Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

AGOSTO] Instituição oferece cursos online para terceira idade

  

A Universidade Sem Fronteiras, instituição de ensino e convivência voltada para o público maduro, está com matrículas abertas para o segundo semestre de cursos online. As temáticas são divididas em 6 áreas: Mente, Alma, Idiomas, Música, Filosofia e Novas Mídias. 

Os cursos que estão com vagas abertas são: Ginástica cerebral, Fortaleça seu cérebro e Grupo de Convivência (Mente); Como construir uma vida com um novo sentido (Alma); Inglês, Francês e Espanhol (Idiomas); Teclado, Coral, e Técnica Vocal e canto (Música); História do Povo de Israel 2º módulo: Do exílio babilônico à sabedoria talmúdica, e Dostoiévski: os últimos Grandes Romances (Filosofia); e Tecnologias Digitais: computador, smartphone e smart TV (Novas mídias). 

“Nesse momento em que ainda precisamos permanecer em casa, nada melhor que usar o tempo de forma produtiva, aprendendo algo novo ou quem sabe realizando um sonho antigo, de conhecer uma língua estrangeira ou tocar um instrumento. Enquanto aprendem, nossos alunos convivem com outras pessoas, interagem e ampliam a visão nessa importante fase da vida”, afirma Maria Cecília Cavalcante, diretora administrativa da Unisf. 

Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site da instituição (https://unisf.com.br/mente/ginastica-cerebral/) e as matrículas podem ser feitas por telefone: 3224-0909 // 98202-3297. Caso prefiram, interessados podem participar do plantão de atendimento presencial, que acontece mediante agendamento prévio, seguindo todos os protocolos de segurança. A sede da Unisf fica na Rua Nunes Valente, 919 - Aldeota.

AGOSTO] Descontos ajudam estudantes a darem o primeiro passo na conquista do ensino superior

 Campanha da Estácio Ceará retorna mais uma vez em agosto 

Os candidatos que não conseguiram aproveitar os descontos do já tradicional Megavestibular da Estácio Ceará, realizado no início do mês, terão uma nova oportunidade para ingressar em diversos cursos de graduação, com descontos especiais durante todo o curso. A campanha também é válida para os candidatos que utilizarem a nota do Enem como forma de ingresso, conforme regulamento. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas diretamente no link inscricoes.estacio.br ou pelos telefones 0800 880 6767/4003-6767. 

O Megavestibular será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, simultaneamente em diversos campi e polos de ensino a distância distribuídos em todo o país. Durante a ação, os calouros da graduação presencial da Estácio em Fortaleza, vão garantir 70% de desconto durante um ano, além de 50% durante todo o curso. Já os estudantes da modalidade a distância, garantem 70% de desconto no primeiro semestre e 60% durante todo o curso. Na Estácio Ceará, os candidatos poderão escolher entre diversas opções de graduação como arquitetura, direito, além de muitos outros. 

Os candidatos aprovados deverão confirmar a matrícula, com o pagamento referente à primeira mensalidade, até o dia 26 de agosto, iniciando as aulas no segundo semestre de 2020. A oferta não é válida para a graduação em Medicina e os cursos contemplados na campanha podem variar de acordo com a unidade ou polo de ensino digital escolhido. Todos os detalhes estão disponíveis no regulamento da campanha em http://www.estacio.br/regulamentos. 

Ao iniciar seus estudos, o aluno contará com diversas vantagens como material didático digital sem custo; um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores; amplo acervo bibliográfico; orientação de carreira e encaminhamento para o mercado de trabalho, entre outras vantagens. Antigos e novos estudantes contam ainda com o seguro educacional, que protege os alunos que tenham perdido o emprego. Totalmente sem custos, o benefício garante um crédito de até seis vezes o valor da mensalidade. Saiba mais informações em https://portal.estacio.br/seguroeducacional. 

Vestibular Presencial e Online 

As avaliações deverão ser agendadas pelo telefone 4003-6767, ou no portal da Estácio em um dos horários disponíveis, de acordo com a programação da unidade ou polo escolhido. Os candidatos poderão optar por realizar a avaliação online ou presencial, que seguirá as determinações dos protocolos de segurança e condições sanitárias previstas pelas autoridades. O uso de equipamentos de segurança será obrigatório e as medidas adotadas têm por objetivo garantir a segurança e a saúde dos estudantes. No vestibular online, o candidato precisa estar atento à conexão de internet e deve permanecer em um ambiente calmo que facilite a concentração. Após ler as instruções com atenção, o estudante poderá iniciar a avaliação que possui o tempo limitado em até uma hora ininterrupta. 

Ingresso sem vestibular 

Na Estácio é possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para ingressar no ensino superior. Poderão participar os estudantes que obtiveram pontuações acima de 300 na redação e 100 em cada uma das provas objetivas. 

AGOSTO] Os Normais, Tá Chovendo Hambúrguer, Dentro da Minha Pele, shows e transmissão de jogo do Fortaleza são destaque na quarta semana no Go Dream Fortaleza Drive In

 

A programação do quarto final de semana de atividades do Go Dream Fortaleza Drive-In segue a todo vapor e para todos os públicos, começando nesta quarta-feira (19), oferecendo cinema, em diversos gêneros e para todos os gostos, e ainda música e futebol.

 

A exibição de produções nacionais e internacionais premiadas tem como destaque o filme brasileiro de comédia Os Normais; o líder de bilheteria mundial Missão Impossível: Efeito Fallout; além do documentário brasileiro Dentro da Minha Pele. Quem gosta de música também tem o seu espaço no Drive In com a sessão especial Marília Mendonça + Todas as Mulheres do Mundo. A criançada também terá diversão garantida com a exibição de filmes como Tá Dando Onda; Tá Chovendo Hambúrguer. 

Nesta semana, um dos destaques ficará para a transmissão esportiva de futebol, garantindo à torcida do Fortaleza uma nova opção de acompanhar a caminhada do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Na quarta (19), será transmitido o jogo Goiás x Fortaleza, que contará com a animação da dupla sertaneja Fran & Diego no pré-jogo e abertura dos portões às 18h30. 

O Go Dream Fortaleza está montado no estacionamento do Centro de Eventos do Ceará e funcionará até o dia 20 de setembro, com programação diversificada e sessões diárias de cinema. A entrada tem preços variados de acordo com a atividade (cinema, shows/espetáculos ou transmissão de jogos), com um valor único por carro, com um máximo de quatro pessoas por automóvel, recomendando-se até duas pessoas para uma melhor experiência. A capacidade é de 100 vagas ao ar livre para veículos. Para garantir as medidas de segurança sanitária, durante a sessão não será permitido sair dos veículos. 

A modalidade meia-entrada solidária dá direito a valor de meia-entrada a todo o público, mediante o acréscimo de uma doação no valor de R$5,00, já inclusa no ingresso. Essa modalidade inclui também estudantes. Todas as doações serão destinadas para o projeto “Fome de Música”, uma campanha que contribui para o combate da fome arrecadando recursos para distribuição de alimentos aos brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade em meio à pandemia. Para saber mais, acesse https://www.fomedemusica.com/. Existe ainda o formato de Meia-entrada PCD, destinada a Pessoas com Deficiência. 

Tanto a compra do ingresso como as compras de alimentos e outros produtos dentro da arena serão por meio de tecnologia de pagamento sem contato, uma opção prática e segura, a partir do aplicativo do evento – que também deverá ser utilizado para agendamento do uso dos banheiros. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.godreambrasil.com.br, onde a programação será atualizada semanalmente. 

Neste quarto final de semana de exibições, a programação completa para o público de Fortaleza é a seguinte: pré-jogo com Fran & Diego e o jogo Goiás x Fortaleza (quarta-19); Tá Dando Onda, Os Normais e a sessão especial Marília Mendonça + Todas as Mulheres do Mundo (sábado-22); Tá Chovendo Hambúrguer, Missão Impossível: Efeito Fallout e Dentro da Minha Pele (domingo-23). 

O drive-in de Fortaleza integra o Go Dream, rede nacional de drive-ins da agência de live marketing  Dream Factory e tem como parceira regional a For You Eventos, que convidou outras quatro grandes empresas de eventos do Ceará para se unirem nesse projeto: Celebre, Invoga, Nativa e Social Music.


 



Grandes marcas envolvidas e ações diferenciadas

O Go Dream tem patrocínio Master da Budweiser e patrocínio da Ame Digital e da BR Distribuidora, marcas que estão presentes nas arenas oferecendo produtos, serviços e experiências para o público. 

A AmBev, além de disponibilizar os produtos do seu portfólio, está com ativação da marca Budweiser com diversas ações, entre elas, o Bud Store, que permite que a venda seja feita via app e o cliente receba direto no carro. A marca também contribui com conteúdos e talentos que têm relação com a Budweiser. 

A Ame Digital é o meio oficial de pagamento para a realização de compras e pedidos desde o ingresso até o drive-in, tudo isso com comodidade e segurança, utilizando tecnologia de pagamento sem contato, via QR Code. Já no app Nada Pay, o público poderá baixar como forma de facilitar os serviços de alimentos e bebidas e para o uso dos banheiros. 

A BR Distribuidora, por meio de sua franquia de lojas de conveniência BR Mania, é responsável por uma estrutura de alimentação na arena que contará com itens selecionados e toda a excelência de serviço e atendimento característico da rede, com os pedidos sendo entregues diretamente nos veículos, que, ao estacionarem no local escolhido por ordem de chegada, uma placa ao lado do carro informa a numeração da vaga e como o app Nada Pay deve ser acessado para realizar pedidos e solicitar fila virtual para banheiro. 

 

Go Dream Fortaleza Drive -In: 

Quarta-feira, das 18h30 às 23h. 

Sábado e domingo, das 17h às 00h30. 

Local: Estacionamento do Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz 

Capacidade: 100 carros. 

Sessões: até 3 por dia (a depender da programação)

 

Ingressos: 

1) Sessões de Cinema: 

Meia-entrada solidária: R$ 65 

Meia-entrada PCD: R$ 60 

Inteira: R$ 120

 

2) Transmissão dos jogos do Fortaleza: 

Sócio Torcedor (Meia Solidária): R$ 65 

Sócio Torcedor (Meia PCD): R$ 60 

- 

Não Sócio (Meia Solidária) R$ 85 

Não Sócio (Meia PCD) R$ 80

 

Inteira Única: R$ 120

 

 

 

AGOSTO] SESC Pompeia convida a atriz cearense Jéssica Teixeira para produzir documentário do espetáculo E.L.A

  

Foto: Beto Skeff


Um dos espetáculos mais prestigiados em 2019 nos palcos de Fortaleza, E.L.A recebe o convite da curadoria 


do Projeto de Desmontagem de ação virtual do SESC Pompeia/SP, para produção e lançamento do Documentário “Pudesse ser apenas um enigma”, em sua plataforma no canal SESC Pompeia no YouTube, dia 28 de agosto (sexta-feira), às 20h. A apresentação online será acessível para todas, todos e todes. 

Resultado de uma investigação cênica do corpo, suas releituras e potencialidades, a atriz e pesquisadora Jéssica Teixeira trouxe ao palco, o espetáculo solo “E.L.A”, no dia 06 de fevereiro de 2019 e, atualmente, prepara-se para lançar no dia 28 de agosto, às 20h, o documentário “Pudesse ser apenas um enigma”, dirigido por Jéssica Teixeira e Pedro Henrique, pela plataforma do Sesc Pompeia, convite, surgido durante o contexto de isolamento social dado ao novo corona vírus. 

E.L.A foi um projeto idealizado, desde 2017, com a direção de Diego Landin, e, em 2019, após a estreia no Cineteatro São Luiz (com uma plateia de quase 300 pessoas), realizou mais 30 apresentações com recepções e aplausos bastante calorosos, dentre elas em Fortaleza, em Porto Alegre (no 26º Porto Alegre em Cena) e em São Paulo (uma temporada de 8 apresentações no Espaço Cênico do SESC Pompeia).

O desafio agora é novo: é desmontar tudo que já estava montado! “É como se eu revirasse as minhas próprias entranhas em cada material, foto, do processo de pesquisa e criação. Pois, no documentário “Pudesse ser apenas um enigma” eu comento sobre as escolhas que fiz durante pesquisa, os recursos que eu utilizei no palco e como a estética e o discurso foram sendo construídos, então, mais uma vez, eu precisei resgatar vídeos, fotos, relatos, laudos médicos, exames desde do momento em que eu nasci”, explica Jéssica. 

Porque “E.L.A”, define Jéssica, é, também, como se constituí no mundo até hoje, “é como eu opero no mundo com o meu corpo, emancipando as pessoas pra que também reflitam em como operar no mundo com os seus corpos. E o documentário “Pudesse ser apenas um enigma” é o que está por trás da constituição desse corpo, artístico, sensível e político. O documentário é aquilo que não se vê n’E.L.A, à primeira vista.”, completa a atriz. 

Além disso, existe outro desafio que é pensar na linguagem do audiovisual. Pedro Henrique, que assina direção e o roteiro com Jéssica, relata “que ao receber o convite de Jéssica, pra dirigir e pensar o roteiro com ela, a primeira pergunta que fez a atriz foi “como pegar a força do teatro e transportar pro audiovisual? E como fazer um documentário de desmontagem de um espetáculo de teatro que não fosse apenas um relato do surgimento do espetáculo?”, questionou o diretor. 

Diretor e atriz fizeram releituras de algumas cenas do espetáculo como a cena em que a Jéssica aparece deitada de lado, como uma esfinge, e a cena em que ela direciona várias sensações com própria voz no blackout (escuro total).  “A gente colocou outros signos, novas camadas nessas cenas pra construir uma força no audiovisual parecida com a força sensorial que elas tinham, quando era vividas presencialmente no espetáculo. Quanto ao roteiro, é algo que eu penso no cinema de uma forma muito intuitiva. Então, por já ter trabalhado, desde o começo, e ter presenciado várias apresentações, o roteiro já me veio do começo ao fim. Eu já sabia o caminho que esse documentário ia traçar e aí a gente foi lapidando juntos.”, definiu Pedro Henrique. 

No documentário, Jéssica traz mais abertamente suas questões quanto à acessibilidade, pois ela também performa nas imagens e nas palavras os recursos acessíveis, pensando a LIBRAS e a audiodescrição como uma construção de uma linguagem artística, para além de um acesso à informação. Sempre pensar que acesso, explica Jéssica, é para todes, todas e todos e faz pensar sobre um lugar em comum no mundo, com todas as nossas singularidades e especificidades. 

“Eu não quero apenas me comunicar com uma pessoa com deficiência visual ou com uma pessoa surda, eu quero que elas fruam a obra como qualquer outra pessoa. Por isso, a atenção em diversos modos de como construir a obra. É um grande desafio que eu assumo daqui pra frente. Precisamos alinhar a Cultura, com a Educação e com as Políticas Públicas, urgentemente, pra conseguirmos caminhar com essas discussões e demandas”, enfatiza Jéssica. 

Para Pedro Henrique, a acessibilidade é algo que ele nunca tinha feito. E pensar, por exemplo, a audiodescrição não como algo meramente descritivo, mas como algo narrativo, artístico, e incorporar a LIBRAS na cena como um diálogo entre uma língua e uma linguagem, longe de pensá-la apenas como uma caixa ou numa janela ao lado filme, desconstrói várias fronteiras que o diretor achou que existiam até o início da criação do documentário.

No documentário, Jéssica Teixeira indica os caminhos vividos por sua trajetória pessoal e profissional com os limites e potencialidades do corpo e aponta suas singularidades e universalidades. Os temas chaves do espetáculo e do documentário são relacionados diretamente ao nosso corpo: beleza, saúde, política, feminilidade, limites e acessibilidade e nos faz refletir sobre aceitação e sobre o nosso lugar no mundo. A encenação, apresentada em 2019 e assinada por Diego Landin, aposta numa experiência estética clean e sofisticada. É o primeiro solo da atriz Jéssica Teixeira, que assume também a produção dessa obra. 

Agora, a materialidade presente, seja no corpo, na fala, nos objetos, redimensiona as possibilidades do fazer artístico. Como diz a própria atriz, “faço do corpo a matéria-prima bruta para todo o espetáculo, e com a chegada do livro da Eliane Robert Moraes, “Corpo Impossível”, começamos a construir essa desmaterialização do meu corpo para a peça e para o documentário”, completa Jéssica, que no documentário completa e traduz a linguagem do projeto num depoimento plural.  

 

Modelos 

Pudesse ser apenas um enigma. Mas, não. O corpo faz problema. O corpo dá trabalho. Pode ser muitos. Pode ser, inclusive, o que não queremos. O corpo será sempre o que ele quiser? É social. É político. É tecnológico. É inconsciente. Pensamento. Desejo. Invisível. Invasor. O corpo se despedaça. É estrutura. É movimento. Mas, sobretudo, é estranho. “Eu sou o outro e a outra. Teimo e re-existo. Ele se degenera e E.L.A se faz impossível”, enfatiza a atriz. Assim, Jéssica desconstrói modelos e estereótipos, recria forças, conteúdos e estéticas.

 

E.L.A interpela os conceitos de saúde, de beleza e faz a introspecção e rejeição das bases que rejeitaram a dignidade humana, tão presentes na violência do século XXI, na política de extermínio implantada no Brasil e no mundo. Em tempos de limitações, doença, preconceito, tabus, E.L.A segue atual, regeneradora, inquietante que, por meio do corpo e do teatro, delineia a potência artística como um dos elementos fundamentais para a construção de um ordem política e culturalmente humanitária e democrática, de fato. Ser um produtor de diferenças e assumir essas diferenças é um dos grandes pilares que proporcionam uma ressignificação de valores para um empoderamento pessoal e uma maior aceitação de si, do outro e do mundo.

  

Pesquisa 

O espetáculo E.L.A surgiu a partir da investigação cênica do corpo inquieto, estranho e disforme da atriz Jéssica Teixeira, e de que maneira o mesmo se desdobra e faz desestabilizar e potencializar outros corpos e olhares. Ao longo da pesquisa, surgiu também o livro O Corpo Impossível, da pesquisadora Eliane Robert Moraes, a fim de disparar dispositivos dramatúrgicos que expandissem a cena e nos referenciasse multiplamente sobre um corpo em diversas linhas: histórica, filosófica, empírica, mitológica, estética, sinestésica, ética, enfim. E as perguntas que nos rodeavam era: O que seria um corpo? O que seria o impossível? O que acontece no hiato entre os dois? 

“Descobrimos, afinal, que todo corpo é estranho para si. Nesse sentido, E.L.A tem como objetivo instigar em cada espectador a autopercepção, a autoconsciência, a autocrítica, a autoestima, a autoanálise e a autoimagem, a partir da relação de cada um com o próprio corpo, para uma melhor autonomia e emancipação do sujeito e, consequentemente, uma relação mais lúcida com o outro e com o mundo”, explica Jéssica. 

 

Jéssica Teixeira 

Mestre em Artes pela UFC (Universidade Federal do Ceará), atriz, produtora e diretora, Jéssica Teixeira explica que o projeto de montar o espetáculo vinha amadurecendo desde de 2017, e foi em novembro que eu convidei Diego Landin, para assinar a direção do espetáculo E.L.A. “Ele topou e começamos nossos encontros em março de 2018. Ao longo da pesquisa percebi que o espetáculo não conseguiria abordar todas as questões que o tema “Corpo Impossível” ressalta aos nossos olhos, então, ao longo do ano, eu, Jéssica Teixeira, iniciei um processo artístico pedagógico de ministrar oficinas a partir dessa temática, pois via que estar atuando também com oficinas formativas, era um meio eficaz e urgente para uma transformação de um pensamento crítico e social tanto dos alunos, como também do efeito multiplicador que uma oficina possui”, conta a atriz. 

Os alunos saiam da sala de aula e rapidamente já iam reverberando no mundo as inquietações antigas, mas guardadas lá no inconsciente, e as novas descobertas dos seus corpos. 

No espetáculo como no documentário, a atriz dá vida ao inquietante teatro de espelhos e duplos, no corpo da artista, no corpo da obra e no de quem o assiste, dando visibilidade ao corpo de Jéssica Teixeira, pois, acreditamos que destacar esse corpo na sociedade (de corpos/belezas fabricadas e institucionalizadas) e nas artes (que abordam um conceito de belo muito peculiar e que precisamos repensa em suas diversas formas) é provocar no público um desejo de emancipação individual e coletiva a partir da aceitação de nossas diferenças, driblando os clichês e padrões de beleza impostos pela mídia, além encorajar um olhar e uma sensibilidade para a diversidade e multiplicidade, fortalecendo assim a construção do ser político que há em cada um. Um corpo consciente de si, consciente de seus limites, de suas dores, prazeres e de suas diferenças, torna-se uma potência de atuação no mundo. 

 

Pedro Henrique é graduado em Cinema e Audiovisual pela UFC (Universidade Federal do Ceará). Roteirizou, produziu e dirigiu os curtas: SUPERDANCE (2016), Hiperidrose (2015), O Sentido Alegre da Dor (2014) e Fora da Onda (2014) que circularam em diversos festivais e mostras de cinema pelo Brasil e, o mais recente, A Brisa que Entra pelas Frestas no Meu Ninho (2019), que contou com a produção de Jéssica Teixeira. Trabalhou com vídeo-dramaturgia e videomapping em diversos espetáculos da cena teatral de Fortaleza como VAGABUNDOS e Bando de Pássaros Gordos, ambos dirigidos por Andréia Pires; Calígulas e Restos Cavam janelas, do grupo Comedores de Abacaxi S/A; e, o mais recente, o espetáculo EL.A, onde assina a direção de videomapping. Atualmente, assina a co-direção, roteiro e edição do documentário Pudesse Ser Apenas um Enigma. 

 

Serviço: 

Apresentação e Lançamento do Documentário “Pudesse ser apenas um enigma” com Jéssica Teixeira 

Projeto de Desmontagem de ação virtual do SESC Pompeia/SP 

Direção e roteiro: Jéssica Teixeira e Pedro Henrique 

Local: Plataforma Canal do YouTube do Sesc Pompeia, gratuito 

Dia 28 de agosto, sexta-feira 

Horário: 20h 

Gratuito 

Informações: @ela.jessicateixeira e Canal Youtube Sesc Pompeia 

 

 

Assessoria de Imprensa 

Aécio Santiago – jornalista 

aeciofsantiago@gmail.com - 85-9.8723.1539 / 9.9235.5990

  

Joanice Sampaio 

joanicesampaio@gmail.com 85-9.8631.2139 / 9.9721.0234

 

 

Ficha técnica 

Direção e Roteiro: Jéssica Teixeira e Pedro Henrique

Produção: Jéssica Teixeira

Edição e Montagem: Pedro Henrique

Design de som: Loreta Dialla e Clau Aniz

Tradução em Libras: Ariel Volkova e Mikael Silva

Interpretação em Libras: Ariel Volkova

Captação e apoio: Mikael Silva

Revisão de tradução e consultoria: Cleyton Santos

Consultoria de acessibilidade cultural: Thamyle Vieira e Gislana Vale

Design gráfico: Andrei Bessa

Assessoria de comunicação: Aécio Santiago/Joanice Sampaio

Realização: SESC POMPEIA

 

Agradecimentos: Vera Carvalho, Edson Teixeira, Maninha Saraiva, Renato Gino, Diego Landin, Eliane Robert Moraes, Léo Nicoletti, Estela Lapponi, João Paulo Lima, Andréa Chiesorin, Nádia Fabrici.

 

AGOSTO] A MOSTRA CEARÁ FOLCLORE CELEBRA O DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO EM DOIS DIAS DE PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

 

Foto - Grupo xiquexique Canindé - Marina Cavalcante


Serão dois dias festivos com uma programação intensa e diversificada. A Mostra Ceará Folclore ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto de 2020 (sábado e domingo). A programação inicia às 16h30 com transmissão pelo canal do Youtube do Festival de Folclore do Ceará (FestivalFolcloreCE) e às 18h continua com vídeos de apresentações culturais no canal, em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto. 

As apresentações serão realizadas virtualmente, através de vídeos já produzidos das mais variadas matrizes: grupos de tradição que integram os ciclos carnavalesco, junino, natalino, e dos que realizam projeção folclórica, tendo também a participação de poetas, cantador, repentista e músicos.  Além das apresentações, a Mostra Ceará Folclore integra as linguagens de audiovisual, literatura e fotografia, apresentando exibição de documentários, lançamento de livro e exposição. Iniciando sempre a programação ao vivo com um bate papo cultural, folclórico, leve e descontraído e lançamento dos vídeos na íntegra, com classificação livre. 

‘’A mostra traz consigo um encantamento, através da sua programação, que envolve diretamente grupos de projeção folclórica e das mais diversas manifestações e representações. Tendo consciência e responsabilidade na promoção da cultura cearense, propomos aos nossos parceiros a realização do projeto em comemoração ao Dia Nacional do Folclore’’ explica Sheila Fernandes, diretora da Encena Produções. 

A Mostra Ceará Folclore é uma realização da Encena Produções, com promoção do Instituto União de Arte Educação e Cultura Populares (IUAECP), apoio da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (Aestrofe), Ciranda Mídia, Cultura no Plural Assessoria e Projetos de Patrimônio, Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional, Fundação Santa Terezinha, Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina e Associação Txai Cultura e Arte (ATXAICA). 

 

Programação

 

22 de agosto (sábado) – 16h30

 

> LIVE Por dentro da Lei ‘’17 anos da Lei dos Mestres da Cultura do Ceará: memórias e sentidos do Patrimônio Cultural do Ceará’’

 

Convidados: Lourdes Macena (Doutora em Artes, professora em Danças Populares do Instituto Federal do Ceará (IFCE), diretora do grupo Miraíra, professora da Licenciatura em Teatro, coordenadora do PPGArtes do IFCE e Fabiano Piúba, Secretário Estadual da Cultura.

 

Mediador: Hildebrando Maciel (Professor de História, brincante de Boi e Reisado)

 

> Vídeo 1 – 18h

 

Homenagem a Elzenir Colares com Renato Remígio

 

Apresentação Folclórica: Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza (Fortaleza/CE)

 

Fala aí: Severino Vicente (Presidente da Comissão Nacional de Folclore)

 

Apresentação Folclórica: Cia. Danças Folclóricas Luar do Sertão (Fortaleza/CE)

 

Exposição Fotográfica: Dos Caretas aos Reis de Congo: As várias faces do Reisado

 

Curadora: Augusta Souza (Fotógrafa e Produtora Cultural)

 

Apresentação Folclórica: Grupo de Dança Tablado (Fortaleza/CE)

 

Fala aí: Eracyldo Viana (Aderecista e Pesquisador Folclórico)

 

Apresentação Folclórica: Grupo Maria Bonita (Umari/CE)

 

Literatura em Vídeo

 

Participantes: Klévisson Viana (escritor, cordelista, cartunista, estudioso da cultura popular e produtor cultural, idealizador da Feira do Cordel Brasileiro). Chico Emília (agricultor, cordelista, poeta, cantador, escultor e mestre de reisado, natural de Quixadá, no sertão Central do Ceará), Julie Oliveira (editora, pedagoga, poeta cordelista e produtora cultural, tem um trabalho enraizado na cultura popular).

 

Fala aí: Clerton Vieira (Presidente da IOV Seção Brasil)

 

Apresentação Folclórica: Grupo Oré Anacã - Grupo de Danças da UFC (Fortaleza/CE)

 

Folclore em Vídeo: Grupo de Tradição do Ciclo Natalino: Exibição do MiniDOC: O Cantadô de Reis, com os Reisados do Mestre Aldenir e Reis de Congo Fulô do Sertão

 

Apresentação Folclórica: Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu/CE)

 

Apresentação Folclórica: Txai Cia de Danças Populares (Fortaleza/CE)

 

Atração Musical: Pifarada Urbana (Fortaleza/CE)

 

 

 

23 de agosto (domingo) – 16h30

 

> LIVE Um dedo de prosa

 

Convidados: Mestra Dina (Vaqueira e aboiadora do Sertão Cearense - Canindé/CE) e Zé Milton (Pescador profissional artesanal - Prainha do Canto Verde - Beberibe/CE)

 

Mediador: Henrique Rocha (Produtor Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de ensino superior na Faculdade Cearense (FaC)

 

> Vídeo 2 – 18h

 

Apresentação Folclórica: Cia de Dança Estrelas da Rua (Fortaleza/CE)

 

Fala aí: Poliana Santos (Presidente da Comissão Cearense de Folclore)

 

Apresentação Folclórica: Companhia de Ritmos e Danças Populares - CORDAPÉS (Fortaleza/CE)

 

Lançamento do Livro: Quadrilhas, Simpatias e Casamento

 

Convidado: Walden Luiz (autor, ator e diretor cearense)

 

Mediador: Luciano Di Carvalho (Professor, especialista em Pesquisa Científica, ator, autor, diretor de casamentos junino e jurado de Festivais de Quadrilha Junina)

 

Apresentação Folclórica: Grupo de Tradições Cearenses (Fortaleza/CE)

 

Fala aí: Valquíria Mendes (Pesquisadora Folclórica)

 

Apresentação Folclórica: Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas (Fortaleza/CE)

 

Apresentação Folclórica - Grupo de Tradição do Ciclo Junino: Concepção temática de 2019 da Quadrilha Cai Cai Balão (Fortaleza/CE)

 

Convidado: Fábio Lessa (Coordenador da Quadrilha Cai Cai Balão, coreógrafo)

 

Mediador: Marcos Evangelista (Arte-Educador, Mestre em Ensino de Arte (UFC), diretor de casamentos juninos)

 

Apresentação Folclórica: Grupo Miraíra - IFCE Campus Fortaleza (Fortaleza/CE)

 

Folclore em Vídeo - Grupo de Tradição do Ciclo Carnavalesco: Exibição do MiniDOC: Mestre Almeida Rainha, vida em avenida

 

Fala aí: Sérgio Aruanda (Vice-Presidente do CIOFF Brasil)

 

Apresentação Folclórica: Grupo Parafolclórico Terra da Luz (Fortaleza/CE)

 

Apresentação Folclórica: Grupo Parafolclórico Xiquexique (Canindé/CE)

 

Atração Musical: Guilherme Nobre (Poeta, violeiro, cordelista e repentista) (Fortaleza/CE)

 

*Programação sujeita a alterações

 

 

 

Serviço:

 

Mostra Ceará Folclore

Datas: 22 e 23 de agosto (sábado e domingo) a partir das 16h30

Youtube: https://www.youtube.com/user/FestivalFolcloreCE

Instagram: @festivaldefolcloredoceara 

AGOSTO] Com o tema Poéticas e Políticas da Criação, de forma virtual, a programação contará com 06 mesas de debates que ocorrerão sempre às 15h e às 19h com artistas de todo o Ceará, além de convidados do Maranhão, Rio Grande do Norte e São Paulo

  

O Fórum de Performan(CE) surge da necessidade de diversos artistas que residem no Ceará, em discutir e dialogar acerca do que vem sendo produzido em performance arte no Estado, além de contribuir com um debate para uma concepção de políticas públicas estaduais que contemplem a linguagem da arte na sua diversidade. Essa mobilização tem como objetivo a construção do diálogo entre artistas e instituições público/privadas no intuito de abrir espaço para a reflexão em diversos âmbitos - curadoria, produção e fomento - visando o fortalecimento da Performance Arte enquanto linguagem autônoma, buscando o respeito às poéticas e proposições de cada artista, assim como equiparação com outras linguagens cênicas. 

Como primeira articulação do Fórum, foi elaborada uma carta que contempla a diversidade de vozes dos participantes e das discussões ocorridas nos encontros quinzenais, que foi direcionada a diversas instituições culturais cearenses. A carta reconhece o desafio em abordar uma linguagem contemporânea e disruptiva e que “alguns trabalhos se deslocam, intercambiam, criam interlocução com uma ou mais linguagens da arte” e com as discussões do Fórum, “provocamos encontros que vem nos ajudando a acessar nossos lugares de fala como criadores de nossos processos éticos/estéticos/políticos. Nesse intuito, buscamos um espaço que proporcione decisões coletivas, pois conseguimos visualizar neste caminho a melhoria das condições para nossa atuação. Assim nos fazemos Fórum, para sermos considerados como linguagem, como as tantas outras já contempladas pelas instituições culturais do Estado do Ceará”. 

ORGANIZAÇÃO

O I° Seminário do Fórum de Performan(CE) está sendo organizado de maneira independente pelo Fórum para aproximar artistas, instituições culturais públicas/privadas do Ceará e todos que tenham interesse na linguagem da Performance Arte. 


PROGRAMAÇÃO 

📍20 DE AGOSTO ÀS 15H

MESA 01 - QUESTÕES DA PERFORMANCE

Essa mesa visa discutir o que vem sendo performance, diversas óticas e possibilidades do fazer da performance e sua transdisciplinaridade enquanto arte da ação.

CONVIDADOS:

Tieata Macau (@tietamacau)

Estela Lapponi (@estelalapponi)

Jefferson Skorupski (@jeffskorupski)

Mediação de Lívio Pereira (@apenaslivio)

 

📍20 DE AGOSTO ÀS 19H

MESA 02 - PERFORMANCE NO LIMITE INSTITUCIONAL Essa mesa visa discutir as tensões existentes entre instituição e performance arte. Quais têm sido as políticas públicas/privadas voltadas para performance arte? E que caminhos podemos construir?

CONVIDADOS:

Mediação - Levi Banida (@levibanida)

Renata Felinto (@fenix_negra_purpurinada)

Eduardo Bruno (@eduardobff)

João Wilson Damasceno (@portodragaoce)

 

📍21 DE AGOSTO ÀS 15H

MESA 03  - MODOS DE REALIZAÇÃO E PRODUÇÃO EM PERFORMANCE

Essa mesa visa discutir a partir da perspectiva de artista as possibilidades e especificidades da produção na arte da performance.

CONVIDADOS:

Mediação - Marie Auip (@marieauip)

Elton Panamby (@panambyt)

David da Paz (@david_da_paz)

Elano Chaves (@elanochavesm)

 

📍22 DE AGOSTO ÀS 19H

MESA 04 - PROCESSOS EDUCACIONAIS EM PERFORMANCE

Essa mesa visa discutir a partir da perspectiva de artista as possibilidades e especificidades da produção na arte da performance.

CONVIDADOS:

Amandyra (@amandyra)

Thomas Saunders (@thomasaunderz)

Naira Ciotti (@naira_labperformance)

Mediação - Pedra Silva (@pretinhedasilva)

 

📍23 DE AGOSTO ÀS 15H

MESA 05 - ESPACIALIDADES E TEMPORALIDADES DA PERFORMANCE

Essa mesa visa debater os espaços possíveis (físicos e virtuais), a duração e a replicabilidade dessas ações performativas.

CONVIDADOS:

Linga Acácio (@lingadacobra)

João Paulo Lima (@juaumpaulolima)

Sara Nina (@saraninaart)

Mediação de Eduardo Bruno (@eduardobff)

 

📍23 DE AGOSTO ÀS 19H

MESA 06 - PERFORMANCE NO LIMITE INSTITUCIONAL

Essa mesa visa debater os processos de criação e de registro em diferentes plataformas, mídias e meios.

CONVIDADOS:

Sy Gomes (@synestesyaa)

Yuri Firmeza

Bartira Dias (@barita_dias_performance)

Mediação Waldirio Castro (@wc_arte)

 

SERVIÇO

1° Seminário - Fórum de Perfoman(CE) - Poéticas e Políticas da Criação

Data: 20, 21 e 22 de agosto, às 15h e 19h

Acesso: https://www.youtube.com/portodragao

Mais informações - Lívio Pereira - +55 88 9990-1549. 

AGOSTO] Ticiana Rolim fala sobre “Sucesso das empresas familiares no Ceará” em evento virtual da TrendsCE

 

A TrendsCE, maior hub de conteúdo especializado em negócios do Ceará, segue com a série de webinários com o tema “Sucesso das empresas familiares no Ceará”. O evento online acontecerá nesta quarta-feira (19), às 20h, com a participação da empresária Ticiana Rolim, diretora de Gente e Impacto Social da C. Rolim Engenharia. A transmissão poderá ser conferida no canal do Youtube da TrendsCE (www.youtube.com/trendsce). 

O objetivo do webinário é compartilhar com os convidados e com o público os modelos de empresas familiares implementados e os excelentes cases no Estado. A mediação será de Carla Matos, diretora do hub de conteúdo. 

Confira a programação: 

19/08: Convidada Ticiana Rolim (diretora de Gente e Impacto Social da C. Rolim Engenharia)

25/08: Convidado Ari de Sá Neto (fundador e CEO da Arco Educação)

31/08: Convidado Jorge Pinheiro (presidente do Hapvida).


AGOSTO] Projeto de incentivo à leitura, Ventos do Saber, promove Seminário Virtual para Educadores

 

Com acesso gratuito, o seminário contará com a participação de nomes de relevância nacional da área da Educação, como a co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, Eliane Yunes

 

Abordar diferentes perspectivas que envolvem a formação leitora é a proposta do Seminário Virtual para Educadores, que acontece de 24 a 28 deste mês, com inscrição gratuita. São cinco webinars abordando temas como a leitura literária no contexto escolar, práticas de leitura em contexto remoto, biblioteca escolar e o direito à leitura. O evento online é promovido pelo Ventos do Saber, projeto de incentivo à democratização do acesso ao livro e à leitura, em escolas públicas de ensino infantil e fundamental. Os encontros serão realizados pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais, sempre às 14 horas. Para participar, basta se inscrever no site ventosdosaber.com.br/inscricao/. As vagas são limitadas! 

Para ampliar a bagagem de conhecimento dos educadores, o Seminário contará com a participação de profissionais do ramo da Pedagogia, Letras, Psicologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, também escritoras e contadoras de histórias. Os bate-papos serão mediados pelo diretor do Ventos do Saber, Emídio Sanderson, sócio-fundador da Invento Produções Culturais. 

Com cerca de uma hora de duração e participação de intérpretes de Libras durante toda a programação, a série de webinars começa na segunda-feira (24) com o tema “A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo”. A palestrante é a bibliotecária, consultora do Ventos do Saber e doutoranda em Ciência da Informação, Laiana Sousa. 

Na terça-feira (25), a psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores, Ana Carolina Carvalho, profissional de renome nacional, falará sobre “O papel do professor na formação literária”. Em sua palestra, trará exemplos práticos e discorrerá sobre a importância da conversa, como um espaço de troca de impressões entre os leitores e da ampliação de sentidos na leitura. 

O ato da leitura dentro da nova realidade da educação, de ensino à distância por conta da pandemia, é o assunto do webinar “Práticas de leitura no contexto remoto”, na quarta-feira (26), com Carla Tocchet, educadora, mestranda em Escrita e Alfabetização e autora de livros didáticos. No dia seguinte, quinta-feira (27), a pedagoga, contadora de histórias e formadora de professores de educação infantil, Edi Fonseca, falará sobre “A Leitura como Experiência Estética”. 

Na sexta-feira (28), o seminário encerra com a participação de um dos nomes de maior relevância nacional da área da Educação, Eliana Yunes. A professora, pós-doutoranda em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, abordará o tema “O Direito à Leitura”. 

O Seminário dará certificado diário de ouvinte aos inscritos que, durante cada webinar, assinar a lista de presença que será feita de forma online. 

VENTOS DO SABER 

O projeto Ventos do Saber surgiu para mudar a realidade da educação em escolas públicas de ensino infantil e fundamental, buscando incentivar e melhorar a leitura dos alunos, aproximando livros, crianças e adolescentes. O objetivo é democratizar o acesso ao livro, estimular as práticas de leitura, formar bons leitores com um olhar mais crítico não só para a literatura, mas para o mundo, além de melhorar a proficiência em leitura e fortalecer as habilidades de escrita e de argumentação. 

O projeto tem duas fases. Primeiro, a estrutura das bibliotecas das escolas públicas é reformada e ganham um visual alegre, cheio de cores e conforto com novos móveis, computadores, TV, livros, brinquedos e jogos educativos. Depois disso, são realizadas atividades educativo-culturais, como contação de histórias, oficinas literárias e aulas de violão.

 

BIBLIOTECAS REFORMADAS 

Em 2019, Ventos do Saber transformou bibliotecas de quatro escolas de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza. As instituições contempladas foram: Escola Aba Tapeba, Escola Alice Moreira de Oliveira, Escola Luiz Rocha Mota e Escola Saul Gomes de Matos. Em seu segundo ano, o projeto entregou, no início de agosto, bibliotecas novas em mais quatro instituições da mesma cidade: Escola Luzia Correia Sales, Escola Antônio Dias Macedo, Escola Domingos Abreu Brasileiro e Escola Plácido Monteiro Gondim. 

Ainda em 2020, o projeto pretende realizar atividades educativo-culturais para os alunos. “A ideia é acontecerem quatro oficinas para os alunos de cada uma dessas quatro escolas públicas que receberam bibliotecas novas neste mês, mas estas oficinas só serão realizadas presencialmente após autorização governamental e seguindo as recomendações do protocolo de segurança sanitária. Caso isso não ocorra até setembro, a atividade será virtual”, informa Emídio Sanderson. 

RESULTADOS 

Com quase dois anos de atuação o projeto vem colhendo muitos frutos através dos alunos, professores e comunidade. Ao longo desse período, o Ventos do saber contabiliza doação de cerca de mil livros, 200 brinquedos, 24 violões e 12 computadores; realizou 16 oficinas literárias, oito contações de histórias e quatro oficinas de violão; e cerca de 1.050 alunos foram assistidos e 130 professores capacitados. 

O “Ventos do Saber” é um projeto apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Aeris, tem a parceria do Instituto Seara, da Ação Humanitária, D'grau Produções e da Secretaria de Educação de Caucaia. É uma realização da Invento Produções Culturais, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, com patrocínio da Aeris, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 24/08 (segunda-feira), às 14h: “A leitura literária na biblioteca escolar: mediação e dinamização do acervo” com Laiana Sousa, consultora do Ventos do Saber e doutoranda em Ciência da Informação. 

25/08 (terça-feira), às 14h: “O papel do professor na formação literária” com Ana Carolina Carvalho, psicóloga, mestra em educação e formadora de educadores. 

26/08 (quarta-feira), às 14h: “Práticas de leitura no contexto remoto” com Carla Tocchet, educadora, mestranda em Escrita e Alfabetização e autora de livros didáticos. 

27/08 (quinta-feira), às 14h: “A Leitura como Experiência Estética” com Edi Fonseca, pedagoga, contadora de histórias e formadora de professores de educação infantil.

28/08 (sexta-feira), às 14h: “O Direito à Leitura” com Eliana Yunes, professora com pós-doutorado em Leitura e em Formação de Leitores e co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio.

 

SERVIÇO 

Seminário Virtual para Educadores – De 24 a 28 de agosto de 2020, às 14h, pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais (https://www.youtube.com/InventoProducoesCulturais). Inscrição por meio do site ventosdosaber.com.br/inscricao/. Instagram e Facebook: @ventosdosaber. Informações: 85 9.9991-0474 (Osiel Gomes) / 85 9.9902-2290 (Emídio Sanderson).

 

VÍDEOS DO VENTOS DO SABER - 2019

 

Sobre o projeto:  


 

Relatório de 2019: