Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 20 de janeiro de 2018

Evento] Grand Shopping promove bailinho de carnaval Infantil

Grand Folia Kids traz programação para agradar 
e divertir toda a família
  
O Carnaval está chegando e a programação preparada pelo Grand Shopping vai animar a criançada e os pais. O Grand Folia Kids, destaque entre a programação carnavalesca da cidade voltada para as crianças, traz dois domingos repletos de atrações e brincadeiras gratuitas, levando ao público o que há de mais animado nesta época do ano. Nos dias 21 e 28 de janeiro, a partir das 17h, as apresentações da Jujubanda e do grupo de teatro Bilu Bila animam os pequeninos, acompanhadas de pintura facial, escultura de balões e muita diversão.

Trazendo como atração principal a Palhaça Jujuba, a Jujubanda apresenta o resgate da verdadeira essência do Carnaval. O grupo traz um repertório para todas as idades, com releitura de músicas infantis com ritmo carnavalesco e as marchinhas mais conhecidas dos anos 80. Trabalhando com a brincadeira musicada, o projeto cria momentos de aprendizado e de ligação familiar.

Com dez anos de trabalho, Juliana Oliveira afirma que o principal objetivo do projeto é deixar vivo o verdadeiro significado do Carnaval: “Nós queremos resgatar essa época com a pureza das crianças e diversão”, explica a animadora. Vinda do teatro musical, Juliana trabalha com a vertente de psicomotricidade, envolvendo nos conceitos das brincadeiras atividades que trabalhem a coordenação motora, o raciocínio lógico e a percepção auditiva e visual das crianças.

Já a partir das 18h20, quem comanda a diversão é o grupo de teatro Bilu Bila. Sempre antenada às novidades, mas sem abandonar os clássicos, a equipe traz ao Grand Shopping dois espetáculos com os personagens mais queridos pela garotada: A Masha e o Urso, dia 21, e a Turma do Mickey, dia 28.

Com 30 anos de mercado, o grupo, apresenta em sua composição participantes formados em pedagogia e teatro, procurando sempre aumentar ainda mais a profissionalização da equipe por meio de treinamentos, cursos e oficinas. Diretor e fundador do projeto, Luciano Lopes, afirma ser muito prazeroso se envolver no meio infantil. “Trabalhar com crianças é realmente para quem gosta. Nós sempre procuramos oferecer espetáculos de qualidade, encantando a garotada e os incentivando para que voltem ao teatro”, explica Luciano.

Confira a programação completa:

Dia 21/01


17h - Brincadeiras com a palhaça Jujuba e a Jujubanda com show carnavalesco


18h20 - O Carnaval da Masha e o Urso (Cover)


Pintura de rosto e escultura de balões Doodle Produções


Dia 28/01



17h00 - Brincadeiras com a palhaça Jujuba e a Jujubanda com show carnavalesco


18h20 - O Carnaval da Turma do Mickey (Cover)


Pintura facial de máscaras, escultura de balões e brincadeiras

Grand Shopping


O Grand Shopping foi o único shopping do Nordeste a ser contemplado no Prêmio Abrasce 2017, (Associação Brasileira de Shoppings Centers), categoria Novos Empreendimentos, ficando com o Bronze. Localizado na Avenida Frei Cirilo, nº 3840, é principal corredor econômico da região. O empreendimento conta com importantes marcas no mix de lojas, como Renner, Lojas Americanas, Banco Itaú, Centerplex, O Boticário, Cacau Show, Zenir, IBYTE, Ban Ban Calçados, Pague Menos e IAP Cosméticos.

Sabores] A Sinhorina Pizza estreia novo endereço, prometendo novidades e garantindo uma verdadeira experiência gastronômica

 
Localizada no Lago Jacarey, a Sinhorina inaugura com conceito diferenciado: massa artesanal, pocket pizza e cardápio low carb, lançamentos exclusivos que prometem causar sensações únicas aos fãs de pizza.

Tudo foi pensado pelos sócios Gustavo Freitas e Lucas Nogueira para agradar a todos os paladares, desde a tradicional pizza de calabresa até inovações com a “texana” que acompanha Doritos. Para os que não querem sair da dieta uma boa notícia, todas as opções do cardápio podem ser pedidas na massa low carb, uma das especialidades da casa, feita com farinha de castanha de caju. Já as pockets doces, são uma excelente sobremesa.

O lugar, no entorno do Lago Jacarey, é ideal para ir com a família e com os amigos e apresenta um espaço com um conceito mais próximo dos fast-foods americanos.

O Cardápio.

O festival de delícias da casa se estende a aproximadamente 45 sabores, além das opções “leves”

Perguntando sobre qual a pizza da casa, o proprietário Lucas garante que todos os sabores merecem o título. “Os nossos produtos são todos de altíssima qualidade, a pizza de camarão por exemplo, leva 30 camarões”

Sinhorina Pizza

Av. Viena Wayne, 370 – Lago Jacarey – Fortaleza / CE.

@sinhorinapizza


Espetáculo] CAIXA Cultural Fortaleza apresenta projeto “Mágico Mar e Lixo Sem Fim?” de 26 a 28 de janeiro de 2018

 
Técnicas de clown, números de mágica, efeitos especiais e audiovisual são usados em multinarrativas educativas sobre a importância de preservar a natureza

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre 26 e 28 de janeiro de 2018, o projeto “Mágico Mar e Lixo Sem Fim?”, composto pelo espetáculo circo-teatral “Mágico Mar”, exposição fotográfica “29 de Junho é Dia do Pescador” e exibição de curta-metragem homônimo ao projeto, além de workshop sobre mágica cenográfica. Toda a programação é voltada para a importância da preservação ambiental, em especial dos mares e oceanos. O espetáculo teatral terá sessões sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com exibição do curta-metragem antes de cada sessão, e a exposição ficará em cartaz no foyer do teatro, durante os três dias em que o projeto estará em Fortaleza.

Com direção de Rino Carvalho, o espetáculo usa técnicas de clown, números de mágica e efeitos especiais para a construção de uma narrativa educativa que busca despertar no público reflexões sobre o consumismo e o descarte de lixo feito na natureza, em especial o que vai parar nos mares e oceanos. Mágico Mar se passa em um cenário futurista e decadente, no qual um mar de lixo predomina no ambiente, deixando a protagonista Açolina ilhada, a jogar garrafas com pedidos de ajuda no oceano até que surge Espiga, um catador de garrafas e mágico atrapalhado que revela para Açolina um possível mágico mar limpo e azul.

O espetáculo surgiu de uma angústia experimentada pelo ator-pescador Fernando Lopes ao perceber como o lixo jogado nos mares prejudicava a fauna e flora marinhas. Resolveu unir sua experiência como arte-educador, mágico e palhaço para buscar a conscientização e preservação ambiental, levando o público a refletir sobre como as ações humanas impactam na natureza, especialmente no mar, e interferem diretamente na atividade pesqueira.

70% do cenário e 30% dos figurinos de Mágico Mar são feitos com materiais reutilizáveis que foram recolhidos do mar. A mágica profissional é o fio condutor do espetáculo, trazendo ilusões, sonhos e o desejo de transformar o cotidiano. No decorrer do espetáculo, os atores-palhaços vão usando este “lixo cenográfico” para montar magicamente um barco que navega por um mar limpo. Além disso, toda a energia utilizada durante o espetáculo vem de baterias recarregáveis, reforçando o compromisso de toda a equipe com a preservação dos recursos naturais



Workshop

Além do espetáculo e das exibições do curta-metragem e da exposição, Fernando Lopes irá ministrar, no dia 27 de janeiro, o workshop "A Mágica e a Cena", das 9h às 12h, voltado para mágicos profissionais e amadores. As inscrições são gratuitas e vão ser preenchidas no dia do encontro, por ordem de chegada. Número de vagas: 20.  
  

Prêmios e indicações

O projeto “Mágico Mar e Lixo Sem Fim?” estreou em Salvador (BA) em 2016 e já na sua primeira temporada foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2016 em três categorias: Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Cenário. Foi também indicado ao mesmo prêmio nas categorias Melhor Figurino, Melhor Espetáculo Adulto e Melhor Texto. Em 2017, foi indicado ao Prêmio Cenym de Teatro Nacional, de Aracaju (SE), nas categorias Melhores Adereços ou Objetos de Cena e Melhor Maquiagem e Visagismo. 





Fotos: Ricardo Prado


Ficha técnica

Projeto Mágico Mar e Lixo Sem Fim?

Idealização: Fernando Lopes
Direção de Produção: Rino Carvalho e Fernando Lopes
Produção Executiva:Roberto Filho
Programação Visual: Coxia Mídia Digital
Assessoria de Comunicação e Gestão de Redes Sociais: Tatiane Carcanhollo
Produção Local: ATO Marketing Cultural
Assessoria de Comunicação Local: Isabelle Vieira



Espetáculo Mágico Mar

Elenco: Espiga (Fernando Lopes) e Açolina (Simone de Araújo)
Roteiro: Joyce Aglae
Encenação: Rino Carvalho
Preparação de Atores em Máscara de Palhaço: Joyce Aglae
Cenário: Maurício Pedrosa
Chefe de Cenotecnia:Adriano Passos
Cenotécnicos: André Passos, Lécio Moura (Dinei), Vitor Prata, Bruno Matos, Cássio Vieira (Tomate), Thiago Silva, Romildo Alves (Bido), Almiro Cerqueira e Alan Cerqueira
Acabamento e Finalização de Cenário: Fernando Lopes, Roberto Filho e Maurício Pedrosa
Criação de Figurino: Rino Carvalho
Assistência e Confecção de Figurino: Angélica Paixão
Criação e Execução de Adereços e Objetos de Cena: Fernando Lopes, Simone de Araújo e Rino Carvalho
Criação de Maquiagem: Rino de Carvalho
Criação e Arranjos de Trilha Sonora: Deco Simões
Programação, Execução e Colaboração: Jelber Oliveira
Músico Colaborador:Elinaldo Nascimento
Operação de Som:Roberto Filho

Exposição 29 de Junho é Dia do Pescador

Fotos: Gajé
Produção: Gajé, Fernando Lopes


Curta Mágico Mar e Lixo Sem Fim?

Roteiro: Gastão Netto e Fernando Lopes
Direção: Gastão Netto
Ator: Fernando Lopes (Espiga)
Participação Especial: Renée Codsi (mulher)
Câmera: Danilo Umbelino, Raimundo Laranjeira e Thiago Lisboa
Montagem: Thiago Lisboa
Finalização: Thiago Lisboa, João Gabriel (Jonga) e Gastão Netto
Trilha Sonora Original: Deco Simões


Serviço:

Circo-Teatro: Mágico Mar
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Datas: 26, 27 e 28 de janeiro de 2018
Horários: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Duração: 65 minutos
Curta: 08 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 25/01, das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770


Workshop:
A Mágica e a Cena
Data: 27 de janeiro de 2018
Horário: 9h às 12h
Inscrições: realizadas no dia do evento, por ordem de chegada
Público-alvo: mágicos profissionais e amadores
20 vagas


Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Música] Instituto Dragão do Mar traz Roberta Martinelli, Pena Schmidt e Alexandre Matias para falar sobre o mercado da música

 
Nova edição do programa Conversa de Proa será realizada nesta segunda-feira (22), às 19h, no Auditório do Dragão. Palestrantes vão falar ao público sobre “Posicionamento de carreira e audiência na música”. Programação é uma ação do Porto Dragão Música



Por meio da aceleradora de projetos artísticos Porto Dragão, o Instituto Dragão do Mar realiza mais uma Conversa de Proa, nesta segunda-feira (22), programa que oferece ao público palestras formativas com grandes nomes do mercado brasileiro das artes. Esta edição terá como convidados Alexandre Matias, que é curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Centro da Terra; o produtor musical Pena Schmidt, que foi executivo e diretor de gravadoras, como a Warner Music; e Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Livre, na TV Cultura, e uma das referências jornalísticas da área. A palestra terá como tema “Posicionamento de carreira e audiência na música” e se inicia às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Os convidados desta edição da Conversa de Proa, assim como os da última, estão entre os curadores do programa Porto Dragão Sessions, que vai selecionar bandas cearenses para produção de conteúdo musical e posterior distribuição digital desse material. “Estamos aproveitando a vinda dos curadores do Porto Dragão Sessions para que eles compartilhem com o mercado cearense o conhecimento mais atual sobre os novos desafios e fronteiras do mercado nacional e mundial da música”, afirma o diretor de Ação Cultural do Instituto Dragão do Mar, João Wilson Damasceno.

SOBRE OS CONVIDADOS

Alexandre Matias

Nascido em 1975, o jornalista brasiliense Alexandre Matias cobre cultura, comportamento e tecnologia há vinte anos e colaborou com os principais veículos de comunicação no Brasil. Sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (www.trabalhosujo.com.br), que mantém desde 1995 (@trabalhosujo nas redes sociais). Também atua como curador, tradutor, DJ e produtor de festas, palestrante e coordena cursos voltados para música. Atualmente é curador de música do Centro Cultural São Paulo e curador de música do Espaço Cultural Centro da Terra. Também possui um blog de cultura pop no UOL, uma coluna sobre música brasileira na revista Caros Amigos, é curador e cocriador da série de debates Spotify Talks, produz a festa mensal Noites Trabalho Sujo e coordena o curso O Ecossistema da Música no Século 21, no Espaço Cult, em São Paulo. Também faz parte do conselho consultivo da Semana Internacional da Música de São Paulo, do júri de música popular da Associação Paulista de Críticos de Arte e presta consultoria para o Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Pena Schmidt

Produtor Musical, Pesquisador e Curador Independente. Inicia sua atividade em 1972, ao terminar o curso técnico de eletrônica e iniciar suas primeiras produções de disco, com artistas autorais como Novos Baianos, Moto Perpétuo, Som Nosso de Cada Dia, Walter Franco e Almir Sater. Trabalha na montagem do equipamento de som dos Mutantes e segue com eles em turnê pelo Brasil, operando a mesa. Continua a produzir discos, Rita Lee, Walter Franco e Almir Sater, participa dos primeiros Festivais - Hollywood Rock, Aguas Claras, São Paulo-Montreaux, Free Jazz (todos), como técnico de som e depois diretor de palco e diretor de eventos até 2003. Durante os anos 80, com André Midani e Liminha, na WEA, contrata e produz Ira!, Titãs, Ultraje, Mulheres Negras e Benjor entre outros. Nos anos 90 cria o selo Tinitus, que lança Karnak, Virna Lisi, Música Ligeira e mais dezenas de Cds. Em 1999 participa da fundação da ABMI - Associação Brasileira da Música Independente, da qual foi presidente em dois mandatos, monta a StageBrainz, empresa de produção técnica profissional, em 2003 foi Diretor Geral da gravadora Trama, em 2004 superintendente do Auditório Ibirapuera, de sua inauguração até 2012. Foi Diretor do Centro Cultural São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2014 e 2016. Atualmente pensa, faz curadorias, escreve e dá consultorias.

Roberta Martinelli

É apresentadora, criadora e curadora do programa Cultura Livre na Rádio Cultura Brasil e na TV Cultura. O programa completou em 2017 oito anos na grade da Rádio Cultura Brasil e 7 temporadas na TV Cultura mostrando a música brasileira que acontece hoje. O programa foi indicado pela APCA como melhor programa de televisão em 2014. É apresentadora do Prelúdio, o único concurso de musica clássica da tv brasileira. Apresenta e produz o programa Som a Pino diariamente na Rádio Eldorado. É colunista do jornal O Estado de São Paulo.Foi professora de jornalismo cultural em rádio na pós-graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP/SP). Especialista em Canção Popular pela faculdade Santa Marcelin

PORTO DRAGÃO SESSIONS

Projeto do Instituto Dragão do Mar (IDM), o Porto Dragão entra, em 2018, numa nova fase no processo de agenciamento da produção artística cearense, com o Porto Dragão Sessions. Trata-se de um programa que tem por objetivo criar conteúdo em música e depois distribuí-lo em plataformas digitais, com o intuito de fomentar a produção artística musical do Ceará. Para esta primeira edição do programa, serão selecionadas dez bandas profissionais e artistas – cearenses ou residentes no Estado – por meio de uma convocatória on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 19 de janeiro de 2018, no site www.dragaodomar.org.br.

Para registrar, difundir e distribuir a produção musical cearense, o Porto Dragão Sessions vai produzir junto dos selecionados cinco conteúdos: uma coletânea da Nova Música Cearense, com 20 faixas, para difusão e distribuição em meio digital; um programa para veiculação numa emissora televisiva e canais na web; dois videoclipes ao vivo de cada banda/artista selecionado; duas faixas mixadas e masterizada, de cada banda/artista selecionado; e uma playlist com bandas/artistas selecionados para difusão em plataformas digitais. Além de Alexandre Matias, Pena Schmidt e Roberta Martinelli, são curadores ainda Fabiana Batistela, Arthur Fitzgibbon e Daniel Ganja Man.


PORTO DRAGÃO


O projeto Porto Dragão foi lançado em agosto de 2017 pelo Instituto Dragão do Mar, com o objetivo principal de fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens, dentro do próprio estado e também nacional e internacionalmente. Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, o Porto Dragão tem o intuito de desenvolver as cadeias de setores criativos como a música, as artes visuais e o audiovisual.

Num primeiro momento, as ações do projeto se concentram na música, por ser uma das cadeias criativas de maior impacto na economia do Ceará. É o braço Porto Dragão Música, cujo objetivo geral é estimular e incrementar a produção musical cearense e a economia que se organiza em torno desse campo artístico, através da indução de investimentos públicos e também da articulação de parcerias privadas.

“O Porto Dragão Música vai ofertar um conjunto de serviços de conhecimentos diversos e complementares, além de processos de capacitação e tecnologias para artistas, produtores, empreendedores, cooperativas, associações e empresas que atuam no campo musical. É uma verdadeira agência de desenvolvimento que vai proporcionar o apoio necessário para a transformação e promoção destas iniciativas”, define Linhares.

SERVIÇO:
Conversa de Proa com Roberta Martinelli, Pena Schmidt e Alexandre Matias
Quando: dia 22 de janeiro de 2018
Hora: às 19h
Onde: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Acesso gratuito

Tradição carnavalesca] Bloco promove o casamento de Luzia-Homem com Cazuza em Sobral

  
Matracas do Acaraú sai aos domingos à tarde em direção ao Largo das Dores.  A concentração começa à
s 17h no Instituto Ecoa

A tradição carnavalesca de Sobral terá novidades em 2018. O Bloco Matracas do Acaraú, que reúne personagens históricos do folclore local, promete tornar-se um dos principais “puxadores" da festa que acontece nas ruas da cidade. A concentração acontece neste domingo (21), às 17h, na sede do Instituto Ecoa. De lá, o cortejo segue até o Largo das Dores, para o lançamento do bloco.

Misturando teatro, música e linguagem circense, o Matracas do Acaraú leva para as ruas da cidade a personagem "Luzia-Homem", do romance de Domingos Olímpio, para casar com "Cazuza", personagem do Folguedo do Boi. Uma trama que embaraça ficção com tradição, folia de reis com literatura, e é testemunhada por outros personagens reais e imaginários da cidade, como o "Diabo do Sereno", "Chica Fulepão" e o "Diabo sem cabeça”.


O bloco reúne mais de 30 artistas para contar essa história, que tem o Rio Acaraú como o primeiro filho sobralense. De acordo com Luísa Cela, presidente do instituo Ecoa, o bloco cria uma conexão com a cidade e traz à tona o desejo das pessoas de ocuparem os espaços públicos, deixando de lado a correria e os medos urbanos. “Nós queremos vivenciar aquilo que é nosso. E o Carnaval tem esse mérito de trazer o povo para fazes às pazes com a cidade”.

O Matracas do Acaraú é acompanhado pela música carnavalesca da Big Farra Band. Durante todo o cortejo em direção ao Largo das Dores, acontecerão intervenções de circo, teatro e show com a Banda du Sol. Logo após o encerramento do bloco, os foliões poderão se jogar na festa comandada pelo bloco convidado do dia, que neste sábado será o Luxo da Aldeia.

Programe-se

A concentração do Bloco Matracas do Acaraú acontece nos três domingos do mês de janeiro (dias 14, 21 e 28), e percorre sempre o circuito Ecoa/Margem Esquerda/ Praça da Câmara Municipal/ Igreja da sé e Largo das Dores. A festa faz parte da programação “Verão Sobral - Férias e Pré-Carnaval”.

SERVIÇO

Bloco Matracas do Acaraú

Data: 21 de Janeiro (domingo)

Local: Circuito Ecoa\Margem Esquerda\Praça da Câmara Municipal\Igreja da Sé e Largo das Dores


Mais informações pelo telefone: (88) 3611.3324

Shopping] Fim de semana: Shopping Parangaba oferece opções de lazer para toda família



O Shopping Parangaba preparou atrações para públicos de todas as idades aproveitarem esse fim de semana. Entre as atividades estão: Aulão de fitdance, espetáculo teatral infantil, cenário Geek Play, dentre outros.

O youtuber gamer Sev7n estará no Shopping Parangaba nesta sexta-feira (19), batendo um papo descontraído com o público que curte jogos. A participação é gratuita e aberta ao público, mas aqueles que quiserem garantir uma foto com o Youtuber devem levar 1 kg de alimento não perecível e trocar por uma pulseira que garantirá o acesso. As trocas acontecem nesta quinta-feira (18), no espaço interativo Geek Play e serão 100 pulseiras distribuídas. O cenário Geek Play chegou ao shopping neste mês e já é febre entre os fãs de games. A atração gratuita conta com seis videogames com jogos variados, entre eles: Just Dance, Guitar Hero, Futebol Digital, e outros. Os fãs de carteirinha dos games ainda podem conferir estátuas cenográficas para ativações de fotos, como: Charizard; Blastoise e Trono Medieval inspirado na famosa série Game of Thrones.

No sábado (20), como parte das atividades do projeto “Parangaba e Saúde”, será oferecido aulão de fitdance com professores credenciados. A atração é gratuita e acontece no espaço Parangaba é Show, piso L2, próximo à Loja Riachuelo.

Já no domingo (21), a atração é para as crianças. Será apresentado o espetáculo teatral: Férias animadas com o Pica Pau. Essa divertida história pode ser conferida gratuitamente, a partir das 17h, no espaço Parangaba é Show, piso L2, próximo à Loja Riachuelo.


Outra opção disponível para a criançada é o Clubinho do Mar, localizado no piso L1, em frente à loja C&A. O espaço é composto por escorregador, piscina de bolinha, pula-pula, tobogã e ala para pinturas em gessos. O valor do ingresso é de R$ 18,00 para 15 minutos de permanência, e será acrescido R$1,00 por cada minuto excedido. A atração funciona de acordo com o horário de funcionamento do shopping e recebe crianças de 10 meses a 14 anos. Menores de três anos devem estar acompanhados dos pais.

Lançamento] Sexta edição do Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará é lançada este mês


A publicação é a única do Nordeste neste seguimento e as inscrições para o evento já estão abertas e são limitadas

O Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará chega à 6ª edição em 2018. A publicação vai ser lançada na quinta-feira, 25 deste mês, no Ponta Mar Hotel. O evento tem início a partir das 18h30 e as inscrições são limitadas e já podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2Dk30E5, gratuitamente. Além do lançamento do guia, os convidados poderão acompanhar a entrega do Prêmio GPC - CE “Profissional do Ano” 2017, promovido pela publicação, e uma apresentação musical com David Valente.

Criado em 2013 pela consultora Madalena Mattos, o Guia do Palestrante é uma publicação anual que tem como principal meta aproximar grandes profissionais especialistas em palestras, treinamentos e consultoria aos diferentes setores empresariais. O Guia agrupa as principais informações sobre os palestrantes, junto a uma apresentação dos trabalhos já realizados por eles e opções de contato.


Atuando por meio da inovação, ética e valorização humana, o guia procura mostrar o Nordeste como uma terra de numerosos e excelentes profissionais capacitados em diversas áreas. Este ano o evento conta com o apoio da Tres Corações, Ricarte Urbano Contabilidade, Centro Automotivo FastWash, Phoenix Soluções, Data Vídeo Fortaleza, Ponta Mar Hotel, Café Novo, Beemu Soluções Web, Inspira! Comunicação, Fix Eventos, Studio MS, Madalena Mattos e Gráfica Autêntica.

Para Madalena Mattos, a importância da plataforma se dá pela demanda crescente das empresas por esses profissionais, apresentando novos caminhos com qualidade e alto desempenho. “Nós juntamos especialistas prontos para motivarem e desenvolverem as melhores estratégias para cada empreendimento. Já evoluímos muito até agora e, em 2019, a meta é ser referência nacional, representando sempre o Nordeste”, explica a palestrante.

Durante o evento, todos os convidados serão presenteados com a nova edição da publicação. Para aqueles que quiserem adquirir posteriormente, o guia ficará disponível no site www.guiadepalestrantesce.com.br para download.

Prêmio Profissional do Ano

Promovido pelo Guia dos Palestrantes, o Prêmio Profissional do Ano é uma forma de incentivar os profissionais e reconhecer devidamente os talentos e os destaques do período em questão. Na edição deste ano, referente a 2017, serão entregues troféus de 1º, 2º e 3º lugar para os talentos mais participativos e com mais destaque. Nesta edição, o prêmio terá a participação de seis entidades na entrega dos troféus: Rede Coworking, TV Diário, Conselho Regional de Administração - CE, Associação Empresarial de Indústrias - CE, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - CE e Associação Cearense de Atacadistas e Distribuidores.


SERVIÇO:

Lançamento do Guia de Palestrantes e Consultores do Ceará 2018 e entrega do Prêmio Profissionais do Ano 2017

Local: Ponta Mar Hotel - Av. Beira-Mar 2200 – Fortaleza / CE.

Data: 25/01/18 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Informações: (85) 99800.2333


Inscrições: http://guiadepalestrantesce.com.br/inscriacao-do-evento/ ou http://bit.ly/2Dk30E5

Evento] Unidos da Cachorra leva mais alegria do circo no segundo desfile

  
Para alegrar, animar e encantar os corações dos foliões de Fortaleza, o tradicional bloco carnavalesco Unidos da Cachorra escolheu como tema do Pré-Carnaval 2018 o Circo.  A ideia é valorizar o trabalho de vários artistas que compõem o picadeiro e levar para a avenida muita batucada, cor, pirueta e palhaçada.


O bloco Unidos da Cachorra se apresenta, com cerca de 200 ritmistas entre 7 e 70 anos, sempre aos sábados – 20,27/01 e 03/02 – no trajeto Ideal – Aterrinho, dentro do calendário oficial da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Nos dias 20/01 e 03/02 o bloco é o segundo a sair, às 16h15, após uma apresentação de Afoxé.

No terceiro sábado, 27/01, será o último bloco a sair da concentração, às 17h15, subindo ao palco às 20h45 com convidados especiais, o bloco Luxo D´Aldeia e Pantico Rocha. Neste dia, todos os ritmistas sairão fantasiados.

Segundo a diretora da Cachorra, Deborah Araújo, o tema foi pensado justamente para passar uma mensagem de alegria para as pessoas que curtem Carnaval e levar brincadeiras e diversão para à avenida.  Artista Rafael Lima Verde assina a arte da camisa deste ano alusiva ao circo.

Sobre a parceria com o Luxo D´Aldeia, Mariana Vale, também diretora da Cachorra, acredita ser uma grande oportunidade de destacar o melhor da música cearense. "Vai ser uma festa muito bonita".

Desfile com convidados


Na apresentação com o Luxo D´aldeia muitos sambas de compositores cearenses serão apresentados, assim como baião e maracatu. Pantico Rocha, grande parceiro da Cachorra, assina os arranjos das músicas. Na apresentação individual da Cachorra um arranjo especial que une as músicas "Não me deixe só", da Vanessa da Mata, com "Alegria Amarela"  da grande revelação local Lorena Nunes e muitos outros ritmos como samba-enredo, partido alto, pop rock, xote, entre outros.

Serviço:

Unidos da Cachorra – Ideal – palco Aterrinho Praia de Iracema

Dia 20.01 às 16h15 – saída Ideal

Dias 27.01 às 17h15 – saída Ideal com convidados especiais Luxo D´Aldeia e Pantico Rocha

Dia 03.02 às 16h15


Agenda paralela janeiro

Dia 19.01 às 19h30 - RioMar Keneddy

Dia 23.01 às 9h no Hemoce (grupo com 14 ritmistas)

Dia 26.01 19h30 - RioMar Kennedy




Dia 27/01 - Unidos da Cachorra + Luxo D’Aldeia e Pantico Rocha:

Carneiro (Ednardo/Augusto Pontes)

Bati na Porta   (Lauro Maia/Humberto Teixeira)

Deus me Perdoe (Lauro Maia/Humberto Teixeira)

Noite Azul (Pingo de Fortaleza/Parahyba de Medeiros/Augusto Moita)

Longarinas (Ednardo)



Repertório Unidos da Cachorra:

Clássicos do Samba-enredo (Portela, Salgueiro, Mangueira, Mocidade Alegre, União da Ilha, Império Serrano)

Não me deixe só (Vanessa da Mata) com Alegria Amarela (Lorena Nunes)

Sonífera Ilha (Titãs)

Mulher de Fases (Raimundos)

Toda forma de amor (Lulu Santos)

Do seu lado (Jota Quest)

E algumas surpresas...


Sobre a Unidos da Cachorra

O Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Unidos da Cachorra foi fundado em 1997 por um grupo de amigos admiradores dos sambas de enredo na Rua Marechal Deodoro (antiga Rua da Cachorra Magra), no bairro do Benfica, área central de Fortaleza.

A partir de 2007, o bloco começou a realizar cortejos na Praia de Iracema, sendo o pioneiro no processo de revitalização do tradicional e boêmio bairro de Fortaleza.

No primeiro ano de cortejo, a bateria saiu com pouco mais de vinte componentes e atraiu milhares de foliões.

No ano seguinte, a bateria já contava com cerca de 50 ritmistas e a multidão que acompanhava seus cortejos na Praia de Iracema e na Marechal Deodoro crescia a cada sábado de folia.

Em 2009, foram mais de 80 ritmistas levando muita alegria e suingue à folia no Dragão do Mar e no Centro.

A partir de 2010, a bateria continuou crescendo e hoje conta com mais de 150 integrantes, se tornando uma tradição não só no Pré-Carnaval de Fortaleza, mas, também, no cenário musical da cidade.

Em 2011, 2012 e 2013, 2014 mais uma vez, arrastou uma multidão de cerca de 90 mil pessoas, assim como durante o ano inteiro sacode as festas públicas e particulares da cidade.

2015 foi novamente um sucesso de público mantendo a tradição nos seus cortejos de pré-carnaval e participando de vários eventos e shows.


Em 2016, o bloco recebeu o título de "Património Cultural de Fortaleza" pela Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa.

Evento] Complexo Inkload promove Pré-Carnaval com mini trio elétrico e concurso de fantasias

 
Participando do circuito de festas, a Inkload Creative Dock apresenta, no dia 27 de janeiro, seu primeiro pré-carnaval. Denominado Bloco Carnavalesco Colombina e Pierrô, mistura a animação dos carnavais de rua com a segurança de um ambiente fechado.

Entre as atrações do evento estão banda de frevo, mini trio tocando clássicos do carnaval de Olinda, competição de fantasias, distribuição de brindes e caldinho de feijão de graça aos foliões. A festa começa a partir das 14h e conta com serviço de bar e restaurante.

O nome, Bloco Carnavalesco Colombina e Pierrô, faz referencia ao um estilo teatral italiano do século XVI. Colombina e Pierrô são personagens da Commedia dell Arte, peças de comedia sobre o cotidiano com tom satírico. 

A Inkload Creative Dock respira as novas possibilidades de interações entre públicos e abriga: galeria de arte, estúdio de tatuagem, produtores de artesanato, food trucks, loja colaborativa, café, bar e cursos de aperfeiçoamento. O complexo está instalado na região Sul da cidade em uma área de 700m², com espaços criados em containers redesenhados para comportar cada tipo de ação.


Serviço:

Pré-Carnaval Inkload

Local: Rua João Alves de Albuquerque, 341 - Parque Manibura, Fortaleza.

Data: 27 de janeiro às 16h

Entrada: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00

Informações: https://www.facebook.com/inkloadcreativedock/  (85) 3393.9487


Pré-carnaval ] TJA: II Baile a Fantasia do Zé de Alencar será no dia 3/2


 O pré-carnaval 2018 chega novamente ao jardim do 
Theatro José de Alencar

Um baile na casa do Zé - O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), promove no dia 03/02 (sábado), em seu jardim, o II Baile a Fantasia do Zé de Alencar. A programação terá início às 16h com o Baile Infantil e segue às 19h com o Baile Adulto, com atrações como DJ Alan Morais e show da banda Luxo da Aldeia. O Baile a Fantasia do Zé de Alencar também promoverá um desfile e a escolha das três melhores fantasias com direito a premiação.


O Bloco Luxo da Aldeia foi criado em 2006 a partir de uma ideia de valorização da música cearense de carnaval. Tem o nome inspirado na música Terral, de Ednardo. O seu grupo é formado por músicos que trabalham na valorização da música local num intuito de reforçar os laços culturais do nosso povo com o local de origem.

Pierrots, colombinas, arlequins, piratas, árabes, borboletas, bailarinas, palhaços, ciganas, todos serão muito bem vindos nesta festa que fortalece os laços de convivência com a comunidade, parceiros, artistas e amigos do TJA, onde o lazer e a criatividade serão porta vozes da alegria.

A entrada gratuita será permitida apenas para pessoas fantasiadas ou mascaradas, limitada à lotação do espaço, quando serão distribuídos 400 ingressos na semana anterior e 200 ingressos no dia do Baile.

Serviço: II Baile a Fantasia do Zé de Alencar
Dia: 03 de Fevereiro de 2018 (sábado)
Onde: Jardim do Theatro José de Alencar

Baile Infantil – 16h às 18h
Som mecânico e animação com Xilito Palhaçada
Ingressos: mediante doação de 01 kg de alimento não perecível para adultos
Retirada: na hora do evento

Baile Adulto - somente para pessoas fantasiadas ou mascaradas
(ingressos na semana anterior e no dia).

19h - DJ Alan Morais
20h - Luxo da Aldeia
22h - Concurso de Fantasia
00h - Finalização

Ingressos: mediante doação de 01 kg de alimento não perecível

Retirada: a partir do dia 23 de janeiro, 02 (dois) ingressos por pessoa

Sabores] Hot Box investe em opções vegetarianas, integrais e até sem lactose para o público

A proposta procura levar a experiência de se comer uma boa pizza a todos os tipos de pessoas e paladares

Com o objetivo de transformar o programa de comer uma simples pizza em uma verdadeira experiência gastronômica, a Hot Box ampliou o leque de opções para aqueles com restrições alimentares ou que, mesmo seguindo um estilo de vida mais saudável, não abrem mão de uma deliciosa pizza.

Entre cerca de 50 possibilidades, o estabelecimento disponibiliza no cardápio a possibilidade de fazer a sua Hot Box preferida com massa integral, rica em fibras alimentares ou sem lactose. Além disso, ainda tem as opções vegetarianas.

A iniciativa veio para atender à crescente demanda de Fortaleza, cidade apontada no último censo, de 2012, como a maior população vegetariana do Brasil em relação ao total demográfico (14%). Ingredientes como gorgonzola, parmesão, alcaparra e tomate protagonizam os pratos sem carnes. A mistura de sabores é muito bem planejada, e as pizzas não deixam nada a desejar.

Já a opção sem lactose é para atender aos 40% da população que é intolerante a esse nutriente. “Nós não queremos restringir o prazer de se comer uma boa pizza a ninguém. Por isso, estamos sempre tentando trazer opções variadas para nosso cardápio, mostrando que, quando se tem experiência na área, tudo pode ficar gostoso”, explica Diohene Lourenço, um dos sócios da pizzaria.

Essas não são as únicas inovações da Hot Box. Os três anos de mercado da marca levam às pizzas uma ousadia gastronômica singular. O modelo inspirado nas pizzarias de balcão americanas apresenta, além dos sabores tradicionais, experimentações surpreendentes. Na Hot Box, lombinho canadense, geleia de pimenta, castanha de caju, rapadura, peito de peru, geleia de amoras, mussarela e caranguejo podem estar lado a lado.

Cardápio vegetariano: Mussarela (mussarela e tomate), Marguerita (mussarela, tomate e manjericão), Marguerita Prime (mussarela, tomate seco, parmesão e manjericão), Hot Cream (mussarela, cream cheese e tomate seco), Hot Cheese (mussarela, gorgonzola, catupiry e parmesão), Alcazola (mussarela, tomate, gorgonzola, alcaparras e parmesão), Eita Mah! (mussarela, cream cheese, castanha de caju e rapadura) e Vegetariana (mussarela, brócolis, palmito, tomate cereja e alho).

Sobre a Hot Box

Com um cardápio com mais de 40 sabores, a Hot Box é um espaço para quem gosta de fugir do óbvio. Sem esquecer das pizzas tradicionais, o cardápio é ajustado para agradar paladares sofisticados com a criação de sabores inusitados, mas que revelam uma experiência gastronômica diversificada. Inicialmente criada como serviço de pizzaria delivery, hoje a Hot Box conta também com dois pontos fixos, um em Messejana e outro na Avenida Washinton Soares. As lojas seguem o conceito das pizzarias americanas e do food service, no qual os clientes saboreiam a pizza da melhor forma possível: com as mãos.


SERVIÇO:

Hot Box

Loja 1: Av. Padre Pedro de Alencar, 1791, loja 36 - Messejana

Loja 2: Av. Washington Soares, 5451 - José de Alencar

Telefone: (85) 3022.6111

Horário de funcionamento: Todos os dias das, 18h às 23h.

Facebook/hotboxpizzafortaleza / Instagram: @hotboxfortaleza


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Estudos] Tendências e cenário da Educação das Engenharias, Arquiteturas e Urbanismo serão discutidos no próximo dia 24

 
Promovido pela Unicesumar, evento terá palestra de Aécio Lira, Ph.D. em Engenharia Civil pela UFMG e professor visitante da Universidade de Illinois 

O mercado de trabalho vem passando por inúmeras mudanças nos últimos anos. Isso também impacta nas grades curriculares dos cursos de ensino superior. Há profissões ameaçadas de extinção, outras que vêm ganhando novas configurações e algumas surgindo. Duas das áreas que vem ganhando novos contornos são a engenharia e a arquitetura e urbanismo. Pensando nisso, o Centro Universitário Unicesumar traz a Fortaleza o prof. Aécio Lira, Ph.D. (Engenheiro Civil /EE.UFMG, Mestre em Estruturas  /Coppe-UFRJ,  Doutor em Estruturas/M.S.U/USA, . Pos-Doutor em Estruturas/M.I.T./USA,  Professor visitante da University of Illinois at Urbana-Champaign) para falar sobre tema "Tendências e Cenário da Educação das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo". O evento é gratuito e acontece na quarta-feira (24), às 19h30, no Auditório da Unicesumar (Av. Washington Soares, 3636 – Parque Manibura, Fortaleza).

A oferta de cursos de Engenharia presenciais aumentou significativamente nos últimos anos. No setor privado, as vagas passaram de 125.173 ingressantes em 2010 para 259.811 em 2015, um crescimento de mais de 100%. Já nas faculdades públicas, o crescimento no mesmo período foi de 28% - passando de 55.614 para 71.514 vagas. Esse crescimento, entretanto, não vem acompanhado necessariamente pela qualidade. “Mais de 80% dos cursos de engenharia do país são de má qualidade”, ressalta o professor Aécio Lira, embasado por indicadores do Ministério da Educação (MEC). “Além disso, há outros problemas como alta evasão escolar, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, complementa. 

Modelo híbrido 

A Unicesumar lançou, em setembro de 2017, o primeiro modelo híbrido de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil. O Híbrido foi apontado por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país. Desenvolvido ao longo de dois anos, o novo modelo nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país, seja no modelo presencial, como na educação a distância.  O projeto é coordenado pelo professor Aécio Lira.

Depois de 30 anos como professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ocupou a diretoria da Escola de Engenharia, e 13 anos de atuação no ensino privado, Lira constatou uma “crise nacional” na formação de engenheiros no Brasil. “A cada ano, cerca de 300 mil novos alunos ingressam nas centenas de faculdades de Engenharia no país. De cada 100 alunos que entram na faculdade, apenas 35 concluem o curso. E dos cinco mil cursos de Engenharia existentes no Brasil, apenas 19% têm nota 4 ou 5 no Enade, contra 51% que têm notas 1 e 2. O ensino de Engenharia no Brasil só cresce em quantidade, mas não em qualidade; um verdadeiro caos”, explica.


Diante dessa realidade, Lira começou a buscar parceiros para criar um novo modelo de formação de engenheiros no Brasil e encontrou as condições necessárias na Unicesumar. “A partir daí, conhecemos profundamente os modelos híbridos existentes  nos Estados Unidos, no MIT, Stanford, Berkeley, Olin College, Purdue, Illinois/Urbana, Iowa State University e Northeastern University, e nos Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia, que estão muito avançados nessa área, e reunimos os melhores profissionais das melhores instituições federais e públicas de ensino de São Paulo. Depois, validamos o modelo híbrido junto às principais entidades do setor”, conta o coordenador do projeto. 

O Híbrido Unicesumar utiliza técnicas pedagógicas presenciais e a distância. É uma metodologia inovadora que oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos, que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas. O modelo Híbrido oferece cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. 

O ano letivo será dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas cada e duas disciplinas por módulo. A semana de aula está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via streaming live), dois dias de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. Todas as atividades presenciais terão controle de frequência de no mínimo 60% de presença. 

O Híbrido Unicesumar foi estruturado a partir de metodologias ativas, com aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência, em projetos e solução de problemas e em timing. A metodologia reúne, ainda o ensino dirigido e por pesquisa, estudos de caso, gamificação e peer instruction (instrução entre pares). A sala de aula no modelo Híbrido é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado. No início de cada disciplina, o aluno conhece a sua trilha de aprendizagem, visualizando onde está e onde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que ajuda a orientar as dez semanas de estudos. 

Sobre a Unicesumar 

A Unicesumar iniciou suas atividades em educação a distância em 2006. Desde novembro já está atuando em Fortaleza, com 45 cursos superiores de Graduação, e 80 cursos de pós-graduação, além de 400 cursos livres de curta duração. Está lançando ainda, cursos superiores na modalidade híbrida, o primeiro do país para Engenharias e Arquitetura, com o melhor do EAD e a prática do presencial, contando com laboratórios dos mais modernos do país, e professores (engenheiros e arquitetos) presentes no polo, tornando um curso de engenharia e arquitetura da mais alta qualidade e com preços mais acessíveis, a partir de 599,00. 


Seu corpo docente é formado por 80% de mestres e/ou doutores, enquanto que a exigência do MEC é de apenas 30%. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 centros universitários públicos e privados do Brasil, ocupa a 7ª posição. Segundo o Guia do Estudante, da Editora Abril, a Unicesumar está entre as três melhores instituições em número de cursos indicados entre os melhores do Brasil, se comparada a outras instituições inclusive presenciais com sede em Fortaleza.

Lançamento] Cantora cearense Marília Lima vai lançar seu primeiro CD autoral em parceria com o CUCA Jangurussu


Jovens do bairro farão toda a produção e execução do álbum, que será gravado ao vivo no dia 03 de fevereiro

A cantora cearense Marília Lima, arista revelação da cena blues de Fortaleza, dá início em 2018 aos preparativos para a gravação e o lançamento de seu primeiro álbum autoral, intitulado Rosa Negra, que busca valorizar ainda mais a expressão da black music no Ceará. O diferencial do álbum está justamente na forma como ele será produzido pela artista. A captação do áudio e do material gráfico, além de todo o processo de pré, pós-produção e divulgação, será feito com um olhar para a realidade do bairro Jangurussu, a partir do show ao vivo que acontece no dia 03 de fevereiro, às 19h, no Pátio do CUCA Jangurussu.

A experiência da gravação de Rosa Negra será objeto de uma oficina prática, em um total de quatro encontros de duas horas, com 15 alunos previamente selecionados pelo CUCA Jangurussu. Na ocasião, os participantes terão a chance de acompanhar o processo de gravação, percebendo os detalhes que permeiam a captação do áudio de um álbum fonográfico, além de saber sobre as especificidades do processo de gravação de um disco ao vivo. A ideia é que eles coloquem em prática, durante a apresentação no dia 03 de fevereiro, o que aprenderam durante a oficina.

“A gravação e o lançamento do disco é uma forma de exaltar a população do bairro, um dos mais carentes da capital cearense. Também queremos proporcionar uma oportunidade para esses jovens da região de terem o primeiro contato a área musical, algo que pode ser tornar uma bela profissão”, explica Marília Lima. 

A oficina será ministrada por Alencar Júnior, músico, compositor, produtor musical, professor de áudio, som para cinema, sonoplasta, editor, radialista, técnico de som, técnico de captação de som direto para cinema e audiovisual. O facilitador também possui vasta experiência nas áreas musical e audiovisual, realizando dublagens, trilhas, finalização de áudio de filmes, gravação e produção musical.

Amadurecimento musical

Rosa Negra, como faz de ressaltar a artista, mostra uma face amadurecida de sua trajetória.  Além de revelar composições suas e de parceiros, canções experimentais e regravações de clássicos em diálogo com a cultura brasileira, o trabalho contará com um time de músicos experientes, como Leonardo Vasconcelos (piano, teclados), Débora Marciel (guitarra), Romualdo Filho (baixo) e Marcelo Holanda (bateria).

“Rosa Negra não deixa de ser numa alusão à valorização do negro e das populações excluídas historicamente. Por isso, fizemos questão de realizar uma gravação ao vivo e a captação de imagens para o material gráfico do disco em um dos espaços historicamente mais esquecidos da capital cearense, quase sempre relacionado à imagem do antigo ‘lixão’ da cidade. Este trabalho vai ter muito de cada um de nós”, reforça Marília Lima.
  
Trajetória

Nascida em berço musical no ano de 1985, Marília Lima é uma das cantoras e compositoras mais promissoras de sua geração. Dentre seus processos criativos, ela se inspira em grandes divas da música universal, como Dalva de Oliveira, Etta James, Maysa, Aretha Franklin, Janis Joplin, Núbia Lafayette, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse e Nina Simone. Embora faça releituras e tenha escrito músicas em inglês, suas composições são, em sua maioria, em português, justamente para aproximar o público do universo sonoro do jazz, blues, rock e soul, entre outros estilos.

Em 2011, insere-se como revelação e referência feminina do gênero blues na cidade como vocalista da Banda InBlues. Considerada uma das principais e mais marcantes vozes femininas da black music de Fortaleza, Marília Lima passa a circular com uma série de shows a convite de casas noturnas especializadas no gênero e através de parceria com a Associação Casa do Blues, participando da gravação do 1º DVD coletivo da categoria no Ceará, com a presença de 3.000 espectadores no Parque do Cocó em Fortaleza.

Em 2013, é convidada a participar do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga e, em 2014, obtém destaque na programação da Casa do Blues Estoril, ainda como integrante da Banda InBlues. No decorrer do ano de 2014, participa da gravação do DVD Casa do Blues Estoril, com sua banda e, no mesmo ano, desenvolve um projeto independente em formato duo, o Piano Blues Project, em parceria com o tecladista e produtor Leonardo Vasconcelos, quando decide apostar no primeiro trabalho solo e autoral, o espetáculo musical intitulado Rosa Negra, que dará origem ao CD gravado em parceria com o CUCA Jangurussu.


SERVIÇO:

Show de gravação do CD Rosa Negra – Marília Lima

Dia: 03/02

Horário: 19h

Local: CUCA Jangurussu - Av. Gov. Leonel Brizola, s/n - Jangurussu

Classificação: Livre


Mais informações: (85) 3444-6201