Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 25 de abril de 2015

Moda feminina] Grotta inaugurou ontem (24/04) nova loja na Capital



A grife de moda feminina a partir de agora estará presente no Shopping RioMar. O Shopping Rio Mar ganhou uma nova opção para suas clientes que gostam de estar na moda: A marca Grotta inaugurou, ontem, nova loja no 1º piso do centro comercial.
            Essa foi a 8ª loja da grife, que conta com sedes em pontos diferenciados da cidade, incluindo a Avenida Monsenhor Tabosa e o Shopping Parangaba. A empresa está há mais de 30 anos no mercado, e possui fábrica no bairro Montese, onde são fabricadas peças em jeans e moda feminina, com produtos em ótima qualidade e que buscam satisfazer as consumidoras.
            Entre os destaques da nova loja Grotta está à coleção Inverno 2015, que aposta muito em roupas na cor preta, além de tons terrosos, branco, vinho, amarelo e vermelho. As peças são ricas em tendências como renda e estampas étnicas, que permanecem em grande evidência da moda nas últimas estações.

            A loja, que é a número 1167a, foi inaugurada às 19h, com direito a coquetel. O Shopping RioMar atualmente está entre os principais pontos de comércio da cidade, e é localizado na Rua Desembargador Lauro Nogueira, nº 1500 em Fortaleza / CE.

Dragão do Mar] Segunda edição da Maloca Dragão traz estreias de espetáculos, lançamentos de discos e singles, feira de livro, festas no entorno e outras novidades

Comemorando os 16 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Maloca Dragão 2015 traz, de 30 de abril a 3 de maio, mais de cem atrações artísticas gratuitas de diversas linguagens artísticas.

De 30 de abril a 3 de maio, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura celebra 16 anos de história com a segunda edição da Maloca Dragão – O encontro de todas das tribos, evento que, no ano passado, reuniu mais de 130 mil pessoas. Nesta edição, a arte cearense vai pulsar num só ritmo, unindo o que há de mais atual em sua produção a obras-primas consagradas pelo afeto e pela memória do povo do Ceará.

Além das mais de cem atrações artísticas gratuitas convidadas, a Maloca traz ainda novidades, como uma feira literária, a Feira Índice, novos espaços para apresentações, praça de alimentação com food trucks, uma vasta programação infantil, festas nas casas de show do entorno do Dragão, a 2ª Semana de Cinema Brasileiro e a presença de produtores nacionais para conhecer este grande painel da arte cearense que a Maloca apresenta. Outra novidade é que, neste ano, não será preciso retirar ingresso para nenhuma das atrações, mas a entrada ficará sujeita à lotação dos espaços.

Entre os lançamentos que movimentarão a cena musical, estão o quarto disco do Cidadão Instigado, “Fortaleza”; e o novo disco do Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, com participação da cantora Céu. As bandas Jack the Joker e Astronauta Marinho também lançam os novos álbuns “In the rabbit hole” e “Menino Sereia”, respectivamente, na Maloca. Fazem pré-lançamento de novos discos as bandas Selvagens à Procura de Lei, Coldness e Verónica Decide Morrer, cujos novos trabalhos devem ser apresentados ainda este ano. Um dos grupos mais representativos do metal cearense, a Obskure lança DVD de 25 anos de carreira. Já tradicional nos festivais de rock do Estado, a Rocca Vegas faz lançamento de single, assim como os cantores cearenses Soledad e Oscar.

No teatro, o Coletivo Artístico As Travestidas estreia novo espetáculo, “Quem tem medo de travesti”; e o No Barraco da Constância Tem chega com “Nada como quando começou”. “O público vai poder se apropriar dos mais novos lançamentos artísticos da cidade, além de relembrar obras-primas da canção cearense, com o Projeto Releituras – Clássicos Cearenses”, afirma Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar.

O Projeto Releituras – Clássicos Cearenses traz novas interpretações de quatro dos discos mais emblemáticos da música do Ceará. Cada noite de Maloca, no Anfiteatro do Dragão, apresenta um show-homenagem a um dos álbuns. São eles: “Manera Frufru, Manera”, de Fagner, com interpretação de Marcos Lessa; “Chão Sagrado”, de Rodger Rogério e Teti, com interpretação de Paulo Belim e Ilya Borges; “Flor da Paisagem”, de Amelinha, com Natasha Faria; e “Alucinação”, de Belchior, com Gero Camilo.

Outra novidade que a Maloca Dragão 2015 traz este ano é a Mostra “Para quê Videodança?”, que busca dar um panorama da produção cearense de videodança e, por meio de parceria com o Festival Dança em Foco, da produção nacional e internacional feita nos últimos anos.

Também marcam presença na Maloca Dragão os mais recentes projetos que passaram pelo Laboratório de Criação em Música e Pesquisa Teatral, da Escola Porto Iracema das Artes, braço de formação do Dragão do Mar. Felipe de Paula, Caio Castelo, Marta Aurélia e os já citados Astronauta Marinho e Soledad fazem os shows que são resultado final de cincos meses de tutoria com grande nomes da produção musical brasileira. Já os grupos Bagaceira de Teatro, No Barraco da Constância Tem, Teatro de Caretas, Ninho de Teatro e Bricoleiros apresentam espetáculos tanto que foram projetos do Porto quanto trabalhos novos.



Atrações fora dos palcos

Além dos shows e espetáculos, a Maloca Dragão 2015 promove a Feira Índice, um espaço para disseminação literária coletiva em Fortaleza, com ênfase no mercado alternativo. Serão 15 expositores entre editoras e selos independentes, pequenas livrarias e coletivos, trazendo na bagagem livros, fanzines e publicações diversas, que ficarão expostas durante todo o evento, das 15h às 20h, na Arena Dragão do Mar. “A Feira Índice vai ser um momento importante de disseminação literária na cidade, em que se vai discutir sobre mercado editorial alternativo e a aposta no papel”, conta Urik Paiva, idealizador e curador da Feira.  A Feira Índice também promove um sarau aberto na quinta-feira (30/abr), das 16h às 18h, com autores diversos; e ainda no domingo (3/mai), às 17h, no Espaço Patativa do Assaré, um sarau especial com o artista Lirinha.

Substituindo a tenda eletrônica do ano passado, Órbita Bar, Mambembe e Amicis recebem as festas que encerram a programação dos três primeiros dias do evento. A cada noite, uma das casas abre as portas para o público em “after parties” gratuitas da Maloca Dragão. O line up também é fruto da parceria.

            Outra novidade desta edição é a praça de alimentação com food trucks, na Praça Almirante Saldanha.



Produtores nacionais

            A convite do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, produtores nacionais estarão presentes durante os quatro dias de Maloca, desbravando esse verdadeiro painel da arte produzida no Estado. “Vamos aproveitar esse momento, para que alguns dos grandes nomes que estão produzindo a arte e a cultura nacionais conheçam o que é feito hoje no Ceará”, explica o diretor de Ação Cultural do Dragão, João Wilson Damasceno.

            Segundo o diretor, a ideia é fazer com que a arte cearense circule mais País afora e que os próprios grupos artísticos possam se apropriar dos caminhos para ir além do território de origem. Vão comparecer à Maloca os seguintes produtores: Debora Aquino (Funarte), Kuru Lima (Cria Cultura), Gutie (Recbeat), Rodrigo Araujo (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo) e Roberta Martineli (TV CULTURA).


A arte cearense com toda a sua força

A Maloca 2015 celebra os 16 anos do Dragão do Mar, lugar privilegiado de circulação e produção artística do Ceará e, via Escola Porto Iracema das Artes, agência de desenvolvimento criativo. O estado vive um momento de absoluta efervescência no campo da arte e da cultura, a exemplo da grande leva de expoentes que têm despontado no cenário nacional, nas mais diversas linguagens. Por isso, esta edição vem exaltar a força da arte cearense. A Maloca Dragão atua como uma vitrine das mais expressivas manifestações artísticas que vêm surgindo no último ano, alguns dos talentos revelados na própria Escola.

O nome do festival é inspirado na palavra tupi mar’oka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária, conceito que traduz este lugar público e democrático, espaço de encontro de diferentes tribos, marca da pluralidade. Serão quatro dias de festa, com a apresentação de mais de 100 atrações, de diferentes estilos, entre convidados locais e nacionais de linguagens artísticas diversas.

A Maloca, assim como um rito indígena, proporciona uma nova ambiência, uma celebração que rompe a rotina e cede espaço para um outro tempo, o extraordinário. Marca uma passagem, esse momento de apresentação pública, no qual os artistas consagrados são estabelecidos em lugar de honra e os neófitos são submetidos à aprovação coletiva e legitimação no campo das artes. É um jogo de prestígio social. Moderno e tradicional se encontram, num processo permanente de reinvenção. Trata também de uma celebração das diferenças, de troca e cooperação. Povos de diferentes tribos se reúnem para comungar o amor pela arte e evocar a riqueza da produção artística cearense, em particular, mostrando ainda suas conexões e influências.

Em sua segunda edição, a Maloca faz referência aos povos indígenas que habitavam o Ceará, parte fundamental na construção da nossa cultura relegada ao ostracismo. Algumas dessas tribos são homenageadas e dão nome a cada um dos espaços que sediam a programação. Neste período, o Anfiteatro será chamado de Tabajara; a Praça Verde de Tremembé; o Espaço Rogaciano Leite Filho de Kariri; a Praça Almirante Saldanha de Anacé; a Arena Dragão do Mar de Pitaguary; o Teatro de Jenipapo-Kanindé. Além disso, outros três novos espaços trazem atrações: a quadra poliesportiva será o Espaço Tabepa; o Cena 15 será o Kalabaça e um palco montado na Rua José Avelino será o Kanindé.


SERVIÇO
Maloca Dragão 2015 – O encontro de todas as tribos
Quando: de 30 de abril a 3 de maio
Horário: a partir das 15h
Programação gratuita, com exceção das sessões de cinema.
Programação sujeita a alterações e à lotação dos espaços





Programação



Quinta 30

15h às 20h | Feira Índice
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h às 18h | Sarau Livre (Feira Índice)
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

Das 19h às 21h | Mostra de Videodança – Retrospectiva do Núcleo de Videodança do Alpendre (Programa 1) e do Galpão da Cena
Espaço Kalabaça (Cena 15)

19h | Dança – Rosa Primo – Encanta Meu Jardim
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

19h | Cultura Popular – Irmãos Aniceto
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

19h30 | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – O Animal Sonhado (Brasil, 2015)
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)

20h | Dança – Intérpretes em Crise (SP, CE)
Espaço Kalabaça (Cena 15)

20h | Releituras Clássicos Cearenses – ­Marcos Lessa interpreta Manera, Frufru, Manera, de Fagner – Direção musical: Mimi Rocha
Palco Tabajara (Anfiteatro)

20h | DJ Vinil do Reggae – Na Ponta da Agulha
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

20h às 22h | Noite do Metal – Jack The Joker, Obskure e Coldness
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

21h | Teatro – Gero Camilo – Aldeotas
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

21h | Música – Verónica Decide Morrer – Pré-lançamento de disco homônimo
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

22h | Música – Fóssil
Palco Tremembé (Praça Verde)

23h | Música – Cidadão Instigado – Lançamento do disco Fortaleza
Palco Tremembé (Praça Verde)




Sexta 1

15h às 20h | Feira Índice
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

15h às 18h | Infantil – Pintando no Dragão
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h às 17h | Infantil – Cortejo de Palhaçaria e Malabarismos – Cia Plural de Artes Cênicas
Ruas do Dragão, Espaço Rogaciano Leite Filho e Parquinho

16h às 18h | Infantil – Oficina de Pipas – facilitador Marcos Duarte
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h15 às 16h45 | Infantil – Roda de Capoeira – Grupo Boa Semente
Espaço Patativa do Assaré

16h30 às 17h | Teatro infantil – Cante Lá Que Eu Canto Cá – Grupo Zip Zap
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

17h às 17h50 | Infantil – Musical Contação de Histórias: Cantigas Contadas – Cia Catirina
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

Das 17h às 21h | Mostra de Videodança – Retrospectiva do Núcleo de Videodança do Alpendre (Programa II)
Espaço Kalabaça (Cena 15)

18h | Música – Paula Tesser – Valha
Palco Tabajara (Anfiteatro)

18h | Cultura Popular – Afoxé Oxum Odolá
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

18h | Batalha de MC's + Felipe Rima
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

18h | Teatro – Coletivo Artístico As Travestidas – Quem tem Medo de Travesti
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

18h30 | Mostra de Videodança – Mesa redonda com Paulo Caldas, Gerson Moreno, Andréa Bardawil e Alexandre Veras
Espaço Kalabaça (Cena 15)

19h | Teatro – Grupo Teatro Esgotado – Elefantes Famintos
Espaço Kalabaça (Cena 15)

19h | Música – Gustavo Portela – Barlavento
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

19h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – Permanência (Brasil, 2014)
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)

19h | Música – Jardim das Horas
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

19h | Música – Aglomerado (SP, CE) – Carnaval Chegou em Tempo
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

20h | Releituras Clássicos Cearenses – Natasha Faria interpreta Flor da Paisagem, de Amelinha – Direção musical: Moacir Bedê
Palco Tabajara (Anfiteatro)

20h | Música – Geraldo Júnior e Os Virtuais – lançamento do show Forró Eletrônico, Toadas Digitais
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

20h | Dança e música – Passinho do Reggae
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

20h | Música – Rocca Vegas – lançamento do single O Anti-herói
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

20h30 | Dança – Silvia Moura – A beira de...
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

21h | Música – Soledad – lançamento do single Portentosa
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

21h10 | Música – Nayra Costa – Nayra in Rock
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

22h | Teatro – Grupo Bagaceira de Teatro – Meire Love
Espaço Kalabaça (Cena 15)

22h15 | Música – Zebrabeat convida Di Melo
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

22h | Música – Leite de Rosas e Os Alfazemas
Palco Tremembé (Praça Verde)

23h | Música – Beto Barbosa
Palco Tremembé (Praça Verde)

0h30 | After Party – DJ Fábio Trummer (Banda Eddie) + Djs Guga de Castro, Marquinhos, Dado e Doido
Buoni Amicis

0h30 | After Party – Lamber Vision (Samuel Fraga, Fernando Catatau, Dustan Gallas e Ze Nigro)
Mambembe





Sábado 2

15h às 20h | Feira Índice
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

15h às 18h | Infantil – Pintando no Dragão
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h às 16h30 | Infantil – Contação de História – Cia Matulão de História
Espaço Patativa do Assaré

16h às 18h | Infantil – Oficina de Boneca de Pano
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h às 18h | Infantil – Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus
Ruas do Dragão

16h30 às 17h | Infantil – Valorizando Nosso Folclore – com Tio Viana
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

17h | Teatro Infantil – Livrolândia: O Reino da Leitura – Cia Camarim de Teatro
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

17h30 às 18h | Teatro Infantil de Fantoche – O Caso da Cobra Caninana – Grupo Calu Maravilha
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

Das 17h às 21h | Mostra de Videodança – Retrospectiva 2013 (Programa Dança em Foco II) e Transcriações (Programa Dança em Foco IV)
Espaço Kalabaça (Cena 15)

18h | Música – Marta Aurélia
Palco Tabajara (Anfiteatro)

18h | Cultura Popular – Parahyba Kid & Cia Bate Palmas
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

18h | Flip Jay e Batalha de Bboys
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

18h | Teatro – Coletivo No Barraco da Constância Tem – Nada como quando começou
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

19h | Circo – Grupo Fuzuê – Palafita
Espaço Kalabaça (Cena 15)

19h | Música – Felipe de Paula – Filho de Manicure
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

19h | Sambas da Cidade – Mocinha + Zé Bezerra + Arlindo
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

19h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – Ela Volta na Quinta (Brasil, 2014)
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)

20h | Teatro – Grupo Ninho de Teatro – Tributo ao Mestre
Espaço Kalabaça (Cena 15)

20h | Releituras Clássicos Cearenses – Paulo Belim e Ilya Borges interpretam Chão Sagrado, de Rodger e Teti – Direção musical: Mimi Rocha
Palco Tabajara (Anfiteatro)

20h | Música – Flor Amorosa
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

20h | Coletivo Maloqueria (MC’s)
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

20h | Música – Astronauta Marinho – lançamento do disco Menino Sereia
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

21h | Música – Montage – 10 anos
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

21h | Música – Selvagens à Procura de Lei – pré-lançamento do disco Praieiro
Palco Tremembé (Praça Verde)

21h30 | Teatro – Juliana Galdino – Comunicação a uma Academia
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

22h | Música – Don L – Caro Vapor
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

22h | Música – Janio Florêncio – Eletromidivirtoaudiosamba
Palco Anacé (Rua José Avelino)

23h | Música – Lirinha + participação de Céu – lançamento do disco O Labirinto e O Desmantelo
Palco Tremembé (Praça Verde)

0h30 | After party – Combo Maloca (Fertinha, Cafuné e Let’s Groove)
Órbita






Domingo 3

15h às 20h | Feira Índice
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

15h às 18h | Infantil – Pintando no Dragão
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

15h às 17h | Infantil – Oficina de Instrumentos Musicais
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h às 18h | Infantil – Passeio Lúdico ao Mundo Mágico dos Museus
Ruas do Dragão

16h às 16h30 | Infantil – Sambistas Infantis –Buoni Amigos
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h30 às 17h | Teatro Infantil – Saltimbancos – Grupo Encantos
Espaço Pitaguary (Arena Dragão do Mar)

16h | Teatro Infantil – A Cigarra e a Formiga – Cia Cearense Molecagem
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

17h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – A Lira do Delírio (Brasil, 1978)
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)

17h | Dança – Andrea Bardawil – Estudo Para uma Devoração
Espaço Kalabaça (Cena 15)

17h | Sarau com Lirinha (Feira Índice)
Espaço Patativa do Assaré

Das 17h às 21h | Mostra de Videodança – Interiores (Programa Dança em Foco I) , Urbanidades (Programa Dança em Foco V) e Solos e Duos (Programa Dança em Foco III)
Espaço Kalabaça (Cena 15)

18h | Teatro – Habitat de Atores – Prometeu
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

18h | Música – Caio Castelo – Dois Olhos
Palco Tabajara (Anfiteatro)

18h | Cultura Popular – Aboios – A Rainha e Os Vaqueiros
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

18h | Dub Foundation
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

19h | Dança – Cia Flex – Transeuntes
Espaço Kalabaça (Cena 15)

19h | Música – Dudé Casado – À Esquerda de Quem Vem
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

19h | Música – Oscar – lançamento do single Vela Branca
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

19h | 2ª Semana do Cinema Brasileiro – A Paixão de JL (Brasil, 2015)
Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Sala 2)

20h30 | Teatro – Grupo Terceiro Corpo – Tudo ao mesmo tempo agora
Palco Jenipapo-Kanindé (Teatro Dragão do Mar)

20h | Releituras Clássicos Cearenses – Gero Camilo interpreta Alucinação, de Belchior – Direção musical: Gero Camilo
Palco Tabajara (Anfiteatro)

20h | Jam Session – Tempero do Rasta
Palco Kariri (Espaço Rogaciano Leite Filho)

20h | Dub Versão Sistema de Som com Yellow P
Palco Tapeba (Quadra da Praça Almirante Saldanha)

20h | Música – Vitoriano – Plantando Semente no Asfalto Quente
Palco Kanindé (Rua José Avelino)

21h | Música – Carlinhos Nação – Carlinhos Nação Live in BNB
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

22h | Música – Rebel Lion
Palco Anacé (Praça Almirante Saldanha)

22h | Música – Erivan Produtos do Morro – A Voz do Morro
Palco Tremembé (Praça Verde)

23h | Música – Black Alien – Babylon by Gus Vol. 1
Palco Tremembé (Praça Verde)


* Programação gratuita, com exceção das sessões de cinema.
** Programação sujeita à alteração e à capacidade de lotação dos espaços. 



Diversão] Final de semana é na La Praya






Faça chuva ou faça sol, seu final de semana é na La Praya Beach Club. Ambientes cobertos, lounges requintados, piscinas, ótima gastronomia e o melhor da música, tudo em um só lugar! Neste sábado, o sunset fica por conta do DJ Rafael Milone e domingo, o show com a banda carioca Homens de Prettu, a partir das 13 hoas. ‪Vamos a La Praya?

Sábado, 25 de abril

DJ Rafael Milone
DJ e produtor de música eletrônica desde os 13 anos de idade, natural do Rio de Janeiro, atualmente em Fortaleza. Buscando sempre resultados em técnicas de mixagem harmônica em repertório fino. Levando a pista desde o Deep House mais "clean" até o House Progressivo mais eletrizante. Um DJ set recheado de bom gosto, com uma pitada do melhor groove e a mais envolvente harmonia que aos poucos leva à euforia, com mixagens perfeitas.

Domingo, 26 de abril

Homens de Prettu (RJ)
A banda carioca com seu rock-pop-Performance vai invandir Fortaleza! Formada por Nando Vascate (vocal), JP Reis (vocal), Leandro Terrozo (teclado), Rub Leon (bateria), Patrício (baixo) e Dox (guitarra), a banda Homens de Prettu teve início em 2014 e já conquistou espaço na cena musical independente carioca. Com apresentações nas conceituadas casas do Rio de Janeiro, como Teatro Rival, Teatro Odisséia, Shaloon 79, Botecando, Rock e Diversão, Bar Vittorio, Web Fest Banda, entre outras. Lançando no final de 2014, o primeiro CD com 12 músicas autorais e também, o lançamento do vídeo clipe da música “Mas Continuo”, em parceria com o Coletivo Noise (SP). A banda foi uma das seis selecionadas em todo o estado do Rio de Janeiro para participar do Festival Fun Music no Teatro Rival.

SERVIÇO
La Praya Beach Club – Fortaleza / CE
Sábado, 25 de abril - Sunset com DJ Rafael Milone
Domingo, 26 de abril - Sunset com a banda Homens de Prettu (RJ)

Horário: a partir das 13h

Net] A Coluna Frisson também está presente no Facebook

Os destaques das festa com fotos dos convidados e os principais cliques. O espaço da notícia é ilimitado, com atualização constante.
Para estar sempre por dentro das novidades da cidade acesse facebook.com/colunafrisson . Na Frisson não é preciso esperar. Tudo que você precisa para ficar bem informado.

Acesse www.colunafrisson.com.br a coluna social da Cidade.


Cinema em Casa] NET NOW apresenta conteúdo da primeira temporada do Festival ‘Luz, câmera, 50 anos’

Atrações como “O Pagador de Promessas”, “Anos Dourados” e “Presença de Anita” já disponíveis

O NET NOW, serviço de vídeo sob demanda da NET, que permite assistir a milhares de conteúdos quando quiser, recebe em sua programação a primeira temporada do Festival “Luz, Câmera, 50 anos”, da TV Globo . Serão 12 telefilmes provenientes de séries e minisséries que foram sucesso na emissora.

As séries “O Canto da Sereia”, estrelado por Isis Valverde e que conta a trajetória de uma cantora baiana assassinada nos primeiros minutos da história; “O Pagador de Promessas” onde Zé Mayer é um lavrador rejeitado pelo padre por ter prometido em, um ritual de candomblé, carregar uma pesada cruz de sua roça até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador, se o seu burro Nicolau se recuperasse de um acidente; e “Ó Paí, Ó”, com Lázaro Ramos e seu cotidiano em um cortiço no Pelourinho.

Também é possível conferir “Lampião e Maria Bonita” (1982) com os atores Nelson Xavier e Tânia Alves interpretando os últimos meses do casal mais famoso do cangaço. E as investigações policias e o suspense não ficaram de fora desta seleção. “Força-Tarefa” e “A Teia” levam o telespectador para uma imersão neste universo.

Para os saudosos de duas grandes vozes da música popular brasileira, será possível rever e se emocionar com “Maysa: Quando Fala o Coração” e “Dalva e Herivelto: Uma Canção de Amor”. A trajetória da artista Dercy Gonçalves, que marcou por sua irreverência, também é apresentada com a obra “Dercy de Verdade”.

Para fechar a seleção de clássicos, “Presença de Anita” em que Zé Mayer é seduzido por uma ninfeta interpretada por Mel Lisboa; “As Noivas de Copacabana” com Miguel Falabella; e o amor proibido de Malu Mader e Felipe Camargo em “Anos Dourados”.

Todo o conteúdo pode ser acessado em Programas de TV > Globo > Luz, Câmera, 50 anos, por apenas R$4,90 por titulo.  Outros conteúdos de sucesso da TV Globo, como “Felizes para Sempre?”, “Dupla Identidade”, “Tapas e Beijos”, “O Rebu”, entre outros, também estão disponíveis no NET NOW.

O NET NOW é uma exclusividade dos clientes NET HD e NET HD MAX e conta com  mais de 25 mil títulos entre conteúdos gratuitos, exclusivos (programas dos canais disponíveis no pacote de TV contratado) e de assinatura (NOW Clube), além de receber os principais sucessos do cinema para alugar pelo controle remoto. O serviço também conta com um aplicativo para tablets e smartphones, compatível com sistemas iOS e Android.


Saúde] Nutricionista Daniel Coimbra faz atendimento e ministra curso de medicina e nutrição esportiva em São Paulo

O nutricionista Daniel Coimbra está neste fim de semana em São Paulo cumprindo agenda de trabalho. Ele atende na Clínica Espaço Volpi, no Jardim Paulista. No sábado (25), segue sua agenda de palestras como consultor da Integralmédica - uma das maiores autoridades em pesquisas e desenvolvimento de produtos da América Latina. Dará o curso de Medicina e Nutrição Esportiva. Na ocasião, junto com do doutor Paulo Muzy, vai palestrar, no Centro de Eventos Rebouças, sobre diversos temas como: carboidratos: pré, durante e pós atividade física; proteínas: pré, durante e pós atividade física; atrelando teoria à prática: estratégias de alimentação e suplementação voltadas para a perda de gordura e ganho de hipertrofia muscular.Referência entres os grandes nomes da nutrição esportiva no País, Coimbra, até dezembro, passará por dez cidades em oito Estados brasileiros.

Em maio, o nutricionista estará em Ribeirão Preto (9), Curitiba (16), Rio de Janeiro (20,30 e 31). Os encontros retornam em julho em Brasília e Rio de Janeiro, agosto em São Paulo e setembro em Recife.  De 1 a 4 de outubro ele estará em Brasília, sendo que no dia 3 tira um tempo ainda para passar por Belo Horizonte. No dias 17 e 18 de outubro volta ao Rio de Janeiro. Em sua terra Natal, Fortaleza, a data está reservada para o dia 14 de novembro. Finalizando o ciclo de palestras em 2015, dia 5 de dezembro acontece a última em São Paulo.

PROFISSIONAL - Especializado em Nutrição e Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), membro do American College Sports Medicine, atualmente, Daniel é, também, mestrando em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seu currículo, ainda tem a experiência de professor universitário na Universidade de Fortaleza (Unifor).

AGENDA:

25/ 04- São Paulo
09/05 – Ribeirão Preto
16/05 – Curitiba
29,30 e 31/05 – Rio de Janeiro
11/07 – Brasília
18/07 – Rio de Janeiro
15/08 – São Paulo
26/09 – Recife
01,02,03,04/10 – Brasília
03/10 – Belo Horizonte
17 e 18/10 – Tanuri (RJ)
14/11 – Fortaleza

05/12 – São Paulo

Dança] Dança Contemporânea em Flecheiras (CE) no fim de semana



Festival de Dança do Litoral Oeste encerra a 7ª edição com espetáculos sexta e sábado (24 e 25) na praia de Flecheiras, Trairi.

Com programação na praia de Flecheiras, no município de Trairi, termina neste final de semana, sexta e sábado, 24 e 25, o 7° Festival de Dança do Litoral Oeste - 2ª etapa. A edição de 2015 começou com a 1ª etapa realizada de 30.01 a 03.02 em Trairi, Itapipoca e Paracuru, e 2ª etapa iniciada no dia 17 de abril em Itapipoca. Os três municípios da região do Vale do Curú e Litoral Oeste do Ceará desenvolvem há mais de 20 anos ações continuadas e permanentes em dança.

As apresentações em Flecheiras acontecerão a partir das 20h na Praça Jonas Henrique de Azevedo. Na sexta-feira apresentam-se: Cia Flex (CE) em “Transeuntes”, Cia Rebentos (CE) apresentando “Fruta Cor” e Cia ExperimentandoNUs (BA) no duo “Raimundos”. Encerrando a sétima edição do Festival, apresentam-se na noite de sábado: Cia Arreios (CE) em “Parágrafos e Reticências”,  Ritmo Soul’to (CE) com o espetáculo “Soluto” e o Grupo de Ballet da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (PB) apresentando “Enlaces”.

O Festival de Dança do Litoral Oeste é realizado pela ASSOCIAÇÃO DE ARTES CÊNICAS DE ITAPIPOCA (AARTI), com o incentivo da COELCE, apoio cultural do GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, através da SECRETARIA DE CULTURA (SECULT) e tem a coprodução da WM CULTURAL. O acesso é gratuito.

NA SEXTA-FEIRA (24)

CIA FLEX DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (Trairi/CE)

A Cia Flex de Dança Contemporânea, de Trairi, criada em 2003, tem como linha de pesquisa a fusão entre as linguagens da dança, acrobacia, teatro e cultura popular, contando hoje com 11 espetáculos no repertório. Sob direção de Thiago Soares e coordenação de Manoel Saldanha, a companhia tem sede própria no Centro Flex de Arte & Cultura.

CIA REBENTOS (Itapipoca/CE)

Formada por ex-alunos da escola livre de dança balé baião, a Cia Rebentos é um coletivo de pesquisa, criação e difusão de dança atuante desde 2009, residente no Ponto de Cultura Galpão da Cena de Itapipoca. Na escola livre balé baião os integrantes tiveram como bases de formação técnica o Sistema Laban, a dança moderna, as danças tradicionais populares, o teatro físico, contato-improvisação, a performance Arte e as danças negras brasileiras. Em 2012 iniciaram processos de composição que geraram trabalhos inéditos.

EXPERIMENTANDONUS (Salvador/BA)

Criada em 2008 a ExperimentandoNUS Cia. de Dança abarca em seu currículo coreografias abordando corpo-movimento num processo de criação. As inquietações do cotidiano num contexto político e sociocultural é um dos focos do seu trabalho. Com objetivo de construir uma reflexão sobre identidade e representatividade nacional, a Cia alimenta sua linguagem por meio de pesquisas de movimento gestos, quedas, fluxos de movimentos, rolamentos, expressão facial, textos, humor, principalmente diálogo com elementos cênicos. Bruno de Jesus assina a direção e coreografia da ExperimentandoNUS. A equipe é composta por bailarinos de diversas linguagens e experiências artísticas.

NO SABADO (25)

ARREIOS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA (Trairi/CE)

A companhia foi criada em 1998 por Antônio Alves e outros jovens dançarinos de Trairi, sendo hoje uma das principais companhias de contemporânea com base no interior cearense. As primeiras experiências do grupo foram através de movimentos sociais e pastorais religiosas.  Foram despertando para vivenciar mais profundamente a cultura local, passando a fazer parte dos grupos e movimentos culturais do município. Muitos artistas colaboraram no início da Arreios, oferecendo novos cursos, dentre eles o parceiro Gerson Moreno de Itapipoca. A proposta era entender a dança que se queria desenvolver, descobrir corporeidades e difundir suas ações na região e estado do Ceará. Atualmente a Cia Arreios é uma associação jurídica que desenvolve ações de formação e criação em dança contemporânea junto à comunidade.

RITMO SOUL’TO (Fortaleza/CE)

O grupo Ritmo Soul’to agrega dançarinos dos estilos Popping e Locking de Fortaleza e região metropolitana. Comemora em 2015 cinco anos de história celebrando seu reconhecimento e inserção junto ao público cearense.

GRUPO DE BALLET DA UEPB (Universidade Estadual da Paraíba – PB)

O Grupo de Ballet da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) foi criado 2006 a partir de uma iniciativa da professora Cláudia Saboya, com o apoio da professora Marlene Alves, então reitora da universidade, por intermédio do pró-reitor de arte e cultura, na ocasião, professor José Pereira. Em agosto do mesmo ano iniciaram as aulas de balé clássico no Museu Assis Chateubriand. Em outubro do mesmo ano apresentou, no Teatro Municipal Severino Cabral (Campina Grande/PB), o primeiro espetáculo, intitulado “Floresta Amazônica”. Em 2010 passou a integrar o corpo docente do Grupo, o professor Fredson de Sousa (CE), atualmente professor de Balé Clássico e Diretor Artístico.

PROGRAMAÇÃO
Dia 24
- “Transeuntes” - Cia Flex (CE)
- “Fruta Cor”  - Cia Rebentos (CE)
- “Raimundos” - Cia ExperimentadoNUs (BA)
Dia 25
- “Parágrafos e Reticências”  - Cia Arreios (CE)
- “Soluto”  - Ritmo Soul’to (CE)
- “Enlaces” - Cia de Ballet da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (PB)

SERVIÇO

7° Festival de Dança do Litoral Oeste 2015 - Segunda Etapa: Em Flecheiras (Trairi) - Espetáculos nos dias 24 e 25.04, a partir das 20 horas na Praça Jonas Henrique de Azevedo - Centro. Informações: (85)3046-2744. Facebook: Festival de Dança do Litoral Oeste Ceará. 
GRATUITO.

DFB 2015] Maior evento de moda autoral do País, DFB realiza desfiles pela primeira vez em estrutura única à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza

 
Com tema "Mãos à obra, mãos à moda", o Dragão Fashion Brasil, evento gratuito e aberto ao público que nasceu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lança para a sociedade mais um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza


Inovação e criatividade não faltam no Dragão Fashion Brasil. E, neste ano, toda a exuberância do evento extrapola as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles em grande estrutura à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Realizado de 4 a 10 de maio, o DFB apresenta atividades distribuídas entre o Sesc Senac Iracema e o Terminal, trazendo palestras, workshops, intensa programação multicultural, além de 32 desfiles.

De 04 a 07 de maio, acontece o Dragão Pensando Moda (DPM), com a programação educacional do evento, que é realizada pelo Senac Ceará. No período de 7 a 10 de maio, as ações se concentram no Terminal, que tem vista surpreendente da Praia Mansa e da Cidade de Fortaleza e será totalmente decorado e transformado para receber o maior evento de moda autoral do País. Assim, os desfiles e toda a programação acontecem em cenário espetacular, levando o público da 16ª edição do DFB a mergulhar em um universo em que a moda alavanca uma programação cultural intensa e diferenciada, além de ações que mobilizam profissionais renomados e novos talentos do setor, todos a convite do evento.

Muito além das passarelas, o DFB traz em sua concepção toda uma ideologia de ser vitrine para novos talentos da moda brasileira, a partir da valorização da formação acadêmica e de espaços de integração e discussão. Fazem parte ainda do evento, projetos como Concurso dos Novos e Comunidade Moda.

Ao todo, serão 32 desfiles e uma programação multicultural que se concentra no Terminal. Além da moda e da produção acadêmica, manifestações diversas como gastronomia, exposições e música compõem a pauta de ações culturais contempladas pelo DFB 2015. O público vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luaus, bares, Champanheria, Food Trucks, Jardins das Delícias e até um Lounge Praia especialmente pensado para o espaço, que vai receber atividades oferecidas ao público como aulas de Yoga, ginástica etc.

Na contramão da crise em que o País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do Estado. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Há 16 anos, o evento contribui para o mercado da moda, fomentando a formação dos profissionais e criando ambientes de network e negócios, mas sempre mantendo o olhar próprio de valorização da cultura”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira.

A estrutura do DFB 2015 montada no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza conta com todo o cuidado e capricho que já é tradicional para a organização do evento, garantindo conforto e segurança para o público. Além disso, o Governo do Estado do Ceará, que apresenta o DFB, vai oferecer todos os serviços necessários à população e ao bom funcionamento do evento, disponibilizando a melhor estrutura para o público convidado para conhecer o Terminal e a nova plataforma do DFB 2015.


“MÃOS À OBRA, MÃOS À MODA”

O macrotema do DFB 2015 é "Mãos à obra, mãos à moda" e tem como objetivo incentivar a criação a partir da apropriação das artesanias pelas mentes inovadoras da moda autoral. Para explorar o tema, o DFB toma como recorte as relações, vivências e tradições da cultura da moda no Brasil.

"O DFB compreende a cultura da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo", ressalta Cláudio Silveira.  Com isso, o DFB 2015 vai proporcionar, em todas as suas ações, um resgate dos saberes locais e valorização das tipologias artesanais produzidas por comunidades de artesãos do Nordeste do Brasil.


DESFILES

A convite do DFB 2015, estilistas e marcas nacionais e internacionais se unem a novos talentos lançados ao longo do evento em um único objetivo: o comprometimento com a moda autoral. Eles serão responsáveis pela apresentação dos 32 desfiles em salas com capacidade para mil pessoas cada. Os nomes confirmados no line up do DFB 2015 são:

Aládio Marques (BA): Sediada em Salvador (BA) e há um ano e meio no mercado, a marca originou-se da vontade do jovem designer de moda de proporcionar às mulheres roupas com design exclusivo e autoral, embasado em pesquisas históricas e contemporâneas, criando indumentárias com conceito sem perder o cunho comercial. Baseado nisto, iniciou-se, concomitantemente, a criação de uma linha de camisaria masculina, cuja modelagem é exclusiva e a estamparia diferenciada. No DFB 2015, vai apresentar a coleção 90º, inspirada no concretismo e na forma da obra de Hércules Barbosti. A estrutura das peças tem como base formas precisas, proporções tensas e a tridimensionalidade do espaço.
André Sampaio (CE): Estilista cearense de 21 anos formado pela Universidade Federal do Ceará. Foi finalista no concurso Ceará Moda Contemporânea 2014, promovido pelo Sinditêxtil-CE. Vai estrear no DFB 2015 com uma coleção inspirada na antologia de fotos do clã cearense "Pontes Vieira", com quem possui parentescos e que traz registros narrados desde 1870.

Asap (RS): A marca caracteriza-se por simplificar o conceito do complicado. Que assina é Sérgio Amaro, que busca reflexões nos movimentos do cotidiano e através de um olhar minimalista procura trabalhar o espaço corpo/matéria. No DFB 2015, vai apresentar a coleção "VERSUS", que tem inspiração nos contrapontos entre os campos e as grandes cidades, ressaltando as características do campo através do uso da palha de milho trançada, forma de artesanato típico dos índios da região Sul do Brasil. Somam-se a esse os elementos tricô manual, acrílico, tecidos mais estruturados e estampas com reflexos dos carros, postes e prédios presenciados nas grandes cidades.

Almerinda Maria (CE): Produz peças únicas com o mais alto padrão do segmento handmade. Bordados, rendas, especialmente a renascença e o richelieu, são confeccionados de acordo com uma tradição familiar secular e o rigor de uma produção de excelência internacional. Moda feminina especializada para um mercado de alta costura. Feitas sob medida, exclusivas, e com corte impecável, as peças são ajustadas à perfeição. Tecidos, bordados, rendas, aviamentos de cada modelo, tudo é definido a cada nova criação por uma equipe de designers especializada. O processo de confecção foi aprimorado no decorrer dos anos pela equipe da empresa e as técnicas são repassadas para aprendizes da mesma família ao longo dos anos.

Bikini Society (FR): No verão de 2011, no lugar mais improvável para uma marca de Bikinis, no meio dos Alpes Suíços em Geneve, nasceu Bikiny Society, fruto de uma paixão pela moda e pela praia de uma jovem estilista brasileira, Paula Pinto Villas-Boas, que estudou moda na Universidade Federal do Ceará e na Universite de la Mode de Lyon (FR). Hoje, a Bikiny Society é vendida em várias boutiques por toda a Europa. Em 2014, Paula lançou a marca no Brasil, onde abriu a sua primeira loja própria. Atualmente, Paula vive entre a Europa e o Brasil, seguindo a sua paixão de misturar as tendências e o bom gosto Europeu com a Bossa do Brasil para Bikiny Society.

Christina Crawford (IT): CEO e diretora criativa da marca que leva seu nome, Christina Crowford é uma designer criativa e dinâmica, com paixão por moda, graduada em Design de Moda pela Istituto Europeo di Design,  em Milão, e École supérieure des arts et techniques de la mode (ESMOD), em Paris. A marca, com sede em Milão (Itália), descreve-se como britânica, brasileira e italiana.


Gisela Franck (CE): Cearense inserida no mercado na moda desde 2003, Gisela é formada pela Faculdade Católica do Ceará e fez seu Mestrado em Fashion Design durante um ano no conceituado Istituto Marangoni em Milão. Atualmente, divide o tempo entre a marca de moda praia Água de Coco por Liana Thomaz e sua marca homônima. O DNA da estilista são suas texturas criando tecidos numa linha minimalista e de alfaiataria. No DFB 2015, ela vai apresentar a coleção "Flor Dalinae - Verão 2016", inspirada no universo surrealista de Salvador Dalí e que traz peças que valorizam a alfaiataria clássica; a feminilidade; formas orgânicas; e que trazem tecidos de fibras naturais como organza de seda pura, linho, crepe e palha.

Ivanildo Nunes (CE) : Estilista que busca criar peças com sofisticação e feminilidade para todos os tipos de mulheres. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela UFC, é pós-graduado em Criação e Desenvolvimento de Produto de Moda. Atualmente atua como Designer de sua própria marca e presta consultoria em desenvolvimento de produtos de moda, além de palestras sobre Artesanato, Design e Moda.

Jadson Raniere (SP): Natural de Cupira, no interior de Pernambuco, começou a ter contato com a moda desde cedo. Formado no Rio de Janeiro, mas com ascensão profissional em São Paulo, onde foi um dos destaques da Casa de Criadores. No DFB 2015, vai pela primeira vez lançar uma coleção. Os looks serão bem apimentados, com um espírito étnico, um tempero esportivo e uma capa de musselina dos campos floridos com a mistura urbana típicas de sua coleção.

Jefferson Ribeiro (BA): Criada em 2013, a marca tem em seu repertório a experiência do designer baiano em direção criativa e posicionamento de mercado. As coleções são pensadas para mulheres elegantes e discretas, tendo a seda como a base para roupas de corte reto e caimento perfeito.

João Paulo Guedes (CE): Nascido em Quixeramobim, sertão do Ceará, foi para Toronto, no Canadá, onde estudou Design de Moda na George Brown College e depois passou três meses na Índia em um intercâmbio de moda. Em 2014, foi indicado para participar da Semana de Moda Masculina de Toronto e então condecorado como mais novo estilista da moda masculina daquela cidade. Desde então, passou a ser referência em revistas como a Vogue Itália e Forbes. No DFB 2015, o estilista que volta consagrado do mercado internacional vai apresentar sua coleção Outono-Inverno 2015. 

Lenita Negrão (CE): Marca presente há 28 anos no mercado e comandada por duas empresárias da moda feminina, Lenita e Maria Lúcia Negrão (mãe e filha, respesctivamente). A rede trabalha com uma moda autêntica, de bom acabamento e preço convidativo. Trabalhando sempre a relação relação cliente-marca, que consiste em oferecer muita comodidade aos consumidores, a dupla tem o sistema de “moda rápida” como outro carro-chefe da marca. Mãe e filha têm o total comprometimento em criar e manter produtos de qualidade em meio à agilidade das tendências, com trocas semanais de peças que inovam em suas texturas, formas e estampas.

Lindebergue Fernandes (CE): Cearense reconhecido por por criar peças inspiradas em suas lembranças afetivas e na cultura popular brasileira, participa do DFB pela 13ª vez. Sua vontade de trabalhar com moda surgiu bem cedo, quando assistia as telenovelas.

Lino Villaventura (CE): Foi um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência na moda brasileira, o paraense, então radicado no Ceará, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a "World Trade Fashion”. Suas criações primam pela mistura de materiais diversos como escamas de peixe desidratadas, borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás.

Lisyane Arize (FR): A LIZZI é uma marca franco-brasileira que busca em sua essência a preservação do Savor-faire tradicional e cultura, a fim de apresentar comunidades e organizações tradicionais que atravessam décadas e gerações de famílias em uma arte pouco reconhecida e valorizada. Para o DFB 20015, a LIZZI preparou a coleção exclusiva "Trabalhadores do Mar", que traça um paralelo entre o romance de Josué Montello, "Cais do Coração", e a obra de Victor Hugo, Trabalhadores do Mar, homenageando muitos mestres culturais maranhenses, que sempre desenvolveram a cultura a partir do seu sustento no mar. A ideia é fortalecer o laço com a cultura nordestina a partir da apropriação de técnicas manuais desenvolvidas pelos grupos culturais do Maranhão e com a possibilidade de inserção de couro e peixes em suas peças.

Melk Z-da (PE): Experimentalismo é a essência da Melk Z-Da. Para criar, o designer, sempre em construção, busca referências nas artes plásticas, literatura, folclore, cinema, lugares, pessoas e na própria moda. Para o DFB 2015, a marca preparou uma coleção inspirada nas flores regionais, que explora técnicas dos bordados do Brasil e texturas. A ideia é traduzir a beleza das flores nacionais e suas peculiaridades, cores e formas em peças sofisticadas e contemporâneas.

Paulo Martins (CE): Vencedor do Comunidade Moda de 2014, Paulo Martins teve como premiação ter seu nome no line up do DFB do ano seguinte. Sua coleção que será apresentada tem como inspiração o objeto “filtro dos sonhos”, um objeto simbólico e usado muito, atualmente, pelos jovens e adultos com a intenção de canalizar energias positivas através das penas e deixar as negativas presas em suas teias que foram tecidas por uma aranha muito inteligente, segundo a lenda. O propósito desta coleção, chamada “Ojibwe”, é mostrar que somos capazes de sentir ''good vibes'' somente olhando para algo bom e esplendoroso, principalmente roupas que são confeccionadas com uma energia positiva. Assim, deixando o público presente no desfile com uma leveza e serenidade ao ponto de sair com a mente limpa da passarela.

Rebeca Sampaio (CE): Morou em Londres por quase cinco anos, período em que estudou moda na London College of Fashion e no Instituto Morangoni. Foi lá onde criou sua identidade estilística, sempre preferindo recortes inusitados, misturas de materiais rígidos e leves e inovação a partir de texturas e formas, além de sempre trabalhar com couro. No DFB 2015, vai apresentar peças com elementos marítimos, trazendo elementos como bordados metalizados, sobreposição de tecidos, recortes estratégicos,  vestidos "bodycon" e peças em couro pintados a mão. 

Riachuelo: Consolidou-se no mercado como a maior empresa de moda do País, principalmente pelo fato de ser a única do segmento que pesquisa, cria e produz, entre outras inovações. Com este modelo inédito de negócios, a empresa - que possui o maior parque fabril da América Latina - incorporou, com exatidão, o verdadeiro conceito fast fashion, objetivando democratizar o acesso às últimas tendências das passarelas nacionais e internacionais. Atualmente, a rede possui mais de 22 milhões de clientes no cartão Riachuelo e 261 lojas próprias espalhadas pelo Brasil.

Ricardo San Martin (RN): Atua há 18 anos no mercado e já desenvolveu 14 coleções para sua marca própria e diversas coleções para outras marcas no Brasil e principalmente no exterior. A característica registrada do designer são os trabalhos de química têxtil e silhuetas clássicas atemporais. Lançou sua grande primeira coleção no DB e na edição desse ano apresenta "SACRILÉGIO", que comemora os 18 anos de profissão do criador e o retorna o retorno ao evento que transformou sua carreira. Ao todo, serão 20 looks carregados de sentimento e muita arte inspirados nas vivências San Martini que representam uma fazenda no interior do Mato Grosso, sua família judaica, o ensino interno em um mosteiro agrícola católico, o matadouro da família e sua brusca entrada no universo urbano, luxuoso, fútil e fértil.

Ronaldo Silvestre (MG): Jovem empresário formação em desenho industrial, design de moda e desenvolvimento sustentável, possui uma marca de roupas homônima, onde assina coleções de moda sustentável. Em suas peças, tem sempre a preocupação de envolver questões atuais vivenciadas pela sociedade, como sustentabilidade, eco designer e a preocupação sócio-econômica-ambiental dentro da economia criativa. No DFB 2015, vai apresentar "Flores da Guerra", uma coleção atemporal para o verão 2016 composto por refugos de jeans, camuflados, chitas e seda artesanal que definem formas e recortes dos looks tendo como inspiração os contornos e silhuetas das árvores.

Vitonino Campos (BA): Graduado em Design de Moda pela Universidade de Salvador – Brasil, criou sua marca homônima em 2008. O cuidado com acabamento, além do olhar e sensibilidade com a costura, são suas marcas registradas. A simplicidade é o ponto alto da sofisticação em linhas impecáveis. O trabalho é reflexo da seriedade e do desenvolvimento primoroso de peças no prêt-à-porter e sob medida, sempre com componentes de altíssima qualidade. Para mulheres reais, mas com projeção no desejo, somando inteligência e suavidade.

Wagner Kalieno (RN): Vencedor do Rio Moda Hype em 2010, o estilista natalense vem conquistando território nacional elaborando peças com recortes e mistura de materiais, numa linguagem sexy e contemporânea.

Weider Silveiro (PI):  Piauiense de 34 anos radicado em São Paulo e formado em moda na Universidade Federal do Ceará (CE). Seu contato com a moda começou quando era comprador para uma multimarca que vendia as grifes nacionais famosas no inicio dos anos 90. Depois, colocou a própria loja e depois resolveu estudar moda na UFC. Seu trabalho é inspirado na tendência dos grandes centros difusores de moda.


PROJETOS DE FORMAÇÃO

O DFB mobiliza também toda comunidade acadêmica e amadores que almejam inserção no mercado da moda, além de promover uma integração desses perfis com designers conceituados. Esses momentos são proporcionados em duas consagradas ações articuladas antes do evento, que culminam em grandes desfiles: o Concurso dos Novos e o Projeto Comunidade Moda.

- Concurso dos Novos: A ação mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design de todo o País, que elaboram peças sob a supervisão de seus docentes. Nessa edição, oito instituições de quatro estados (Ceará, Pará, Paraná e São Paulo) levam estudantes para a etapa final do concurso que acontece durante o DFB 2015.

Na seletiva desse ano, os alunos tiveram que criar peças a partir do tema "O uso inovador e coletivo dos saberes artesanais", mostrando domínio sobre desejo conceitual e apelo comercial dos looks. Os trabalhos foram julgados por uma banca composta de profissionais renomados do meio, comporta pela arquiteta e artista plástica, Joana Salle; o artista plástico Erico Gondim; o estilista Lindebergue Fernandes; e o jornalista Charles W. Nessa fase, concorreram alunos de todas as regiões do País.

Na próxima etapa, as equipes apresentam uma "coleção-cápsula" (composta de oito looks) que será apresentada num desfile coletivo na programação do DFB 2015. Os vencedores levam um prêmio de R$ 8 mil e a instituição vencedora ganha o troféu DFB 2015. Em 2014, o troféu do Concurso dos Novos foi conquistado por alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Instituições selecionadas para o Concurso dos Novos 2015: 

Centro Universitário Estácio do Ceará - CE
Faculdade Ateneu - CE
Faculdade Santa Marcelina - SP
IED | Istituto Europeo di Design - SP
UDC | Centro Universitário Dinâmico das Cataratas - PR
UEL | Universidade Estadual de Londrina - PR
UFC | Universidade Federal do Ceará - CE
UNAMA | Universidade da Amazônia - PA

- Projeto Comunidade Moda: Criado em 2014, é um reality show exibido pela TV Cidade (afiliada da Rede Record no Ceará) que revela talentos do Design de Moda em comunidades da periferia de Fortaleza. Com programas de 30 minutos de duração, o Comunidade Moda traz, no último episódio, a apresentação dos oito jovens participantes em desfile realizado durante o próprio DFB.  Os detalhes do reality podem ser conferidos na página: www.cnews.com.br/comunidademoda.

- Dragão Pensando Moda: O Dragão Pensando Moda (DPM), correalizado pelo Senac Ceará, é uma programação educacional com atividades de formação profissional que ocorre durante o DFB, com foco nos segmentos que compõem o trade da moda. O DPM abre as atividades do DFB, iniciando no dia 5 de maio, no Sesc Senac Iracema, com cursos, de acordo com a programação a seguir. De 7 a 10 de maio, o DPM passa a ocorrer em auditório montado Terminal Marítimo do Porto de Fortaleza.

De 5 a 8 de maio, das 8 horas ao meio-dia, o DPM ocorre no Senac Iracema com uma programação especial de cursos pagos, ministrados pelos próprios instrutores da Instituição. Os temas abordados serão ‘Introdução a Moulage’, com Beth Malveira e Kyko Araújo; ‘Design de Interiores e a Moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e Retrô de seu Ambiente’, com Stékel Bittencourt; ‘Planejamento de Coleção – Técnicas de Processos Criativos’, com Marcelo Belisário; ‘Pedrarias e seus Bordados’, com Sara Girão; ‘Inglês Aplicado aos Termos da Moda e do Design’, com Márcio Correa; ‘Corseteria’, com Ana Leopoldina; ‘Técnica Crazi em Patchwork – Blocos feitos com Pedaços Irregulares e de forma Harmoniosa’, com Lindimárcia Ramires; ‘Fotografia Gastronômica’, com Mizael Alves.

Já entre os dias 8 e 10, o Senac realiza no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe três mesas redondas que visam fomentar discussões acerca do mercado da moda e do design autoral, envolvendo toda a cadeia produtiva da moda, estudantes e profissionais do Ceará. As mesas de discussão ocorrem em um espaço vip, montado especialmente para o evento, com capacidade para 150 pessoas.

Debates - No primeiro dia de debates do DPM será realizada a palestra ‘Tendências 2016 por Canatiba’, com Bia Aydar, às 15h30min e às 16h30min o Debate ‘A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere  - BA e instrutora do Senac/BA.

No segundo dia de debates do Dragão Pensando Moda será a vez de discutir ‘O Design e a Autoria em Projetos de Moda’, às 16h30min. O tema abre espaço para apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner.

As discussões continuam no último dia de evento abordando o tema ‘Os Negócios da Moda Autoral’, com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta. O debate ocorre às 16h30min.

Além do Dragão Pensando Moda, o Senac estará também presente mais uma vez no backstage, com a concepção do Makeup Hair dos 32 desfiles, onde 28 profissionais, entre cabeleireiros e maquiadores, já formados pela Instituição, trabalham na preparação das modelos, sob a coordenação da instrutora Aline Cavalcante. A Instituição leva para o evento também a Exposição “A Hora do Brasil”,  do estilista Jum Nakao, que traz elementos regionais como couro, crochê, renda, e surpreende pela beleza e criatividade das peças.

Programação de palestras e cursos do DPM

Cursos - 05 a 08/05
Horário: 8h às 12h
Investimento: R$ 60,00 (A vista) ou 2x30,00 (Cartões de crédito)
Matrículas: Em qualquer unidade do Senac a partir do dia 22 de abril. 
Local: Senac Iracema, Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema

1. Introdução a Moulage – Beth Malveira e Kyko
2. Desing de Interiores e a moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e retrô para seu ambiente - Stékel Bittencourt
3. Planejamento de coleção – Técnicas de processos criativos - Marcelo Belisário (Senac CE)
4. Pedrarias e seus Bordados – Sara Girão (Senac CE)
5. Inglês aplicado aos termos da Moda e do Design - Márcio Correa (Senac CE)
6. Corseteria – Ana Leopoldina ( Senac CE)
7. Técnica Crazi em Patchwork- Blocos feitos com pedaços irregulares de forma harmoniosa – Lindimárcia Ramires (Senac CE)
8. Fotografia Gastronômica - Mizael Alves (Senac CE)

Terminal de passageiros Mucuripe – 08 a 10/05

Dia 08/05

15h30 - TENDÊNCIAS 2016 POR CANATIBA – Bia Aydar

16h30 - A MODA AUTORAL NA CENA CONTEMPORÂNEA - A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere  - BA e instrutora do Senac/BA

Dia 09/05

16h30 - DESIGN E AUTORIA EM PROJETOS DE MODA - Com apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner.

Dia 10/05

16h30 - OS NEGÓCIOS DA MODA AUTORAL - Com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Transformando o Terminal de Passageiros de Fortaleza num complexo da moda à beira-mar, o DFB 2015 terá programação a partir das 16 horas, com música em estruturas montadas com vista para o mar e para a Cidade de Fortaleza, sempre valorizando a cultural local.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

A megaestrutura do DFB no Terminal de Passageiros de Fortaleza inclui também espaços montados com o objetivo de agregar e intensificar a convivência dos participantes do evento. São eles: 

Gastronomia

Além de trazer o melhor da moda autoral desenvolvida no País, o Dragão Fashion Brasil (DFB) tem entre seus destaques a gastronomia. Para esta edição, o espaço Jardim das Delícias, com a curadoria do chef Fernando Barroso, tem como mote a valorização dos ingredientes regionais e recebe nomes como Rafael Sudatti, Restaurante Le Marché por Marie Anne Bauer, Restaurante Statvs Art por Pedro Emilio, Rosmarino Pães por Karliano, Doceria Contemporânea por Anna Paula.

Haverá ainda uma área reservada para Food Trucks, que tem como curadora Renata Toth, e apresenta Eat on the Streets (Sanduíches contemporâneos), El Chancho (Sanduíches de porco), Pasta Urbana (Massas artesanais), Freakdeliks (Sanduíches de salsichão alemão) e Espetáculo (Espetinho gourmet). Além disso, há Pâtisserie, em bicicletas ou quiosques, que traz Antoinete Boutique de doces (profiteroles e madeleines), Criton Pâtisserie e Brigadelli – (brigaderia fina, tortas de biscoito e sanduíches de brownie) e Dule (churros gourmet). Para fechar a programação, há ainda o Restaurante Sabores Orgânicos e uma Champanheria por Chandon.


Kza do Dragão

Apresentada pelo Sebrae, a loja colaborativa Kza do Dragão reúne o trabalho de designers e artesãos. Nessa edição, 26 expositores, que apresentam acessórios, vestuários, design e decoração, terão espaço no evento. A popstore abre as portas para novos empreendedores e os aproxima de um público que quer adquirir produtos que seguem a tendência da moda sem deixar de valorizar a produção autoral. Confira a lista de marcas da Kza Dragão:

Acessórios

Mollybloom - Bolsas e acessórios
Bone Ceramics - Acessórios em cerâmica
Roberto Dias - Acessórios
Claudio Quinderé - Acessórios em prata
Fridíssima - Sandálias
Thales Angert - Bolsas e acessórios
Jo de Paula - Bolsas em crochê
Menah - Acessórios
Villa Ricca - Pulseiras de couro
Jomara Cid - Chapéus
Vestuário

Love and Peace Rocks - Roupas e acessórios
Ahaze - Roupas e acessórios
Cândida Lopes - Roupas
Vida BR - T-shirts
Lucio Áureo - Roupas
Escritório de criação - Roupas e acessórios
Almerinda Maria - Roupas com bordados
Lunática  - Roupas femininas
Ser  Expedita - Roupas femininas
LaPlage - Moda praia
Kala Design - Roupas
Lineup - Sportwear
Quaiiss - T-shirts

Design e Decor
Socorro Silveira - Bancos e quadros
Erê Design - Artigos de decoração
Efeitos Visuais - Artigos de coração e design
Adriano Paz - Quadros feitos de jornal

Lounges DFB

Espaços de convivência central, onde os patrocinadores do evento realizam ações de ativação e instalam seus hospitality centers para receber o fluxo de visitantes do DFB. Em estruturas totalmente ambientadas e com todo conforto para público e jornalistas, o lounges interno e externo ocupam cerca de 20 mil metros quadrados.

Programação Espaço Lineup Sportwear no Lounge Praia

07/05
17h30 - Ritmos
18h30 e 19h30 - Kangoo Dance

08/05
17h30 e 19h30 - Crossfit & Corrida

09/05
17h30, 18h30, 19h30 - Cycling Indoor 

10/05
17h30 - Apresentação de ginástica olímpica com oficina para as crianças


PATROCINADORES

Grandes marcas apoiam o maior evento de moda do Estado, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de moda e de todo o trade envolvido no processo, colaborando assim para o crescimento da economia do Ceará.

Governo do Estado do Ceará (apresenta o evento)
Riachuello (patrocinador oficial)
Coelce (patrocinador master)
Sebrae (patrocinadores)
Senai (patrocinadores)
Prefeitura de Fortaleza (patrocinadores)
Canatiba (patrocinadores)
Senac (apoio institucional)
Santa Clara (apoio)

DFB EM NÚMEROS

Evento que envolve uma enorme gama de profissionais e dá energia ao setor da indústria da moda, confecção e comércio do Estado do Ceará, o DFB mostra números positivos para o trade. Confira dados de 2014:

            •          1.000 profissionais envolvidos: staff, montagem, estrutura
            •          O DFB 2014 reuniu 250 profissionais da imprensa nacional e internacional
            •          O DFB 2014 gerou 2.700 empregos diretos e indiretos durante os 4 dias de evento
            •          Público de 45.000 pessoas em 2014
            •          1.748 é o número oficial de empresas do setor de têxteis e confecções em atividade no Ceará*
            •          1.651 confecções no CE*
            •          + de 118 mil postos de trabalho diretos e indiretos foram gerados pelo trade em 2013*
            •          80% do segmento de moda íntima é composto por micro e pequenas empresas
            •          66.298 empregos formais diretos são gerados pela indústria de têxteis e confeccionados*
            •          São mais de 2 mil confecções cuja produção anual ultrapassa 60 milhões de peças, mas com altos níveis de informalidade**
            •          O segmento de moda íntima gera 30.000 empregos diretos
            •          O Ceará está entre os três maiores polos calçadistas do Brasil (ao lado do Rio Grande do Sul e da Paraíba), com uma produção anual média de 63,9 milhões de pares***
            •          Nesse segmento, o destaque é a região do Cariri (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), que produz mais de 9 milhões de pares/ano***
            •          São 9 mil empregos formais, gerados por 150 fábricas implantadas na região do Cariri, quase todas de pequeno e médio porte
            •          Faturamento anual da indústria da moda do Ceará US$ 11,4 Bi

*Anuário da Moda do Ceará / Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil
** Associação da Moda Íntima do Ceará
***Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados)

PLANO OPERACIONAL

Para garantir segurança e mobilidade para o público do DFB 2015, o Governo do Estado desenvolve planejamento especial articulando vários órgãos essenciais. Os números e programação serão apresentados em coletiva de plano operacional programada para o dia 05/05, no próprio Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.

SERVIÇO DFB 2015

DPM (Senac Ceará)
Data: 4 a 7 de maio
Local: Sesc Senac Iracema
Inscrições: www.ce.senac.br

Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Data: 07 a 10 de maio
Local: Porto do Mucuripe
Hora: A partir de 16 horas


***Censura para os desfiles 12 anos