Atualmente, a sociedade vive a
Era da Tecnologia. Nela é possível fazer quase qualquer coisa com simples
toques na tela do smartphone. Inseridos neste contexto, os consumidores
tornaram-se cada vez mais exigentes, impondo inovação e agilidade no modo de apresentar
produtos e processos empresariais.
Sabe-se que um hábito bastante
comum entre os consumidores é visitar a loja física com o intuito de examinar o
produto e, posteriormente, efetuar a compra online. Esta ação é conhecida como
showrooming e vem crescendo bastante. Compreendendo esta prática, grande parte
dos lojistas notam que estão perdendo espaço e sentem-se ameaçados. Todavia,
também há a prática reversa que é chamada de webrooming, ou seja, o hábito dos
consumidores pesquisarem sobre um produto no ambiente virtual e compram na loja
física.
Considerando estes
comportamentos, surge a necessidade de as lojas físicas facilitarem a leitura e
o posicionamento dos produtos nas gôndolas das lojas, mas não é esta única
atitude que as empresas devem tomar para continuarem ativas no mercado
consumidor.
Uma importante estratégia para
melhorar a experiência de compra é o Omnicanal (que em inglês chama-se
Omnichannel). Esta técnica consiste em promover um relacionamento mútuo entre
loja física e loja virtual. Um exemplo disso é quando o consumidor compra uma
torradeira pelo site (loja virtual) e vai buscar o produto na loja física. Esta
integração favorece às lojas físicas, uma vez que oferece mais segurança aos
consumidores que têm certo receio em efetuar as compras no meio virtual.
Neste sentido, essa estratégia
torna-se vantajosa tanto para a loja, que movimenta a sua parte física pelos
aplicativos e sites, como para o cliente, que pode avaliar e comparar as
características de determinado produto a partir das fotos e da descrição
apresentadas no site. Neste formato de compra, o consumidor também precisa
levar em consideração o tempo de espera e o valor cobrado pelo frete. Estes
fatores motivam a escolha de receber o produto em domicílio ou de retirá-lo na loja.
Logo, é dever das lojas
garantir a eficiência das entregas tanto em seu espaço físico como no endereço
do consumidor. Para que isto aconteça, é necessário que a logística seja
integrada com o estoque de forma eficiente a fim de unificar os canais de compra
e entrega para melhorar a experiência do consumidor e favorecer o seu poder de
compra tanto no ambiente físico como no virtual.
Profª. Larissa Torres Ferreira
Professora do Curso de
Administração da UniAteneu
Mestranda em Educação e
pós-graduada em MBA em Administração e Marketing
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