Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 4 de abril de 2020

ABRIL] LEILÃO BENEFICENTE FETRIECE


ABRIL] Igor Montenegro aposta em experiências pessoais em novo EP e promove campanha de lives pró-quarentena


 
Cantor promove EP com campanha de lives pró-quarentena, usando a arte como ferramente de solidariedade e criatividade.

Igor Montenegro trilha seu caminho na cena pop e indie como um artista que não tem medo de se entregar quando canta sobre o amor e a vida. Sua música causa impacto na vida das pessoas por falar de sentimentos e apresenta um lado mais íntimo do músico, com composições pessoais que falam de seus amores, medos e fragilidades.

Nascido em Fortaleza, o cantor e compositor que desponta como uma das grandes aposta de 2020, acaba de lançar seu primeiro EP, “The Acoustic EP Number 1” em todas as plataformas digitais. O projeto contém cinco faixas com uma roupagem acústica, formato que se encaixa muito bem na proposta do músico.

Após lançar os singles "Flamethrower", "Serious" e "Fall For Someone New", Igor teve a ideia de fazer a versão acústica, agregando ao material duas tracks novas: as músicas "Love Her" e “You Make Love Easy".

Os fãs podem esperar uma interpretação diferente das músicas de Igor, além do formato de pocket show na próxima turnê do cantor. Enveredando sua música para um pop suave, Igor Montenegro lança hits que falam de amor e que entram em sintonia com toda uma geração romântica que canta sobre a vida.

O lançamento do EP marca uma nova fase do cantor em carreira solo, projeto influenciado por artistas como Ed Sheeran, John Mayer e McFly.

Igor segue promovendo uma serie de Lives em suas redes sociais em apoio a todos os afetados pelo coronavirus. A ideia central é entreter as pessoas que estão em casa e fazer uma campanha pró-quarentena, usando a arte como ferramente de solidariedade e criatividade.


Confira aqui “The Acoustic EP Number 1”: https://spoti.fi/2Jvau7P



ABRIL] Colunistas do Nordeste Pompeu Vasconcelos, Rafael Freitas e Roberta Jungmann se unem e lançam a Rede Nordeste Unido


 
Referência em seus estados, os três maiores sites sociais do Nordeste, Portal IN – baladain.com.br (CE), Alô Alô Bahia (BA) e Roberta Jungmann (PE) se uniram para lançar a campanha Nordeste Unido. A iniciativa é o embrião de uma grande rede de notícias e começa compartilhando informações das boas ações que estão sendo desenvolvidas em meio ao combate à Covid-19 nos três portais.

A iniciativa partiu de conversas de Rafael Freitas com Roberta Jungmann e Pompeu Vasconcelos sobre compartilhamento de conteúdo com o propósito de engajar cada vez mais pessoas, atingindo um público que busca conteúdo de valor, informações checadas e com credibilidade.

“O objetivo é levar informação séria e checada ao maior número de pessoas. Não podemos, nesse momento, pensar apenas em nossa realidade. Queremos divulgar as boas práticas adotadas por empresas e entidades em todo o Nordeste. Queremos também que essas ações sirvam de exemplo para outras empresas e organizações. O momento é delicado e complexo, mas vamos superar mais esse desafio”, comentou o diretor de conteúdo do Alô Alô Bahia e colunista do CORREIO(BA), Rafael Freitas.

Essa união de valores e informações não se limitará a divulgação de ações positivas em prol do enfrentamento a pandemia do Covid-19, mas também de pessoas e empresas que se destacam em suas áreas de atuação. “Esta união dos três maiores portais de sociedade do Nordeste só vem mostrar que é hora de nos unirmos em prol de uma nova sociedade que só deve pensar em fazer o bem”, pondera a editora do site Roberta Jungmann, de Pernambuco, o precursor social do Estado.

O mundo não será o mesmo quando a pandemia do novo coronavírus passar. O isolamento social triplicou o uso da Internet, e mostrou novas maneiras de viver e conviver com novas tecnologias. “Vivemos tempos desafiadores! Mas acreditamos que a sociedade pós-covid-19 será mais solidária, digital e consciente de seus valores. Sou um otimista, acredito que o mundo sairá muito melhor dessa crise e que a comunicação está tendo um papel fundamental nesse momento sem paralelo no mundo contemporâneo.” diz Pompeu Vasconcelos, diretor editor do Portal IN, pioneiro em jornalismo social digital no Ceará.


ABRIL] Colapso na saúde, desemprego e recessão são as três maiores preocupações no enfrentamento ao coronavírus


Estudo realizado pela Demanda Pesquisa monitora o impacto das medidas de combate à pandemia na rotina do brasileiro

Entre os dias 18 e 21 de março, a Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing entrevistou 1065 pessoas de todo o país. Os resultados identificaram os níveis de preocupação, de atitudes tomadas para prevenção e de informação acerca da pandemia da Covid-19 (coronavírus). O estudo tem nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3%.

“Uma das armas contra a pandemia do coronavírus é a informação, por isso dedicamos nossa expertise em análise de informação e mapeamento de tendências para entendermos o verdadeiro impacto do coronavírus na vida das pessoas. Dessa forma, a Demanda pretende dar sua parte de contribuição ao país em um momento que exige união de todos”, explica Gabriela Prado, diretora executiva da Demanda Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing.

Homens e mulheres têm diferentes preocupações

O que mais preocupa os brasileiros no período de pandemia é o colapso no sistema brasileiro de saúde, mencionado por 52% dos entrevistados. “A preocupação com algo que afeta o coletivo vem em primeiro lugar, antes do que reflete individualmente”, destaca Gabriela. Muito mencionados também são o temor pelo aumento do desemprego (50%) e uma eventual recessão econômica (43%), bem como a possível quebra de empresas (41%). Um ponto fora da curva nessa questão é o medo do desabastecimento: a paralisação na fabricação de produtos (6%) e a redução de oferta de produtos (6%) aflige pouco as pessoas.

Quando os grupos são separados por gênero, percebe-se uma diferença grande nas preocupações de homens e mulheres em alguns pontos. É possível identificar que as mulheres pensam um pouco mais na saúde enquanto homens pensam mais nas questões financeiras. Por exemplo, o colapso na saúde foi citado por 58% das mulheres e por 47% dos homens, já a falência das empresas foi lembrada por 39% e 43%, respectivamente.

Internet é o principal canal de busca de informação

Como canais de busca de informação sobre a pandemia e o coronavírus, a internet foi a mais citada, por 86% dos entrevistados, seguida pela TV (72%) e o jornal impresso (50%). A consulta a amigos e parentes (22%) ficou bem acima das entidades da saúde, como unidades do SUS (5%), hospitais privados (4%), hospitais públicos (3%) e clínicas privadas (2%).

Apesar da obviedade da internet figurar no topo da lista, Gabriela alerta que é um detalhe que merece atenção. “Sabendo que quase 3 em cada 4 brasileiros se informam pela internet, é um sinal de que o cuidado com informações erradas ou mesmo as fake news deve ser extremamente grande, começando dentro das casas e criando essa consciência nos cidadãos”.

Atividades ao ar livre foram as mais prejudicadas

Sobre as alterações de rotina, entre as maiores privações estão as atividades ao ar livre (87%), eventos (83%) e visita a bares e restaurantes (82%). Nos cuidados com a higiene, os hábitos mais inseridos no dia-a-dia das pessoas foram lavar as mãos com maior frequência (93%), evitar beijos e abraços (90%) e o uso do álcool gel (90%).

Mudanças também foram identificadas no abastecimento do lar. 36% dos entrevistados disseram que modificaram seu comportamento de compra adquirindo mais itens do que o normal. Entre os produtos que tiveram maior aumento de consumo estão os alimentos não perecíveis (76%), produtos de higiene pessoal (60%) e produtos de limpeza doméstica (56%). Já os medicamentos estão sendo mais estocados por 36% dos entrevistados.

Sobre a Demanda

A Demanda é uma boutique de pesquisa de mercado que desde sua fundação em 1967 já desenvolveu mais de 6.400 projetos de pesquisa de mercado e opinião pública para mais de 800 empresas e entidades governamentais do Brasil e do mundo. São mais de cinco décadas de experiência e aprendizado constantes, totalmente voltados à satisfação de nossos clientes. Temos orgulho de atender algumas das maiores e mais exigentes organizações de todo o mundo. Apoiamos o lançamento de centenas de produtos e serviços.

Como em uma boutique, aqui cada cliente é único. Todos os projetos, além de serem desenhados sob medida, de forma exclusiva, para nossos clientes, são acompanhados de perto em todas as suas etapas, desde o planejamento até a apresentação dos resultados. Nossos diretores e gerentes de projetos estão preparados para propor as metodologias mais adequadas, trabalhando sempre em conjunto com o cliente, valorizando a transparência e a boa comunicação.

Gabriela Prado, Diretora Executiva da Demanda, é pesquisadora com mestrado em Infraestrutura Sustentável pelo Royal Institute of Technology (Kungl Tekniska Högskolan), Stockholm, Suécia e doutorado em Política e Administração de Recursos Minerais pelo IG-UNICAMP. Tem 20 anos de experiência em pesquisa de mercado e atuado na empresa desde 2007. Liderada estudos qualitativos e quantitativos no Brasil e LatAm,

Silvio Pires de Paula fundou, em 1967, a empresa da qual hoje é Presidente.  Sob sua responsabilidade direta, a Demanda já desenvolveu mais de 6.400 projetos completos de pesquisa de mercado e opinião pública tanto no Brasil como em 20 outros países. Ele é Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, e ocupou cargos de Presidente ou Vice-Presidente de instituições como ABIPEME, ABEP, CFA e, atualmente, é Vice-Presidente do CRA-SP.

www.demanda.com.br


ABRIL] Farmácia do Shopping Del Paseo passa operar com serviço de drive thru


Para maior comodidade dos clientes e também para minimizar os riscos de contaminação pelo Coronavírus, a Extrafarma do Shopping Del Paseo para a operar com drive thru a partir desta sexta-feira (3).  O serviço está sendo oferecido no recuo que fica em frente à loja, pela Avenida Santos Dumont, das 7h às 18h, de segunda a sábado.

Vale ressaltar que, de acordo com o que determina o decreto governamental, os serviços essenciais do Shopping estão em funcionamento. Além da farmácia, Mercadinhos São Luiz (das 7h às 20h), Caixa Econômica Federal e Lotérica (das 10h às 14h) e Lojas Americanas (das 10h às 20h, de segunda a sexta, e de 12h às 20h, aos fins de semana) também realizam atendimento aos clientes.

Algumas operações do centro comercial estão operando através do serviço de delivery e com condições especiais de pagamento e entrega. São elas: 50 sabores, Bebelu, Boali, Cacau Show, Café Viriato, Emporio Brownie, Kopenhagen, Kina, Mr. Pretzels, Vignoli, 5 à Sec, Klaris, Lojas Americanas, Lindona, Mag Baby, Max Muscle, Meio Tom, Sementes, Smarttphone Service, Track&Field e Vintage Case.

MEDIDAS PREVENTIVAS

O Shopping Del Paseo realizou, esta semana, uma desinfecção química em toda a área da praça de alimentação. O processo utiliza produtos químicos específicos para eliminar os germes. É a mais utilizada atualmente nos ambientes comerciais, pois é a que melhor se encaixa nas necessidades das empresas, devido principalmente a sua facilidade de aplicação.

O Shopping Del Paseo, desde o início das primeiras notícias relacionadas à disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), acompanha de forma atenta a evolução do tema e permanecerá atento às orientações dos órgãos de saúde do Estado para garantir o bem-estar de todos.


ABRIL] Decretada a prisão preventiva de dois acusados de fabricar e vender álcool em gel falsificado na cidade de Maracanaú


A 2ª Vara Criminal de Maracanaú decretou a prisão preventiva de dois acusados de produzir e comercializar álcool em gel falsificado. A medida acontece, após a prisão em flagrante de ambos. As autoridades policiais que detiveram os indivíduos apreenderam 192 unidades do produto falso, que consistia em uma mistura de etanol e hidrogel.

Foram apreendidas, ainda, embalagens plásticas, do tipo pet, e uma folha de adesivos com rótulos indicando que o produto oferecia proteção contra o novo coronavírus, o que não condiz com o que é indicado pela comunidade científica. O álcool em gel para ser eficaz contra o agente infeccioso precisa estar na proporção de 70% (ou em torno disso) e, naturalmente, ter sido produzido de forma legal, seguindo as normas das autoridades sanitárias e comerciais do País.

Na decisão em que foi decretada a prisão preventiva dos acusados, destacou-se que “os delitos de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, bem como de importar, vender, expor à venda, ter em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribuir ou entregar a consumo produtos em tais condições, são extremamente graves, inclusive classificados como hediondos”. Tais crimes são previstos na Lei nº 8.072/90.

O texto da decisão ressalta ainda que “as pessoas que usassem tal produto adulterado iriam se sentir seguras, quando na verdade estariam vulneráveis ao vírus” e suscetíveis a contrair e propagar a doença Covid-19, que se caracteriza como uma pandemia mundial, que já causou a morte de 54 mil pessoas em todo o planeta, sendo quase 300 no Brasil e 21 no Ceará.


ABRIL] FAÇA PARTE DESSA CORRENTE DO BEM


ABRIL] Hospital preparado para enfrentar a pandemia


O coordenador médico das UTI’s do Hospital São Camilo Fortaleza, Mozart Rolim, chama a atenção da população para a situação extraordinária que está sendo vivenciada, pedindo que haja confiança das pessoas em relação à classe médica, para que as medidas de prevenção sejam seguidas à risca em relação à pandemia de Covid-19.

Apesar de ser compreensível a preocupação com o menor sintoma que surja, é importante lembrar, segundo o médico, que o principal comportamento neste momento é o isolamento social. “Está havendo um consumo exagerado de máscaras cirúrgicas, mas nos ambientes familiares elas não são necessárias, a menos que seja para pessoas que estão com algum sintoma. Em relação aos testes, estes são destinados apenas para pessoas de maior risco, para não faltar insumo para quem mais precisa”, ressalta.

Públicos de risco
Mozart Rolim ressalta que os idosos formam o grupo de maior risco, bem como pessoas de qualquer idade com diabetes, pneumopatias, cardiopatias, ou que fazem tratamento oncológico. Entre os idosos, a mortalidade chega a 15% em pacientes acima de 80 anos.

Mulheres grávidas não estão no grupo de risco, pois os dados mostram que elas são infectadas na mesma proporção dos demais. “Como é um vírus novo, ainda estamos aprendendo sobre ele, mas aparentemente, grávidas correm o risco que a população geral corre”, afirma.

Mozart reforça que o vírus não tem letalidade alta. Em geral, os sintomas duram de sete a 14 dias, e 20% dos infectados devem precisar de internamento. Desse percentual, 4% ou 5% vão precisar de UTI.
Entre as crianças, a letalidade é muito baixa, mas estas podem transmitir o vírus para os idosos. O cuidado, então, deve ser o mesmo.

Hospital preparado para enfrentar a pandemia
O coordenador médico explica que o Hospital São Camilo Fortaleza tem adotado um fluxo diferenciado na emergência, para lidar com os casos de Covid-19. Logo na entrada, os profissionais trabalham para identificar de forma mais ágil os pacientes com insuficiência respiratória. Há uma separação de locais para internamento isolado dos demais pacientes do hospital, de forma a proteger os demais pacientes e o quadro de profissionais.
“A equipe está sendo permanentemente treinada para dar suporte ao paciente, desde a emergência, até o internamento e alta”, ressalta.

O hospital conta atualmente com 20 leitos exclusivos para Covid-19, 10 leitos de UTI geral, 10 de UTI neonatal e 10 de UTI pediátrica.

“Numa calamidade pública, podemos chegar a até 60 leitos adultos, mas esperamos que não seja necessário. Para isso, é preciso que todos exerçam um ato de civilidade. Estamos em época de viroses, então se tiver sintomas leves, permaneça em casa. Só conseguiremos vencer a epidemia com a ajuda de todos”, conclui.


ABRIL] Whatsapp se torna alternativa para trabalho social com idosos


 
Enquanto todos buscam se proteger da ameaça da Covid-19, a preocupação com as pessoas idosas é ainda maior. O grupo está entre os mais vulneráveis ao coronavírus e por isso precisa ficar mais longe do risco de contágio. No entanto, o cenário de isolamento traz outros riscos: a solidão e a interrupção de atividades que são importantes para o bem-estar físico e emocional. O caminho para contornar esse problema foi encontrado na tecnologia.

Aplicativos de mensagem e chamadas em vídeo vêm sendo recursos cada vez mais utilizados pelas famílias para manter o contato em tempos de isolamento social. Mas a solução não se restringe aos contatos familiares. Também foi no Whatsapp que o Trabalho Social com Grupos do Sesc encontrou uma alternativa para não deixar os participantes de suas atividades desamparados nesse período crítico.

Supervisora Administrativa da Assistência do Sesc Fortaleza, Thaís Castro Monteiro, conta que a decisão levou em conta a realidade dos participantes: “Muitos idosos moram sozinhos e esse período tem sido desafiador. Então criamos uma rotina de atividades online para manter o vínculo e evitar o isolamento”. Para isso, foram criados grupos que são alimentados diariamente com materiais de estímulo cognitivo, vocal, escrita, sobre organização da rotina e outros.

O conteúdo compartilhado é criado pelos mesmos profissionais que realizam o trabalho no Sesc, uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, terapeuta ocupacional, pedagoga , cientista social e músico.  Os exercícios obedecem a uma rotina pensada pela equipe para atender às necessidades dos membros. Assim, a cada dia é proposta uma atividade com o objetivo de promover a interação, o autoconhecimento e também de exercitar a coordenação motora e as funções cognitivas. A ideia é que os idosos desempenhem as tarefas propostas e também compartilhem nos grupos os resultados. As tarefas incluem desenhos, Manualidades, jogos musicais, aquecimento vocal, desafios, dentre outras.

Thaís lembra que  “manter uma rotina saudável é fundamental nesse período” e que cultivar o vínculo com outras pessoas é muito importante para ajudar os idosos a atravessar essa fase. Para isso, a dica é “manter o contato com o idoso, através de ligações, chamadas de vídeo e mensagens positivas; é importante que o longevo se comunique com os amigos, familiares e pessoas que fazem parte da sua rotina”, explica.



ABRIL] E-commerce e delivery: Acal oferece dezenas de produtos com desconto durante a quarentena


A Acal decidiu apostar no seu e-commerce para atender os clientes durante o período de quarentena, lançando promoções de até 50% de desconto em dezenas de itens da loja virtual. O cliente que deseja fazer pequenos reparos, ou mudar a decoração da casa neste momento, pode fazer suas compras pelo delivery (WhatsApp 3492-5000) ou site acalhomecenter.com.br, onde visualiza os produtos com todos os detalhes.







Itens para toda a casa, de cozinha a banheiro, estão em oferta. Para citar um exemplo, o cooktop a gás Fischer, bivolt 4 bocas, mesa vidro preto, está em promoção de R$ 499,90 por R$ 399,90.

No mês de março, a empresa registrou um crescimento de 483% nas vendas pelos canais digitais (central de vendas e e-commerce), com destaque para itens de pintura, iluminação e ferramentas.

"A qualquer hora do dia, nosso cliente pode acessar nosso site e conhecer de perto nossos produtos. São mais de seis mil itens, entre pisos, revestimentos, louças, metais, tintas e utensílios para o lar, à venda de uma forma prática e segura neste período em que as pessoas precisam ficar mais tempo em casa”, diz Cabral Neto, diretor comercial da Acal.


ABRIL] Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE anuncia cancelamento das edições de 2020 da Expo CIEE


Medida é em prevenção e preservação da saúde pública, devido à pandemia de Covid-19

O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE informa que foram canceladas todas as  edições da Expo CIEE previstas para o ano de 2020. A medida foi tomada como forma de prevenir e preservar a saúde do público diante da pandemia de Covid-19.


Realizada há 23 anos em São Paulo, a Expo CIEE ocorre em outras regiões do país. Além da capital paulista, o evento tem edições em São José dos Campos, Sorocaba, Goiânia e Fortaleza.


Sobre a Expo CIEE

A Expo CIEE é a maior feira estudantil da América Latina focada na educação, capacitação, orientação e direcionamento profissional do público jovem, que ocorre desde 1997, na cidade de São Paulo. O evento tem como objetivo promover em único espaço um encontro entre empresas e instituições de ensino, que visam a juventude brasileira como o futuro do País, proporcionando a troca de informações que direcionam e ampliam a visão dos jovens acerca da formação e do crescimento profissional, além de promover entretenimento gratuito ao público. A Expo CIEE vem crescendo a cada ano, alcançando edições em outras cidades, como Goiânia, São José dos Campos, Sorocaba e Fortaleza.

CIEE 56 anos - Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 56 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.


Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin
www.ciee.org.br


5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE



1. É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.



2. Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.



3. É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.



4. É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.



5. É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.


ABRIL] Facine está com inscrições abertas para pós-graduação em Psicologia Positiva


 
A Facine, instituição de referência em graduação e pós-graduação do Grupo MRH, está com inscrições abertas para especialização em Psicologia Positiva. O curso é voltado para ajudar pessoas a desenvolver habilidades comportamentais a fim de ter uma vida mais engajada, produtiva, ética e feliz.

A instituição possui corpo docente que é referência no segmento e o curso contará com nomes consolidados como Andrea Perez, idealizadora da Head Felicidade Agora é Ciência; Carla Furtado, membro da Internacional Positive Psychology Association; Gustavo Arns, idealizador do Congresso Internacional da Felicidade; e Daniele Cabral, engenheira da felicidade que ministrará sobre construções de soluções para o RH.

As aulas terão início em agosto de 2020. Inscrições e informações através do telefone (85) 98198-2155 (whatsapp).

ABRIL] Coronavírus: Atenção à saúde mental das crianças durante a quarentena


 
Especialista alerta para sintomas de ansiedade das crianças durante o período de isolamento

Com a orientação para a continuidade do isolamento social como forma de prevenção a disseminação do Covid-19, boa parte da população mantém sua rotina alterada, e entre eles, as crianças.

Com a suspensão das aulas na rede pública e antecipação das férias na rede privada, as crianças permanecerão por pelo menos mais um mês em casa. Com tanta energia para gastar, é importante que os pais/responsáveis mantenham uma base de atividades para evitar a ociosidade.

A neuropsicóloga Liane Bastos destaca que é recomendado uma conversa sobre o assunto, “Para aliviar o estresse e a ansiedade da rotina alterada de forma repentina, é importante que se converse com os pequenos sobre os acontecimentos. Sem entrar em detalhes que possam assustá-los, é necessário que as famílias conversem, sabendo que muitas crianças já possuem capacidade de entender e reproduzir ações que ajudem no combate ao vírus, como lavar as mãos”.

Para a profissional, tentar manter uma programação de atividades, mesmo que em casa, é outra forma de evitar irritabilidades nas crianças, “Manter os horários de dormir e acordar, os costumes alimentares, envolvê-los em atividades físicas como alongamento, yoga, destinar tempo para brincadeiras e estudos do dia a dia, reforça a sensação de “normalidade” e permite menores traumas sobre o assunto”, enfatiza.

Outro desafio que a neuropsicóloga destaca é conseguir usar a energia dessas crianças que não tem espaço pra correr e brincar, “Uma sugestão é utilizar aplicativos de dança, que ensinam passos ao longo do ritmo da música. Além das crianças gastarem energia, garantem uma boa diversão”.

Para as crianças que frequentam terapia ou realizam tratamento para déficit de atenção, autismo e outros, Liane ressalta que é fundamental manter o contato com o profissional de confiança, “Optar pelos atendimentos on-line é uma boa alternativa para dar continuidade ao tratamento já realizado, para que não haja interrupção na evolução desse paciente”, pontua.

ABRIL] Instituições se unem em iniciativas de solidariedade contra os impactos do coronavírus para os mais vulneráveis


A Ordem dos Advogados do Brasil - secção Ceará - tem integrado uma rede de apoio formada pelo poder público, a sociedade civil e outras instituições do Estado, para atuar no desenvolvimento de ações voltadas em amenizar os efeitos que impactam a vida de muitos diante da pandemia do Coronavírus.

Em virtude da necessidade de isolamento social para evitar a propagação do Covid-19, a população em situação de rua tem vivido dias difíceis por não poder contar com a ajuda das pessoas que transitam diariamente. Os animais de abrigos e de rua também enfrentam cenário parecido. Para o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, se cada um que puder fizer a sua parte, a pandemia poderá ser controlada mais rapidamente. “É necessário que neste momento difícil todos estejamos unidos”.

A Seccional Cearense, cumprindo o seu papel social para com a sociedade, está envolvida em diversas iniciativas de solidariedade para ajudar pessoas e animais que mais precisam neste momento. Conheça algumas das ações:
                                       
Projeto OAB Solidária/Obra Lúmen de Evangelização

Campanha de arrecadação para pessoas em situação de risco assistidas pela instituição Obra Lúmen de Evangelização. Além de alimentos, a iniciativa está recolhendo também roupas (adulto e infantil), toalhas, lençóis e materiais de higiene. Para atender uma quantidade maior de pessoas, o projeto alugou outros espaços e, por isso, ajuda financeira também é importante para custear o pagamento do aluguel, contas de água e energia.


Movimento Patas Unidas

Projeto da OAB-CE, através da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais (CDDA), em parceria com a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (COEPA), órgão da Prefeitura de Fortaleza, para arrecadar ração e ajuda financeira para compra de alimentos e medicação para animais carentes em abrigos e pontos de abandono, na cidade de Fortaleza e Região Metropolitana.


Projeto OAB Solidária/Cáritas Arquidiocesana

Campanha apoiada pelo projeto OAB Solidária, com participação das Subsecções de Sobral, Juazeiro do Norte e Crato para arrecadar doações destinadas aos migrantes, pessoas em situação de rua, catadores, povos e comunidades tradicionais, Além de ajuda financeira, a iniciativa está recolhendo alimentos, produtos de limpeza e higiene.


Serviço:


Projeto OAB Solidária/Obra Lúmen de Evangelização


Para contribuir com doações entrar em contato com Elizabete Oliveira pelo WhatsApp (85) 9 8891-8260 ou Eveline Nibon, através do (85) 9 8801-8650. Os itens doados poderão ser recolhidos através de dia e horário previamente agendado. As doações financeiras também podem ser feitas direto nas contas da instituição:


Caixa

Agência: 1559

Conta: 6256-9

Operação: 003

Ser Feliz – Ação Social Lumen

CNPJ: 04.082.338/0001-90


Banco do Brasil

Agência: 2917-3

Conta: 30750-5

Ser Feliz – Ação Social Lumen

CNPJ: 04.082.338/0001-90


Bradesco

Agência: 0452-9

Conta: 0025152-6

Ação Social Lumen

CNPJ: 19.614384/0001-60


Movimento Patas Unidas


Banco do Brasil

Agência: 0008-6

Conta Corrente: 77.174-0

Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará

CNPJ: 07.375.512/0001-81.


Obs.: A ajuda deverá ser feita através do “depósito identificado”.


Orientações sobre o depósito identificado:


Você deve ir ao menu do aplicativo do seu banco (não ir direto na aba transferência);

1. Menu (Lado esquerdo, superior)

2. Aba “Transferência”;

3. Agência: 008-6;

4. Conta: 77174-0;

5. Valor a ser depositado;

6. Escolher a opção depósito identificado;

7. Identificador: incluir seu CPF;

8. Incluir senha do correntista;

9. Transação efetuada.


Atenção: é necessário escolher a opção depósito identificado, depois inserir CPF (se o doador for pessoa física) ou CNPJ (se o doador for pessoa jurídica). Ao abrir o aplicativo, não vá direto ao ícone “transferência”. Primeiro toque no botão “menu”, à sua esquerda, na parte superior, e só então escolha a opção “transferência”. Dessa forma, irá aparecer a opção de “depósito identificado”.


Além de doações em dinheiro, será possível entrega de rações nos seguintes pontos de coleta:


• MEDICÃO CLÍNICA VETERINÁRIA ONCOLÓGICA 24H

Endereço: Av Antônio Sales 707, Joaquim Távora;

Responsáveis: Kelly e Tatiana Rodrigues;

Contatos: 9.9666.2220 e 3231.0032;

E-mail:clinicamedicao@hotmail.com.


• BICHOMANIA PET SHOP

Endereço: Rua Carlos Vasconcelos 747, Meireles;

Responsável: Felipe;

Contatos: 9.9614.7009 e 3261.2781;

E-mail:felipebichomania@gmail.com.


• ANIMALE PET SHOP

Endereço: Av Washington Soares 2000, Luciano Cavalcante;

Responsáveis: Emanuel, Fábia e Márcio;

Contatos: 9.8143.5964 e 3278.4290;

E-mail: emanuelmessias@animalepetshop.com.


• CLÍNICA VETERINÁRIA CURAPET

Endereço: Rua Almirante Rufino 1673, Vila União;

Responsável: Daniel;

Contatos: 9.9686.1230;

E-mail: danielcvgomes@gmail.com;


• CANÇÃO RAÇÕES

Endereço: Rua Desembargador Praxedes 291, Montese;

Responsável: Gilson;

Contatos: 9.8811.0661 e 3055.1511;

E-mail: cacaoracoes@yahoo.com.


• FOSFATEC DISTRIBUIDORA E PET SHOP

Endereço: Rua Osório de Paiva 1872- A, Siqueira;

Responsável: Eudson Júnior;

Contato: 9.8726.8590;

E-mail: contato@fosfatec.com.br.


• AVIPEC COMÉRCIO DE RAÇÕES E PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

Endereço: Rua Senador Pompeu 1226, Centro;

Responsável: Aurinete;

Contato: 3453.7144;

E-mail: avipecmatriz@avipec.com.br;


• CAMPET CLÍNICA VETERINÁRIA E PET SHOP

Endereço: Rua Dr Thompson Bulcão 550, Luciano Cavalcante;

Responsável: Jakson;

Contato: 30342699;

E-mail: campetshop@gmail.com.


• CELEIROS PET SHOP

Endereço: Rua Santa Cecília 1511 , Eusébio , CE

Responsável: Luciana;

Contato: 9.8616.7660;

E-mail: luciana@celeiropetshop.com.br.


Projeto OAB Solidária/Cáritas Arquidiocesana


As doações poderão ser feitas através da conta bancária:


Banco do Brasil

Agência: 2793-6

Conta Corrente: 120.465-3

Pastoral do Povo da Rua – Associação Serviço Voluntário ao Irmão de Rua

CNPJ: 10.945.649/0001-39

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Abril - Gastronomia] Campanha cearense promove apoio a restaurantes de Fortaleza


A campanha “Sabores que Amamos” oferece, por meio de compra online, vouchers com descontos para clientes de restaurantes comprarem agora e utilizarem depois da pandemia.

Inspirado pela  solidariedade, vendo com preocupação a dificuldade do momento atual para o setor gastronômico, o portal Sabores da Cidade, em parceria com a água mineral natural Minalba Premium, criou a campanha “Sabores que Amamos”.

“Nosso objetivo é colaborar com restaurantes de Fortaleza realizando a venda de vouchers agora para que os clientes possam utilizar posteriormente. Foi a forma que encontramos de fazer algo, dentro da nossa área de atuação, para que os restaurantes que amamos tenham um fôlego a mais para passar por essa situação”, afirma Izakeline Ribeiro, idealizadora do site gastronômico.

Como funciona

O cliente pagará R$ 90,00 pelo voucher e terá direito a consumir R$ 120,00 no restaurante escolhido. O desconto de R$ 30,00 é patrocinado pela Minalba Premium. O valor total do voucher será repassado integralmente ao restaurante para auxiliar nesse momento delicado. Para comprar e ter direito ao desconto, basta acessar a página https://saboresdacidade.com/saboresqueamamos/ e adquirir um voucher, que poderá ser usado de outubro de 2020 a março de 2021.

Para completar a experiência, a casa vai oferecer um mimo especial em forma de agradecimento. Depois de efetuar a compra no site, o usuário receberá no e-mail o voucher com o código da compra. Basta guardá-lo e apresentá-lo no telefone mesmo quando for ao restaurante. Não precisa imprimir.

“A Minalba Premium já é uma grande parceira dos principais restaurantes de Fortaleza e temos por compromisso fomentar o trade gastronômico da cidade, que tem grande parte de suas atividades ancoradas no lazer e no turismo. Esse é o momento de nos unirmos para sairmos mais fortes e melhores de todo esse cenário. A ação foi pensada em nossos consumidores, parceiros e sociedade em geral. Queremos contribuir para que depois da pandemia as pessoas consigam voltar à sua rotina normal, aproveitando os sabores que amamos e que sempre fizeram parte das nossas vidas”, afirma Camila Coutinho, Diretora de Marketing da Minalba Brasil, negócio de alimentos e bebidas do Grupo Edson Queiroz.

Para estimular ainda mais a ação, além de pagar 25% dos vouchers dos clientes que comprarem na plataforma da campanha, a Minalba Premium já comprou 30% dos vouchers disponíveis no 1º lote. “Acreditamos que ações como essa geram impacto positivo em toda a cadeia”, completa Camila.

Participam da campanha “Sabores que Amamos” os restaurantes Cabana Del Primo, Cocina 378, Geppos Restaurante, L’O Restaurante, La Bella Italia, La Pasta Gialla, Le Cuisinier, Marcel Restaurante, Medit, Misaki, O Banquete, Ryori, Santa Grelha, Zé Restô e Zoi Restaurante.


A Minalba Brasil

Minalba Brasil é a divisão de alimentos e bebidas do Grupo Edson Queiroz, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Inclui as marcas Indaiá, Refri, Citrus Night Power, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Mel Pura Esperança bem como a marca Nestlé Pureza Vital, por meio de acordo de licenciamento, e as marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, em regime de distribuição, com exclusividade em todo o Brasil, além da distribuição no Brasil da marca de cerveja espanhola Estrella Galicia. Conta com mais de 3 mil profissionais atuando em todas as unidades do país, e está presente em 22 estados e Distrito Federal.

O Sabores da Cidade

Sabores da Cidade é um portal de gastronomia cearense em atividade há 10 anos. Entre os conteúdos, notícias, reportagens, séries de vídeos, crônicas, podcast e um roteiro completo com os melhores restaurantes de Fortaleza. Além disso, todo o trabalho é baseado na busca da valorização da identidade gastronômica cearense com suas receitas, ingredientes e histórias. 


Serviço:

Campanha Sabores que Amamos

Período Abril/2020

Venda de vouchers com descontos para restaurantes de Fortaleza. O cliente paga R$ 90 e terá um voucher de R$ 120 + um mimo do estabelecimento para consumir entre outubro/2020 e março/2021.

Loja virtual: https://saboresdacidade.com/saboresqueamamos/


Abril] Centro Cultural Bom Jardim divulga programação online para o mês de Abril


 
Ciclo de leitura de Áudiolivros, sexta multi Colorindo Virtualmente, Sexta com Dança com Thiago Pereira, Transmissão ao Vivo do Curso RECODE, Workshop online com HIP HOP FORTAL BATTLE - HIP HOP DANCE, lives de entrevistas, Ciclo de Leitura de Ebook são algumas das opções de programação online realizadas pelo Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar.


Confira informações da programação semanal do CCBJ (on-line e gratuita)

PROGRAMAÇÃO CORRIDA - ABRIL


DIA 31/03 - TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA - ÁUDIOLIVROS - LIVRE


RELEASE: O que tem toda terça na biblioteca do CCBJ? Isso mesmo, nosso ciclo de leitura, aquele momento que a gente pega um livro e lê juntos! O Ciclo de Leitura é mais uma atividade do Programa Sombrinha Literária da nossa amada biblioteca, onde a partir de uma leitura trabalhamos com uma temática no intuito de incentivar a sociabilidade, criatividade e o pensamento crítico e afetivo das crianças e adolescentes. Hoje vamos falar de audiolivros e que tal você experimentar essa prática de leitura nesse período de isolamento social? Pois segue aqui plataformas que você pode acessar: https://www.cti.org.br/site/livros-acessiveis/ https://librivox.org/search?primary_key=52&search_category=language&search_page=1&search_form=get_results


DIA 01/04 - QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE BIBLIOTECAS - MOVIMENTO RECODE - 14 ANOS

RELEASE: Hoje é dia da mentira, mas é verdade que a Biblioteca do CCBJ está participando do Programa Recode Bibliotecas e já estamos na 3º etapa de 8 etapas do programa. Pois é, já passamos pela 1ª etapa, que foi a Criação do Comitê Jovem, onde temos um total de 9 pessoas responsáveis por esse programa na nossa biblioteca, a gente até marcou eles aqui na publicação rs. A 2ª etapa finalizou na sexta passada, foi a Pesquisa na Comunidade, colhemos respostas sobre o perfil do usuário e não usuário da biblioteca, além de informações de onde e como podemos melhorar nas atividades e serviços oferecidos pela biblioteca.Ficou curioso sobre o que se trata a 3ª etapa? Então, ela se chama Movimento Recode e ela é ideal pra você que ta aí em casa, no maior tédio querendo fazer algo produtivo nesse isolamento social kkk, maaas hoje a gente vai só contar para vocês um pouco sobre esse programa: O Recode Bibliotecas busca estimular a transformação social e digital de comunidades por meio do protagonismo das bibliotecas e dos jovens. Para isso, oferece apoio e formação para o desenvolvimento de uma nova programação, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas (spoiler). O percurso visa o aumento do número de frequentadores nas bibliotecas transformadoras e o reconhecimento por suas boas práticas. A iniciativa busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos Objetivos 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico). O programa também está alinhado ao Plano Nacional do Livro e Leitura e tem o apoio do Movimento Bem Maior, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas. Quer saber mais e ficar por dentro da 3ª etapa? Acompanha aqui nas redes sociais que ainda essa semana vamos falar sobre a Plataforma Recode, como se cadastrar nela e aproveitar os vários cursos de literatura e de tecnologia que a Recode vai oferecer para vocês por meio da nossa Biblioteca Centro Cultural Grande Bom Jardim.


DIA 02/04 -  QUINTA-FEIRA

CINE LEITOR - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTO JUVENIL - FILME: ANTES QUE EU VÁ - 10 ANOS

RELEASE: Ahh todo mundo sabe o que tem na quinta, filmeee! A atividade cultural de todas as quintas na Biblioteca do CCBJ é o Cine Leitor, uma dentre várias ações que acontecem dentro do Programa Sombrinha Literária. O Cine Leitor visa trabalhar a literatura e o cinema numa perspectiva de incentivo à leitura de livros que têm adaptações cinematográficas. E sabe qual a nossa indicação hoje? O filme baseado no livro de Lauren Oliver. Não sabe? hahaha, segue a sinopse e onde você pode assistir: Samantha Kingston é uma garota que tem tudo o que uma jovem pode desejar da vida: beleza, namorado, amigos. No entanto, essa vida perfeita chega a um final abrupto e repentino no dia 12 de fevereiro, um dia que seria um dia como outro qualquer se não fosse pela da morte de Sam. Segundos antes de realmente morrer, ela terá a oportunidade de mudar a sua última semana e, talvez, o seu destino. https://www.youtube.com/watch?v=98wLyOFr1YE


DIA 03/04 - SEXTA-FEIRA

SEXTA MULTI - COLORINDO VIRTUALMENTE - LIVRE

RELEASE: Sextooou! E o que tem na sexta na biblioteca? A atividade cultural das sextas são múltiplas e variadas. O Programa Sombrinha Literária traz a Sexta Multi que visa englobar oficinas, karaokês, jogos literários, pinturas. Podendo ocorrer ainda mini campeonatos, saraus, encontros com escritores, contações de histórias, lançamentos de livros, futricas literárias, etc, atividades especialmente reservadas para datas importantes ou eventos da biblioteca, como Semana Literária, em abril ou Semana do Livro e da Biblioteca, em outubro. A intenção mais uma vez é trabalhar a relação da literatura com outras linguagens e manifestações artísticas e culturais. Maaas, hoje a gente vai falar de pintura, todo mundo gosta de pintar e é ótimo para desestressar. Então, veja as sugestões que temos hoje para vocês: http://pt.hellokids.com/r_3/desenhos-para-colorir https://www.coloring4all.com/coloring_pages.htm




SEXTA COM DANÇA - THIAGO PEREIRA APRESENTA TRECHO DO ESPETÁCULO “CARMIM” E BATE PAPO SOBRE PROCESSO DE CRIAÇÃO

19H - LIVE REDES SOCIAIS 30 MIN - LIVRE

RELEASE: Carmim fala de mulheres , mulheridades, do feminino e toda essa diversidade, de todos esses corpos, da potência que o feminino tem em cada um desses contextos.

Pessoas estão morrendo ao nosso lado e o que você tem feito para mudar isso ??






DIA 04/04 - SÁBADO

PROGRAMA RECODE - CURSOS RECODE - 14 ANOS

RELEASE: A Plataforma Recode oferece cursos de tecnologia, alguns deles são: Inteligência Artificial, Internet Segura, Hackeando Seu Futuro, Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto. E também cursos voltados ao universo literário, como: Contação de Histórias, Leitura e Relações de Trabalho, Biblioterapia – A Dinâmica de uma Ação entre Biblioteca, Leitura Literária e Cuidado, Mediação de Leitura e Dinamização de Acervos. Em breve mais informações de como escolher seu curso!


DIA 05/04 - DOMINGO

DOMINGO EM PAUTA  - HIP HOP FORTAL BATTLE - WORKSHOP DE HIP HOP DANCE  COM  EZIO FLOR

15H - LIVE REDE SOCIAIS - 40MIN - LIVRE

RELEASE: A linguagem de dança Hip Hop Dance surgiu em meados dos anos 80/90 nos Estados Unidos a partir da Cultura Hip Hop com influências de outras danças urbanas como o Popping, locking, Breaking, no qual seus primeiros passos vinheram de Danças Sociais que eram realizadas em festas. Atualmente essa dança tem sido umas das mais visíveis no universo das danças urbanas e das competições mundiais. Aqui em Fortaleza e no estado do Ceará já se tem dançarinos dessa modalidade no qual o número vem crescendo mesmo que ainda seja de forma individual e de pouco contato entre os dançarinos dessa mesma linguagem, cresce também a demanda para que haja eventos com essa modalidade, que por aqui quase não existe. Devido a esse fato, o Hip Hop Fortal Battle surge como suporte para esses dançarinos, para proporcionar o prazer de competir na sua modalidade, com o objetivo de promover um evento de Hip Hop Dance na cidade, favorecendo a aproximação e a união dos jovens através da dança, contribuir para o crescimento do dançarino trazendo junto o espírito de amor, respeito, e satisfação, fortalecendo a cultura das danças urbanas. O evento consiste em dois tipos de competições em forma de batalha de dança, um workshop e uma roda de dança livre. Nas competições será dado premiação para os vencedores que será realizado em outro momento




DIA 07/04 - TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA  - E BOOK - LIVRE

RELEASE: Como vocês já estão acostumados, dia de terça temos Ciclo de Leitura na Biblioteca do CCBJ. E hoje vamos falar de e-book, muita gente já utiliza essa prática leitora, diferentemente do Áudiolivro, que sugerimos na semana passada. Bom, pra quem também não tem o costume ou prefere o livro impresso que tal dar uma chance para esse suporte? Segue link de e-books que estão gratuitos na Amazon, só fazer uma conta e baixar o kindle no seu celular e aproveitar! Tem HQs, clássicos nacionais e internacionais (português e inglês), novidades, mangás e outros. Aproveita que tem para todos os gostos, são mais de 8mil e-books... https://www.amazon.com.br/b?ie=UTF8&node=6311441011




DIA 08/04 - QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE - CADASTRANDO NA PLATAFORMA RECODE - 14 ANOS

RELEASE: Hoje vamos colocar o passo a passo de como você se cadastra na Plataforma Recode e consegue fazer gratuitamente os cursos oferecidos.


PASSO A PASSO (CADASTRO E INSCRIÇÃO NO CURSO)

DIA 09/04 - QUINTA-FEIRA

DIA 10/04 - SEXTA-FEIRA

DIA 11/04 - SÁBADO

PROGRAMA RECODE - MOVIMENTO RECODE - 14 ANOS

RELEASE: É feriadão e estamos isolados em casa, então porque você não aproveita e vem se cadastrar na Plataforma Recode. Venha explorar a tecnologia de um jeito totalmente novo para estudar, trabalhar, empreender e transformar realidades.


Divulgação online de PASSO A PASSO (CADASTRO E CURSOS DA PLATAFORMA DISPONÍVEIS)


Abril] Confira os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor


Premiação é dividida em duas categorias: Obra Inédita e Trabalhos Inéditos. Os prêmios incluem viagens e a publicação dos livros nas referidas categorias.

Anunciado em novembro de 2019, o Prêmio de Literatura Unifor consiste em uma ação de estímulo à produção literária no ambiente universitário. Os participantes do projeto, que é dividido nas categorias Obra Inédita e Trabalhos Inéditos, podem conferir agora a lista de vencedores, elaborada a partir da avaliação de uma Comissão Julgadora composta por professores de literatura em língua portuguesa.

O participante vencedor da categoria Obra Inédita terá como prêmio a publicação do original submetido para o concurso em uma tiragem de 400 exemplares, além de passagens aéreas para São Paulo, onde visitará a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Na categoria Trabalhos Inéditos, 20 participantes selecionados terão seus contos reunidos em uma coletânea impressa com tiragem de 20 exemplares para cada candidato selecionado. O primeiro colocado no ranking elaborado pelo júri também receberá passagens aéreas para conhecer a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Ressalta-se que, tendo em vista o período de isolamento social decorrente das ações de prevenção ao novo coronavírus, assim como a suspensão temporária das atividades da Universidade de Fortaleza, a entrega dos livros aos vencedores e o agendamento das viagens do prêmio serão realizados a partir de data ainda a ser definida e comunicada.

Confira a lista de vencedores a seguir.

CATEGORIA OBRA INÉDITA

Simone Pessoa Pereira Sampaio, pelo livro “Batizada pelo Sol, Festejada pelo Vento: Contos de uma Praça Portugal”.

CATEGORIA TRABALHOS INÉDITOS

Primeiro colocado: Hugo Alexandre Cançado Thomé, pelo conto “Andréa de Dionísio”.

Demais vencedores em ordem alfabética e o título do conto:

Alan George Félix Mendonça, por “De um Vermelho Claro”;
Ana May Vieira Santos, por “Brasil Tinho e Dé”;
Ana Paula Antero Lôbo, por “Rumo ao Mar”;
Ana Valeska Maia Magalhães, por “Mamãe”;
Carolina Torquato Maia Gomes, por “Água-de-Colônia”;
Cícero Bôscoly Mangueira de Morais, por “Flores no Campo”;
Felipe de Abreu Fortaleza, por “A Alma”;
Gilvan Silva de Oliveira, por “O Buraco”;
José Cavalcante Fonteles, por “Apólogo em Língua Arruaceira de Sinais”;
José Maria de Carvalho, por “Conto ou Não Conto?”;
José Policarpo de Araújo Barbosa, por “Zé Caminhoneiro”;
Luiz Haroldo Cavalcante Serra Júnior, por “A Invenção do Crediário”;
Magna Maricelle Fernandes Moraes, por “A Coleção”;
Marta Viana Pinheiro Albuquerque, por “Receita de Suspiros”;
Raimundo Ivan de Sousa Melo, por “A Fantástica e Horrenda Defloração de Querubina Ruiz”;
Rosa Maria de Sousa, por “A Terceira Morte”;
Sahel de Sá Roriz Pompeu dos Santos, por “Fundo do Poço”;
Thiago Gerôncio Gomes de Sá, por “Segredos Sussurrados”;
Vera do Nascimento Alves, por “Flor Bela”.