Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 25 de janeiro de 2020

Janeiro 2020] Grupo Aço Cearense orienta colaboradores sobre arboviroses e como eliminar focos do Aedes Aegypti no local de trabalho


Chegou o período chuvoso no Ceará e com ele aumentam os casos de arbovisores, doenças transmitidas por insetos e aracnídeos, que se proliferam em maior quantidade nos meses de chuva. Com o intuito de evitar a contaminação e de orientar os colaboradores sobre os cuidados e as formas de transmissão, o Grupo Aço Cearense organizou uma exposição informativa. A mostra já aconteceu na unidade industrial no dia 21 de janeiro e será realizada na Aço Cearense Comercial dia 28 deste mês.

A exposição esclarece que dengue, zika e chikungunya são algumas arboviroses comuns nesse período e dá dicas de como evitá-las, de como proceder para deixar a casa e o ambiente de trabalho limpos, livres de focos do mosquito. Durante a exposição, profissionais qualificados prestam essas e outras orientações e entregam material educativo.

A técnica de enfermagem, Leila Bezerra, faz parte do serviço de Medicina do Trabalho do Grupo Aço Cearense e explica que os mesmos cuidados que temos em casa devem ser observados no trabalho. “É dever de todos manter o ambiente limpo e, caso encontrem algum foco ou até mesmo o próprio mosquito, procurar o Serviço de Medicina do Trabalho da empresa para comunicar e pedir as providências que podem ser desde chamar agentes de saúde da prefeitura até contratar uma empresa de dedetização”, explicou Leila.

No dia 28 de janeiro, a unidade comercial da Aço Cearense receberá um agente de saúde, às 8h, que fará uma inspeção na empresa em busca de focos do Aedes Aegypti. Às 10h haverá  imunização, quando os colaboradores receberão a vacina tríplice viral e, em seguida, às 11h, ocorrerá a exposição e orientações sobre o mosquito.




Janeiro 2020] Hospício Cultural volta à Praça João Gentil neste domingo (26)


Foto: Rômulo Santos 

O bloco de pré-carnaval também se apresenta no local nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, dentro da programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza.

Depois de deixar os foliões afiados nos sete ensaios abertos que aconteceram nas últimas semanas, no Gentilândia Bar e no Raimundo dos Queijos, o bloco de pré-carnaval Hospício Cultural volta, neste domingo (26), para a Praça João Gentil, onde também se apresenta nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro, dentro da programação oficial do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza.

Assim como aconteceu em 2019, a festa começará no início da tarde de domingo e se estenderá até as primeiras horas da noite. Além da Banda Hospício Cultural, comandada por Gildomar Marinho e Charles Wellington, o público poderá conferir outras atrações, já que o bloco recebe, todos os anos, vários artistas locais. Tanto é que essa iniciativa se tornou uma de suas marcas.

A volta para a praça promete muitas emoções. É lá que os foliões vão ouvir, pela primeira vez, o novo hino do bloco, que foi escrito e musicado por Gildomar Marinho. A responsável por dar as boas-vindas ao público, neste domingo (26), é a Banda Hospício Cultural, que abre a programação, ao meio-dia, com muitas marchinhas, frevos e maracatus. Em seguida, às 13h30, os presentes acompanharão de perto, no chão da praça, a performance “Todxs Putxs”, de José Honorato Neta. A apresentação consiste em uma interpretação da música homônima, da cantora Ekena, que fala da marginalização que a sociedade impõe às mulheres.

A banda D’longas sobe ao palco às 14 horas e promete agitar a galera. Com Danna de Paula, Rafael Gomes e Paulo Maia em sua formação, a banda Vento Mareia inicia sua apresentação às 15 horas. No repertório super regional, canções autorais que misturam ritmos como baião, xote e reggae. Com um pé na tradição e outro no futuro, Parahyba e Cia. Bate Palmas inicia seu show às 16 horas. A apresentação mescla os conhecimentos e experiências do cantor e compositor Parahyba, de longa trajetória na música cearense, com o talento de uma nova geração de músicos.

No fim da tarde, às 17 horas, os anfitriões voltam ao palco para o show de encerramento. Acompanhada de Jord Guedes, Yanne Caracas e Juliana Eva, cantoras reconhecidas na cena musical de Fortaleza, a Banda Hospício Cultural vai animar o público com um repertório para lá de eclético.


História

A história do bloco Hospício Cultural tem início no ambiente virtual, em 2015, quando uma turma de amigos — todos loucos por Carnaval — decidiu criar um grupo no Facebook para trocar dicas sobre o período e compartilhar as experiências vividas na festa. O espaço de discussão, de troca de informações e de afetos foi nomeado de Hospício Cultural.


Dois anos depois, em 2017, integrantes do grupo formaram um coletivo e, com o apoio de comerciantes locais, moradores e da classe artística fortalezense, começaram a ocupar diversos espaços no bairro Benfica com o bloco de pré-carnaval Hospício Cultural. Capitaneado por Gildomar Marinho e Charles Wellington, o bloco se firmou como um oásis para os saudosos amantes da folia das marchinhas, frevos e maracatus dos blocos Sanatório Geral e Quem É De BEMfica, em que crianças e adultos vestiam-se de alegria e festejavam o amor e a vida.


Desde então, ano a ano, o Hospício vê o número de pessoas que frequentam seus eventos aumentar. Primeiro o público lotou frente de bares, depois a Rua Paulino Nogueira e, quando parecia que não tinha como crescer mais, os foliões partiram para a Praça João Gentil, um dos pontos mais emblemáticos do Benfica, e a transformaram no palco da festa.


Programação

12h Banda Hospício Cultural

13h30 José Honorato Neta, com a performance “Todxs putxs”

14h D'longas

15h Vento Mareia

16h Parahyba e Companhia Bate Palmas

17h Banda Hospício Cultural com participação de Jord Guedes, Yanne Caracas e Juliana Eva


Gerido por um coletivo independente, o bloco conta, neste ano, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, através do edital de apoio aos blocos de rua do Ciclo Carnavalesco 2020. Também apoiam o Hospício Cultural, o Gentilândia Bar e o Cantinho Acadêmico. Durante a festa, são vendidas camisas, cervejas e outros produtos. O valor arrecadado é utilizado para custear os gastos com a produção do evento.


Serviço

Pré-Carnaval Hospício Cultural

Data: 26 de Janeiro de 2020 (Domingo)

Local: Praça João Gentil (Av. Treze de Maio, S/N - Benfica)

Horário: De 12h às 19h

Acesso Gratuito 


Janeiro 2020] Supermercado Pinheiro abre 130 vagas de emprego para nova loja em Fortaleza


 
O Supermercado Pinheiro deve inaugurar nos próximos meses mais uma loja em Fortaleza. Para a nova unidade que funcionará na Avenida Rogaciano Leite começam a ser selecionados 130 colaboradores. A empresa está disponibilizando oportunidades para diversos cargos como atendentes e repositores que trabalharão nos setores de frente de loja, mercearia, padaria, hortifruti, frios, armazenagem, prevenção de perdas e limpeza. Para se cadastrar, os interessados devem comparecer à unidade do SINE no Centro de Fortaleza (Rua Assunção, 699), com os documentos originais (RG, CPF, CTPS) e caneta azul ou preta, entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro.

Ainda este ano, o Supermercado Pinheiro estima abrir uma nova loja na capital cearense. A expectativa é que nos próximos meses novas vagas sejam anunciadas para seleção de colaboradores da unidade que será aberta na Avenida Antônio Sales. O Supermercado Pinheiro conta com mais de 1.700 colaboradores, em 13 lojas, um centro de distribuição, 11 salas de cinema, quarto parques infantis, cinco choperias e um shopping center, em sete municípios do Ceará: Fortaleza, Sobral, Limoeiro do Norte, Quixadá, Itapipoca, Aracati e Acaraú.




Janeiro 2020] Gestores de Micro e Pequenas Empresas e empreendedores individuais discutem sobre associativismo e políticas públicas para o setor no país


Reunião de planejamento da Diretoria da FAMPEC

 
Associativismo 4.0, sustentabilidade econômica e gestão de resultados em pauta no encontro que reunirá 180 gestores e lideranças de entidades clássicas do segmento de micro e pequenas empresas. As inscrições são gratuitas e limitadas 

Os pequenos negócios estão em destaque na geração de emprego e renda e crescem exponencialmente nos últimos anos no Brasil. Com isso, o ritmo do segmento em buscar informações e modelos de sucesso em gestão impulsiona a realização, nos próximos dias 30 e 31 de janeiro de 2020, do 1º Encontro Metropolitano de Gestores de Associações e Grupos Produtivos de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais - EMAMPE. Os dois dias de palestras e trocas de experiências acontecerão na Casa de José de Alencar e tem inscrições gratuitas e limitadas.

O setor das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais qualificação para fortalecer a gestão empreendedora, o aceso às tecnologias e ao crédito. “Através dos pilares do associativismo podemos ter uma estruturação em rede e otimizar o empreendedorismo de empresas desse porte, inclusive para sermos competitivos em um cenário cada vez mais exigente e conquistar novos mercados”, destaca Edivaldo Nunes, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Ceará - FAMPEC, uma das organizadoras do evento.

No Brasil as micro e pequenas empresas representam 99,1% do total registrado, segundo o Sebrae (2019). São mais de 12 milhões de negócios, dos quais 8,3 milhões são microempreendedores individuais (MEI). Os pequenos negócios também respondem por 52,2% dos empregos gerados pelas empresas no país. As micro e pequenas empresas podem ser classificadas de acordo com o número de empregados e com o faturamento bruto anual.



EMAMPE



O 1º EMAMPE será uma oportunidade de integrar os gestores das entidades associativas da região metropolitana de Fortaleza, debater os desafios competitivos dos negócios e compartilhar conhecimentos de gestão voltados para resultados. “Os painéis foram pensados para nos dar uma visão geral do cenário socioeconômico e os desafios que envolvem a nova realidade das MPEs no Brasil e no Ceará”, ressalta Edivaldo.



Participarão do evento cerca de 180 empreendedores, gestores e líderes empresarias e de entidades e representantes institucionais do projeto como Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil - BNB, Governo Federal e Assembleia Legislativa, debatendo temas como Sustentabilidade econômica e social, Gestão de negócios e resultados, A nova previdência social, Marco legal das ONGs e Oscips, Educação financeira e cases de sucesso, Elaboração de projeto e captação de recursos, Políticas públicas para MPEs, Interlocução com órgãos de governo e Ética e cidadania para empreendedores.



A realização é da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (CONAMPE) e da FAMPEC Ceará, com apoio do Ministério da Economia do Governo Federal e BNB. A organização é do Instituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Negócios Afins, com a produção da W10 Produções e Eventos.



SERVIÇO

1º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Gestores de Associações e Grupos Produtivos de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais.

Dias: 30 e 31 de janeiro de 2020, das 8h às 17h.

Local: Auditório da Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 - José de Alencar, Fortaleza/CE)

Inscrições gratuitas e limitadas.

Informações: (85) 3122.7222 e producao@w10producoes.com.br




Janeiro 2020] Gil Mendes lança segunda parte do projeto ‘Imagine Aí’




Cantora disponibilizou, em todas as plataformas digitais, quatro faixas do DVD, encabeçadas pelo hit ‘Colecionador de Madrugada’ que conta com participação de Xand Avião.

A cantora Gil Mendes lançou na tarde desta quarta-feira (22) a segunda parte do seu projeto ‘Imagine Aí’. A forrozeira disponibilizou quatro faixas do DVD, encabeçadas pelo hit ‘Colecionador de Madrugada’ que conta com participação de Xand Avião. As outras canções são ‘Ideiazinha louca’, ‘Procurando alguém’ e ‘Tá com saudades de mim’.

O trabalho está disponível em todas as plataformas digitais - Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, Napster, Google Play Music e Amazon Music - e a produção audiovisual já está no canal oficial da cantora no You Tube.

O público pode acessar o link https://ampl.ink/Qo93m e eleger onde deseja ouvir as músicas.

Gravado em setembro, em Fortaleza, o ‘DVD Imagine Aí’ de Gil Mendes traz ainda as participações de Naiara Azevedo e Dorgival Dantas em outras faixas.


Janeiro 2020] Arco Educação é o mais novo cliente da Sobral Gráfica


 

A empresa cearense é umas das líderes no mercado nacional de sistemas de educação infantil ao ensino médio

A Arco Educação acaba de chegar para compor a cartela de clientes da Sobral Gráfica e Editora, a parceria que se iniciou em 2019, promete trazer para o mercado a qualidade de produtos da Arco com a excelência de impressão da Sobral Gráfica. Atualmente, alguns materiais como, display, calendário e caixa estão em produção. Materiais que serão distribuídos para todo o Brasil.

A companhia brasileira Arco, nasceu em 2006 negociando o modelo pedagógico desenvolvido pelo colégio Ari de Sá. A empresa é focada em soluções educacionais para o ensino básico que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 425 mil alunos e 1.400 escolas privadas de todo o país, abrangendo os segmentos da educação infantil ao ensino médio. A empresa tem como missão transformar a forma como os estudantes aprendem.

Sobral Gráfica e Editora
@sobralgrafica



Janeiro 2020] Pré-carnaval do Shopping Del Paseo terá programação especial para crianças e adultos



O Shopping Del Paseo preparou uma programação de pré-carnaval para garantir animação e diversão para adultos e crianças, durante todo o mês de fevereiro.

A Turminha da Folia Del Paseo - O Bloquinho das Crianças - será aos sábados e domingos de fevereiro até o dia 22, sempre das 16h às 19h, no Piso L1 do Shopping Del Paseo. A programação inclui atrações musicais, pintura artística, camarim fashion e concurso de fantasias.



Programação Musical Infantil:

Sábado (2/02) - Jujubanda

Domingo (3/02) - Banda Adoleta

Sábado (8/02) - Jujubanda

Domingo (9/02) - Lelé da Cuca

Sábado (15/02) - Banda Do Ré Mix

Domingo (16/02) - Banda Mundo Mix

Sábado (22/02) - Banda Adoleta



Já a programação para os adultos, Esquenta Folia Del Paseo, será sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas, também no piso L1:

6/02 - Os Alfazemas

13/02 - Banda Dubaile

20/02 - Superbanda



No período de 1 a 29 de fevereiro, das 18h às 22h, a praça e quiosques de alimentação oferecerão aos clientes do shopping a promoção 1+1 = 3. Na compra de dois itens do cardápio promocional, o terceiro será gratuito. Confira cardápio e lojas participantes no site www.shoppingdelpaseo.com.br



Serviço:

O que: Turminha da Folia Del Paseo

Quando: Sábados e Domingos de fevereiro (até dia 22), das 16h às 19h

Onde: Piso L1 do Shopping Del Paseo



O que: Esquenta Folia Del Paseo

Quando: Quintas-feiras de 6 a 20 de fevereiro, a partir das 19h

Onde: Piso L1 do Shopping Del Paseo



O que: Promoção 1+1=3

Quando: De 1 a 29 de fevereiro, das 18h às 22h

Onde: Praça e quiosques de alimentação do Shopping Del Paseo. 


Janeiro 2020] FortBrasil participa de evento para permissionários do Centro Fashion Fortaleza


Na próxima semana, 27/1 e 28/1, a FortBrasil participa do lançamento da Associação dos Permissionários do Centro Fashion Fortaleza (CFF). O evento reúne representantes dos cerca de 4.000 CNPJs ativos do local e terá programação voltada para a capacitação dos empresários. Enquanto patrocinadora do evento, a FortBrasil marca presença com a divulgação dos produtos da empresa.

Atuando desde 2005 no mercado de crédito, a FortBrasil consolidou-se como especialista na administração de cartões private label co-branded, aqueles que levam a marca própria do estabelecimento com a bandeira FortBrasil. Em parceria com clientes e lojistas, a fintech atua em diversos estados do Nordeste, Centro Oeste e Sudeste do Brasil com os seus mais de um milhão e seiscentos mil clientes. No evento, a FortBrasil apresenta aos permissionários os inúmeros serviços que dispõe, além de disponibilizar informações sobre como as lojas e boxes do Centro Fashion podem receber o cartão da fintech como forma de pagamento.

“Com a quantidade de lojistas que reúne, o espaço tem um enorme potencial para geração de negócios. Temos uma expectativa boa de fluxo de vendas e inserção da FortBrasil no Centro Fashion, não só pelo número de lojas, como também pelo perfil dos clientes, já que o espaço atinge públicos de variados poderes aquisitivos e o cartão da FortBrasil tem foco nas classes C, D e E”, explica Veronica Nojosa, Líder de Negócios da FortBrasil.

O Centro Fashion é um empreendimento de Fortaleza que conta com 5.500 boxes e 300 lojas, reunindo lojistas de diversos setores ligados à moda e confecção. Localizado na Av. Filomeno Gomes, 430, no Bairro Jacarecanga, o espaço funciona de quarta-feira a sábado (de 7h às 21h) e aos domingos (de 7h às 14h).


Programação


27/1

Workshop estamparia e processo produtivo



8h - Painel de negócios

ASPERCEFF

ATTUALITÁ

FortBrasil



9h30 - Coffee Break


10h - Planejamento estratégico

Palestrante: Jean Araújo



12h às 13h30 - Almoço



13h30 às 17h - Workshop ATTUALITÁ

Pesquisa de Tendências e Planejamento de Coleção com Marcela Alencar (Gerente de criação)



28/1

Pesquisa de Tendências e Planejamento de Coleção



8h - Painel de Negócios

Silcar (Chevrolet)

Fecomércio

Assessoria Contábil (RNA - Contabilidade)

Assessoria e Consultoria Jurídica (RV - Dr. Roberto Viana Teixeira)



9h30 - Coffee Break



10h - Identidade Corporativa - Mais que vender, vender mais, conquistar e fidelizar

Palestrante: Luiz Santos



12h às 13h30 - Almoço



13h30 às 17h - Oficinas ATTUALITÁ

Workshop estamparia e processo produtivo com Sara Granjeiro (Gerente Comercial)

         


Janeiro 2020] CREA-CE EMPOSSA NOVA DIRETORIA


Raimundo Tarcisio - Diretor Financeiro-Adjunto; Marcelo de Paiva - Diretor Financeiro;  Sidney Ipiranga - Diretoria de Relações Institucionais; Fernando Antônio Von Paumgartten de Galiza - vice-presidente; Emanuel Maia Mota Presidente do Crea-CE; Diogo Lustosa - Diretor Administrativo; e Áulio Façanha Antunes - Secretário da Mesa Diretora.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará empossou durante a primeira plenária de 2020, realizada no final da tarde desta quinta-feira (23), seus novos conselheiros e sua nova diretoria executiva. A reunião deu início ao calendário de reuniões plenárias deste ano do Crea-CE, o presidente Emanuel Mota conduziu a 713° Reunião Ordinária que indicou o Engenheiro Civil Fernando Antônio Von Paumgartten de Galiza como vice-presidente.
A indicação de Fernando Galiza foi homologada, além do vice-presidente para a gestão 2020, os conselheiros também elegeram o Engenheiro de Pesca, Diogo Lustosa como Diretor Administrativo; o Engenheiro Eletricista, de Saúde e de Segurança do Trabalho, Marcelo de Paiva como Diretor Financeiro; o Engenheiro Eletricista, Raimundo Tarcisio como Diretor Financeiro-Adjunto; o Engenheiro Civil, Aulio Façanha Antunes como Secretário da Mesa Diretora e o Engenheiro Eletricista, Sidney Ipiranga para a Diretoria de Relações Institucionais.
O Plenário do Crea-CE, órgão colegiado decisório da estrutura básica, tem por finalidade decidir os assuntos relacionados às competências do Regional, constituindo a segunda instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição, ressalvado o caso de foro privilegiado.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Janeiro 2020] Ypióca é indicada a Cachaça do Ano por meio de voto popular


 
A Ypióca, marca da Diageo, líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Johnnie Walker e Smirnoff, tem três rótulos indicados, por votação popular, ao título de Cachaça do Ano no concurso IV Ranking Cúpula da Cachaça. Ypióca Cinco Chaves e Ypióca 150, de categoria premium, além da clássica Ypióca Ouro estão entre as 250 cachaças mais queridas, escolhidas por 33 mil pessoas. Na segunda etapa do concurso, especialistas vão apontar as 50 cachaças para seguirem à fase final de degustação às cegas, em março.

Envelhecidas em barris de madeiras nobres, como carvalho e bálsamo, as cachaças premium da Ypióca são exemplos da tendência mundial da premiunização de bebidas, em sintonia com um crescente comportamento de consumo que valoriza a qualidade. Além de inovação e qualidade, Ypióca carrega em seu DNA a tradição por ser a marca de cachaça mais antiga do Brasil; existe desde 1846.

Sobre a Diageo
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, YPIÓCA, TANQUERAY, CÎROC, GUINNESS e BAILEYS, entre outras. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.


Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.


Janeiro 2020] Promoção de fim de férias no Engenhoca Parque garante diversão para toda família




Começou a valer nesta terça-feira (21), e segue até dia 31 de janeiro, a promoção de fim de férias do Engenhoca Parque. São duas opções de combo, que estarão disponíveis para compra no site e na bilheteria. A primeira, para a família que é toda aventureira, com quatro ingressos Conhecer (dois Inteira e dois Meia) mais quatro pulseiras Aventura, de R$ 290,00 por R$ 250,00; e a segunda, com quatro ingressos Conhecer (dois Inteira e dois Meia) mais duas pulseiras Aventura, de R$ 190,00 por R$ 160,00.

A pulseira Aventura permite ao visitante o acesso ilimitado às mais de 30 atrações do Engenhoca, dentre elas: arvorismo, tirolesa com skate, tirolesa 280 metros, tirolesa russa, minigolfe, espiribol, kartciclo e pedalinho.

Neste fim de semana, além das atividades fixas, o parque vai promover atrações especiais de férias. No sábado, os pequenos terão um camarim só para eles, com pintura facial para fazer a festa, das 12h às 15h. E no domingo (26), será hora de entrar no clima de carnaval, com desfile infantil e canino de fantasias, e premiações.

O Engenhoca Parque fica a 20 Km de Fortaleza, com atividades para todas as idades. Mais informações e ingressos no site  https://www.parqueengenhoca.com.br/.


Instagram: @engenhocaparque

Facebook: @EngenhocaParque


Janeiro 2020] Cinema



Programação Ceará
23/01 a 29/01

Programação para a semana de 23/01 a 29/01

ESTREIAS
UM ESPIÃO ANIMAL
1917
O MELHOR VERÃO DE NOSSAS VIDAS
A POSSESSÃO DE MARY


PRÉ-ESTREIA:
JUDY

CINEMA DE ARTE:
RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS


Janeiro 2020] Fortaleza está entre as 10 cidades com maior número de startups do Brasil


Ceará segue na 3ª posição no mercado nordestino, com 16,6% das startups ativas.


Um novo levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABstartups) coloca Fortaleza como a 10ª cidade com maior número de startups no Brasil. Atualmente, apenas na capital, são 163 startups registradas. Entre os segmentos que mais se destacam estão os de educação, saúde e bem-estar e finanças.

A liderança do ranking continua com a cidade de São Paulo, que abriga 2.649 startups, número três vezes maior do que a segunda colocada, o Rio de Janeiro, que conta com 701, e quatro vezes maior que a terceira colocada, Belo Horizonte, que atualmente tem 601 empresas registradas.

Na região nordeste, o Ceará segue na terceira posição com 183 startups, atrás da Bahia, com 254, e Pernambuco, com 214.

Além de trazer o ranking das cidades com maior número de startups, o mapeamento aponta que o Brasil conta atualmente com 12.834 startups. Em 2019, de acordo com a StartupBase, o número de startups espalhadas pelo país era de 12.823. Entre os modelos de negócio mais utilizados pelas empresas estão o de Software as a Service (SaaS), com 35,01% do total, e o de Marketplace com 19,7%.

Com relação ao tempo de atuação no mercado, 11% das startups ultrapassam seis anos de atividade. Apenas 2% têm menos de um ano.   

Para o CEO da startup cearense de contabilidade digital para médicos "Conta Médica", José Castelo Neto, o mercado em Fortaleza continuará aquecido, principalmente pelas iniciativas de diferentes frentes que atuam em conjunto para desenvolver o ambiente local de inovação. "Os números do levantamento da ABstartups mostram que há um amadurecimento importante no setor, principalmente em cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Governos, empresas públicas e privadas e universidades despertaram para a importância de estarem próximas ao ecossistema de inovação, responsável por gerar um impacto positivo na economia e reter empregos bastante qualificados".

Os dados do levantamento são atualizados em tempo real e podem ser acessados no portal da StartupBase, braço de pesquisa da Associação Brasileira de Startups (ABstartups).

  
Sobre a "Conta Médica"


A Conta Médica é uma startup cearense com sede em Fortaleza, fundada em 2018, que oferece soluções inteligentes de contabilidade digital e controle financeiro para médicos. As soluções da empresa estão fundamentadas em três pilares: comodidade, transparência e segurança. Atualmente a Conta Médica conta com mais de 200 clientes e uma movimentação financeira que ultrapassa os R$ 10 milhões.
  

Conta Médica

www.contamedica.com.br

contato@contamedica.com.br

Whatsapp: (85) 99146.8277


Janeiro 2020] Grandes nomes nos palcos do 21º Festival Jazz & Blues



Com entrada gratuita para a maior parte da programação, o Festival acontece em Guaramiranga, Aquiraz, Fortaleza e realiza uma atividade também em Maracanaú.

Shows, ensaios abertos, bate-papos e oficinas de música marcam a programação do tradicional Festival Jazz & Blues, que em 2020 festeja a maioridade absoluta com os bons sons ecoando no Ceará. A 21ª edição acontece de 22 a 29 de fevereiro, com atrações locais, nacionais e internacionais.

O 21º Festival Jazz & Blues começa com quatro dias de programação em Guaramiranga, 22 a 25 de fevereiro. Antes disso, de 18 a 20, o músico e professor Edson Távora ministra o minicurso “História do Jazz”, no Auditório do IFCE Campus Guaramiranga. A exemplo da última edição, Aquiraz, no Litoral Leste, também recebe esta edição, com shows nos dias 22 e 23. Depois da quarta-feira de cinzas, o Jazz & Blues aporta em Fortaleza com atividades de quinta a sábado, 27 a 29, e segue também para Maracanaú, na Região Metropolitana, com uma oficina de música no dia 27.

EM GUARAMIRANGA

Na cidade serrana localizada no Maciço de Baturité, a cerca de 100 Km de Fortaleza, a programação nos quatro dias conta com uma série de ações além dos palcos. Na sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, acontecem oficinas abertas de guitarra e gaita, palestra e palestra-concerto para músicos de todas as idades e apreciadores. De domingo a terça-feira, às 9h30 tem atividades lúdicas no Espaço Dó Ré Mi Atividades Infantis, na Cidade Jazz & Blues.

O finalzinho da manhã nos quatro dias, às 11h, é marcado pelo tradicional Café no Tom, que é um bate-papo com uma das atrações do Festival, conduzido pelo jornalista Dalwton Moura no Restaurante Basílico, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz. É um momento descontraído, marcado pela proximidade do artista com o público. De sábado a segunda-feira às 16h, na Cidade Jazz & Blues, tem o concorrido Ensaio Aberto, onde o público pode conferir um pouco do que vai ser o Show das Nove.

No fim da tarde já começam os espetáculos do Festival. A sessão Show das Cinco apresenta duas atrações por dia, de sábado a segunda-feira. Depois tem o Show das Nove, que é a única programação não gratuita do Festival na serra. No palco, a atração que fez o Ensaio Aberto. E para fechar os três primeiros dias, mais uma grande atração no Show das Onze. Todas as apresentações acontecem na Cidade Jazz & Blues, espaço erguido anualmente pelo Festival.

Na terça-feira a programação é diferente com a Maratona Jazz & Blues. É uma festa aberta, gratuita, para encerrar com muita música a etapa serrana desta edição. São quatro shows seguidos em uma única sessão que começa às 16h30.

AÇÕES AMBIENTAIS

Os primeiros quatro dias do Festival acontecem em uma das cidades do Maciço de Baturité que são privilegiadas pela riqueza e a beleza da fauna e da flora da Mata Atlântica. Preservar é preciso. Por isso, anualmente o Jazz & Blues se une a instituições para realizar ações de conscientização sobre a importância de cuidar deste paraíso ecológico do Estado.

Em parceria com a Cagece e a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), o Festival dá as boas-vindas aos visitantes e veranistas, no sábado, 22, às 8 horas da manhã, com uma Blitz Ecológica na entrada de Guaramiranga.

No domingo, também em parceria com a SEMA, acontecem duas atividades. Às 7h30 da manhã haverá Observação de Pássaros e Trilha Ecológica no Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja, no Campo do Batalha Guaramiranga. Na Cidade Jazz & Blues a produção do Festival dará as informações necessárias para quem quiser participar desta programação. No fim da tarde, a partir das 16 horas, mais uma Blitz Ecológica, dessa vez, no Pico Alto, no distrito de Pernambuquinho, em Guaramiranga, um dos principais pontos turísticos da região.

NOS PALCOS DO FESTIVAL

Atrações renomadas da música instrumental sobem aos palcos do Festival nesta edição; algumas já conhecidas do público cativo. É o caso do paulista Trio Corrente, um dos grupos mais inventivos da cena de jazz brasileira. Em um show comemorativo de 20 anos de carreira, faz um apanhado dos seis álbuns lançados, com novos arranjos. Formado por Edu Ribeiro, Fábio Torres e Paulo Paulelli, o Trio Corrente participou em 2010 do Jazz & Blues em uma parceria até então inédita com Paquito D’Rivera que ganhou o mundo.

Uma das cantoras mais importantes da cena brasileira das últimas décadas, a carioca Zélia Duncan sobe ao palco do Festival muito bem acompanhada pelo violoncelista Jaques Morelenbaum. Eles apresentam o show “Invento +”, fruto do elogiado disco que lançaram juntos em 2017, com o qual Zélia ganhou, no ano seguinte, o prêmio de melhor cantora de MPB no 29º Prêmio da Música Brasileira. O disco é uma viagem no cancioneiro de Milton Nascimento, com músicas presentes na memória afetiva de ambos, em especial da década de 70.

A banda Black Flower, da Bélgica, aporta no Festival pela primeira vez. Formado pelo compositor e instrumentista Nathan Daems (saxofone e flauta), Simon Segers (baterista), Jon Birdsong (cornet), Wouter Haest (teclado) e Filip Vandebril (baixo), o quinteto apresenta repertório de seu terceiro álbum, Future Flora, marcado pelo jazz híbrido, baseado em sons africanos, melodias orientais e batidas psicodélicas, criando uma atmosfera onde sons antigos e modernos se fundem de forma poderosa e envolvente.

Da Argentina vem Yamile Burich & Ladies Jazz, um dos grupos mais atuantes na efervescente cena jazz de Buenos Aires. O quinteto feminino capitaneado pela saxofonista Yamile Burich acrescenta à sonoridade do bebop diferentes ritmos latino-americanos. No Festival apresenta o show “Alegría”, título do terceiro álbum, lançado em 2019. A vinda do grupo é resultado da convocatória "Ajuda a festivais e encontros para a circulação de músicas e músicos" do Ibermúsicas - Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, de 2019, no qual o Festival Jazz & Blues foi contemplado.

De Minas Gerais vem o Duo Mitre, formado pelas irmãs Luísa Mitre, pianista e compositora, e Natália Mitre, vibrafonista, nomes da nova cena instrumental brasileira. Elas apresentam o show "Chegada", celebrando a parceria musical da vida e dos palcos. No repertório, passeiam por temas de grandes nomes da música instrumental brasileira, além de obras autorais.

Dois pernambucanos são atrações em 2020. Um deles é o renomado Nando Cordel, compositor incansável, com mais de 500 músicas gravadas por grandes intérpretes do país, tendo entre os parceiros nomes como Dominguinhos, Fausto Nilo e Geraldo Azevedo. O outro é o pianista e compositor Amaro Freitas, uma das revelações do jazz brasileiro recente. Com Jean Elton (baixo acústico) e Hugo Medeiros (bateria) formam o Amaro Freitas Trio, que apresenta o show “Rasif”. O grupo traduz ritmos como frevo, baião, maracatu e ciranda para a linguagem do jazz.

Com o brasiliense Pablo Fagundes, um dos grandes gaitistas brasileiros, vem Felix Júnior (violão 7 cordas) e Pedro Almeida (bateria). Eles formam o Trinca Brasília, grupo que em 2018 foi vencedor do CCBC Jazz Fest, festival realizado em Toronto, Canadá, concorrendo com 120 bandas de vários países. Também de Brasília, onde vive há mais de 30 anos, vem o pianista mineiro Antônio Carlos Bigonha, na companhia de mais dois grandes instrumentistas que já estiveram no Festival em outros Carnavais: o baixista Jorge Helder e o baterista Jurim Moreira. Eles apresentam o show do disco Anathema, que gravaram juntos, com músicas autorais.

O cearense Quinteto Aqualtune, criado especialmente para esta edição, faz um tributo a Joyce e João Donato no show "Elas, o Brasil e o Jazz”. As integrantes são Luiza Nobel (maior revelação das vozes femininas na capital cearense em 2019), Lu Basile (professora universitária, nos teclados e na direção musical), Bárbara Sena (musicista que se formou na cena do choro e hoje se destaca também com shows e composições próprios), Mirele Alencar (contrabaixista que atua com vários grupos em Fortaleza) e Ayla Lemos (jovem baterista que também trabalha com diversos artistas e coletivos da cena cearense).

Uma parceria que promete uma mistura bem temperada no Festival é de Nonato Lima e Sérgio Groove, com o show “Coisas do Brasil”. Nonato é um jovem instrumentista cearense que vem despontando entre os acordeonistas do Nordeste; Groove, do Rio Grande do Norte, é um contrabaixista de grande notoriedade, com mais de 25 anos de carreira e atuação dentro e fora do país. Além dos palcos, lecionou na Berklee College Of Music, renomada escola de música americana. Ambos transitam com desenvoltura em vários segmentos, do forró ao jazz.

Por falar em parceria, dois dos mais respeitados guitarristas da cena musical cearense, com trabalhos de distintas vertentes, vão estar juntos em um show que promete aquecer esta edição. São eles Cristiano Pinho, com sua sonoridade inconfundível que já compartilhou com grandes nomes da música brasileira, e Felipe Cazaux, bluesman dos mais renomados no Estado, com trabalhos autorais apresentados Brasil afora. O título do show já dá ideia do que vai ser: “Guitarras”.

Cazaux também vai estar na apresentação que marcará os 10 anos do Casa do Blues, projeto que reúne as principais bandas e grandes intérpretes do gênero no Ceará, sendo um grande responsável pela difusão do blues na noite de Fortaleza. Estarão também no palco dessa festa os guitarristas Anderson Camello e Gabriel Yang, a cantora Marília Lima e a banda Blues Label, formada por Roberto Lessa (guitarra e voz), Leonardo Vasconcelos (teclado e voz), Renato Cazzolli (contrabaixo) e Marcelo Holanda (bateria).

Uma das referências deste gênero no Ceará é De Blues em Quando, que vai encerrar a programação serrana do 21º Festival Jazz & Blues. Com 16 anos de carreira, a banda formada por Alvim (guitarra, lapsteel, cigarbox e vocal), Diogo Farias (gaita e vocal), Thiago Vieira (guitarra), Miquéias dos Santos (baixo) e Denilson Lopes (bateria) lança nesta edição o seu terceiro álbum, intitulado Do Baú, com composições autorais inéditas.

O time feminino do Festival tem ainda a cantora e instrumentista cearense Lidia Maria que apresenta repertório do álbum Viva, seu segundo trabalho, com composições autorais que passeiam por sonoridades da música brasileira e universal, como bossa nova, samba-rock e soul.

É de composições autorais também o show “Avessa Manhã”, do instrumentista, cantor e compositor maranhense Tutuca Viana, apresentando repertório do disco homônimo lançado em 2018. Tutuca é nome de referência no seu Estado, sendo um grande responsável pela difusão do jazz, como realizador do Lençóis Jazz & Blues Festival. Todas as atrações, com exceção de Tutuca Viana, que estará somente na programação de Fortaleza, se apresentam em Guaramiranga e algumas também em Aquiraz e na Capital.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com apoio institucional do Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Instituto Dragão do Mar, Instituto Federal do Ceará, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Aquiraz e TV Ceará, o 21º Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores o Banco do Nordeste do Brasil, a Cagece e a Cegás. Agradecimento: Enel. Apoio cultural: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Casa Pio, Funarte, Ibermúsicas e Mercadinho São Luiz. Realização: Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura e Via de Comunicação e Cultura.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2020 – De 22 a 29 de fevereiro com programação em Guaramiranga, Aquiraz, Maracanaú e Fortaleza. Informações: www.jazzeblues.com.br Instagram: @festivaljazzeblues. Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). Tel: (85)3114-7878.

Ingressos: Show das Nove na Cidade Jazz & Blues, em Guaramiranga: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Show no Cineteatro São Luiz:  R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Show no Theatro José de Alencar: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O restante da programação tem acesso gratuito. Informações sobre venda de ingressos no site do Festival.









  









Endereços:

Em GUARAMIRANGA: De 22 a 25 de fevereiro. Locais: Shows - Cidade Jazz & Blues (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro, no Estádio Municipal Jean Bardawil); Café no Tom -Restaurante Basílico (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n - Centro, Praça do Teatro Rachel de Queiroz); Oficinas – AGUA - Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (Rua Joaquim Alves Nogueira, s/n – Centro, ao lado do Teatro Rachel de Queiroz); Minicursos - IFCE Campus Guaramiranga (Sítio Guaramiranga, s/n, Centro).

Em AQUIRAZ: Dias 22 e 23 de fevereiro. Local: Shows e oficina - Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, s/n – Centro).

Em MARACANAÚ: Dia 27 de fevereiro. Local: Oficina – Teatro Municipal Dorian Sampaio (Rua Edson Queirós, s/n – Centro).

Em FORTALEZA: De 27 a 29 de fevereiro. Locais: Shows - Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro), Centro Cultural Bando do Nordeste (Rua Conde d'Eu, 560 – Centro) e Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro); Oficina-concerto - Espaço CEGÁS de Cultura (Av. Washington Soares, 6475 - José de Alencar), Centro Cultural Banco do Nordeste e Casa de Vovó Dedé (Rua Jerônimo de Albuquerque, 445 - Barra do Ceará).


Janeiro 2020] III Festival Delícias do Mundo reunirá o melhor da gastronomia mundial na Praça Verde do Centro Dragão do Mar


Entre os dias 24 a 26 de janeiro, das 16h às 23h, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai reunir sabores, temperos, culturas e muita diversão durante a terceira edição do "Festival Delícias do Mundo". Serão cerca de 20 stands, com grandes chefs envolvidos, oferecendo pratos deliciosos das culinárias nacionais e internacionais, além de foodtrucks e foodbikes. O Festival oferece ainda palestras de chefs renomados, oficinas técnicas, atrações musicais para animar o ambiente e um espaço para a criançada brincar. É um evento voltado para toda a família com entrada gratuita e os preços dos pratos são acessíveis, variando entre R$ 5,00 e R$ 30,00 por prato.  A expectativa é de que 5 mil pessoas visitem o evento diariamente.



Atrações

O palestrante convidado desse ano é o gastrônomo Edilberto Costa. No sábado (25/1), às 18h, o executivo e professor de graduação e pós graduação em gastronomia da UniFanor Wyden ministrará palestra com o tema “Trilhando o caminho entre o hobby e a profissão”.



Entre as atrações musicais, no primeiro dia do evento (24/1), a boa música será comandada por Camila Marieta, a nova descoberta da cena musical cearense. Ela desenvolve o seu próprio som, mas tem como referência o neo soul, reggae, surf music, pop e o hip hop. No sábado (25/1), é a vez de Makem e Banda Soul Sin subirem ao palco do Delícias para tocarem o bom rock com influências do R&B, Soul e Lo-Fi. O domingo (26/1) será de pop e rock com a renomada banda cearense Mano Braz. Com influências disco, dance, pop, rock e funk carioca, o trio do Mano Braz fará um show baseado no Pop Nacional, tocando canções de Tiago Iorc, Vitor Kley, Melim, Rael, Lulu Santos, Paralamas, Barão, assim como interpretará canções internacionais de Maroon 5, Calvin Harris e clássicos do A-Ha, Queen e Dire Straits.



Chefs e Sabores

São mais de 40 chefs envolvidos, que vão preparar pratos deliciosos, representando cerca de 18 países. Entre os confirmados estão o Chef Leo Gondim que vai preparar quiches nos sabores: Ratatuille, Bacalhau e Lorrâine e também Croque Mesieur, da cozinha francesa. O Chef Luhen Aquino vai elaborar pratos da culinária norte-americana com sotaque nordestino: Hambúrguer Arretado com barbecue de siriguela; Chilli Verde: prato vegano levemente picante com pimenta dedo de moça; e Gumbo Cearense, prato tradicional da Louiziana: Tigela fumegante com frutos do mar, quiabo e frango e Waffle da terra com calda de melaço e chocolate!



A culinária árabe contará com o especialista em kaftas André Adjafre. Ele vai preparar as deliciosas kaftas Prime e Calabresa, recheadas com bastante queijo, acompanhadas de tabule. A cozinha argentina estará presente com o Chef Felipe Farias, que vai servir o fantástico cordeiro patagônico, bife de chorizo e panquecas flambadas e recheadas com doce de leite, e com o Chef Bruno Citron, que vai trazer churros e um mix com a coxinha brasileira. As delícias do México serão apresentadas pelo Chef Thales Romão, que vai preparar seus deliciosos chilli mexicanos.



O Chef Javier Yugar e seu irmão Juan Carlos, do La Cozina Peruana, representarão a culinária peruana, trazendo carne desfiada com ocopa e camarão com Penne a la Huancaina, além do tradicional ceviche, e o Chef Saulo Donsouzis trará um pouco da Grécia para o festival, com o sanduíche “Souvlaki”. O Chef Albertino Araújo, que obteve o Grand Diplôme Le Cordon Bleu, irá cozinhar as delícias da culinária espanhola como ossobuco ao vinho tinto, cogumelos estufados, batatas em salsa brava, aiolí de açafrão e crocante de presunto cru com queijo parmesão acompanhado com torradas da casa. Já os pratos deliciosos da culinária portuguesa vão ser preparadas pela Chef Nice Silva, que vai apresentar o tradicional bolinho de bacalhau e o delicioso Leitão à Bairrada. O Chef Pedro Góes vai preparar pratos da Suíça.



A Ásia será representada pelo Chef Élcio Nagano com a culinária tailandesa levando ao evento o camarão servido na abacaxi com curry e leite de coco e o frango ao green curry. Sua filha, Bia Nagano, do restaurante Kina, estará à frente dos sabores e aromas do Japão e do Hawai com o “poke” e um yakissoba de cogumelos. O jovem Chef Rafa Kim vai preparar pratos coreanos típicos, como bulgogi rolls, mandu e DakGangJong, um frango empanado com molho agridoce apimentado. A China será representada pelo Chef Ary Matsumoto.



Os stands da Chef Marisa Oliveira e da Chef Míriam Muniz trarão as delícias da Itália, e as irresistíveis palhas italianas ficarão por conta da Chef Confeiteira Laissa Martins do Donna Chocolatier, que também vai preparar tortas, brownies e bolos de vários sabores. Para completar esse time, o Chef Fábio Felle vai preparar gnocchi alla sorrentina com tomate, manjericão e mussarela, gnocchi com pesto e camarão e gnocchi com trufa preta.



O requinte mediterrâneo das ostras ficará por conta da Chef Kazumy Miura, a Japa da Ostra. Os sabores e aromas dos sanduíches do mundo ficarão a cargo do It’s True, que combina receitas de mercados tradicionais do Brasil e do mundo, e do famoso Donadel do Chef Lucas Donadel.



Quem adora doces vai se esbaldar com as deliciosas tortas e doces do Pra Sentir Bolos Especiais da Chef Confeiteira Karyny Goes. Além disso, Carla D’Ávila vai preparar crepes de massa fina e crocante com recheios de diversos sabores na sua foodbike do Crepe no Palito. Haverá também cogumelos in natura que serão vendidos pela Campachi.



A empresa Mallory, apoiadora do evento, e a Ypióca 150 terão stands onde vão apresentar as suas linhas de produtos. O Mercadinhos São Luiz, que também apoia o Festival, terá um stand próprio. Todas as oficinas serão ministradas pela IGA – Instituto Gastronômico das Américas.



O III Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier com consultoria gastronômica do Chef Élcio Nagano. O evento tem o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e possui patrocínio da Solar Coca-Cola, através do Mecenato Estadual do Ceará. Conta ainda com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Mercadinhos São Luiz, Ypióca, Mallory e IGA – Instituto Gastronômico das Américas.



Programação:

DJ Cau Borges – Todos os dias com músicas variadas nacionais e internacionais



Sexta 24/01:

17h - 18h - Oficina Básico de Carnes com o Chef Felipe Farias: cheddar chorizo com arroz biro-biro

18h30 – 19h30 – Oficina Básico de Cordeiro com o Chef Felipe Farias: cordeiro patagônico

20h - Show com Camila Marieta



Sábado 25/01:

17h – 18h – Oficina com o Chef Luiz Davi: risoto de feijão verde

18h30 – 19h30 – Oficina com o Chef Luiz Davi: doces cearenses

18h – Palestra de Edilberto Costa, tema: “Trilhando o caminho entre o hobby e a profissão

20h - Show com Makem e Banda Soul Sin



Domingo 26/01:

17h – 18h – Oficina de sobremesas argentinas com o Chef Felipe Farias: churros e panqueca de doce de leite

18h30 – 19h30 – Oficina de gastronomia molecular com o Chef Élcio Nagano

19h - Show com Mano Braz



Serviço:

Data: 24 a 26 de janeiro de 2020
Horário de funcionamento: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
Entrada franca

Atrações (shows e palestra) e oficinas: grátis.