Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 14 de outubro de 2017

Evento] Byte Girl promove importância do papel da mulher nas Tecnologias

  
O evento é o maior do Ceará com foco no público feminino dentro da área de tecnologia da informação


O Byte Girl, maior evento de tecnologia do Ceará focado em mulheres, chegou a sua 3ª edição neste sábado, 14, alcançando um público 50% maior que na edição anterior. Além de debater sobre a importância do papel da mulher na área de T.I., o encontro ofereceu 11 palestras e dois workshops com grandes nomes do segmento no país.

 A idealizadora do Byte Girl, Ana Paula Lourenço, falou sobre como o evento superou as expectativas: “Depois desta edição nos consolidamos como o maior evento de tecnologia com foco no público feminino do Ceará. Atingimos a marca de mais de 450 inscritos e recebemos oito caravanas, algumas até de outras cidades e estados do Nordeste como Apodi e Mossoró no RN e Aracati, Boa Viagem e Quixadá”.


Além de abordar assuntos técnicos dentro do universo das tecnologias, o Byte Girl veio para fomentar a discussão da presença da mulher na área de exatas: "Na minha época de faculdade apenas 6 mulheres estudavam numa sala de 40 alunos, porque existe essa ideia de que a área de exatas não é para mulher, por isso é importante incentivar eventos como esse. É preciso mostrar que essa realidade de exclusão não existe mais”, explica Daniel Bastos, CEO da Viper IT e patrocinador do evento.

Além das palestras e cursos, o Byte Girl ofereceu um lounge com exposições de robótica, stand de empresas, competições de Just Dance espaço para games, “Oculus VR” (Virtual Reality) e, exclusivamente neste ano, a I Competição de Robótica, com premiação para os três primeiros colocados e o robô mais “simpático” do evento.

 

Sobre o Byte Girl

A ideia de realizar um evento que discutisse a inclusão social e a igualdade dentro do segmento de Tecnologia da Informação levou a graduanda em Tecnologia em Redes de Computadores, Ana Paula Lourenço, criar o Byte Girl em junho de 2015. Com uma equipe de apenas 9 voluntários e 2 patrocinadores, ela conseguiu vender todos os ingressos para a primeira edição do evento. Em 2017 o Byte Girl chegou a sua 3ª edição, recebendo 11 palestras e convidados de todo o Brasil.


Carnabral 2017] Gabriel Diniz estreia no Carnabral e mistura ritmos e levanta multidão

 
Fotos: Fred Pontes

Gabriel Diniz estreia no Carnabral e mistura 
ritmos e levanta multidão

O penúltimo dia de Carnabral, a maior micareta do interior do estado do Ceará, foi aberto pelo ritmo irreverente de Gabriel Diniz. O músico esquentou a noite com alguns hits, como 'Paraquedas' e 'Coração Teimoso', e deixou o público preparado para receber a dupla sertaneja Luis Marcelo & Gabriel, em seguida, o cantor Nathan Loketa, que deixou o trio já de manhã!





Gabriel Diniz aceitou o convite da Ver Produções, saiu do quadrado e valorizando a diversidade musical do Brasil, destacou a importância de todos os ritmos na micareta mais antiga do interior do estado.

O cantor começou o show com o hit de sucesso “Paraquedas”, em parceria com a dupla Jorge e Mateus. O vídeo da música já tem mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.

O Carnabral começou nessa última quarta-feira, (11) e segue até hoje (14). O cantor Léo Santana, Rafa e Pipo e Banda Patrulha que comandarão a última noite da micareta.



Evento] Grand Shopping recebe última apresentação da Banda Aquarela no Domingo Divertido

O evento, que acontece desde agosto, finaliza com especial de dia das crianças com brincadeiras, dança e muita imaginação.

O Domingo Divertido do Grand Shopping recebe neste domingo, 15, a última apresentação da Banda Aquarelinha. Para comemorar o Dia das Crianças, a banda preparou uma seleção especial de atividades que contempla brincadeiras e músicas clássicas do universo infantil. O objetivo do evento é enfatizar a importância do brincar por meio de músicas e brincadeiras tradicionais da infância dos pais, o que é excelente para desenvolvimento das crianças, permitindo que elas se divirtam dentro do shopping.

“ O projeto trouxe em suas apresentações a conscientização de temas tão importantes como: preservação da água, reciclagem do lixo, a importância da leitura, brincadeiras de rodas, resgate das musicais tradicionais e o mais importante o de brincar com a família. Um momento de relacionamento com a família e o Grand Shopping”, comenta Simone Ponce, gerente de marketing do shopping.

Banda Aquarela
A Banda Aquarelinha é uma extensão do projeto “Banda Aquarela”, dedicado especialmente a canções infantis e brincadeiras de interação direta com o público, envolvendo crianças e adultos em um momento de nostalgia e diversão. A Banda está em atividade desde novembro de 2016 e atua com suas apresentações em diversos eventos particulares, e em apresentações na Vila Azul do Mar (Beach Park).

Trazendo alegria, diversão, brincadeiras, sorrisos e muita música boa, a Banda Aquarelinha deseja em seus shows tornar o público mais que um ouvinte de um espetáculo musical, fazendo com que cada pessoa se sinta parte integrante do show.

A mistura de música e brincadeiras educativas é um diferencial trazido pelo grupo a suas performances. Cada jogo traz um novo desafio as crianças, onde não há competição nem vencedor, quem vence é a diversão e o alto astral.

No repertório, além de músicas atuais do cenário infantil nacional, a banda explora as músicas que marcaram a infância dos adultos, gerando um clima de nostalgia e convidando todos a serem crianças mais uma vez.

Grand Shopping:
O Grand Shopping foi o único shopping do Nordeste a ser contemplado no Prêmio Abrasce 2017, (Associação Brasileira de Shoppings Centers), categoria Novos Empreendimentos, ficando com o Bronze. Localizado na Avenida Frei Cirilo, nº 3840, principal corredor econômico da região. O empreendimento conta com importantes marcas no mix de lojas, como Renner, Lojas Americanas, Banco Itaú, Centerplex, O Boticário, Cacau Show, Zenir, Ban Ban Calçados, Pague Menos e IAP Cosméticos.
Serviço:

Domingo Divertido

Quando: dia 15 de agosto

Local: Praça de Eventos - Grand Shopping

Av. Frei Cirilo, 3840, Messejana, Fortaleza, CE

Horário: 17hs

Entrada Franca



Ação] Touch promove uma ação cultural com intervenções artísticas na MALHA


A Touch, marca de óculos e relógios, promove hoje, 14/10, o Trans Forme-se, uma cocriação de intervenções artísticas na MALHA, que se estende para a rua Bela, em São Cristóvão. O evento é uma parceria da marca de relógios com o espaço colaborativo. Além da interação com os artistas Felipe Guga e Kajaman, do coletivo Ghetto Run Crew, haverá espaço para debates, coordenados por Natália Anjos do Senac Moda SP e pelo cofundador da MALHA, Herman Bessler, e ainda uma oficina de caligrafia clássica com a Cícero Papelaria. Para animar, o som fica por conta dos DJs Yasmin Vilhena, DJs Kajaman e Totonete (coletivo Ghetto Run Crew).
O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.


Encontre a Touch:
@usotouch
facebook.com/UsoTouch

www.usotouch.com.br/

Direto de São Paulo - Prêmio] IFA Norman Borlaug Award vai para o brasileiro Heitor Cantarella

Em 13 de outubro, Dia Mundial dos Fertilizantes, a International Fertilizer Association (IFA) divulga o nome do ganhador do IFA Norman Borlaug Award, um prêmio dado a um pesquisador do mundo que se destacou na área. Em 2017, o consagrado foi o brasileiro Heitor Cantarella, engenheiro agrônomo, diretor do Centro de Solos do Instituto Agronômico de Campinas e coordenador da iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV).

“Fiquei muito honrado, é um prêmio muito importante para quem trabalha nessa área e é o reconhecimento de uma carreira de 42 anos como pesquisador. De alguma maneira, coroa a minha trajetória e, obviamente, me traz mais responsabilidades”, declara Cantarella.

Com pesquisas sobre sustentabilidade e redução de emissões de gás de efeito estufa associados à fertilização, entre outros trabalhos em prol do uso mais eficiente de adubos na produção de alimentos, Heitor Cantarella foi escolhido entre vários nomes indicados do mundo inteiro. O prêmio será entregue em novembro, em Zurique, Suíça, durante o Forum Estratégico IFA. “Na ocasião, vou participar de uma mesa redonda com outros ganhadores de edições passadas para discutir questões atuais sobre os rumos da fertilização e da produção agrícola”, conta.

Cantarella é o terceiro brasileiro a receber o IFA Norman Borlaug Award, que foi criado em 1993. Os outros dois vencedores foram os pesquisadores Alfredo Scheid Lopes, da Escola Superior de Agricultura de Lavras, em 1995, e Bernardo van Raij, do Instituto Agronômico de Campinas, em 1999.

Folia] Bell Marques, Iohannes e Solteirões: veja destaques do 2º dia de Carnabral

 Bell Marques, Iohannes e Solteirões: veja destaques 
do 2º dia de Carnabral

O segundo dia de Carnabral, em Sobral, foi recheado de alegria e muita animação. Bell Marques levou o Bloco Boneco e toda sua irreverência para o corredor da folia. Cantando diversos sucessos, ele abriu a segunda noite e subiu no trio com muita disposição para animar a galera durante todo o percurso. Antes da apresentação, ele atendeu a imprensa, e falou em entrevista : "É sensacional, me sinto muito honrado em estar aqui. É muito incrível. A energia é ótima e sem igual".


 






A festa vai até amanhã (14) e trará ainda shows de Gabriel Diniz, Leo Santana, Luis Marcelo & Gabriel, Nathan Loketa e Banda Patrulha.

Teatro Infantil] Últimos dias do TIC em Sobral com teatro, música e cinema

Concerto em Ri Maior
Foto: Nilton Russo - Dois

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará aconteceu de 06 a 12 em Fortaleza e estará até o dia 16 em Sobral. Toda a programação tem acesso gratuito.

Com espetáculos de teatro, música e cinema, termina no dia 16, segunda-feira, em Sobral, o 7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Neste final de semana, a programação estará no Theatro São João, Sumaré, Jaibaras e Anfiteatro da Margem Esquerda.  Confira as atrações:

Sexta-feira (13)

ESTREIA – A Cia Prisma de Artes estreia nesta sexta-feira, dia 13, a montagem teatral A menina que buscava o sol, às 18 horas no Theatro São João. A peça conta a história de uma menina que resolve buscar o Sol, detentor de todas as cores, a fim de escolher as cores que quiser. A garota realiza uma longa viagem cheia de desafios, em uma trajetória lúdica em busca de si mesma. A direção é de Herê Aquino.

Às 19h, também no Theatro São João, o festival recebe a Cia dos Palhaços, do Paraná, com a comédia musical Concerto em Ri Maior, um divertido espetáculo que mescla música, dança, improvisação, participação da plateia e, claro, muita palhaçada. Criado em 2004, o grupo é hoje composto por Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson), Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo) e Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca). O espetáculo é recomendado para todas as idades.

Cinema no Sábado (14)

Sábado é dia de cinema com a mostra TIC na Tela. O Festival leva curtas de animação produzidos na França ao Sumaré e distrito de Jaibaras. Em cada local haverá duas sessões, uma às 19h, especialmente para crianças com até 6 anos, e uma às 19h40 para público acima dos 6 anos de idade.

Programação na Margem Esquerda no Domingo (15)

A cantora, violonista e compositora Badi Assad, de São Paulo, uma das artistas mais inovadoras e singulares da música brasileira, chega a Sobral com o show musical Cantos de Casa. Transcendendo suas raízes brasileiras, ela faz uma mistura que vai desde a MPB, pop e world music, até o jazz e sons étnicos de todo o mundo. A apresentação será no domingo, dia 15, às 19h, no Anfiteatro da Margem Esquerda.

Antes do show de Badi Assad, quem se apresenta às 18 horas no local é a companhia teatral K’Os Coletivo, do Ceará, com Guerra de Cup&Cake. O espetáculo conta a história de dois mestres-cucas experts em doces que lutam por um mesmo objetivo: o prêmio de maior e melhor confeiteiro da cidade de Mascavo. Um se chama Cup e o outro, Cake. O que eles não esperavam é que, nessa briga, eles juntos iriam criar um doce que passaria a ser conhecido em todo o mundo: o Cupcake.

Segunda-feira (16) para escolas

E encerrando o 7º TIC, o K’Os Coletivo faz duas apresentações na segunda-feira, exclusivas para escolas e projetos sociais. Será às 9h e às 14h no Theatro São João.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturágua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Fecomércio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.

SERVIÇO
7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Até dia 16 de outubro em Sobral. Informações: (85)3048.6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. Programação GRATUITA.

TIC EM SOBRAL

13/10/2017 (sexta-feira)

18h - A menina que buscava o sol - Cia Prisma de Artes (Ceará)
Recomendado para todas as idades
Local: Theatro São João

19h - Concerto em Ri Maior - Cia dos Palhaços (Paraná)
Recomendado para todas as idades
Local: Patamar do Theatro São João

14/10/2017 (sábado)

19h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças com até 6 anos
Locais: Sumaré e Jaibaras

19h40 - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Locais: Sumaré e Jaibaras

15/10/2017 (domingo)

18h - Guerra de Cup&Cake - K’Os Coletivo (Ceará)
Recomendado para todas as idades
Local: Anfiteatro da Margem Esquerda

19h - Cantos de Casa - Badi Assad (São Paulo)
Recomendado para todas as idades
Local: Anfiteatro da Margem Esquerda

16/10/2017 (segunda-feira)

9h* e 14h* - Guerra de Cup&Cake - K’Os Coletivo (Ceará)
Recomendado para todas as idades
Local: Theatro São João

* sessão para escolas e projetos sociais

ENDEREÇOS:
THEATRO SÃO JOÃO (Praça São João, 156 - Centro, Sobral – CE)
ANFITEATRO DA MARGEM ESQUERDA (Margem esquerda do Rio Acaraú, ao lado do Museu Madi – Sobral -CE)


Musical] Fundação Raimundo Fagner apresenta o musical Aretê: Guerreiro Menino

Foto: Anderson Mendes

Entre os meses de outubro e novembro, a Fundação Raimundo Fagner apresenta uma programação especial para o final de ano. Os apaixonados por música e teatro poderão prestigiar espetáculos com abordagem bem contemporânea e alegórica. O início da turnê traz para o público cearense o musical cênico Aretê: Guerreiro Menino, com estreia na próxima terça-feira (dia 17), às 15h, no espaço Morro do Ouro, anexo do Theatro José de Alencar, com entrada gratuita.

Depois o musical passa por outros palcos culturais de Fortaleza. No CUCA Mondubim, no dia 27, às 18h30, e em seguida, já no mês de novembro, encerra sua temporada nos dias 07 e 14 de novembro, às 18 horas, no espaço cultural do Sesc Emiliano Queiroz.


  

O Espetáculo
Aretê: Guerreiro Menino é um espetáculo cênico musical autoral da atriz e dramaturga Mariana Elani que aborda de maneira simples acontecimentos diários que a pessoa leva para o resto da vida na questão ética e de valor humano. ”São pequenos deslizes corruptivos que podem ser vistos e depois revertidos. Esse é o papel do protagonista do Aretê que ao se deparar com atitudes equivocadas do cidadão pede uma reflexão, perguntando assim qual o sentido e propósito, usando para tanto como instrumento corretivo o diálogo entre as partes”, acrescenta a dramaturga.  
 
O espetáculo tem dez atores mirins no elenco com produção e músicos cearenses.  A música na maioria autoral com letra da professora de teatro Mariana Elani e com pegada popular e lúdica do maestro Ezequiel Moreira que fez os arranjos e melodias, com exceção de Guerreiro Menino de Gonzaguinha, e Pedras que Cantam de Fagner, que fazem parte também do repertório.  E Aretê tem como referência literária O Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas, além do audiovisual "Que luz é essa?" do saudoso cantor Raul Seixas.

A Fundação
Criada em abril de 2000 na cidade de Orós, a Fundação Social Raimundo Fagner (FRF) vem demonstrando o poder transformador da arte na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Parceira da Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade, suas atividades chegaram à cidade de Fortaleza em 2003, no bairro do Parque Itamarati. Nestes 17 anos de existência, a fundação mostra que é possível contribuir para resgate social dos jovens, gerando um ambiente de oportunidades e convivência artístico-cultural.  Atualmente ela atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes, com idade entre 07 e 17 anos.

As ações da FRF são desenvolvidas através do projeto Aprendendo com Arte, que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas nas diversas áreas artísticas, fortalecendo, também, os aspectos relacionados à educação formal, como o incentivo a leitura, tento na música o foco principal de suas atividades.

Ao longo dos anos, o trabalho da fundação foi reconhecido com diversas premiações, como o Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itau/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada a UNESCO (2012); vencedor nacional do Prêmio ODM (2014).


Shoppings] Cantora teen Mahressa Fernanda faz show gratuito no RioMar Fortaleza domingo


 
A atriz mirim desembarca em Fortaleza para única apresentação neste domingo, dia 15 de outubro. O evento ainda conta com Pracinha RioMar e muita diversão para a garotada

Ainda como parte das comemorações do mês das crianças no RioMar Fortaleza, este domingo, 15 de outubro, a Pracinha RioMar recebe um show exclusivo da cantora e atriz teen Mharessa Fernanda, que vai apresentar sua atual música de trabalho Tem Gente Assim. A apresentação é gratuita, a partir das 18h, próxima a Praça de Eventos do Piso L1. Mharessa Fernanda iniciou sua carreira artística ainda criança como modelo. Através do ballet, que começou aos 6 anos, passou a se interessar por outras artes como dança e teatro. Com vários trabalhos na área da dança e da música, na TV, Mharessa ficou conhecida por interpretar a personagem Lola na novela Carrossel, transmitida pelo SBT, e por ser a dublê da celebridade teen Larissa Manoela, em Cúmplices de Um Resgate.

Pracinha RioMar

Ainda na Pracinha RioMar ocorre nos dias 14 e 15 de outubro, sábado e domingo, a partir das 15h, uma programação que inclui oficinas de pintura para os pequenos, Zumba Kids, espetáculo teatral, esculturas de balão e outras atividades. Todas as apresentações serão na Praça de Eventos, do Piso L1 do RioMar Fortaleza, com entrada gratuita.

Serviço:
Show Mharessa Fernanda em Fortaleza
Data: 15 de outubro, domingo
Horário: 18h
Local: Área de Eventos do Piso L1  – RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu – Fortaleza / CE)
Entrada Gratuita

Telefone: 3066-2000

Título] NILZA MENDONÇA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ DE FORTALEZA

No dia 17 de outubro, às 14h, a culinarista, escritora e instrutora de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), Nilza Mendonça, recebe o Título de Cidadã de Fortaleza na Câmara Municipal de Fortaleza. Nascida em Guaraciaba do Norte, vive hoje na capital cearense, onde atua desde a década de 90 na área de alimentos e bebidas com experiência em docência aplicada à Gastronomia, realizando ainda consultorias e pesquisas com abrangência Norte e Nordeste.

O foco da sua pesquisa é o resgate e a valorização de insumos nativos nordestinos, que resultou na publicação do livro “Em busca dos sabores perdidos”, publicado pela Editora Senac Ceará. Em setembro, Nilza Mendonça também foi indicada pelo Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) para o edital Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), que visa à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Em reconhecimento à sua atuação, Nilza Mendonça foi eleita Personalidade Gastronômica na premiação Melhores do Ano de Prazeres da Mesa, durante o evento Mesa ao Vivo Ceará, em 2013. O prêmio a levou a palestrar no Mesa Tendências, durante o evento Semana Mesa SP, um dos mais importantes congressos gastronômicos da América Latina. Desde então, participa de diversos eventos em outros estados, representando e levando a cultura e a gastronomia cearense para todo o país. Como instrutora do Senac/CE, já participou de eventos como Festival Fartura Fortaleza; Festival Costume Saudável; Pitadas, Saberes e Sabores.

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.


Cursos] SENAC ABRE INSCRIÇÕES PARA MAIS DE 170 CURSOS NO ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2017

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) está com inscrições abertas para os cursos do último trimeste do ano. Com a chegada das datas festivas e das férias, surgem as vagas de emprego temporário e, consequentemente, as chances de ingressar ou voltar ao mercado de trabalho. Para quem está em busca de uma nova oportunidade profissional, o Senac oferta atualmente 173 cursos em diversas áreas, da formação básica, passando pela atualização e pelo aperfeiçoamento profissional, incluindo ainda os técnicos de nível médio. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cursos.ce.senac.br/.

As novas turmas estão disponíveis nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Iguatu e Maranguape. As oportunidades são para as áreas de Gestão e Negócios, Saúde, Beleza, Gastronomia e Produção de Alimentos, Segurança Alimentar, Informática, Artes, Design, Comunicação, Moda, Conservação e Zeladoria, Idiomas, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

“No Senac, as aulas unem a teoria à prática e às vivências do mundo do trabalho, formando profissionais preparados para enfrentar desafios e com postura ética. Os alunos aprendem com instrutores que possuem certificações nacionais e internacionais, além de contarem com laboratórios modernos e bem equipados”, destaca o diretor de Educação Profissional, Rodrigo Leite.

No portfólio do Senac/CE há diversas opções para quem também pensa em aproveitar as chances que surgem com as oportunidades de fim de ano. É geralmente nessa época que as empresas começam o processo de contratação de mão de obra para os empregos temporários e os cursos ofertados pelo Senac são referência no mercado. Em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Fecomércio/CE, 92% dos empresários avaliam positivamente os serviços prestados pela instituição.

Gestão e Negócios

O Natal abre um leque de possibilidades tanto para quem quer empreender, como para quem deseja uma vaga no mercado de trabalho. De 06 a 09 de novembro acontece o curso Intensivo de Vendas Para o Natal, no Senac Unidade Centro. Também nesse segmento, há vagas abertas para Negociação em Vendas, com aulas a partir do dia 09, no mesmo local.
A área de Gestão e Negócios conta ainda com vaga para Gestão Eficaz de Equipes, Assistente Administrativo, Excelência no Atendimento, Gestão de Pessoas, dentre outros. 

Idiomas

A partir de outubro iniciam as turmas de idiomas na unidade do Senac na Aldeota. Espanhol Básico I e Inglês Básico I, ambos de 60 horas, além do Conversação Intensiva  em Língua Inglesa, com duração de 15 horas. É uma oportunidade para quem quer aprender um novo idioma por meio de uma abordagem simples e fácil. No Senac os professores possuem certificado internacional.

Gastronomia e Produção de Alimentos

Para quem está interessado em conseguir uma vaga em restaurantes, buffets, hotéis e pousadas nesse período de festas, ou até mesmo empreender, no Senac Unidade Aldeota estão abertas as vagas para o curso de Preparação de Ceia Natalina, nas unidades Senac Centro e Aldeota.

Para quem está interessado em conseguir uma vaga em restaurantes, buffets, hotéis e pousadas nesse período de festas, ou até mesmo empreender, também é possível aprender a fazer Doces e Salgados para Festas, incluindo receitas de massas, recheios e coberturas diversas. As aulas acontecem esse mês nas unidades Senac Centro e Aldeota.
De olho na tendências de mercado, o Senac Ceará oferta também o curso de Hamburgueria, que ensina o preparo de hambúrguer, pães, molhos e sanduíches gourmets, como pão de macaxeira, maionese clássica temperada, hambúrguer prime de carne bovina, dentre outros. São duas turmas previstas no Senac Aldeota, nos dias 02 a 06 de outubro, de segunda a sexta-feira, e nos dias 11 de novembro a 09 de dezembro, aos sábados. No Senac Centro as aulas acontecem de 04 a 08 de dezembro, de segunda a sexta.

A área de Gastronomia e Produção de Alimentos está ainda com matrículas abertas para Confecção e Decoração de Bolos e Tortas, Técnico em Cozinha, Preparo de Pratos Saudáveis, Sobremesas Refinadas, Lugar de Homem é na Cozinha, e muitos outros.

Mais informações:  (85) 3270.5400
Programação de cursos e inscrições online: http://cursos.ce.senac.br/.

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.  

Esportes] Últimos dias para as inscrições do Triathlon Olímpico - II Etapa e provas festivas

Transição do Triathlon Olímpico - I Etapa

A federação informa a todos os triatletas que as inscrições para II Etapa do Triathlon Olímpico se encerram amanhã (14/10). As inscrições poderão ser realizadas hoje na sede da Fetriece das 07:30 as 12:30 hs e até amanhã nas Lojas Barcellos, Velo Sports e via depósito / transferência bancária.  A competição será realizada sábado  (21/10) na praia do Cumbuco - Caucaia/CE.

Confira a programação:

* ENTREGA DOS KITS:

19/10/2017 - Marina Park hotel 16:00 as 17:55 hs - Salão Escuna

* CONGRESSO TÉCNICO:

19/10/2017 - Marina Park hotel as 18:00 hs - Salão Escuna

Obs: Lembramos a todos que NÃO haverá entrega de kits no dia da competição.



Casa Cor Ceará 2017] Steel Frame: nova tecnologia reduz impacto ambiental e tempo de construção

 
Nova tecnologia poderá ser vista no "Bangalô da Serra", espaço elaborado pelo arquiteto Marçal Barros em parceria com a Multiformas Design, empresa responsável pela construção do local.

Construir uma casa não é tarefa fácil. Para quem decide assumir essa tarefa é preciso planejamento, mão de obra numerosa e qualificada, se preocupar com o descarte correto dos resíduos sólidos, fora o impacto ambiental gerado no processo de construção, que pode, a depender do tamanho, levar meses, ou até mesmo anos. Mas uma tecnologia ainda recente no Brasil pode mudar esse cenário: é o Steel Frame.


Aqui o concreto, o cimento e os tijolos são substituídos por uma estrutura de aço galvanizado (que é uma fina camada de zinco que impede a corrosão do aço). Até mesmo a madeira, que normalmente é usada para sustentação do telhado some do checklist de quem vai construir uma casa. Para dar celeridade, as estruturas já chegam pré-montadas da fábrica, precisando apenas colocá-las em seus devidos lugares. Depois é preciso apenas revestir as paredes, teto e piso.

"Quem vê a casa pronta, não consegue nem imaginar que por trás dessas paredes existe essa tecnologia. Isso porque é tão parecido com as casas que construímos de alvenaria, que não é possível você ver a olho nú essa diferença", afirma Alexandre Modesto, da empresa cearense Multiformas Design.

O "Steel Frame" é uma das tecnologias aplicadas pela Multiformas Design em suas construções. Apesar de relativamente novo no mercado, esse tipo de material já é aplicado há cerca de 100 anos em construções em países da Europa ou nos os Estados Unidos.

Além de permitir a redução do impacto ambiental, uma construção com "Steel Frame" abre um leque de possibilidades, segundo Alexandre. "Esse tipo de material te permite uma facilidade para construir e remodelar ambientes, porque basta apenas mudar a estrutura de local, e revestí-la novamente, e pronto, pode-se ter um novo ambiente. Você pode aumentar a sala, ou criar mais um quarto quando quiser", completa.

O Steel Frame também permite o transporte da estrutura para outro lugar. "Com esse material você pode simplesmente desmontar a sua casa e reconstruí-la em outro local. Nesse processo, você reaproveita 70% do material, o que te permite menor custo, diferente, por exemplo, de uma casa de alvenaria, que se você quiser mudar, terá que construir uma nova do zero", diz Alexandre.


Serviço:
Bangalô da Serra, na Casa Cor Ceará 2017
Local: Rua Zuca Acioli, 505 - Manoel Dias Branco
A partir do dia 05 de outubro

Horarios: 17h às 22h (terça a sábado); 16h às 21h (domingos)

Dança] Plataforma de acessibilidade da Bienal apresenta a Dança como instrumento de expressão e inclusão sociocultural

 
​Espetáculo “Die Einen, Die Anderen”, do grupo Giradança (RN). 
Foto: Bunno Martins

Com uma série de ações a Bienal abre possibilidades de trabalhar a dança com pessoas com autismo e deficiência física. Toda a programação é gratuita.

A Bienal Internacional de Dança do Ceará, em sua 11ª edição, tem em sua programação, pelo terceiro ano, a Plataforma de Acessibilidade, que busca aproximar a dança de pessoas que tenham alguma deficiência. Com dois principais eixos, difusão e formação, a acessibilidade em perspectiva contempla a realização em formatos acessíveis como libras e troca de saberes. Toda a programação tem acesso gratuito.

O artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, diz que não deve haver, em nenhum momento, discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião política ou religião. Outorgada, a declaração do corpo-gênese, entra em movimento e dança. Cria. E exalta a ode da diferença com a diversificada riqueza de gerações.

Apresentando a dança como uma possibilidade a mais de expressão, a plataforma tem como tema este ano “Diversidade e diferença”. O corpo que antes teimara em ser visto como “deficiente” se empodera da sua diferença se tornando um igual e tomando consciência de suas variadas formas de ser, dissertando assim sobre o direito a diversidade. Etnia, gênero e diferença são exemplos de características da diversidade humana que através do respeito e da equidade poder promover a igualdade, tolerância e respeito.

A Plataforma de Acessibilidade terá uma atividade inédita no contexto cearense, que é a prática pedagógica de dança para crianças e jovens com autismo. De acordo com o diretor artístico da Bienal de Dança, Ernesto Gadelha, no Brasil não há iniciativas que trabalhem dança com pessoas com autismo e mostrar essa perspectiva é uma forma de introduzir essa possibilidade de trabalho no contexto cearense. “Queremos despertar esse tipo de trabalho em dança. Não numa perspectiva terapêutica, mas como expressão, ou seja, o corpo em movimento, como elemento expressivo”, explica.

Tendo como base a temática do autismo, a professora e pesquisadora mineira Anamaria Fernandes, com o apoio dos graduandos em dança da UFC e da Associação TEAmo, ministra na Bienal a Residência “Poética da Diferença: criar e conduzir uma oficina de movimento e voz com pessoas autistas”. Será de 16 a 20 de outubro, das 13h às 18h, na Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes.

Como parte do Seminário Dança e Acessibilidade, a pesquisadora também conduzirá a Masterclass “Autismo e autoralidade: encontros e criações” com o professor francês Benôit Le Bouteiller, especializado na área da deficiência, doença e vulnerabilidade. Será no dia 18, às 19h30, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Para iniciar o debate, Anamaria exibirá o documentário "Un pas de côté" (Um passo de lado), produzido com o co-patrocinio do Ministério da Cultura francês, que retrata o trabalho que ela desenvolveu com jovens autistas em alguns ateliers de dança na cidade de Thorigné Fouillard, na França.

Para ampliar a percepção do que é a inclusão das pessoas com deficiência e de como pode ser feito o trabalho da dança com elas, o Seminário Dança e Acessibilidade contará com uma Roda de Conversa sobre “Corpo e Diferença – O que você é, ninguém pode ser”, no dia 25, às 15h, no auditório do Centro Dragão do Mar. A atividade será conduzida pelo bailarino cearense João Paulo Lima, pela companhia de dança contemporânea Giradança, do Rio Grande do Norte, que participa pela segunda vez da Bienal de Dança do Ceará e pelos mediadores Fausto Augusto Cândido e William Pereira Monte, da Associação PRODANÇA.

GIRADANÇA em “Die einen, die anderen”

Nesta edição da Bienal, a Giradança, que participa do Seminário Dança e Acessibilidade, traz o espetáculo “Die einen, die anderen” (2017 | 37min| Livre), um trabalho de cooperação entre a companhia e a coreógrafa alemã Toula Limnaios, desenvolvido no Brasil e em Berlim, na Alemanhã. O processo de criação é uma pesquisa comum entre as duas companhias, onde ao final elas se separam novamente. Projetado como um díptico, uma moeda com seus dois lados. A apresentação será no dia 26, às 20h, no Sesc Iracema.

Companhia de dança contemporânea criada em 2005 em Natal, no Rio Grande do Norte, pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, a Giradança tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências. Desde a sua estreia nacional, realizada no mesmo ano na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural, no Rio de Janeiro, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.

A XI Bienal Internacional de Dança do Ceará - 20 anos é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Enel e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Patrocínio: Petrobras, Banco do Nordeste e M. Dias Branco. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer-SEJEL e do Instituto ECOA, Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, e Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria da Cultura. Apoio institucional: Embaixada da França, Instituto Francês, TransArte, Consulado da França no Brasil em Recife, SESC-CE, Instituto Goethe, Governo do Estado do Paraná, Governo do Estado da Bahia e Governo do Estado de São Paulo. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Quitanda das Artes e Prodança. Realização: Proarte, Indústria da Dança, Theatro São João, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CCBJ e CCBN.

Programação da Plataforma de Acessibilidade da Bienal

RESIDÊNCIA
Poética da Diferença: criar e conduzir uma oficina de movimento e voz com pessoas autistas
Anamaria Fernandes (MG)
16 a 20 de outubro - 13h às 18h – Sala de Teatro do Porto Iracema das Artes - Fortaleza

OFICINA
Dança, Empoderamento e Diferença / Plataforma de Acessibilidade
João Paulo Lima (CE)
23 e 24 de outubro – 14h às 16h30 – SESC Iracema

SEMINARIO DANÇA E ACESSIBILIDADE

Masterclass: Autismo e autoralidade: encontros e criações
Anamaria Fernandes (MG) e Benôit Le Bouteiller (França)
18 de outubro – 19h30 – Auditório CDMAC - Fortaleza

Roda de Conversa: Corpo e Diferença – O que você é, ninguém pode ser
Cia Giradança (RN) e João Paulo Lima (CE).
Mediadores: Fausto Augusto Cândido e William Pereira Monte - PRODANÇA
25 de outubro - 15h – Auditório CDMAC – Fortaleza 


Dia da Criança] MRV promove ações para comemorar o Dia das Crianças




O público-alvo das atividades foram os pequeninos dos bairros Vila Velha e Maraponga

Nesta quinta-feira (12), as crianças dos bairros Vila Velha e Maraponga foram contempladas com atividades especiais em comemoração ao dia delas. No Vila Velha, a iniciativa é do site MRV Voluntários, que incentiva os colaboradores da MRV Engenharia a desenvolver ações beneficentes. Lídia Silva aproveitou esta oportunidade para realizar, no bairro onde mora há 17 anos, um dia cheio de surpresas para a criançada.



A ação recebeu mais de 300 crianças que residem na comunidade próxima ao condomínio Farol da Costa, empreendimento da MRV. “Fico muito feliz em saber que existem pessoas que têm essa atitude de ajudar. Ver crianças carentes sorrindo é gratificante”, conta Lídia.
Foi uma manhã de lazer, com muita brincadeira, pula- pula, piscina de bolinhas, oficina de balões, barraquinhas de cachorro quente, mini pizza e algodão doce. Na ocasião, ainda teve entrega de brinquedos educativos e kits escolar. Para saber mais sobre o site, basta acessar: www. mrvoluntarios.v2v.net

Além desta iniciativa, a MRV Engenharia também promoveu um dia de lazer para crianças que moram no bairro Maraponga. Na Praça das Artes, no For Life, com brinquedos e animadores. Na ocasião, os participantes ainda puderam doar brinquedos e materiais escolares, que serão destinados às crianças carentes da comunidade Vila Velha.



Durante a programação na Praça das Artes, os pais das crianças ainda puderam conhecer o apartamento decorado do empreendimento Alegria, disponível para visitação durante toda a ação.

Outubro] Especial Mês das Crianças: Shopping Parangaba divulga programação para o fim de semana



O Shopping Parangaba oferece durante este mês de outubro uma programação especial para a criançada. Para este fim de semana serão oferecidos: aula de zumba, teatro de bonecos, oficina de artes, brincadeira com animadores e muito mais.

No sábado (14), como parte das atividades do “Parangaba e Saúde”, será oferecida aula de zumba. A ação é realizada em parceria com a GreenLife Academias e tem início às 10h30, no piso L1, gratuitamente.

A partir das 16h, a criançada pode se divertir com as atrações do “Parangaba é Show”. Na programação estão: maquiagem fashion, brincadeiras com animadores, teatro de bonecos com a peça: “Os Três Porquinhos”, e oficina de artes para confecção de ponteira de lápis dos Três Porquinhos. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no piso L1.

No domingo, às 17h, a Cia Mix da Alegria apresenta o espetáculo: “O Homem Aranha”. As aventuras do personagem podem ser conferidas gratuitamente, também no piso L1.


Confira outras opções de lazer:

Brinquedoteka

O espaço interativo reúne brinquedos gigantes, com aproximadamente dois metros de altura, de jogos clássicos das décadas de 1980 e 1990. O espaço, também conta com dois grandes módulos, onde estarão os quatro videogames que marcaram época: Atari, Mega-Drive, Super Nintendo, Master System, todos prontos para serem jogados em televisores de 32 polegadas. A atração funciona de acordo com o horário de funcionamento do shopping (segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 14h30 às 20h30), no piso L1. O valor do ingresso é R$ 10,00 para cada 10 minutos de permanência.

Club dos Patins

A pista de patinação “Club dos Patins” está localizada no piso L2, e tem capacidade para receber até 50 patinadores, com idades entre 5 e 60 anos. Os ingressos para uso da pista custam R$ 10,00 por 30 minutos. Já aqueles que desejarem locar um patins e utilizar a pista pagam R$ 20,00 também por 30 minutos. A atração funciona de segunda a sábado, das 10h às 21h30 e aos domingos e feriados das 14h às 20h30.

Clubinho do Mar

O Clubinho do Mar é um espaço de recreação totalmente dedicado aos pequenos. O espaço fica localizado no piso L2, ao lado da loja Riachuelo, e segue o horário de funcionamento do shopping. O valor é de R$ 36,00 por uma hora de permanência e R$ 18,00 o tempo mínimo de 30 minutos.


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Carnabral 2017] Primeiro dia do Carnabral reúne cerca de dez mil pessoas


O Carnabral 2017 foi oficialmente aberto. Na noite desta quarta-feira (11), o cantor Xand Avião comandou o retorno do trio Aviões Elétrico e agitou uma multidão de foliões, em um circuito de 2Km, na Avenida Cleto Ponte, em Sobral.

De acordo com a organização do evento, o dia de Carnabral reuniu, cerca de, dez mil pessoas. A festa continua até o próximo sábado (14). Nesta quinta (12), se apresentam Bell Marques, Iohannes Imperador e Solteirões do Forró.






Teatro Infantil] Tem TIC no Dia das Crianças em Fortaleza e Sobral

Badi Assad Cantos de Casa 
Foto: Alfredo Nagib Filho

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará acontece de 06 a 12 em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral. Toda a programação tem acesso gratuito.

O Dia das Crianças será repleto de atrações do TIC em Fortaleza e Sobral. Na capital cearense, a programação do 7º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará termina nesta quinta-feira, 12 de outubro, mas em Sobral tem espetáculos até o dia 16. Confira o que o TIC reservou para este feriado nas duas cidades:

Em FORTALEZA

Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
9h, 10h e 15h - Recomendado para crianças com até 6 anos
11h, 16h e 17h - Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Local: Cinema do Dragão do Mar

16h e 17h - A Gruta da Garganta - La Casa Incierta (Brasil/ Espanha)
Recomendado para crianças entre 6 meses e 4 anos
Local: Teatro Sesc Iracema

17h - A Carta - Paolo Nani (Dinamarca/ Itália)
Recomendado para crianças a partir de 8 anos
Local: Theatro José de Alencar

17h - Ovelha Negra - Cia Pequod (Rio de Janeiro)
Recomendado para todas as idades
Local: Teatro Dragão do Mar

18h - Concerto em Ri Maior - Cia dos Palhaços (Paraná)
Recomendado para todas as idades
Local: Praça Verde do Dragão do Mar

19h30 - Cantos de Casa - Badi Assad (São Paulo)
Recomendado para todas as idades
Local: Praça Verde do Dragão do Mar

Na Praça Verde do Dragão, a partir das 16h, o TIC repete uma atividade que encantou o público infantil na edição de 2016, o Ilustra TIC. Ilustradores e crianças serão os criadores das obras de artes que darão o brilho na programação do Dia das Crianças. A ação contará com a participação dos artistas Rafael Limaverde, Julião Junior e Thyago Cabral, que vão criar personagens em esculturas de caixas de papelão.

Em SOBRAL

18h - Borboletário - Zepelim conte outra vez (Ceará)
Recomendado para crianças entre 6 meses e 4 anos
Local: Theatro São João

19h - Era Uma Vez Canta a Infância - Cia Prisma de Artes (Ceará)
Recomendado para todas as idades
Local: Theatro São João

19h - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças com até 6 anos
Locais: Terrenos Novos e Aprazível

19h40 - Mostra TIC na Tela - Curtas Infantis Franceses
Recomendado para crianças a partir de 6 anos
Locais: Terrenos Novos e Aprazível

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturágua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Fecomércio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.

SERVIÇO
7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. De 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral. Informações: (85)3048.6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. Programação GRATUITA.

ENDEREÇOS
THEATRO JOSÉ DE ALENCAR (R. Liberato Barroso, 525 - Centro, Fortaleza – CE)
TEATRO SESC IRACEMA (R. Boris, 90 - Praia de Iracema, Fortaleza -CE)
CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza – CE)

THEATRO SÃO JOÃO (Praça São João, 156 - Centro, Sobral – CE)