Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Moda] Ceará Summer Fashion completa 30 anos e será realizado de 22 a 26 de setembro com o tema “Nossa Cultura é fazer Moda”




Um dos mais tradicionais eventos de moda do país completa 30 anos em 2014 e reforça a tradição do Ceará como pólo produtor de moda de qualidade. O Ceará Summer Fashion 2014 será realizado de 22 a 26 de setembro, no Maraponga Mart Moda, atraindo compradores de diversos Estados brasileiros, em especial os das regiões Norte e Nordeste. Com o tema “Nossa Cultura é fazer Moda”, o evento levará às passarelas a mistura das tendências nacionais com o calor cearense, confirmando que fazer moda faz parte da economia cearense. Aproveitando o período do ano propício para compras e formação de estoque para as festas de fim de ano, o Ceará Summer Fashion 2014 irá apresentar as tendências da moda Alto Verão e aquecer as vendas de lojistas e revendedoras de moda, com apresentações na arena de desfiles do Maraponga Mart Moda, shopping atacadista promotor da iniciativa e comandado pelos empresários Manoel e Mana Holanda, em parceria a agência Focus Comunicação, que responde pela produção e planejamento do evento.

Com o objetivo de investir e contribuir para o cenário de moda nacional, o Ceará Summer Fashion 2014 terá como parceiros a FIEC, Senai, Fecomércio, Senac, Senai, Sebrae/Ceará, Bradesco, Governo do Estado do Ceará, Unimoda e Sincom, abrindo espaço para discutir as relações de negócios, trocas de inspiração e relacionamento cultural entre os compradores dos estados do Norte e Nordeste que vêm a Fortaleza para conhecer a moda feita no Ceará.

Horários dos Desfiles:

Os desfiles acontecerão de segunda (22) a quarta-feira (24), em dois horários de apresentação das marcas na passarela: o primeiro desfile às 8 horas, juntamente com um café da manhã para as revendedoras presentes; e o segundo às 18 horas, acompanhado de um coquetel. As 300 marcas presentes no Maraponga Mart Moda vão entrar na passarela da arena de desfiles do Lounge Lino Villaventura. Cada uma delas apresentará três looks da coleção Verão. Os desfiles serão divididos por cada segmento: moda feminina, moda masculina, moda plus size, moda infantil, moda íntima, moda praia, moda fitness, acessórios, bolsas e calçados.
 
Artistas Confirmados:

Como já tem sido tradição durante as edições do CSF, celebridades de renome nacional – entre modelos, atores, atrizes e personalidades da mídia – participarão dos desfiles, trazendo brilho ao evento. Já estão confirmadas como atrações para o 30º Ceará Summer Fashion o modelo Paulo Zulu e os atores Brenno Leone (o Rodrigo, da novela Boogie Oogie) e Klara Castanho (que interpretou Clara, em Amor Eterno Amor; e Paulinha, uma das personagens centrais de Amor à Vida, a filha perdida da protagonista Paloma), com entradas nos dois desfiles agendados, de 8 horas e de 18 horas.


Estilistas assinam stylings por segmento:

Uma das características da 30ª edição do Ceará Summer Fashion é a divisão dos stylings por cada segmento e com um responsável específico para cada tema, com direção da publicitária e consultora de moda Juliana Melo. O styling de moda masculina será assinado por Marcos Marla (que participa do evento pela primeira vez). Moda feminina e plus size ficam a cargo de Antônio Farias. Já a estilista Marina Araújo será a responsável por jeanswear. A produção de moda praia e fitness será assinada por Carol Gauche. O segmento de moda íntima ficou sob a responsabilidade de Barbara Holanda. O styling de moda infantil leva a assinatura de Paula Baquit. E, por fim, a própria Juliana Melo responderá pela produção dos desfiles de acessórios.  Os produtos apresentados nos desfiles estarão disponíveis nas lojas de pronta-entrega do Maraponga Mart Moda, gerando negócios na cadeia atacadista de moda e assegurando o retorno financeiro aos apoiadores e participantes do evento.

Aumento nas Vendas e Ampla Visitação:

Durante os dias de desfiles de marcas regionais e atividades da programação do evento, a organização estima que cerca de 15 mil compradores de vários estados circulem pelos corredores do Maraponga Mart Moda, entre compradoras, revendedoras e corretores de moda. “Nossa expectativa é que o evento ajude a elevar as vendas dos lojistas em 7 % em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a uma movimentação de 2 (dois) milhões de peças comercializadas, o que será muito importante para os empresários, em um ano que vem sendo bastante desafiador para os lojistas”, prevê Saulo Varella, diretor administrativo-financeiro do Maraponga Mart Moda, que conta atualmente com mais de 300 marcas integradas em 360 lojas.



• Ceará Summer Fashion 2014

De 22 a 26 de setembro

Maraponga Mart Moda – Fortaleza (CE)

Desfiles: 22, 23 e 24 de setembro (sempre às 8 horas e 18 horas)

Artistas Confirmados:

- Modelo Paulo Zulu

- Ator Brenno Leone (o Rodrigo, da novela Boogie Oogie)

- Atriz Klara Castanho (a Clara, em Amor Eterno Amor; e Paulinha, uma das personagens centrais de Amor à Vida, a filha perdida da protagonista Paloma).


Inauguração] Mercurius entrega nova sede da AABB





Com mais de 11 mil m² de área construída, o empreendimento além de clube terá uma agência do Banco do Brasil.

Nesta sexta-feira, dia 12 de setembro, acontece a entrega oficial da nova sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Fortaleza. A nova sede, localizada na Avenida Barão de Studart, foi construída pela Mercurius Engenharia. A estrutura física conta com mais de 11.000 m², e abrigando uma agência do Banco do Brasil, salas multiuso para a administração, restaurante aberto ao público, piscinas semiolímpica dentre outros equipamentos para os associados.
                                                                                                              
As obras de construção na nova AABB tiveram início em 2012, e trouxe grandes inovações em sua estrutura. “O clube trará ao associado, familiares e amigos opções de lazer diversificadas, com segurança, qualidade, excelente infraestrutura, proporcionando comodidade e acessibilidade aos seus visitantes”, afirma o diretor da Mercurius Engenharia, Dante Bonorandi.

O empreendimento, terá ainda um centro de fisioterapia, piscinas semiolímpica e infantil com brinquedos aquáticos, ginásio poliesportivo com quadro de futsal, vôlei e basquete, além de campo de futebol com grama sintética, salão de eventos com 500m², auditório, área de lazer completa, entre outros equipamentos.

Outro diferencial, pioneiro e inovador da nova sede é a parceria múltipla com o Banco do Brasil, com um andar dedicado ao Departamento de Gestão de Pessoas do Banco, que cuidará do relacionamento entre o banco e os seus colaboradores e terá 1.348,86 m² de área.



Serviço:
Inauguração da nova sede urbana do Clube AABB
Data: 12 de setembro
Local: Avenida Barão de Studart, 2917, Dionísio Torres - Fortaleza-CE;
Horário: 19h30

Festa] Open Med On The Beach acontece neste sábado (13) ao som das bandas Pé de Ouro, Forró dos Amigos, The Vibe e Luís Marcelo e Gabriel




A tradicional calourada de medicina da Unifor vai agitar mais uma balada universitária na capital cearense. A Open Med On The Beach acontece neste sábado (13), a partir das 15 horas, na barraca Crocobeach.  Música boa, badalação e gente bonita vão somar ao cenário paradisíaco da Praia do Futuro, além do som das bandas Pé de Ouro, Forró do Amigos, The Vibe e a dupla Luís Marcelo e Gabriel.

Serviços:
Data: 13/09/14
Horário: 15hs
Local: Barraca Crocobeach (Praia do Futuro s/n)
Classificação: 18 anos

Vendas:
Lojas Blinclass (North Shopping Fortaleza, Shopping Aldeota, Shopping Benfica, Shopping Iguatemi, Shopping Via Sul, Shopping Maracanaú, Shopping Parangaba)
Lojas DLT (North Shopping Fortaleza, Shopping Benfica, Shopping Joquei, Shopping Via Sul)

Lojas Geek Store (North Shopping Fortaleza, Shopping Aldeota, Shopping Joquei)


SITES: http://www.ingressando.com.br/

Preços: R$ 57,00 (valor único)

Programação de SETEMBRO] Espaço O POVO de Cultura & Arte





Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Este local foi pensado a partir da história e das vivências do O POVO – que lhe empresta o nome – e que, ao se renovar com o tempo, acompanha as transformações do mundo com agilidade e inteligência.
Aqui é, portanto, um local de descobertas, de interação, de estímulo a buscar novos conhecimentos, de conversas em torno de temas contemporâneos e dos que envolvem as linguagens das artes. Por isso, algumas das ações do Espaço O POVO estão intimamente ligados ao jornalismo como o Entrevista Aberta e o Encontro de Ideias. As novas formas de leitura e a descoberta do prazer do encontro entre leitores também fazem parte do nosso projeto com as Leituras em Prosa e Verso e o Café-Clube de Leitura. Também é importante lembrar a programação especial dedicada ao público infantil, O POVO conta histórias, voltada para despertar prazerosamente o gosto da leitura pelas crianças. No Ensaio de Cena, abrimos espaço para a produção teatral da cidade, com breves espetáculos, esquetes e monólogos.
O Espaço O POVO de Cultura & Arte se propõe a contribuir com a formação de uma plateia crítica, em constante diálogo com outros espaços de cultura, um aliado ao fomento da produção cultural, e para aqueles que veem a cultura como uma possibilidade de construção de uma cidade mais humana.

Acompanhe a programação mensal pelo site www.opovo.com.br/espacoopovo  



Leituras em Prosa e Verso
Jorge Amado como personagem
Autora da primeira grande biografia do escritor baiano em meio século, prestes a ser lançada, a jornalista e historiadora Joselia Aguiar vai falar sobre como é contar a história do maior contador de histórias. Os bastidores das entrevistas e das pesquisas, as dificuldades e surpresas.
Convidado: Josélia Aguiar, jornalista e pesquisador da obra de Jorge Amado de quem é biógrafa.
Data:  9 de setembro  (terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca

Encontro de Ideias
Editar literatura contemporânea no Brasil hoje
O jornalista, editor e tradutor Paulo Werneck conversa sobre a literatura contemporânea e questões como “Até que ponto os estranhamentos dos novos textos afastam leitores da nova safra de alguns autores contemporâneos? Por que se vende tão pouca literatura contemporânea no Brasil?”.  O encontro é realizado com o apoio do Centro Dragão de Mar de Arte e Cultura. Werneck passou pelas editoras Cosac Naify e Companhia das Letras como editor e este ano, foi o curador da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A mediação será do o pesquisador Humberto Pinheiro.
Data: 10 de setembro (quarta-feira)
Horário:  19 horas
Entrada Franca



O POVO Conta Histórias*
O grupo de contadores de história, CASA DO CONTO, recebe no Espaço O POVO alunos de escolas públicas e privadas, além de instituições que trabalham com crianças e adolescentes.
Data: 5, 12 e 26 de setembro (às sexta-feiras)
Horário: Dias 5 e 26 às 14 horas e dia 12, às 9h30min
(*) Para grupos previamente convidados.


Lançamentos
De Quixeramobim a Belo Monte: Olhares sobre Antônio Conselheiro.Organizado pelos pesquisadores Osvaldo Costa e Danilo Patrício, lançamento do livro contará com debate entre alguns dos autores de artigos que compõem a publicação: Carla Patrícia de Holanda e Ângela Gutierrez, seguido de sessão de autógrafos.
Data: 27 de setembro (sábado)
Horário: 17 horas
Entrada Franca

Café-Clube de Leitura
Um passeio pelo mundo dos livros e da literatura num encontro que tem como objetivo fortalecer o gosto e o prazer pela leitura. Consulte os livros indicados no Café e participe da página do grupo no Facebook: “Café-Clube de Leitura O POVO”.
Mediadoras: Inês Cardoso, professora da UFC, Cleudene Aragão, professora da Uece, e Vânia Vasconcelos, escritora e professora da Uece.
Data: 5 e 19 de setembro (às sextas-feiras), no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Horário: 18h30min
Data: 6 e 27 de setembro (aos sábados), no Barca, em Aracati, com a participação dos escritores Pedro Salgueiro (6/9) e Socorro Acioli (20/9)
Data:26/9 (Uece) e 30 (UFC), às 14 horas
Entrada franca


Entrevista Aberta
Como tornar o Brasil um país de leitores
Neste Entrevista Aberta, o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, Fabiano dos Santos Piúba, fala sobre os desafios da leitura do Brasil e sobre as políticas para incentivar a leitura no país.
Convidado:  Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura e poeta, participante do grupo Os Internos do Pátio, de Fortaleza.
Mediação:Camila Holanda, jornalista, repórter do Núcleo Cultura & Entretenimento do O POVO e Regina Ribeiro, jornalista, curadora do Espaço O POVO de Cultura &Arte
Data:  24 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Jardim Suspenso e a cena musical cearense
Neste entrevista aberta, o grupo Jardim Suspenso presta homenagem aos 50 anos deRock´nRoll da cantora  Rita Lee e fala sobre a cena musical do Ceará. A banda é composta pelos músicos Joanice Sampaio, Pedro de Farias, Victor Fontenele e Carlinhos Perdigão.
Convidado:  Banda Jardim Suspenso
Mediação:Marcos Sampaio, jornalista, crítico de música e repórter do Núcleo Cultura & Entretenimento do O POVO
Data:  25 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada franca


Ensaio de Cena
Bárbara Sena – Ultra- Passada
Show com a jovem artista cearense Bárbara Sena interpretando canções próprias e de outros músicos cearenses e do cancioneiro nacional.
Data:11 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


SEPASSANDOrecSound System
Show criado pelo compositor e multi-instrumentista Ivan Timbó é um live de e-music que passeia por diversos estilos e formações musicais. A partir de aparelhos eletrônicos analógicos e digitais, os artistas reproduzem e editam ao vivo tracks que foram compostas em estúdio.
Data: 18 de setembro(quinta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


Mulheres de Nelson
Texto inédito da atriz e pesquisadora Juliana Carvalho, inspirado na obra teatral de Nelson Rodrigues e em algumas de suas personagens femininas será apresentado com uma leitura dramática pelas atrizes Juliana Carvalho eChristiane de Lavor.
Data: 26 de setembro(sexta-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


Obscura e entrevista Clarice
Transcriação de textos de Clarice Lispector, Júlio Lernner e Ricardo Guilherme
Em cena, um repórter revê e comenta a exibição do tape da entrevista que Clarice Lispector lhe concede na TV Cultura, em fevereiro de 1977, dez meses antes da morte da escritora.
Data: 30 de setembro(terça-feira)
Horário: 19 horas
Entrada Franca


Encontro de blogueiros
Preço da Beleza: Como sentir-se bem por completo?
Convidados: Camila Nascimento, publicitária e blogueira do “P de Perua”, Cido Carvalho,cirurgião plástico e Montiele Arruda, empresária.
Mediadora: Roberta Fontelles Philomeno, jornalista, colunista e blogueira do O POVO
Data: 29 de setembro  (segunda-feira)
Horário: 19h
Entrada franca

Concertos] Concertos do Nordeste abre inscrições gratuitas para oficinas, palestras e debates



As inscrições para a programação formativa do Projeto, edição 2014, estão abertas até o dia 16 de setembro.

Em sua segunda edição do Concertos do Nordeste desponta como vitrine plural a fim de difundir, debater e intercambiar o trabalho de grupos da região. O evento traz atividades de formação de agentes na área da música tais como debates, oficinas e palestras, que acontecerão nos períodos da manhã e tarde, entre os dias 19 e 27 de setembro, nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, no Ceará; e em Sousa e Cajazeiras, na Paraíba.

Músicos, estudantes, produtores, técnicos e demais interessados já podem se inscrever. Todas as atividades são gratuitas e para participar basta fazer a inscrição on-line até o dia 16 de setembro, preenchendo o formulário neste endereço eletrônico: http://concertosnordeste.wordpress.com/sobre-1/. Confira a programação da sua cidade e participe.

PROGRAMAÇÃO

Profissionais renomados no cenário da música erudita estarão na programação do Concertos do Nordeste 2014, proporcionando valiosos ambientes de troca de informação entre os participantes. Um dos destaques da ação formativa é o debate sobre “Projetos Sociais e Música Erudita“, que acontecerá no dia 20, em Fortaleza, no qual estão confirmadas as participações de José Renato Accioly (PE), Felipe Prazeres (RJ), Vantoil Portilho (RJ) e Alfredo Barros (CE).

Serão realizadas também oficinas de educação musical com os temas: “Música e Literatura em Diálogo“ (com Elvira Drummond, em Fortaleza), “Violino” (com Felipe Prazeres, em Juazeiro do Norte), “Composição” (com Wellington Gomes, da Bahia, em Fortaleza), “Ritmos e Timbres das Nações de Maracatu e Baque Virado” (com palestra do Mestre Tarcísio Resende e os instrutores Antônio Barreto e Hugo Medeiros em Juazeiro do Norte), “Regência de Banda” (com Enelruy Lira, em Cajazeiras), “Vivência Musical com Rabeca” (com Samuel Furtado, em Nova Olinda), “Técnica de Ensaio para Grupo” (com Gustavo Lima, em Nova Olinda), “Concerto Aula Percussiva” (com Grupo de Percussão do Nordeste, em Sousa) e a palestra “Música e Penitência no Sertão Nordestino: Vestígios de um Canto Sagrado“ (com Ewelter Rocha, em Sousa).

O projeto Concertos do Nordeste 2014 é apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – Prodisc e a Casa Fora do Eixo Nordeste.

 
SERVIÇO:
Programação Formativa do 2° Concertos do Nordeste – Inscrições até o dia 16 de setembro para participar das oficinas, palestras e debates. As atividades de formação acontecerão nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, no Ceará; e Sousa e Cajazeiras, na Paraíba.  Contatos: (85)3262-5011. e-mail: producao@prodisc.org.br. Informações sobre as inscrições: http://concertosnordeste.wordpress.com/sobre-1/.


Show] No sábado dia 13, Waldonys comemora seu aniversário no Kukukaya e o bolo vai ser dividido entre todo o público





O músico é conhecido e amado pelo público forrozeiro de Fortaleza, no dia 13 no Kukukaya, é com ele que Waldonys vai fazer um show para ficar na memória da cidade. Waldonys comemora aniversário e escolheu a casa de show para comemorar e prentrende brindar a noiteo com o melhor do forró tracional.


Waldonys

A história de Waldonys com a música começou cedo. Ainda pequeno, vendo seu pai, Eurides, tocar, percebeu a paixão pelo acordeom e aprendeu a dedilhar o instrumento com apenas 11 anos. Aos 14, teve seu talento reconhecido por Dominguinhos, que o convidou para gravar o CD “Choro Chorado”. Gravar com Dominguinhos foi apenas o começo. Aos 15, gravou com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o disco “Fruta Madura”, quando foi carinhosamente chamado de “Garoto Atrevido” por Seu Lua. Ainda nesse período, gravou com Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Marisa Monte, além de representar o Brasil nos Estados Unidos, México, Cuba e países da Europa.

De lá para cá, Waldonys já gravou dez discos e dois DVDs pelas gravadoras RGE, Continental, Velas, Kuarup e WE Produções. Todos no estilo inconfundível do artista: técnica aliada à genialidade e ao virtuosismo. E consolidou seu nome junto a importantes cantores e compositores da MPB, como o próprio Gonzagão, Dominguinhos, Gilberto Gil, Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Ricardo Chaves, Guilherme Arantes, Ivete Sangalo, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto e outros.

O músico, que comemora aniversário no Kukukaya nesse sábado dia 13, diz que não há presente maior que comemorar ao lado do seu público fiel.

Serviço: Aniversário do Waldonys no Kukukaya - Av Pontes Vieira, 55
Sábado dia 13 a partir das 22h
Antecipados: R$ 25
+ Info 85 32275661

Programação] 11 a 17 de setembro de 2014



52ª semana de programação, uma semana após as comemorações do aniversário de um ano das salas do Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco com a primeira edição do FAROL, voltamos à programação regular com várias novidades. Entram em cartaz os longas UMA VIDA COMUM (exibido no segmento Mostra Mundo durante o FAROL), ERA UMA VEZ EM NOVA YORK (novo filme de James Gray estrelado por Joaquin Phoenix e Marion Cotillard) e o clássico do grupo britânico Monty Python O SENTIDO DA VIDA em cópia restaurada 2K. 

Além disso, acontece entre os dias 11 e 17 (com exceção do dia 14) a Mostra Cinema Atual Espanhol. As exibições acontecerão na Sala 2 sempre às 14h e com entrada franca. Serão exibidos os filmes CARMINA, O APÓSTOLO, O QUE OS HOMENS FALAM, MAPA e BRANCA DE NEVE.

Também será exibido, no dia 14 (domingo) o curta SP70, dirigido por Augusto Mota e estrelado por seu filho Levy Mota, membro do grupo de teatro Máquina. O filme é inspirado nos relatos de Frei Tito durante a época em que foi torturado na ditadura militar. A sessão será seguida de debate com o realizador.  

UM SONHO INTENSO continua em cartaz.


► FILMES E SESSÕES

ERA UMA VEZ EM NOVA YORK – Estreia
Direção: James Gray // 120 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Em 1920, as irmãs polonesas Magda e Ewa Cybulski (Marion Cotillard) partem em direção a Nova Iorque, em busca de uma vida melhor. Mas, assim que chegam, Magda fica doente e Ewa, sem ter a quem recorrer, acaba nas mãos do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix), que a explora em uma rede de prostituição. A chegada de Orlando (Jeremy Renner), mágico e primo de Bruno, mostra um novo amor e um novo caminho para Ewa, mas o ciúme do cafetão acaba despertando uma tragédia.
// Sala 1
11/09 a 17/09: 15h, 17h30, 19h45

MONTY PYTHON: O SENTIDO DA VIDA – Estreia
Direção: Terry Gillian e Terry Jones // 107 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: O terceiro longa-metragem do grupo de humor Monty Python apresenta uma série de esquetes sobre os estágios da vida, do milagre do nascimento até a morte. A ironia, a crítica social e o bom humor, é claro, marcam presença em cada segmento do filme.
// Sala 2
11/09 a 17/09: 20h

UMA VIDA COMUM - Estreia
Direção: Uberto Pasolini // 87 minutos // Livre // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: John May (Eddie Marsan) trabalha para o conselho descobrindo parentes mais próximos de pessoas que morreram sozinhas. Sua vida é seu trabalho e ele dedica mais esforços do que o necessário para descobrir sobre a vida de seus clientes, e dá-los um bom funeral. Porém, sua rotina muda quando ele descobre que perderá o emprego. Ele pede um tempo ao seu chefe para resolver o último caso em que trabalhava, o de Billy Stoker.
// Sala 2
11/09 a 17/09: 18h

UM SONHO INTENSO (Brasil, 2014) – 2ª Semana
Direção: José Mariani // 102 minutos // Livre // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que tem em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro.
// Sala 2
11/09 a 17/09: 16h



► SOBRE AS SALAS
As novas salas do Cinema do Dragão do Mar, reabertas em setembro de 2013, contam agora com parceria firmada com a Fundação Joaquim Nabuco, cuja sala de cinema no Recife é referência nacional em qualidade técnica e de programação. A ampliação de possibilidades do espaço do cinema, junto à construção de uma grade de programação que promova reflexão e debate, são os prismas que nortearão a nova proposta de curadoria das salas, realizada a partir da colaboração entre os programadores do Cinema da Fundação Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim, no Recife, com os curadores adjuntos Salomão Santana e Pedro Azevedo, em Fortaleza. A programação será pensada semana a semana em consonância com a realidade local a fim de suprir as demandas do público, mas também surpreendê-lo. 


As duas salas foram totalmente reformadas, ampliadas e adaptadas para contemplar a acessibilidade a portadores de necessidades especiais, além contarem com equipamentos de ponta em som e projeção, novos carpetes, poltronas de couro e assentos especiais que oferecem aos seus frequentadores o máximo de conforto.

O público também pode saborear antes de cada sessão os excelentes cafés do espaço Café Santa Clara Orgânico, inaugurados juntos ao Hall de cada sala.

Dotadas com o que há de mais moderno em equipamentos de som e projeção digital da marca Barco, uma das mais conceituadas no mercado de audiovisual, as salas contam com projetores digitais de dois tipos: o 2K, equipamento convencional, e o 4K, equipamento ainda pouco encontrado na cidade que oferece uma resolução de imagem quatro vezes superior aos televisores tradicionais. Com o objetivo de oferecer suporte para o maior número de mídias possíveis, uma das salas possui também um projetor analógico Cinemeccanica 35mm. Com os diferentes sistemas, é possível contemplar os formatos óptico e digital, incluindo DOREMI DCP (Digital Cinema Package). O novo sistema de som Dolby Digital reproduz filmes nos formatos mono, estéreo, 5.1 e 7.1. Os ingressos para as sessões são vendidos na Bilheteria do Cinema do Dragão - Fundação pelo valor de R$ 12,00 a inteira e R$ 6,00 a meia-entrada. A bilheteria funciona de terça a domingo, das 14h às 22h. Terão direito a ingressos pelo valor de R$ 3,00 (metade da meia-entrada) estudantes matriculados na Escola Porto Iracema das Artes, alunos de audiovisual da UFC, Unifor, Vila das Artes e Escola de Artes Thomaz Pompeu Sobrinho, mediante apresentação de documento com foto

// INFORMAÇÕES
www.dragaodomar.org.br
www.facebook.com/cinemadodragao
programacaocinema@gmail.com
Programadores: Salomão Santana e Pedro Azevedo
Gerência de Cinemas e Teatro: Flavia Muluc (flavia@dragaodomar.org.br)
Bilheteria: (85 - 3219.5899)

Festa] INK ELEPHANT APRESENTA DELUXE PARTY BY LE VERNIS E LUÍS MARCELO & GABRIEL







Sexta, 12 de setembro

DELUXE PARTY by LE VERNIS !! Sexta Feira é tradição Pink Elephant, o House Music que traz as mulheres mais disputadas da cidade e dessa vez junto com a Le Vernis promete trazer a turma mais bonita de Fortaleza e a animação está garantida com nossos DJS residentes Dudu Pachedo e Pedro Garcia, a banda The Mob chega a Pink com o melhor do House.Vendas nas lojas @amojoliee @agnelli_mix. Ingressos Limitados. Mesas 8912.2852.

Dudu Pacheco

Para Dudu Pacheco "a música é uma necessidade tão essencial quanto respirar". Assim é desde sua infância.
Por influência de seus pais, cresceu escutando clássicos do Rock n´Roll em meio à aulas de piano, estudos e esportes. Nascido no Rio de Janeiro conheceu o hiphop em sua primeira viagem ao exterior, estilo que seguiu consigo nos primeiros anos de sua carreira musical. Sob o codinome "DDC" comandou pistas e arenas durante 6 anos. Sempre apostando em uma sonoridade voltada para a pista, especialmente para o público feminino. Com o passar do tempo, Dudu adquiriu amadurecimento pessoal e musical.

Pedro Garcia
Referência na alta sociedade cearense, Pedro Garcia é conhecido por participar dos eventos mais VIPs do Estado, sendo respeitado por apresentar gosto musical e técnica apurados e alta qualidade em seu seleto set list. Com seu estilo único e refinado, o DJ é sinônimo de glamour e status nos eventos em que participa.

Em constante pesquisa e sempre antenado com as novas tendências mundiais da House Music, o DJ cativa o público pela simpatia, apuro musical, tecnologia nos equipamentos e por seu profissionalismo. Qualidades que têm feito de Pedro Garcia uma constante nos mais badalados eventos e casas noturnas de Fortaleza, além de residências nos Dinners e Club’s mais conceituados do País. Suas maiores influências passeiam por vários estilos, desde Nu-Bossa, passando pelo Disco Music e Soulful até a House Music


Sábado, 13 de setembro

COUNTRY FEELINGS !! Sábado a Pink Fortaleza irá ser palco da dupla que arrasta multidões por onde passa, Luis Marcelo e Gabriel chegam na Pink e vão fazer todo mundo rodar o copo na cabeça, a Banda Sertanois que é a queridinha de Fortaleza e nosso incrivel DJ residente Dudu Pacheco continuam a festa na casa mais animada da cidade.Vendas nas lojas @amojoliee @agnelli_mix. Ingressos Limitados. Mesas 8912.2852. #countryparty #baladatop #estouronapink #PinkFortaleza

LUÍS MARCELO & GABRIEL

Uma das mais novas e talentosas duplas sertanejas do Brasil, que em menos de um ano de formação já se torna referência do sertanejo cearense, lotando as casas de shows em Fortaleza e arrastando multidões pelo interior do estado.

Essa história começou há 10 anos quando Luis Marcelo ainda era cantor solo e fazia seus shows pelas noites cearenses. Apesar de uma carreira sólida e bem sucedida, em outubro de 2010, Luis Marcelo convidou seu irmão caçula para compartilharem o mesmo sonho: viver da música e para a música.
Enquanto muitos observam seus ídolos cantarem em programas de TV ou mesmo escutam suas canções pelo rádio, o que a dupla não poderia imaginar, é que eles receberiam um presente dos seus ídolos: sua música “FLORES” foi gravada pela dupla “Bruno e Marrone” e faz parte do álbum “Juras de Amor”.

Falar do amor é algo que se tornou frequente em suas composições, sentimento esse que os fez criar a dupla, compor suas músicas e trabalharem em busca de proporcionar parte da alegria que sentem ao subir no palco. O sonho da formação da dupla foi realizado, mas a luta por outros sonhos está apenas começando. Luis Marcelo e Gabriel, duas histórias... Uma conquista!

Vídeos - Luís Marcelo & Gabriel @ http://www.youtube.com/user/luismarceloegabriel


SERVIÇO:

Onde?
Pink Elephant Fortaleza
Av. Desembargador
Moreira, 1741 – Aldeota
www.pinkfortaleza.com.br

Quando?
Sexta, 12 de setembro – Deluxe Party by Le Vernis: Dudu Pacheco, Pedro Garcia e The MOB
Sábado, 6 de setembro – Luís Marcelo & Gabriel

Quanto?
Ingressos antecipados na Jolie e Agnelli Mix (Virgilio Távora)
Feminino R$ 50 | Masculino R$ 70

Recomendamos a compra de mesa:
Valor da mesa para sócios - R$ 650,00 // 100% revertidos em consumo.
Valor da mesa para não- sócios - R$ 1.000,00 // 100% revertidos em consumo.

Reservas:
(85) 8912.2852

Informações:
(85) 3037.4662

Diversão] Free Lancer Producções traz a Fortaleza Sérgio Mallandro com o stand up comedy “Sem Censura”



A Free Lancer Producções traz novamente a Fortaleza o grande sucesso do stand up comedy Sem Censura, estrelado por Sérgio Mallandro e com apresentações nos dias 20 e 21 de setembro, no palco do Teatro do Via Sul Shopping. Com seu humor característico e consagrado popularmente, o Rei do Glu-Glu diverte a plateia com performances que marcaram sua trajetória na televisão e histórias de sua carreira desde a estreia como jurado do programa de calouros no SBT, ao lado de Sílvio Santos.
Com texto, direção e atuação de Sério Mallandro, em Sem Censura as participações na TV Globo, na década de 1990, ao lado de Xuxa e Chico Anysio também são lembradas, assim como as passagens pelo cinema, histórias familiares e relacionamentos amorosos. Além disso, entram também no espetáculo os episódios vividos recentemente por ele e seus companheiros no reality show ‘A Fazenda’.
O artista entretém a plateia com suas histórias hilariantes e seu estilo próprio de humor, sempre interagindo com o público. Famoso por suas cômicas músicas, como ‘Bilú Teteia’ e ‘Um Capeta em Forma de Guri’, Mallandro também dança nos seus espetáculos, arrancando gargalhadas do público com suas performances.
Sucesso de público por onde passa, Sem Censura é garantia de boas risadas e quem ainda não viu o espetáculo, com certeza está perdendo! Com duração de aproximadamente 80 minutos, todo mundo se diverte muito e deixa o teatro com a vontade de voltar mais vezes.
Texto, direção e atuação – Sérgio Mallandro
Diretora assistente - Mary Leão
Produção – Sérgio Tadeu

SERVIÇO:
Sem Censura, stand up comedy com Sérgio Mallandro
Data: 20 e 21 de setembro de 2014
Horários: Sábado às 21h e Domingo às 20h
Local: Teatro do Via Sul Shopping (Avenida Washington Soares, 4335 – Sapiranga)
Preço: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia), ingressos já à venda na bilheteria do Teatro ou no site ingresso.com
Classificação: 16 anos

Mais informações: 85 3261.0654 / 3052.8027

Diversão] Boteco Praia, a melhor opção para curtir todo dia




No Boteco Praia, a diversão é garantida durante todos os dias do ano! O bar é sinônimo de descontração, boa música e garantia de um bom atendimento, chopp gelado e delícias gastronômicas. Todos os dias a casa abre para o happy hour com shows ao vivo para ambientar o clima.

Localizado na Avenida Beira Mar, com espaço para 500 pessoas, o Boteco Praia oferece variado menu de petiscos de boteco tradicionais e a base de frutos do mar, além de menu a la carte, disponível também para o almoço nos finais de semana. A casa conta também com excelente carta de vinhos, espumantes e champanhe.

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO – SHOWS AO VIVO

4ª-feira
20h30 Neto Rodrigues (Pop rock nacional e som de barzinho)

5ª-feira
20h30 Sergio e Leo (Sertanejo)

6ª-feira
17h00 Neto Rodrigues (Voz e violão)
19h00 Zona Azul (Pop rock nacional e internacional)
22h00 Outdoor (Pop rock nacional e internacional)

Sábado
13h às 17h Feijoada do Boteco Praia com a banda Chorinho de Boteco
17h00 Singular (Pop rock nacional e internacional)
20h30 Vitrola 55 (Rock acústico)
23h00 Stefano Marques (Surf music)
*Aos sábados o couvert só é cobrado a partir das 17h

Domingo
18h00 Mel Mattos (Bossa Nova e MPB)
20h30 Neto Rodrigues (Pop rock acústico)

2ª-feira
20h30 Marcos Nunes (MPB, voz e violão)

3ª-feira
20h30 Vitrola 55 (Rock acústico)

SERVIÇO
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, a partir das 17h; sábados e domingos, a partir das 11h30
Bufê Feijoada (aos sábados): R$ 31,90 por pessoa
Couvert Artístico: R$ 5,90
Mais informações e reservas: (85) 3248.4773

Teatro] Daniele Winits e Júlio Rocha apresentam espetáculo “Quem Ri Por Último Ri Melhor” em Fortaleza




Andy Warhol profetizou que ‘um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama’.  Em um mundo repleto de BBBs e afins, este momento parece ter chegado, trazendo consigo uma nova questão: como se manter no topo? É sobre esses tempos de vale-tudo para conquistar e seguir sob os holofotes, onde a aparência se sobrepõe à essência, que se debruça “Quem Ri Por Último Ri Melhor”, texto do famoso escritor americano, Douglas Carter Beane, indicado ao Tony em 2007, e traduzido por Artur Xexéo. Um olhar ácido sobre o tema, que conjuga com o pensamento de Nietzsche, “quando o reconhecimento de muitos por um único afasta qualquer pudor, nasce assim a fama”. Com direção de Cininha de Paula e Danielle Winits, Júlio Rocha, Rainer Cadete e Sara Freitas no elenco, o espetáculo estará em cartaz no Teatro do Via Sul Shopping nos dias 13 e 14 de setembro.
Danielle Winits interpreta Dione, papel que deu o Tony de melhor atriz a Julie White. Famosa agente de atores, ela procura manter em evidência seu pupilo, o astro de TV Mateus (Júlio Rocha), mas precisa ainda proteger a imagem do galã, escondendo sua sexualidade. O problema se agrava quando Mateus conhece Alex (Rainer Cadete), um garoto de programa, e os dois se apaixonam. O próprio Alex, contudo, não tem certeza das suas escolhas, pois tem uma namorada, Helena (Sara Freitas). Esta relação faz Mateus repensar suas escolhas, e uma teia de mentiras, sombras e aparências fica prestes a se romper.
O espetáculo traz uma série de dilemas morais e éticos, flagrando os personagens em um momento no qual são obrigados a se confrontar e descobrir sua essência. O texto desvenda os bastidores do show business e discorre sobre os meandros e artifícios na busca pelo sucesso. A ação se passa no Rio de Janeiro e a versão brasileira de Artur Xexéo  preserva o humor e a acidez original do autor. O consagrado José Dias assina a cenografia do espetáculo, que tem ainda figurinos de Sônia Soares e trilha sonora de Ricardo Leão, em uma realização da MF e Chaim Produções.
Integrante do projeto cultural Vivo EnCena, iniciativa da Vivo para as Artes Cênicas, a parceria permite uma série de ações além da temporada no Rio de Janeiro, como circulação de espetáculo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbio para todos. O espetáculo é apresentado pela Vivo por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.
Os ingressos estão à venda na loja Rubelitta, no shopping Jardins Open Mall, na bilheteria do Teatro do Via Sul Shopping e no site ingresso.com e custam R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia). O pagamento pode ser feito com cartão de crédito na bilheteria do Teatro e no site.



Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Ficha Técnica
Autor – Douglas Carter Beane
Versão Brasileira – Artur Xexéo
Direção – Cininha de Paula
Elenco – Danielle Winits, Júlio Rocha, Rainer Cadete e Sara Freitas
Cenário – José Dias
Figurinos – Sonia Soares
Trilha Sonora – Ricardo Leão
Assistente de Direção – Gustavo Klein
Produtor Executivo – Edgard Jordão
Produção Geral – Sandro Chaim
Realização – MF e Chaim Produções
Classificação Etária – 14 anos
Duração – 90 minutos

Serviço:
Espetáculo “Quem Ri Por Último Ri Melhor”
Local: Teatro do Via Sul Shopping
Data: dias 13 e 14 de setembro
Horário: Sábado às 21h e domingo às 20h
Ingressos: R$ 90,00 (inteira) e R$ 45,00 (meia) (cliente Vivo tem 50% de desconto na inteira)
Ponto de Vendas: Loja Rubelitta (no shopping Jardins Open Mall – pagamento apenas em dinheiro), bilheteria do Teatro do Via Sul Shopping e site ingresso.com
Mais informações: (85) 3052.8026 e 3047.1490

Programação] Programação cultural da semana 8 a 14 de setembro de 2014



 







// TEATRO DA TERÇA [Programa da Temporada de Arte Cearense]

Espetáculo "Ensaio para um silêncio"
Grupo Expressões Humanas – Direção: Herê Aquino
Livremente inspirado em “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, o espetáculo é uma tentativa de captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação.  Livremente inspirado na última obra lançada em vida por Clarice Lispector o espetáculo se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos eus que duelam na criação dos personagens.

Diante de fatos reais o criador dilata o micro para chegar ao macro e vice e versa, se perdendo em meio a inúmeras divagações de cunho existencial e social no intuito de captar a vida de uma retirante nordestina perdida na cidade grande.  O espetáculo tece as artimanhas da própria narrativa para explicar a criação, montagem e apresentação da própria obra. Por meio dos personagens os atores vão seduzindo o público com a sensibilidade de quem percebe a complexidade do ser na simplicidade da alma humana.

+ Dias 9 e 16 de setembro e 14 e 21 de outubro, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Classificação: 14 anos.



// FAROL – Rodada de Negócios
Criar um ambiente propício para fortalecer a produção audiovisual cearense é um dos eixos no qual se ergue FAROL – Festival Internacional de Cinema de Fortaleza. Realizado pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o festival que acontece de 3 a 10 de setembro, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco e outros espaços do Dragão, apresenta ao público não só a exibição de grandes filmes. Nos dias 8, 9 e 10 do FAROL, uma Rodada de Negócios aproximará sete grandes players nacionais de TV e cinema dos produtores e realizadores locais.

“A ideia é que emissoras e distribuidoras convidadas comprem produtos apresentados por gente daqui ou negociem a produção de conteúdo. Podem participar, portanto, tanto quem já tem um produto pronto quanto quem tenha apenas um projeto, em qualquer estágio, podendo se associar a alguns desses players e desenvolver algo em conjunto”, explica Tarciana Portella, produtora da Rodada, que conta também com o apoio do SEBRAE/CE.

Além de negócios efetivos, o objetivo é também que os players prestem consultoria. Quem está começando terá a chance de falar com gente experiente do mercado, explicar o que este mercado quer e se preparar para formatar projetos que efetivamente possam sobreviver. Estarão presentes: Box Brasil, Curta!, TV Brasil, Elo Company, Grupo Bandeirantes, CineBrasil TV e Play TV.

Das 9h às 10h30, sempre ocorrerá a palestra dos players, que é aberta ao público. Das 10h30 às 17h, os atendimentos são individuais e se dão por meio de inscrição (realizada até o último dia 5 de setembro). Confira a programação:

Dia 8 (segunda-feira):
Box Brasil - Representante: Ramiro Azevedo
Play TV - Representante: Rodrigo Lariú

Dia 9 (terça-feira)
Empresa Brasil de Comunicação / TV Brasil - Representante: Samantha Ribeiro
Curta! - Representante: Isadora Malta e Bibiana de Sá
Elo Company - Representante: Margot Brandão

Dia 10 (quarta-feira)
Arte 1/ Grupo Bandeirantes - Representante: Mário Diamante
Cine Brasil TV - Representante: Hermes Leal

+ Dias 8, 9 e 10 de setembro, das 9h às 17h, no Auditório do Porto Iracema das Artes. Mais informações: www.cinemadodragao.com.br/farol



// LITERATURA

LEITURAS NO DRAGÃO [Programa da Temporada de Arte Cearense]
O Verso Agreste: A Poética de Jáder de Carvalho
Grupo Sertão-Poesia
Um percurso pela vida e pela obra de um dos grandes escritores cearenses. Entre Quixadá e Fortaleza, sem nunca ter deixado o torrão natal, Jáder de Carvalho figura entre os mais significativos nomes da intelectualidade cearense. Escritor, jornalista, professor e sociólogo, seu vulto permeia a constituição do nosso patrimônio histórico e cultural.
+ Dia 13, às 17h, no Auditório. Acesso gratuito.




// SEMINÁRIO DE JORNALISMO CULTURAL

Promovido pelo Centro Dragão do Mar de Arte e o Porto Iracema das Artes, o Seminário de Jornalismo Cultural será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, trazendo oficina e debates em torno dos conceitos de jornalismo e cultura e os contextos atuais nos quais estão imersos. Grandes nomes do gênero no Ceará e Brasil estarão presentes.

Qual o lugar do debate e da crítica cultural no jornalismo hoje? O que muda nesse debate quando muda o lugar em que ele acontece? Como o jornalismo cultural confronta outros gêneros de análise e opinião, como a economia, a sociologia, a ciência política? Esses são alguns pontos que vão movimentar o Seminário de Jornalismo Cultural do Dragão do Mar.

Não é necessário fazer inscrição prévia nem para os debates nem para as oficinas. Recebe o certificado da oficina quem estiver presente nos dois dias do evento e assinar folha de frequência. Confira a programação gratuita.

Oficina “Jornalismo Cultural: vias de entrada e saída”
Com o jornalista e editor Schneider Carpeggiani

Num momento em que se fala tanto da crise do jornalismo, esse breve curso tratará do jornalismo cultural como uma espécie de alegoria dessa crise. A perspectiva das aulas é debater conceitos como jornalismo e cultura, sempre em busca de processos de desconstrução e reconstrução dos mesmos. As aulas constarão de leitura de textos teóricos e jornalísticos, análise de jornais e da idealização de um projeto prático que deverá ser entregue pelos alunos após o final das atividades, para análise posterior. Serão debatidos textos de nomes como Dorothy Parker, Bernardo Carvalho, Nelson Rodrigues, Marilena Chauí, Pedro Alexandre Sanches, Heloísa Buarque de Holanda, Ana Maria Bahiana, Adauto Novaes, além de textos da imprensa que discutam a atual função do jornalismo.
+ Dias 11 e 12, das 14h às 18h.

Debates
Mesa “Tempo e espaço do jornalismo cultural”
Com Paulo Werneck, Regina Ribeiro e Schneider Carpeggiani
 Aqui, vamos pensar as condições de produção e circulação do jornalismo cultural, além de refletir sobre suas atuais fronteiras temáticas e metodológicas.
+ Dia 11 de setembro, às 19h, no Auditório do Dragão.

Mesa “Escrever e pesquisar crítica cultural”
Com Dellano Rios, Edma Góis e Henrique Araújo
 Aqui, queremos falar sobre as proximidades e distâncias entre o jornalismo cultural praticado em uma "redação" e o realizado numa universidade.
+ Dia 12 de setembro, às 19h, no Auditório do Dragão.


CURRÍCULOS DOS CONVIDADOS

Paulo Werneck é editor, jornalista, tradutor. Foi o curador da Festa Literária Internacional de Paraty de 2014. Como editor, trabalhou nas editoras Companhia das Letras e Cosac Naify. Também esteve à frente do caderno “Ilustríssima”, da Folha de São Paulo.

Regina Ribeiro, jornalista, mestre em Literatura Comparada pela UFC. Como jornalista trabalhou por 18 anos na redação do O POVO como repórter de várias áreas e editora de Economia (1997-2004), Política  (2001) e Cultura (2004-2009). Foi ombudsman do jornal em 2002. Atualmente, trabalha como editora da Fundação Demócrito Rocha e é curadora do Espaço O POVO de Cultura & Arte.

Dellano Rios é formado em Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará e mestre em Sociologia pela mesma instituição. Jornalista cultural, integra a equipe do Diário do Nordeste desde 2005. Atualmente, é editor do Caderno 3, responsável pela cobertura diária das pautas culturais. É autor do livro "O Povo Fez Sua Santa", obra vencedora do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense / 2010, da Secult-CE

Henrique Araújo é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, editor-chefe do Núcleo de Cultura do O POVO e cronista do mesmo jornal. Já colaborou com veículos como "Playboy" e revista "Piauí". Escreve no blog henriquearaujo.blogspot.com.

Schneider Carpeggiani é Formado em comunicação social, possui mestrado e doutorado em teoria literária pela UFPE. Atua também como curador. É editor do Pernambuco (www.suplementopernambuco.com.br), suplemento literário do Estado, e responsável pela editora de e-books Cesárea (www.cesarea.com.br).
Edma Góis é jornalista e doutora em Literatura pela Universidade de Brasília. Atuou como repórter, assessora de imprensa e assessora de comunicação entre 2000 e 2010. Tem experiência nas editorias de Cidades e de Revista (Correio Braziliense) e Cultura (Diário do Nordeste), tendo produzido também para a editoria de Brasil (Correio Braziliense).  



// CIRCUITO DE MÚSICA ERUDITA

Sax in Cena
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.
+ Dia 14, às 18h, no Auditório. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia).



// PANORAMA [Programa da Temporada de Arte Cearense]

Hilo Barata
Show "Eterno Sonhador"
Eterno Sonhador é o nome de uma das composições de Hilo Barata com os arranjos adaptados ao acompanhamento de "regional", forma tradicional da instrumentação do choro, composta por violão de sete cordas, cavaquinho, bandolim e pandeiro. O grande foco do show é mostrar o trabalho autoral desse compositor. Suas músicas são originalmente peças solos para violão, mas ganharam novos arranjos e timbres a partir da parceria com o Regional Chega Chora.
+ Dias 12 e 26, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.


// DRAGÃO POP MUSIC

Shows de Ira! e Detonautas

O Dragão Pop Music é um projeto da Stallo Produções que apresenta, periodicamente, na Praça Verde do Dragão do Mar, grandes shows de artistas e grupos de renome nacional e que fazem parte do cenário desde os anos 1980 e 1990, bem como nomes que estão surgindo no atual contexto do Pop Nacional. Os shows de abertura ficam por conta de tradicionais bandas locais. Desde abril de 2014, já passaram pelo palco do Dragão Pop Music: Cidade Negra, Donaleda, Humberto Gessinger e Capitão Eu e Os Piratas Vingativos. Neste mês, a terceira edição do Dragão Pop Music apresenta Ira! e Detonautas.

IRA!
Depois de um recesso de sete anos, o Ira! está de volta. O guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista Nasi retomaram os ensaios em março e já têm vários shows marcados. Os fãs, ávidos por ver a banda mais emblemática de São Paulo, irão ao delírio com esse reencontro, que parecia improvável tempos atrás. O Ira!, sedento pelo palco e saudoso do público que os acompanhou por tantos tempo, promete um show inesquecível na retomada dessa história que começou há 34 anos, quando Scandurra e Nasi fundaram o Ira!.

A ideia é voltar aos palcos tocando os clássicos do Ira! e compor novas canções. Integram a banda os músicos Daniel Rocha (baixo), Evaristo Pádua (bateria) e Johnny Boy (teclados). No repertório, clássicos absolutos como "Flores em Você", "Dias de Luta", "Núcleo Base", "Tolices", "Envelheço na Cidade", "Quero Sempre Mais", "Tarde Vazia" e "Girassol".

DETONAUTAS
Foi um hiato de seis anos. O trabalho anterior, em 2009, fez um apanhado de tudo o que a banda conquistou nos, até então, 11 anos de estrada. De lá para cá, turnês se passaram, a entrada no RockWall Brasil aconteceu e algumas músicas do novo disco, como "Quem é você", "Vamos viver" e "Acredite no Seu Coração", começaram a marcar presença nos shows e rádios de todo o país.

Rio de Janeiro, 2014: formado por Tico Santa Cruz (vocal e guitarra), Phillipe (guitarra e vocal de apoio), Renato Rocha (guitarra), André Agrizi (baixo), Fábio Brasil (bateria) e Cléston (DJ e percussão), o Detonautas Roque Clube volta à cena, com A Saga Continua. O quinto álbum de inéditas termina com o jejum de forma de forma marcante: o novo disco será duplo e com 18 novas faixas, sendo uma delas regravação. E o lançamento oficial deste novo álbum do Grupo será em Fortaleza, no Dragão Pop Music!

+ Dia 13, às 21h, na Praça Verde. Ingressos: 1º lote: Pista R$ 45 (meia) / R$ 90 (inteira) // Front Stage R$ 65 (meia) / R$ 130 (inteira).


// TEATRO DE RUA [Programa da Temporada de Arte Cearense]

 Espetáculo "A Farsa do Cuviteiro"
Grupo Juká de Teatro – Direção: Robson Cavalcante
Em Olinda, reino de Baco a beira do mar, a mulher mais bela do mundo sai uma única vez por ano a janela durante o carnaval – e canta. Há oeste dali, nos Inhamuns, uma légua de onde Judas perdeu suas botas, um Jovem-Senhor-Conde padece de amores por ela – e chora. Uma junta dos melhores médicos do mundo dá por perdida a causa. Então entra na estória o cabinha mais traquina de nossa cultura popular: Malazartes!
+ Dias 11, 18 e 25, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

// DANÇA


QUINTA COM DANÇA EXPERIMENTAL [Programa da Temporada de Arte Cearense]

Pilar│Convergência do Olhar
Intérpretes-criadores: Leonardo Sousa, Luana Reis, Natália Almada, Vanessa Viana e William Pereira
Este trabalho abriga a experiência do corpo em meio a extremos convergentes. O indeterminado e o determinado; o fluído e o concreto; o vertical e o horizontal são todos binômios que conservam uma relação não divergente entre si nesta composição. Esses são elementos inspirados na relação entre um corpo observador/experienciador e uma paisagem híbrida composta por uma arquitetura ruída em confluência a uma natureza em seu estado bruto.
+ Dias 11, 18 e 25, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Classificação livre.




QUINTA COM DANÇA [Programa da Temporada de Arte Cearense]

Espetáculo "Instante Cíclico"
Acto Cia. de Dança – Diretor e coreógrafo: Márcio Reis
Um espetáculo de dança contemporânea que recorre da realidade distinta do movimento corporal dos bailarinos, transformado e adaptado a um novo estilo, que tecem cenas infinitamente cíclicas no espaço em volta. Inspirado em um pequeno trecho do texto "Eterno retorno" de Friedrich Nietzsche, a estrutura coreográfica aborda os ciclos repetitivos da vida: estamos sempre presos a um número limitado de fatos, fatos estes que se retiram no passado, ocorre no presente e se repetirão no futuro. O presente trabalho apresenta de forma clara o extremo prazer das pessoas pelas pequenas coisas, que de alguma forma lhes causam sensações, descobertas, sexualidade, etc. E que estas sensações em algum momento futuro se repetirá infinitas vezes.
+ Dias 11, 18 e 25, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia). Classificação livre.



// FESTIVAL NORDESTE DE MÁGICA 2014

Nos dias 12, 13 e 14 de setembro, Fortaleza sediará um dos maiores festivais de mágica do Brasil, o Festival Nordeste de Mágica (FENOMA) no Centro Dragão do Mar. Este é o 11º ano do festival que já reuniu ao longo da sua história mais de 1.000 mágicos de diversos pontos do mundo e um público estimado de mais de 10.000 pessoas. A organização é do Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (NUAMAC).

Para este ano, a atração mais esperada é Jeff McBride, um dos principais nomes da mágica de Las Vegas (USA), celeiro mundial de grandes mágicos. Também estão confirmados artistas de outros importantes centros de referência, como Argentina, Daniel Haley e Rafael Haley, e Paraguai, Dante Deckmann. No hall de artistas brasileiros, estarão alguns dos maiores mágicos do país, Henry Vargas, campeão mundial, e do Nordeste, Pedro Martins, Jeff, Ryan Rodrigues, Goldini, Thiago Eto, Alexandre Yoshida, Dr. Mágico, Mr. Tadem e Ice Rick.

O FENOMA é divido em conferências mágicas, leilão, feira de produtos mágicos e competição, exclusivos para mágicos profissionais e amadores, além de apresentação de espetáculos para o grande público no Dragão do Mar, Praia de Iracema. O Dr. Mágico, de Fortaleza, fará uma apresentação em homenagem ao centenário do Dragão do Mar. A produção executiva do festival é do mágico brasileiro Danntys (Fernando Dantas), que é o atual presidente, e um dos fundadores do Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (NUAMAC).

De acordo com o presidente, o festival é um dos maiores eventos da arte mágica no país, tendo o público a oportunidade de assistir a grandes espetáculos do ilusionismo nacional e internacional. O FENOMA também abre oportunidade para que diversos mágicos possam se reciclar em seus conhecimentos, e se preparar para participar de competições nacionais e internacionais. “Queremos ainda trazer o Festival Latino Americano, o FLASOMA, pela primeira vez para o Brasil, tendo Fortaleza como cidade sede, em 2017”, revela Dantas. “Temos a certeza de que estamos preparados, pois há 11 anos por meio do FENOMA e de outras ações temos conseguido profissionalizar e disseminar esta arte”, completa.


AMIGOS MÁGICOS
A mágica é um setor que depende do sigilo de suas técnicas. Para tanto, mágicos profissionais e amadores se reúnem em associações no mundo todo, promovendo eventos e difundindo o trabalho dos seus associados. Foi assim que surgiu o Núcleo de Amigos Mágicos do Ceará (NUAMAC). Com a criação deste núcleo em 2003, o grupo criou o Festival Nordeste de Mágica (FENOMA), que realiza festivais em Fortaleza há 11 anos, além de participar de festivais de mágica na América Latina e no Brasil.

+ Dias 12 e 13, às 19h; e dia 14, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Programação e Inscrições para Conferências, Feira Mágica e Competição www.fenoma.com.br.



// FUXICO NO DRAGÃO
 Pensado para quebrar a rotina de marasmo do domingo, o Fuxico do Dragão promove encontros semanais com feira, comida e música, sempre ao cair do sol. São 20 expositores com artigos originais em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos. Para embalar a tarde tem ainda música. Neste domingo, quem dá o tom é a banda Canção do Exílio, homenageando Fausto Nilo, e o DJ Gilvan Magno.

O projeto CANÇÃO DO EXÍLIO é uma imersão na música popular cearense. Pretende estimular a difusão das composições não conhecidas pela grande mídia ou com menor apelo comercial dos nossos principais compositores. No formato de quarteto, composto por violão, voz, baixo e bateria, os integrantes pretendem construir um diálogo entre as composições dos músicos Raimundo Fagner, Ednardo, Petrúcio Maia, Belchior, Fausto Nilo, Ricardo Bezerra, entre outros. As canções foram rearranjadas de forma original, ganhando ares de jazz e de blues, inovando a música popular cearense.
+ Dia 14, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


// Tertúlia em Copenhague – O baile mais Rock’n’roll da cidade

Tertúlia em Copenhague é um show comemorativo pelo aniversário de vida e de carreira do músico Saulo Carvalho que celebra 10 anos como produtor musical na cidade. Além disso, é um presente, pois todos os músicos e convidados estarão contribuindo para a ida do aniversariante à cidade de Copenhague para representar o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará em um evento científico internacional; o evento se chama The 15th Global Conference on Environmental Taxation: environmental taxation and emissions trading in an era of climate change. Saulo Carvalho teve a aprovação de dois artigos científicos para a apresentação nesta conferência.

No espetáculo, portanto, estarão presentes muitos amigos que foram parceiros de trabalho ao longo desses anos para tocar um repertório festivo e bastante eclético, que inclui canções de Chico Buarque, Beatles, Los Hermanos, Ednardo, Elvis Presley, Tom Zé, Pink Floyd, REM, Raul Seixas, Mutantes, Novos Baianos dentre outros.

Tertúlia em Copenhague leva ao público um grande grupo de músicos com os mais diversos instrumentos para integrar uma super banda no palco. Músicos renomados na cidade, como o violonista Tarcísio Sardinha, o maestro Gladson Carvalho, o compositor Valdo Aderaldo, o saxofonista Lucas Pantera com toda uma sessão de instrumentos de sopros e cordas, formarão uma pequena orquestra que se unirá à banda-base, formada por músicos de alto nível provenientes das mais diversas bandas cearenses como: os tecladistas Herlon Robson (compositor de trilas sonoras como as de Rosemberg Cariri), Michel Marks (Fagner), o guitarrista Abraham Carlos (Banda 085), os baixistas Romualdo Bass (Renegados), Kildare (Banda Rubber Soul) o baterista Saulo Herculano (Orquestra Filarmônica do Ceará) percussionista Samuel Florêncio (Waldonys, Chico Pessoa, Nagib) dentre outros.

O espetáculo terá formato similar ao do último trabalho do mesmo produtor [Saulo Carvalho] apresentado no anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
+ Dia 14 de setembro, às 19h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia).