras e educador do Museu da Cultura Cearense, recebe Hélio Alves de Melo Neto, Mestrando no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos (RJ), para a uma conversa sobre “Acessibilidade nos Museus”. O bate-papo será integralmente em Libras, sendo direcionado à comunidade surda.

Na sexta-feira (24), a partir das 15h, Vinícius Scheffer, educador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, receberá o artista e arte-educador Ariel Volkova para debater o tema “Educação de Surdos e Cultura”.  A conversa trará os atravessamentos da acessibilidade e formação em artes para pessoas surdas em espaços culturais e museus.

Sobre os debatedores


Ariel Volkova

Artista, tradutor-intérprete de LIBRAS, docente especialista em arte-educação, bacharel em dança e pesquisador em teatro, fotografia, audiovisual e performance. Intérprete de LIBRAS da Escola Bilíngue Francisco Suderland em Fortaleza, desenvolveu o projeto pela UFC “VideoLIBRAnças: das interseções entre vídeo, LIBRAS e dança”, no qual elaborou uma metodologia para a improvisação em dança e LIBRAS (LIBRAnças).


Vinícius Scheffer

Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa IRIS – Grupo de Estudos da Formação de Professores de Artes Visuais/IFCE. Atua como professor substituto em escola de surdos - SEDUC/CE e assistente de Acessibilidade do Museu de Arte Contemporânea - Dragão do Mar. Atuou como intérprete de LIBRAS em redes privadas de ensino superior e desenvolve trabalhos de acessibilidade cultural pela Art! em LIBRAS.




Cleyton Santos

Professor de Libras e educador do Museu da Cultura Cearense



Hélio Alves de Melo Neto

Mestrando no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos (RJ)



Serviço: 

Acessibilidade nos Museus em Debate

Live “Experiência de Acessibilidade nos Museus” com Cleyton Santos e Hélio Alves de Melo Neto

Data: Sexta-feira, 23/04

Horário: 16h

Local: Instagram do Dragão do Mar

Acessível em LIBRAS
Classificação etária: Livre



Live “Educação de Surdos e Cultura” com Vinícius Scheffer e Ariel Volkova

Data: Sexta-feira, 24/04

Horário: 15h

Local: Instagram do Dragão do Mar

100% em LIBRAS
Classificação etária: Livre 


ABRIL] ATENÇÃO MAMÃES TRIATLETAS!


Gostaríamos de prestá-las uma homenagem especial no dia das mães. Para isso precisamos que enviem fotos sua e/ou com seus filhos.

A FETRIECE agradece por sua colaboração! Saiba mais acessando o site: https://www.fetriece.com.br/

ABRIL] Sana 20 Anos é remarcado para dezembro


 
Os amantes do maior evento de cultura Pop e Geek do Norte e Nordeste já podem marcar na agenda: o Sana 20 Anos será realizado nos dias 18, 19 e 20 de dezembro de 2020.

O reagendamento do evento, que estava previsto para acontecer em julho deste ano, deve-se à luta no combate à Covid-19, que tem como principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) evitar a aglomeração de pessoas. “Estamos vivendo uma situação inédita que afeta eventos dos mais diferentes segmentos em todos os países e continentes, mas decidimos não cancelar e sim adiar o festival, em nome da saúde de todos e da segurança dos frequentadores do Sana e, também, porque sabemos quão esperada está sendo essa edição comemorativa de 20 anos do Sana. Mesmo estando fisicamente separados, vamos bolar um jeito de estarmos todos juntos em julho. Em breve daremos mais detalhes”, adianta Ricardo Busgaib, um dos organizadores.
  
Nos próximos meses serão divulgadas as atrações e a programação do evento, que esse ano promete ser especial em comemoração pelas duas décadas de existência do festival.

“Ao longo desses 20 anos enfrentamos muitos desafios na realização do evento, e dessa vez o desafio é bem maior. Mas, nós temos muito carinho e respeito por todos aqueles que fazem parte da nossa história e compreendemos que esta é a hora de ficar em casa, preservar a vida de seus amigos e entes queridos e seguir todas as recomendações de combate ao vírus. Essa é a nossa forma de contribuir com esta luta. Contamos com a compreensão de todos. Esse é um momento de união”, lembra Busgaib.







ABRIL] Fisioterapia é importante aliada no tratamento da Covid-19


Nesse momento que o mundo inteiro tem sofrido com a pandemia da Covid-19 e com suas inúmeras consequências, alguns profissionais têm se destacado pelo trabalho essencial que vêm desenvolvendo. No enfrentamento da doença, é inegável a importância daqueles que atuam na área da saúde, em especial dos que estão na linha de frente do combate à doença. Entre esses profissionais estão os fisioterapeutas, que têm atuado fortemente na reabilitação dos pacientes infectados com o novo coronavírus.

Esses profissionais fazem parte da equipe multidisciplinar que atua no tratamento dos pacientes com Covid-19 e já começam a prestar atendimento desde a chegada do paciente ao hospital. Segundo a gestora da área de fisioterapia do Hospital Unimed, Débora Arnaud, o fisioterapeuta é um dos responsáveis por tratar, prevenir e minimizar os diversos distúrbios relacionados ao sistema cardiovascular e respiratório, ao aparelho locomotor e sua funcionalidade.

“A atuação fisioterápica diante desta pandemia tem ocorrido diretamente nos distúrbios ventilatórios e nas alterações respiratórias, como também no fornecimento de um suporte eficiente para as disfunções cardiorrespiratórias nas primeiras horas, através do monitoramento da oxigenoterapia. Além disso, o fisioterapeuta, pelo conhecimento de interpretação de exames laboratoriais e de imagem que ajudam na definição da melhor estratégia ventilatória, é capaz de identificar um possível agravamento do quadro do paciente, auxiliando no processo de intubação orotraqueal, sendo responsável pelos ajustes e monitoramento contínuo da ventilação mecânica invasiva destes pacientes. Uma vez fora do quadro crítico, somos responsáveis pela retirada da prótese ventilatória deste paciente, acompanhando-o de forma contínua para que ele permaneça respirando espontaneamente”, detalha Débora.

Débora conta ainda que outra atuação muito significativa desses profissionais é na fisioterapia motora, que contribui na prevenção de complicações causadas pela falta de mobilidade destes pacientes. “Os fisioterapeutas também são o ponto central dos protocolos de reabilitação motora do paciente crítico, a ideia de que um paciente está muito doente para ser mobilizado ou sair do leito vêm progressivamente sendo substituída por mobilizações cada vez mais precoces o que tem mitigado eficazmente a manifestação dos fatores adversos da falta de mobilidade”, reforça.

Ciente da importância desses profissionais no tratamento dos pacientes internados, o Hospital Unimed conta com diversos fisioterapeutas que atuam nas diferentes frentes da recuperação dos pacientes. “Atualmente são 80 profissionais trabalhando de domingo a domingo na assistência, incluindo plantões ininterruptos de 24 horas nas UTIs. Os fisioterapeutas, assim como os outros membros da equipe multidisciplinar, sendo na emergência, nas enfermarias e UTIs têm se mostrado fundamentais nos diversos cenários que esta pandemia vem descortinando”, finaliza Débora.




ABRIL] Aliança de Ouro disponibiliza serviço de drive-thru na loja do Shopping Iguatemi


 
Promovendo mais uma forma de estar próximo do cliente neste período de quarentena, a Aliança de Ouro, marca de referência no mercado de óticas, jóias e relógios, é uma das lojas participantes do serviço Iguatemi Express, que oferece a opção de entrega de compras em um drive-thru no estacionamento do empreendimento.

O consumidor pode realizar seu pedido por meio do WhatsApp da Aliança de Ouro, retirando o produto no estacionamento do shopping. São diversas opções de marcas renomadas de óculos, jóias e relógios, que serão entregues com toda a segurança e higienização recomendadas pelos órgãos públicos.







Os pedidos podem ser solicitados pelo número (85) 99190-6068. O Grupo Aliança oferece ainda a opção de entrega por delivery.


ABRIL] Neuropsicóloga cearense lança curso online inédito no Brasil


 
Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento profissional dos neuropsicólogos que estão com os atendimentos presenciais suspensos devido à pandemia do coronavírus, a neuropsicóloga Liane Bastos lançará o curso online “Recomendações e Orientações para Atendimento de Avaliação e Reabilitação por Teleneuropsicologia”.  O curso, pioneiro no Brasil, aborda as técnicas comprovadas cientificamente para o atendimento de Neuropsicologia por videoconferência, e realiza todas as orientações e recomendações para esta prática.

Liane Bastos, que atua em Fortaleza e em São Paulo, já realiza esta modalidade de atendimento há mais de 5 anos e, neste período de pandemia, viu uma oportunidade de capacitar outros profissionais.

O lançamento da aula será ao vivo, nesta quinta-feira (23), e ficará gravada na plataforma de aulas para ser acessada posteriormente, sempre que o usuário quiser, por um período de 12 meses. Ao concluir o curso, o aluno recebe um certificado digital.

As inscrições estão disponíveis por meio do site: https://neurolovers.curseduca.pro/c/recomendacoes-e-orientacoes-para-teleneuropsicologia-telenp.


ABRIL] Cantor Ivo Brown realiza live-show solidária neste sábado (25)


 
Com uma energia que contagia por onde passa, o cantor Ivo Brown realiza neste sábado uma live-show com grandes sucessos. A partir das 16 horas, o público poderá curtir todo o agito característico do cantor através do canal oficial no Youtube. No repertório, Ivo embala o público com o recém lançado hit “Tô Pegando Todo Mundo”.

O cantor também tem o objetivo de ajudar a quem passa por dificuldades por conta desse período de quarentena. “Além de levar um pouco mais de alegria, quero também poder estimular uma ação solidária e arrecadar donativos para quem mais precisa neste momento. É hora de promover uma verdadeira rede de solidariedade”, ressalta o cantor.

Sobre Ivo Brown

Acreano radicado no Ceará, o cantor e compositor Ivo Brown é sinônimo de agito por onde passa. O artista, que traz um estilo marcado pela irreverência e interação com o público, é presença marcante nos principais eventos de Fortaleza com um repertório repleto de hits! Ivo começou a carreira aos 12 anos de idade em apresentações na escola e continuou com apresentações amadoras até o período da faculdade, onde ficou sendo o "artista" do grupo de amigos. Atualmente, com 15 anos consolidados no mercado da música, sendo 7 deles em carreira solo,  o cantor é um dos mais requisitados para festas de grande público e corporativas a exemplo do Fortal, um dos maiores eventos de música do Brasil; e Bloquinho de Verão, um dos maiores pré-carnavais do Brasil

Ivo Brown Na WEB

Facebook: https://www.facebook.com/Ivo-brown-320706024625855/

Instagram: https://www.instagram.com/ivobrown/?hl=pt-br

Sua Música: https://www.suamusica.com.br/ivobrown

Youtube: https://bit.ly/2T4klYB



ABRIL - NOTA] 15 minutos!


 
A Fertibaby Ceará, referência em medicina reprodutiva no Ceará, está oferecendo um tira dúvidas remoto por meio de consultas on-line. A teleorientação é gratuita, de até 15 minutos, com agendamento marcado. O objetivo é tirar suas dúvidas sobre fertilidade e reprodução assistida para casais que tenham interesse no procedimento.

 “Entendemos que nesse momento, devido a necessidade do isolamento social, se faz necessário um canal diferente, que permita acesso fácil a quem tem interesse nos procedimentos de fertilização. E a conversa via online acontece da mesma forma como se o paciente estivesse em sala conosco, conversando, esclarecendo todas as dúvidas", conta dra. Lilian Sério, médica especialista em medicina reprodutiva e diretora da Fertibaby Ceará.

Para se inscrever e marcar a orientação online, basta acompanhar as redes sociais da Fertibaby Ceará e se inscrever pelo link https://bit.ly/fertibabyce-15minutos



ABRIL] Mercado Vida Saudável oferece menu executivo com preço promocional para delivery


 
O Mercado Vida Saudável, especializado em alimentação plant based, está oferecendo aos clientes um menu de refeição completo com preço promocional. O menu inclui entrada, 
prato principal e sobremesa por R$ 45.

O cardápio disponibilizado na promoção muda diariamente, para atender a todos os gostos. Cada refeição conta com duas opções que podem ser selecionadas à escolha do cliente. Os pedidos podem ser feitos pelo Ifood ou pelo WhatsApp do Mercado, no telefone 85 98160-0292.

Entre os pratos, está como opção de entrada a Mini Sopa de Abóbora com Leite de Côco, um delicioso creme com abóbora, grão de bico, leite de côco, ervas e curry. Nos pratos principais, uma das opções é a Pasta Integral al limone, feita com pasta integral macaroni com bechamel vegano, limão siciliano e mix de cogumelos.

Entre as opções de sobremesa, o destaque vai para o Pudim de Tapioca com Côco, uma união de dois amores nordestinos. O prato acompanha calda de maracujá.

"Nosso intuito com o Menu Executivo foi proporcionar um pouquinho de cada gosto do Mercado, desde as nossas entradas até as sobremesas. O mais legal é que é um cardápio diversificado, já que muda todos os dias", afirmou Patrícia Belo, proprietária do Mercado Vida Saudável.



Sobre o Mercado Vida Saudável

O Mercado Vida Saudável, espaço voltado para o bem estar, sustentabilidade e alimentação de qualidade baseada no conceito plant-based, abriu suas portas em dezembro de 2019, na Av. Padre Antônio Tomás, coração da Aldeota.

Sob o comando dos empresários Patrícia Belo e Eduardo Humberto, o local conta com mais de 1.000 produtos alimentícios, de higiene pessoal, limpeza, beleza e pet shop de marcas conceituadas em todo o país, muitas chegando em Fortaleza pela primeira vez – e todas de origem vegetal, livres de crueldade animal.

Nas prateleiras, grãos, congelados, produtos to go, molhos, maquiagens, produtos de limpeza e até ração podem ser encontradas. Também há um espaço café que funciona todos os dias, com lanches, pratos principais, sucos e sobremesas. 

ARTIGO] O papel do fisioterapeuta no enfrentamento da Covid-19


 

1. Papel do fisioterapeuta no enfrentamento da Covid-19

O trabalho multiprofissional está em destaque, demonstrando a importância do engajamento e da interdisciplinaridade da equipe para o efetivo combate à Covid-19. O fisioterapeuta intensivista, por sua vez, tem papel fundamental na manutenção da permeabilidade das vias aéreas, no gerenciamento da ventilação mecânica (ajustes, correção de assincronias e processo de desmame – retirada da ventilação mecânica) e na prevenção das complicações do imobilismo no leito. Esta especialidade foi reconhecida através da Resolução n° 402 de 03 de agosto de 2011 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito).

2. A presença do Fisioterapeuta nas UTI’s é obrigatória!

A pandemia da Covid-19 evidenciou um desafio de alguns anos: trazer a equidade para a assistência nas UTIs. Muitos serviços ainda não se adequaram às normas exigidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 07 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No âmbito nacional, diversas UTIs ainda não possuem fisioterapeutas sequer pelo período de 18h. Mas a representatividade conduzida pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), o desenvolvimento técnico-científico, o reconhecimento da especialidade e o compromisso dos colegas que atuam na área tem fortalecido a prerrogativa de que a presença do fisioterapeuta na UTI por 24h é fundamental para reduzir: custos com a saúde, tempo de ventilação mecânica, infecções respiratórias, tempo de internação e mortalidade. Todos estes resultados, podem ser constatados, por exemplo, nos estudos de Rotta et al (2018), Castro et al (2013) e na revisão Burge et al (2016). A Assobrafir é a associação que representa os fisioterapeutas na especialidade. Confira mais em: https://assobrafir.com.br/covid-19/

3. O que é ventilação mecânica (VM)?

Trata-se de um método de suporte para prevenir ou reverter a insuficiência respiratória, mas não se constitui uma terapia curativa. E o tempo prolongado de VM pode trazer efeitos deletérios aos pacientes. A Covid-19 causa desconforto respiratório por conta do acometimento pulmonar. Em torno de 10 a 15% dos pacientes com Covid-19 são admitidos na UTI por conta desta complicação respiratória e precisam ser prontamente intubados, caso não respondam bem à oxigenoterapia de baixo fluxo.

Outros suportes, como a VM Não-Invasiva ou o Cateter Nasal de Alto Fluxo podem aumentar o nível de contaminação no ambiente pela formação de aerossóis. Por isso, o paciente precisa ser intubado de forma precoce. Este cenário vai exigir de toda a equipe, treinamento e atenção à VM, e o fisioterapeuta recebe destaque na contribuição deste manejo, junto à equipe multiprofissional. A Associação de Medicina Brasileira (Amib) representa todas as profissões na especialidade da Terapia Intensiva. Recentemente, a associação publicou as diretrizes para manejo da insuficiência ventilatória na Covid-19. Acesse este e outros conteúdos em: https://www.amib.org.br/paginainicial/coronavirus/

4. Medidas Preventivas

- Etiqueta da tosse (cobrir tosse e espirro);

- Manter as mãos limpas (água e sabão ou álcool em gel a 70°);

- Hidrate-se e alimente-se bem;

- Mantenha-se ativo fisicamente;

- Faça pausas no trabalho;

- Faça isolamento social para não disseminar a Covid-19;

- Mantenha hábitos saudáveis de sono.


Fonte: Assobrafir


5. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

- Máscara de tecido: para a população em geral. Isso vai contribuir para que não faltem máscaras nos hospitais. Cada um pode fazer a sua. É importante que tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. É de uso individual e deve estar bem ajustada ao rosto. Não pode deixar espaços nas laterais! Use sempre que for sair de casa. Ao chegar lave a máscara com água sanitária e deixe de molho por cerca de 30 minutos.

- Máscara Cirúrgica: apenas para indivíduos com suspeita ou confirmação de Covid-19, bem como profissionais que estejam em contato com estes.

- Máscara N95 (PFF2) ou superior: uso em locais em que existe geração de aerossóis em indivíduos com suspeita ou com diagnóstico de Covid-19, como no auxílio à intubação (IOT), aspiração etc.

- Gorro, avental, óculos de proteção, protetor facial e luvas de procedimento: apenas profissionais em contato direto com pacientes.


Fonte: Ministério da Saúde e Assobrafir


Referências

ASSOBRAFIR. COVID 19: Papel do fisioterapeuta em diferentes cenários de atuação. 2020. https://assobrafir.com.br/covid-19-papel-do-fisioterapeuta-emdiferentes-cenarios-de-atuacao/

ASSOBRAFIR. Presença do Fisioterapia nas UTIS por 24 horas. 2013. https://assobrafir.com.br/extra/pareceres/Parecer%20001-2013.pdf

AMIB. Orientações sobre o manuseio do paciente com pneumonia e insuficiência respiratória devido a infecção pelo coronavírus (SARS-CoV2) - Versão n.04/2020*. http://redacao.amib.org.br/fileadmin/user_upload/amib/2020/marco/31/0904202_1026_Orientac__o__es_sobre_o_manuseio_do_paciente_com_pneumonia_e_insuficie__ncia_respirato__ria_v4.pdf

Rotta BP, Silva JM, Fu C, Goulardins JB, Pires-Neto RC, Tanaka C. Relação entre a disponibilidade de serviços de fisioterapia e custos de UTI. J BrasPneumol. 2018; 44(3): 184-189.

Castro AAM, Calil SR, Freitas SA, Oliveira AB, Porto EF. Chest physiotherapy effectiveness to reduce hospitalization and mechanical ventilation length of stay, pulmonary infection rate and mortality in ICU patients. Respiratory Medicine (2013) 107, 68e74.

Bürge E, Monnin D, Berchtold A, Allet L. Cost-effectiveness of physical therapy only and of usual care for various health conditions: systematic review. Phys Ther. 2016;96 (6): 77486.



Prof. Rogleson Albuquerque Brito
Professor do Curso de Fisioterapia da UniAteneu
Mestre em Ciências Médicas



Conheça o Curso de Fisioterapia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/ 


ABRIL] Shopping Del Paseo oferecerá drive thru para todas as suas lojas nas compras de presentes do Dia das Mães


 
O Shopping Del Paseo está se preparando para uma das maiores campanhas do varejo, o Dia das Mães. Diante da necessidade de atender os clientes e também de preservar os negócios, nesse período de isolamento social, os clientes poderão realizar suas compras de forma online e contar, ainda, com a possibilidade de retirada dos produtos no drive thru do Shopping, montado no Estacionamento S1 (onde funcionava serviço de manobrista).

No site shoppingdelpaseo.com.br/delivery, os clientes podem conferir a lista de lojas com atendimento online. É simples, basta fazer o pedido online, confirmar se deseja receber via delivery ou drive thru, e seguir as instruções de pagamento e recebimento de cada loja. Uma equipe de suporte do Shopping Del Paseo estará no Estacionamento S1, de 10h às 18h para ajudar a esclarecer qualquer dúvida, bem como controlar o tráfego de veículos.

Para maior comodidade dos clientes, a Extrafarma do Shopping Del Paseo continua atendendo por drive thru, no recuo que fica em frente à loja, pela Avenida Santos Dumont, das 7h às 18h, de segunda a sábado.

De acordo com o que determina o decreto governamental, os serviços essenciais do Shopping estão em funcionamento. Além da farmácia, Mercadinhos São Luiz (das 7h às 20h), Lotérica (das 10h às 16h, de segunda a sexta), Caixa Econômica Federal (das 8h às 14h), Lojas Americanas (das 10h às 20h, de segunda a sábado, e de 12h às 20h, aos domingos), Baby Dog Pet Shop e Sementes (das 10h às 18h, de segunda a sábado) também realizam atendimento aos clientes. O acesso ao estacionamento está liberado de forma gratuita.


Serviço:

Drive Thru Shopping Del Paseo

Local: Estacionamento S1

Horário: Das 10h às 18h, de segunda a sábado


ARTIGO] Multirresistência Microbiana e novas possibilidades terapêuticas


 
A resistência bacteriana aos antimicrobianos é um problema crescente em todo mundo, pois tem aumentado os índices de infecções por bactérias consideradas como multirresistentes, apresentando uma maior taxa de mortalidade. Essas bactérias possuem resistência a um ou mais agentes antimicrobianos, de no mínimo três diferentes classes de antibióticos (NO et al., 2017).

O aumento na resistência por bactérias gram-negativas e gram-positivas representa uma grande preocupação, já que estas infecções são caracterizadas por altas taxas de mortalidade em ambiente hospitalar (BASSETI; RIGHI, 2015). Um grupo de micro-organismos se destaca, representados pelo acrônimo Eskape: Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumanii, Pseudomonas aeruginosa e Enterobacter sp (BOUCHER et al., 2009; COOPER e SHALES, 2011; SANTOS CASTRO, 2013).

Dentro deste contexto, as infecções por Staphylococcus aureus merecem destaque, por consistirem em uma importante causa de infecções sistêmicas, sendo o micro-organismo que apresenta maior taxa de morbidade e mortalidade em infecções hospitalares (SMITH et al., 2009; SANTOS CASTRO, 2013).

A maioria das infecções provocadas por estafilococos é decorrente da sua transferência das bactérias da microbiota normal de um indivíduo infectado, porém, assintomático a um indivíduo sensível (MADIGAN et al., 2016). Dentro desse contexto, surge a necessidade urgente de novos medicamentos para tratar infecções resistentes. Hoje sabemos que não há muitos projetos do setor farmacêutico para pesquisa de novos antimicrobianos (IDSA, 2004), principalmente, porque o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos é um processo complexo que exige anos de pesquisas e altos custos (BAIDEN et al., 2010; QUEIROZ et al., 2012).

Assim, surge um novo modelo denominado Inovação Sustentável. O respectivo termo pode ser explicado a partir de duas abordagens principais: prová-lo ou perdê-lo (ou seja, buscar áreas e estratégias terapêuticas para demonstrar como os resultados podem ser melhorados) e fazer mais com menos (ou seja, aumentar a eficiência operacional). A partir destes pontos de vista, empregar um novo olhar para fármacos de outras classes terapêuticas com o intuito de utilizá-los como antimicrobianos se concretiza numa forma de obtenção de uma nova utilização de um fármaco já conhecido na literatura de uma maneira sustentável.

A atividade antimicrobiana de psicotrópicos, por exemplo, foi descrita pela vez em 1959. Desde então, vários agentes “não antimicrobianos”, incluindo os inibidores seletivos da recaptação de serotina (ISRS), têm sido testados contra bactérias grampositivas, incluindo S. aureus.


Prof. Me. Maria Aparecida Alexandre Josino
Professora do Curso de Farmácia da UniAteneu
Mestra em Microbiologia Médica

Conheça o Curso de Farmácia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


ABRIL] Boticário traz depoimentos espontâneos de crianças em campanha para o Dia das Mães


Em homenagem a todas as mães, nova campanha da marca lembra que é fácil enxergar beleza onde tem amor; cenas foram captadas pelos próprios filhos, dentro de suas casas, e contam rotinas de brincadeiras e alegria

Tem mãe que transformou a sala de casa em um campo de futebol; outra pinta quadros junto com os filhos; tem mãe que brinca de lutinha; e até quem se vista de girafa. O que não falta para elas é criatividade para manter os filhos saudáveis e felizes dentro de casa durante a quarentena. E foi para homenagear todas as mães que o Boticário lança sua nova campanha, contando histórias diferentes por meio de depoimentos espontâneos de crianças.

O filme, criado pela AlmapBBDO, reforça que é fácil enxergar beleza onde tem amor. As crianças relatam como tem sido a rotina com as mães em casa e como cada uma delas se supera – como sempre acontece – em transformar o dia a dia em momentos inesquecíveis para todos. E essa alegria se revela nos mínimos gestos, entre um e-mail e a preparação do almoço, a jornada fora de casa e as brincadeiras na sala. Ainda que ela pense que tudo o que faz parece insuficiente, as crianças estão adorando tê-la por perto.

Todos os depoimentos foram coletados com celulares, pelas próprias crianças, que assim contam suas histórias. O comercial encerra com a mensagem: “Uma homenagem às mães que, como sempre, estão se superando pelos seus filhos”, trazendo o reconhecimento do Boticário a todas as realizações dessa mulher que nem sempre se vê como a vitoriosa que realmente é, todos os dias. 

“Apesar de todas as limitações de produção que esta época obviamente nos impõe, acho que conseguimos retratar a emoção que o Boticário sempre traz nas campanhas da data. E, é claro, homenagear as mães por tudo o que elas fazem e têm feito, especialmente nesta época. A ponto de, no meio de toda dificuldade que estamos passando, conseguirem proporcionar momentos inesquecíveis para seus filhos”, diz Pernil, ECD da AlmapBBDO.

Para Gustavo Fruges, diretor de comunicação do Boticário, a campanha reforça o posicionamento da marca de beleza mais amada pelos brasileiros (*). “Não faria sentido falarmos de algo diferente do cenário que o país vive. Temos milhões de seguidores em nossos canais e isso nos dá uma responsabilidade muito grande. Por isso, temos um papel de levar mensagens de positividade para passarmos por esse período da melhor forma possível e juntos. Mais juntos do que nunca. A campanha é uma forma de agradecermos o cuidado e carinho de todas as mães, além de espalhar mais amor”, comenta.

estreou dia 19, a campanha está presente na TV aberta e em meios digitais.

*Fonte: Kantar, LinkQ Online, Total Brasil, 2.500 lares compradores de perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem, Dezembro de 2019.


Sobre O Boticário   

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis.


ABRIL] Senac Ceará leva informação e capacitação para as redes sociais


Programação conta com vídeos e lives que falam sobre diversas áreas como gestão, gastronomia e beleza

Com a mudança na rotina devido ao isolamento social para evitar a propagação do Covid-19, tem sido fundamental encontrar atividades interessantes que afastem o ócio e o tédio. Que tal desenvolver novas habilidades nesse período? Pensando nessa necessidade, o Senac Ceará realiza uma programação online semanal, por meio de vídeos e lives, com diversas dicas e informações para ampliar o conhecimento de quem está em casa e precisa aproveitar melhor o tempo.

Entre receitas, dicas de filmes, idiomas, livros e cuidados com corpo e mente, todos os dias o público pode acompanhar pequenas pílulas de conhecimento no perfil @senacce. Durante essa semana, você pode se programar para aprender técnicas de desenho em 3D, por exemplo, e aprimorar seus conhecimentos de informática; ampliar o vocabulário de francês e espanhol, desenferrujando a prática de idiomas; descobrir as nuances da cerveja e a diversificação do paladar.

Além disso, para quem gosta de gastronomia, a programação é um prato cheio de ideias para se aventurar na cozinha de casa. Gosta de culinária asiática e tá com saudade desse tempero preferido? Você pode aprender a fazer seu próprio yakisoba junto com um instrutor do Senac. Para sobremesa tem a receita de um bom bolo fofo. Esse pode ser o incentivo que faltava para você desenvolver suas habilidades manuais.

Uma ótima dica também para quem está precisando cuidar dos cabelos, mas não pode ir no cabelereiro ou barbeiro, no perfil do Senac Ceará você pode entender melhor sobre corte degradê e como cuidar direitinho da barba, conhecendo mais sobre barboterapia.

Lives e Informação

Além dos vídeos, toda semana, sempre às 15 horas, o Senac, através de lives, conversa com o público e dá dicas de gestão de negócios e tendências de mercado em diversas áreas, como Gestão, Negócios, Gastronomia e Moda. Pelo perfil @senacce, o público pode acompanhar, tirar dúvidas e aproveitar o tempo de quarentena para se capacitar. As lives ficam salvas nos perfis do Senac após a transmissão.

A semana começa com a live “Inovação em Gestão”, que acontece na segunda-feira, 20, com Eduardo Freire, Co-founder e Head of Inovation da Frame Work. Na terça-feira, 21, o professor e pesquisador em educação e tecnologias educacionais, Marcus Garcia conversa a respeito das “Novas competências para o educador em tempos de Covid-19”. A live conta também com a participação do gerente de desenvolvimento e tecnologia educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral.

Para falar sobre “Perspectivas do setor de turismo e eventos”, a agenda da quarta-feira, 22, tem a participação da presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR), Circe Jane Teles, que vai conversar também com convidados. Já na quinta-feira, 23, a consultora de Imagem Pessoal e parceira do Senac, Joana Montenegro, bate um papo sobre “Autocuidado em Casa”, pequenos gestos podem fazer bem tanto para o corpo como para o seu astral. E, na sexta-feira, 24, Vanessa Santos, consultora de Gastronomia do Senac Ceará, convida você para falar sobre “Cultura alimentar e negócios gastronômicos”.


Tudo em Casa Fecomércio

Com o objetivo de promover bem-estar, cultura e conhecimento durante o período de distanciamento social, o Tudo em Casa Fecomércio vem levando conteúdo educativo, empresarial e de entretenimento por meio lives e vídeos disponibilizados nas redes sociais do Sesc (@sescce), Senac (@senacce), Fecomércio Ceará (@fecomercioceoficial), de artistas e parceiros. Para acompanhar a programação, basta seguir a hashtag #tudoemcasafecomercio nas redes sociais, ou acessar a plataforma tudoemcasafecomercio.com.br.

Confira a programação online do Senac no Tudo em Casa Fecomércio. Acompanhe a transmissão pelo Instagram @senacce.

Programação

Segunda-feira – Dia 20/04



Inovação em gestão, com Eduardo Freire

Aprendendo a fazer um corte degradê



Terça-feira – Dia 21/04



Novas competências para o Educador em tempos de Covid-19, com professor Marcus Garcia e Sidarta Cabral

Técnicas de desenho em 3D

Saudações em Francês

Aprendendo a fazer bolo fofo



Quarta-feira – Dia 22/04



Perspectivas do setor de turismo e eventos, com Circe Jane Teles e convidados

Dica de Informática



Quinta-feira – Dia 23/04



Autocuidado em casa, com Joana Montenegro

Aprendendo sobre pigmentação na maquiagem

Dica de filme de Gastronomia

Barboterapia



Sexta-feira – Dia 24/04



Cultura alimentar e negócios gastronômicos, com Vanessa Santos e convidados

Cerveja: Diversificação do Paladar

Cuidados com a Pele



Sábado – Dia 25/04



Dica de livro de massoterapia

Aprendendo os dias da semana em espanhol



Domingo – Dia 26/04



Fazendo Yakisoba em casa

Dicas de limpeza e cuidado com os óculos



Mais informações: tudoemcasafecomercio.com.br