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domingo, 29 de julho de 2018

Feira] Feincartes retorna a Fortaleza reunindo cultura de diversos países e estados brasileiros no RioMar Fortaleza


  
A Feincartes, Feira Internacional de Artesanato e Decoração, volta ao Ceará repleta de novidades. Nesta temporada de férias, que segue até o dia 31 de julho, no shopping RioMar Fortaleza, a feira traz peças de 7 países e 6 estados brasileiros. Esta é a quinta vez que a Feincartes é apresentada no Estado, reunindo itens de decoração, moda e gastronomia e promovendo uma verdadeira volta ao mundo.

Para quem deseja conhecer mais sobre outros países e adquirir produtos únicos, a Feincartes traz stands de locais como Peru, Equador, Irã, Turquia, Senegal, Indonésia e Venezuela. A cultura brasileira também tem espaço no local: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão entre os estados participantes.


A feira possui entrada gratuita, com um ambiente desenvolvido para trazer uma verdadeira experiência cultural ao visitante. “Viajamos o Brasil levando peças genuínas do artesanato mundial e local, com o objetivo de proporcionar um intercâmbio cultural. O mais gratificante é ver diferentes locais do mundo sendo representados por produtos e peças típicas, feitas por artesãos e produtores nativos” explica Maria Mathias, diretora da exposição.

 

Mini books exclusivos


Além dos produtos artesanais, os visitantes poderão conferir uma novidade: mini books com mais de 300 títulos, editados em diversos idiomas. Os produtos são disponibilizados em cinco tamanhos e possuem conteúdo integral, elaborados com uma montagem 100% artesanal. Também é possível adquirir mini expositores, desenvolvidos em madeira maciça, ideal para colecionadores e amantes de relíquias. Entre as opções: histórias infantis, clássicos da literatura, salmos, dicionários e astrologia.



Destaque também para os tapetes persas feito à mão no stand do Irã e as taças folheadas a ouro da Turquia.



Um dos diferenciais da Feincartes é que a feira possui produtos acessíveis, sendo possível encontrar peças em uma ampla variedade de preços. A feira também foca na participação de artesãos nativos dos países correspondentes, que encontram no local uma oportunidade de levar o seu trabalho para o mundo. De acordo com Maria Mathias, cerca de 100 mil pessoas devem interagir com os expositores da feira até o final da exposição.


Serviço - Feincartes 2018

Data: até 31 de Julho

Horário: 10h às 22h de segunda a sábado e 13h às 21h, aos domingos

Local: Piso L1, Praça de Eventos – Shopping RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Entrada gratuita

Redes Feincartes:
Facebook: Feira Feincartes
Instagram: @feira_feincartes
 

Moda] CFT: integrando os setores da moda cearense


   
Ceará Fashion Trade promove negócios entre empresas da moda e os mercados nacional e internacional 


De 1 a 3 de agosto acontece a terceira edição da Ceará Fashion Trade, no Centro de Eventos Ceará. Altamente segmentada, a feira reúne empresas do setor de confecções e do têxtil num mesmo espaço, visando fortalecer e consolidar o cenário estadual como um dos mais importantes do País e apresentando para compradores brasileiros e internacionais uma vitrine do que a moda tem de melhor.



Este ano, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são os responsáveis pela apresentação do evento, que conta com a Promoção da Ikone Eventos e a realização do Sindconfecções, Sinditêxtil e do Sindroupas. Para que essa edição acontecesse o protagonismo da presidência da Fiec foi de suma importância para validar a união dos sindicatos ligados à Federação e para mostrar a força do Estado no cenário nacional.

  
A CFT 2018 cresceu 30% para atender à crescente demanda, principalmente do setor de moda íntima. Além disso, a participação das micro e pequenas empresas também está mais expressiva em virtude do trabalho valoroso desenvolvido pelo Sebrae-CE. Serão 100 expositores entre instituições, faculdades, revistas e empresas de pequeno, médio e grande porte.


Entre os expositores estão confeccionistas com atuação comercial por meio de atacado a pedido futuro, de pronta entrega e private label; indústria têxtil, de serviços e de acessório para vestuário. Elas compreendem as categorias íntima, praia, fitness, feminina, masculina, infantil, jeans e surf, além de bolsas e calçados; têxtil e aviamentos; e, ainda, fornecedores e transportadora.


Negócios


Em 2018, a expectativa é ultrapassar a meta de R$ 15 milhões em negócios e receber cerca de 4 mil visitantes. Para realização dos três dias de evento a CFT 2018 gera 250 empregos diretos e indiretos com investimentos da ordem de R$ 1,5 milhões. Em 2017, a CFT promoveu R$ 10.525 milhões em negócios gerados e prospectados no evento e recebeu pouco mais de 2 mil compradores de 23 estados brasileiros e de quatro países – Brasil, Colômbia, Portugal e Japão. Esse ano os compradores estão vindo todo o Brasil e de vários países, entre eles, Itália, República Dominicana e Portugal.


Expectativas


O presidente do Sindroupas-CE, Lélio Matias, informa que o crescimento analisado na área e no número de expositores, na ordem de 30% em relação a versão passada, é um crescimento substancial, considerando a atual conjuntura e as dificuldades do setor. “Crescemos também na lista confirmada de compradores/visitantes e a expectativa é de um crescimento de 50% em volume de negócios”, pontua.


De forma geral, Matias considera positivo o resultado do setor de roupas no Ceará alcançado no primeiro semestre, levando-se em conta as ações desenvolvidas e as que ainda estão em andamento. “Para os próximos meses cresce a expectativa de negócios com a chegada do fim de ano.

Esperamos gerar um crescimento de 5% para o ano de 2018”, aponta.


O presidente do Sindconfecções-CE, Elano Guilherme, também tem uma expectativa muito positiva com a CFT 2018. “Teremos com toda certeza uma edição da CFT infinitamente maior e quando eu falo em maior é realmente em todos os aspectos, em números de empresas expositoras, na qualidade dessas empresas e também na quantidade dos potenciais compradores que a cada ano só aumenta, e no que eu acho o mais positivo em tudo isso: a visibilidade percebida para o setor de moda produzida no Ceará”, afirma.


Guilherme considera que tudo é muito novo e desafiante e que a equipe está buscando levar o maior número possível de informação para os empresários, qualificar e profissionalizar o setor. “Mas o maior desafio é atrair novamente os olhares dos compradores para o nosso Estado, precisamos mostrar que somos ainda um grande polo de moda com produtos de qualidade e é assim que queremos ser reconhecidos”, destaca.


“O futuro do setor depende da unidade nas relações institucionais e boa articulação com governos e parceiros como o Sebrae, a Fiec, as Fecomércios, os Sindlojas, as CDLs e outros grandes parceiros. A Feira Ceará Fashion Trade simboliza essa forte atuação conjunta nos últimos anos”, ressalta o vice-presidente do Sinditêxtil, Rafael Cabral.


Novidades


Além da feira de negócios, a CFT 2018 promove desfiles técnicos dos expositores para apresentação in loco das marcas participantes desta edição. E, ainda, o CFT Buzz, que significa burburinho, murmúrio, um sussurro. Uma ideia que surge e se espalha, contagiando e incentivando as pessoas.


Com o propósito de impulsionar o pujante mercado dos setores têxtil e de confecções do Ceará, estabelecendo parcerias estratégicas e aproximando os diversos elos da cadeia econômica, a CFT Buzz promoverá discussões para aprimorar o conhecimento desses elos, com foco na mudança estratégica de rumos, buscando alinhar uma indústria tradicional às novas tecnologias. Entre as pautas de destaque do momento

inovação e sustentabilidade

A feira também irá apresentar ilhas digitais com conteúdo das startups por meio de pitchs presença de alguns desses inovadores, trocando ideias diretamente com os visitantes e os expositores. A iniciativa tem curadoria da gestora dos Projetos de Moda e Startups do Sebrae-CE, Marília Diniz.


Dados CE


Segundo informações levantadas pelo Núcleo de Economia/Fiec, a partir de dados do MTE e IBGE, o setor do vestuário cearense emprega 43.345 pessoas, o que representa 7,1% da mão de obra nacional e, 14,1% em relação a participação na indústria local. No total são 2.560 empresas, sendo oito de grande porte, 53 médio, 313 pequeno e 2.186 micro empresas. Assim, o Ceará ocupa a quinta colocação nacional com faturamento líquido de R$ 2.811,6 milhões.


No setor têxtil, o Estado também ocupa a quinta colocação no Brasil com um faturamento líquido de R$ 1.941,3 milhões, empregando 12.973 pessoas, em 267 estabelecimentos. Destes 220 são micro, 28 de pequeno, 11 de médio e oito de grande porte.


De acordo com dados levantados pelo IEMI/Rais, apenas o mercado de moda íntima cearense dispõe de 269 unidades produtoras, com participação de 10,6% no Brasil, o que torna o Estado o segundo maior produtor do setor, atrás apenas do Rio de Janeiro, que tem produção de 24% do total nacional. No Ceará, são produzidas 97.750.000 peças por ano com geração de 28.854 empregos.

CFT 2018 em números

3 dias de feira

100 expositores

4.000 visitantes com compradores nacionais e internacionais

15 milhões de reais em negócios gerados



Agenda Buzz


Palestras / Painéis

1° de agosto às 15h

Inovação e mercado Buzz marketing: o movimento que gera negócios para a sua marca com Gal Kury, consultora de Marketing

O modelo de negócios das startups na Moda com Marília Diniz com a gestora dos Projetos de Moda e Startups do Sebrae-CE

2 de agosto às 15h

A nova era do consumo comportamento consciente do consumidor com Bia Guedes, designer de moda, Lorena Delfino, consultora de moda sustentável e representante do movimento Fashion Revolution Fortaleza, e Clara Dourado, jornalista e profissional de marketing digital e coolhunting

3 de agosto às 15h

Sustentabilidade. Um novo olhar para negócios de moda Senac-CE com Janaína Pereira Ribeiro, consultora, pesquisadora e Instrutora do Senac-CE e Denise Barros Tavares, consultora de imagem, figurinista, designer e Instrutora do Senac-CE


Programação geral


1º (quarta-feira)

14h – início da exposição

15h - Painel Inovação e mercado 15h - Buzz marketing: o movimento que gera negócios para a sua marca. Gal Kury – Consultora de Marketing

15h30 - O modelo de negócios das startups na Moda. Marília Diniz - Gestora dos Projetos de Moda e Startups do SEBRAE/CE

16h30 – Solenidade de abertura

17h – Desfiles comerciais dos expositores

19h – Desfiles comerciais dos expositores


02 (quinta-feira)

14h – início da exposição

15h – A nova era do consumo – comportamento consciente do consumidor Bia Guedes – Designer de moda Lorena Delfino - Consultora de moda sustentável / Representante do movimento Fashion Revolution Fortaleza Clara Dourado – Jornalista e profissional de marketing digital e coolhunting 18h – Concurso Ceará Moda Contemporânea – CMC 2018


03 (sexta-feira)

14h – início da exposição

15h – Sustentabilidade. Um novo olhar para negócios de moda – Senac/CE Janaína Pereira Ribeiro - Consultora, pesquisadora e Instrutora do Senac Ceará. Denise Barros Tavares - Consultora de imagem, figurinista, designer e Instrutora do Senac Ceará.

17h – Desfiles comerciais dos expositores

19h – Desfiles comerciais dos expositores


Serviço

Ceará Fashion Trade

De 1 a 3 de agosto, das 14h às 20h, no Centro de Eventos Ceará (Avenida Washington Soares, 999, Edson Queiroz).

Inscrições pelo site: www.cearafashiontrade.com.br

Informações: 85 3261 1111

Estacionamento: R$ 15,00


Apresentação: Sistema Fiec e Sebrae-CE

Realização: Sindconfecções, Sinditêxtil e Sindroupas

Apoio: Fecomércio-CE e Senac-CE