Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Cinema] 8º For Rainbow Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual



   
Em primeira mão Cena G divulga com exclusividade os longas e curta-metragens selecionados para o 8º For Rainbow Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que acontece em Fortaleza de 28 de novembro a 4 de dezembro de 2014, no Centro Dragão do Mar.

A seleção dos filmes que disputarão as mostras competitivas nas duas categorias coube a uma comissão formada pela atriz e dramaturga Paula Lice (BA), pelo programador do Cinema do Dragão-Fundação, Salomão Santana (CE), e pelo cineasta Leandro Tadashi (Los Angeles/EUA). Ao todo, foram inscritos 225 trabalhos, de onde saíram os 18 curtas e os sete longas selecionados.

Três filmes brasileiros disputam o troféu Artur Guedes na categoria longa-metragem. São eles os documentários Favela Gay, de Rodrigo Felha, com produção de Cacá Diegues, que mostra como é a vida da comunidade LGBT nas favelas do Rio de Janeiro; e São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen, que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, fazendo uma viagem pelas décadas de 1960, 70 e 80; e a ficção Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, o brasileiro indicado oficialmente à seleção do Oscar Awards de Melhor Filme Estrangeiro.

Completam a disputa o australiano 52 tardes, de Sophie Hyde; o argentino El Tercero, de Rodrigo Guerrero; o norte-americano Conduta apropriada, de Desiree Steffen; e o sueco Algo a romper, de Ester Martin Bergsmark.

No quadro abaixo, você confere a a relação de curtas e longas selecionados e o filme que terá exibição especial.

8º FOR RAINBOW. FILMES SELECIONADOS:

CURTA-METRAGENS

Aceito: Felipe Cabral; Rio de Janeiro, Brasil; 2014

Antes de Palavras: Diego Carvalho Sá; São Paulo, Brasil; 2013

Apenas Stavros (Being Stavros): Jonothan McLeod; Reino Unido; 2013

Entre Nós (Between Us): Ping-Wen Wang; Estados Unidos; 2014

Borboleta (Butterfly): Stuart McLaughlin; Reino Unido; 2014

Aprisionados (Caged):Lazlo& Dylan Tonk; Holanda; 2013

Flerte: Hsu Chien; Rio de Janeiro; Brasil; 2014

Voando Só: uma viúva transexual luta contra discriminação (Flying Solo: a transgender widow fights against discrimnation): Leslie Von Pless; Estados Unidos; 2014

Pequenos Segredos (Little Secrets): Remo Kaufmann; Alemanha; 2014

Lucky e Fares (Lucky Fares): Marco Fettolini; Espanha; 2013

Madona e a Cidade Paraíso: André Aragão; Sergipe, Brasil; 2014

Maria (Maria): Mariana Marques; Reino Unido; 2013;

O Clube: Allan Ribeiro; Rio de Janeiro, Brasil; 2013

O Olho e o Zarolho: René Guerra e Juliana Vicente; São Paulo, Brasil; 2013

Ai (Ouch): Fred Joyeux; França; 2013

Santa (Santa): Carlos Vilaró Nadal; Argentina; 2014

Moiré (Moiré): Estefania Cortés e Juancho Bañuelos Alcorlo; Espanha; 2014

Investigação Erótica (Das Phallometer): TorIben; Alemanha; 2014

LONGA-METRAGENS

52 Tardes (52Tuesdays): Sophie Hyde; Austrália, 2013

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho: Daniel Ribeiro; Brasil, 2014

Favela Gay: Rodrigo Felha; Rio de Janeiro; Brasil, 2014

O Terceiro (El Tercero): Rodrigo Guerrero; Argentina, 2014

São Paulo em Hi-Fi: Lufe Steffen; São Paulo, Brasil, 2013.

Conduta Apropriada (Appropriate Behavior): Desiree Steffen; Estados Unidos, 2014.

Algo a romper (Something Must Break): Ester Martin Bergsmark; Suécia, 2013.

SESSÃO ESPECIAL

Felizes Juntos (Happy Together): Wong Kar-Wai; Hong Kong; 1997

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Lançamento Cine Ceará 2014] Cine Ceará será apresentado oficialmente em evento na sexta (07) no Porto Iracema das Artes



O público cearense pode se preparar para mais uma edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que será apresentado oficialmente em um evento para convidados, autoridades, patrocinadores, apoiadores e imprensa na manhã da sexta-feira (07), às 9h30, no Auditório do Porto Iracema das Artes. Na ocasião, serão apresentados detalhes do Cine Ceará e as novidades da programação da 24ª edição do evento, além de serem anunciados os nomes das produções em curta e longa-metragem selecionados para a Mostra Competitiva. O 24º Cine Ceará acontece de 15 a 22 de novembro no Theatro José de Alencar.

O Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio de suas secretarias de cultura. Conta também com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  O BNDES e a Coelce apresentam o evento.  A Oi é a patrocinadora do festival,  que conta ainda com o apoio cultural do Oi Futuro. 

• Evento de Apresentação do 24º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema.

Café da manhã para convidados, autoridades, patrocinadores, apoiadores e imprensa

Data: 07 de novembro (sexta-feira)

Horário: 9h30

Local: Auditório do Porto Iracema das Artes


Acompanhe alguns flashes do evento:












Esporte] IRONMAN FORTALEZA ATRAI OLHOS DO MUNDO NESSE FINAL DE SEMANA, CONFIRA ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO





Depois da etapa de Florianópolis (SC) no primeiro semestre, no próximo domingo, dia 9, será a vez de Fortaleza (CE) sediar o Ironman e estrear no circuito mundial. Representantes de 38 países participarão do evento, divididos pelas categoria Elite e Faixa Etária.

A largada será no Marina Park Hotel às 5h50 para os atletas da categoria Elite e às 6h para os atletas Faixa Etária. Em jogo estão 50 vagas aos atletas Faixa Etária para o Mundial de Ironman em 2015, no Havaí, além de importantes pontos no ranking para os atletas da Elite, que também dividirão um prêmio de 75 mil dólares, entre os oito mais bem colocados, no masculino e feminino.

A estreia na capital cearense oferece aos competidores dois grandes desafios: o forte vento e a temperatura elevada. Para isso, os participantes deverão fazer uma estratégia diferente, capaz de possibilitar um bom desempenho em cada uma das modalidades.

Atenção no Trânsito

O Detran-CE informa que alguns trechos da Washingtons Soares serão alterados devido ao percurso do IronMan Fortaleza. Por isso os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres devem ficar atentos.

Expo Ironman

O desafio do Ironman Brasil Fortaleza 2014 será a grande atração do domingo, dia 9, mas o evento reserva outras atrações ao longo da semana. Atletas e visitantes poderão desfrutar da Expo Ironman, que funcionará entre os dias 5 e 10, no próprio Marina Park Hotel.

Algumas das principais lojas de vestuário, equipamentos, mídia e serviços estarão presentes no espaço, apresentando novidades do ramo e tornando ainda mais atrativa a visita ao Marina Park.

A Expo Ironman contará com Hammerhead, OG, TriSport, João Ciclo, D TECH, Loja Oficial do Ironman Brasil, Estúdio Mizuno, Polar e AquaSphere, Oakley.



Programação:


05/11 - Marina Park
14:00 - 19:00 - EXPO IRONMAN

06/11 - Marina Park
09:00 - 19:00 - EXPO IRONMAN
09:00 - 18:00 - Entrega de Kits
10:00 - Treino de Natação

07/11 - Marina Park
09:00 - 19:00 - EXPO IRONMAN
09:00 - 18:00 - Entrega de Kits
10:00 - Congresso Técnico Português - Faixa Etária
11:30 - Congresso Técnico - Português / Inglês - Elite
14:30 - Congresso Técnico Espanhol - Faixa Etária
16:00 - Congresso Técnico Inglês - Faixa Etária
19:00 - 21:00 - Jantar de Massas

08/11 - Marina Park
09:00 - 19:00 - EXPO - IRONMAN
08:00 - 11:00 - Entrega de Kits
13:00 - 19:00 - Bike Check-in e Pintura dos atletas

09/11 - Marina Park
09:00 - 19:00 - EXPO - IRONMAN
03:30 - 05:00 - Acesso dos Atletas à Área de Transição
05:50 - Largada Elite
06:00 - Largada Faixa Etária
16:40 - 23:30 - Bike e Sacolas Check-Out

10/11 - Marina Park
09:00 - 14:00 - EXPO - IRONMAN
09:00 - 14:00 - Achados e Perdidos
10:00 - Confirmação dos Classificados para o Ironman World Championship
11:00 - Premiação

10/11 - Pirata Bar
20:00 - Festa de Confraternização

O Ironman Brasil Fortaleza é organizado pela Latin Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio da Mizuno e apoio do Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Oakley, Gatorade, Federação de Triathlon do Estado do Ceará (FETRIECE), Aqua Sphere, Dafonte, Indaiá, Unimed Fortaleza, Servis Segurança, Marina Park Hotel e TriSport.
 portal
Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br

FONTE: ASSESSORIA IRONMAN FORTALEZA

Festival] FESTIVAL CHORO JAZZ CHEGA A SUA 6ª EDIÇÃO




Em sua 6ª edição o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente se apresenta em Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, é totalmente gratuito, acontece de 27 a 29 de novembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 02 a 07 de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.

Com direção artística do produtor musical Capucho, o Festival é uma realização da Capucho Produções. A edição deste ano foi contemplada na seleção pública do Petrobras Cultural e conta ainda com apoio cultural da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, Centro Cultural Dragão do Mar e Secretaria de Turismo do Ceará; patrocínio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Virão ao Estado nomes consagrados da música brasileira, como João Donato, a parceria instrumental do Duo Fel; o talentoso quarteto de François de Lima; Márcio Bahia com seu exímio quinteto, e músicos prestigiados internacionalmente, a exemplo do Mario Liginha Trio; de Portugal. Serão ao todo mais de 20 atrações, uma programação* completa com espetáculos, exposições e oficinas, nas cidades de Fortaleza – Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar e Jijoca de Jericoacoara – Praça Principal.

O projeto proporciona um panorama que transita entre as diversas regiões do Brasil e suas origens musicais por meio de uma programação que contempla representantes de diferentes estados, além de promover o intercambio cultural com convidados internacionais que são referência no meio. Desta forma, o Festival Choro Jazz fomenta a composição de uma partitura rara e fecunda a ser percorrida pelo público durante intensos dias repletos dessa atmosfera musical. A aproximação dos gêneros musicais que batizam o festival provoca a troca entre músicos e estilos proporcionando a experimentação sonora da audácia, virtuosismo e improvisação, de forma graciosa e principalmente maliciosa. O público é presenteado com um panorama musical cheio de nuances, estilos e sotaques diversificados. Um repertório que raramente é incluído nas temporadas de shows tradicionais.

Após os shows na capital cearense, o festival atravessa as dunas e chega a Jericoacoara que será mais uma vez palco do Festival. Uma das mais famosas praias do mundo, esse pequeno paraíso está localizado a 300 km de Fortaleza. Jeri, como é carinhosamente chamada por seus admiradores, integra o Parque Nacional de Jericoacoara – IBAMA, repleta de dunas, belas formações rochosas, praias desertas e exuberantes lagoas de águas cristalinas. Destinos concorridos nos principais roteiros de turismo. As cidades de Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara recebem anualmente milhares de turistas oriundos de todos os cantos do planeta, atraídos pela beleza natural.

Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.

O Festival compreende, portanto, um conjunto de vivências artísticas e um território propício para novas criações, em busca da extensão da produção de conhecimento e ambiência para o fluxo de informação, compromissado com a valorização e democratização da cultura.

Atividades extras
A partir do dia 09 de dezembro, logo após o término da 6ª edição do Festival Choro Jazz em Jericoacoara, acontece o I Camp Choro Jazz Sambaíba. O evento promove cinco dias de imersão no aprendizado musical, na troca de experiências e no exercício da criatividade, tudo isso em um cenário paradisíaco e com a presença de alguns dos maiores nomes da nossa música.

A programação inclui oficinas de instrumento e prática de conjunto, sessões de apreciação audiovisual e acesso às jams que ocorrem durante todo o período. Os professores são reconhecidos e atuam nas mais diversas áreas da música: Cleber Almeida  - Bateria e Ritmos do Nordeste; Alessandro Penezzi – Violão e Choro; Alexandre Ribeiro – Clarinete; Cacá Malaquias – Sopro e Prática de Conjunto; Pedro Amorim – Samba; Paula Santoro – Oficina de Canto.

Ao todo são 120 vagas, e o pacote que inclui: banheiros com chuveiro, cozinha comunitária com cozinheiro, 3 refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), e espaço para acampar; custa R$950,00 até outubro/2014 e depois passa a R$1.050,00 a partir de novembro. O pagamento pode ser feito através do “paypal”.

 Link fotos artistas: http://1drv.ms/1wJ3B7s

Programação do 6° Festival Choro Jazz:
FORTALEZA
LOCAL: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará
27/11
10h – Workshop Duo Taufic
21h – Duo Taufic
22h30 – Jorge Cardoso
28/11
10h – Workshop Duo Fel
21h – Duofel
22h30 – Quarteto Só Alegria
29/11
10h – Workshop Quarteto Só Alegria
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Ricardo Silveira Quarteto


JERICOACOARA
LOCAL: Praça Central da Vila de Jericoacoara
02/12
21h – Duo Taufic
22h30 – Marcio Bahia Quinteto
03/12
21h – Duofel
22h30 – Água de Moringa (part. especial Joel Nascimento)
04/12
21h – Ricardo Silveira
22h30 – François de Lima Quarteto
05/12
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 - Mario Laginha Trio
06/12
21h – Filarmônica Israel Gomes
22h30 – João Donato
Programação Infantil
18h30 – Escola Choro Jazz Sambaíba
19h – Show Infantil Aquático (Ana Cristina)
07/12
21h – Quarteto Só Alegria
22h30 – Bandão Choro Jazz

Serviço:
6ª Edição Festival Choro Jazz
www.chorojazz.com

Festa] CHICABANA e The Departed agitam o final de semana da PINK ELEPHANT FORTALEZA




Sexta, 7 de novembro

THE DEPARTED and Friends !! Nesta sexta vamos curtir muita House Music com os melhores da Cidade. O Projeto The Departed recebe na Pink Fortaleza seus amigos, que vão CAUSAR com a melhor discotecagem da região. Vendas nas lojas @amojolie & @agnelli_mix . Informações (85) 8912.2852. #TheDeparted #PinkFortaleza #OMelhorSom #HouseMusic #VemQueTem

The Departed
O projeto é formado pelos Djs Dudu Pacheco (residente da Pink Fortaleza) e Vitor Veras. Exclusivamente nesta sexta, o The Departed recebe os amigos para agitarem juntos: os convidados são os DJs Daniel Meneleu, André Guerreiro, JP Fontes, JP Gonzalles e Gustavo Cruz! E mais: a banda The MOB fecha com chave de ouro a noite mais do que especial!

Sábado, 8 de novembro
CHICABANA !! Eles estão chegando pra fazer você MEXER... Chicabana chega na Pink Fortaleza Sábado dia 8 de Novembro com um super repertório. Teremos também todo Swing do Fabinho Varela e finalizando a noite o Dj Vitor Veras colocando todo mundo pra pular na pista. Vendas nas lojas @amojolie & @agnelli_mix . Informações (85) 8912.2852. #ChicabanaNaPink #PinkFortaleza

Chicabana
A banda de axé surgiu na Bahia e conquistou milhares de fãs nos quatro cantos do País. Formada em 2007, no meio do sertão baiano, o grupo vem ganhando espaço cada vez maior no cenário artístico e construindo sólida carreira entre os grandes nomes da música baiana. “Nas micaretas que participamos, as pessoas cantam e dançam com nossas músicas. É maravilhosa a sensação de causar alegria na galera com nossa energia”, conta Kiko, cantor da Chicabana.

A banda saía da pequena cidade de Serrinha, a terra da vaquejada, para tornar-se referência em axé. O sucesso veio como fruto de longo e árduo trabalho do grupo, que tem Kiko como vocalista; Alex na bateria; André no baixo; Danilo nos teclados; Fábio, Fabrício e Rodrigo na percussão; e Jair na guitarra.

A Chicabana é um verdadeiro caldeirão de ritmos. Sua musicalidade forte produz um som contagiante, que atrai enorme número de axezeiros em todas as micaretas e festas de que participa. Com uma média de dois CDs promocionais lançados por ano, a banda já acumula 14 discos. Além disso, tem também sete DVDs gravados.

Além do Chiclete Com Banana, a banda tem diferentes influências musicais, como o rock e o forró, mas sempre com a animação da Axé Music. A diversidade vem das experiências de cada componente do grupo, a começar por Kiko, que iniciou a carreira em 1997 e passou por outras bandas antes de encontrar os atuais companheiros. “Cantava de tudo um pouco. Forró, pop, arrocha e até canções internacionais faziam parte do meu repertório. Até que soube que a Chicabana estava procurando um novo cantor e resolvi fazer o teste. Graças a Deus, fui escolhido”, revela o cantor.

O ano de 2010 foi especial para a Chicabana, com o lançamento de Eu Quero Só Você. A música atuou como divisor de águas para o grupo, que se tornou nacionalmente conhecido e consagrou-se como notável banda de axé music. A canção foi um sucesso: concorreu à melhor música do carnaval de 2010 e foi regravada pela dupla sertaneja Jorge e Mateus.

Eu Quero Só Você foi composta pelo vocalista Kiko em parceria com o percussionista Lucas. “É uma baladinha romântica que fez o maior sucesso no carnaval de quatro anos atrás e até hoje toca em todas as rádios”, comenta o cantor. Antes, vieram outros sucessos, como O Bom Daqui, que deu origem ao primeiro clipe de carreira do grupo.

Em 2013, mais um motivo de orgulho: o clipe da canção Pago Para Ver. A atriz Antônia Fontenelle fez par romântico com o cantor Kiko nas gravações do vídeo, que teve como cenário a praia do Recreio, no Rio de Janeiro. “A gravação do clipe foi um marco para nossa carreira, nos trouxe grande visibilidade, e realizar esse sonho na cidade maravilhosa foi um presente ainda maior”, revela Kiko.

Isso é Chicabana, meu rei!
www.bandachicabana.com.br




SERVIÇO:

Onde?
Pink Elephant Fortaleza
Av. Desembargador Moreira, 1741 – Aldeota

Quando?
7 de novembro - The Departed
8 de Novembro - Chicabana

Quanto?
Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgilio Távora)
R$ 50 | Masculino R$ 70

Reservas:
(85) 8912.2852

Programação Dragão do Mar 06 a 12 de novembro de 2014




60ª semana de programação. A faixa Novos Clássicos está de volta. MAIS UM ANO do cineasta britânico Mike Leigh foi premiado no Festival de Cannes em 2010. É estrelado por Jim Broadbent (de A DAMA DE FERRO) e Ruth Sheen (de MR. TURNER). O filme narra a história de um casal de meia-idade com um casamento feliz, que vai dando apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. O drama é narrado em quatro atos - fatos distintos que combinam com as estações do ano: na Primavera, a visita de uma amiga do casal que se encontra a passar por uma crise de meia-idade; no Verão, a chegada de um amigo de longa data, alcoólatra e esperançoso por uma oportunidade no amor; no Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada, e talvez, futura esposa; no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa.

Também entra em cartaz o primeiro longa do cineasta cearense Eric Laurence. UMA PASSAGEM PARA MÁRIO. Segundo Eric, em entrevista à revista Continente, fazer esse filme significa a realização de um sonho, a conclusão de uma grande jornada. Uma sensação boa de paz e dever cumprido, de ter aprendido muito sobre a vida, sobre a importância de vivermos intensamente nossas amizades, os amores e o precioso momento presente. Tudo pode acontecer a qualquer instante, a vida é muito frágil e imprevisível, portanto realmente é uma tolice se prender tanto a expectativas e frustrações. O foco deve estar no momento presente. 

RELATOS SELVAGENS (Damian Szifron) continua em cartaz.

► FILMES E SESSÕES

MAIS UM ANO (Another Year - Inglaterra, 2010) – Estreia na faixa “Novos Clássicos”
Direção: Mike Leigh // 130 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Primavera, Verão, Outono e Inverno. A família e a amizade. Amor e reconforto. Alegria e pena. Esperança e desencorajamento. A fraternidade. A solidão. Um nascimento. Uma morte. O tempo passa...

// Sala 1
06/11: 19h30
07/11: 19h30
08/11: 17h
09/11: 17h
11/11: 19h30
12/11: 19h30


UMA PASSAGEM PARA MÁRIO (Brasil, 2014) – Estreia
Direção: Eric Laurence // 80 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Eric planeja uma viagem com o grande amigo Mário Duques, que tem câncer. Partir do Recife, cruzar a Bolívia e finalmente chegar ao deserto do Atacama, no Chile. Mais do que um diário de viagem, um documentário sobre amizade, vida e morte.

// Sala 2
06/11 a 12/11: 17h30 e 19h45


RELATOS SELVAGENS (Relatos Salvajes  - Argentina, 2014) – 3ª Semana
Direção: Damián Szifron // 122 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1 // Warner Bros
Sinopse: Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

// Sala 1
06/11: 15h e 17h
07/11: 15h e 17h
08/11: 15h e 19h30
09/11: 15h e 19h30
11/11: 15h e 17h
12/11: 15h e 17h


► SOBRE AS SALAS

As novas salas do Cinema do Dragão do Mar, reabertas em setembro de 2013, contam agora com parceria firmada com a Fundação Joaquim Nabuco, cuja sala de cinema no Recife é referência nacional em qualidade técnica e de programação.
A ampliação de possibilidades do espaço do cinema, junto à construção de uma grade de programação que promova reflexão e debate, são os prismas que nortearão a nova proposta de curadoria das salas, realizada a partir da colaboração entre os programadores do Cinema da Fundação Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim, no Recife, com os curadores adjuntos Salomão Santana e Pedro Azevedo, em Fortaleza. A programação será pensada semana a semana em consonância com a realidade local a fim de suprir as demandas do público, mas também surpreendê-lo.  As duas salas foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto.

O público também pode saborear antes de cada sessão os excelentes cafés do espaço Café Santa Clara Orgânico, inaugurados juntos ao Hall de cada sala.

Dotadas com o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital da marca Barco, uma das mais conceituadas no mercado de audiovisual, as salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais. Com o objetivo de oferecer suporte para o maior número de mídias possíveis, uma das salas possui também um projetor analógico Cinemeccanica 35mm. Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package). O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1. Os ingressos para as sessões são vendidos na Bilheteria do Cinema do Dragão - Fundação pelo valor de R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia-entrada. A bilheteria funciona de terça a domingo, das 14h às 22h. Terão direito a ingressos pelo valor de R$ 3,00 (metade da meia-entrada) estudantes matriculados na Escola Porto Iracema das Artes, alunos de audiovisual da UFC, Unifor, Vila das Artes e Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho, mediante apresentação de documento com foto.

// INFORMAÇÕES
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@gmail.com
Programadores: Salomão Santana e Pedro Azevedo
Gerência de Cinemas e Teatro: Flavia Muluc
Bilheteria: (85 - 3219.5899)

Festival] Dança e programação infantil são destaques no Festival Ponto.CE, realizado de 6 a 9 de novembro, no Dragão do Mar





O Festival Ponto CE traz a cena nesta edição o corpo como experiência, por meio da apresentação de performances que tencionam as fronteiras entre dança, teatro, música e artes visuais. De 6 a 9 de novembro, o Centro Cultural Dragão do Mar receberá artistas de várias regiões do País, em um intercâmbio de produções artísticas que tem como fio condutor a problematização e os limites do corpo. Neste diálogo, destaca-se a potência das poéticas contemporâneas, por meio de diferentes modos de compartilhamento e transmissão, no desenvolvimento de novos vocabulários pela incorporação de linguagens. O festival conta com a participação dos artistas Bartira (Crato – CE), Coletivo ES3 (Natal – RN), Eduardo Fukushima (São Paulo – SP), Sara Panamby (Rio de Janeiro – RJ) e Marcelle Louzada (MG/CE).






O último dia será reservado para o público infantil. No domingo, a programação começa às 18 horas, com o espetáculo de Gustavo Portela, “Le Son Sur Scène”, às 18 horas. Um show cênico-musical, no qual uma trupe mal ensaiada tenta ludibriar o público com pequenos números de mágica e circo. Gustavo, logo no início, tem seu dinheiro e parte das roupas roubadas e a partir daí tenta prosseguir o show dentro das possibilidades. Como se não bastasse isso, seu ajudante, Panfeto, falta ao espetáculo obrigando a trupe a realizar os números com um palhaço mais amador ainda. O músico completou dez anos de carreira musical com trabalhos como “Et Circensis”, “Encarne e Movimento” (2010), marcado por parcerias. Às 19 horas, será a vez da apresentação da Parahyba & Cia. Bate Palmas.

Na programação musical, 14 bandas vão se revezar nos dias 7 e 8. Serão sete atrações por noite e contarão com grupos do Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo.

SERVIÇO:
Festival Ponto.CE - 8ª edição
Dias: 6 a 9 de novembro
Local: Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura e Cena 15 - Porto Iracema das Artes.
Informações: (85) 3021.7186
Site: www.pontoce.com.br

Moda Feminina] Fill Sete participa do Bazar La Boutique – Edição Ouro




Uma das principais marcas de jeans do Brasil, a Fill Sete está presente sempre nos melhores eventos.  O próximo, que contará com a participação da marca, será o Bazar La Boutique – Edição Ouro. De 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, inúmeras peças da empresa estarão com descontos de até 80%. Esta é a terceira vez que Thaty Rabelo e Adriano Mota participam do bazar, como parceiros, e, também, como apoiadores do Instituto do Câncer do Ceará (ICC). As clientes e fãs da Fill Sete terão mais uma oportunidade para garantirem peças com qualidade que a marca oferece.

SERVIÇO
Fill Sete – Bazar La Boutique
Dia: 6 a 8 de novembro de 2014
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: 10 às 21 horas

Saúde] Cirurgião plástico Eduardo Furlani é convidado pela SBCP para ser moderador no 51º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica




O Estado do Ceará vai contar com um representante no 51º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. O cirurgião plástico Eduardo Furlani foi convidado, pelo departamento científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para ser moderador da mesa de discussão sobre artigos científicos de cirurgia de rejuvenescimento facial. Um dos mais importantes encontros da área de cirurgia plástica no País acontecerá  de 12 a 16 de novembro, Costa do Sauípe (BA).

Para o médico, o convite representa um reconhecimento. “Fiquei surpreso por três motivos. Primeiramente, porque esse é um dos maiores congressos de cirurgia plástica do mundo e ganha ainda mais importância a cada ano. Em segundo lugar, pelo tema ‘Face’. Essa é uma área dominada relativamente por poucos cirurgiões, uma elite extremamente seletiva. Existe, portanto, um escrutínio muito mais rigoroso sobre aqueles que pretendem falar de face e de nariz. O terceiro motivo que muito me honra é a posição para a qual fui chamado. O moderador tem a função de comandar tecnicamente a mesa, com a responsabilidade de articular os apresentadores e conduzir a discussão entre uma plateia extremamente seleta e os relatores”.

Cultura] Programação cultural de 3 a 9 de novembro do Dragão do Mar





► Paula Tesser faz show de lançamento do álbum “Valha”, no dia 7 de novembro, no Dragão

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe, no dia 7 de novembro, grande show de lançamento do primeiro disco solo da cantora cearense Paula Tesser. Será a segunda apresentação desde a estreia de sucesso no Sesc Pompeia, em São Paulo, neste início de mês. O show de abertura fica por conta do cantor e compositor cearense Oscar, que promete esquentar o público, logo às 20h, no Anfiteatro do Dragão.

O disco VALHA foi gravado em 2013 nos estúdios Navegantes (SP) e Trilha Sonora (Fortaleza), com produção e arranjos de Dustan Gallas. "O disco é fruto de uma relação afetiva que tenho com o Dustan. Nossa ideia era ter compositores cearenses da geração antiga e contemporâneos nossos. A música francesa, na letra de Jacques Prévert, tinha que estar também por fazer parte de um momento importante da minha vida. A diversão está presente em tudo", define Paula.

Nascida na França, filha de pais brasileiros, Paula Tesser retornou a Capital em 2007, depois de 15 anos morando em Paris, onde concluiu doutorado em Sociologia sobre o Mangue Beat e Chico Science, na Sorbonne. Nesse período, cantou nos discos "Boss-a-troniq2 2001" e "EDC Passport" (Warner/Amsterdam), "Cannes 2001 – PalmBeach" (Wagram/Paris), "Kinobox/Realejo Quartet 2002" (Independente/Fortaleza) e também compôs e cantou para o cinema francês: "Trois Zéro"(2001) e "Quelqu'un de bien" (2002).

Em 2004, gravou em Fortaleza o disco ao vivo "Retrato do vento", em parceria com o cantor e compositor Valdo Aderaldo. Em 2008, gravou a música "Zum Zum", num dueto com o cantor e compositor cearense Fausto Nilo ("Pão e Poesia") e, em 2010, gravou três canções no disco "Cânticos Budistas" de Francisco Casaverde. Em 2010, Paula Tesser acompanhou a cineasta francesa Agnés Varda em sua visita à Escola de Artes Visuais de Fortaleza. O fruto desse encontro é a participação no filme "Agnés Varda De ci, de lá" (2011) cantando "Samba do Metrô" ( Valdo Aderaldo).

Show de abertura
Após uma temporada intensa de shows de lançamento do álbum Revolução, entre 2012 e 2013, com destaque para o show realizado no Prata da Casa, projeto do SESC Pompeia  em São Paulo, Oscar Arruda em 2014 retorna à experimentação sonora para a concepção de um novo trabalho musical.

Para o show no Dragão do Mar, Oscar conta que apresentará músicas inéditas. “Vamos mostrar ao público os primeiros resultados de uma nova experiência musical em construção”. Oscar faz parte da nova geração da música feita no Ceará, apresentando um trabalho original e de qualidade. É um guitarrista ativo na cena local com parcerias com outros artistas e projetos musicais. Em seu trabalho solo, Oscar utiliza-se de recursos analógicos para produção de uma sonoridade com referências estéticas no rock e folk dos anos 1970, agregando elementos da linguagem contemporânea e de seu contexto musical próprio.


SERVIÇO
Show Valha, de Paula Tesser // abertura: Oscar
Quando: dia 7
Hora: 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
* Cada ingresso dá direito ao acesso de uma pessoa no show de Soledad Brandão, no mesmo dia, no Mambembe, à meia-noite.



Saiba mais sobre o álbum
(Por Ricardo Lisboa)

Não se engane com a voz doce que aparece como se fosse a primeira vez, sutil e mansa como em “Cobra” (Stélio Valle/Alano Freitas), faixa inicial deste Valha. Paula Tesser é grande, apesar do aspecto mignon. Está há vinte anos na estrada, fazendo o que faz melhor, cantar. O disco que sai somente agora em 2013 é o trabalho de uma vida que toma forma e corpo, trazendo referências de vários lugares por onde ela passou e de amigos que angariou.

O nome do disco tem o significado do espanto, no entender do Ceará, de onde ele vem. É também e principalmente o poder que algo tem de valer e aí é onde reside, pesa e faz diferença.  O valor de Valha está na luz interna, naquilo que quebra, na antítese da tortura.

Ao escutar Valha, o sentimento é o de que as faixas pertencem umas às outras, fazendo que uma música valorize ainda mais a seguinte e assim por diante. Ao se encontrar com as faixas em progressão, há um ápice nas  “Quase Pronto” (Oscar Arruda), com cordas  que remontam a um mergulho em águas termais, e “Você tem medo de gostar de mim” (Dustan Gallas) , que tem o espírito do rock'n'roll partindo da jovem guarda até chegar à psicodelia.

Arranjos impecáveis como em “Bolero Negro”(Dustan Gallas/Fausto Nilo), trazendo à tona uma mistura exótica e bem temperada de surf music com introspecção. O genial de recolocar em foco o suingue caribenho de “Pode me Torturar”(Eliane/José Lima), famosa na voz da forrozeira Eliane há quase 30 anos, é uma das principais conquistas de Valha.

Daí o disco dá a impressão de recomeçar e se refaz crescendo com “Démons et Merveilles” (Maurice Thiriet/Jacques Prévert), representando a fase em que Paula viveu na França, onde nasceu. Passa por “Luz Interior” (Arthur Braganti) que poderia ser uma faixa perdida do Fruto Proibido de Rita Lee. Chega ao amor bucólico de “Pé de Espinho” (Rogério/E. Stones/LC Pinoquio) e fechando com “Tudo Blue” (Pepeu Gomes/Fausto Nilo), que batiza Valha em seu refrão.

Os estilos se diversificam por todo o álbum e se sobrepõem lindamente, do mesmo jeito em que se vê na capa e no encarte. Paula Tesser (re)aparece para tomar um lugar que sempre foi dela, o de grande intérprete do Brasil, e melhor, de um Brasil não evidente, desmarcado, com cara de novo sem esquecer do seu passado. As duas composições de Fausto Nilo e majoritariamente as composições do menino de ouro Dustan Gallas, que também é o produtor musical do disco, comprovam esta busca em si mesma para projetar no disco. O Brasil, pródigo por ter um arsenal de grandes cantoras, agora pode referenciar Paula Tesser em sua estreia mais que bem-vinda.


► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
Fundado em julho de 2006, o Sax in Cena é o primeiro quarteto de saxofone profissional do Ceará. Com repertório variado, entre clássicos da música erudita e popular, passeia por gêneros como choro, frevo, jazz, xote, entre outros. O grupo trabalha com a proposta de formação de plateias, procurando despertar, nas mais diferentes faixas etárias, o interesse pela música.
+ Dia 9, às 18h, no Auditório. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia)


► Festival Ponto.CE [festival cultural]

Um dos principais festivais de cultura do Ceará já tem data certa para acontecer. De 6 a 9 de novembro, será realizada a oitava edição do Festival Ponto.CE, que já se tornou uma tradição e entrou para o calendário cultural do Estado do Ceará. O evento, realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, tem como um dos diferenciais unir, em um só lugar, diversas atrações nas áreas da música, dança e audiovisual, com programação voltada para todos os públicos. Adultos e crianças têm atividades garantidas e gratuitas durante todos os dias do festival.

No total, já passaram pelo evento 813 artistas, entre músicos nacionais e internacionais, bailarinos e expositores. Na última edição, em 2013, houve um total de 357 artistas, que se apresentaram para um público de mais de 11 mil pessoas. Conta com o patrocínio da Coelce e da Oi e com apoio do Governo do Estado do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

De acordo com um dos organizadores do evento, Rafael Bandeira, trata-se de um momento em que as pessoas podem dialogar com diversas linguagens. O público da dança se aproxima da música e do audiovisual e vice-versa. “É uma diversidade de linguagens às quais os participantes terão acesso”. A área audiovisual vai trazer uma web plataforma com diversas informações sobre as edições anteriores, depoimentos de quem já participou, além de pequenos programas.

As atrações serão divididas por dia. A programação de dança, realizada no Sesc Iracema, acontecerá quinta, sexta e sábado. Enquanto a musical será sexta e sábado. Já o domingo será reservado para o público infantil, com diversas atividades voltadas para as crianças. O público ainda terá acesso a ciclo de cursos e palestras.


MÚSICA
Para cada dia reservado para a música, serão sete bandas. Na sexta-feira, 7 de novembro, sobem ao palco: Amsterdã, Cruz, Facada, Far From Alaska, Matanza, Mukeka di Rato, SOH. Já o sábado será animado por Felipe Cazaux, Gram, Rocca, Síntese, Sulamericana, Supercombo. Uma última atração para este dia está sendo fechada.

Já passaram pelo Festival Ponto.CE, bandas como “Cachorro Grande” e “Vanguart”. Em 2008, o evento conseguiu trazer ao Ceará a banda norte-americana “Bad Relligion”, uma das grandes referências do punk rock mundial.

Para participar, os interessados devem trocar um quilo de alimento pelo ingresso, por dia, que dará acesso ao festival.


DANÇA
No dia 6 de novembro começa os espetáculos de dança. Às 19 horas, os visitantes poderão assistir “Pouso”, de Marcelle Louzada, da Minas Gerais. A partir das 21 horas, em início “Homem Torto, de Eduardo Fukusima, de São Paulo.

Na sexta-feira, dia 7, o espetáculo começa às 16 horas, com “Bunda”. A ideia é, em uma maca, apenas com a bunda a mostra e um monte de materiais, que vão desde baton e materiais cortantes as pessoas são convidadas a intervir livremente, gerando uma tensão entre espaço de si e do outro. A performance será  em um tempo de 8 horas. Tempo em que se trabalha para o sistema. O sistema faz o que quiser com o seu corpo.

Às 21 horas, acontece “Transubstanciações Intempestivas, de São Paulo, com performers de Filipe Espindola e Sara Panamby. Dia 8 de novembro, às 19 horas, finaliza com “Quando a dança é performance?”, de Chrystine Silva, Rio Grande do Norte, e “Paisagem Espinhal”, de André Bezerra, também Rio Grande do Norte.


INGRESSOS
Ingressos para Festival Ponto.CE 2014 já podem ser adquiridos e custam 1kg de alimento. A troca pode ser feita na Bilheteria do Dragão do Mar, de terça a domingo, das 14h às 20h. Cada pessoa pode adquirir até 5 ingressos.
+ Dias: 6 a 9 de novembro, em vários espaços do Dragão.


► CANOA BLUES
Evento que já entrou no calendário cultural do Estado, o Canoa Blues é esperado todos os anos por cearenses e turistas, que reconhecem no festival uma oportunidade para apreciar o melhor do estilo musical. Em 2014, chegando à sétima edição, o Canoa Blues, que será realizado nas noites dos dias 14 e 15 de novembro, na paradisíaca praia de Canoa Quebrada, traz como atrações Beale Street e Rodrigo Nézio & Duocondé Blues (sexta), Renegados e Big Chico (sábado) e Tres Locos Blues (sábado).

O Canoa Blues realiza ainda um evento de abertura, em Fortaleza, dando oportunidade para mais pessoas conhecerem a essência do festival. No dia 7 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Victor Gueiros e Felipe Cazaux levam o clima de Canoa Quebrada para o Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela), a partir das 21h. 

Como em todos os anos, o evento tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2014, a organização está estimulando que o público faça doação de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas no próprio local. No dia 21 de novembro, às 16 horas, haverá oficina de narrativas de histórias para crianças e adolescentes da comunidade, atendidas pela ONG Canoa Criança.

Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.


ATRAÇÕES NO DRAGÃO
VICTOR GUEIROS - O guitarrista Victor Gueiros toca e compõe desde os 10 anos de idade. Apontado como uma das principais revelações do blues-rock do Ceará, participou no início de sua carreira de bandas de hard rock, gospel e MPB acústico. Em 2011 iniciou trabalho solo enveredando pelo blues, atuando em casas noturnas e eventos do gênero. Suas principais influências são Joe Bonamassa, Gary Moore, Slash, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e Eric Gales.   Atualmente, Victor produz seu primeiro álbum, com 13 faixas de blues, rock e baladas, com letras em inglês e pitadas de feras como Slash e Bonamassa, mas, sobretudo, com sua guitarra marcante e a originalidade característica de suas composições.

FELIPE CAZAUX - Com um som novo, distinto de qualquer banda no Brasil, Felipe Cazaux está lançando seu terceiro álbum, Never Go Down. A banda denomina o álbum como um som Desert Jam Rock, com influência de blues e outros gêneros. Felipe Cazaux iniciou seus estudos musicais ainda criança, quando fez parte de coral e ganhou seu primeiro violão. Aos 13, com a primeira guitarra, procurou aprender com suas bandas favoritas, passando por influência de Metallica, Nirvana e Pearl Jam durante a adolescência. Ingressou na cena Rock de Fortaleza aos 16 anos, tocando em bandas de Metal até os 18, quando se encantou pelo Blues e se aprofundou no estudo de seus mestres; tendo como forte influência na sua maneira de improvisar o vocabulário fluente de guitarristas como Stevie Ray Vaughan, Eric Clapton e principalmente Jimi Hendrix. Já participou de importantes festivais no País. Agora, volta ao Canoa Blues, nas sessões especiais de Fortaleza.

+ Dia 7, às 21h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.


► MOSTRA BOM JARDIM

Promovido pelo Centro Dragão do Mar de Arte em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim - dois equipamentos do Instituto Dragão do Mar -, a Mostra Bom Jardim realiza um intercâmbio artístico Bom Jardim-Praia de Iracema. Grupos de teatro, dança, música e demais produtos do Centro Cultural Bom Jardim ocupam os espaços diversos do Dragão do Mar com arte, neste fim de ano. Confira a programação da semana:

Espetáculo As Velhacas [teatro]
K’Os coletivo
As Velhacas é uma comédia que faz um recorte da vida de duas velhas amigas que têm um ponto em comum: o vício de dar calotes na praça. Por conta de várias dívidas, reencontram-se e passam a morar juntas para fugir dos cobradores. Seja na praia, na tertúlia seja no bingo, elas sempre aprontam e deixam aquela conta extensa para pagar. Gerusa e Aretusa são “As Velhacas” que se tornaram sucesso entre os cobradores. A peça surpreende o público com tiradas irreverentes e muita comédia do início ao fim.
+ Dia 4, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Classificação: 14 anos


Banda Black.CE [show musical]
No início de 2011, a Black.CE foi criada com o intuito de resgatar e até mesmo difundir o Sambarock, sambafunk e o soul, que revelaram e consagraram grandes artistas como Jorge Ben, Wilson Simonal, Tim Maia e os contemporâneos Seu Jorge, Jair Oliveira e Ed Mota. Todos grande influência no estilo da banda.
+ Dia 8, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.



► PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Sessões:
O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.

Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

Sessões às quintas e sextas-feiras:
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:
17h - ABC do Sistema Solar
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Ingressos: R$ 8 e R$ 4(meia)