Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 21 de março de 2020

MARÇO] Prefeitura de Acarape vai doar 20 mil máscaras de imunização


  
Com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19), o prefeito do município de Acarape, o médico Franklin Verissimo, anunciou em suas redes sociais, neste dia 20 de março, a doação de 20 mil máscaras de imunização à população. A iniciativa pioneira no país, serve de exemplo aos demais gestores públicos, como ação de combate e conscientização pelo uso dos instrumentos e prevenção.

A aquisição de tecido tricoline 100% algodão, elástico e linha branca, serão doados aos profissionais de costura como matéria-prima para fabricação das máscaras. “Iremos pagar por cada máscara fabricada por nossos costureiros. Fizemos a doação do material, e assim, tenhamos geração de renda durante este período de quarentena. Ao todo, pouco mais de 20 costureiros irão fabricar e receber o pagamento direto da Prefeitura. A distribuição é gratuita por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social”, completa o prefeito Franklin.

O município desde a descoberta do covid-19, obteve um caso suspeito e não confirmado, como também, os profissionais receberam capacitação e treinamento para atendimento e encaminhamento as unidades na Capital. Até o momento, o município não registra nenhuma suspeita ou confirmação da doença.


Ainda em sua transmissão pelas redes sociais, o vice-prefeito, Alexandre Magalhães, antecipou que o Governo Municipal vai encaminhar uma proposição de matéria ao legislativo com o propósito de reduzir o encargo CIP (contribuição de iluminação pública), durante o período de 90 dias.

“Em Acarape, iremos fabricar nossas próprias máscaras e doar para a população. Faremos isso juntos com o povo pensando no bem-estar e saúde, de acordo com o plano de contingenciamento”, finaliza o prefeito.



MARÇO] Supermercado Pinheiro adota medidas de prevenção e tranquiliza a população sobre o abastecimento das lojas


 
 Desde a última segunda-feira (16), quando foi divulgado o primeiro caso de Covid-19 no Ceará, o Supermercado Pinheiro vem tomando medidas para auxiliar nos cuidados com seus colaboradores, parceiros e clientes. O supermercado tranquiliza a população sobre o fato de não fazer parte da lista de empreendimentos que devem fechar nos próximos dias com o novo decreto assinado pelo governador do Estado. Portanto, as lojas continuam funcionando, mas com horários um pouco diferentes.

A rotina dos supermercados mudou nos últimos dias e muitas pessoas preocupam-se com o funcionamento e com as medidas de prevenção. Limpeza redobrada nas lojas, reabastecimento dos produtos, reforço na entrega das compras pelo aplicativo e encerramento de atividades de lazer, como áreas de gastronomia, parques e cinemas, são algumas das ações adotadas pelo Bom Vizinho para evitar a disseminação do coronavírus. O único produto que está com a venda limitada por cliente é o álcool gel, diante da grande demanda dos consumidores. Fora este item, até o momento, todos os outros produtos estão sendo reabastecidos nas lojas normalmente conforme a venda do dia anterior.

Alexandre Pinheiro, diretor comercial e de marketing da rede, explica que a população não precisa fazer estoque de produtos, pois os pedidos estão sendo intensificados com os fornecedores para que não faltem nas gôndolas. “Queremos incentivar o consumo consciente. As pessoas precisam compreender que no momento estamos funcionando dentro da normalidade no que é possível, com algumas alterações de horários, e tomando todas as medidas que os órgãos competentes de saúde estão repassando. Além disso, estamos reforçando nosso sistema de entrega em domicílio através do nosso aplicativo para que não haja lotação nas lojas”, destaca o diretor.

O Bom Vizinho aproveita também para usar a rádio interna para informar os clientes sobre medidas de proteção, como a higienização das mãos, distância segura de 1.5m entre as pessoas nas filas, preferência para idosos, embora recomende-se que esses não saiam de casa. Além disso, a empresa disponibiliza álcool gel nas padarias e frente de loja e sabonetes nas pias para a limpeza das mãos. As áreas gastronômicas (self-service) estão fechadas, mantendo apenas a venda de pães e salgados para viagem e a higienização de carrinhos e cestinhas também está sendo feita com mais frequência. Todos os colaboradores que fazem parte do grupo de risco foram dispensados, além da rede adotar sistema de home office para as funções administrativas que podem ser realizadas de casa.


Horários diferenciados

Para colaborar em manter o menor número de pessoas nas ruas e evitar aglomerações, o Bom Vizinho alterou os horários de suas lojas e solicita aos clientes que as compras sejam feitas com agilidade e rapidez.  Seguem os novos horários:

7h às 21h – Maraponga, Sobral Junco, Aracati e Quixadá.

7h às 20h – Washington Soares, Messejana, Pan Americano, Mondubim, Praia de Iracema, Sobral Centro, Limoeiro do Norte, Acaraú e Itapipoca.



Aplicativo Compre Fácil Bom Vizinho

Como destacado pelo diretor Alexandre Pinheiro, uma das possibilidades de realizar as compras de forma mais segura é por meio do aplicativo da rede, que faz entregas em domicílio. Para baixar o App é simples, basta procurar por Supermercado Pinheiro no play store do smatphone. Depois de realizado o download do aplicativo, o cliente informa seu CEP para verificação de disponibilidade de entrega no local. Em seguida, o usuário é conduzido para a aba de produtos. Depois de analisar e escolher seus itens de compra, o cliente pode salvar a lista ou já realizar seu pedido, seguido da escolha de retirada na loja da Washington Soares ou entrega com data e horário marcados e da forma de pagamento.



Além de Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, o aplicativo também abrange os outros municípios onde existem lojas da rede. São eles: Sobral, Quixadá, Aracati, Acaraú, Limoeiro do Norte e Itapipoca. As compras online também podem ser feitas através do site https://loja.obomvizinho.com.br/.


MARÇO] Ceará tem 100% de aprovação em exame para especialista em Ortopedia e Traumatologia


 
Este é o quarto ano seguido em que os médicos do Ceará que fazem a prova nacional são todos aprovados

Todos os 15 médicos do Ceará que participaram do 49º Exame para Obtenção de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT) foram aprovados e agora são considerados membros titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Este é o quarto ano seguido em que o Ceará obtém 100% de aprovação na prova nacional, que é realizada anualmente em Campinas (SP). O exame é composto por provas escrita e oral (em que o médico é questionado sobre condições clínicas e realiza o diagnóstico), por exames físicos (o candidato demonstra que sabe examinar um paciente de forma correta) e de habilidades básicas em cirurgia, usando modelos artificiais de ossos e ligamentos.

O dr. Jonatas Brito, coordenador do XVIII Seminário da Residência Integrada de Ortopedia e Traumatologia (RIOT), atribui a conquista do Ceará ao bom preparo dos médicos proporcionado pelo formato da residência, que permite que os profissionais interajam com todos os hospitais e professores que fazem parte do programa.

"A prova de título da SBOT é a maior prova de especialidade médica do Brasil e a mais bem elaborada no meio médico, constituindo um ponto importante na formação do médico ortopedista. Anualmente, são mais de 1 mil candidatos testando conhecimentos para a obtenção do TEOT. O índice de reprovação anual é alto, em torno de 30%. O formato da RIOT já é referência em todo o Brasil por sua efetividade e gratuidade. No próximo ano, iremos mais uma vez em busca dos 100%."

Os residentes aprovados participaram do XVIII Seminário da RIOT, promovido pela SBOT-CE em fevereiro deste ano em Guaramiranga (CE).


MARÇO] Universidade Sem Fronteiras orienta idosos a exercitarem corpo, mente e alma durante o isolamento social


Em tempos de isolamento social, pessoas de todas as idades precisam ser criativas, para manter a saúde física, mental e emocional. Na Universidade Sem Fronteiras, que tem em sua maioria alunos com mais de 60 anos, as aulas estão suspensas desde o início da semana, mas os professores têm mantido contato diariamente com os discentes, com dicas para que eles se exercitem e ocupem o tempo com qualidade.

Zilma Cavalcante

A fundadora da Unisf, psicóloga Zilma Cavalcante, sugere que os idosos escolham um ou dois horários do dia para acompanhar o noticiário, de forma a não consumir por tanto tempo as notícias sobre a pandemia, que acabam gerando medo e angústia. 

Nas horas livres, uma das atividades que os 60+ podem desempenhar é a estratégia de coping. “Escolham um romance apaixonante e se dediquem a ler e mergulhar no mundo da ficção. Enquanto vocês estiverem lendo e acompanhando a história dos personagens, vocês alimentam seu cérebro com ideias interessantes e fazem uma verdadeira higiene mental”, sugere.

Trabalhos criativos, como crochê, tricô e bordado, para presentar amigos e família após o isolamento, também são recomendações da especialista. Se gostar e tiver interesse, o idoso pode fazer um diário, registrando como o mundo, o Brasil e o Ceará têm se comportando diante do novo coronavírus. “Este diário poderá servir como testemunho de um momento histórico vivido no mundo. Será também um exemplo de como se comportar diante do sofrimento, para a posteridade”, diz.

Outra dica da psicóloga é usar o telefone, não para consumir notícias e receitas mágicas, mas para telefonar para a família e para os amigos idosos. “Como você, eles também estão em quarentena, sem sair de casa. Este gesto de  solidariedade afetiva e social fará muito bem a cada um. Na ligação, poderão trocar ideias interessantes sobre como estão fazendo para povoar a solidão de maneira inteligente, feliz e lúdica”.

Entre uma atividade e outra, caminhadas dentro de casa são uma dica para exercitar o corpo. Por fim, Zilma recomenda que seja construído um apoio psicológico importante:  criar momentos de espiritualidade, lendo a Bíblia ou outro livro inspirador. “Estou fazendo isto todos os dias, comecei pelo Gênesis e está sendo apaixonante a leitura. Estou descobrindo a evolução da história do povo escolhido por Deus”, conta.
  

MARÇO] Covid-19: Alessandro Belchior Imóveis suspende atividades até 29 de março


Para bem servir seus clientes neste momento de pandemia de coronavírus, a Alessandro Belchior Imóveis montou uma operação on-line. Para eventuais contatos, a imobiliária trabalha a partir de do dia 20 em esquema de plantão via WhatsApp. A previsão para o retorno presencial nas unidades é dia 29 de março, de acordo com decreto estadual anunciado dia 19 pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana.

Para assuntos relacionados a:
Cobrança: (85) 9.8732-1219
Locação: (85) 9. 8732-1215
Jurídico: (85) 9.8944- 4343
Devolução: (85) 9.8969-4343
Venda: (85) 9 9633-3333

Sobre a Alessandro Belchior Imóveis

Com 30 anos de experiência, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. A empresa administra imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do interior. Como empresa socialmente responsável, a Alessandro Belchior Imóveis criou em 1992 o seu principal projeto social, o Amigos em Ação, que beneficia anualmente instituições filantrópicas com doações de alimentos.

MARÇO] Mercado Vida Saudável disponibiliza delivery gratuito em 10 bairros


O Mercado Vida Saudável, espaço com produtos e refeições plant based, seguindo as medidas orientadas pelo Governo do Estado, segue operando apenas com plataforma de delivery durante o período de quarentena. O serviço é gratuito para 10 bairros da cidade e os pedidos podem ser feitos através do WhatsApp do Mercado, no número (85) 98160.0292, ou pelo telefone (85) 2180.6349.


“Já estava nos nossos planos disponibilizar delivery das nossas refeições e produtos para os clientes. Assim, eles podem receber suas compras com o mesmo sabor e menu que o Mercado dispõe sem sair de casa, especialmente nesse período”, explica Patrícia Belo, proprietária do Mercado Vida Saudável.

Além dos bairros Meireles, Aldeota, Dionísio Torres, Praia de Iracema, Guararapes, Joaquim Távora, Cocó, Varjota, Papicu e Dunas, que podem pedir o delivery com entrega gratuita, outros bairros também podem fazer o pedido sob taxa de entrega.


Fotos: Kalebe Oliveira

Entre os produtos que podem ser pedidos, estão as kombuchas de diferentes sabores, que fortalecem o sistema imunológico e intestinal; os hambúrgueres veganos congelados de grão de bico, lentilha e quinua; e a coxinha vegana de carne de jaca, entre outros produtos. As refeições do Mercado, como o Baião Vida Saudável, as Esfihas Plant Based e o Bolo de Banana também estão disponíveis para pedidos. Para quem quiser curtir a Páscoa sem sair de casa, o Mercado Vida Saudável disponibiliza seis sabores de ovos de páscoa veganos. Entre os sabores, destacam-se o Ovo Trufado de Caramelo e o Ovo Crocks.

Sobre o Mercado Vida Saudável

O Mercado Vida Saudável, espaço voltado para o bem estar, sustentabilidade e alimentação de qualidade baseada no conceito plant-based, abriu suas portas em dezembro de 2019, na Av. Padre Antônio Tomás, coração da Aldeota.

Sob o comando dos empresários Patrícia Belo e Eduardo Humberto, o local conta com mais de 1.000 produtos alimentícios, de higiene pessoal, limpeza, beleza e pet shop de marcas conceituadas em todo o país, muitas chegando em Fortaleza pela primeira vez – e todas de origem vegetal, livres de crueldade animal.

Nas prateleiras, grãos, congelados, produtos to go, molhos, maquiagens, produtos de limpeza e até ração podem ser encontradas. Também há um espaço café que funciona todos os dias, com lanches, pratos principais, sucos e sobremesas.


MARÇO] O Boticário doa 1,7 tonelada de álcool gel para a saúde pública


O Boticário entra na valiosa corrente de amor que está se formando para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus no país. A marca, por meio do Instituto Grupo Boticário, vai doar 1,7 tonelada de álcool em gel Cuide-se Bem para o sistema de saúde pública de Curitiba, cidade onde está localizada a sede do Grupo.

“O Boticário acredita que, quando cada um faz a sua parte, o todo fica cada vez mais forte”, disse Aline Mori, diretora de marketing do Boticário. Além da doação ao SUS, a marca quer reforçar e conscientizar para outras medidas na prevenção da doença, disponíveis dentro de casa, como a importância da lavagem das mãos, com água e sabão. “É a recomendação mais indicada na prevenção da transmissão, podendo ser colocada em prática inúmeras vezes ao dia. Trata-se não só de autocuidado, mas de uma prática de amor e consideração com todos ao redor. O momento é de união e senso coletivo”, acrescenta.

O Álcool Gel Cuide-se Bem possui concentração de 78% de álcool etílico, que elimina cerca de 99,9% das bactérias.

Onde tem amor tem beleza.

#DoeAmor #OndeTemAmorTemBeleza


Sobre O Boticário   

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Comprometido com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Sobre o Instituto Grupo Boticário

O Instituto Grupo Boticário promove a transformação da sociedade apoiando e viabilizando projetos que promovam e potencializem o impacto positivo nas comunidades do entorno onde o Grupo Boticário possui operação. Com iniciativas voltadas à cultura, empreendedorismo e desenvolvimento social já beneficiou mais de 18 milhões de pessoas em todo o Brasil, valorizando as relações com as pessoas e engrandecendo seus repertórios.


MARÇO] Jardins Open Mall suspende funcionamento por prevenção ao novo Coronavírus


 
Diante do atual cenário de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o Jardins Open Mall suspenderá o funcionamento a partir desta sexta-feira (20) retornando suas atividades no próximo dia 1º de abril.

O Jardins Open Mall está alinhado com a sociedade em combate ao novo Coronavírus, tomando todas as recomendações solicitadas pelos órgãos públicos, resguardando a saúde de colaboradores e clientes.


MARÇO] Grand Shopping suspende funcionamento por prevenção ao novo Coronavírus


 
Diante do atual cenário de pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), o Grand Shopping suspenderá o funcionamento a partir desta sexta-feira (20), até o dia 01 de abril. Espaços como lojas, banco e cinema também não funcionarão neste período. A praça de alimentação estará em atividade apenas com o serviço de delivery.

O Grand Shopping está alinhado com a sociedade em combate ao novo Coronavírus, tomando todas as recomendações solicitadas pelos órgãos públicos, preservando a saúde de colaboradores, lojistas e clientes.

ARTIGO DE OPINIÃO] RH inclui a tecnologia na seleção de novos talentos


Profª. Alexsandra de Matos

As tecnologias inovadoras estão cada vez mais presentes no cotidiano dos profissionais de Recursos Humanos (RH), atuando como minimizadores diante dos inúmeros desafios enfrentados em suas atividades. No contexto empresarial, este setor vem desenvolvendo estratégias e ações de recrutamento e seleção aliada aos avanços tecnológicos e inovações nos processos de triagem de currículos, uma das etapas mais demoradas do processo de recrutamento. Com isso, surge a pergunta: Quais os desafios que o profissional de recrutamento e seleção possui em sua carreira na era da tecnologia?

Para o RH se tornar intra-empreendedor estratégico, deve investir em tecnologia da informação para aliar as exigências de mercado aos valores organizacionais em seus novos projetos, o seu olhar crítico-analítico, o domínio das exigências da função e o autoconhecimento. Não se pode também deixar de destacar o recrutador, que pode utilizar-se de sua experiência passadas para agregar valor contínuo na gestão de dados.

Atualmente, as corporações utilizam sistemas informatizados específicos de RH, aplicativos como o People Analytics para captação talentos, para informar a vaga aberta e para a pré-seleção. Alguns até usam as ferramentas sociais, como o Linkedin, para tal tarefa, onde o processo se torna mais ágil. A atividade de pré-seleção aliada à inteligência artificial, seleciona as informações processadas, tanto técnicas como qualificatórias e comportamentais. Mas profissionais qualificados surgem para desempenhar esta função com mais perfeição.

Mas para que isso seja adequado às exigências empresarias, o analista recrutador deve parametrizar de forma inteligente quais as habilidades que deseja nos candidatos, alinhando os valores e objetivos da instituição às ações dos colaboradores que nela atuam. Assim, conclui-se que a utilização de recursos digitais permite aos profissionais realizarem seu trabalho de forma mais hábil, rápida e eficiente. Além disso, diminui o tempo de espera, que já é bem vantajoso.

Escolha o sistema que melhor te atende e vamos começar a entrar na era digital! Vamos utilizar sistemas tecnológicos a favor da pré-seleção de novos talentos. O setor de recrutamento e seleção agradece!

Referencias:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 ed. Rev. Atual. Rio de janeiro: Elsevier, 2008.

FERREIRA, Paulo P. Administração de pessoas: 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Administração de RH: Um enfoque profissional: São Paulo: Atlas,1994.

KATSURAYAMA, Marlise; SILVA, Samuel Reis; EUFRÁZIO, Washingthon Napoleão; Rita SOUSA, Suely Araújo de; BECKER, Ma. Alice d´Ávilla. Testes informatizados como auxílio na seleção em recursos humanos. Psicologia: Teoria e pratica. vol.14, nº2. São Paulo: 2012. Disponível em : < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872012000200012 >.


Conheça o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



Profª. Ms. Alexsandra de Matos Gil
Professora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu
Doutoranda em Ciências Sociais e mestre em Antropologia de Iberoamérica

Março] Shopping Del Paseo fecha até 1º de abril


Funcionam apenas os Mercadinhos São Luiz, Extrafarma e Caixa Econômica Federal

O Shopping Del Paseo está temporariamente fechado a partir de hoje, dia 20 de março, até 1º de abril.
Entendendo que algumas operações são essenciais, continuam em funcionamento os Mercadinhos São Luiz, de 7h às 20h, Extrafarma, de 7h às 20h e Caixa Econômica Federal, de 10h às 16h.
O Shopping Del Paseo, desde o início das primeiras notícias relacionadas à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), acompanha de forma atenta a evolução do tema e seguirá atuando para ajudar o país a passar por este momento.

*Atentem para o horário de funcionamento do Mercadinhos São Luiz (7h às 20h). Anteriormente, havia sido informado que funcionaria até as 22h.*


Março] Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers é adiado para setembro


O 11º Congresso RTI de Provedores de Internet e o 13º Congresso RTI de Data Centers que aconteceriam em Fortaleza no mês de abril foram adiados para os dias 24 e 25 de setembro

Seguindo as orientações do Governo do Estado do Ceará e da Organização Mundial da Saúde de suspender eventos com aglomerações de pessoas para evitar a disseminação do coronavírus, a organização do Congresso RTI de Provedores de Internet e Data Centers adia o evento, que seria realizado nos próximos dias 15 e 16 de abril, em Fortaleza, para os dias 24 e 25 de setembro deste ano.

O congresso será realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e a programação continua mantida. Temas como 5G, WI-FI comunitário, indústria 4.0, transformação digital, compartilhamento de postes, inteligência artificial, internet das coisas, iniciativas de conectividade do facebook, interconvergência, gestão de infraestrutura em TI, e muitos outros serão abordados por mais de 40 palestrantes.

Participarão nomes como Jean Carlos Fernandes, sócio da JCF Advogados; Oswaldo de Freitas Alves, gerente de Projetos na RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa; Edson Luiz Ribeiro da Silva, diretor presidente da Globaltask; André Luiz de Alencar Arraes, Growth Manager Connectivity Solutions LATAM do Facebook; Fabio Casotti, gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras da Anatel; Mozart Araujo Albuquerque Mello, managing Director Latin America da Uptime Institute, e Gil Giardelli, CEO da 5Era Inteligência e Inovação Digital.

A programação está disponível no site:
http://rtiprovedoresdeinternet.com.br/11/programacao/




Março] Às vésperas de corte de 12% pela Petrobrás, gasolina cai 0,64% na 1ª quinzena de março


Conforme levantamento da ValeCard, Rio de Janeiro e Acre têm litro do combustível mais caro do Brasil. Os menores valores foram encontrados no Amapá e em Santa Catarina

O preço médio da gasolina comum no Brasil na primeira quinzena de março foi de R$ 4,653. Sob impacto das primeiras semanas do novo coronavírus no país, o valor registrou queda de 0,64% na comparação com o registrado em fevereiro (R$ 4,683) e acompanha um movimento de redução que já era esperado pelo setor, puxado pela queda dos preços cobrados nas refinarias. Nesta quinta-feira, a Petrobrás repassa mais um corte severo nos valores cobrados, desta vez com redução de 12%.

Conforme levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas, Rio de Janeiro (R$ 5,087) e Acre (R$ 5,033) são os estados com o combustível mais caro – ambos são as únicas unidades da federação onde o preço médio da gasolina comum passa de R$ 5. Já Amapá (R$ 4,080) e Santa Catarina (R$ 4,342) apresentaram os preços mais baratos do país.

Obtidos por meio do registro das transações realizadas na primeira quinzena de março com o cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 20 mil estabelecimentos credenciados, os dados mostram que Rio de Janeiro e Belém têm os preços mais altos entre as capitais – R$ 5,078 e R$ 5,027, respectivamente. As capitais com preços mais baixos são Curitiba (R$ 4,231) e João Pessoa (R$ 4,245).  
  
Fonte: ValeCard



Preço médio por Estado (R$) 
ESTADO 
Setembro 
Outubro 
Novembro 
Dezembro 
Janeiro 
Fevereiro 
Março - 1ªQ 
Rio de Janeiro 
4,894 
4,94 
4,975 
5,084 
5,127 
5,105 
5,087 
Acre 
4,982 
5,011 
4,94 
4,99 
5,019 
5,038 
5,033 
Minas Gerais 
4,748 
4,818 
4,841 
4,916 
4,942 
4,896 
4,866 
Pará 
4,797 
4,82 
4,817 
4,876 
4,885 
4,874 
4,855 
Mato Grosso 
4,648 
4,711 
4,726 
4,854 
4,899 
4,844 
4,831 
Piauí 
4,731 
4,798 
4,746 
4,831 
4,832 
4,834 
4,766 
Tocantins 
4,634 
4,713 
4,758 
4,843 
4,867 
4,823 
4,815 
Sergipe 
4,608 
4,662 
4,66 
4,767 
4,815 
4,797 
4,755 
Amazonas 
4,432 
4,468 
4,565 
4,414 
4,571 
4,793 
4,768 
Ceará 
4,659 
4,656 
4,55 
4,715 
4,769 
4,755 
4,689 
Alagoas 
4,649 
4,677 
4,702 
4,757 
4,79 
4,742 
4,718 
Espírito Santo 
4,638 
4,643 
4,632 
4,768 
4,789 
4,738 
4,677 
Rondônia 
4,591 
4,64 
4,66 
4,741 
4,762 
4,736 
4,725 
Goiás 
4,488 
4,574 
4,613 
4,722 
4,794 
4,733 
4,671 
Rio Grande do Sul 
4,316 
4,342 
4,49 
4,736 
4,789 
4,715 
4,679 
Rio Grande do Norte 
4,538 
4,64 
4,638 
4,785 
4,790 
4,69 
4,614 
Bahia 
4,623 
4,631 
4,632 
4,715 
4,718 
4,632 
4,657 
Maranhão 
4,503 
4,543 
4,598 
4,665 
4,668 
4,598 
4,569 
Pernambuco 
4,404 
4,507 
4,495 
4,599 
4,618 
4,592 
4,526 
Mato Grosso do Sul 
4,252 
4,301 
4,328 
4,447 
4,466 
4,568 
4,626 
Distrito Federal 
4,341 
4,387 
4,416 
4,629 
4,56 
4,53 
4,558 
Paraná 
4,237 
4,306 
4,347 
4,477 
4,511 
4,49 
4,458 
São Paulo 
4,157 
4,22 
4,252 
4,381 
4,463 
4,463 
4,438 
Paraíba 
4,412 
4,44 
4,481 
4,487 
4,500 
4,453 
4,409 
Roraima 
4,397 
4,492 
4,514 
4,566 
4,580 
4,452 
4,421 
Santa Catarina 
4,049 
4,086 
4,188 
4,383 
4,417 
4,364 
4,342 
Amapá 
4,445 
4,01 
4,19 
4,231 
4,206 
4,201 
4,080 
Preço médio 
4,524 
4,556 
4,583 
4,719 
4,762 
4,683 
4,653 
Fonte: ValeCard 
Menor preço das capitais está em Curitiba e João Pessoa

Entre as capitais, Curitiba (R$ 4,231) e João Pessoa (R$ 4,245) foram as que apresentam preços menores. Já Rio de Janeiro (R$ 5,078) e Belém (R$ 5,027) têm os valores mais altos.
CAPITAL 
Março – 1ªQ 
Rio de Janeiro 
5,078 
Belém 
5,027 
Rio Branco 
4,957 
Palmas 
4,809 
Aracaju 
4,781 
Belo Horizonte 
4,771 
Cuiabá 
4,757 
Manaus 
4,727 
Porto Velho 
4,706 
Teresina 
4,661 
Fortaleza 
4,617 
Salvador 
4,596 
Campo Grande 
4,583 
Goiânia 
4,565 
Natal 
4,562 
Brasília 
4,56 
São Luís 
4,524 
Porto Alegre 
4,523 
Florianópolis 
4,499 
Maceió 
4,496 
Vitória 
4,48 
Recife 
4,468 
São Paulo 
4,461 
Boa Vista 
4,433 
João Pessoa 
4,245 
Curitiba 
4,231 
Macapá 
N/I 
Preço médio 
4,619 
Fonte: ValeCard 

Sobre a ValeCard 
A ValeCard é uma das maiores empresas de meios de pagamento eletrônicos do Brasil e oferece soluções completas e integradas para gestão de frotas e benefícios.