Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Fevereiro 2020] Programa de Formação em Artes Cênicas oferece cursos para 1200 artistas, estudantes e profissionais


Foto: Eltanin Alighiere


Três macrorregiões cearenses recebem até abril cursos avançados de artes cênicas para atores, bailarinos, músicos, circenses, dramaturgos e técnicos da cena. As pré-inscrições 
gratuitas estão abertas

Fortaleza, Russas e Sobral sediam o Programa de Formação em Artes Cênicas, levando aprofundamento teórico e prático para 1200 artistas e técnicos da cena. São 23 professores criadores do Brasil e de países como Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal e Venezuela. O projeto reúne estudiosos criadores de programas de pós-graduações em artes cênicas, tecnologias da cena, institutos, laboratórios criativos, institutos de relevante atividade profissional e artística para ministrarem 13 cursos, quatro residências criativas e quatro experimentos cênicos, cujo formato propõe o processo criativo inseparável do processo pedagógico. A ideia de criação como pensamento, e pensamento como ato criativo.

O programa iniciou em fevereiro, em Fortaleza, e segue pelas três cidades até abril. As atividades acontecerão nas cidades citadas, mas acolherão participantes de toda a macrorregião. O público alvo são artistas cênicos, profissionais, professores, pesquisadores, atores, bailarinos, músicos, circenses, cantores, diretores, dramaturgos, iluminadores e sonoplastas. As inscrições são gratuitas.

A certificação em Artes Cênicas será conferida a quem obtiver 75% de presença na atividade. Os temas dos cursos abordam treinamento de mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, teatro de boneco em suas várias técnicas de manipulação e a cena contemporânea. Além disso, serão abordadas tecnologias de cena, como iluminação, cenários, figurino, maquiagem e sonoplastia.

Para a diretora do Programa de Formação, Rejane Reinaldo, o objetivo é promover experiências que movimentem artistas e profissionais, fazendo imersões cênicas de forma descentralizada. “Precisávamos de ações de formação avançada em cidades do interior do nosso Estado, onde ainda não temos programas de pós-graduações em artes. Será um momento de trocas, intercâmbios técnicos, estéticos, poéticos, pedagógicos, didáticos e afetos entre criadores.

A realização do Programa de Artes Cênicas é do Governo Federal, através do Ministério da Cidadania, pela Secretaria Especial da Cultura, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Também tem os seus recursos garantidos por meio de uma Emenda Parlamentar de 2013 do então Senador da República, o cearense Inácio Arruda.

No projeto, o intercâmbio de saberes entre profissionais, artistas e professores é incentivado através do perfil dos convidados, que trazem a abordagem das Artes Cênicas no seu sentido amplo, ao juntar teatro, dança, música, circo, ópera e tecnologias da cena. Participam das ações professores criadores do Acre, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, e de outros países, como Argentina, Chile/Venezuela, França/Portugal e Itália.

  

EM FORTALEZA

A capital cearense recebeu em fevereiro os dois primeiros módulos do programa. O cursos “O ator no processo criativo teatral” foi ministrado pela Doutora em Artes Cênicas (UFBA/ Universidade Nanterre, França), Hebe Alves, professora da Pós-Graduação deste curso, na UFBA. Em 2008 recebeu o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Homenagem Especial. Em 2011, ganhou o Prêmio Especial de Inovação e Criatividade, no VIII Festival Internacional de Estudantes em Teatro, em Minsk, Bielorússia.

“Dramaturgia em processos criativos” foi o curso sob orientação da Professora Doutora Cleise Mendes, docente de dramaturgia na Escola de Teatro da UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia. Com dezenas de peças no currículo, ela foi premiada como Melhor Autora por A Terceira Margem (1981), também com Castro Alves (1994) e com Joana d’Arc (2010).

Para o mês de março, o Programa de Formação em Artes Cênicas, traz mais dois cursos, dois experimentos cênicos e duas residência criativa para Fortaleza. O curso O Corpo e a Cena, com a Professora Doutora da Universidade Federal do Acre, Adelice Souza, que também é diretora teatral, dramaturga, escritora e yoguini, e o Professor Doutor e artista multidisciplinar paraense, Thales Branche, será entre os dias 23 e 28 de março, de 14h às 19h.

A tradição Cênica no Tempo Contemporâneo é o tema do curso que será ministrado por Dane de Jade e Mestres (Ceará), no período entre 25 e 29 de março, de 13h às 19h. Com dois experimentos cênicos, o programa traz o tema La Caverna, orientado por Diana Penalver (Chile/Venezuela), entre os dias 23 e 29 de março, de 13h às 21h30. A turma fará no dia 26 de março um espetáculo como conclusão das aulas. Diana é Professora Honorária da UNEARTE, atriz de teatro e cinema, diretora, criadora e investigadora musical venezuelana, radicada em Santiago do Chile.

O segundo momento de experimento cênico terá o tema “O corpo e a voz”, com início nos dias 30 e 31 de março e seguindo entre 1° e 5 de abril, de 13h às 21h, terá Miriam Palma e Antonino Gianotta, ambos da Itália, como professores criadores. Miriam Palma é atriz, diretora, cantora e professora de canto e voz para teatro. Ainda nos anos 1998 criou em palermo o Centro de estudos O Corpo da Voz. Antonino Gianotta é multi-instrumentista de cordas, tendo excelência em bandolim, violino e violão, participando de vários grupos musicais.

A Residência Criativa Cuerpo Imaginante, Cuerpo Sonoro, retoma Diana Penalver que ministrará a atividade entre 16 e 22 de março, de 13h às 21h30. O espetáculo de finalização das atividades será dia 26 de março. A segunda turma de residência será com o tema Teatro de Marionetes. Diana Romero, da Espanha, jornalista, designer, construtora e manipuladora de bonecos e de histórias, integrante da Companhia Périplo, e André Maturana (Chile/Espanha) é a dupla que divide entre 23 e 29 de março, de 13h às 21h30, as aulas, com espetáculo a ser apresentado no dia 27 de março.
 

QUEM É QUEM

Realização: Governo Federal / Ministério da Cidadania, Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Produção: Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio institucional: Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França), Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), Teatro La Bacante (Chile), Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura Municipal de Russas /  Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, Prefeitura Municipal de Sobral/ Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes - ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria da Cultura / Teatro São José e Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Centro Cultural Bom Jardim / Teatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara/  Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes.



SERVIÇO

Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica

E-mail: formacaobocarica@gmail.com

Redes Sociais: @teatrodabocarica



Fevereiro 2020] 111 anos de Patativa: Secult realiza o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura


Entre os destaques desta edição estão a entrega da Comenda Patativa do Assaré e o lançamento do livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, publicado pela Secult e Seduc, com organização de Gilmar de Carvalho.

Apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda Patativa do Assaré, instituída pelo Governo do Estado do Ceará, marcam a 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura. O evento, que acontece de 3 a 5 de março, na cidade onde o poeta popular nasceu, é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Prefeitura Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura do Município, e conta com a parceria da Fundação Memorial Patativa do Assaré, do Sesc – Crato, do Sistema Fecomércio e da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Para comemorar os 111 anos que Antônio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré – faria se estivesse vivo, uma grande programação foi pensada, para levar a poesia e o retrato do sertão a cada vez mais pessoas, preservando a memória e identidade cearense. As atividades acontecerão em escolas e espaços públicos de Assaré, tudo com entrada franca, reunindo artistas locais, mestres da cultura e pesquisadores da obra de Patativa.

Entre os destaques desta edição, no dia 5/3, está a entrega da Comenda Patativa do Assaré. condecoração do Governo do Ceará, entregue por meio da Secult, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. Neste ano, os agraciados foram: o cineasta Rosemberg Cariry; o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho; a cordelista Josenir Lacerda; o cantor e compositor Raimundo Fagner; e o pesquisador e escritor Oswald Barroso.

Durante o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura, também no dia 5/3, será lançado o livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, de organização de Gilmar de Carvalho. Trazendo mais de 50 poemas de Patativa, a obra, que terá distribuição gratuita nas escolas públicas do Estado, é uma publicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), com apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré.





XVI PATATIVA DO ASSARÉ EM ARTE CULTURA PROGRAMAÇÃO 2020

Terça-feira (03/03)

MANHÃ
8h – Abertura do XIV Patativa Do Assaré em Arte Cultura com o Projeto Expoarte – Escola Antonio ngelo Da Silva.
Local: Casa do Patativa Serra de Santana, Assaré, Ceará.

9h – Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias – participação do SESC Crato. Local: Escola Maria Isabel (Av. Manoel Gonçalves, Assaré)

Rodoró (Território Palavreado) Grupo: Bete Pacheco Avenida Manoel Gonçalves, Vila Salvador, Assaré, Ceará.

TARDE

13h30 – Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias participação do SESC Crato. Local: Escola Maria Isabel (Av. Manoel Gonçalves, Assaré)

Rodoró (TERRITÓRIO PALAVREADO) Grupo: Bete Pacheco
Avenida Manoel Gonçalves, Vila Salvador, Assaré, Ceará.

15h – Projeto Aqui Tem Coisa. Local: Escola Batistina Braga

16h – Cortejo (TERRITÓRIO BRINQUEDO) SEDE Saída da Esc. Batistina Braga – Cortejo da Tradição – Ruas da Cidade. (SESC\ INSTITUTO\ BANDAS \ FANFARRAS \ GRUPOS DE ASSARÉ \ MESTRES DA CULTURA)

NOITE

18h30 – Encontro de Bandas de Músicas da Região – no palco Patativa do Assaré.

21h – Show- Palco Patativa do Assaré . Local: Calçadão Municipal. (Atrações a definir)



Quarta-feira (04/03)

MANHÃ

7h – Abertura de visitação do projeto Inspiração Nedina “Patativa em Cena”. Local: Escola Nedina Onofre Bairro Pedra de Fogo, Assaré, Ceará.

8h –PROJETO CAFÉ LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA. Homenagem: Poeta Sérgio Batista Local: Escola Moacir Mota Centro, Assaré, Ceará.

TARDE

13h – Seminário Apresentação dos Programas do SESC – Crato . Tema: Conheça mais sobre os programas do SESC. Palestrantes: Heliane Aragão Gerente Unidade Sesc Crato. Abertura da Exposição “O sonho que cura” (TERRITÓRIO VISAGEM) Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.

14h30 – Lançamento do Livro Um Sertão Encantado. ( De: AntºIraildo e Mª do Socorro ) Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.

15h30 – Lançamento do Pacote de Cordéis do Projeto Cordel na Feira de Assaré e certificação dos parceiros culturais. Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.

NOITE

18h30 – Inauguração dos Portais Turísticos de Assaré. Local: Avenida Perimetral \ Praça do Portal Turístico Bairro Moêda.

21h –Show– Palco Patativa do Assaré. Com Fábio Carneirinho, Cicero do Assaré, Toca do Vale e Salva de Fogos.

Quinta-feira (05/03)

TARDE
14h -Entrega oficial de Títulos aos novos Mestres da Cultura Assareenses. Dona Inês – Guardiã da Cultura Ceci do Assaré – Poeta Dona Lúcia – Doceira Dona Marlene – Caretas Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará

15h – Mesa redonda “Os Mestres da Cultura”, com Alênio Carlos Noronha Alencar – Coordenador de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará e Vagner Gois, Secretário de Cultura de Assaré.

NOITE

18h – Missa em ação de graças pelo aniversário de 111 anos do Poeta Patativa do Assaré – Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora Das Dores Centro, Assaré, Ceará

19h – Entrega da Comenda Patativa do Assaré do Governo do Estado do Ceará. Agraciados: Rosemberg Cariry – Cineasta; Gilmar de Carvalho – Jornalista e Pesquisador; Josenir Lacerda – Cordelista; Raimundo Fagner – Cantor e Compositor; Oswald Barroso – Jornalista e Pesquisador. Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará

20h – Lançamento do Livro “O Melhor do Patativa do Assaré” – Secult-CE / Organização: Gilmar de Carvalho

20h30 – Entrega do Título de Cidadão Assareense. Agraciados: Luis Gastão e Fabiano Piúba. Local: Memorial Patativa do Assaré
Centro, Assaré, Ceará



Fevereiro 2020] Músico de rua de Fortaleza é aprovado na UnB e recebe apoio do Emilio Ribas Medicina Diagnóstica


 
Reinaldo dos Santos Lima foi apresentado à música aos 10 anos de idade, quando a escola pública na qual ele estudava passou a ofertar aulas de violão. Aos 17, ele entrou para a Orquestra Municipal de Pacatuba, município em que reside desde a infância. Desde sempre, Reinaldo conta que o contato com os instrumentos trazia esperança, pois o ajudava passar por momentos difíceis da vida. “A música é um sopro de alegria na alma das pessoas”, define. Hoje, aos 24 anos, o jovem músico que se apresentava nas ruas de Fortaleza organiza as malas e a viola para continuar os estudos na Universidade de Brasília (UNB), uma das melhores e mais concorridas instituições de ensino do país.

Filho de um pedreiro e uma costureira, o rapaz decidiu realizar apresentações em locais públicos para ajudar os pais nas contas de casa. Há dois anos, toca na Praça do BNB e na Praia de Iracema, em Fortaleza. Ali, conseguia os trocados para custear despesas como alimentação e passagens de ônibus. Foi assim que juntou dinheiro para prestar vestibular em Brasília. Aluno da Casa de Vovó Dedé, Reinaldo foi aprovado na UNB, mas ainda faltavam os recursos para a mudança e a manutenção na capital do país.

Tomando conhecimento sobre a história e o potencial do jovem artista, a diretoria do Emílio Ribas Medicina Diagnóstica decidiu ajudar Reinaldo com uma bolsa que possa custear os gastos dele nos próximos meses. Um incentivo na história do jovem músico que promete, em breve, ser destaque e revelação do Ceará para o mundo.

"O Emilio Ribas acredita que saúde também é promover o bem-estar e a sintonia entre corpo e alma. Por isso, apoiamos jovens cearenses da arte e da música. Fazíamos isso de maneira esporádica, de acordo com os perfis com que nos deparávamos. A ideia em 2020 é realmente criar uma equipe de talentos na arte, na cultura e no esporte: o Time Emilio Ribas. Nossa primeira integrante foi a pequena bailarina Naylica Goes, que segue conosco, e agora também vamos dar o suporte que o Reinaldo não só precisa como merece", explica cheia de orgulho a Dra. Rachel Petrola, diretora da empresa.


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Fevereiro 2020] Miguel Falabella e Zezé Polessa apresentam “A Mentira” no Theatro Via Sul Fortaleza



Espetáculo abre um diálogo instigante sobre fidelidade, honestidade e a realidade da monogamia em casamentos
Sucesso em sua temporada europeia, o espetáculo “A Mentira” ganhou sua primeira montagem brasileira, com versão e direção de Miguel Falabella, que protagoniza o espetáculo ao lado de Zezé Polessa. O público cearense poderá conferir a peça em três apresentações, nos dias 14 de março, às 18h e 21h, e 15 de março, às 20h, no Theatro Via Sul Fortaleza. Além dos dois renomados atores, a montagem conta, ainda, com Alessandra Verney e Frederico Reuter no elenco. ​

C“A Mentira” é uma comédia sobre a arte de esconder, seja para proteger aquelas pessoas que amamos, ou não. Na história, Alice surpreende na rua o marido de sua melhor amiga com outra mulher, criando-se assim um conflito – ela deve ou não contar à amiga o que viu? Seu marido Paulo tenta convencê-la a esconder a verdade – e essa mentira é para defender o amigo ou porque ele também tem algo a esconder? “

Com uma brilhante narrativa, “A Mentira” abre um diálogo instigante sobre fidelidade, honestidade e a realidade da monogamia em casamentos, conseguindo momentos tensos de mentiras – ou confissões acidentais – que fazem a audiência prender sua respiração, dosados habilmente com momentos de grande comédia.





ELENCO

Miguel Falabella
Carismático e popular, o ator, diretor e roteirista carioca tem uma longa trajetória tanto na TV quanto no teatro e ficou conhecido por seus papeis cômicos. Foi apresentador do Vídeo Show por 15 anos, alcançando uma popularidade ímpar. Falabella conquistou a plateia com o
personagem Caco Antibes na comédia “Sai de Baixo” em que também trabalhou como diretor. No teatro atuou e dirigiu espetáculos de enorme sucesso como “GOD”, “Hello, Dolly”, “Os Produtores”, “O Homem de La Mancha”, “Hebe – O Musical” e “Annie”, entre outros.

Zezé Polessa
Atriz renomada, tem uma longa trajetória em diversas novelas e minisséries da Globo. Conhecida por seus personagens cômicos, ganhou o Prêmio Qualidade Brasil de melhor atriz teatral de comédia com monologo “Não Sou Feliz, Mas Tenho Marido”, participando ainda de outras 30
montagens em sua carreira. Na TV seu mais recente trabalho foi na novela “O Sétimo Guardião” da TV Globo.

Alessandra Verney
Atriz e cantora, iniciou sua carreira artística há mais de 25 anos, ao estrear com a dupla Möeller & Botelho. Com Miguel Falabella, atuou nos musicais “Império” e “Alô Dolly”, na comédia “O que o Mordomo Viu” (Prêmio Aplauso Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante) e na série global “Sexo e as Negas”. Protagonizou ainda “Kiss Me Kate – O Beijo da Megera”, de Cole Porter, ao lado de José Mayer, quando ganhou o Prêmio Cesgranrio de Melhor Atriz em Musical e foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz, entre outros. Na TV, seu trabalho mais recente foi a novela Verão 90, dirigida por Jorge Fernando. No cinema, atuou em “Apolônio Brasil”, de Hugo Carvana e, recentemente, em “Veneza” e “Jovens Polacas”.

Frederico Reuter
Formado no Tablado, estreou na peça “2 a 2”, atuando logo em seguida em “Eugênia Grandet” e “Baile de Máscaras”. Com Miguel Falabella fez “O Homem de La Mancha”, “O Império”, “Os Produtores”, “Hairspray”, “Alô Dolly”, “Madrinha Embriagada”, “Hebe O Musical”, além de “NY NY”, com direção de José Possi Neto. Em seus trabalhos na TV, atuou na novela “Negócio da China”, em que foi indicado para o prêmio de melhor ator-revelação.
SERVIÇO​:

A MENTIRA ​
Datas: 14 e 15 de março ​
Horário: Sábado 18h e 21h; Domingo 20h ​
Local: Theatro Via Sul Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz​
Ingressos: R$ 200/R$ 100 (plateia baixa); R$160/R$80 (plateia alta central); R$120/R$60 (plateia alta lateral); R$120/R$60 (mezanino central); R$80/R$40 (mezanino lateral)​
Vendas: Bilheteria do teatro ou https://www.sympla.com.br/theatroviasulfortaleza
Classificação: 12 Anos​
Duração: 80min​
Capacidade: 732 Pessoas​
Informações: (85) 3099-1290​
Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a sábado, das 10h às 22h; Aos domingos e feriados, das 11h às 21h​
Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.​
Estacionamento no Via Sul Shopping


Fevereiro 2020] Theatro Via Sul Fortaleza recebe sucesso infantil “Pinóquio – Uma Aventura Mágica”



Espetáculo traz lições sobre companheirismo, lealdade e força de vontade
O clássico infantil "Pinóquio", que conta a história do carpinteiro Gepeto, que constrói um boneco de madeira que ganha vida, entra em cartaz no Theatro Via Sul Fortaleza, dia 8 de março, às 17h. Muitas aventuras estão reunidas neste espetáculo da Cia Camarim de Teatro, que comemora seus 17 anos de atividades teatrais, falando de companheirismo, lealdade e força de vontade transformadoras.​
Sinopse:​
Gepeto é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente, seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia. ​
 
 ​O Grupo:​
 
A arte e o teatro são, por excelência, um espaço onde a vida se estabelece de forma bela, onde podemos experimentar e ultrapassar nossos limites, onde testamos o novo e vivenciamos momentos de puro prazer através da ludicidade aprendendo sempre novas formas de viver e olhar o mundo a nossa volta. É apoiado neste pensamento que foi Criada a Cia Camarim de Teatro em 2003, que hoje completa 17 Anos, ampliando seus estudos e direcionando ações que efetivam sua atuação na cena teatral cearense. A referida Cia, já se apresentou inúmeros festivais, recebendo mais de 30 Prêmios e várias e indicações por seus trabalhos cênicos. ​
SERVIÇO​
Pinóquio – Uma Aventura Mágica ​
Datas: 8 de Março de 2020​
Horário: Domingo 17h
Local: Theatro Via Sul Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz​
Classificação: LIVRE​
Duração: 60min​
Ingressos: R$40/R$20 (Todos os setores)​
Vendas: Bilheteria do teatro ou https://www.sympla.com.br/theatroviasulfortaleza
Capacidade: 732 Pessoas​
Informações: (85) 3099-1290​
Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a sábado, das 10h às 22h; Aos domingos e feriados, das 11h às 21h​
Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.​
Estacionamento no Via Sul Shopping


Fevereiro 2020] TV Verdes Mares realiza edição especial da Ação Verdes Mares em comemoração aos 50 anos da emissora



População vai ter acesso a diversos serviços gratuitos, como cortes de cabelo, emissão de documentos e testes 
de prevenção a doenças

A TV Verdes Mares promove no próximo sábado (29), na praça do Conjunto Polar, no bairro Vila Velha, em Fortaleza, edição especial do projeto Ação Verdes Mares, em comemoração aos 50 anos da emissora. O momento vai contar com a presença de apresentadores e repórteres da TV, que há 5 décadas faz parte da vida dos cearenses. Os profissionais vão participar de atividades com a população e cantar os parabéns da emissora.

Nesta edição comemorativa, os moradores terão acesso a serviços gratuitos de emissão de RG 1ª e 2ª via, CPF, Passe Livre do idoso e de Folha Corrida. Além de atendimento no balcão de reclamação do Procon,  cortes de cabelo, testes de pressão, glicemia e hepatite, e recebimento de kits de prevenção à doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto tem a parceria do Sindiônibus, do Caminhão do Cidadão da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Estado; do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), da Unifor;  da Associação Cearense dos Pacientes Hepáticos e Transplantados (ACEPHET) e do "Fique Sabendo Jovem" – a unidade móvel do projeto da Unicef em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A Ação Verdes Mares é um projeto social que consiste em levar à população serviços de saúde, cidadania e entretenimento. Esta é 98ª edição do projeto, que existe há 11 anos e já atendeu a quase 200 mil pessoas.




50 anos da TVM

O ano de 2020 vai ser todo de festa para a TV Verdes Mares. A emissora, fundada em 1970 pelo industrial Edson Queiroz, completou 50 anos no dia 31 de janeiro. A empresa é hoje um dos maiores veículos de mídia do país e segue como líder de audiência no Ceará, levando informação e diversão à população dos 184 municípios cearenses.


Serviço:

Ação Verdes Mares especial em comemoração aos 50 anos da TV Verdes Mares

Local: Praça do Conjunto Polar - Rua Tenente Eliezer Costa com Rua Menezes de Oliveira, Conjunto Polar, bairro Vila Velha

Horário: 8h às 12


Fevereiro 2020] Pós-carnaval no Teatro Carlos Câmara tem forró, canto popular e muito samba


Foto: Luiz Alves 


O Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), segue com programação diversa e gratuita nesta semana: Tertúlia, show de Marcus Caffé e um sábado inteirinho dedicado ao samba com os grupos Samba Delas, de Fortaleza, e Quinteto do Samba, do Cariri.

Abrindo a programação pós carnavalesca, na quinta-feira (27/02), o Terreiro do Seu Carlos abre espaço para o forró pé de serra na Tertúlia, festa de muitos ritmos que tem como objetivo receber os transeuntes do entorno para adentrar o espaço do teatro e se reapropriar do equipamento. A partir das 18h a festa promete agitar o Centro da Cidade, comandada pelo sanfoneiro Júnior Lobo.

Nasexta-feira (28/02), Marcus Caffé traz o show de canto popular, “Na Base da Chinela”. Acompanhado do virtuoso acordeonista Nonato Lima e do aplaudido percussionista Rossano Cavalcante, o show decorre de outros trabalhos temáticos do artista, que prima pela pesquisa e execussão de projetos sobre personagens ou estéticas brasileiras. Com mais de 30 anos de carreira, Marcus Caffé é considerado pelos especialistas a referência de expressão e técnica do canto popular. O artista é autor de três discos solo (Digital, Matiz e Deja Vu) onde prestigia compositores e obras de seus conterrâneos.

Nosábado (29/02),o samba toma conta do teatro com ritmos de norte a sul do estado na voz de grandes intérpretes cearenses, recebendo O Samba Delas, de Fortaleza, e o Quinteto do Samba, do Cariri. Formada só por mulheres, o Samba Delas tem como norte pensar e discutir o papel da mulher no samba. Há três anos o grupo se reconhece como “uma casa” que acolhe as sambistas da cidade com rodas próprias e apresentações nos espaços da Capital Alencarina. Resgatam músicas autorais e interpretadas por grandes nomes femininos. O Quinteto do Samba surgiu ainda na década de 90, sempre defendendo a bandeira do ritmo na região do Cariri. O grupo é composto por cinco integrantes que trabalham no cavaquinho, violãom surdo e pandeiro.

Mais sobre a Ocupação Tradição - Do Cariri a Fortaleza

Esta é a primeira vez que uma instituição fora de Fortaleza vence o edital de ocupação do Teatro Carlos Câmara. Originária de Juazeiro do Norte, a Associação Movimentos atua há sete anos na região do Cariri, desenvolvendo projetos culturais e artísticos com foco em intercâmbios e trocas culturais.

É justamente este espírito que permeia toda a programação a ser executada até maio, no Teatro Carlos Câmara: pensar, atuar e provocar a cultura de tradição na perspectiva de circularidade cultural, propondo um diálogo entre erudição e o popular, o tradicional e o moderno, nas manifestações culturais da sociedade.

A Ocupação Tradição está estruturada em três eixos que entrelaçam linguagens e produtos artísticos e culturais: “Cenação”, voltada para as artes cênicas, propondo um intercâmbio entre grupos locais e nacionais; “Canto Popular”, unindo música e literatura, por onde ecoarão os sons e cantos dos Mestres da Cultura e de Repentistas, aliando performances a sons eruditos e populares; e “Tradição Integrada”, com foco nos folguedos e seus rituais, levando a cultura popular tradicional para um diálogo com as linguagens da fotografia, artes visuais e audiovisual.

Para levar este desafio adiante, a Associação Movimentos selecionou 28 grupos artísticos dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Crato, Russas, Itapipoca, Baturité, Aquiraz e Capistrano, que irão compor a programação do período da ocupação, refletindo um mosaico cultural que contempla desde os mestres de tradição popular e demais artistas aos articuladores, produtores e gestores culturais, além do público, com especial destaque para a região do Cariri.

Programação dia a dia



De 27 a 29 de fevereiro





Dia 27 de fevereiro

18h

Tertúlia Pé de Serra



Dia 38 de fevereiro

Canto Popular – Na Base da Chinale, com Marcus Caffé

18h

Música - Teatro



Dia 29 de fevereiro

16h

Samba Delas

Quinteto do Samba

Terreiro do Seu Carlos




Fevereiro 2020] Nove empresas participam de programa de aceleração da Endeavor


Foram selecionadas iniciativas com alto potencial de crescimento para integrarem mais uma edição do Scale Up

Dividir questionamentos e experiências pode ser a chave da solução para o maior desafio de uma empresa. A fim de propiciar trocas e mentorias em um ambiente propício ao crescimento dos empreendedores, a Endeavor realiza mais uma edição do Scale Up no Ceará. Nove empresas de diversos segmentos foram selecionadas para participar do programa durante cinco meses. Em 2019, a Endeavor realizou 24 programas e acelerou 224 empresas em sete estados do Brasil, com média de faturamento de R$18 milhões no ano.

Para a primeira turma de 2020 que acontece em Fortaleza, a Endeavor selecionou empresas que se destacam pelo trabalho realizado regionalmente. São elas: Resolvvi, Papá Comida de Criança, Intmed, Mobills, Prospero, Mob Telecom, Sucré, Bee Delivery e Loucos por Coxinhas, sendo as duas últimas do Rio Grande do Norte.

O impacto do programa é percebido no dia a dia de trabalho e também nos números das empresas. Aquelas que participaram do Scale Up no Ceará no último semestre do ano passado apresentaram crescimento de 35% no faturamento, indo de 24,6 milhões em 2018 para 33,3 milhões em 2019. Além disso, o número de funcionários também cresceu, com aumento de 42% no quadro: de 180 pessoas contratadas em 2018 para 265 em 2019.

Com o programa de aceleração, as empresas têm possibilidade de identificar quais as principais dificuldades enfrentadas no processo de crescimento e de que forma podem ser solucionadas. Para isso, os empreendedores participam de mentorias coletivas e também são apadrinhados por líderes de empresas de sucesso no país que integram a rede da Endeavor. Em Fortaleza, o programa Scale Up 2020 iniciou no dia 18/2, na Vignoli Virgilio Távora, e no dia 19/2 as empresas participaram de diagnóstico realizado no Sistema Ari de Sá (SAS), ambos os eventos exclusivos para os empreendedores selecionados.

Marina Lima, líder da Endeavor no nordeste, afirma que os principais desafios dos empreendedores de alto impacto muitas vezes independem de segmento e coincidem em três grandes áreas: acesso a capital, gente e estratégia de crescimento. “Nosso objetivo é permitir que o empreendedor se enxergue na dor do colega ao lado e troque experiências. Os empreendedores que mais aproveitam nosso programa são aqueles que rapidamente são capazes de entender que quanto antes ele expuser seu problema, mais rápido irá conseguir resolvê-lo”, pontua, celebrando a consolidação do programas da Endeavor enquanto ambiente de confiança para os empreendedores.

Com o Scale Up, as empresas solucionam desafios críticos como contratação de talentos, liderança, estratégia e gestão. Além de Fortaleza, o Scale Up conta com turmas selecionadas também em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Empresas Selecionadas para o Scale-Up Endeavor 2019 no Ceará

Bee Delivery (serviços de delivery);

Resolvvi (soluções para problemas com voos);

Loucos por Coxinhas (rede alimentícia de franquias);

Papá Comida de Criança (alimentos ultracongelados);

Intmed (soluções tecnológicas para o mercado da saúde);

Mobills (gestão financeira pessoal);

Prospero (painéis pré-fabricados para construção civil);

Mob Telecom (serviço de distribuição de internet);

Sucré (patisserie).



Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações sem fins lucrativos de apoio a empreendedores no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora no país.

No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e promove um ambiente de negócios  que  estimule  o  crescimento  e  o  impacto  dos  empreendedores  à  frente  das  Scale-ups,  empresas  de  alto  crescimento  com  modelo  escalável  e  inovador.


Fevereiro 2020] Compras na Ban Ban levam clientes ao Engenhoca Parque


 
O Engenhoca e a Ban Ban Calçados fecharam uma parceria para levar os clientes ao parque de aventuras. Até o dia 27 de março, nas compras a partir de R$ 200,00, o participante ganha um voucher equivalente a um par de ingressos Conhecer. A ação contempla as 17 lojas da Ban Ban: cinco no Centro, shoppings RioMar Kennedy, RioMar Fortaleza, Pátio Arvoredo, Via Sul, Benfica, Shopping Parangaba, North Shopping Jóquei, Maracanaú, Maranguape, Caucaia, Grand Shopping e North Shopping.

Os ingressos Conhecer garantem entrada e acesso às áreas livres do parque: playground infantil (com escorregador, gangorra, balanços, mini tirolesa), dama gigante, espiribol, slackline, viveiro de pássaros, chuveirão, horta, fazendinha, redário, museu do Engenho Colonial e ruínas jesuíticas.

O Engenhoca Parque fica a 20 Km de Fortaleza, com atividades para todas as idades. Mais informações e regulamento da promoção no site  https://www.parqueengenhoca.com.br/.


Instagram: @engenhocaparque

Facebook: @EngenhocaParque


Fevereiro 2020] Instituto Nordeste Cidadania é a 3ª melhor empresa para trabalhar no terceiro setor do Brasil


 
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) recebeu mais um importante reconhecimento pelo trabalho que vem realizando nas áreas socioambientais. Dessa vez a OSC – Organização da Sociedade Civil foi eleita a 3ª melhor empresa para trabalhar no terceiro setor. A premiação, que está na terceira edição, é promovido pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), em parceria com a revista Época Negócios. Os agraciados foram conhecidos no último sábado (08) em ranking divulgado no site do GTPW.

A premiação se junta a outros importantes reconhecimentos que o Inec recebeu no final do ano passado. Em novembro, a organização foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, em seleção organizada pelo Instituto Doar, pela agência O Mundo Que Queremos e pela Rede Filantropia, figurou na lista das 150 Melhores Empresas para Trabalhar (MEPT), premiação organizada pela revista VOCÊ S/A, além de ter sido agraciada com o Prêmio Melhores Empresas Para se Trabalhar no Ceará em 2019 pelo Instituto Great Place to Work (GPTW). Segundo Helda Kelly, Diretora Socioambiental do Inec, “ser um dos melhores lugares para trabalhar no terceiro setor nos enche de orgulho, pois trabalhamos por uma causa nobre, o desenvolvimento do Nordeste e, através das nossas ações, vislumbramos um mundo melhor”, afirma.

O presidente do Inec, Stélio Gama, também reforça a felicidade e gratidão pelos prêmios “esses reconhecimentos nos deixam muito emocionados, pois são frutos de um trabalho realizado com amor, dedicação e que gera felicidade. Somos uma organização que transforma vidas fazendo girar essa roda viva da gratidão e retribuição por tudo que fazemos para transformar esse Nordeste!”, comemora.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec tem como missão promover a cidadania por meio de programas socioambientais e de microfinanças com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.
  

Fevereiro 2020] Nova Biblioteca Estadual do Ceará: Secult anuncia Glória Diógenes como diretora do equipamento


Foto: Jean dos Anjos


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) anunciou nesta quinta-feira, 27/2, a nova diretora da Biblioteca Estadual do Ceará (BECE): a socióloga e pesquisadora Glória Diógenes. A Biblioteca será reinaugurada neste primeiro semestre, com novo conceito, após modernização e grande obra de reforma, incluindo a integração do equipamento cultural ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

"Estamos na fase final para a reinauguração da Biblioteca Estadual do Ceará e convidamos a professora Glória Diógenes para assumir a diretoria da biblioteca. Como socióloga, a Glória traz um pouco do que estamos pensando de conceito e de programa da biblioteca. Será uma biblioteca conectada com uma ação cultural e educativa, mas também atuando como ambiente de produção de conhecimento e do fomento à pesquisa. Então, a Glória deve traduzir muito bem o que é o conceito da BECE", ressalta o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

“Para mim foi uma honra e alegria receber o convite, porque creio que essa reabertura, esse reabrir de portas da biblioteca, é um marco para a cidade e para o Ceará. Significa colocar a palavra oral e escrita, a literatura, a leitura, como marcos fundamentais de construção da memória deste Estado, de sua vitalidade, de sua potência principalmente numa conjuntura onde cada vez mais a palavra se impõe como agir. A mensagem é que deixo para esse início é de que a instituição deva ir para além dos seus muros, atuando na construção de um agir social. Convido todos a habitar a biblioteca, a vivenciá-la, a sentir a biblioteca, porque ela é também uma partilha do sensível, como diz Jacques Rancière, uma vez que precisamos cada vez mais desses espaços de encontro”, destaca a nova diretora da Biblioteca Estadual do Ceará, Glória Diógenes.

Glória Diógenes é professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará-UFC, Pesquisadora do CNPQ, e Coordenadora o Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS). É membro fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisadores em Artes e Intervenções Urbanas- R.A.I.U, é membro fundadora da Rede Todas as Artes, Todos os Nomes e membro da REAJ - Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis. Faz parte do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. 

Mais sobre a BECE

Em seu novo conceito e programa, a Biblioteca Estadual do Ceará interage com a comunidade e com as cenas artísticas, culturais e literárias, conectando com as bibliotecas comunitárias, os coletivos, saraus, slams e com a produção acadêmica do estado no sentido de dinamizar e estender e acolher suas ações com os mais diversos ambientes e espaços formais e não formais dos distintos territórios da cena cearense em conexão com o país e com o mundo. 

Os modelos de Biblioteca Parque foram adotados como inspiração para a proposta da Biblioteca Estadual do Ceará. Tendo como principais referências as bem-sucedidas experiências implementadas em Medelin e Bogotá, na Colômbia e a Biblioteca Parque de Estado do Rio de Janeiro que foi a mais importante influência para esse projeto. É possível antecipar que a modernização incluiu a reformulação de ambientes e espaços internos com a aquisição de equipamentos e mobiliários, ampliação e atualização do acervo e formulação de programação cultural de incentivo à leitura e à literatura considerando o Plano Nacional do Livro e Leitura.


Fevereiro 2020] PROJETO DUETOS ACONTECE EM MARÇO COM SHOWS DE EUDES FRAGA E DAVI DUARTE


O Projeto Duetos finaliza a sétima edição e novamente reúne dois grandes nomes da música cearense. Desta vez quem subirá ao palco do Projeto Duetos serão os cearenses Eudes Fraga e Davi Duarte. O encontro acontecerá no dia 07 de março, às 21h, no Teatro Municipal São José. Os ingressos já estão à venda.


De volta a Fortaleza, Eudes Fraga, atualmente residindo em Belém (PA),  vai apresentar seu show com repertório baseado em seus quatro discos e composições feitas em parcerias com grandes mestres como, Evaldo Gouveia, Paulo César Pinheiro, Joãozinho Gomes e releituras de Luiz Gonzaga e Luiz Fidélis. O artista será acompanhado pelos músicos Hoto Júnior (percussão) e Adriano Azevedo (bateria)

Quem abre a noite é o cantor e compositor Davi Duarte, um dos nomes aclamados  da cena musical cearense e dono de hits, como, O Que Eu Queria, Bússola, Noite, Presente, entre outros. Davi Duarte também teve canções gravadas por  Kátia Freitas, Rogério Franco, Téti, Daniela Montezuma, Edmar Gonçalves e Marcus Caffé.

Confira os clipes:

Eudes Fraga 



Davi Duarte


Calcado na ideia de juntar artistas nacionais de longa carreira e artistas locais, o Projeto Duetos, hoje, uma grande vitrine para os artistas do Ceará, já apresentou para o público parcerias, como, Paulo Façanha e Lô Borges, Lupe Duailibe e Isabella Taviani, Isaac Cândido e Amelinha, Liliany Sá e Leila Pinheiro, David Duarte e Celso Fonseca, Ciribáh Soares e Ed Motta, Evaldo Gouveia e Bossampop, Pingo de Fortaleza e Beto Guedes, Mona Gadelha e Sandra de Sá, Lúcio Ricardo e Flávio Venturini, Jord Guedes e Sá & Guarabyra, Guilherme Arantes e Banda Vitrolla, 14 Bis e Band e  Band On The Hun, Odair José e Os Alfazemas e muitos outros. 


Com o objetivo de contribuir para o fomento e o desenvolvimento da música cearense e brasileira, o projeto Duetos – 6ª Edição realizou 04 grandes shows no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, reunindo no palco sempre um artista cearense com outro de grande reconhecimento nacional. Para esta edição o projeto apresentou os shows de Boca Livre e Ricardo Maia, Dalto/Tunay e Edmar Gonçalves, Nico Rezende e Paulo Façanha, Roberta Campos e Lupe Duailibe. Foram 04 grandes shows que apresentaram para o público performances memoráveis com o melhor do nosso cancioneiro. Somando ao todo 22 artistas no palco durante todo o ano de execução do projeto. O Projeto Duetos– 6ª Edição veio contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da música do Ceará, tendo como grande foco o fortalecimento dos cantores e compositores cearenses e a promoção de suas carreiras, de forma que possam conquistar cada vez mais público e alçarem voos cada vez maiores.

Projeto Duetos - 7ª Edição -  Apoio cultural: Enel. Apoio: Teatro Municipal São José,  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Patrocínio: Nova Brasil, Tempo FM e Hotel Sonata de Iracema. Realização: Leq Produções

Serviço

Projeto Duetos 7ª Edição  -  Shows Eudes Fraga e Davi Duarte

Local: Teatro Municipal São José

Rua Rufino de Alencar,  299-327 – Centro (em frente ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

Dia: 07 de março

Horário: 21h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00

Vendas: Casa dos Relojoeiros - Centro, Benfica e Iguatemi, Cantinho do Frango e na bilheteria do Teatro Municipal São José.

Informações: (85) 3246 3579


Fevereiro 2020] Fortal 2020 confirma primeiras atrações que vão comandar o Corredor da Folia

Um dos maiores festivais de música do país, Fortal 2020 confirma as primeiras atrações que vão comandar o “Corredor da Folia”. Do dia 23 ao dia 26 de julho, o público vai curtir grandes nomes da música apresentando grandes sucessos da música, além de usufruir de uma mega estrutura na “Cidade Fortal”.


No dia 23 de julho, iniciando a programação do festival, o público poderá curtir os principais sucessos do Harmonia do Samba e Parangolé no bloco Bagunça, além da animação característica do cantor Bell Marques junto com os filhos Rafa e Pipo Marques. Já no dia 24 de julho, o público será embalado pela por uma mistura de ritmos com a volta da cantora Claudia Leitte no bloco Largadinho apresentando os maiores sucessos da carreira e do novo álbum “Bandera”.


Foto: Filipe Rodrigues






A animação única do bloco Eh Loco também desfila no “Corredor da Folia” com a Banda Eva e o funk de um dos principais hitmakers do país, Pedro Sampaio. Um dos blocos mais tradicionais, o Bloco Siriguella, comandado pelo cantor Bell Marques, anima o público com animação característica do axé durante todo o final de semana.

No dia 25 de julho, um dos maiores nomes do axé, a cantora Ivete Sangalo volta ao Fortal animando dois dias seguidos, assim como foi feito no ano passado com o bloco Village. Outra novidade de 2019 se repete: o gigante Léo Santana também é atração confirmada, apresentando grandes sucessos e não deixando ninguém parado. Encerrando a festividade no dia 26 de julho, o forró invade a “Cidade Fortal” com o cantor Jonas Esticado.

Os ingressos para o evento já estão à disposição do público nas sedes dos blocos e através do site Efolia. Mais informações em breve.


Fevereiro 2020] Festival Levitas em Acarape traz Fernanda Brum e Tony Alysson neste fim de semana


 
A cidade de Acarape, na região do Maciço de Baturité realiza a sétima edição do Festival Levitas, um evento que acontece desde os dias de carnaval até o dia 29 de fevereiro, promovido pela Prefeitura Municipal de Acarape. A celebração acontece na Praça Central conhecida como Arenas Levitas, na avenida do centro da cidade e reúne cerca de 20 mil pessoas durante os dias de evento.

O evento cristão é o único em todo o Estado a ser realizado no período de carnaval e recebe caravanas das cidades da região do Maciço e do interior do Ceará. Grandes nomes da música cristã estarão presentes como Tony Allysson, Fernanda Brum, Chagas Sobrinho, Missionário Shalom e muito mais.





Firmando o calendário cultural e turístico da região do Maciço de Baturité, o Festival é uma oportunidade de unir lazer, louvor, entretenimento, alegria e proclamar a paz entre as famílias. O evento atrai o público cristão que tradicionalmente se reúne em retiros e acampamentos no período do carnaval, além de outros que percebem nesses dias a oportunidade de se relacionar com Deus.

Em média, o Festival gera cerca de 200 empregos direto e indiretamente, como produção, estrutura, limpeza, vendedores ambulantes, segurança e divulgação.  O propósito de atrair o maior número de adoradores continua, já que na última edição (2019), 15 mil pessoas participaram, movimentando não apenas o evento, mas também a economia e o turismo do município.

Segundo o prefeito Franklin Verissimo, não tem nenhuma cidade do interior, que despertou para esse nicho, que é o turismo religioso neste período. “Para as pessoas que queiram um carnaval tranquilo, em família, elas terão o município de Acarape como uma oportunidade de integração, fé e fraternidade”, disse Franklin.

O espaço terá uma estrutura grandiosa que abrigará, além da arena dos shows, uma feira religiosa, praça de alimentação, palestras, preleções, capela de adoração, encontro de jovens, festival kids, gincana, torneio de futebol e os shows nacionais e locais na Arena.

Durante o Festival, cantores e ministérios irão participar da seletiva e concorrerão a premiação nos valores de R$ 5 mil e R$ 1 mil, respectivamente, nas categorias Festival Levitas e Festival Levitas kids.

“Com o objetivo de difundir a música cristã no Ceará, o festival é pioneiro na promoção da tolerância religiosa entre todos os irmãos. Viemos pregar a paz, o amor e a união na família, para que sigam todos juntos, mesmo sendo diferentes”, destacou prefeito Franklin Verissimo.


Shows

Dia 28

Padre Caio Cavalcant e Abimajhow, Missionário Shalom, Chagas Sobrinho e Banda Benção.



Dia 29

Tony Allysson, Fernanda Brum, L&L Louvores e Banda Renovo, Glauber do Sax e Banda Arautos



Serviços

Festival Levitas Acarape 2020

De 22 a 29 de fevereiro

Na Praça Central

Entrada Gratuita