Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 24 de julho de 2020

JULHO] Playlist INTERATIVE - Momento Musical

Aproveite um pouco mais da sua noite de sexta-feira ouvindo esse som: Csárdás - Vittorio Monti (Violin & Piano).
Clique e Aumente o Volume:



JULHO] Encerramento do XXII Festival Eleazar de Carvalho será transmitido domingo (26)


Foto: Ares Soares

Programação de encerramento inclui composições de Heitor Villa-Lobos, Bach e Rodrigo Vitta. Saiba onde assistir.

Neste domingo, dia 26 de julho, às 19h, será transmitido virtualmente o encerramento do XXII Festival Eleazar de Carvalho. O evento, que acontece em parceria com a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, iniciou no último dia 12. Esta é a primeira vez que o Festival assume formato totalmente online. A cerimônia poderá ser assistida por meio das redes sociais da instituição, pela TV Unifor (canal 181 da NET e no Youtube) e nos canais de comunicação digital do Shopping Iguatemi Fortaleza.

De acordo com o maestro Rodrigo Vitta, um dos responsáveis pela solenidade, o Festival seguirá a proposta adotada este ano de retrospectiva das outras edições. Sônia Muniz Carvalho, viúva do músico que dá nome à celebração anual, discursará sobre anos anteriores e a importância do evento ter escolhido se manter em 2020, em meio à pandemia do novo coronavírus, adaptando-se para as vias digitais com apoio da TV Unifor.

“Esse é um grande momento de transformação em que não poderíamos deixar de estar junto das pessoas, em especial dos amantes da música e dos jovens que têm o sonho de por meio dela transformar sua vida, tanto pessoal quanto social, profissional, cultural e educacional. Esse foi um dos grandes motivos para o Festival não abrir mão de acontecer. Sem a parceria da Unifor e da Fundação Edson Queiroz, importantíssimos para a cultura e a educação no Brasil, isso seria praticamente impossível”, conta Vitta.

O repertório da ocasião incluirá a canção “Bachianas brasileiras nº4”, de Heitor Villa-Lobos, um dos grandes compositores brasileiros e que teve papel fundamental no ensino de educação musical no país. A performance em questão é guiada por Sergei Eleazar de Carvalho, filho do maestro Eleazar. Em seguida, Sônia Muniz se une à Vitta em um concerto de Bach para piano e orquestra, descrito pelo regente como uma “belíssima interpretação; um concerto lindíssimo e muito sensível”.

Para encerrar a transmissão, será apresentada “Salmo 23”, composição de Rodrigo Vitta para piano, orquestra, coro e solistas. “Desejava levar essa composição esse ano para Fortaleza e encerrar o Festival com ela. Como infelizmente não pudemos, vamos exibir uma gravação que fizemos ano passado, em sua estreia. A escrevi especialmente para a Dona Sônia, que também é a solista na apresentação. É uma homenagem a ela. Se Deus quiser, nós vamos realizar isso presencialmente em 2021, na Unifor”, finaliza o maestro.


Serviço

Encerramento XXII Festival Eleazar de Carvalho

Data: 26 de julho

Horário: 19h

Transmissão: Facebook, Instagram, Youtube da Universidade de Fortaleza; TV Unifor (canal 181 da NET e Youtube); Instagram e Youtube do Shopping Iguatemi Fortaleza.

JULHO] Ações da AECIPP em parceria com o SINE-IDT e com o IFCE Pecém contribuem para aumento recorde de vagas e contratações na região no primeiro semestre


A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente a economia mundial, tanto no que se refere aos índices de desemprego, quanto ao número de empresas que encerraram suas atividades. Dados recentes confirmam esse cenário. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,3 milhão de empresas fecharam as portas na primeira quinzena de junho no Brasil, entre fechamentos definitivos e temporários. Cerca de 39% dos encerramentos registrados (522,7 mil empresas no país) foram decorrentes das medidas de isolamento social. No quesito emprego, de acordo com dados do Ministério da Economia, o número total de pedidos de seguro-desemprego no Brasil já chega a 2,59 milhões desde a segunda quinzena de março; no Ceará, já são 84,2 mil solicitações do benefício.

Contudo, na contramão dos indicadores negativos gerados pela pandemia, a quantidade de vagas e de colocações nas empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e região, no primeiro semestre de 2020, superou os números do mesmo período dos dois anos anteriores. Levantamento do SINE/IDT Pecém aponta que, nos seis primeiros meses do ano, foram abertas 1.586 vagas através do Sistema. O número é 170% maior que o de 2018 e 95% superior ao de 2019.
  


Quanto às contratações via SINE/IDT Pecém, os indicadores também são positivos. De janeiro a junho deste ano, foram contratados 872 profissionais contra 551, em 2018, e 510, em 2019; aumentos de 58% e 70%, respectivamente. Dentre as ocupações mais oferecidas no período estão: soldador, auxiliar de produção, eletricista, mecânico de manutenção de máquinas industriais, ajudante de obra, técnico instrumentista, montador de andaimes, auxiliar de cozinha e auxiliar técnico mecânico.


Na lista das empresas que mais abriram vagas esse ano estão a Aeris, fabricante de pás eólicas, com 217 oportunidades, e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com 84 posições ofertadas. Ambas fazem parte da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), que vem contribuindo significativamente nesse cenário positivo através de parcerias com o SINE/IDT Pecém e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE - Pecém), respectivamente no que diz respeito à facilitação do acesso às vagas ofertadas pelas associadas e na consultoria para a criação de cursos voltados para as necessidades das empresas da região.


Segundo o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, essas articulações vão ao encontro das prioridades da entidade. “Focamos nossas ações na formação, capacitação e qualificação da mão de obra local, pois nosso modelo de governança é pautado em três pilares: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Entendemos que o nosso papel enquanto associação é esse: trazer para o poder público, as instituições privadas, academia e sociedade civil e, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, acrescenta.


Neste contexto, a AECIPP (www.aecipp.com.br) lançou o Projeto Aproximar. A iniciativa é uma parceria da Associação com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, IFCE Campus Pecém, SINE/IDT Pecém, membros dos sindicatos e das empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto, criado para facilitar o acesso dos profissionais da região às empresas do Complexo. Através do projeto foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como enfrentar uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo.

Além disso, foi disponibilizada de uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação. Esta plataforma é consultada tanto pelas 31 empresas associadas quanto pelo próprio SINE/IDT Pecém, que alimenta seu banco de dados com os currículos cadastrados no site. Os profissionais interessados nas vagas ofertadas pelas empresas da AECIPP podem fazer o cadastro em http://aecipp.com.br/trabalhe-conosco.

Para o Gerente no SINE/IDT Pecém, Grijalba Marques, os ganhos são para todos. “Essa parceria com a Associação nos fortaleceu muito enquanto instituição, uma vez que facilitou a comunicação com as empresas do Complexo e consequentemente o conhecimento das vagas para disponibilização no nosso sistema. Além disso, fazemos parte do Conselho Consultivo do Projeto Aproximar, o que nos permite contribuir com orientações sobre as demandas da região”, explica Grijalba.

Ações como esta refletem o empenho da Associação para promover uma maior integração das empresas do Complexo com a comunidade do entorno, uma vez que 53% do CIPP fica no município de Caucaia e 47% em São Gonçalo do Amarante. Uma outra iniciativa gerada por essas parcerias foi o Estudo de Potencialidades, produzido com indicadores do SINE-IDT, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e dados socioeconômicos da região, que identificou, com a participação da AECIPP e das empresas do Complexo, demandas atuais e futuras por qualificação. Dentre as formações ofertadas em decorrência da pesquisa estão os cursos técnicos em Química, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.

“Iniciativas como essas fazem parte dos compromissos e objetivos da Associação, pois, além de atender as necessidades das empresas associadas, impactam sobremaneira no desenvolvimento da região, uma vez que contribuem para que os profissionais locais tenham mais chances de conseguir emprego nas empresas instaladas no Complexo. Os benefícios são muitos e para todos. Sozinhos podemos até ir mais rápido, mas juntos conseguimos ir mais longe”, finaliza Ricardo Parente.

JULHO] Sete empresas são selecionadas para o Programa Scale Up Endeavor no Ceará e passarão a ser aceleradas pela instituição


Empresas com grande potencial de crescimento encontram no Programa Scale-Up da Endeavor a oportunidade de identificar os principais desafios e encontrar soluções por meio do contato com outros empreendedores. Sete empresas iniciaram a participação em mais uma edição do programa no Ceará e, durante cinco meses, contarão com a rede de mentores da Endeavor, participando de mentorias individuais e coletivas a fim de potencializar os negócios.

Essa edição do Scale-Up conta com o patrocínio gold da EY e tem a participação de empresas de diversos segmentos, varejo online, smart city, healthcare, alimentos e bebidas e software & services B2B; sendo elas: SeuBoné, Metalix, Immune Vacinas, Cookie Mania, FindMe, HubLocal e Mercadapp. A expectativa é que o faturamento das empresas dessa turma, em 2020, gire em torno de R$ 65 milhões, com geração de 321 empregos diretos.

“O Scale-Up Endeavor é o programa de aceleração para que os empreendedores não passem sozinhos por seus desafios de crescimento e se conectem com líderes de negócios de alto crescimento - que passam pelas mesmas dificuldades, na mesma velocidade” afirma Marina Lima, líder da Endeavor no Nordeste.

Para a EY, o apoio à iniciativa reforça o objetivo de fomentar o empreendedorismo no país. “Temos o propósito de construir um mundo de negócios melhor e inovar é um dos caminhos para essa transformação. Certamente essa rede de conexões trará exatamente o que precisamos nesse cenário desafiador: novas ideias e fortes propósitos”, afirma Raquel Teixeira, sócia-líder de Private da EY no Brasil e América do Sul e líder dos programas Winning Women e Empreendedor do Ano.

A Endeavor já acelerou mais de 600 empresas no Brasil, diversas delas no Ceará, como Brisanet, Gocase, A Tal da Castanha e Meu Tudo. Com a experiência de grandes líderes do mercado, o programa possibilita que as empresas acelerem a curva de crescimento e, no cenário de pandemia, consigam entender as melhores formas de lidar com a crise. “Diante de uma crise inédita, não há playbook pronto. Esse é o maior valor da rede da Endeavor: poder trocar boas práticas com quem está vivendo o mesmo desafio, agora em escala global” complementa Marina.

Sobre as empresas selecionadas


SeuBoné

O foco da Seu Boné é contribuir para o desenvolvimento do marketing efetivo dos clientes e parceiros por meio da personalização de bonés. No mercado desde 2016, a empresa potiguar já distribuiu mais de 500.000 bonés para mais de 100.000 clientes, entre empresas e eventos, de todo o Brasil.



Metalix

A Metalix possui atuação especializada na área de soluções em estruturas metálicas, buscando sempre a melhora em seu padrão de qualidade e segurança. Focado em grandes obras, como terminais de ônibus, fábricas, shoppings e centros comerciais, a Metalix está entre as 5 maiores empresas do ramo na região.



Immune Vacinas

A Immune Vacinas é uma clínica especializada em vacinação humanizada para todas as idades com foco em utilizar a tecnologia para melhorar a experiência e o cuidado com o cliente. Todas as unidades são localizadas em grandes shoppings e contam com ambientação lúdica e atrativa para o público infantil, buscando ofertar experiências com segurança, comodidade e conforto aos clientes.



Cookie Mania

A Cookie Mania foi a primeira marca especializada em cookies de Fortaleza. A qualidade dos produtos vai além do cookie e engloba várias sobremesas e a venda dos produtos é feita por meio de unidades físicas ou atacado.



FindMe

A Findme é uma plataforma inteligente para gestão operacional de empresas de segurança e facilities, monitorando atividades, trajetos e ocorrências dos funcionários que atuam de forma remota. Com os serviços oferecidos pela empresa, os clientes contam com maior segurança e controle nas atividades.



HubLocal

A HubLocal é uma plataforma que gerencia a presença online de empresas de forma automatizada e simplificada em todos os principais mapas e listas telefônicas da internet, transformando negócios de forma a atrair cada vez mais clientes.



Mercadapp

A Mercadapp é uma ferramenta completa para que supermercados possam vender online com o máximo de eficiência. A empresa trabalha com a oferta de um aplicativo personalizado, site, módulo de encartes e plataforma de gestão como soluções para empresas do setor supermercadista.



Sobre a Endeavor

Organização global sem fins lucrativos com a missão de acelerar empreendedores que alavancam o crescimento do país. No Brasil desde 2000, promove um ambiente de negócios que estimula o crescimento e o impacto dos empreendedores à frente das Scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador.

Nesses 20 anos de trabalho, já ajudou a gerar mais de R$ 9 bilhões em receitas anualmente e mais de 48 mil empregos diretos através do apoio a empreendedores; além de acelerar mais de 600 scale-ups em seus programas. Dessa forma, influencia também o surgimento de políticas públicas que simplifiquem o ambiente de negócios brasileiro para todas as empresas, tornando as regras mais transparentes e eficientes com conquistas que levaram o Brasil a ganhar 16 posições no ranking Doing Business 2018.

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Consultoria, Impostos, Estratégia e Transações. Presente em mais de 150 países, tem o propósito de construir um mundo de negócios melhor. Nossos insights e serviços ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. No Brasil, formamos um time de cinco mil profissionais e temos escritórios em 12 cidades. Com o centro de inovação colaborativa wavespace™, o Cybersecurity Center e o Analytics Hub, a EY está preparada para apoiar as empresas na transformação digital e nos movimentos de disrupção da Indústria 4.0. 

JULHO] Reitoráveis lançam o projeto Série com os Reitores


 
A chapa UECE que Queremos tem como fundamentos de campanha a democracia, a inclusão e a inovação

Os candidatos à Reitoria da UECE, professores Hidelbrando Soares e Dárcio Teixeira, realizam, até o mês de agosto, um projeto intitulado Série com os Reitores. A série de lives reúne quatro reitores das principais instituições públicas de ensino do Ceará. O tema da campanha é a “Universidade pública em tempos de pandemia: os desafios do retorno às atividades acadêmicas". As transmissões ocorrerão por meio do canal do YouTube UECE que Queremos, sempre às 20 horas.

“As universidades estão se adaptando a esse período de excepcionalidade, chamado ‘novo normal’. Entendemos que o assunto é importante não somente para o corpo docente e de servidores técnico-administrativos, mas também para todos os estudantes que fazem parte da UECE”, destaca o professor Hidelbrando Soares, ex-vice-reitor da UECE no período de 2012 a 2020 e candidato à Reitoria da Universidade.

O primeiro convidado será o professor Ricardo Luiz Lange Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no dia 27 de julho. Na sequência de convidados, figuram o professor Francisco do Ó de Lima Júnior, reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), no dia 3 de agosto; o professor Virgílio Augusto Sales Araripe, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no dia 10 de agosto, e o professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), no dia 17 de agosto.

“São gestores universitários que irão opinar, analisar o momento e contribuir com ideias e soluções para o cenário atual que a educação do Ceará atravessa por conta da pandemia da COVID-19. Temos a certeza de que serão debates enriquecedores e inspiradores”, complementa o professor Dárcio Teixeira, vice-diretor da Faculdade de Veterinária da UECE, diretor do Hospital Veterinário da UECE e candidato a vice-reitor da Universidade.

Além da participação dos professores Hidelbrando Soares e Dárcio Teixeira, a jornalista da Inspira! Comunicação, Mari Nascimento, será a mediadora do encontro.

Projeto UECE que Queremos

O projeto UECE que Queremos, liderado pelo professor Hidelbrando Soares, candidato a reitor, e pelo professor Dárcio Teixeira, candidato a vice-reitor, tem como objetivo central desenvolver uma gestão comprometida com uma UECE mais democrática, mais inclusiva e mais inovadora, que valorize a autonomia universitária e a manutenção do serviço público gratuito de qualidade na educação superior.

As propostas da UECE que Queremos são fruto de ampla discussão entre diversos setores da Universidade e estão divulgadas em várias plataformas digitais de fácil acesso, como site, Facebook, Instagram e, agora, no YouTube também.

Serviço

O que? Série com os Reitores - Lives sobre a Universidade pública em tempos de pandemia: os desafios do retorno às atividades acadêmicas

Quando? De 27 de julho a 17 de agosto, às 20h (live semanal, sempre às segundas-feiras)

Onde? YouTube: https://www.youtube-uece que queremos


Cronograma das lives

Dia 27/7- Professor Ricardo Ness, reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Dia 3/8 – Professor Lima Júnior, reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA)

Dia 10/8 – Professor Virgílio Araripe, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Dia 17/8 – Professor Fabianno Cavalcante, reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)


JULHO] Hotel Parque das Fontes reabre no próximo dia 10 de agosto com melhorias na estrutura e seguindo protocolos de segurança

Para receber os hóspedes com mais segurança, o hotel elaborou um protocolo sanitário para o uso das instalações e fez algumas reformas com foco nos espaços abertos voltados para o descanso e o lazer de toda a família

Com os indicadores da pandemia em queda no Ceará, a cadeia produtiva do Turismo começa a retomada das atividades. De acordo com o Governo do Estado, a maioria dos hotéis e equipamentos turísticos deve reabrir entre agosto e setembro, estimulando o retorno dos turistas. Entre esses estabelecimentos está o Hotel Parque das Fontes, localizado na Praia das Fontes, em Beberibe, na costa leste do Ceará, que reabre suas portas no próximo dia 10 de agosto. “Inicialmente tínhamos nos organizado para reabrir em julho, mas, em função dos decretos de isolamento social estabelecidos no Ceará e nos outros estados onde temos muitos clientes como Rio Grande do Norte, Piauí e Paraíba, tivemos que adiar mais um pouco para que pudéssemos retomar com mais tranquilidade e segurança”, afirma a gerente comercial do Hotel Parque das Fontes, Talita Leite.


Com uma ampla estrutura e voltado, em especial, para o lazer em família, o Hotel Parque das Fontes é uma ótima opção para quem quer aproveitar uns dias de descanso da rotina de casa após vários meses de isolamento social. Em um sistema de serviço all inclusive, os hóspedes podem desfrutar de toda a estrutura de 80 mil m² do hotel para relaxar e curtir momentos de lazer nas diversas atrações do complexo como o parque aquático e os variados espaços para atividades ao ar livre. Além disso, o equipamento é pet friendly, dispondo inclusive de um local dedicado para os bichinhos, o Pet Island.


O hotel dispõe ainda de um espaço, no estilo coworking, que conta com internet liberada, podendo ser utilizado tanto para as atividades escolares das crianças como para os pais trabalharem, uma vez que com a pandemia as aulas ainda permanecem online e a distância e muitas pessoas estão trabalhando no sistema de home office. Contudo, o uso do local também segue as regras de distanciamento social, com um limite de ocupação de pessoas e limpeza constante do espaço, que tem ventilação natural.


Além disso, durante o período que esteve fechado, em razão da pandemia, o Parque das Fontes investiu em melhorias e adaptações para que os hóspedes possam aproveitar ao máximo toda a estrutura do complexo. As reformas tiveram como foco os espaços abertos, como o snack bar e o kids club, que está mais arejado, com a instalação de várias janelas, e que funcionará sem ar condicionado. Foi construído ainda um espaço totalmente novo no gramado para jogos gigantes e instaladas pias em várias áreas do complexo para que os hóspedes possam higienizar as mãos com maior frequência.



Protocolo sanitário

Para um retorno seguro, o hotel elaborou um extenso protocolo sanitário que deve ser seguido por funcionários e hóspedes, com novas rotinas de trabalho e serviços para que os hóspedes possam desfrutar de todos os momentos de lazer, diversão e descanso com ainda mais segurança. Segundo a gerente comercial do hotel Parque das Fontes, Talita Leite, as medidas foram estabelecidas de acordo com as leis e diretrizes municipal e estadual. “Nosso protocolo foi elaborado com base nos protocolos da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Ceará (ABIH-CE) e do Ministério do Turismo, o que nos garantiu o selo Turismo Responsável, atendendo também as orientações do município de Beberibe”, acrescenta. Abaixo algumas das mudanças:

·         O check-in será realizado de forma online pelo cliente através do site;

·         A temperatura de cada hóspede será aferida na portaria, ainda dentro do carro;

·         O balcão da recepção tem barreira física e álcool em gel;

·         Os recepcionistas estarão com máscaras de proteção;

·         As filas devem respeitar o distanciamento de 1,5m lateral e 1m entre pessoas, devidamente marcado no chão;

·         O uso de máscaras é obrigatório em todo o empreendimento;

·         As acomodações serão higienizadas com os produtos recomendados pelo Ministério da Saúde e aprovados pela Anvisa;

·         Foram removidos dos quartos e das áreas comuns, temporariamente, jornais, revistas, livros e informativos para evitar a contaminação indireta;

·         Tapete sanitizante nas entradas dos restaurantes;

·         Capacidade reduzida nos restaurantes para manter o distanciamento de 1m entre cadeiras e 2m entre as mesas, para no máximo 6 pessoas;

·         Restaurantes funcionarão a la carte, na forma de empratados, ou buffet, com a disponibilização de álcool em gel e luvas plásticas descartáveis, de uso obrigatório;

·         Os petiscos servidos no snack bar serão porcionados, embalados e entregue aos hóspedes, assim como as bebidas, na área que compreende o bar e área de entrega dos alimentos;

·         Toboáguas do Parque Aquático não estarão funcionando;

·         A sauna permanecerá fechada temporariamente por medida de segurança;

Além disso, todos os colaboradores receberam treinamento completo e intenso sobre a Covid-19 e são submetidos a um rigoroso protocolo interno para manter a segurança de todos. Todas as medidas implementadas podem ser conferidas no site: https://hotelparquedasfontes.com.br/seguranca/. Contudo, segundo a gerente comercial, o protocolo está sujeito a ajustes conforme alterações nas orientações das autoridades locais e estaduais.


Sobre o Hotel Parque das Fontes

Com 30 anos de história, o Hotel Parque das Fontes está localizado na Praia das Fontes, em Beberibe, no litoral leste do Ceará. Em uma área total de 80.000m² e dividido em dois setores, o complexo possui atrações voltadas para todas as famílias em um modelo all inclusive. O setor Atlantis conta com 252 acomodações entre suíte, apartamentos e chalés. Já o setor Parque possui 211 acomodações, sendo de categoria apartamento parque. O Hotel abriga ainda 18 salões e mais três salas de apoio para eventos, o maior deles com capacidade para 1.500 pessoas, ideais para convenções de empresas, feiras, workshops, confraternizações e acontecimentos sociais.

Dentre as principais atrações está o Parque Aquático, além de uma ampla estrutura com estacionamento privativo, snack bar, lobby bar, duas recepções, dois restaurantes, com vista para o mar, bem como as imponentes falésias. A área de lazer do setor Atlantis conta com duas piscinas para adultos, sendo uma delas com toboágua, uma piscina infantil coberta, e snack bar com serviço de bebidas e petiscos. Para diversão e comodidade de toda a família, o Hotel Parque das Fontes dispõe ainda de biribol, espiribol, cozinha do bebê, hotel dos pequeninos, kids club, lago para pescaria, minigolfe, pista de cooper, playground, pracinha, quadras de tênis, sala wifi, salão de jogos e sauna.


Serviço:

Reabertura do Hotel Parque das Fontes

Data: 10 de agosto

Endereço: Av. Coronel Antonio Teixeira Filho s/n – Praia das Fontes  | Beberibe – Ceará

Central de reservas: (85) 3327-3400 | (85) 98724-0319

Site: https://hotelparquedasfontes.com.br/

Instagram: @hotelparquedasfontes

Facebook: HotelParqueDasFontes


JULHO] Brincando nas Férias Sesc lança desafios e atividades infantis para fazer em casa


Foto: Jr Panela

Gratuito e online, o projeto oferece seis horas de programação diária com shows, oficinas e brincadeiras guiadas pela equipe de Lazer, Saúde, Cultura e Assistência  do Sesc. Fotos: Jr Panela

Contagem regressiva para cinco dias de diversão junto com o Sesc no Brincando nas Férias. De 27 a 31 de julho, as oficinas lúdicas, esportivas e educativas acontecem entre 10h e 17h, criando atividades para as crianças participarem de casa. 

As recreações acontecem tanto ao vivo nas oficinas, shows, aulas e contação de histórias, quanto por meio de vídeos gravados com o passo-a-passo dos desafios. Para as lives no Instagram, basta entrar no horário da atividade, para as demais é preciso fazer a inscrição online.

Realizado desde 2015 em formato de colônia de férias, o projeto vai realizar uma edição inteiramente online com acesso liberado pelas redes sociais e plataformas virtuais. 

As equipes de Lazer, Saúde, Cultura e Assistência do Sesc Fortaleza se juntam para oferecer cinco horas diárias de programação, que terá mais de trinta atividades para gastar muita energia, exercitar a imaginação e despertar novas habilidades. Já a equipe do Sesc Crato traz o universo do circo para encantar as crianças.


Segunda 

Na segunda-feira (27/7), às 9h, a abertura do Brincando nas Férias mostra o show de mágica “O Coelho e a Cartola”, logo em seguida, uma gincana ao vivo desafia os participantes. Nas atividades manuais, acontecem uma oficina de brinquedos recicláveis e de varal de letrinhas. Os inscritos recebem vídeo com instruções para o Desafio da Embaixadinha.

Às 17h, pelo Instagram @biaebrunocrato, os mini-chefs vão fazer e decorar seus próprios cupcakes de circo.  Com ajuda da Supervisora do Sesc Crato, Bia Alencar, os participantes vão transformar ingredientes simples como casquinha de sorvete, chocolates e suspiros em palhaços em miniatura.


Terça 

Terça pela manhã, o convite é para recreação ao vivo e aula de capoeira, à tarde tem jogo de Twist, e narração das “Histórias que a Vovó contava” com a equipe de Cultura do Sesc. Quem quiser aprender a construir um bilboquê, jogo popular que faz parte do universo infantil em diversos países pode entrar na live às 17h, com o professor Samuel Milfont @samuelmilfont


Quarta

A técnica japonesa do origami é ensinada na quarta-feira, assim como o famoso slime, a massa gelatinosa que fez sucesso nos tutoriais da internet. As brincadeiras tradicionais também têm lugar no Brincando nas Férias com o Jogo da Memória e de Tiro ao Alvo que vão ser ensinados em vídeo. 


O momento de treinar de equilíbrio e flexibilidade é na oficina de atividades circenses que ensina movimentos simples de malabares e acrobacias. Quem ensina é o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, mestre em Educação Física e pesquisador de atividades circenses, Jayme Félix Jr. Às 17h pelo Instagram @jaymefelixjr


Quinta

Para aprender a fazer tintas ecológicas com materiais que todo mundo tem em casa, as crianças podem participar de oficina às 10h da manhã e às 15h. Já quem quer descobrir como fazer seu próprio sorvete, não pode perder a oficina às 14h. A live da quinta-feira vai estimular a criatividade com pintura de rosto, conduzida pelas professoras do Sesc, Ione Senna e Kaíza Furtado, a brincadeira é usar a maquiagem para colorir o rosto como um artista de circo.


Sexta 

No último dia de Brincando nas Férias, muito fôlego para oficina de malabares, de Karatê, atividades lúdicas e ainda uma oficina de pizza. Ao vivo às 16h, o Grupo Zip Zap se apresenta com Música Brasileira para as crianças e o Mágico Goldini estrela o Show de mágica interativo "Sonhos"@goldini_sonhos


Confira a programação completa


27 de julho  

9h - Abertura: Apresentação Mágico  Geffy – O Coelho e a Cartola. Inscreva-se  
10h - Aula ao Vivo: Gincana em Casa. Inscreva-se  
11h - Vídeo Gravado: Educativo. Inscreva-se  

11h - Vídeo Gravado: Varal de letrinhas Inscreva-se   

15h - Oficina de brinquedos recicláveis. Idade: 5 a 8 anos. Inscreva-se  

15h- Aula ao vivo: Saúde Bucal. Idade: 9 a 12 anos Inscreva-se   

16h -Vídeo Desafio da Embaixadinha Inscreva-se
17h- Oficina de culinária - Acesse @biaebrunocrato  



28 de julho

10h- Aula ao Vivo: Recreação. Idade 9 a 12 anos Inscreva-se    

10h- Aula ao vivo: Oficina pote de afeto. Idade: 5 a 8 anos Inscreva-se   

11h- Vídeo: Capoeira Lúdica. Inscreva-se   

14h- Vídeo: Twist em casa. Inscreva-se   

15h- Aula ao vivo: Saúde Bucal. Idade: 5 a 8 anos Inscreva-se    

16h- Aula ao vivo: Contação de História: Histórias que a Vovó contava Inscreva-se   

16h- Vídeo Educativo Inscreva-se
17h - Oficina de construção de brinquedos. Acesse @samuelmilfont    



29 de julho

9h- Aula ao vivo: Oficina de Slime/Origami. Idade: 5 a 8 anos Inscreva-se   

10h- Aula ao Vivo: Capoeira. Idade: 9 a 12 anos Inscreva-se   

11h- Vídeo: Jogo da Memória Inscreva-se    

11h- Aula ao vivo: Oficina de Slime/Origami. Idade: 9 a12anos Inscreva-se   

15h- Aula ao Vivo: Recreação. Idade 5 a 8 anos Inscreva-se   

15h- Aula ao vivo: Oficina de pote do afeto. Idade: 9 a12anos  Inscreva-se   

16h- Vídeo Gravado: Tiro ao alvo  Inscreva-se  
17h - Oficina de atividades circenses. Acesse @jaymefelixjr 

 

30 de julho

10h- Aula ao vivo: Orientação Nutricional. Idade: 5 a 8 anos Inscreva-se    

10h- Aula ao vivo: Oficina de tintas ecológicas. Idade 9 a12anos Inscreva-se    

11h- Vídeo Gravado: Capoeira lúdica Inscreva-se    

14h- Aula ao vivo: Oficina de Sorvete. Idade 5 a 8 anos. Inscreva-se    

15h- Aula ao Vivo: Recreação. Idade: 9 a 12 anos. Inscreva-se   

15h- Aula ao vivo: Oficina de tintas ecológicas. Idade: 5 a 8 anos Inscreva-se    

16h- Vídeo: Circuito lúdico Inscreva-se   

16h- Vídeo Educativo Inscreva-se
17h - Oficina de pintura de rosto – Acesse @ionnesena e @kaiiza_furtado   




31 de julho 

10h- Aula ao vivo: Karatê recreativo/Oficina de Malabares. Idade: 5 a 8 anos Inscreva-se    
10h- Aula ao vivo: Orientação Nutricional. Idade: 9 a 12 anos Inscreva-se    
11h- Vídeo: Coordenação Motora Inscreva-se    
11h- Vídeo Educativo Inscreva-se     
15h- Vídeo: Atividade lúdica.Inscreva-se    
15h- Aula ao vivo: Oficina de Pizza. Idade: 9 a 12 anos Inscreva-se     
16h- Aula ao vivo: Zip Zap – Música Brasileira para as crianças.Inscreva-se    
17h - Show de mágica interativo "Sonhos" - Acesse @goldini_sonhos 


JULHO] Cestas básicas arrecadadas em Live Solidária da UniAteneu são entregues a instituições sociais


Mais de 300 famílias carentes serão beneficiadas com a ação.

Entreter e praticar o bem foram alguns dos objetivos alcançados pela Live Solidária UniAteneu. O evento, que aconteceu no dia 04 de julho, contou com apresentações musicais de diversos ritmos, mas o grande show da noite foi o da solidariedade. 

Após o final da ação, a iniciativa já se mostrava um sucesso. Ao todo, foi possível arrecadar 400 cestas básicas, totalizando quatro toneladas de alimentos. Toda a arrecadação será destinada e distribuída a projetos sociais, instituições filantrópicas, pessoas em situação de rua, comunidades carentes e famílias necessitadas.

De acordo com o professor Ismael Brasileiro, idealizador da live e coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da UniAteneu, tudo começou com uma simples ação informal em seu perfil no Instagram e que só depois se tornou algo mais sério.

“No início, o objetivo era arrecadar apenas 12 cestas básicas para três famílias necessitadas, mas os amigos e a corrente do bem resolveram transformar em uma coisa séria e para a nossa grata surpresa, não foram só as 12 cestas”, afirmou.

Desde a última segunda-feira (20), os professores Michael Gandhi, Ana Lourdes e o próprio Ismael Brasileiro iniciaram as entregas das arrecadações. Até o momento, as Associações de Moradores da Abreulândia e Mangabeira, assim como a Associação de Horizonte e a Associação Beneficente Comunitária de Canavieira (ABCC) já foram beneficiadas. Outra instituição contemplada foi a Associação Pestalozzi de Fortaleza, que assiste pessoas com deficiência intelectual, múltiplas, autistas e famílias.

Para Ismael, o êxito da atividade se deu pelo apoio de inúmeros amigos e parceiros que acreditaram e doaram. “Quero externar minha eterna gratidão por todos que se sentiram sensibilizados. Vamos celebrar a vida, a capacidade do ser humano de ser solidário com o outro. Afinal, o coração não sabe fazer contas, mas quando a ação vem dele, um mais um é sempre mais que dois”, declarou. 

JULHO] Shopping Del Paseo celebra 20 anos e sorteia 20 prêmios em Campanha de Dia dos Pais


 
O Shopping Del Paseo celebra, em 2020, 20 anos de história. Presente há duas décadas na vida dos cearenses, o empreendimento reúne um mix com mais de 100 operações, entre lojas, serviços, gourmet e entretenimento para todas as idades. Em comemoração, o Shopping preparou uma promoção especial para o Dia dos Pais.

A partir de 24 de julho, a cada R$ 100,00 em compras, o cliente recebe um cupom para concorrer a 20 vales-compra no valor de R$ 1.000,00 cada, para consumir em qualquer loja do empreendimento. Para compras realizadas aos sábados e domingos, o cupom é em dobro. A campanha "20 anos, 20 prêmios" se estenderá até o dia 09 de agosto.

“Em um ano repleto de surpresas e ressignificações, estamos muito felizes em promover mais uma campanha de Dia dos Pais, principalmente neste momento de retomada gradual das rotinas” afirma Eizon Said, superintendente do Shopping Del Paseo.


Ampliação horário de funcionamento da praça de alimentação

Seguindo os protocolos da Fase 4 do Plano de Retomada do Governo do Estado que teve início na última segunda-feira (20), a Praça de Alimentação do Shopping Del Paseo teve seu horário ampliado, ficando de 11h às 20h, sendo que também é possível continuar solicitando o seu pedido em qualquer restaurante através do delivery ou retirando no caixa para viagem.

Já o funcionamento das lojas permanece de 12h às 20h e para fazer suas compras com mais praticidade e conforto, o estacionamento do Del Paseo está gratuito aos sábados e domingos.

O Shopping Del Paseo continua trabalhando para cumprir os protocolos e recomendações emitidos pelo poder público e receber os clientes, lojistas e colaboradores com toda tranquilidade, praticidade e segurança. 

JULHO] As Aventuras de Quarentino traz pandemia da Covid-19 em Quadrinhos


 
No dia 30 de julho, às 19h, a Editora CeNE e a Livraria Cultura promovem o lançamento do livro “As Aventuras de Quarentino” (28 págs, R$29,90), que traz uma abordagem em quadrinhos sobre os cuidados e perigos relacionados ao novo Coronavírus. O evento on-line será transmitido pela plataforma do Instagram da Livraria Cultura @livraria_cultura. O livro, de autoria do especialista em Educação Adriano Evangelista traz ilustrações de Álisson Flor, já está disponível na Livraria Cultura do Shopping RioMar Fortaleza

Crianças transformam-se em heróis para investigar um perigo que passou a fazer parte da vida de todas as pessoas, em todas as partes do mundo. A narrativa tem o objetivo de trazer ao leitor infantil através do universo das HQs (história em quadrinhos) um drama que vem afetando a rotina das famílias, dos amigos e de toda a sociedade: a Covid-19.

“Quisemos tornar a garotada protagonista da história, fazendo-as participar da solução parcial do problema e estimular fraternidade, compreensão, respeito, empatia pelo problema do outro e, amor ao próximo, que penso ser algo fundamental nesses tempos atuais”, explica Edmilson Júnior, diretor executivo da Editoria CeNE, reforçando que o livro conta com palavras cruzadas, e pintura, no intuito de levar um assunto sério e grave de forma mais lúdica.

O lançamento contará com a presença do autor, Adriano Evangelista, e será mediado pelo publicitário e curador de eventos da Livraria Cultura, Maycon Geissler. Este é o primeiro lançamento da editora CeNE após o período mais crítico da crise relacionada com à Pandemia do Coronavírus, iniciada em março último. Alguns serviços ainda estão começando a retomar suas atividades agora no mês de julho.


Adriano Evangelista

Graduado pela Universidade Vale do Acaraú em Arte Educação e Português, é especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Português e Literatura pela Universidade Regional do Cariri, atuando como assessor pedagógico na Secretaria de Educação do município de Brejo Santo. Também é tutor presencial do curso de Letras-Português da UFC virtual.

Álisson Flor

Álisson Pereira Flor é formado em Artes Visuais pela Urca (Universidade Regional do Cariri), produziu animação que virou longa-metragem sobre três jovens que fazem uma viagem pelo México, além de ter participado de exposições na Argentina e produções no Centro Cultural Banco do Nordeste no âmbito da animação.

CeNE

A Central de Negócios Editoriais – CeNE – é uma jovem editora cearense. Fundada em 2012, é alinhada aos novos tempos em que vivemos, dedicada à missão de produzir e distribuir materiais educacionais que proponham experiências significativas e encantadoras. Possui, em seu casting de autores e obras, grandes lançamentos como Poesia com Rapadura, do poeta Bráulio Bessa, Das Quadras para o Mundo de Preto Zezé, e Crime e Cidade, do delegado Leonardo Barreto, além de ter participado em grandes eventos, como a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
  
Com a energia da juventude e o preciosismo da maturidade, desenvolve obras, projetos e ferramentas engajadas com a realidade dos educadores e focadas num pragmatismo que perpasse as teorias, que, sobretudo, permita uma prática efetiva e eficiente. Contando com uma valiosa equipe de profissionais e parceiros, valoriza a disseminação do conhecimento e as culturas local e nacional, em um esforço conjunto de pensar e realizar caminhos para uma educação transformadora, com as bases firmes do respeito, do amor e do crescimento coletivo.
  

Serviço:

Lançamento on-line do livro As Aventuras de Quarentino, (Editora CeNE, 28 págs. R$29,90)

Dia 30 de julho (quinta-feira), às 19h

Onde: Instagram @livraria_cultura


JULHO] Tetracampeão mundial de kitesurf, Carlos Mário, o “Bebê”, é o mais novo embaixador dos LPDs (Loucos Por Downwind) e fecha parceria com grupo D&E Entretenimento


Carlos Mário "Bebê" (sentado), Douglas Santos, Júnior Pipoca e Claudinho (da esquerda para direita)

Os ventos estão favoráveis para o tetracampeão do Campeonato Mundial de Kitesurf Carlos Mário, mais conhecido como “Bebê”. Nesta semana, o atleta fechou uma parceria inédita com uma empresa de agenciamento de carreira.”Bebê” entrou para time dos Loucos Por Downwind assumindo o posto de embaixador da Kite Trip LPD.

Outra novidade na carreira de “Bebê” é a parceria firmada com a D&E Sports, do grupo D&E Entretenimento (uma das mais conceituadas produtoras de eventos do Brasil), que vem expandindo o seguimento do seu casting para outros mercados como o do esporte, por exemplo.

Conforme Douglas Santos, sócio fundador grupo D&E Entretenimento, a parceria vai assessorar a carreira do atleta Carlos Mário. “Na verdade a parceria que fechamos com o Bebê é de agenciamento da carreira dele.  Nossa empresa, a D&E entretenimento e o Grupo LPD, estarão agora a frente da gestão da carreira dele. O Bebê passa a ser também um integrante da família LPD”, explica.

Cearense, natural de Caucaia, mais precisamente da Lagoa do Cauípe, “Bebê” é um daqueles grandes orgulhos filhos do Ceará. Atualmente com 22 anos de idade, carrega na bagagem o tetracampeonato pro rider na categoria freestyle; venceu o Campeonato Mundial de Kitesurf em 2015, 2016, 2017 e 2018. Ainda em 2018, venceu também a modalidade de Airgames, acumulando assim duas vitórias no mesmo ano. “Bebê” foi o primeiro kitesurfista da história a ganhar 10 pontos na competição de freestyle. E ele fez isso duas vezes no mesmo evento. Também foi pioneiro ao realizar uma manobra chamada de triple handle pass.

CARLOS MÁRIO - BEBÊ

Começou a “voar livremente” aos 8 anos de idade inspirado pelo tio, irmãos e primos. O tio, que aprendeu o kitesurf com turistas estrangeiros, ensinou a “Bebê” a maioria das manobras. O treino era sempre realizado na Lagoa do Cauípe. “Bebê” nasceu em uma família de pescadores e teve uma vida humilde e bem difícil. Devido ao alto custo financeiro dos materiais, enfrentou a falta de equipamentos e pegava emprestado dos turistas que ficavam impressionados com o garoto que voava alto. Apesar do começo difícil, ele sonhava em ser campeão brasileiro e atleta profissional do PKRA (Professional Kiteboard Riders Associação). Em 2013, “Bebê” se tornou campeão brasileiro. Aos 15 anos, foi o único brasileiro a vencer no Campeonato Mundial da PKRA na Argentina. Este evento lançou “Bebê” para os níveis mais altos do esporte.

LPD – LOUCOS POR DOWNWIND

Em 2018, esse grupo de amigos apaixonados por Kitesurf, realizou a primeira edição da Kite Trip LPD com cerca de 70 participantes, três dias de aventura e 280km de velejo pelo litoral cearense. O sucesso foi tanto que, no ano seguinte, 2019, foram mais de 335km percorridos, 100 velejadores e 4 dias de muita aventura. Para 2020, ou Loucos Por Downwind estão preparado a primeira expedição da marca.

 D&E ENTRETENIMENTO

Consolidada como uma das empresas mais importantes do Brasil no segmento de planejamento, promoção, organização e produção de eventos, o grupo D&E Entretenimento atua há mais de 20 anos no mercado, sendo reconhecida pela eficiência e credibilidade na realização de grandes produções por todo país, além do agenciamento de carreira de grandes artistas. Em 2020, a gigante o casting, abrindo espaço para novos segmentos, como por exemplo, o esporte.

JULHO] Parceria IEL: Sindialimentos oferece capacitação gratuita para empresários e colaboradores de empresas associadas


Em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos) disponibiliza para os empresários e colaboradores das empresas associadas capacitação gratuita. Os cursos são ofertados de forma virtual e ocorrem desde o início da quarentena.

Na lista de opções estão: Desenvolvendo Habilidades em Vendas, Conceitos e Ferramentas de Lean Manufacturing, Processos de Gestão da Qualidade e Produtividade, Business Analytics, Gestão Financeira, Auto Gestão e Liderança, Inovação Corporativa, E-commerce na Prática, Branding, dentre outros. Todos os cursos ofertados apresentam temas de relevância, além de serem conduzidos por renomados profissionais do mercado cearense.

Os inscritos que cumprirem 75% da frequência ganham certificado. Para o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, estudar as tecnologias inovadoras do mercado é o principal passo para a inovação. “É preciso ficar atento às novas tendências para o desenvolvimento de novos projetos. E, para isso, é preciso se qualificar. A parceria com o IEL, vinculado à Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), sob a liderança da superintendente Dana Nunes, foi essencial para que os nossos associados compreendam com profundidade as demandas atuais e se preparem para enfrentá-las de forma mais eficaz. Agradecemos ao sistema FIEC por mais um projeto de sucesso.”

JULHO] AntiCorpo é uma exposição virtual apresentada pelo Kraft!Atelier Coletivo


 
O nome da exposição, AntiCorpo, remete obviamente ao período pandêmico que vive o mundo em função do advento do Corona vírus, mas busca ir além trazendo outras significâncias as quais o termo remete ou busca remeter.

Para os artistas do coletivo, anticorpo é uma reação à agressão que o corpo físico, psíquico e social sofre, não só pelo “vírus do momento”, mas principalmente uma reação a tudo que nos ameaça, seja uma política social ou governamental destrutiva que se opõe à natureza, aos indivíduos, à liberdade, à vida ou mesmo, em particular,  as micropolíticas destrutivas que ameaçam principalmente as minorias, nos lares, nas ruas, no trabalho.
Assim o anticorpo é pensado aqui também como algo que vai contra o corpo, contra o instrumento do saber sensível através de uma lógica funcionalista e perversa que vê as pessoas apenas como números e contabiliza mortes como uma perda previsível e desprezível.

A essas agressões surgem obras, que fazem refletir sobre essa violência, potencializando as reflexões sobre ela, ou mesmo apresentando estados de beleza que funcionam como ilhas de felicidade que afirmam e gritam: “ainda há de haver esperança e beleza, mesmo em meio ao caos”. Essas obras são os anticorpos contra o anticorpo.

Sobre o Atelier Coletivo Kraft
A Kraft foi criada a partir da necessidade de produção, divulgação e promoção da Arte Contemporânea, em suas mais diversas manifestações.
Atualmente é composta por sete artistas com diferentes propostas visuais, mas unidos pelo desejo de difundir a Arte em seus aspectos cultural, educativo e social.
O objetivo do atelier é propagar os processos artísticos através de exposições, oficinas, cursos, palestras, encontros e outras atividades, em um movimento que transcenda o ambiente do atelier e das galerias para um campo expandido, social e colaborativo.
Os componentes do atelier são artistas experientes, conceituados e atuantes no mercado da arte local e nacional, com premiações, reconhecimento e atuações nos mais diversos segmentos das artes visuais.









Endereço Kraft Atelier Coletivo
Rua: Itaiçaba, 108, Meireles

Membros
Ana Debora Pessoa
Cardoso Junior
Carlus Campos
Fabiana Azeredo
Júlio Maciel
Marccos Oriá
Mário Sanders

Serviço Exposição Coletiva Virtual AntiCorpo
Acontece no
instagram @kraft.atelier
Facebook kraft. Art
Fan Page kraftateliercoletivo

Abertura 25/07
Ana Debora Pessoa 26/07
Cardoso Junior 27/07
Carlus Campos 28/07
Fabiana Azeredo 29/07
Julio Maciel 30/07
Marccos Oriá 31/07
Mário Sanders 01/08

Catálogo Exposição em 02/08