Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 14 de janeiro de 2017

Rio de Janeiro – Carnaval] Madureira Shopping recebe exposição sobre a Portela

 
Shopping também sorteará fantasias da azul e branco e ingressos para o desfile


O Carnaval começou mais cedo no Madureira Shopping. Entre os dias 6 de janeiro e 02 de março, o empreendimento recebe a exposição "Raízes do Terreiro Azul e Branco", que retrata a rica discografia portelense com sambas do acervo musical da maior vencedora do carnaval carioca. Os visitantes poderão ouvir trechos de algumas dessas músicas. Além do material histórico da Portela, serão expostas algumas fantasias inéditas do Carnaval 2017 e realizadas ativações para distribuição de ingressos para ensaios e feijoadas da Agremiação.

A exposição funcionará todos os dias de acordo com horário de funcionamento do Shopping. Outra atração da loja, será um quiosque que fará venda de produtos oficiais da azul e branco, como camisas e bonés, com funcionamento diário, das 15h às 20h, a partir do dia 09 de janeiro.

 “O ‘casamento’ que começamos em 2015 é uma parceria que deve perdurar por longo prazo. Ficamos felizes em receber na nossa casa um acervo tão rico contando a história da maior campeã do Carnaval carioca. Os nossos clientes e os torcedores da Portela terão muitos benefícios com essa parceria”, revela Pâmela Dupret, gerente de Marketing do Shopping.

Os clientes do Madureira Shopping poderão ainda concorrer a oito fantasias para desfilar na Portela e a 16 ingressos para assistir aos desfiles do dia 27 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. Para isso, basta juntar R$ 150 em notas fiscais de compras no Shopping e trocar por um cupom.

Promoção
De 27 de janeiro a 19 de fevereiro, os clientes que comprarem a partir de R$ 150 em notas fiscais de produtos no Madureira Shopping poderão trocá-las por cupons para concorrem a 8 fantasias para desfilar na Portela e 16 ingressos para assistir aos desfiles do dia 27 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. Os cupons devem ser depositados na urna, ao lado do balcão da promoção, localizado na loja da Portela, no no 1º piso do Shopping. Os sorteios serão realizados às 10h20 nos dias:

Dia 03/02 = 1 Kit (4 ingressos arquibancada setor 1 + 4 camisas oficiais da Portela)
Dia 10/02 = 2 Kits (cada um com 3 ingressos arquibancada setor 12 + 3 camisas oficiais da Portela)
Dia 17/02 = 2 Kits (cada um com 3 ingressos arquibancada setor 13 + 3 camisas oficiais da Portela)
 Dia 20/02 = 2 Kits (cada um com 4 fantasias para desfilar na Portela, em ala a ser definida)

Parceria em 2017

O Madureira Shopping e a escola de samba Portela firmaram uma parceria para o ano de 2017. Tradicionais na Zona Norte carioca, ambos farão eventos ao longo do ano, a fim de criar um laço ainda maior entre os empreendimentos e os moradores do bairro. A parceria ainda conta com um camarote especial do Madureira Shopping na quadra da azul e branco e o Shopping contemplará clientes com ingressos para os diferentes eventos da escola.

São Paulo - Beleza] Sabrina Petraglia muda de visual com Celso Kamura

Atriz adotou o corte long bob

Celso Kamura e Sabrina Petraglia Na última quarta-feira, 11, a atriz Sabrina Petraglia abandonou o visual da personagem Shirlei, interpretada por ela na novela Haja Coração, da emissora Rede Globo.
"Optamos por um long bob, que é super versátil, prático e combina com todos os tipos de mulher", explica Celso Kamura, responsável pela mudança. Quem cuida da cor da atriz é o CK Artist Júnior Carvalho, do Ckamura SP.

  



Fotos: Patricia Canola

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Férias] Ferrovia Eyewear "invade" a Praia do Futuro

 
A Ferrovia Eyewear inicia o ano de 2017 repleta de novidades. A primeira já acontece a partir deste sábado (14), com uma "invasão" na Praia do Futuro. A grife de óculos lança a campanha "Ferrovia é a Cara do Verão", com ativações em diversas barracas, durante todos os fins de semana deste mês de janeiro, a partir das 11 horas.

No sábado, a barraca América do Sol estará abrindo a temporada de férias com a Ferrovia. Já no domingo (15), a invasão será na barraca Gran Royal, onde acontecerá uma pool party, a partir do meio dia. A ação contará com distribuição de brindes e protetor de sol personalizado para os carros.

HISTÓRIA

Atualmente, a Ferrovia conta com 48 unidades espalhadas pelo Ceará, Manaus, Belém, Piauí e Maranhão. Com foco também no atacado, a marca atende revendedores e lojistas de todo o Brasil em lojas específicas: Maraponga Mart Moda, Loja da Fábrica na Av. Bezerra de Menezes, em Fortaleza, e Juazeiro do Norte.

Dragão do Mar] Férias no Dragão – Ceará em Alta

Evandro Teixeira, Leila Diniz na Praça General Osório na Década de 1970
Coleção Particular

Na semana de 16 a 22 de janeiro serão abertas duas novas mostras: "Raimundo Cela - Um Mestre Brasileiro” e “A Arte da Lembrança - a Saudade na Fotografia Brasileira”, além de contar com espetáculos de teatro, dança e música, mostra de cinema e feirinha. A abertura das duas exposições será no dia 17, às 19h, totalizando seis mostras em cartaz. O Planetário agora abre também às terças e quartas.

O Férias no Dragão – Ceará em Alta segue com dezenas de atrações de música, teatro, dança, cinema e artes visuais, apresentações em sua maioria gratuitas. Entre os dias 16 e 22 de janeiro, a programação conta com show do pernambucano Di Melo, que lança em Fortaleza o disco “O Imorrível”. Artistas cearenses também apresentam seus novos trabalhos: Danchá com o single “Nêga”, contando com a participação de Liminha, que foi tutor do grupo no Laboratório de Música do Porto de Iracema das Artes e Daniel Groove com o álbum ‘Romance pra depois’ em CD. A programação traz ainda a Festa Tributo Brasileiríssimos, com homenagens a grandes artistas da música popular brasileira.

Acontece também a apresentação dos espetáculos de dança Vel_Cru,  do Centro Coreográfico Leandro Netto, e Prelúdios para Danças Caboclas da Cia Balé Baião,  e as peças teatrais O Cantil, do Teatro Máquina, e a montagem infantil D. Menina, do K’Os Coletivo. Em destaque, a vernissage de duas exposições, no dia 17 de janeiro: Raimundo Cela - Um Mestre Brasileiro e a mostra do Itaú Cultural A Arte da Lembrança - a Saudade na Fotografia Brasileira. Ao todo, o público poderá visitar seis exposições, incluindo: Miolo de Pote, Narrativas e Alteridade, Vaqueiros e Bestiário Nordestino.

EXPOSIÇÕES

RAIMUNDO CELA - UM MESTRE BRASILEIRO
Um dos maiores artistas cearenses, o pintor Raimundo Cela tem trajetória representada em retrospectiva imperdível nesta mostra individual. A exposição – que já passou pelo Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (MAB FAAP, em São Paulo) e pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA, no Rio de Janeiro) – chega à terra natal do artista com abertura no dia 17 de janeiro de 2017, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).


A ARTE DA LEMBRANÇA – A SAUDADE NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA
Mostra do Itaú Cultural, A Arte da Lembrança perfaz um percurso iconográfico deste sentimento pessoal e universal, a saudade, registrado nos trabalhos em exibição em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A mostra tem abertura no dia 17 de janeiro de 2017, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) e reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, em variados estilos e linguagens. São nomes de representatividade na produção fotográfica do Brasil, como Alcir Lacerda, Alberto Ferreira, Irene Almeida, Luiz Braga, Gilvan Barreto, Paula Sampaio e o cearense Márcio Távora.

Antes da vernissage de A Arte da Lembrança, o Itaú Cultural e o MAC-CE realizam um debate com mesa composta por Diógenes Moura e o fotógrafo cearense Tiago Santana, no dia 16 de janeiro, às 19h, no auditório do Porto Iracema das Artes. Intitulada "Um Processo Curatorial: Fotografia, Literatura e Existência", nesta mesa o curador conversa com o público sobre os dez anos de pesquisa que culminaram nessa exposição, e dialoga com o fotógrafo, que tem um trabalho voltado para a arte e a religiosidade.

ATRAÇÕES
O Férias no Dragão conta ainda com a feirinha Fuxico no Dragão, o Planeta Hip Hop e o Planetário do Dragão do Mar, agora também com sessões às terças e quartas-feiras, às 18h. Para a criançada, a diversão está garantida no Brincando e Pintando no Dragão do Mar e para os amantes da sétima arte, a 3ª edição da Mostra Retrospectiva 2016/ Expectativa 2017, no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, segue em cartaz. Serão 85 filmes, oficinas gratuitas, lançamento de livro e debates com os realizadores. A Mostra segue até o dia 25 de janeiro e terá filmes que foram destaques no circuito cinematográfico, em 2016, como Aquarius, Elle, Eu Daniel Blake, Julieta, As Caça Fantasmas e A chegada. Já a Expectativa 2017 apresenta, entre as novidades, O Ornitólogo, Martírio, A Cidade onde Envelheço, O Auge do Humano e Elon não Acredita na Morte. Também contará com clássicos como O Homem Que Caiu na Terra, Hiroshima Mon Amour, Blow Up, Fitzcarraldo, entre outros.

A semana segue ainda com teatro, dança e música. No dia 19 de janeiro, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, o Férias apresenta Vel_Cru (Centro Coreográfico Leandro Netto), um espetáculo de dança  que mergulha no contexto social dos segredos, das imposições, do medo, dos padrões, propondo questões variadas.

Também no dia 19, Di Melo apresenta o disco O Imorrível,  às 20h, no Anfiteatro (acesso gratuito e classificação indicativa de 18 anos). Passados 40 anos do lançamento de seu épico disco em 1975, o pernambucano de Recife executa o novo álbum de maneira fidedigna e com instrumentação completa. Nesta apresentação, serão executadas todos os clássicos do disco original e também as novas composições, registradas neste 2º álbum, lançado oficialmente no segundo semestre de 2015. O show apresenta ainda homenagens a artistas e gêneros musicais que Di Melo admira, como baião e frevo, e intervenções poéticas improvisadas do artista.
O dia 20 é para se emocionar com a dança “Prelúdios para danças caboclas”, da Cia Balé Baião. O espetáculo acontece às 19h, no Teatro Dragão do Mar (acesso gratuito e livre), apresenta em cena três corpos dançantes que se fazem “abertos para incorporar” suas ancestralidades caboclas: curandeiros, pajés e guerreiros, na vibratória de maracás, tambores, loas e clamores desnudando suas peles encarnadas pelo Urucum sagrado.

A sexta-feira (20) segue com a sonoridade do grupo Danchá lançando o single “Nêga” e participação especial de Liminha, às 20h, no Anfiteatro. Com um estilo particular, a partir das vivências entre os integrantes, suas perspectivas sonoras e seus diálogos sobre a vida, o Danchá mergulhou num laboratório musical de criação e surgiu com uma sonoridade completamente singular. Nesse show, a banda apresenta músicas de seu primeiro disco, todas de autoria do experiente cantor e compositor Danilo, num ritmo suingado e sedutoramente suave. O grupo faz uma leitura cool e atualizada de ritmos padrões do repertório brasileiro, com influências do reggae, da bossa nova e do hip hop americano.

E tem muito teatro no “Férias no Dragão”. No dia 21 de janeiro, o Dragão do Mar recebe o espetáculo “O Cantil”, do Teatro Máquina, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. O Cantil surge de uma leitura bastante específica de “A exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht, onde a palavra é suprimida, para que o gesto seja enfatizado e o trabalho dos atores possa ser refuncionalizado pelo exercício de demonstração e manipulação. Trata, portanto, de uma viagem sem espaço nem tempo definidos. Dois homens seguem à procura de algo. Para o patrão a viagem é urgente e aterradora, para o empregado é apenas objeto de seu ganha-pão. Entre os dois se estabelece uma relação nos extremos da desconfiança total e da pura subserviência, relação essa transfigurada pela ausência/presença do cantil.

Para animar os corações saudosos, tem Festa Tributo Brasileiríssimos, no sábado, dia 21, às 20h, no Anfiteatro, com ingressos à venda na bilheteria do Dragão do Mar e Lojas Chilli Beans. O show é uma homenagem a ícones da música brasileira e promete uma noite especial com os melhores shows em tributos a Cássia Eller, Raul Seixas e Legião Urbana. As atrações dessa edição serão Banda Salt (Cover oficial do Raul Seixas no Ceará), Banda CODA (Cover oficial do Legião Urbana no Ceará) e Luh Lívia (vocalista da Mafalda Morfina, interpretando músicas de Cássia Eller). Ainda no sábado, tem Planeta Hip Hop, às 18h, sob a cúpula do Planetário.

E tem teatro infantil para toda a família: “D. Menina”, do K'Os Coletivo, acontece no dia 22 e conta com duas sessões, às 16h e às 17h, no Teatro Dragão do Mar. A classificação indicativa é para bebês a partir de 6 meses. A vida de D. Menina é cuidar das suas plantas e dos seus animais. Seu maior pesadelo é saber que pode perdê-los. O espetáculo é uma representação do palhaço Pipiu, que transforma a realidade em sonho, mostrando a vida de D. Menina. Mergulhado nas nuances do lúdico, a peça envolve os espectadores sinestesicamente, provocando reações variadas nos bebês. Outra atração para o público infantil, também no domingo, é o Brincando e Pintando no Dragão, que apresenta o teatro de Fantoches da Cagece, das 16h às 19h, na Praça Verde.

Também a partir das 16h, na Arena Dragão do Mar, o Fuxico no Dragão traz expositores de produtos criativos e gastronômicos. A feirinha será animada pelo som do projeto Os Imperdoáveis, com os DJ´s Nego Célio e Gato Preto.

A semana encerra com show de Daniel Groove e lançamento do disco “Romance pra Depois”, às 20h, no Anfiteatro. Um dos destaques entre os brasileiros no Lollapalooza 2017, o músico cearense comemora com show em Fortaleza o lançamento de seu segundo álbum autoral em novas plataformas. No show no Dragão do Mar, o repertório incluirá canções de seus dois discos solo, como "Giramundo", “Canção de amor”, “Você Sabe Muito Bem o Que me Resta”, “Retrato”, “Bicicleta”, “Eu lembro do vento” e "Jardim suspenso". Daniel ainda toca canções inéditas e versões de clássicos da música brasileira.

PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO
O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica
através de caráter transdisciplinar em Astronomia. A novidade para estas férias é a oferta de sessões também às terças e quartas, às 18h, apresentando O ABC do Sistema Solar. De quinta a domingo, o Planetário segue com os horários regulares: 18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil) e 19h (Origens da Vida - sessão juvenil-adulto). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

O projeto Férias no Dragão – Ceará em Alta é uma realização do Instituto Dragão do Mar, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio da Cagece e da Secretaria das Cidades, e patrocínio do Itaú.

TODOS PELA ÁGUA
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), está apoiando a campanha contra o desperdício de água. Com a crise hídrica que o Ceará enfrenta, o Dragão do Mar aproveita a passagem de seus milhares de visitantes, neste período, para conscientizá-los sobre a importância do uso consciente da água. A Cagece também estará presente no Dragão, distribuindo água mineral para os artistas, em algumas atrações na Praça Verde e fará distribuição de material de campanha.

PROGRAMAÇÃO CINEMA
Cinema - Mostra Retrospectiva 2016 / Expectativa 2017
Ingressos: R$7/R$14 (terças-feiras tem valores promocionais com meia entrada para todos)

Segunda-feira (16)
13h20 - Como você é (Sala 2)
14h30 - As Mil e uma noites Vol. 1 O Inquieto (Sala 1)
15h15 - Mate-me por favor (Sala 2)
17h00 - As Mil e uma noites Vol.2 O Desolado (Sala 1)
17h15 - O Demônio de Neon (Sala 2)
19h30 - As Mil e uma noites Vol.3 O Encantado (Sala 1)
19h30 - Clarisse ou Alguma coisa sobre nós dois + Debate com Petrus Cariry (Sala 2)

Terça-feira (17)
14h00 - Cinema Novo (Sala 1)
15h00 - Boi Neon (Sala 2)
16h00 - Eles não usam black-tie + Lançamento do livro "100 melhores filmes brasileios" (Sala 1)
17h00 - As Montanhas se separam (Sala 2)
19h30 - São Bernardo + Debates com membros da Abraccine (Sala 1)
19h30 - Aquarius (Sala 2)

Quarta-feira (18)
14h00 - Neruda (Sala 1)
14h50 - O Tesouro (Sala 2)
16h00 - De Palma (Sala 1)
16h40 - Jovens, loucos e mais rebeldes! (Sala 2)
18h00 - Janis Little Girl Blue (Sala 1)
19h00 - Divinas Divas + Debate com Natara Ney (Sala 2)
20h00 - A Morte de Luís XIV (Sala 1)

Quinta-feira (19)
14h00 - Ela volta na quinta (Sala 1)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 2)
15h50 - Incompreendida (Sala 2)
16h00 - A Vizinhança do Tigre (Sala 1)
17h50 - Lua em Sagitário (Sala 1)
17h50 - É Apenas o fim do mundo (Sala 2)
19h40 - Elon não acredita na morte + Debate com Germano Melo (Sala 2)
20h00 - Maresia (Sala 1)

Sexta-feira (20)
14h20 - Creepy (Sala 1)
14h40 - A Assassina (Sala 2)
16h40 - O Lamento (Sala 2)
18h00 - Gritos e Sussurros (Sala 1)
19h30 - Rifle + Debate com Davi Pretto (Sala 2)
20h00 - Na vertical (Sala 1)

Sábado (21)
14h00 - A Economia do Amor (Sala 1)
14h00 - Estranhos no paraíso (Sala 2)
15h50 - Divinas Divas (Sala 2)
16h00 - Belos sonhos (Sala 1)
18h00 - Beduíno (Sala 2)
18h20 - Sangue do meu sangue (Sala 1)
19h40 - O estranho caso de Ezequiel + Debate com Guto Parente (Sala 2)
20h20 - O Auge do humano (Sala 1)

Domingo (22)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 1)
14h00 - O que está por vir (Sala 2)
16h00 - Mãe só há uma (Sala 1)
16h00 - Agnus dei (Sala 2)
17h40 - Do outro lado do Atântico (Sala 1)
18h10 - Precisamos falar sobre assédio (Sala 2)
19h30 - Mamma Roma (Sala 1)
19h40 - Câmara de Espelhos + Debate com Dea Ferraz (Sala 2)

PROGRAMAÇÃO TEATRO, DANÇA, MÚSICA E OUTROS
Dia 16 | Segunda
Debate "Um Processo Curatorial: Fotografia, Literatura e Existência"
19h > Auditório do Porto Iracema das Artes > Acesso Gratuito

Dia 17 | Terça
Planetário
18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
Abertura das exposições "Raimundo Cela - Um Mestre Brasileiro” e “A Arte da Lembrança - a Saudade na Fotografia Brasileira
19h > Museu de Arte Contemporânea do Ceará > Acesso Gratuito

Dia 18 | Quarta
Planetário
18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Dia 19 | Quinta
Planetário
18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil) e 19h (Origens da Vida - sessão juvenil-adulto). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
Vel_Cru – Centro Coreográfico Leandro Netto
19h > Teatro Dragão do Mar > Acesso Gratuito > Classificação: 16 anos #dança
Show Di Melo – Lançamento, em Fortaleza, do disco “O Imorrível”
20h > Anfiteatro > Gratuito > Classificação: 18 anos #música

Dia 20 | Sexta
Planetário
18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil) e 19h (Origens da Vida - sessão juvenil-adulto). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
Prelúdios para Danças Caboclas – Cia Balé Baião
19h > Teatro Dragão do Mar > Acesso Gratuito > Classificação: Livre #dança
Show Danchá – Lançamento de single “Nêga” com participação de Liminha
20h > Anfiteatro > Gratuito > Classificação: 18 anos #música

Dia 21 | Sábado
Planetário
18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil) e 19h (Origens da Vida - sessão juvenil-adulto). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
Fuxico no Dragão
Das 16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito
Planeta Hip Hop
Sempre às 18h, sob a cúpula do Planetário.
O Cantil – Teatro Máquina
19h > Teatro Dragão do Mar > Acesso Gratuito > Classificação: 16 anos #teatro
Festa Tributo Brasileiríssimos com Band Salt, Luh Lívia, Banda Coda
20h > Anfiteatro > Ingressos 1º lote: R$ 10/R$ 20 e 2º lote: R$ 15/R$ 30 > Classificação: 18 anos #música

Dia 22 | Domingo
Planetário
18h (O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil) e 19h (Origens da Vida - sessão juvenil-adulto). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).
Brincando e Pintando no Dragão do Mar, com Teatro de Fantoches (Cagece)
Das 16h às 19h > Praça Verde  > Gratuito
Fuxico no Dragão – com o projeto Os Imperdoáveis
Das 16h às 20h > Arena Dragão do Mar > Gratuito
Espetáculo “D. Menina” – K’Os Coletivo
16h e 17h > Teatro Dragão do Mar > Acesso Gratuito > Classificação: Para bebês a partir de 06 meses (lotação por sessão: 60 pessoas, incluindo adultos e bebês) #teatroinfantil
Daniel Groove lança ‘Romance pra depois’ em CD
20h > Anfiteatro > Gratuito > Classificação: 18 anos #música

PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÕES
RAIMUNDO CELA - UM MESTRE BRASILEIRO
Abertura no dia 17 de janeiro de 2017, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).

A ARTE DA LEMBRANÇA – A SAUDADE NA FOTOGRAFIA BRASILEIRA
A mostra tem abertura no dia 17 de janeiro de 2017, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE).

MIOLO DE POTE: A CERÂMICA CEARENSE PRIMITIVA E ATUAL
No Piso Intermediário do Museu da Cultura Cearense (MCC). Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

NARRATIVAS E ALTERIDADE - O OUTRO DE NÓS [ENCONTROS DE AGOSTO 2016]
No Piso Superior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

VAQUEIROS
No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

BESTIÁRIO NORDESTINO
Na Multigaleria. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

* PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES!

SERVIÇO
Férias no Dragão - Ceará em Alta
Data: 6 de janeiro a 18 de fevereiro de 2017
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Entrada: gratuitas e pagas
Retirada de ingressos
As atrações gratuitas do Teatro Dragão do Mar e Anfiteatro têm retirada de ingressos disponível 2h antes do início do espetáculo, nas bilheterias do Dragão.
Vendas de ingressos
As vendas dos shows pagos iniciam na terça-feira (3), a partir das 14h, na bilheteria do Dragão do Mar. As bilheterias funcionam de terça a domingo, das 14h às 20h.
Mais informações: http://www.dragaodomar.org.br/
FB.com/dragaodomar

@dragaodomar

Férias] Cúmplices de um Resgate e A Patrulha Canina são as atrações no fim de semana no Del Paseo

  
O Fim de Semana Divertido é uma iniciativa que traz ao Shopping Del Paseo atrações infantis como espetáculos, oficinas interativas, contação de histórias e brincadeiras surpreendentes todos os sábados e domingos. Todas as apresentações do Fim de Semana Divertido são de graça e acontecem no piso L1 do Shopping.


 
Confira o que está programado para este fim de semana:

Cúmplices de um Resgate. Produzida pelo grupo Cia. Mix da Alegria. A atração é baseada na novela infanto-juvenil de mesmo nome. A apresentação acontece nesse sábado, 14 de janeiro, a partir das 18h.

A Patrulha Canina. No domingo, 15, a diversão fica por conta também do grupo Cia Mix da Alegria com o show A Patrulha Canina. O espetáculo começa às 17h.

Além disso, o Del Paseo está com a promoção Estacionamento Grátis. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos espaços gourmet, no Game Station ou na loja Baby Dog, o estacionamento sai gratuitamente. A promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e sábados e domingos, o dia todo.

Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo

Twitter e Instagram: @delpaseo

Palestras] Estratégias de Mercado é tema de palestra do “Parangaba e Negócios”

 
Nesta sexta-feira (13), os lojistas do Shopping Parangaba vão aprender mais sobre "Estratégias de Mercado", para aplicar no dia a dia das vendas no empreendimento. Uma palestra será ministrada às 8h30 pela mestra em Administração, Valdenia Maria Lima, professora da Faculdade Maurício de Nassau. A ação faz parte do projeto "Parangaba e Negócios", desenvolvido para incentivar a capacitação dos lojistas e comerciários do shopping, visando sempre o bom atendimento ao cliente.


Serviço:

Parangaba e Negócios

Data: 13/01/2016

Horário: 8h30


Endereço: Rua Germano Franck, 300 – Parangaba – Fortaleza / CE

Cinema] Milhares de fãs curtiram ao vivo a presença do Christian Figueiredo na pré-estreia do seu filme “Eu Fico Loko” no Kinoplex North Shopping Fortaleza




Muitos adolescentes estiveram ontem conferindo de perto o ídolo do momento, o Youtuber Christian Figueiredo. O catarinense de 22 anos é um dos fenômenos mais visto no YouTube.  Christian compareceu na sessão de pré-estreia do seu primeiro filme “Eu Fico Loko” no Kinoplex do North Shopping Fortaleza pela manhã.
Durante a coletiva de imprensa no cinema, Christian atenciosamente atendeu a imprensa falou de sua carreira e até tirou muitas fotos com os fãs.
Christian Figueiredo começou no teatro aos 14 anos. Gosta também de filme de terror, já lançou 03 livros e esse ano pretende continuar investindo na carreira de atuação em projetos paralelos. Segundo ele não pretende abandonar o Canal no YouTube.

Confira o vídeo da chegada do Christian Figueiredo no Kinoplex do North Shopping Fortaleza 

INTERATIVE TV

O longa conta a história de sucesso do menino que conquistou 6,8 milhões de seguidores pelo Brasil. São as crônicas que estão em seu primeiro livro em ordem cronológica. “Eu Fico Loko” chega aos cinemas a partir de hoje (12) no Brasil. Confira a programação dos cinemas em sua cidade. 

Christian Figueiredo e o Jean Claude (jornalista)

Kinoplex do North Shopping Fortaleza


Curso Gratuito] Aberta as inscrições para o Japonês básico gratuito para a comunidade


Se você gostaria de aprender Japonês, então aproveite então essa oportunidade. Esta aberta à temporada de inscrições para mais um curso de Japonês Básico. As aulas são Destinado para jovens a partir de 15 anos de idade, e  acontece somente as segundas-feiras das 16h às 17h40, na Faculdade Integrada da Grande Fortaleza - FGF   (Av. Porto Velho, 401 - João XXIII em Fortaleza / CE). E as vagas são limitadas.

Mais Informações: (85) 3299 - 9900 - Ramal 45 - das 14:00hs às 17:00hs ( Segunda à Sexta).

Esportes] CONTAGEM REGRESSIVA: FALTAM 13 DIAS PARA ENCERRAR AS INSCRIÇÕES DA I ETAPA DO SPRINT

Confira seu kit


Fetriece informa que faltam 13 dias para encerrar as inscrições do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon - I Etapa. A competição será realizada no dia 18/02, no Marina Park Hotel.

Obs: Continuam abertas as filiações 2017. Para os que desejarem concorrer a 05 vagas para o Ironman 70.3, é necessário fazer uma doação de uma cesta básica ou o valor de R$: 30,00.

Dados bancários:

- Banco Bradesco: Agência: 0643 - Conta 12384-6 
- Banco do Brasil: Agência: 3655-2 Conta 28734-2
  Federação de Triathlon do Estado do Ceará

  CNPJ: 00.869.949/0001-22

Mostra] Prefeitura de Fortaleza promove I Mostra Cultural Comunidade em Pauta da Rede Cuca

 
As apresentações acontecem nos dias 14, 21 e 28 de janeiro

A Rede Cuca é um espaço de desenvolvimento artístico e cultural dos jovens de Fortaleza. E com objetivo de incentivar ainda mais a participação da juventude na formação e ampliação desse tipo de grupos, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, promove a I Mostra Cultural Comunidade em Pauta da Rede Cuca, que vai acontecer nos dias 14, 21 e 28 de janeiro, na Rede Cuca Mondubim, Barra e Jangurussu, respectivamente.

As inscrições foram realizadas entre os dias 12 de dezembro de 2016 a 09 de janeiro deste ano, por meio de formulário eletrônico e na própria Rede Cuca. Foram efetivadas 39 inscrições para o evento, entre apresentações solo de dança e em grupos, além de mostras teatrais, que terá a primeira fase realizada no próximo sábado (14/01), na Rede Cuca Mondubim.

As atividades da I Mostra Cultural Comunidade em Pauta da Rede Cuca serão divididas em quatro etapas, entre workshop sobre produção cultural, oficina de passagem de som, um encontro criativo com os representantes dos grupos e finalizando o evento com as três fases de apresentações na Rede Cuca.

Saiba mais:

O Comunidade em Pauta é um programa que trabalha com a cessão de espaços dos equipamentos da Rede Cuca para grupos da comunidade utilizarem, como a sala de artes cênicas e o ginásio, por exemplo. Além de desenvolver a perspectiva formativa dessas pessoas com temáticas sobre Direitos Humanos. Todo mês acontece uma reunião com os interessados a utilizar os equipamentos municipais.



Cronograma

I Mostra Cultural Comunidade em Pauta da Rede Cuca

- Workshop sobre produção cultural, na Rede Cuca Mondubim, 12/01, das 19h às 21h;

- Oficina de passagem de som, na Rede Cuca Mondubim, 13/01, da partir das 18h;

- Encontro criativo com os representantes dos grupos, na Rede Cuca Mondubim, nos dias 17/01 e 18/01, das 19h às 21h;

- Apresentações da I Mostra Cultural Comunidade em Pauta da Rede Cuca, nos dias 14, 21 e 28 de janeiro, a partir das 18h, na Rede Cuca Mondubim, Barra e Jangurussu, respectivamente.
  


Mais informações:
Diretoria de Promoção de Direitos Humanos

Cuca Barra: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará
Telefone: 3211-4316

Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/n – Mondubim
Telefone: 3499-0024

Cuca Jangurussu: Avenida Presidente Castelo Branco com Avenida Contorno Leste – Jangurussu

Telefone: 3444-6208

Atração] Atração leva esculturas de animais em tamanho real ao North Shopping Jóquei

 
Imagine como seria caminhar entre animais de diversas espécies em tamanho real, como dinossauros e macacos. Essa é a atração que o North Shopping Jóquei proporciona ao público a partir de sexta-feira, dia 13, com a exposição Labirinto Selvagem. O espaço fica no Piso 1, próximo à loja Ri Happy.

A mostra interativa, baseada em filmes e no imaginário popular, traz um mundo selvagem com grandes esculturas, réplicas de Velociraptors, Triceraptors, um crânio de Tiranossauro Rex, além de uma cabeça de King Kong com 1,70m de altura.

“Entrar em um labirinto, cheio de mistério e suspense, onde a cada instante somos desafiados a conter um animal que pode estar solto, é uma experiência que mistura medo e curiosidade, causando ainda mais emoção a quem visita”, conta Roobertchay Rocha, idealizador do evento.

Serviço: Labirinto Selvagem no North Shopping Jóquei. De 13 de janeiro a 24 de fevereiro, de 14h às 22h (segunda a sexta), de 10h às 20h (sábado) e de 13h às 21h (domingo) no Piso 1, próximo à loja Ri Happy. Entrada: R$ 10,00. Informações: (85) 3403.7042 e www.northshoppingjoquei.com.br


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Doação] Faculdade CDL entrega alimentos para três entidades sociais de Fortaleza

A Faculdade CDL, consciente de seu papel como instituição socialmente responsável, que estimula a inclusão e a cidadania, vai distribuir alimentos não perecíveis arrecadados durante as inscrições de cursos pockets (de curta duração) da programação “Varejo para Todos”.

De acordo com a coordenadora da instituição de ensino, Meirijane Anastácio, a instituição está sempre buscando desenvolver práticas que contribuam para o bem-estar social. “Até agora, foram arrecadados 263 quilos de alimentos, entregues a uma das três instituições escolhidas” comenta.

Nesta quarta-feira, 11, o Lar Amigos de Jesus, que presta assistência às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, especialmente em razão de problemas de saúde ou por dificuldade de realização de tratamento especializado, será a segunda instituição beneficiada pela ação.

A primeira doação aconteceu na última terça-feira, 10, na sede da Faculdade CDL, que entregou ao Lar Torres de Melo 263 quilos de alimentos arrecadados. A entidade acolhe pessoas idosas vulneráveis ou em situação de risco social.


Próxima doação
Na próxima sexta-feira, 13, será a vez do Abrigo Tia Júlia, que atende crianças na condição de abandono ou impossibilitadas de permanecer com a família, enquanto são tomadas medidas de retorno ao lar ou de possível adoção. 


  

Sustentabilidade] MRV ENGENHARIA BATE META E REALIZA PLANTIO DE MAIS DE 128 MIL ÁRVORES EM 2016

Foto: Marcos Peron

A MRV Engenharia inicia o ano de 2017 com uma boa notícia que influencia diretamente na qualidade de vida dos moradores de todas as regionais onde está presente. Líder nacional no segmento de imóveis econômicos com mais de 37 anos de mercado, a empresa mantém e reafirma seu compromisso de contribuir com o meio ambiente nas mais de 140 cidades onde está presente. No ano passado, a MRV plantou 128.023 árvores, destas 15.056 árvores foram plantadas no Nordeste.

“Batemos a meta estabelecida para o período, o que não significa que vamos nos acomodar com as ações que precisam ser realizadas em prol do desenvolvimento sustentável. A MRV tem a sustentabilidade como valor e vai continuar promovendo ações como o plantio de árvores em todos os municípios onde está presente”, reforça o gestor executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), José Luiz Esteves da Fonseca.

Na regional São Paulo, o número de espécies plantadas foi o maior em todo país, com 36.146 árvores plantadas, seguida da regional Ribeirão Preto com 19.356 espécies, e do Rio de Janeiro com 16.409 árvores.  Em todos locais do plantio, a MRV seguiu as orientações das diretrizes governamentais e secretarias de meio ambiente, privilegiando o uso de espécies nativas e que estejam adequadas ao clima e ao solo das cidades onde foram plantadas.


Segundo José Luiz da Fonseca, a empresa plantou em 2016 o equivalente a 85 campos de futebol. “Desde 2010 plantamos 758.028 árvores, número que corresponde a 505 campos de futebol e queremos investir cada vez mais em ações sustentáveis que garantam a qualidade de vida para as gerações atuais e futuras, pois nós da MRV acreditamos que investir em ações sustentáveis faz parte do nosso dia a dia”, ressaltou o gestor. 

2017] Shopping Parangaba: Pechincha Day oferece descontos de até 70%


Com o objetivo de alavancar as vendas no início do ano, o Shopping Parangaba realiza em janeiro o “Pechincha Day”, que reúne lojas de vários segmentos para oferecer descontos aos clientes. A liquidação terá duração de 10 dias e conta com a variação de 40% a 70% na redução dos preços dos produtos.

A oportunidade única de aproveitar descontos expressivos terá início no dia 12.01 e segue até o dia 22.01. A expectativa é gerar um crescimento de 12% nas vendas e 15% no fluxo, comparado ao mesmo período do ano passado.


Todas as lojas participantes do “Pechincha Day” estarão sinalizadas com materiais gráficos da campanha. Mais de 80 lojas já confirmaram participação na liquidação, como: Centauro, Sandelly, Aliança de Ouro e Athos, Branks, O Boticário, Ri Happy, Maresia, London, dentre outras. Além disso, o shopping vai organizar uma exposição de looks no mall, para que os clientes conheçam algumas peças e lojas que estarão em liquidação.  

Evento] VIII Mostra de Música Petrúcio Maia acontece de 17 a 22 de Janeiro na Praia do Futuro

Além dos 30 selecionados, também participarão da Mostra seis artistas/bandas finalistas do I Festival de Música da Juventude

A Mostra de Música Petrúcio Maia, desde sua primeira edição, atende a uma demanda crescente de músicos na cidade. Com as transformações tecnológicas na produção musical, há um considerável número de bandas, músicos, coletivos e artistas que trabalham de modo independente e necessitam expor suas produções. E em 2017 não poderia ser diferente!

Assim, de 17 a 22 de janeiro, a Praça da Paz Dom Hélder Câmara (antiga Praça 31 de Março), na Praia do Futuro, vai receber a oitava edição da Mostra, que já se tornou um dos eventos mais aguardados entre os admiradores e entusiastas da música independente. No palco, 30 atrações, selecionadas por meio de Edital, prometem mostrar ao público o talento e a pluralidade musical cearense, com estilos que variam do punk ao tradicional samba, passando pelo rap, forró, instrumental e reggae, entre outros.

São elas: Plenitude, Slide Groove, Renegados, Natanael Quinteto, Andrézão GDS, Capotes Pretos na Terra Marfim, Marco Fukuda, Por um Trio, Daniel Sansil e os Malucos do Brasil, Lil Balack, Plastique Noir, Lidia Maria, Marimbanda, Danchá, Casa de Velho, Nonato Lima, Alysson dos Anjos, LILT, Old Books Room, Andrea Manoel, Lélis, Cambará, Jack The Joker, Caio Castelo, Gustavo Portela, Gabriel Yang, Murmurando, Tripulantes da Sabiabarca, David Avila, Nayra Costa & Los Flenkys Boys.

Para o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Evaldo Lima, o evento é uma oportunidade para cenário autoral da música cearense. “A Mostra Petrúcio Maia  valoriza a cultura da cidade, do rock ao forró pé de serra, sem restrição de gênero musical. Fortaleza ainda carece de espaços de incentivo à música autoral e nosso objetivo é continuar ações que já foram adotadas pela cidade, como este evento, além de oferecer novas oportunidades para esses artistas”, enfatizou o secretário.

Uma das novidades esse ano é a participação de seis artistas/bandas finalistas do I Festival de Música da Juventude, realizado em 2016, que são: Indiada Buena, Nafandus, Projeto Acorde, Projeto Rivera, Fellipe Lustosa e Original Rap Cearense. A ideia é incentivar e dar visibilidade aos jovens músicos da cultura local e que possuem planos profissionais.

Durante a Mostra, cada atração terá 30 minutos para se apresentar. Das 36 bandas/artistas, o júri selecionará seis projetos musicais para a final, que ocorrerá no domingo, dia 22 de janeiro, às 18h. Dos seis finalistas, três serão selecionados para receber o Prêmio para Circulação no valor de R$ 15.000,00. Vale salientar que todos os seis projetos da final também receberão cachê de R$ 1.800,00.

A seleção dos seis Projetos Musicais para compor a final da Mostra, bem como os três Projetos Musicais contemplados com o Prêmio para Circulação, será realizada por uma Comissão de Jurados formada por três profissionais conceituados e atuantes no mercado da música em Fortaleza. A escolha dos três vencedores também contará com participação popular durante os shows, por meio de votação via internet.

Praça Dom Hélder Câmara

A escolha da Praça da Paz Dom Hélder Câmara para sediar a oitava edição da Mostra   está alinhada aos objetivos da nova gestão da Secultfor, em priorizar a ocupação artística nos mais variados espaços públicos da cidade. Ressalta-se que  a praça mudou de nome – antes chamada 31 de Março – por meio de uma iniciativa do secretário da Cultura, Evaldo Lima, enquanto atuava como vereador na Câmara Municipal de Fortaleza. A mudança, por meio de um Projeto de Lei, teve a intenção de retirar a homenagem a data do golpe militar de 1964.

Para o secretário, a alteração significa vitória contra as marcas dos anos sombrios que atravessaram décadas em formato de homenagem, quando na verdade são motivo para tristeza e indignação. “Pelo incentivo de uma cultura de paz em nossa sociedade, nada mais justo de incluirmos no nome da Praça Dom Hélder esta terminologia, haja vista que foi esta pessoa tão ilustre para Fortaleza, um promovedor da paz e justiça social”, ressalta Evaldo Lima. Dom Hélder Pessoa Câmara foi um grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.

Arte e gastronomia

Assim como na edição anterior, a Mostra contará ainda com a Feira de Artes e Gastronomia, que movimentará ainda mais o evento neste ano. Durante os seis dias de Mostra, além das 36 atrações musicais que subirão ao palco, o público presente poderá visitar e conhecer diversos expositores com produtos ligados à moda, arte e design, além de experimentar delícias com preços acessíveis, aproximando o visitante dos chefs e de diferentes sabores dos diversos segmentos da gastronomia local.

Sobre os jurados

Amaudson Ximenes: é cientista político, com mestrado em Políticas Públicas, guitarrista e fundador da banda de death metal Obskure, presidente da Associação Cearense do Rock (ACR) e produtor de eventos culturais como Forcaos e Rock Cordel

Nádia Sousa: possui vasta experiência em gestão e produção cultural, planejamento e coordenação de ações educacionais e socioculturais.

Luciano Almeida: jornalista e crítico musical com 22 anos de experiência, passou pelas redações dos principais jornais de Fortaleza, além de acompanha de perto o movimento artístico musical da cidade.


Programação


TERÇA-FEIRA, 17/01

18h às 18h30 - PLENITUDE
18H45 às 19H15 - SLIDE GROOVE
19H30 às 20H -  RENEGADOS
20H15 às 20H45 - NATANAEL QUINTETO
21H às 21H30 - NAFANDUS
21H45 às 22H15 - ANDREZÃO GDS
22H30 às 23H - CAPOTES PRETOS NA TERRA MARFIM

QUARTA-FEIRA, 18/01

18h às 18h30 - PROJETO ACORDE
18h45 às 19h15 - MARCO FUKUDA
19h30 às 20h -  POR UM TRIO
20h15 às 20h45 - DANIEL SANSIL E OS MALUCOS DO BRASIL
21h às 21h30 - LIL BALACK
21h45 às 22h15 - PLASTIQUE NOIR
22h30 às 23h - LIDIA MARIA

QUINTA-FEIRA, 19/01

18h às 18h30 - PROJETO RIVIERA
18h45 às 19h15 - MARIMBANDA
19h30 às 20h - DANCHÁ
20h15 às 20h45 - CASA DE VELHO
21h às 21h30 - NONATO LIMA
21h45 às 22h15 - ALYSSON DOS ANJOS
22h30 às 23h - LILT

SEXTA-FEIRA, 20/1

18h às 18h30 - ORIGINAL RAP CEARENSE
18h45 às 19h15 - OLD BOOKS ROOM
19h30 às 20h - ANDREA MANOEL
20h15 às 20h45 - LÉLIS
21h às 21h30 - CAMBARÁ
21h45 às 22h15 - JACK THE JOKER
23h15 às 23h45 - CAIO CASTELO

SÁBADO, 21/1

18h às 18h30 - FELLIPE LUSTOSA
18h45 às 19h15 - GUSTAVO PORTELA
19h30 às 20h - GABRIEL YANG
20h15 às 20h45 - MURMURANDO
21h às 21h30 – INDIANA BUENA
21h45 às 22h15 - TRIPULANTES DA SABIABARCA
22h30 às 23h - DAVID AVILA
23h15 às 23h45 - NAYRA COSTA & LOS FLENKYS BOYS


DOMINGO, 22/1

FINAIS, de 18h às 22h30


Sobre a Mostra de Música Petrúcio Maia

A Mostra de Música Petrúcio Maia já se consolidou no calendário cultural de Fortaleza e vem se tornado um dos eventos mais importantes para a cena autoral cearense. Na última década, tem acompanhado o cenário musical local, apresentando um panorama da nossa música, bem como realizando um mapeamento da produção e das novas gerações de artistas.

De 2006 – ano de sua primeira edição – até 2015, a Mostra contou com mais de 350 artistas e grupos participantes. O evento homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada” e parceiro de Fausto Nilo na música ´Dorothy L´amou´, entre outros clássicos da música cearense.

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza acredita na ocupação da cidade por meio de um diálogo entre artistas locais e nacionais, a fim de promover ricas trocas de experiência e conhecimento, em especial por meio das residências durante o período da Mostra.


A Mostra de Música Petrúcio Maia é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com a Associação de Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc).


SERVIÇO: VIII Mostra de Música Petrúcio Maia
Dia: 17 a 22 de janeiro
Horário: a partir das 18h
Local: na Praça da Paz Dom Helder Câmara (antiga Praça 31 de Março), Praia do Futuro - Fortaleza / CE
Informações: 3262 5011

GRÁTIS 

Cinema de Arte] Retrospectiva 2016 / Expectativa 2017 // Programação 12 a 25 de janeiro - Cinema do Dragão


APRESENTAÇÃO

No seu terceiro ano de atividades desde a reinauguração em 2013, o Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco manteve uma ótima média de público, com mais de 40 mil espectadores, e intensificou a proposta de programação que o configura como um espaço central de exibição e formação na cidade. Foram exibidos 149 longas-metragens de 27 países apenas em 2016. Desses 149 filmes, 59 eram brasileiros, cerca de 40% da programação total. Em um dos anos mais complicados na história recente do Brasil, tivemos em AQUARIUS não só um grande símbolo de resistência através do cinema, mas também o filme de maior bilheteria das nossas salas em todos os tempos, com 6.369 espectadores pagantes.
           
A mostra Retrospectiva Expectativa chega à sua terceira edição em 2017 com a mesma missão de promover exibições de filmes de todas as partes do mundo, contemplando diferentes propostas estéticas, temáticas e políticas. Entre os dias 12 e 25 de janeiro iremos realizar uma maratona intensa com 85 longas de 19 países espalhados por 99 sessões. Integram a lista alguns dos maiores destaques que marcaram a programação do Cinema do Dragão em 2016, incluindo diversos títulos que não puderam compor a nossa grade regular ao longo do ano, além de inúmeros lançamentos e pré-estreias de obras ainda inéditas no circuito nacional ou no Ceará.

O cinema brasileiro segue forte no corpo da programação, com 31 filmes integrando os segmentos de Retrospectiva, Expectativa e Clássicos. Durante os 14 dias de mostra, realizaremos 11 debates com diretores cearenses e de outros estados na tradicional faixa conversa de cinema, oportunidade única de descobrir e discutir uma leva importante da cinematografia nacional recente.      

As exibições de clássicos em cópias restauradas, prática que já se estabeleceu como um dos traços mais fortes na programação do Cinema do Dragão, também ocupa espaço privilegiado na mostra. São 12 filmes em cópias DCP (2K e 4K), incluindo os nacionais ELES NÃO USAM BLACK TIE e SÃO BERNARDO de Leon Hirszman, cujas sessões serão seguidas de lançamento do livro “100 melhores filmes brasileiros” e de debate com membros da Abraccine (associação brasileira de críticos de cinema).

Ações de formação realizadas em conjunto com a Porto Iracema das Artes completam a agenda de atividades da Retrospectiva 2016 / Expectativa 2017. Serão promovidas duas oficinas temáticas, sendo elas: Festivais de Cinema: produção e curadoria, ministrada por Eduardo Valente (RJ), e Crítica Cinematográfica, com Luiz Joaquim (PE). Pra finalizar, numa parceria inédita com a recém criada Accecine (associação cearense de críticos de cinema), faremos uma mesa de debate sobre cinema brasileiro em 2016.
// PROGRAMAÇÃO DIA-A-DIA

Quinta-feira (12)
14h30 - Sieranevada (Sala 1)
14h30 - Coração de cachorro (Sala 2)
16h00 - Morangos Silvestres (Sala 2)
17h40 - Eu, Daniel Blake (Sala 1)
18h00 - A vida após a vida (Sala 2)
19h40 - A Espera (Sala 1)
20h00 - O ornitólogo (Sala 2)

Sexta-feira (13)
14h00 - Para minha amada morta (Sala 1)
15h10 - O cemitério do esplendor (Sala 2)
16h00 - O silêncio do céu (Sala 1)
17h30 - Nosferatu (Sala 2)
18h00 - Elle (Sala 1)
19h30 - O último trago + Debate com Pedro Diógenes (Sala 2)
20h20 - A Bruxa (Sala 1)

Sábado (14)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 1)
14h10 - Carol (Sala 2) 
16h00 - Mãe só há uma (Sala 1)
16h30 - Julieta (Sala 2)
18h00 - Tangerine (Sala 1) 
18h30 - Martírio + Debate com Vincent Carelli (Sala 2)
20h00 - É apenas o fim do mundo (Sala 1)

Domingo (15)
14h00 - A academia das musas (Sala 1)
15h00 - White God (Sala 2)
16h00 - Blow-up (Sala 1)
17h20 - As Caça-fantasmas (Sala 2)
18h00 - BR716 (Sala 1)
19h40 - Animal Político + Debate com Tião (Sala 2)
20h00 - A Garota desconhecida (Sala 1)

Segunda-feira (16)
13h20 - Como você é (Sala 2)
14h30 - As Mil e uma noites Vol. 1 O Inquieto (Sala 1)
15h15 - Mate-me por favor (Sala 2)
17h00 - As Mil e uma noites Vol.2 O Desolado (Sala 1)
17h15 - O Demônio de Neon (Sala 2)
19h30 - As Mil e uma noites Vol.3 O Encantado (Sala 1)
19h30 - Clarisse ou Alguma coisa sobre nós dois + Debate com Petrus Cariry (Sala 2)

Terça-feira (17)
14h00 - Cinema Novo (Sala 1)
15h00 - Boi Neon (Sala 2)
16h00 - Eles não usam black-tie + Lançamento do livro "100 melhores filmes brasileios" (Sala 1)
17h00 - As Montanhas se separam (Sala 2)
19h30 - São Bernardo + Debates com membros da Abraccine (Sala 1)
19h30 - Aquarius (Sala 2)

Quarta-feira (18)
14h00 - Neruda (Sala 1)
14h50 - O Tesouro (Sala 2)
16h00 - De Palma (Sala 1)
16h40 - Jovens, loucos e mais rebeldes! (Sala 2)
18h00 - Janis Little Girl Blue (Sala 1)
19h00 - Divinas Divas + Debate com Natara Ney (Sala 2)
20h00 - A Morte de Luís XIV (Sala 1)

Quinta-feira (19)
14h00 - Ela volta na quinta (Sala 1)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 2)
15h50 - Incompreendida (Sala 2)
16h00 - A Vizinhança do Tigre (Sala 1)
17h50 - Lua em Sagitário (Sala 1)
17h50 - É Apenas o fim do mundo (Sala 2)
19h40 - Elon não acredita na morte + Debate com Germano Melo (Sala 2)
20h00 - Maresia (Sala 1)

Sexta-feira (20)
14h20 - Creepy (Sala 1)
14h40 - A Assassina (Sala 2)
16h40 - O Lamento (Sala 2)
18h00 - Gritos e Sussurros (Sala 1)
19h30 - Rifle + Debate com Davi Pretto (Sala 2)
20h00 - Na vertical (Sala 1)

Sábado (21)
14h00 - A Economia do Amor (Sala 1)
14h00 - Estranhos no paraíso (Sala 2)
15h50 - Divinas Divas (Sala 2)
16h00 - Belos sonhos (Sala 1)
18h00 - Beduíno (Sala 2)
18h20 - Sangue do meu sangue (Sala 1)
19h40 - O estranho caso de Ezequiel + Debate com Guto Parente (Sala 2)
20h20 - O Auge do humano (Sala 1)

Domingo (22)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 1)
14h00 - O que está por vir (Sala 2)
16h00 - Mãe só há uma (Sala 1)
16h00 - Agnus dei (Sala 2)
17h40 - Do outro lado do Atântico (Sala 1)
18h10 - Precisamos falar sobre assédio (Sala 2)
19h30 - Mamma Roma (Sala 1)
19h40 - Câmara de Espelhos + Debate com Dea Ferraz (Sala 2)

Segunda (23)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 1)
14h30 - Fitzcarraldo (Sala 2)
15h55 - Elle (Sala 1)
17h30 - A Chegada (Sala 2)
18h20 - As Caça-fantasmas (Sala 1)
19h40 - O Homem que caiu na terra (Sala 2)
20h40 - O Futebol (Sala 1)

Terça (24)
14h30 - Certo agora, errado antes (Sala 1)
15h00 - Brasil S/A (Sala 2)
16h30 - Martírio (Sala 2)
17h20 - O Ornitólogo (Sala 1)
19h30 - Taego Ãwa + Debate com Henrique Boerela (Sala 2)
19h40 - 8½ (Sala 1)

Quarta (25)
14h00 - Eu, Daniel Blake (Sala 1) 
14h00 - Aquarius (Sala 2)
15h50 - O auge do humano (Sala 1)
16h45 - John From (Sala 2)
17h40 - Hiroshima mon amour (Sala 1)
18h30 - Muito Romântico (Sala 2)
19h20 - Apesar da noite (Sala 1)
20h00 - A cidade onde envelheço (Sala 2)