Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 19 de março de 2020

Março] Empresa investe em tecnologia e educação ambiental para uso responsável da água



Agreste Saneamento aplica gestão eficiente e aposta na multiplicação do conhecimento

Arapiraca, 19 de março de 2020 – Com a chegada do Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22), fazer uma reflexão sobre o consumo responsável da água é fundamental para encontrarmos formas de evitar o desperdício desse líquido indispensável à vida e ao meio ambiente. Mas é possível fazer isso no dia-a-dia? Para a Agreste Saneamento sim. A empresa do grupo Iguá Saneamento que atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) através de uma parceria público-privada, assegurando melhorias nos sistemas de abastecimento em 10 municípios da região Agreste do Estado, entende que dá para aliar o uso de tecnologias e estratégias operacionais com ações de educação socioambiental.

O coordenador técnico operacional da Agreste Saneamento, Mikael Vasconcelos explica que a empresa desenvolve estratégias operacionais que reduzem as perdas de água. Um dos exemplos é a adoção de sistemas de circuito fechado nas Estações de Tratamento de Águas (ETAs), que reduz o índice a menos de 1%.

 “As ETAs funcionam no que chamamos de circuito fechado, no qual toda a água que seria descartada junto aos resíduos sólidos retorna para as etapas de tratamento, evitando assim o desperdício. Captamos, no último mês, mais de 2 bilhões de litros de água, o que corresponde a 72 milhões de litros coletados por dia. Tão importante quanto o volume captado, é o volume tratado. Em dezembro de 2019, tivemos mais de 2 bilhões de litros tratados”, destaca Vasconcelos.

A tecnologia é outro importante aliado, de acordo com o gestor. Mikael explica que há um monitoramento constante tanto físico quanto digital para identificar possíveis variações de pressões e vazões, o que pode indicar vazamentos no sistema de adução. Além disso, a empresa investe permanentemente na recuperação estrutural, como forma de manter os processos sempre funcionando plenamente.

Conhecimento multiplicado

A Agreste Saneamento também desenvolve ações de educação ambiental junto à comunidade. Desde 2014 a empresa recebe periodicamente visitas de grupos de estudantes - a partir de doze anos -, na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Arapiraca. Até agora mais de 3 mil visitantes puderam acompanhar de perto o processo de tratamento.

Com o sucesso da iniciativa, a empresa percebeu que podia fazer mais. E colocou em prática o projeto Agreste Itinerante, que leva o trabalho de conscientização até às escolas de forma lúdica para crianças da educação infantil. Desde então, já foram realizadas duas edições e alunos de seis escolas foram beneficiados.

"Sentimos a necessidade de alcançar as crianças menores, que por questões de segurança e logística, não podem participar das visitas técnicas nas Estações de Tratamento de Água. A empresa então decidiu promover a educação ambiental e o incentivo a práticas sustentáveis através de atividades lúdicas (musical, esquete de teatro, paródia, teatro de fantoches, dança ou contadores de história). Desta forma, abordamos temas como os processos de tratamento de água realizados na ETA Arapiraca e o uso racional dos recursos hídricos para instituições de educação infantil e fundamental, ampliando o alcance do público que não é atendido nas visitas técnicas à ETA Arapiraca", esclarece Neyla Queiroz, analista de gestão de pessoas da Agreste Saneamento.

Neyla Queiroz explica ainda que é preciso um olhar atento, principalmente dos setores envolvidos, no manejo dos recursos hídricos para o fomento de ações de conscientização.

"É fundamental a atenção que as empresas estão dando a projetos de cunho socioambiental, principalmente as que atuam diretamente com os recursos naturais, gerando esta responsabilidade diante das ações executadas tanto internamente, quanto externamente", reforça.

Sobre a Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Sanemento - A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.


Nenhum comentário: