Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 17 de novembro de 2009

[Exposição] A cultura do índio norte-americano na fotografia de Edward Curtis

A cultura do índio norte-americano na fotografia de Edward Curtis
A mostra reúne 60 imagens representativas das várias regiões geográficas e culturais onde Curtis fotografou e mostram a sua arte no retrato, na paisagem e em fotos da vida cotidiana e de rituaisA Unifor e a Embaixada dos Estados Unidos promovem no campus uma viagem pela rica cultura, história e encantos dos povos indígenas norte-americanos. De 19 de novembro a 24 de janeiro, a exposição Edward S. Curtis: Legado Sagrado poderá ser visitada gratuitamente no Espaço Cultural Unifor Anexo. A exposição ilustra a ampla e extraordinária diversidade dessas tribos e presta homenagem ao renomado fotógrafo e etnógrafo Edward S. Curtis.O visitante apreciará 60 cópias fotográficas de qualidade artística e um filme de Anne Makepeace sobre a obra de Curtis e seu relacionamento com os indígenas americanos contemporâneos. As obras, a maior e mais completa coleção de Curtis no mundo, vieram do acervo pessoal de Christopher Cardozo, amplamente conhecido como a maior autoridade mundial em Edward Curtis e sua obra fotográfica. Cardozo é também autor de oito livros sobre Curtis, além de ter feito várias palestras internacionais sobre o fotógrafo. De seu acervo contendo mais de 4 mil cópias vintage, ou seja, ampliadas pelo próprio artista a partir do negativo original, foram selecionadas as 60 imagens mais contundentes e representativas, que compõem esta mostra. A mostra recebe também a curadoria do fotógrafo brasileiro João Kulcsár.Edward CurtisEdward Sheriff Curtis nasceu no estado de Wisconsin, no ano de 1868. Seu interesse por fotografia aumentou depois que sua família se mudou para uma região no oeste dos Estados Unidos, chamada Puget Sound, perto de Seattle, no estado de Washington. Curtis ficou fascinado com os índios norte-americanos de Puget Sound e, embora não tenha estudado além da oitava série do curso primário, aprendeu a arte fotográfica sozinho e se tornou um homem bem informado. Confeccionou até mesmo sua própria máquina fotográfica, depois de estudar a lente de um estereoscópio.Entre 1901 e 1930, fotografou cerca de 80 nações indígenas norte-americanas e produziu mais de quatro mil imagens. Embora não seja o único fotógrafo do seu tempo a retratar os índios, o esforço de Curtis era de longe o mais ambicioso e bem-sucedido. Suas imagens seminais serviram para definir a visão popular sobre a cultura indígena norte-americana. Fotograficamente, ele observou muito da técnica do movimento pictorialista liderado por Alfred Stieglitz, o fundador da Photo-Secession, porém a maioria de suas observações é etnográfica, detonando sua paixão pelos povos que fotografava.

Serviço:
Exposição fotográfica Edward S. Curtis: Legado Sagrado
Abertura: 19 de novembro, às 20h
Visitação: de 20 de novembro a 24 de janeiro
Onde: Espaço Cultural Unifor
AnexoVisitação gratuita: de terça a sexta, das 10h às 20h, sábados e domingos, das 10h às 18h
Informações pelo telefone 3477 3239 e agendamento de visitas guiadas pelo telefone 3477 3319

[Festas]

GRAVAÇÃO DA BANDA AVIÕES DO FORRÓ....DIA 18/11....NO FORRÓ NO SÍTIO....A PARTIR DAS 19HS.

DIA 28/11.....20 POUCOS ANOS...COM AS BANDAS: ELIANE, BRUCELOSE E NODA DE CAJÚ.

DIA 24/12......VÉPERA DE NATAL...AVIÕES DO FORRÓ E CONVIDADOS NO FORRÓ NO SÍTIO.

O CARNAVAL DA A3 SERÁ EM LUÍS CORREIA...

EM BREVE A INAUGURAÇÃO DO G4 A NOVA CASA DE SHOW DA A3 ENTRETENIMENTO.

QUINTA-FEIRA DIA: 19/11 “CURRAL”
SACODE
SACUDIDO
CASADÕES DO FORRÓ

Horário: a partir das 22hsOnde Comprar: No local
Mais Informações: 32305558 // 86992009
Local: CURRAL
Endereço:
Av. Pontes Vieira, 2340 - Dionísio Torres

SEXTA-FEIRA DIA: 20/11 “KANGALHA” NÃO HAVERÁ KANGALHA

SÁBADO DIA: 21/11 “FORRÓ NO SÍTIO” 04 ANOS DE FORRÓ NO SÍTIO

CESAR MENOTTI & FABIANO
FORRÓ DO BOM
“NOVO” BALANCEAR

Horário: a partir das 22hsOnde Comprar: BLINCLASS (IGUATEMI, NORTH SHOPPING, VIA SUL, OPEN MALL E BENFICA). CAMAROTE: BLINCLASS (IGUATEMI, NORTH SHOPPING).
Mais Informações: 86992009 / 32957868
Local: FORRÓ NO SÍTIOEndereço: Rua do Mosquito s/ número – EUSÉBIO


DOMINGO DIA: 22/11 “FORROZIM”
TOCA DO VALE
BOTA PRA MOER
BOLA BOLA

Horário: a partir das 20hsOnde Comprar: No localMais Informações: 32305558 // 86992009
Local: FORROZIM Endereço: Godofredo Maciel, 480 – Maraponga