Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 11 de novembro de 2017

Especial] Palco Mucuripe Especial com Jorge Vercillo


A Mucuripe FM vai realizar um Palco Mucuripe Especial com Jorge Vercillo, no próximo dia 16 de novembro, às 19 horas, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. O cantor e compositor carioca interpretará sucessos de sua carreira, assim como seu novo sucesso "Vida é Arte", que faz parte da trilha sonora da novela "Tempo de Amar". A canção é a 17ª de Jorge presente em telenovelas da Rede Globo.

Para assistir ao Palco Mucuripe com direito a acompanhante, basta seguir o perfil da Mucuripe FM no Instagram (@mucuripefm), curtir a imagem da promoção e marcar cinco amigos nos comentários.

Quem quiser assistir sem sair de casa, pode acompanhar a transmissão ao vivo do Palco Mucuripe Especial com Jorge Vercillo pelo Facebook da rádio Mucuripe FM (facebook.com/mucuripefm).

SERVIÇO:
Palco Mucuripe Especial com Jorge Vercillo
Quando: quinta-feira, 16 de novembro, às 19 horas
Onde: Espaço O POVO de Cultura & Arte (Av. Aguanambi, 282 – José Bonifácio, Fortaleza-CE)

Para participar do sorteio dos ingressos: @mucuripefm

Campanha] SSPDS realiza programação no RioMar Kennedy em mais uma iniciativa da Campanha AlimentAção

  
Todos os donativos arrecadados no evento serão destinados às pessoas assistidas pela Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza

Neste sábado, 11 de novembro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em mais uma iniciativa da Campanha AlimentAção - em prol de pacientes da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, traz ao RioMar Kennedy exposição de viaturas e equipamentos utilizados pelas Forças de Segurança do Ceará, como caminhões do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Com apenas 1Kg de alimento não perecível, os cearenses poderão ajudar a instituição e conhecer de perto equipamentos de uso policial, assistir demonstrações de cães policiais, do Raio e apresentações musicais das bandas do CBMCE e da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). O evento será das 16h às 22h, no Estacionamento Externo do RioMar Kennedy.

O público assistirá às demonstrações feitas pelos cães policiais que atuam na Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), em um Dog Show; conhecer de perto os equipamentos utilizados pelo Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), e o Esquadrão anti-bomba do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) também do BPChoque. Além de ter acesso às equipes que atuam nesse tipo de policiamento, as pessoas também poderão assistir a uma simulação de ações protagonizadas pelo Corpo de Bombeiros e aproveitar a exibição de grandes equipamentos operacionais, como aeronaves da Ciopaer e caminhões dos Bombeiros.


A Campanha

A Capanha AlimentAção é realizada em uma parceria entre a SSPDS e a Casa Cor Ceará (mostra de arquitetura, decoração e paisagismo). O trabalho é feito pelos servidores e colaboradores das Forças de Segurança do Ceará, com foco no socorro aos mais necessitados. A causa foi abraçada pelos profissionais que fazem a pasta da Segurança e pelos alunos do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF), em Fortaleza; Colégio da Polícia Militar do Ceará Coronel Hervano Macedo Junior (CPMCHMJ), em Juazeiro do Norte; e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza. Mas não ficou só entre as instituições. Familiares, amigos e outros cearenses que desejam ajudar seus conterrâneos também têm se mobilizado na arrecadação dos alimentos. O objetivo da campanha é angariar quilos de arroz, feijão, macarrão e leite em pó. A AlimentAção foi lançada no último dia 24 de outubro, em um coquetel realizado dentro da programação da Casa Cor 2017.

Esta é mais uma das iniciativas da campanha. Centenas de quilos de alimentos já foram alcançados em programações dentro da SSPDS, durante a semana do servidor público do Ceará; nos Colégios da PM e do Corpo de Bombeiros; na Pefoce; em uma corrida realizada com alunos da Aesp; na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e também em mobilizações individuais dos próprios servidores.

Sobre a Santa Casa

A Santa Casa de Fortaleza é uma instituição filantrópica com mais de 150 anos de existência (fundada em 1861, quando tinha o nome de Irmandade da Misericórdia). Com 325 leitos, a unidade realiza exames laboratoriais, atendimentos de emergência, internações cirúrgicas e clínicas, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, cirurgia de catarata e ultrassonografia de globo ocular, entre outros. Em 2016, foram realizados 52.857 procedimentos e, de janeiro a agosto deste ano, já foram mais de 154 mil. O trabalho é direcionado a pacientes de todo o Estado que tenham menos condições financeiras.

Programação:

17h - Simulações dos Bombeiros e exposição de Helicóptero Esquilo da Ciopaer, Humaitá – CDC – BPChoque, Caminhão ABT Corpo de Bombeiros e viaturas do esquadrão anti-bombas, BPRE Pefoce e Polícia Civil
18h – Dog Show com CPCães
19h – BPRaio
20h – Esquadrão Anti-bombas com CDC
21h – BPRaio

Serviço:
Exposição da SSPDS no Shopping RioMar Kennedy
Data: 11 de novembro, sábado
Horário: 16h às 22h
Local: Piso E2, Estacionamento Externo do RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy – Fortaleza / CE)

Entrada 1Kg de alimento não perecível.

EXAME NACIONAL] FB UNI recebe equipamento especial para estudantes com necessidades especiais prestarem o ENEM

Para adequar-se às necessidades dos candidatos surdos que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Ministério da Educação, em parceria com a Organização Educacional Farias Brito, realizaram a instalação de 41 equipamentos do projeto piloto de Vídeo Libra no prédio da FB UNI, que já serão utilizados neste domingo, 12, segundo dia das provas do ENEM 2017.

A FB UNI participa da fase inicial do projeto por dispor dos equipamentos de acessibilidade exigido pelo MEC para implementação do sistema.

Serviço:
Organização Educacional Farias Brito
www.fariasbrito.com.br

Informações: 3486.904

Audiovisual] Abertura do 3º MAN reúne representantes do BNB, BNDES, Secult e entidades do audiovisual em mesa sobre políticas de financiamento e desenvolvimento do setor

O 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste acontece de 13 a 18/11 em Fortaleza, com abertura no dia 13, às 10h, 
no BNB Passaré

Canais e plataformas de exibição, produtoras independentes, profissionais e instituições ligadas ao setor do audiovisual se encontram na sede do Banco do Nordeste (BNB) em Fortaleza, de 13 a 18 de novembro, no 3º MAN – Mercado Audiovisual do Nordeste. O evento vai debater sobre o mercado nos estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste e haverá também rodadas de negócios para compra e venda de séries, filmes ou outras produções para televisão.

Na abertura, no dia 13, às 10 horas, no Auditório Celso Furtado, serão discutidas políticas de financiamento e desenvolvimento para o audiovisual. Participam da mesa Marcos Holanda, presidente do BNB, Caio Cavalcanti Ramos e Fernanda Farah, gerente de Cultura do BNDES, Débora Ivanov, diretora-presidente em exercício da Ancine, Alex Braga e Christian de Castro, diretores da Ancine, o senador Eunício Oliveira, o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, o presidente do CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste, Wolney Oliveira, e Doug de Paula, presidente da Câmara Setorial do Audiovisual do Ceará.

Lançado em 2015 durante o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, o MAN surgiu com o intuito de unir os protagonistas do audiovisual e promover a troca de experiências e a geração de negócios.  A terceira edição é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, BNDES e BNB, e realizada pelo 27° Cine Ceará e CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Tem o patrocínio vip do Beach Park Studios, apoio institucional da Agência de Desenvolvimento do Ceará - ADECE, a Câmara Setorial do Audiovisual – CSA, ANCINE, Universidade Federal do Ceará, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Associação Cultural Cine Ceará, BRAVI e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult, através do Mecenato Estadual. Apoio cultural:  UNIFOR. Parceria: Bucanero Filmes e Magote Produções.

O MERCADO

O Ceará tem apresentado um cenário positivo para setor audiovisual independente. Hoje são 164 produtoras registradas na Ancine, 20 a mais do que em 2016. Cresceu o número de empresas do ramo, como percebeu-se um maior empenho dos gestores públicos na compreensão e importância do Mercado Audiovisual no estado. Um reflexo disso é o Programa Ceará Filmes, lançado este ano pelo Governo do Estado do Ceará. Segundo números da Ancine, apresentados em agosto durante o Seminário do CONNE, em Fortaleza, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possuem 1865 produtoras independentes, representando 20% do total de produtoras registradas no país.

COMO SERÁ O 3º MAN

Nos dois primeiros dias 13 e 14 (segunda e terça-feira) acontecem oficinas, palestras e discussões sobre a produção audiovisual e o mercado do conteúdo independente e as políticas de desenvolvimento do mercado audiovisual e suas potencialidades. No dia 15 (feriado) não haverá programação. O MAN retoma as atividades na quinta-feira, 16, para dois dias de Players, que são as apresentações dos canais. Encerrando esta edição, no dia 18 acontecem as Rodadas de Negócios, já agendadas entre as produtoras independentes e os canais. É o momento da compra e venda de produções audiovisuais.

No primeiro dia (segunda-feira, 13), a Ancine conduz as três atividades que serão realizadas. Leandro Mendes (coordenador de Análise de Direitos) e Flávio Lira (Especialista em Regulação) expõem sobre “Regulamento Geral do PRODAV, aplicado nos arranjos regionais”; André Maia (Especialista da Ancine, com mais de dez anos na área de gestão cultural) ministra a oficina sobre o PRODAV 01 e 02; e uma palestra sobre “Video on demand (VOD) e a CONDECINE”, proferida por Christian de Castro.

Na terça-feira, dia 14, André Maia profere a palestra “Ancine - Panorama dos games e o PRODAV 14”. Belisa Figueiró, mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na qual defendeu a dissertação “As dinâmicas do mercado das coproduções cinematográficas entre Brasil e França”, discorre sobre “Coproduções Franco-Brasileiras e o Mercado Francês”. Luciana Pessoa ministra oficina sobre as “Linhas de financiamento do BNDES”. Também na terça, Vera Zaverucha, que por mais de 30 anos atuou em Instituições responsáveis pelas políticas de financiamento ao setor cinematográfico, como diretora da Ancine e Fundação do Cinema Brasileiro, ministra curso e lança o livro “Desvendando a Ancine”.

CANAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Nos dias 16 e 17 acontecem os Player, onde os canais expõem sobre suas respectivas programações, públicos que atingem e tipos de produtos que pretendem comprar de produtoras independentes do Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Participam os seguintes canais nacionais e internacionais: ZooMoo, Canal Brasil, Cine Brasil TV, Box Brazil, TV Rá Tim Bum, Fox Premium, Canal Curta!, National Geographic, NatGeoKids e Globo Filmes.

No dia 17, além dos Player, haverá apresentação e estudo de caso do Beach Park Studios com Fábio Yabu. O produtor Marcus Ligocki, sócio fundador da Ligocki Entretenimento, de Brasília, faz uma apresentação e estudo de caso sobre Coprodução Internacional e Distribuição. Acontece também o painel “PRODAV TVs Públicas: Panorama Geral de Acompanhamento”, com Carlos Eduardo dos Santos e Ênio Puello, da EBC. À noite, no Hotel Plaza Praia Suite, acontece Encontro de Produtores do CONNE - Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

.................................

PALESTRANTES

Dia 13/11 - 14h

"Regulamento Geral do PRODAV, aplicado nos arranjos regionais"
Leandro Mendes
Flávio Rodrigues Lira
Leandro Mendes é servidor concursado da Agência Nacional do Cinema – Ancine, sendo atualmente o Coordenador de Análise de Direitos. Graduado em Direito e Comunicação Social, pós-graduando em Direito Público e Direito Constitucional, mestrando em Direito e Políticas Públicas.
Flávio Rodrigues é bacharel em direito pela UFC, com especialização latus sensu em Direito Empresarial pela Universidade Cândido Mendes - RJ. É Especialista em Regulação da Ancine

Dia 13/11 - 15h

Oficina sobre o Prodav 01 e 02
André Maia
Especialista da Ancine, com mais de dez anos na área de gestão cultural. É mestre em economia, tendo o mercado audiovisual como objeto de estudo.

Dia 14/11 - 10h

Palestra "Ancine - Panorama dos games e o PRODAV 14"
André Maia
Especialista da Ancine, com mais de dez anos na área de gestão cultural. É mestre em economia, tendo o mercado audiovisual como objeto de estudo.

Dia 14/11 - 14h

Palestra “Coproduções franco-brasileiras e o mercado francês”
Belisa Figueiró - SP
Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na qual defendeu a dissertação “As dinâmicas do mercado das coproduções cinematográficas entre Brasil e França”. É graduada em Comunicação Social/Jornalismo. Foi produtora de informação e imagem do Programa Cinema do Brasil/Apex-Brasil e editora-assistente da Revista de Cinema.

Dia 14/11 - 16h30

Curso e lançamento de livro "Desvendando a Ancine"
Vera Zaverucha
Por mais de 30 anos atuou em Instituições responsáveis pelas políticas de financiamento ao setor cinematográfico, como diretora da Ancine e Fundação do Cinema Brasileiro. Em 2000, integrou a equipe da Casa Civil da Presidência da República responsável pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica. Na Ancine participou dos processos de regulamentação dos diversos mecanismos de coleta de informações sobre o setor audiovisual. É autora dos livros Como se faz um filme (1980) Lei do Audiovisual Passo-a-Passo (1986) e Desvendando a Ancine. Atua como especialista na regulação audiovisual, consultora, professora e palestrante.


Dias 16/11 – 9h

Palestra "FSA Passo a Passo"
Gustavo Rolla
Pós Graduado em Regulação do Audiovisual pela UFRJ, e em Marketing – Middlesex University (UK), Gustavo Rolla é economista formado pela UFRJ. É Especialista em Regulação da Atividade Audiovisual e Cinematográfica da Ancine, onde é assessor da Superintendência de Desenvolvimento Econômico. É membro do Comitê de Investimento do Fundo Setorial do Audiovisual.

Dia 16/11 - 14h

PLAYER - Canal Brasil
Marina Pompeu
Cineasta formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Realização Audiovisual pela Escola Superior de Audiovisual (ESAV) de Toulouse, França, teve passagem por produtoras brasileiras, produzindo conteúdo para canais como Nat Geo, Canal+, Nine Network e TLC. No campo de curadoria e programação, fez parte do Comitê de Seleção do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Curta Cinema) por quatro anos e do Cinélatino, Rencontres de Toulouse por dois anos, tendo também trabalhado no Short Film Corner, durante o Festival de Cannes. Em 2013, iniciou o trabalho de avaliação de conteúdo nacional no Canal Brasil. Atualmente integra a equipe de Projetos, sendo responsável pela análise de projetos, interface com produtores e distribuidoras e negociação de contratos de coprodução.

PLAYER – CINEBRASIL TV
Maria Rita Nepomuceno
Maria Rita Nepomuceno é curadora de conteúdo do canal CINEBRASiLTV e responsável pela seleção de projetos e os licenciamentos. Formada em Cinema pela  Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Multimídia pela UNICAMP, tem experiência na curadoria de festivais e na pesquisa e realização audiovisual.

PLAYER – Box Brazil TV
Jal Guerreiro
Jal Guerreiro é publicitária especialista em Atendimento, Relacionamento com Mercado, Post-Production e Novos Negócios.  É Diretora de Expansão e Relacionamento com Mercado do Canal Brasil, onde atua junto ao mercado audiovisual, Governo, afiliadas e novos negócios, com operadoras de TV por assinatura e área de conteúdo audiovisual. Antes disso, trabalhou na Agência Compact, Teddy Bear Filmes, Casablanca Rio/France Telecom, Link Digital e Casablanca Content.

Dia 17/11 - 9h

PLAYER – FOX Premium
Julia Priolli
Julia Priolli é gerente de conteúdo original da Fox Network Group. Roteirista com especialização em Columbia University, atuou como script-doctor em diversas produtoras brasileiras. Como roteirista, trabalhou nas produtoras 02, Bossa Nova, Primo Filmes e escreveu roteiros das séries “Lili a Ex”, “Tempero Secreto” e “De Perto Ninguém é Normal”, para o canal GNT. Escreveu ou prestou consultoria para diversos projetos infantis para produtoras como Glaz, 44 Toons e Singular. É coordenadora e consultora dos Laboratórios do Prodav 4, através da Klaxon Audiovisual. Finalista do prêmio Netlab TV em 2014, com a comédia política “O Filho da Pátria”, ficou entre os oito melhores roteiros de mais de 1.000 concorrentes. Julia foi contemplada em cinco núcleos criativos do Fundo Setorial do Audiovisual, nas produtoras Hungry Man, Glaz, Bossa Nova, 02 e Loma Filmes, nos últimos dois anos.

Dia 17/11 - 11h

Apresentação e Estudo de Caso: “Coprodução Internacional e Distribuição”
Marcus Ligocki - DF
Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, com especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Ligocki, nascido em Belém (PA), é o sócio fundador da Ligocki Entretenimento. É diretor da comédia “Uma Loucura de Mulher”, com Mariana Ximenes e Bruno Garcia, lançado em 2016 pela Imagem Filmes. Produziu os filmes “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho, e “Rock Brasília - Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho, ganhadores de importantes prêmios nacionais e internacionais, distribuídos pela Vitrine Filmes e pela Downtown Filmes, respectivamente. Além destes, produziu filmes como “As Vidas de Maria” e “Félix Varela”, de Renato Barbieri, o curta-metragem “Suicídio Cidadão”, de Iberê Carvalho, e os documentários para televisão realizados em coprodução com a HBO, “Mauricio de Sousa” e “Cidades Inventadas”.

Dia 17/11 - 14h

PLAYER - Canal CURTA!
Ana Paula de Castro Mansur
Formada em jornalismo pela UFRJ, pós-graduanda em Relações Internacionais pela Puc-Rio, passou pela equipe de programação do Universal Channel. Hoje atua como curadora e jornalista no Canal Curta!

PLAYER - National Geographic e NatGeo Kids
Julia Priolli

PLAYER – Globo Filmes
Kamila Ramil
Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e pós-graduada em Gestão do Entretenimento pela ESPM. Trabalha na Globo Filmes desde 2007, tendo passado por outras produtoras como Cineluz, Zohar e Natasha Filmes. Ainda no mercado audiovisual, produziu o “Encontro de Coprodutores do MERCOSUL” e o “Seminário de Coprodução Internacional” no Festival do Rio. Iniciou sua carreira com produção na Ramil e Uma Produções Artísticas, trabalhando em shows e eventos musicais.

Dia 17/11 - 20h

Encontro de Produtores CONNE

Gabriel Amaral Pires – NordestLAB
Graduado em Comunicação com Habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Participa do projeto Filmografia Baiana: Memória Viva! Atuou no Escritório de Projetos do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB. Atualmente está no Núcleo de Conteúdo da Malagueta Filmes. É Coordenador Geral do NordesteLAB. Sócio do Laboratório Audiovisual (www.labaudiovisual.com.br).

Daniela Fernandez – NordestLAB
Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador e em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É sócia fundadora do Laboratório Audiovisual realizador da plataforma de articulação NordesteLAB, reconhecida nacional e internacionalmente como ambiente de ativação de negócios e parcerias entre agentes do setor audiovisual. Trabalha com consultoria e assessoria em produção executiva para diversas produtoras baianas, além de pesquisar e atuar em distribuição.

Eva Pereira – TO
É uma das pioneiras e considerada uma das mais atuantes profissionais do segmento audiovisual de Tocantins, com atuação também em outros estados. É uma das fundadoras e vice presidente da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo - ATCV. Entre os trabalhos realizados, coordenou a produção de “BRASIL – ALIMENTANDO O MUNDO”, filme institucional de apresentação do Brasil na EXPO MILÃO/2015, realizado pela Bioma Produções de Brasília; em 2016 produziu e dirigiu a série documental de 13 episódios (26 min cada) “O Mistério de Nhemyrõ”, obra contemplada na chamada pública de conteúdos de TVs públicas brasileiras. Agora, em 2017, fez a produção local da novela “O Outro Lado do Paraíso” da Rede Globo, ambientada no Tocantins.

Mauricio Xavier – BA
Bacharel em direito, economista e produtor cultural, é sócio-diretor da DPE Produções, da Bahia, e Presidente do Gota Instituto de Defesa do Meio Ambiente. Tem uma trajetória marcada pela produção musical e audiovisual. É produtor de filmes publicitários desde 1991. Entre os trabalhos realizados, foi produtor e diretor dos Programas Ponto de Equilíbrio (1994), CINE TV e Conta Giros (2008), roteirista do documentário “Carnaval Salvador” (1997) e do curta “Deus e o Diabo na Terra do Trio”, produtor executivo do curta “A Mulé, O Matador, o Armário e o Trem”, do projeto série de animação “Fala Menino!” e do telefilme “Carrinhos verdes” (Em captação). Foi também roteirista e produtor executivo do documentário “Movimento das Águas”, sobre a transposição do Rio São Francisco (Em produção). É diretor geral de produção do Núcleo Criativo de dramaturgia TV SHOW, vencedor do edital ANCINE 2015, onde se desenvolve os projetos das seguintes séries de TV: “Peritos da Verdade”, “Bocage na Bahia”, “Minha namorada animada”, “Sobre todas as coisas”, “Peões” e “Gaiolas das noivas”.

Marcus Ligocki - DF
Formado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, com especialização em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Ligocki, nascido em Belém (PA), é o sócio fundador da Ligocki Entretenimento. É diretor da comédia “Uma Loucura de Mulher”, com Mariana Ximenes e Bruno Garcia, lançado em 2016 pela Imagem Filmes. Produziu os filmes “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho, e “Rock Brasília - Era de Ouro”, de Vladimir Carvalho, ganhadores de importantes prêmios nacionais e internacionais, distribuídos pela Vitrine Filmes e pela Downtown Filmes, respectivamente. Além destes, produziu filmes como “As Vidas de Maria” e “Félix Varela”, de Renato Barbieri, o curta-metragem “Suicídio Cidadão”, de Iberê Carvalho, e os documentários para televisão realizados em coprodução com a HBO, “Mauricio de Sousa” e “Cidades Inventadas”.

Sérgio de Carvalho – AC
Sérgio de Carvalho é diretor, produtor e escritor. Atualmente é Secretário Municipal de Cultura pela Fundação Garibaldi Brasil, em Rio Branco (AC) e diretor da produtora de cinema Saci Filmes. É formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Como diretor, assina as séries de TV “Nokun Txai - Nossos Txais” (2016/2017) e “O Olhar Que Vem de Dentro” (2017), o longa documentário “Empate” (2017), o curta em animação “Awara Nane Putane – Uma História do Cipó” (2010), sete edições do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira e o programa Almanaque Aquiry (TV Aldeia/Acre - 2008). Como produtor, trabalhou nos projetos: “Bimi, Shu Ikaya” (média metragem/2017); “Ticket to Paradise – Al Jazeera” (2013); os Doc TV’s “Epopéia Euclydeacreana” (2008) e “Mergulho” (2009/10) e o Festival de Cinema da Diversidade Sexual Mix Brasil/AC. Foi coordenador da região Norte no projeto Inventar com a Diferença - Cinema e Direitos Humanos (2014). É autor dos livros Outros Morangos (Contos/2015) e Noites Alienígenas, vencedor do concurso Garibaldi Brasil de Literatura (Romance/2010).

André Santos – RN
Especializado em Cinema, formado em Letras – Língua Inglesa e formando Comunicação Social – Rádio/TV. Atua no Coletivo Caboré Audiovisual no Rio Grande do Norte desde 2013 como diretor, roteirista e produtor. O Coletivo se tornou produtora em 2016 e desde então é sócio-administrador e representante legal da empresa.

Pedro da Costa Novaes - GO
Diretor cinematográfico e roteirista, Pedro Novaes exerce hoje também a função de presidente do Conselho Executivo da GoFilmes, a Associação das Produtoras Independentes de Cinema e TV de Goiás. Dirigiu e roteirizou os longas “Cartas do Kuluene” (2011) e “Bem pra Lá do Fim do Mundo” (em montagem). É um dos roteiristas e produtores do longa “Hotel Mundial”, dirigido por Jarleo Barbosa, a ser lançado em 2018. Na TV, foi um dos produtores da série “Xingu – A Terra Ameaçada”, exibida pela TV Cultura. É co-produtor do documentário “The Grammar of Happiness” para a ABC Austrália e para o Smithsonian Channel. Atualmente está na pré-produção de “Alaska”, seu próximo longa e é um dos roteiristas e diretores da série documental “Doçaria Brasileira”, para o canal CineBrasilTV.

Cândida Luz Liberato - ABCA
Presidente da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Candida Luz Liberato, é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Audiovisual. Além de sua atuação em organização e produção de exposições de artes plásticas no Brasil e no exterior, produz filmes em desenho animado autorais.

CONSULTORA 3º MAN
Margarita Hernandez
Diretora e produtora de cinema. Dirige a empresa Bucanero Filmes e é Coordenadora Geral do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. Seus curtas-metragens como diretora têm reunido mais de 40 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Como produtora executiva, tem produzido longas documentários e de ficção, tais como “A Ilha da Morte”, “Borracha para a Vitória” e “Os Últimos Cangaceiros”. No momento finaliza seu primeiro longa-metragem como diretora “Che, memórias de um ano secreto”, em fase de finalização.

.......................................

PROGRAMAÇÃO – 3º MAN

DIA 13
Local: BNB Passaré - Centro de Treinamento, Auditório Celso Furtado
9h – CREDENCIAMENTO
10h – SOLENIDADE DE ABERTURA – Políticas de Financiamento e Desenvolvimento para o Audiovisual – BNB, BNDES e ANCINE
Marcos Holanda (BNB), Débora Ivanov (Ancine), Christian de Castro (Ancine), Alex Braga (Ancine), Caio Cavalcanti Ramos e Fernanda Farah (BNDES), Fabiano Piúba (Secult-CE), Eunício Oliveira (Senador), Wolney Oliveira (CONNE) e Doug de Paula (Câmara Setorial do Audiovisual)
11h – Lançamento do Edital TVC
14h – “Regulamento Geral do PRODAV, aplicado nos arranjos regionais”
            Leandro Mendes – Coordenador de Análise de Direitos (Ancine)
            Flávio Lira – Especialista em Regulação (Ancine)
15h – Oficina sobre o PRODAV 01 e 02
André Maia (Ancine)
16h30 – Palestra “Video on demand (VOD) e a CONDECINE”
            Christian de Castro (Ancine)

DIA 14
Local: BNB Passaré - Centro de Treinamento, Auditório Celso Furtado
10h – Palestra “Ancine - Panorama dos games e o PRODAV 14”
André Maia (Ancine)
14h – Coproduções Franco-Brasileiras e o Mercado Francês
            Belisa Figueiró - SP
15h – Oficina “Linhas de financiamento do BNDES”
            Luciana Pessoa
16h30 – Curso e Lançamento do livro “Desvendando a Ancine”
            Vera Zaverucha – RJ

DIA 16
Local: BNB Passaré - Centro de Treinamento, Auditório Celso Furtado
9h – Curso “FSA Passo a Passo”
            Gustavo Rolla (SDE/Ancine)
14h – PLAYER 1 - ZooMoo
PLAYER 2 - Canal Brasil
PLAYER 3 -  CINE BRASIL TV
PLAYER 4 -  Box Brazil
PLAYER 5 – TV Rá Tim Bum 

DIA 17
Local: BNB Passaré - Centro de Treinamento, Auditório Celso Furtado
9h – PLAYER 1 - Fox Premium
10h – Apresentação e Estudo de Caso: Beach Park Studios
Fábio Yabu
11h – Apresentação e Estudo de Caso: “Coprodução Internacional e Distribuição”
            Marcus Ligocki – DF
14h – PLAYER 2 - Canal Curta!
PLAYER 3 -  National Geographic
PLAYER 4 - Globo Filmes
PLAYER 5 – NatGeo Kids

15h30 – Rodada de Negócio – Canal Curta!
Local: Sala 1

16h30 – Painel “PRODAV TVs Públicas: Panorama Geral de Acompanhamento”
            Carlos Eduardo dos Santos e Ênio Puello (EBC)

20h - Encontro de Produtores CONNE
Local: Hotel Plaza Praia Suite
Alisson Pereira (Viu Cine / PE), André Santos (Caboré Audiovisual / RN), Daniela Fernandez (Nordestlab / BA), Eva Pereira (ATCV - Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo / TO), Gabriel Amaral Pires (Nordestlab / BA), Marcos Ligocki (Ligocki Entretenimento / DF), Mauricio Xavier (DPE Produções / BA), Suzana Costa (Baião de Dois Filmes / CE), Pedro Novaes (Sertão Films / GO), Cândida Luz Liberato (ABCA - .

DIA 18
Local: BNB Passaré - Centro de Treinamento, Sala 1 e Mini Auditório
9h – Rodada de Negócios.


SERVIÇO:
3º MAN - Mercado Audiovisual do Nordeste –De 13 a 18 de novembro de 2017 (exceto dia 15) no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste – Auditório Celso Furtado (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré. Fortaleza/CE). Programação detalhada e mais informações: www.mercadoaudiovisual.com.br e (85)3055.3465.



Acessórios] Lojas Aliança de Ouro apresentam modelos exclusivos de óculos espelhados com grau

 
Tendência para o verão de 2018, os óculos espelhados já estão fazendo sucesso nas lojas Aliança de Ouro (ADO). Sempre antenada com o que está na moda, a ADO oferece modelos exclusivos, assinados por marcas consagradas como Dior, Fendi, Ray - Ban. "Com os nossos óculos, o cliente sai satisfeito, pois tem ao seu alcance um produto de qualidade, produzidos em armações sofisticadas e cheias de estilo", destaca o diretor do grupo ADO, Erivan Ferreira.

A novidade também chega para quem quer adquirir óculos de sol com grau, sem abrir mão do conforto e estilo. São diversas peças que atendem a todos os gostos, proporcionando aos clientes o uso de óculos fashions, nos vários modelos, formas, cores e materiais. Entre as peças que vão estar em alta na temporada verão 2018 e já embelezam as vitrines da Aliança de Ouro, destacam-se o gatinho, transparente, aviador e statement.

Disponíveis em todas as lojas, os óculos também aliam praticidade, charme e proteção contra os raios UV. Os preços são especiais, que fazem a diferença na hora de comprar.

Sobre a Aliança de Ouro

Com mais de 50 anos de história, a Aliança de Ouro, iniciou com os serviços em 1964 na tradicional Rua General Bezerril, no Centro de Fortaleza. Atualmente, como referência de uma das principais óticas e joalherias de Fortaleza, a Aliança de Ouro conta com 11 lojas na Cidade. Com preços acessíveis, competitivos com o mercado europeu e ótimas condições de pagamento, a Aliança de Ouro se tornou referência em moda para os olhos, com ofertas de lançamentos simultâneos aos da Europa, sob criteriosa seleção de modelos, com certificado de autenticidade. O Grupo Aliança de Ouro é ponto de venda oficial de grifes como Cartier, Boucheron, Dior, Gucci, Bvlgari, Montblanc, Tiffany & Co, Fendi, Jimmy Choo, Balenciaga, Prada, Dolce&Gabanna, Persol, Swarovski, Silhouette, Flair, Ray Ban, Anna Hickman entre outras.

Serviços Aliança de Ouro: 
Site: http://www.aliancadeouro.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/aliancadeouro

Instagram: https://www.instagram.com/lojasaliancadeouro/

Lançamento] Mercadinhos São Luiz lança kits exclusivos para as ceias natalinas e de fim de ano

Além das sugestões de kits de ceias prontas, os clientes também poderão encomendar pratos avulsos como peru, pernil fatiado, chester, tender, salpicão e farofa. As encomendas podem ser feitas a partir do dia 20 de novembro

Com a chegada do Natal e Réveillon, as pessoas já começam a se planejar para as festas de família e confraternizações de trabalho e com amigos. Pensando em atender esta demanda, o comércio também já se organiza para as vendas de produtos típicos do período.

Para auxiliar seus clientes na hora da ceia, os Mercadinhos São Luiz oferecem três kits e alguns ítens avulsos para facilitar na hora dos preparativos. O kit de entrada será composto por bandeja de frios, bandeja de boursin especiais feitos com cream cheese e bandejas de castanhas e amêndoas. Os kits para ceia de jantar são: o kit “Estrela de Natal” terá peru acompanhado de salpicão de frango, farofa rica (farofa de castanhas com bacon), arroz à grega e tender caramelado; e o kit “Noite Feliz”, com chester ao invés de peru e o mesmo acompanhamento. Ambos servem de 10 a 12 pessoas e o cliente pode encomendar alguns ítens avulsos, como: peru, chester, tender, pernil fatiado, farofa e salpicão.

A partir do dia 20 de novembro, as lojas Oliveira Paiva, Cocó, Virgílio Távora, Cambeba e Juazeiro do Norte estarão recebendo encomendas de ceias prontas e pratos avulsos. Os pedidos devem ser feitos com até 48 horas de antecedência. Os Mercadinhos São Luiz estão apostando muito no incremento de vendas desses produtos e a expectativa é que as vendas deste ano superem as do ano passado em cerca de 10%.

Produtos fabricação própria MSL


Outra grande aposta dos Mercadinhos São Luiz neste fim de ano são os panetones de fabricação própria, produtos que todos os anos têm uma grande aceitação dos clientes. Além dos já tradicionais panetones de frutas secas e chocolate, esse ano terá ainda os mini panetones, novidade que também servirá de mimo ou lembrancinha, e também os kits de biscoitos amanteigados e de canela, decorados, em formato de árvore de natal.

Homenagem] Primeira-dama Carol Bezerra recebe homenagem do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce


Carol Bezerra desenvolve seus projetos com foco 
na primeira infância

A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, e a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, foram homenageadas pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), nesta quinta-feira (09/11), durante a cerimônia de abertura do Encontro Científico sobre Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação. Também receberam a condecoração o médico e fundador do Nutep, Francisco Sulivan Mota, e para representar a instituição a médica, Angelita Aníbal de Castro. O evento, que marcou os 30 anos de atuação da instituição, tem como público-alvo profissionais de saúde que atuam na intervenção de crianças de 0 a 12 anos com risco e/ou transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor, dentre eles paralisia cerebral, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome Congênita do Zica Vírus (SCZV). O governador Camilo Santana, a presidente da Funci, Tânia Gurgel, e a coordenadora do gabinete da primeira-dama de Fortaleza, Márcia Dias, também estiveram presentes na cerimônia.

Carol Bezerra desenvolve seus projetos com foco na primeira infância em iniciativas como o Programa Cresça com Seu Filho, que realiza visitas domiciliares. Outra ação é a construção e requalificação dos espaços públicos, a exemplo das Praças Amiga da Criança, parques e Areninhas. Também incentivou a ampliação da cobertura de crianças matriculadas nas creches. “O Programa Cresça com Seu Filho foi implantado em 2013 e nosso objetivo é realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, desde a gestação até os três anos. Queremos fortalecer o vínculo e o desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas durante a visita domiciliar. Fico muito emocionada em ver que Fortaleza está de mãos dadas com as crianças”, afirmou Carol Bezerra.

A primeira-dama do Ceará foi homenageada pelas ações de apoio ao tratamento do zika vírus nas 19 nas Policlínicas do estado. “Graças à parceria do Nutep, somos referência em todo o País”, disse Onélia Santana.

Para Camilo, os governos precisam estimular e dar mais oportunidades de tratamento e apoio, principalmente pra a população mais carente. “O papel do poder público é cuidar das nossas crianças para que elas tenham um futuro e uma vida melhor”, destacou.
O Nutep é uma Instituição de referência no Ceará em assistência, ensino e produção de conhecimentos em transtornos do desenvolvimento na infância. Com uma equipe de mais de 100 profissionais qualificados em áreas específicas, o Núcleo assiste permanentemente cerca de 1.200 crianças entre 0 e 12 anos, com diversos transtornos do desenvolvimento, acompanhando igualmente suas famílias.

Sobre o Nutep

Em 1987, há exatos 30 anos, surgia o Nutep numa pequena sala do ambulatório de Pediatria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituição filantrópica (CEBAS – Saúde) de direito privado, dotada de títulos de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal, além de ser habilitado como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) e inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Está ligado à Universidade Federal do Ceará como um Programa de Extensão, sendo mantido exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do contrato com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.


No Núcleo, não são apenas as crianças que são cuidadas, as atividades de apoio às famílias se dividem entre encontros, seminários e palestras para grupos de pais e/ou cuidadores. Criaram-se grupos de convivência, com o desenvolvimento de ações educativas discutindo temas integrantes da rotina das crianças com deficiência. E alguns dos temas colocados em discussão decorrem de sugestões dos próprios pais. São ainda promovidas ações globais com atividades a conseguir recursos que auxiliem o transporte de crianças não beneficiadas com o passe livre, como a realização de bazares, além de outras iniciativas visando o lazer, bem-estar e autoestima das famílias. Cada atendimento é realizado de forma única, singular, traçada para cada paciente, considerado em seu contexto familiar próprio.

Programação gratuita] VI Festival Internacional de Folclore do Ceará

VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE 
DO CEARÁ 2017. SERÁ REALIZADO EM PACOTI E FORTALEZA


A sexta edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará será realizada entre os dias 16 e 19 de novembro e, este ano, amplia suas ações para além da capital cearense, realizando a maior parte de suas atividades na Serra de Baturité, em Pacoti. Com ampla programação, o Festival terá apresentações musicais, dança folclórica, comercialização de artesanato, literatura de cordel, gastronomia regional, além de ações formativas com atividades como aulas-show, vivências e exposições, valorizando a cultura popular e fortalecendo o Ceará como cena internacional da dança, arte e cultura. Toda a programação será gratuita.






Para democratizar ainda mais o acesso do público às mais diversas formas de expressão da cultura popular, estimular o diálogo entre artistas e espectadores, além de repensar meios de valorizar as tradições, o Festival Internacional de Folclore do Ceará sobe a Serra de Baturité e ocupa praças, pátios e escolas de Pacoti, do dia 16 ao dia 18 de novembro (quinta a sábado), ampliando o raio de abrangência do Festival.

“Escolhemos Pacoti para esta descentralização nas atividades do Festival por ser uma cidade que já tem uma tradição na realização de feiras culturais e mostras juninas, onde o trade turístico se desenvolve e cresce a cada dia, além de ter uma população de moradores e visitantes ávida por cultura, lazer e entretenimento de qualidade”, explica Sheila Fernandes, Coordenadora do Festival. O encerramento do Festival será no dia 19/11 (domingo), no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O VI Festival Internacional de Folclore do Ceará irá reunir cerca de 500 artistas de Grupos de Projeção Folclórica de abrangências local e nacional, Grupos de Etnia e Grupos Internacionais. A expectativa é atingir um público de 10 mil pessoas durante os quatro dias de evento, nos diversos espaços ocupados, que terão a oportunidade de desfrutar do rico intercâmbio artístico-cultural.


Além de valorizar as tradições, a pesquisa e a experimentação, o VI Festival Internacional de Folclore do Ceará será um encontro entre as mais distintas manifestações culturais e trará reflexões sobre as danças folclóricas em um contexto internacional, por meio do qual será possível conhecer aspectos da trajetória de um povo e ampliar conhecimentos. Os grupos internacionais que irão participar do Festival são: Paraguay Ete do Paraguai e Raíces de Mi Chile, do Chile.



De outros estados brasileiros virão especialmente para o Festival o Elenco Adulto do C.T.G - Centro de Tradições Gaúchas Fagundes dos Reis, de Passo Fundo (RS), o Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá, de São Luís (MA) Grupo Apolo de Danças Gregas (SP). Do Ceará, já confirmaram presença a Cia de Dança Estrelas da Rua, o Grupo de Dança Tablado, o Grupo de Tradições Cearenses, o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, o Grupo Mira Ira – IFCE e a TXAI Cia de Danças Populares, todos de Fortaleza.



O Festival homenageia duas personalidades da Cultura Popular Cearense: a professora Graça Martins e o produtor Clerton Vieira, além do Grupo de Dança Tablado. Todos têm trabalhado para fortalecer a cultura popular do Ceará.



Diante da grande influência da cultura africana nas manifestações artísticas brasileiras e por acreditar e valorizar esta ancestralidade e matriz genética, o VI Festival Internacional de Folclore do Ceará fará uma ação alusiva ao dia da consciência negra com a coroação de homenagem aos maracatus. Evidenciando o ícone da cultura negra cearense que é patrimônio imaterial.



Transmissão ao Vivo – As apresentações do palco principal serão transmitidas pelo site do Festival (www.festivaldefolcloredoceara.com.br), aproximando e ampliando o público por meio da tecnologia, possibilitando a interação durante as apresentações, em qualquer dispositivo com acesso à internet (computadores, notebooks, tablets e smartphones).

ATIVIDADES
Feira de Artesanato – Comercialização de CDs, DVDs, camisas, artesanato, entre outros produtos, de cada estado e país participante;
Vivências – Troca de conhecimento cultural entre os grupos participantes, com roda de conversa, experimentações de dança e instrumentação musical, costumes e expressões da cultura de cada lugar, visando a interação e integração entre os grupos;
Educar com Folclore – Visitação a escolas e creches da rede pública ou particulares, com apresentação de aula-show pelos grupos participantes. Dançarinos e coordenadores explicarão a origem da dança, a musicalidade regional, os costumes da região de origem, a cultura, os adereços e figurinos usados na apresentação, bem como a geografia e história da cidade, possibilitando a troca de conhecimento, a disseminação da cultura, a transmissão de valores, a fruição.
Folclore Itinerante – Inserção das comunidades da Zona Rural na programação de apresentações e aulas-shows do festival, contemplando um público que, geralmente, não tem oportunidade de desfrutar de programações culturais oferecidas na cidade. Esta ação será realizada exclusivamente em Pacoti, democratizando e descentralizando o acesso à cultura.

O VI Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma realização da Encena Produções em parceria com a Prefeitura Municipal de Pacoti, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Curso Pré-Universitário UECEVEST e Ernanitur; apoio institucional da ENEL, Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e Associação Txai Cultura e Arte; promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares e apoio cultural da Secretaria da Cultura do Ceará.

PROGRAMAÇÃO

16/11 (quinta-feira), Pacoti

Educar com Folclore
09h30 – Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Local: Creche São José

Arena Cultura das Tradições
09h30 – Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
              Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Local: Ginásio Poliesportivo José Evandro Pimenta

Folclore Itinerante
14h30 – Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Local: EMEIF Fernando Moreira Sales
Comunidade: Santana

Arena Cultura das Tradições
14h30 – Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
             Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Local: Ginásio Poliesportivo José Evandro Pimenta

Cortejo
17h30 – Ação com todos os grupos participantes e convidados
Local: Praça da Prefeitura

Palco Principal
18h30 – Abertura VI Festival Internacional de Folclore do Ceará
Coroação de Homenagem aos Maracatus Cearenses
Mostra Escolar de Dança Folclórica
Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
Grupo Apolo de Danças Gregas (São Paulo–SP)
Elenco Adulto - C.T.G Fagundes dos Reis (Passo Fundo–RS)
Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Local: Polo de Lazer Raimundo Menezes Jucá

17/11 (sexta-feira), Pacoti

Folclore Itinerante
09h30 – Elenco Adulto - C.T.G Fagundes dos Reis (Passo Fundo–RS)
Local: EMEF São Sebastião
Comunidade: Boa Hora

09h30 – Grupo Apolo de Danças Gregas (São Paulo–SP)
Local: EMEIF Rosa Maia Rebouças
Comunidade: Volta do Rio

Educar com Folclore
09h30 – Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
Local: EEM Menezes Pimentel

09h30 – Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Local: Escola Monteiro Lobato
09h30 – Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Local: Instituto Maria Imaculada

Cortejo
17h30 – Ação com todos os grupos participantes e convidados
Local: Praça da Prefeitura

Palco Principal
18h30 – Mostra Escolar de Dança Folclórica
Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Grupo Folclórico Beneficente Bumba Meu Boi Axixá (São Luís–MA)
Elenco Adulto - C.T.G Fagundes dos Reis (Passo Fundo–RS)
Grupo Apolo de Danças Gregas (São Paulo–SP)
Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
TXAI Cia de Danças Populares (Fortaleza–CE)
Local: Polo de Lazer Raimundo Menezes Jucá
                                                                                         
18/11 (sábado), Pacoti

Palco Principal
18h30 – Grupo Apolo de Danças Gregas (São Paulo–SP)
Grupo MIRAIRA (Fortaleza–CE)
Elenco Adulto - C.T.G Fagundes dos Reis (Passo Fundo–RS)
Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Grupo de Dança Tablado (Fortaleza–CE)
Local: Polo de Lazer Raimundo Menezes Jucá

19/11 (domingo), Fortaleza
18h30 – Coroação de Homenagem aos Maracatus Cearenses
Grupo Tradições Cearenses (Fortaleza–CE)
Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai)
Grupo Folclórico Beneficente Bumba-Meu-Boi de Axixá (São Luís–MA)
Grupo Apolo de Danças Gregas (São Paulo–SP)
Cia de Dança Estrelas da Rua de Fortaleza (Fortaleza–CE)
Elenco Adulto - C.T.G Fagundes dos Reis (Passo Fundo–RS)
Conjunto Folklórico Raíces de Mi Chile (Chile)
Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestina (Fortaleza–CE)
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Serviço:
VI Festival Internacional de Folclore do Ceará
Pacoti, 16 a 18 de novembro de 2017:
Palco Principal – Polo de Lazer de Raimundo Menezes Jucá – Pacoti;
Palco Paralelo / Arena Cultura das Tradições – Ginásio Municipal de Pacoti;
Fortaleza, 19 de novembro de 2017:
Palco Principal – Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Transmissão ao Vivo –  www.festivaldefolcloredocera.com.br
Programação gratuita

Mais informações pelos telefones 85 99677.5031 / 3023.3064 ou nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/festivaldefolcloredoceara
Instagram: @folcloredoceara

Site: www.festivaldefolcloredoceara.com.br

Evento] Encerramento do Programa Scale Up Endeavor 2017 terá palestras de Caique Pegurier e Valdelírio Soares

Evento também marca o início das atividades da Semana Global do Empreendedorismo, que ocorre de 13 a 19 de novembro

A edição 2017 do Programa Scale Up da ONG Endeavor será encerrada nesta sexta (10). Esse ano, a organização selecionou e capacitou 15 empresas locais dentre as 200 empresas escolhidas no país. O encerramento terá palestras de Caique Pegurier (CEO da Wide) e Valdelírio Soares (fundador e ex-CEO da Microsol, atualmente CEO da empresa de turismo A+ - Itália). O evento, exclusivo para convidados, ocorre na sala VIP da Fiec (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota) e reunirá as Scale Ups, empreendedores Endeavor, mentores e embaixadores.
As Scale Ups integram o grupo de empresas de alto crescimento (EACs), que são responsáveis por quase metade dos novos postos de trabalho, segundo o IBGE. Uma Scale-up pode ser definida como uma EAC que baseia seu crescimento acelerado na escalabilidade do seu modelo de negócios.

O encerramento do programa Scale Up coloca novamente em pauta o empreendedor e abre alas para a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) 2017 será celebrada em todo o mundo na semana de 13 a 19 de novembro. A SGE é um movimento global que acredita na causa do empreendedorismo como motor para o desenvolvimento econômico social, e que busca promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro.

A programação completa está disponível no site: www.empreendedorismo.org.br. Os interessados em participar das atividades como público podem buscá-las de acordo com cidade/estado e temas de interesse. A cada dia novas atividades são adicionadas pelos parceiros do movimento. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público, porém algumas necessitam inscrição prévia, que devem ser feitas no link indicado pelo parceiro. Alguns eventos também serão transmitidos online. Novidades sobre a SGE também podem ser acompanhadas pelas redes sociais - facebook/youtube.

As atividades da Semana Global do Empreendedorismo são oferecidas por pessoas e organizações, que por acreditarem na causa se unem ao movimento, criando um ou mais eventos sobre alguma das vertentes do tema empreendedor, conectando, capacitando e inspirando o público para que eles transformem ideias em iniciativas de sucesso. Depois de criar as atividades, todas gratuitas ou com preços acessíveis, o parceiro cadastra seu evento no site da SGE, que em novembro funciona como uma grande agenda, reunindo diversas oportunidades para o atual e futuro empreendedor, que vão desde workshops e palestras, até feiras e desafios.

A Semana Global do Empreendedorismo é organizada pela Rede Global do Empreendedorismo. Ela é formada por nove organizações do ecossistema empreendedor: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor, Junior Achievement e SEBRAE. A RGE é responsável por coordenar, gerir e mobilizar parceiros para levar a semana para o maior número de pessoas no Brasil.

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma organização global e sem fins lucrativos que existe para multiplicar o número de empreendedores de alto impacto e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Para isto, seleciona e apoia empreendedores inovadores, que sonham grande e transformam os setores em que atuam; compartilha suas histórias e aprendizados; e promove estudos para direcionar o ecossistema empreendedor brasileiro. Mais informações: https://endeavor.org.br/



Fim de Semana] Chegada do Papai Noel, inauguração da decoração de natal, Parque do Noel e outras atrações no Shopping Parangaba

A magia do Natal chega ao Shopping Parangaba. Neste fim de semana, acontece a tradicional chegada do Papai Noel, que vem inaugurar a decoração natalina. Além disso, serão oferecidas as atividades do Parangaba é Show, com aula de ritmos, atividades infantis, teatro de bonecos e muito mais.

No sábado (11), em parceria com a GreenLife Academias, acontece gratuitamente, às 10h30, no piso L2, aula de Ritmos. A atividade faz parte das atividades do projeto “Parangaba e Saúde”, que visa a qualidade de vida e bem estar dos participantes.

A partir das 16h, as atividades são voltadas para o público infantil. Em parceria com a Cia Mix da Alegria, a criançada poderá se divertir com diversas atividades, entre elas: brincadeiras com animadores, pintura de rosto, teatro de bonecos com a peça: “Chapeuzinho Vermelho”; e oficina de artes que vai ensinar a confeccionar dedoches da Chapeuzinho Vermelho. Todas essas atividades são gratuitas e acontecem no piso L2, próximo à loja da Riachuelo.

No domingo (12), a partir das 16h, toda a magia do Natal invade o Shopping Parangaba. Será inaugurada a decoração natalina. A magia do Natal terá seu ápice com a “Parada do Noel”, chegada do bom velhinho, que vai coroar a festa dando início a este período mágico do ano. O Papai Noel ficará no shopping para fotos e conversas durante todo o período natalino, de acordo com os horários de funcionamento do empreendimento.

Parque do Noel

O Shopping Parangaba ainda oferece o “Parque do Noel”. A atração está localizada no piso L1, em frente à loja C&A. O espaço, dedicado especialmente para as crianças, é composto por escorregador, piscina de bolinha, pula-pula, tobogã e ala para pinturas em gessos. O valor do ingresso é de R$ 18,00 para 15 minutos de permanência, e será acrescido R$1,00 por cada minuto excedido. A atração funciona de acordo com o horário de funcionamento do shopping (segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 14h às 20h30) e recebe crianças de 10 meses a 14 anos. Menores de três anos devem estar acompanhadas dos pais.


Arte] ESPETÁCULO JOIAS DO BALLET RUSSO CHEGA AO NORDESTE

Foto: Carlos Feldman

Apresentações ocorrem em Recife, Natal e Fortaleza nos meses de novembro e dezembro


Bolshoi e Mariinsky, em Moscou, e Mikhailovsky, próximo a São Petersburgo, famosos pela projeção de grandes estrelas, oferecem a rara oportunidade de ver os principais solistas internacionais em um só espetáculo. Bárbaro! Fantástico! Maravilhoso! Esses adjetivos são frequentemente usados para descrever o vigor técnico aliado à graça e a beleza do espetáculo Joias do Ballet Russo, com grandes nomes da dança clássica. O show reúne os melhores bailarinos dos principais teatros do velho mundo, como Bolshoi, Mariinsky e Mikhailovsky, em um repertório majestoso composto por trechos das obras Lago dos Cisnes, Corsário e Quebra-Nozes. As apresentações ocorrem dia 29 de novembro, no Teatro RioMar Recife (Recife/PE); dia 1 de dezembro, no Teatro Riachuelo (Natal/RN) e dia 2 de dezembro, no Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE). Confira o serviço completo abaixo.

No elenco que passará pelo Nordeste, cinco dos principais solistas consagrados mundialmente. Entre eles, Alexander Volchkov, um dos expoentes do balé russo atual e membro do elenco principal do Bolshoi há 20 anos e a bailarina absoluta do Stanislavsky, Natalia Ledovskaya. Completam o time Anastasiia Lomachenkova, Nicolay Koripaev e Ekaterina Didenko.

A quantidade de medalhas e prêmios que estes solistas já receberam em competições internacionais formam um verdadeiro tesouro. Eles foram praticamente criados nos grandes teatros, pois permanecem ensaiando mais de 10 horas por dia, seis dias por semana.

Integram esse espetáculo bailarinos dispostos a enfrentar uma rígida disciplina de treinos e ensaios, pois só assim as dificuldades da arte conseguem superar o físico – afinal, fazer pliês e botar os pés em meia-ponta numa sapatilha apertada não são tarefas para qualquer um. Toda esta dedicação confere a eles a graça e a sutileza em cada movimento, próprios de príncipes e princesas dos contos de fadas.

Uma oportunidade singular para os amantes do bom balé de vê-los juntos em um único show, composto de belas paisagens e cenários delicados, ingredientes perfeitos para uma noite ao melhor estilo imperial da corte russa.

BALÉ CLÁSSICO

A arte do balé clássico tem sido por mais de três séculos favorita entre os príncipes, reis e imperadores. Embora o balé tenha nascido na Itália e desenvolvido na França – por isso os passos têm nomes franceses – foi no império russo onde ganhou seu esplendor. Os famosos czares durante séculos não pouparam esforços para ter o melhor balé no mundo, tanto que chamaram da França os melhores coreógrafos da época, entre eles Marius Petipa para mencionar apenas um maior, entre tantos.

Eles também importaram pedagogos, arquitetos, escultores e pintores para construir teatros luxuosos e o resultado não poderia ser melhor: o Bolshoi, em Moscou, e o Mariinsky, em São Petersburgo. As ordens continuaram e eles escolheram Tchaikovsky para compor a música de um bom Balé e por esse encanto a humanidade conheceu o fantástico "O Lago dos Cisnes", além da incrível "Bela Adormecida" e "Quebra-Nozes". Verdade é que os russos nunca pouparam gastos para a arte. Prova disso é que acabaram de completar os Jogos Olímpicos mais caros da história até hoje.

Mais informações dos solistas:

Alexander Volchkov
Nascido em Moscou. Em 1997, tendo ensaiado na Escola Coreográfica de Moscou (hoje a Academia de Coreografia de Moscou), na turma de Leonid Zhdanov, ele ingressou na Companhia de Ballet Bolshoi. Seu instrutor é Vladimir Nikonov. Repertórios: 1998 Trubadur (Romeu e Julieta. Coreografia por Leonid Lavrovsky); Friend to the Prince (Lago dos Cisnes. Produção de Vladimir Vasiliev). 1999 Prince Fortune (A Bela Adormecida. Produção de Yuri Grigorovich); ‘Two pairs’ in Part 4 (Sinfonia em Dó Maior) — criação no Teatro Bolshoi. 2001 Solista (Passacaille para música por Anton von Webern. Produção de Rolan Petit) — criação no Teatro Bolshoi. 2002 Friend to Ferkhad (A Lenda do Amor. Música por Arif Melikov. Produção de Yuri Grigorovich);
Count Albrecht (Giselle. Produção de Yuri Grigorovich, depois produção de Vladimir Vasiliev); Solista (Chopiniana). 2003 Phoebus (Notre-Dame de Paris. Produção de Rolan Petit) — criação no Teatro Bolshoi; Jean de Brienne (Raimonda. Produção de Yuri Grigorovich); Ferkhad (A Lenda do Amor); Paris (Romeu e Julieta. Criação de Declan Donnelan e Radu Poklitary). 2004 The Nutcracker-Prince (O Quebra-Nozes. Produção de Yuri Grigorovich); Prince Desire (A Bela Adormecida); Solista Parte 2 (Sinfonia em Dó Maior); Crassus (Spartacus); Hannan (Lea para música por Leonard Bernstein. Produção de Alexei Ratmansky). 2005 Lysander (A Midnight’s Summer Dream. Produção de John Neumeier) — criação no Teatro Bolshoi; Hero (Les Presages para música por Pyotr Tchaikovsky. Coreografia por Leonide Massine); Prince Siegfried (Lago dos Cisnes. Nova produção de Yuri Grigorovich). 2006 Boris (The Golden Age. Música por Dmitry Shostakovich. Produção de Yuri Grigorovich). 2007 Solista em Dança com Leques (Le Corsaire Adolphe Adam; coreografia Marius Petipa, produção e nova coreografia por Alexei Ratmansky e Yuri Burlaka); Class Concert (para música por diferentes compositores; coreografia por Asaf Messerer); Basilio (Dom Quixote, coreografia por Marius Petipa, Alexander Gorsky em uma versão por Alexei Fadeyechev). 2008 Solor (La Bayadere. Produção de Yuri Grigorovich); Philippe (As Chamas de Paris de Boris Asfiev. Produção e nova coreografia por Alexei Ratmansky após Vasily Vainonen) — criação; Lucien d’Hervilly (Paquita. Encenação e nova versão de coreografia por Yuri Burlaka); Couple in Red (Temporadas Russas. Música por Leonid Desyatnikov, coreografia por Alexei Ratmansky). 2009 Lambda (Zakharova Super Game, de Emiliano Palmieri. Coreografia por Francesco Ventriglia) — criação; Phoebus (Esmeralda por Cesare Pugni, coreografia por Marius Petipa, encenação e nova versão de coreografia por Yuri Burlaka e Vasily Medvedev). Em 2002, dançou o papel principal em Romeu e Julieta de Yuri Grigorovich para a Companhia de Ballet Kremlin — em uma performance para marcar o jubileu do coreógrafo. No mesmo ano, no Teatro de Ópera e Ballet de Tbilisi, dançou no papel do Príncipe Siegfried em Lago dos Cisnes (produção de Konstantin Sergeyev) e do Príncipe em O Quebra-Nozes (coreografia — Yuri Grigorovich). Em 2003, fez parte do Festival de Ballet Rudolf Nureyev em Ufa, onde interpretou em A Bela Adormecida e dançou no papel principal em Romeu e Julieta (coreografia — Yuri Grigorovich). Em 2001, obteve o segundo lugar na Competição Internacional de Dançarinos de Ballet Jovens, em Kazan.

Natalia Ledovskaya
Natalia Ledovskaya é uma das melhores representantes da escola de coreografia de Moscou, que combina técnica de ballet perfeita com uma performance vigorosa e uma arte extraordinária. Poucas bailarinas da atualidade têm qualidades como o apelo emocional e a performance brilhante e vigorosa que acentuam a forma clássica perfeita. Seu talento radiante torna Natalia Ledovskaya uma Kitry ideal: extravagante, charmosa, pungente em sua dança. Ela desempenha com audacidade variações extremamente difíceis, de tirar o fôlego, e está absolutamente em seu elemento como uma atriz de comédia. No entanto, o talento dela é multifacetado: ela pode transmitir com igual competência lirismo, tragédia e o ardor fervente das paixões. Suas heroínas clássicas são resultado de seu esforço sutil e meticuloso, sua devoção altruísta à arte. Sua Julieta (Romeu e Julieta, coreografia por Vladimir Vasilyev) é uma alma revelada em uma erupção de emoções. Sua Giselle é um coração ingênuo e vulnerável. A delicada Medora (Corsário), a encantadora Masha (O Quebra-Nozes), a apaixonada Esmeralda (Esmeralda) - em todos esses papéis, ela busca em primeiro lugar ser uma atriz em sua dança; todos os personagens clássicos dela irradiam seu charme individual. Natalia Ledovskaya impressionou pela leveza e rapidez de seu salto, a virtuosidade de suas piruetas, a rigidez incrível de suas poses, a precisão filigrana do desempenho em repertório clássico extremamente difícil. Todas essas qualidades, combinadas a seu movimento plástico livre e espontaneidade jovem, tornam as interpretações de papéis clássicos por ela inexplicavelmente encantadoras. A arte da jovem bailarina é vividamente demonstrada na performance que ela faz de coreografia moderna. Ela trabalhou com coreógrafos tão famosos quanto Dmitry Bryantzev (O Cavalinho Corcunda, música por R. Shchedrin, Bravo Figaro!, música por A. Kolker, Otello, música por A. Machavariani), Vladimir Vasilyev (Romeu e Julieta), Alex Ursulyak, Alexei Ratmansky e Marina Nikitina. Natalia Ledovskaya dança brilhantemente em The evening Dances, por Tom Shilling, em um dueto lírico de O Fantasma da Ópera por D. Briantzev e no Pas de deux de Tchaikovsky por George Balanchine. A diversidade da coreografia moderna ajuda a revelar as muitas facetas do talento da jovem bailarina. Ela está claramente fascinada pelos estilos modernista e neoclássico, bem como por jazz. Ao aprender novas formas e estilos plásticos, Natalia Ledovskaya nunca se esquece de que seu forte é o repertório clássico. É ali que sua feminilidade e a força de sua dança são claramente manifestadas. Esse estilo permite que ela crie obras-primas e busque a perfeição. Sua Bacchante irresistível de Noite de Walpurgis ou a Sylphide etérea oferecem dois argumentos brilhantes a favor do ballet clássico. Uma dançarina determinada e audaciosa, sempre pronta para correr riscos beirando o impossível, Natalia Ledovskaya ama a arte da dança pela beleza e expressividade de suas formas. O talento dela lhe rendeu aclamação internacional. Ela venceu alguns prêmios de competições internacionais e realizou com êxito turnês por capitais do ballet como Paris, Tóquio, Madrid, Buenos Aires, Caracas e outras. A frágil e charmosa, delicada, mas incansável Natalia Ledovskaya é uma genuína primeira-bailarina e uma estrela.

Duração: 90min.
Classificação: Livre

FORTALEZA
Dia 2 de dezembro
Sábado, às 21h
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Fortaleza – CE)
www.teatroriomarfortaleza.com.br

INGRESSOS:
Setor
Valor / Meia-Entrada
Plateia Alta
R$ 160,00
 R$ 80,00
Plateia Baixa B
R$ 180,00
 R$ 90,00
Plateia Baixa A
R$ 200,00
 R$ 100,00

*Descontos não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo;
***A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Ceará:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de sangue. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue e os hospitais do Estado do Ceará.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Ingresso Rápido: 4003-1212

www.ingressorapido.com.br