Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 30 de maio de 2020

MAIO] Mallory produz e faz doação de 30 mil máscaras estilo 'face shield' a órgãos de saúde e pequenas empresas




A Mallory, uma das principais produtoras de eletroportáteis do país, vem realizando uma série de ações para apoiar iniciativas que buscam amenizar os impactos do Covid-19 na vida das pessoas. Levando em consideração esses princípios, a nova ação da empresa confeccionará, através de sua equipe de produção e engenharia, em parceria com a Braskem, empresa brasileira do ramo petroquímico, produtora de resinas termoplásticas; a Fiec e o Senai, 30 mil máscaras que serão doadas a órgãos de saúde, instituições e empresas locais.

As máscaras produzidas são do tipo “Face Shield” - semelhantes a viseiras de capacetes, uma das mais indicadas no combate ao contágio do novo coronavírus por possibilitar uma barreira física, que funciona como uma espécie de escudo, protegendo o rosto de cada indivíduo. Os equipamentos são indicados para profissionais de saúde e empresas que têm processos específicos e que exigem uma aproximação entre clientes e fornecedores.

De acordo com a CEO da Mallory, Annette de Castro, a empresa vem reforçando as medidas de responsabilidade corporativa que visam garantir a segurança e o bem-estar da população em geral e de seu quadro de colaboradores e a produção dessas máscaras é um sinal desse cuidado. “A Mallory vem procurando fazer a sua parte desde o início da pandemia, prova disso é que estamos focados, nesse momento, na produção e doação de máscaras para assegurar especificamente a segurança para trabalhadores de vários ramos da economia em funcionamento, inclusive os nossos. Esta foi uma das formas mais urgentes que encontramos de contribuir”, reforça.

Outras iniciativas
Além da produção das máscaras, a Mallory, em parceria com o Senai, está trabalhando em ações de manutenção e reposição de peças para o funcionamento de respiradores mecânicos que são encaminhados a órgãos governamentais para o auxílio e benefício direto da população atingida pela covid-19. Outra iniciativa é o suporte, através do núcleo de engenharia e pesquisa, no desenvolvimento de novos respiradores mais práticos e econômicos que, quando estiverem prontos auxiliarão os hospitais no combate ao coronavírus.

A Mallory também promoveu a campanha “Comprou doou”, onde a cada ventilador vendido no e-commerce, a marca destinou outro do mesmo modelo, a instituições beneficentes que trabalham com pessoas envolvidas nos grupos de riscos, como crianças e idosos. Com isso, a empresa intensificou o acesso ao eletroeletrônico que vem se mostrando aliado para ventilação dos ambientes e amenizado a proliferação do novo coronavírus. Além disso, a empresa já realizou doações de cestas básicas para população mais vulnerável, entrega de produtos de forma solidária e distribuição de máscaras.

Medidas de Prevenção da Mallory
A empresa, que recebeu a permissão para funcionamento no setor de produção de ventilação, está adotando as medidas no seu centro de fabricação situado no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. As ações realizadas vão desde a higienização total de todos os ambientes da fábrica, como centro de produção e escritórios, até a inclusão de ambientes extras para a limpeza de mãos e pertences. As ações educativas e instruções de procedimentos estão sendo repassadas aos demais colaboradores, que encontram-se em regime de home office. As indicações educativas vão desde o uso de máscaras em todos os ambientes, lavagem recorrente de mãos com água, detergente e álcool 70%.


MAIO] Desafios do Direito na pós-pandemia


Ricardo Melantonio
Foto: Servfoto

Estreando o projeto “Ciclo de Profissões”, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE debate nesta terça-feira, 2, às 17h, o futuro do direito no pós-pandemia. O webinar gratuito e aberto a todos, contará com a presença de José Eduardo Martins Cardozo, professor da PUC/SP, Pierpaolo Bottini, professor da USP, Roberto Quiroga Mosquera, professor da FGV/SP e Rodrigo Mudrovitsch, professor do IDP/Brasília. O evento online será mediado por Ricardo Melantonio, superintendente Jurídico e Compliance do CIEE.

O webinar será transmitido pelo canal da instituição no Youtube. Para acompanhar, basta acessar o link: https://tinyurl.com/ybmynpgu.

Serviço:

“O futuro da profissão de advogado”

Data: 02/06, às 17h

Canal CIEE - Youtube

Gratuito

MAIO] Rede de negócios: plataforma digital é opção para aproximar empresários do setor de alimentos e rações


A “Plataforma de Negócios Cruzados” é utilizada pelos associados do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (SindiAlimentos) a fim de ampliar o network entre empresários e facilitar a venda de produtos

Em tempos de isolamento social, apostar em tecnologia virou uma alternativa para aproximar as relações humanas. Pensando nessa linha, o Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (SindiAlimentos) implementou para seus associados um sistema que permite a interação entre empresas do setor de alimentos e rações. A “Plataforma de Negócios Cruzados” possibilita a criação de uma rede de negócios para a divulgação de empresas, aproximação de empresários, além da venda de produtos.

O sistema desenvolvido pela empresa Leag Group funciona como uma rede social para empreendimentos do setor, que permite contato com o mercado local e externo. A plataforma disponível em português, inglês e espanhol permite ainda: divulgação do portfólio da empresa, network, ambiente para cursos e palestras on-line, além de chat, espaço para negociação e sala de reunião. Todas as mensagens são criptografadas para evitar vazamento de dados.

O espaço virtual é interativo e permite a personalização do layout conforme o perfil da empresa. “Decidimos implementar esse sistema no sindicato para proporcionar maior visibilidade aos nossos associados, além de facilitar a comunicação entre empresários que atuam no setor. É um espaço de venda, negociação e network. A plataforma digital é mais um recurso de extensão dos nossos serviços”, destaca o presidente do SindiAlimentos, André Siqueira.

Confira a rede de negócios do SindiAlimentos:

https://www.leaggroup.com/pt/eagl-platform/sindialimentos-ceara/home   

Sobre o SindiAlimentos

O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará reúne além dos fabricantes de rações balanceadas, outras categorias econômicas da indústria de alimentos. A organização defende os interesses do setor de forma integrada com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os interessados em conhecer o sindicato e associar-se podem saber mais em: sindialimentos.org.br ou através do e-mail: sindialimentos@sfiec.org.br.


MAIO] Com foco nos trabalhadores, Abrasel defende abertura parcial de restaurantes na 1ª fase


De acordo com o plano de retomada da economia para o Estado, que prevê o retorno gradativo das cadeias produtivas iniciando por uma fase de transição a partir do dia 01 de junho (indústria e construção civil) mais 4 fases a partir do dia 08 de junho, só está prevista a reabertura parcial de restaurantes a partir da segunda fase (dia 22 de junho). A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel) pleiteia, junto ao Governo do Estado, que os estabelecimentos sejam incluídos na primeira etapa do plano, para que os trabalhadores que estarão voltando à rotina tenham onde se alimentar no intervalo de trabalho.

“Nosso questionamento é: como as pessoas farão para almoçar neste primeiro momento? Vão lotar as padarias, supermercados e comer em pé ou no meio da rua? Não faz sentido. O que estamos propondo é que o nosso setor ande em paralelo aos demais setores, dando suporte, precisando participar de forma gradativa de todas as fases de retomada”, diz o presidente Rodolphe Trindade.

Segundo Trindade, é importante que o trabalhador seja amparado, com um local digno para seu horário de almoço; e, ainda, que as empresas liberem os trabalhadores para o almoço em horários alternados, entre 11h e 15h, para que não haja aglomerações de trabalhadores no horário do meio-dia. Pensando nisso, foi apresentada ao Governo do Estado a proposta de abertura de restaurantes e buffets para suprir a demanda dos trabalhadores que atuam nas atividades liberadas na Fase 1, adotando medidas como:

1) Funcionamento das 11h às 17h, e horário de almoço escalonado pelas empresas, que devem liberar seus funcionários em horários distintos, entre 11h e 15h.

2) Funcionamento dos restaurantes com 50% da capacidade de mesas e cadeiras, para respeitar o distanciamento social (diferente do que está sendo proposto atualmente, limitando a um número de 15 mesas por restaurante).


MAIO] Nem precisa dizer qual é / Vsm Comunicação


MAIO] São João e solidariedade animam todo o mês de junho


 
O arraiá, totalmente online, levará o melhor da música nordestina para sua casa. O público poderá se divertir e ajudar através de doações para instituições como o Mesa Brasil Sesc

Está chegando o mês mais animado do ano e mesmo em meio a pandemia do Covid-19, o Sesc Iparana não poderia ficar de fora da festança. Assim, o hotel ecológico fechou parceria com a plataforma Sua Música, o principal aplicativo de música do Nordeste, e será palco do “São João de Todos”, reafirmando o mote da festa de que #VaiTerSãoJoão.

O arraiá será totalmente digital, com shows de artistas renomados, como Brasas do Forró, Magníficos, Solange Almeida, Gleydson Gavião, Banda Styllus, Mara Pavanelly e Gil Mendes. As lives irão acontecer sempre de quinta a domingo, durante todo o mês de junho, através do canal no Youtube da plataforma. As primeiras apresentações começam no dia 4 de junho e seguem até dia 30. Vai ter festa junina direto da fazendinha do Sesc Iparana para a sua casa!

E a solidariedade também vai entrar no clima de São João. Durante as apresentações, o público será convidado a contribuir com doações para o programa Mesa Brasil Sesc, que atua na área de segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil. Mais dois outros projetos também serão beneficiados pela ação: Nordeste sem Fome e Sons do Bem. A ideia é unir a arte, cultura e solidariedade em prol daqueles em estado de vulnerabilidade social.
  
Por meio de um QR code, as pessoas poderão fazer doações para o Programa enquanto arrastam o pé ao som de ritmos tipicamente nordestinos, tocados por seus cantores preferidos. O QR code estará disponível ao longo de todas as apresentações. A organização do arraiá está por conta da produtora Caixa de Evento.
  
Sobre o Mesa Brasil
  
O Mesa Brasil é um programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, ainda com o nome “Amigos do Prato”, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 280 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 49 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.



SERVIÇO: 

São João de Todos

Período: De quinta a domingo, durante todo o mês de junho (primeiro show 4 /06)

Horário: 
Quintas e sextas: 18h às 19:30h e 20h às 21:30h
Sábados: 17:30h às 19h e 19:30h às 21h
Domingos: 17h às 18:30h e 19h às 20:30h
Transmissão:   Youtube Sua Música (https://www.youtube.com/user/suamusicabr)

Mesa Brasil Sesc Ceará

Doações: mesabrasil@sesc-ce.com.br | (85) 99662.9158


MAIO] Hospital Monte Klinikum abre vagas em Fortaleza


 

O Hospital Monte Klinikum, do grupo médico-hospitalar América Serviços Médicos, abriu 19 vagas em Fortaleza para a área de saúde. As funções são para técnico de enfermagem para UTI (17) e técnico de enfermagem para Unidade de Internação (2).

Para se candidatar a vaga é necessário ter Ensino Técnico em Enfermagem com registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) regularizado. Para as vagas voltadas para a UTI pede-se ainda experiência em UTI hospitalar com atendimento de pacientes de alta complexidade. Já para as demais, é preferível vivência anterior em hospital.

As candidaturas podem ser realizadas pelo site de carreiras do UnitedHealth Group Brasil, acessando o link:

https://careers.unitedhealthgroup.com/data/jobs/suporte-de-servico-administrativo/258113-tcnico-de-enfermagem-fortalezace.

MAIO] Construção Civil está na fase inicial da retomada das atividades econômicas do Ceará


Patriolino Dias de Sousa

A construção civil irá retomar suas atividades no Ceará na próxima segunda-feira (1º). O retorno será realizado de forma gradativa, compondo a fase inicial de transição para a volta das atividades econômicas no Estado.

O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, durante transmissão pelas redes sociais, nesta quinta-feira (28). O Sinduscon-CE, em nome de todo o setor, e com total apoio da FIEC, participou da formulação desse plano de retomada, junto ao Governo e demais órgãos.

As empresas de construção civil passaram quase 3 meses paradas, situação bem difícil para todos do setor. Segundo o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, a decisão que o governo divulgou hoje foi um processo construído desde o início em uma articulação conquistada com a total participação da instituição. “Nós fizemos ofício dando ciência dessas dificuldades, depois conversamos com várias secretarias (incluindo saúde e casa civil), criamos um protocolo de retorno aos trabalhos com toda a segurança e, por fim, fizemos parte do Comitê de Retorno às Atividades, junto ao governo, Fiec, OAB, Ministério Público e uma série entidades. Foi uma luta árdua, complexa, realmente desgastante. E agora, com total consciência, poderemos retornar ao trabalho. Mas a luta não para aí. Agora deveremos reunir todas as empresas associadas do Sinduscon-CE e garantir a segurança no retorno. Segurança para os nossos trabalhadores. Afinal, a vida está em primeiro lugar. Porém, agora poderemos voltar ao nosso trabalho. Voltar a vender e voltar a lançar empreendimentos. Fazer, de novo, a construção civil ser a mola propulsora da nossa economia”, afirmou.
  

MAIO] Nem precisa dizer qual é / Vsm Comunicação


MAIO] Nova campanha da VSM Comunicação reforça autoridade da marca


  
Pioneira no mercado de comunicação corporativa, com mais de três décadas de existência, a VSM Comunicação encabeça mais uma nova campanha de relações públicas. Desenvolvida em parceira entre as equipes da VSM e da agência de publicidade, Mulato Comunicação.

 A iniciativa é intitulada como "Nem precisa dizer qual é" e traz como mote a necessidade de trabalhar a marca e a imagem de uma empresa para ser lembrada por seu público-alvo, reforçando ainda a importância da comunicação no momento em que vivemos, com novas ferramentas, novas tecnologias e novas formas de se comunicar.

A campanha, desenvolvida em parceira entre as equipes da VSM Comunicação e da agência de publicidade, Mulato Comunicação, é composta por cinco peças, é inspirada em marcas famosas como: Coca-Cola, Apple, Ferrari, Bombril e, ainda, a banda britânica The Beatles. Todas possuem algo em comum: bastam poucas referências para serem rapidamente identificadas.

As artes trazem a seguinte descrição: “Quem é referência sempre aparece em primeiro na sua mente. Seja você também a primeira lembrança do seu cliente.” Conforme o CEO da VSM, Marcos André Borges, “a marca é o DNA de uma empresa. É o elemento principal que conecta o produto ao consumidor. Portanto, investir em meios que reforcem a marca da sua instituição é de suma importância para que você se torne uma autoridade no segmento em que atua”, ressalta.





Sobre a VSM Comunicação

Comandada pelo jornalista Marcos André Borges, a VSM Comunicação atua há mais 30 anos com soluções para comunicação corporativa. Pioneira no mercado, a empresa foi a primeira agência brasileira no segmento a obter a certificação da ISO 9001. A empresa também é a única do Brasil a ter conquistado as edições Regional e Nacional do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial), na categoria Pequenas e Médias Organizações, a principal premiação do setor de comunicação corporativa do País. 

MAIO] NOTA OFICIAL - FESTIVAL EXPOCRATO 2020


Em virtude da pandemia da COVID-19 e dos cuidados à não realização de eventos e aglomerações conforme orientação das autoridades de saúde do Governo do Ceará, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Prefeitura do Crato comunicaram a não realização da Exposição Agropecuária do Crato no período de 12 a 19 de julho de 2020, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

Em razão disso, e para garantir a segurança e saúde de todos, ficamos impossibilitados de realizar a edição de 2020 do nosso querido Festival Expocrato.

Fiquem ligados em nossas redes sociais para quaisquer novidades e maiores informações.


MAIO] Greenlife Academias lança desafio on-line para ajudar na perda de peso, durante este período de isolamento social


 
Pensando em ajudar as pessoas a manterem o foco, durante este período de isolamento social, a rede Greenlife Academias lança o Desafit: um desafio on-line para perder peso em 20 dias.

O programa já está em sua segunda edição e iniciará  no próximo dia 1 de junho. A iniciativa foi criada para incentivar as pessoas a aderirem uma vida saudável, organizarem seus treinos e abandonarem a desmotivação.

No Desafit, os alunos recebem, durante 20 dias seguidos, uma série de treinos, dicas de nutrição e dicas psicológicas.

“Os participantes terão acompanhamento on-line de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de educação física, nutrição  e psicologia, além disso, receberão metas diárias para acelerar seus resultados”, ressalta Keite Spessirits, gerente de marketing da rede.

A última edição do desafio, que aconteceu no mês de maio, contou com mais de 800 participantes. A média de perda de peso foi de 2,3kg das pessoas que concluíram o desafio.

Podem participar alunos e não alunos da Greenlife. Porém, as vagas são limitadas e as inscrições estão sendo realizadas, até esta quinta-feira (28),  por meio do instagram:  @greenlife_academias


ARTIGO] O farmacêutico e a prática social


 
O farmacêutico é o profissional com maior formação no âmbito do medicamento. Toda a sua construção acadêmica é direcionada para compreender como substâncias químicas agem em sistemas biológicos com função terapêutica. A compreensão de seu papel na sociedade brasileira vem crescendo nos últimos 20 anos, desde a implantação da lei dos genéricos em 1999, marco importante no mercado farmacêutico e que proporcionou o aumento do consumo dos medicamentos e conhecimento da população sobre um pouco da atividade deste profissional, que permaneceu durante muitos anos apenas no campo das análises clínicas.

Com essa mudança, tornou-se comum que as pessoas cobrem a presença e o conhecimento desse profissional quando se trata de medicamento. O crescimento do acesso ao medicamento também proporcionou à população a consciência de que é necessário o cuidado com possíveis efeitos adversos e interações medicamentosas, o que está ligado diretamente ao cuidado farmacêutico.

Diante do contexto, faz-se necessário refletir sobre como está a relação desse profissional para além do medicamento, já que o mesmo é prescrito para um indivíduo que possui todo um contexto social, psicológico e de saúde e, provavelmente, alguém com alguma patologia pontual ou crônica. Há nos profissionais e acadêmicos um direcionamento para esse cuidado? Como podemos expandir a atuação do profissional do medicamento para o profissional que, entre tudo, também possui empatia com o paciente que fará uso deste produto farmacêutico?

É claro que essa empatia é algo a ser sempre construído diariamente. Porém, é, de fato, necessário que seja iniciada na formação deste profissional de saúde a inclusão de atividades acadêmicas direcionadas para o conhecimento da sociedade em que vivemos, formada por indivíduos que possuem peculiaridades físicas e psicológicas. É importante também que o aluno e profissional, geralmente pessoas com afinidades pela área química e biológica, se abram para conhecimentos do âmbito da formação humana e que isso seja visto como algo que acrescenta e muito a formação ética e a conduta de um profissional de saúde.

Lembrando que pensar saúde não restringe ao que é biológico, mas pelo contrário, saúde contempla todos aspectos humanos, e o medicamento também atua em todos esses emaranhados que constrói a vida do paciente. Logo, que profissionais já em campo, professores e alunos em formação se atentem para essa perspectiva a qual pode abrir espaço para uma atividade mais integrada com o paciente em que o medicamento é o vínculo e o objetivo final, objetivo pensado de forma coerente e conectada com o social e com atuação de uma assistência farmacêutica que perpassa a reflexão e o cuidado humano.


Profª. Dra. Isabelle Gois
Professora do Curso de Farmácia da UniAteneu
Doutora e mestra em Farmacologia


Conheça o Curso de Farmácia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


MAIO] MRV credencia corretores de imóveis para atuação em Fortaleza e Região Metropolitana


A MRV, líder nacional de vendas no segmento econômico e em soluções habitacionais, continua credenciando corretores de imóveis para atuação em Fortaleza e Região Metropolitana. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar credenciado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). Entre as principais atribuições para o cargo, estão: atendimento e prospecção de clientes, além de intermediação de compra e venda de imóveis. Os profissionais trabalharão de forma autônoma com remuneração de acordo com a comissão por vendas, e, ainda contarão com treinamentos e premiações.  Interessados em participar da seleção devem enviar currículo para o e-mail: curriculonordeste4@mrv.com.br, com o assunto “Credenciamento Corretor de Imóveis – Ceará”, até dia 31 de maio.


MAIO] Secult, Instituto Dragão do Mar e equipamentos de difusão cultural abrem inscrições para convocatória “Arte em Rede”


Com um investimento de R$210 mil, a iniciativa pioneira irá integrar e potencializar as ações de cinco equipamentos de difusão da Secult geridos pelo Instituto Dragão do Mar: a Casa de Saberes Cego Aderaldo, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão e o Theatro José de Alencar. Na segunda-feira, 01/6, às 19h, no canal do Youtube da Secult, acontecerá um bate-papo de apresentação e tira-dúvidas sobre a Convocatória.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), junto a sua rede de equipamentos culturais de difusão, e o Instituto Dragão do Mar (IDM) abrem nesta terça-feira, 26/5, as inscrições para o “Arte em Rede – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos em Formato Digital”. O objetivo é selecionar conteúdos que irão integrar as programações artísticas de 5 equipamentos culturais do Governo do Ceará – o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz, o Porto Dragão, o Theatro José de Alencar e a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, realizadas em ambiente virtual, por meio das plataformas digitais e mídias sociais, considerando o contexto de distanciamento entre o público e os equipamentos culturais como uma oportunidade de empreendimento para os profissionais de arte do Ceará, convocando-os ao desafio de repensar a presença virtual do fazer artístico no setor cultural. Acesse: https://bit.ly/ConvocatoriaArteEmRede.

Com a convocatória, serão investidos R$ 210.000,00 para beneficiar 140 projetos artísticos e culturais de todo o Ceará. Também é objetivo desta ação estimular a economia criativa e atender ao direito de acesso à cultura através do fomento à criação e produção de conteúdo artístico digital e a refletir como a internet pode articular, integrar e potencializar os equipamentos e a cadeia produtiva da cultura cearense para uma atuação em rede.

Os projetos apresentados não podem ter sido contemplados no Edital Festival DendiCasa e deverão ser propostas para compartilhamento digital que se enquadrem nos seguintes formatos previstos: 1) obras artísticas revisitadas a partir de conteúdos já produzidos anteriormente ao período de quarentena; 2) trabalhos elaborados no período de isolamento; 3) propostas de criação de conteúdo a serem realizadas ou em processo.

As propostas deverão desenvolver a produção de conteúdos relacionados a pelo menos uma das áreas culturais: Arte digital; Artes integradas (projetos que contemplem mais de uma linguagem artística, incluindo moda e design); Artes visuais e fotografia; Audiovisual; Circo; Cultura popular; Dança; Humor; Literatura, livro e leitura; Música; Patrimônio material e imaterial; Performance; Teatro; Produção, Gestão Cultural e apoio técnico; entre outras, conforme temas de interesse indicados pelos equipamentos culturais.

“A programação integrada dos equipamentos culturais da Secult com esta convocatória do Arte em Rede, através da parceria com o Instituto Dragão do Mar, é uma ação que visa manter acesa a cena artística cearense em um contexto de isolamento social, abrindo os equipamentos numa outra perspectiva e miragem, fomentando e difundindo os projetos artísticos nas plataformas digitais de nossa rede integrada dos equipamentos culturais do Governo do Estado, ao tempo em se apresenta como mecanismo de movimentação econômica e de renda para os trabalhadores das artes e das culturas no Ceará”, enfatiza o Secretário Fabiano Piúba.

“O Arte em Rede avança na proposição de ações integradas entre os equipamentos culturais de difusão do Estado do Ceará. Uma ação que mesmo antes do início da pandemia já vinha sendo formulada por nossas equipes. Desafiados por um novo contexto, os gestores e as gestoras reinventaram seus planejamentos, inovaram nos formatos, adaptando-os para as plataformas digitais, assegurando oferta de programação cultural para que toda população cearense possa usufruir com qualidade o tempo em casa”, destaca a Secretária Executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

“Diante dessa situação de emergência – sanitária, cultural, simbólica – sem par no Brasil e no mundo, nós, gestores culturais, entendemos o papel central da arte em tempos de pandemia. Não podendo ter nosso público, artistas e colaboradores por perto, vamos buscando brechas para atuarmos nesse cenário. Esse edital busca, entre outras ações, responder à urgência que estamos vivendo”, ressalta Natasha Faria, superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Inscrições

Após o período aberto para consulta pública, a convocatória tem inscrições abertas com proposição de reajustes, atendendo às demandas solicitadas pela sociedade civil, como por exemplo, a padronização de cachês único de R$ 1.500 para todos os 140 projetos apoiados e a antecipação de parte do cachê para produtos em status de criação, como forma de custear investimentos para a sua produção.

Os conteúdos artísticos e culturais selecionados pela Chamada Pública do Centro Cultural Bom Jardim também se somarão a esta frente de difusão, como força de atuação da grande rede de equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará, nessa integração que rentabiliza esforços. Após lançamento dos produtos nas redes sociais dos equipamentos culturais, todos os conteúdos estarão disponíveis na plataforma digital recentemente lançada, o Cultura Dendicasa, consolidando o portal como importante ambiente digital que reúne e dinamiza o acesso do público a todas estas produções.

Live Tira-Dúvidas Arte em Rede

Na segunda-feira, 01/6, às 19h, no canal do Youtube da Secult, acontecerá um bate-papo com os gestores e gestoras dos equipamentos integrantes da iniciativa. Uma oportunidade para conhecer melhor a convocatória Arte em Rede, esclarecer pontos importantes e tirar dúvidas dos interessados. .

Saiba mais

O “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

A Convocatória também integra o Programa “Cultura em Rede”, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

SERVIÇO
Lançamento “Arte em Rede” – Convocatória para Seleção de Projetos Artísticos em Formato Digital
Inscrições de 26 de maio a 05 de junho de 2020
Acesse: https://bit.ly/ConvocatoriaArteEmRede

Live Tira-Dúvidas Arte em Rede
Segunda-feira, 1º de junho, às 19h, no canal do Youtube da Secult ( @Secult Ceará)


quarta-feira, 27 de maio de 2020

MAIO] ibyte registra alta de 285% de crescimento de vendas online e lista produtos que mostram o comportamento do consumidor durante a pandemia



A venda média diária de produtos que facilitam home office e aulas EAD aumentaram 95% entre Março e Maio 2020


A ibyte, empresa de varejo especializado em eletroeletrônicos e tecnologia, apresentou crescimento de vendas online em patamares acima do esperado pelo mercado nacional entre os meses de março e abril de 2020. De acordo com pesquisas do Compre&Confie, divulgada pelo E-commerce Brasil, o esperado é que as empresas desse segmento cresçam 169% em relação ao mesmo período do ano passado, já a ibyte apresentou um crescimento de 285% em vendas online, considerando o mesmo período do ano passado.

Ainda no balanço apresentados pela ibyte, também foi registrado o crescimento maior do que o esperado nas demandas via whatsapp (+377%) e telefone (+275%) nos últimos três meses de 2020. A compra média por produtos relacionados a aulas EAD e home office como mouses, impressoras, notebook e webcam também apresentaram um crescimento significativo de 95% nos últimos meses.

Como consequência do isolamento social, também houve uma demanda maior por equipamentos de ventilação como ar-condicionado, que apresentou crescimento de 84% nos últimos 3 meses. A procura de produtos para melhorar a qualidade e estabilidade das redes sem fio para fins profissionais, educacionais e entretenimento também aumentou 31%, juntamente com o aumento da compra de linha de sons e soundbars que chegaram ao crescimento de 50%, além do crescimento significativo de objetos de lazer como TVs e produtos gamers que chegaram a 40% a mais neste período.

De acordo com o Diretor de Marketing da ibyte, Nelson Gurgel, a empresa também vem se reinventando e apresentando diversas possibilidades para auxiliar o cliente nesse momento de pandemia. “Fizemos diversas estratégias, melhoramos nosso e-commerce, treinamos nossos funcionários para o atendimento home office com os devidos cuidados e estamos com um atendimento totalmente personalizado nos canais de telefone e whatsapp. Tudo isso juntou com a divulgação massiva nos meios de comunicação e com a necessidade das pessoas por produtos eletroeletrônicos nesse período, resultando nesse crescimento significativo para a empresa”, explica.

O Diretor de Marketing da marca também ressalta que o maior objetivo da ibyte é conectar as pessoas a partir e com produtos de tecnologia, conforto e segurança. “Conseguimos atender todos os clientes e levar produtos para dentro da sua casa com todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde. A ibyte acredita que sairá dessa pandemia muito mais forte e com a certeza de que prestou todos os serviços necessários aos seus clientes durante esse período difícil para todos”, afirma Nelson Gurgel.

ibyte

A ibyte é uma rede de varejo especializada em eletroeletrônicos, tecnologia e serviços de assistência técnica com 42 unidades em todo o Brasil, contemplando mais de 3.500 produtos entre smartphones, TVs, notebooks, desktops, impressoras, áudio & vídeo, acessórios e serviços. A ibyte também atua no e-commerce (ibyte.com.br), com entrega de produtos para todo o país e atendimento por meio de WhatsApp ou telefone pelo número 4020.5000 (número único para todo o Brasil).


MAIO] Nem precisa dizer qual é / Vsm Comunicação


MAIO] Sesc promove programação online com idosos por meio das redes sociais



O “Trabalho Social com Grupos” compartilha, semanalmente, atividades com foco na integração e socialização 
grupal do público idoso

A preocupação com os idosos no contexto de pandemia do Covid-19 se intensifica ainda mais, principalmente pelo fato deste grupo populacional estar no perfil de risco para a doença. A necessidade de se manterem isolados, no entanto, pode ocasionar nos longevos sentimentos como a solidão, pois muitos tiveram de interromper, momentaneamente, suas atividades cotidianas de lazer e interação social externas. Nesse contexto, a tecnologia se tornou uma poderosa aliada para atenuar os efeitos da reclusão.

O Sesc, por meio do Trabalho Social com Grupos, aposta nos aplicativos de mensagem e chamadas em vídeo para estimular o convívio entre os idosos. Uma vez que muitos moram sozinhos, esta estratégia vem tendo significativa adesão, pois, através dos recursos tecnológicos, eles conseguem interagir e realizar suas atividades favoritas. A instituição criou um cronograma de ações online, a partir de grupos de Whatsapp, como forma de manter o vínculo e evitar o isolamento.





As atividades estão sendo realizadas desde o início da pandemia, com o envio diário de materiais de estímulo cognitivo, vocal, escrita e organização da rotina, dentre outros temas de interesse dos idosos. Desde o final de março, as atividades eram repassadas nos grupos do Whatsapp pré-existentes, que, consequentemente foram utilizados potencialmente no início do distanciamento social. “Fala-se em grupos porque o TSG desenvolve diversas atividades específicas que versam sobre memórias, individual e social, histórias e projetos de vida, cultura regional, bem como manualidades e práticas corporais. Cada uma dessas ações tem seu público e respectivo grupo online formado. Por exemplo: o coral tem o seu, a terapia ocupacional idem, assim por diante”, explica Thais Castro Monteiro, Supervisora Administrativa da Assistência do Sesc Fortaleza.

A partir de maio, o TSG decidiu padronizar os conteúdos ofertados aos idosos, de modo que os grupos que, a priori, tinham propósitos bem demarcados, recebessem atividades diversificadas, ampliando assim as ações e repertório de atuação. Além disso, foi criado um novo grupo, o #tudoemcasa, destinado às pessoas que frequentavam as programações, mas não estavam inseridas em nenhum grupo e demostraram interesse no acesso aos conteúdos online.

O TSG também está buscando, através de pesquisas online aplicadas com os idosos, identificar a viabilidade da utilização de outras ferramentas, tais como aplicativos de reunião remota para aumentar as possibilidades de intervenções com eles. “Nos preocupamos também com aqueles que não estão conectados, por isso estamos realizando um plantão de ligações  de modo a mantermos o vínculo também com os que não têm familiaridade com o mundo digital”, pontua Thais.

De olho na tecnologia

A programação do TSG durante o isolamento social segue de maneira fixa, como forma de criar uma rotina para os participantes e evitar um fluxo indiscriminado de informações publicadas, “uma vez que eles também precisam ordenar o tempo para realização de outras atividades de seus cotidianos. E toda semana, a equipe muda o estímulo das atividades”, ressalta a Supervisora. Assim, são desenvolvidos trabalhos com memória afetiva, cognição, culinária, artes, dentre outros temas de interesse. Às terças e sextas, os idosos participam das atividades integrativas, que são as ações de mobilização e socialização por meio das redes sociais e plantões de ligação. Na quinta-feira, eles são convidados e estimulados a participarem de lives, com destaque para a programação do “Tudo em Casa Fecomércio”. 

Além disso, sempre às terças-feiras, o TSG compartilha entre os idosos tutoriais com informações básicas sobre o acesso a alguns aplicativos essenciais neste período. “Já que as redes sociais vão ser nossa principal ferramenta de trabalho, nos perguntamos sobre até que ponto eles estão completamente conectados às novas tecnologias. Caso estejam parcialmente, será que contam com a ajuda de terceiros para essa inclusão digital efetiva? Foi a partir desses questionamentos que desenvolvemos os tutorais, que chamamos aqui de #superdicas”, destaca Thais.

Outra iniciativa que está levando saúde e bem-estar para a turma do TSG é o #Fitemcasa, desenvolvido em parceria com o Departamento Físico Esportivo (DFE) do Sesc Fortaleza. Também sempre às terças-feiras, são compartilhados vídeos com sugestões de atividades físicas para serem realizadas em casa.

Aprender e partilhar

A receptividade e a participação ativa dos idosos mostram que, mesmo durante a quarentena, é possível preencher o tempo com muita diversão e conhecimento, como é o caso de Lucirene Façanha, 63, é frequentadora assídua do Sesc. Após se recuperar de um transplante de fígado, em 2014, ela começou a fazer diversas atividades promovidas pelo TSG, principalmente os voltados para arte e literatura, sua maior paixão. Ela pretende lançar ainda esse ano seu primeiro livro de contos. “Ele já está pronto, mas por conta da pandemia tive que adiar o lançamento”, explica.

Enquanto isso, costuma fazer as atividades propostas pelo Sesc no Whatsapp, até como forma de manter a mente ocupada neste período de isolamento social. “Participo dos grupos de literatura, de artesanato, eu acho ótimo. Temos assuntos para conversar, ideias para compartilhar, estamos juntos sempre, mesmo que distantes”, pontua.

Quem também está aproveitando as atividades do Sesc via Whatsapp é Maria do Carmo Sales Pinto, 64 anos. Apesar das saudades do convívio entre os amigos, ela está gostando bastante das atividades realizadas em casa. “Todo dia tem coisa nova, faço exercício físico, trabalhos como artesanato, pintura de mandala. Virou uma rotina. A gente acompanha ainda toda a programação cultural do Sesc, que está acontecendo também graças à Internet”, relata. Ela confidencia ainda que pretende, junto com os demais participantes do TSG, expor todas essas criações artísticas e culturais, quando o isolamento chegar ao fim. “Vai passar”, diz, confiante.


MAIO] Ansiedade tem aumentado no ambiente organizacional com a pandemia



Manter ativo o diálogo com os colaboradores sobre a rotina do home office, a saúde emocional e a produtividade ajuda a aliviar a tensão, recomenda especialista

A pandemia da Covid-19 tem sido um dos fatores geradores de crises de ansiedade e preocupação no ambiente de trabalho. Uma pesquisa realizada pela startup Pulses, que desenvolve ferramentas para medir o clima organizacional, apontou que 54% dos entrevistados estão tendo níveis de ansiedade médios e altos durante a quarentena. A nova rotina de trabalho, o receio de não dar conta e as dúvidas sobre as futuras configurações de trabalho têm tornado o papel do RH indispensável neste momento, afinal, cuidar das pessoas nunca foi tão necessário.

Com o home office, muitas empresas estão tendo que reinventar suas ações de RH buscando estratégias online para estreitar a comunicação entre os seus setores. De acordo com Ana Cláudia Medeiros, gerente de Gestão e Gente da Rui Cadete Consultores, “manter ativo o diálogo com cada colaborador, a fim de se inteirar sobre a rotina de adaptação ao home office, a saúde emocional e a produtividade, é uma das formas de gerar interatividade com a empresa”.

Outra estratégia adotada pelo RH da Rui Cadete, e também pode ser adaptada a outras empresas, é a aplicação de questionários com o propósito de entender essa nova rotina. Segundo a especialista, a partir dos resultados pode-se alinhar as ações que devem ser desenvolvidas em busca das melhorias necessárias no dia a dia do trabalho.

Essas pesquisas têm o objetivo de apontar dificuldades, algumas delas podem ser facilmente resolvidas pelas instituições e assim contribuir para a adequação do home office. No caso da Rui Cadete Consultores, os questionários apresentaram o desconforto ocasionado pelas cadeiras que estavam sendo utilizadas pelos colaboradores em suas casas. “A partir disso, a empresa fez a entrega das cadeiras específicas para trabalho nas casas de cada um que apresentou a dificuldade”, afirma Ana Cláudia.

A comunicação interna das empresas - por intranet, aplicativo de mensagens e e-mails corporativos - passou a ser uma ponte essencial no relacionamento interno. “Com todas as mudanças que vêm acontecendo, estar mais próximo, mesmo distante, tem sido uma postura institucional na busca por uma ambiente de trabalho saudável e produtivo. O papel do RH é justamente ser ponte de comunicação e de fortalecimento entre os colaboradores, a empresa e os próprios gestores”, concluiu a gestora.


MAIO] Dr. Fábio Eugênio tem capítulo publicado no livro Interfaces: Reprodução humana e Covid-19


Dr.Fábio Eugênio

A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida- SBRA publicou um livro intitulado Reprodução humana e Covid-19. A obra, em forma de coletânea, reúne vários especialistas em Reprodução Assistida, dentre eles, o médico cearense,  Dr. Fábio Eugênio que deixa sua contribuição no capítulo dois, Epidemiologia, no subcapítulo D , no que se refere   a parte descrita como Secreções.

A origem deste livro teve início durante a pandemia do Covid-19. A SBRA criou um grupo de WhatsApp para os associados se comunicarem e trocarem informações sobre o tema. Com quase 500 membros, os médicos postavam seus estudos coletados de diversas fontes no grupo. No entanto, essa troca de saberes deixou evidente a necessidade da área de unir forças para descobrir mais sobre o vírus, e assim conseguir subsídios para sugerir protocolos e diretrizes para o funcionamento da área de Reprodução Humana Assistida, à Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A obra é dividida em nove capítulos, mais conclusão e sumário, se apresenta com valor inestimável para o campo de atualização científica sobre a Reprodução Humana e Covid-19. “A  reunião de todos esses estudos se propõem a aprofundar as constatações iniciais, já que estamos falando de uma pandemia em curso, o que nos impede de vislumbrarmos todos os seus desdobramentos. Outro ponto importante nessa jornada é o reconhecimento da necessidade de nos mantermos em união. Este livro foi organizado em cerca de um mês, à distância, o que comprova que somos capazes de grandes feitos quando unimos força em prol de uma causa única”, indaga o especialista em Reprodução Humana Assistida, Dr. Fábio Eugênio.

Sobre o Dr. Fábio Eugênio Rodrigues

O Dr. Fábio Eugênio Rodrigues é especialista em reprodução humana assistida, atuante há mais de 20 anos nesta especialidade. É Mestre em Tocoginecologia (UFC), Fellow clínico em Medicina Reprodutiva (Universidade de Roma-Itália), Fundador e Diretor da Clínica Medicina Reprodutiva Doutor Fábio Eugênio, e Diretor Clínico do Centro de Medicina Reprodutiva BIOS. Membro atual da diretoria da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), American Society of Reproductive Medicine (EUA), e membro e ex-presidente seção Ceará da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Participou da equipe do primeiro bebê de proveta de Fortaleza e é considerado uma das grandes referências nacionais na especialidade, ministrando, inclusive, aulas e palestras pelo Brasil.  

MAIO] Museu da Fotografia Fortaleza lança “Visita 360°” da exposição “Bob Wolfenson: Retratos” e realiza Oficina de Autorretrato


Todo o público do MFF poderá visitar a mostra pelo 
Google Street View

Em tempos de pandemia, com o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) fechado para visitação, foi pensada uma estratégia para não deixar o público carente desse acervo incrível. Próximo dia 28, quinta-feira, será lançada a “Visita 360°” da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”. No perfil do Museu, no Instagram (@museudafotografiafortaleza), terá um link com direcionamento para a visita no Google Street View. É a oportunidade de conhecer uma das exposições mais icônicas que o MFF recebeu.

A exposição, preparada em 2018, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, tem curadoria de Rodrigo Villela e assistência de curadoria de Fábio Furtado. É uma mostra que compreende e mistura diferentes núcleos: personalidades da cultura, do esporte, da política e da moda, com fotos produzidas para editoriais ou por iniciativa do fotógrafo. Entre os retratados, nomes como Hélio Oiticica, Fernanda Montenegro, Caetano Veloso, Taís Araújo, Marília Gabriela, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, Anitta, Ludmilla, Laerte, Zé Celso, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Maluf, Luiza Erundina, Eduardo Suplicy, Pelé, Ronaldo e muitos outros. São mais de 150 retratos, vários deles ainda inéditos, feitos pelo fotógrafo ao longo de 45 anos. “Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, comenta o curador.

Já no dia 29, sexta-feira, às 15h, acontecerá, também no perfil do MFF no Instagram, a Oficina de Autorretrato, que traz como referência o trabalho do fotógrafo e artista plástico, Vik Muniz. Conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como açúcar, feijão e chocolate. Inspirado em seu trabalho e compartilhando algumas técnicas do artista, o Núcleo Educativo do Museu vai realizar uma dinâmica diferente. Para participar, é necessário ter em mãos uma foto

(sem muitos detalhes), uma folha de papel ofício, lápis e tudo o que você achar que pode compor seu retrato (arroz, feijão, macarrão parafuso, café, botões, papel colorido e muito mais).


SOBRE O MUSEU

Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.


SERVIÇO:

“Visita 360° da exposição Bob Wolfenson: Retratos”
Lançamento: 28/05 (quinta-feira)
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza



“Oficina de Autorretrato”
Data: 29/05 (sexta-feira)
Horário: 15
Onde: no Instagram @museudafotografiafortaleza


MAIO] Roberto Carlos está prestes a revelar novo amor! "Tá chegando a hora" diz Dudu Braga


Créditos: Divulgação

Parece que o coração de Roberto Carlos está praticamente ocupado. O rei evita falar sobre o assunto, mas em algumas entrevistas chegou a comentar que seu coração estava aberto em 
busca de um novo amor

Solteiro aos 79 anos, o ídolo da Jovem Guarda está prestes a revelar quem é a dona do seu coração. Em entrevista ao Canal Lisa, Leve e Solta da jornalista Lisa Gomes, Dudu Braga, filho de Roberto Carlos lembrou que Maria Rita que morreu em 1999 vítima de um câncer na região pélvica,  foi o grande amor da vida do seu pai, "Outra Maria Rita ele não vai encontrar e se ele procurar isso, ele não vai encontrar, ele tem que procurar um novo amor, mas acho que tá chegando a hora" diz.

Dudu entrega que após a morte de Maria Rita o pai chegou arriscar em novos amores, "Ele é um homem no tempo dele. É claro que já passaram algumas pessoas pela vida dele, isso não tenho dúvida nenhuma" revela.  Segundinho também lembrou de como Maria Rita era especial na vida dele, "Maria Rita era minha amiga".

Dudu e Roberto Carlos são super parceiros, os dois aproveitam vários momentos juntos para falar sobre tudo, em especial relacionamentos, o rei da música é um ótimo conselheiro, "Ele abre o coração comigo pra falar de amores, ele sempre me deu ótimas dicas" revela.

E por causa disso, Segundinho,  que é radialista, pensou em usar seu programa de rádio para encontrar uma madrasta, "Eu queria fazer uma promoção na rádio. Se candidate a madrasta do Dudu! Eu gostaria de ter uma madrasta" brinca.

Como um bom filho atencioso, Dudu Braga começou a perceber sinais de que o pai está próximo de revelar uma nova paixão, "Tá chegando esse momento. Percebo no meu pai que o coração dele tá se abrindo novamente pra de repente assumir alguém".

Assista a entrevista completa:




MAIO/NOTA] ADIADO O CAMPEONATO BRASILEIRO LONGA DISTANCIA 2020


A FETRIECE informa que conforme recomendações legais, como também da Confederação Brasileira de Triathlon e prezando pela saúde e segurança de todos, o Campeonato Brasileiro de Longa Distância foi transferido para o dia 27 de Março de 2021.

Qualquer dúvida pode nos contatar através do e-mail fetriecetri@gmail.com


MAIO] SENAC REALIZA LIVES SOBRE UNIVERSOS DA EDUCAÇÃO, DO TRABALHO E DAS PUBLICAÇÕES EDITORIAIS


Imagem de Fizkes/Shutterstock

Além das competências profissionais diante do “novo normal”, os diferenciais competitivos e os bastidores da publicação de um livro são temas do Tudo em Casa Fecomércio

A semana começou com o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral, falando sobre as soluções e ferramentas para ministrar aulas remotas, tecnologia adotada pela instituição para prosseguir qualificando os trabalhadores do comércio em tempo de isolamento social. Mas ainda é tempo de se manter informado sobre as novidades no mundo da educação profissional e obter dicas para se destacar no mercado de trabalho pelas lives do Senac pelo Tudo em Casa Fecomércio dessa semana. As lives são transmitidas pelo Instagram @senacce, sempre às 17h, e disponibilizadas também na plataforma http://www.tudoemcasafecomercio.com.br/.

Na terça-feira (26), o tema é Banco de Oportunidades no Mundo do Trabalho e as Competências para o ‘Novo Normal’, com a coordenadora do Banco de Oportunidades, Karla Rolemberg, e o professor e consultor de relacionamento institucional, Luis Antônio Rabelo Cunha. O banco é um serviço gratuito que o Senac oferta para as empresas, que buscam profissionais qualificados, e para os alunos formados pela instituição que desejam ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Na quarta-feira (27), é a vez da gerente da Editora Senac Ceará, Denise de Castro, falar sobre os Bastidores da Publicação de um Livro. Para quem é escritor, designer, ilustrador, fotógrafo, editor ou tem interesse no universo editorial, o papo promete ser interessante. A editora é responsável por publicações de destaque no mercado nacional, como Meu Coração Coroado: Mestre Espedito Seleiro, de Eduardo Motta sobre o artesão do couro de Nova Olinda; e Em Busca dos Sabores Perdidos, de Nilza Mendonça, sobre o aproveitamento de alimentos que a natureza nos dá.

Na quinta-feira (28), a gerente do Senac Centro, Alcilane Mota aborda o assunto Diferencial Competitivo: Você em Evidência no Mercado de Trabalho. Á frente da maior escola de educação profissional do Ceará, Alcilane é graduada em Pedagogia Empresarial e Administração Escolar pela Estácio de Sá (RJ), com especializações em Gestão do Potencial Humano nas Organizações (Unifor) e Gestão Educacional (Senac/CE), com mestrado em Educação Brasileira (UECE).

Por fim, na sexta-feira (29), o instrutor da área de Gestão e Negócios, Jean Gaioso, dá dicas para quem pretende aproveitar melhor o tempo e se organizar nesse período de isolamento social, encerrando a semana com a live “Planeje-se com Criatividade”.


MAIO] OAB Ceará realiza audiência pública virtual sobre o uso da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento da infecção pela COVID-19


 
Nesta quarta-feira (27), às 14h, a OAB Ceará, através da Comissão de Saúde, realizará uma audiência pública virtual para discutir o uso da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento da infecção pela COVID-19.

O novo coronavírus ainda é pouco conhecido pela ciência. Os efeitos desse vírus têm sido desastrosos para a população mundial. No sentido de combater os seus efeitos, vários estudos estão sendo elaborados e os mais diversos protocolos clínicos no tratamento desta moléstia estão sendo adotados no mundo todo. O presidente da comissão, Ricardo Madeiro, explica que “no Brasil, surgiram três correntes sobre o uso da hidroxicloroquina/cloroquina entre os médicos, estudiosos e pesquisadores: a não inclusão da  hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento para COVID-19; sua inclusão no tratamento e a inclusão na fase avançada. Diante de toda essa polêmica, surgiu a insegurança jurídica para as entidades públicas, privadas e para os profissionais médicos prescritores. Daí a necessidade de promover o debate científico sobre a matéria”, disse.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; a vice-presidente, Vládia Feitosa; e o presidente da Comissão de Saúde da OAB Ceará, Ricardo Madeiro; assinaram o ofício encaminhado na segunda-feira (25) para autoridades em saúde, convidadas a participar como debatedoras da Audiência Pública virtual. O documento foi enviado para: o secretário de saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho; a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza, Joana Angélica Paiva Maciel; a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro; o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Marcelo Alcântara Holanda; Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto; o infectologista e Chefe do Departamento de Medicina Clínica – Pro Tempore da Universidade Federal do Ceará, Anastácio Queiroz de Sousa; a Médica Imunologista, Oncologista clínica e Cientista, Nise Hitomi Yamaguchi; o Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Manoel Odorico de Moraes Filho; e a Professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Maria Elisabete Amaral de Moraes.

Já confirmaram participação: o Superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Marcelo Alcântara Holanda, que representará o secretário de saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho; a Secretária de Saúde do Município de Fortaleza, Joana Angélica Paiva Maciel; a Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro;; Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Maria Salustiano Arruda Porto; o infectologista e Chefe do Departamento de Medicina Clínica – Pro Tempore da Universidade Federal do Ceará, Anastácio Queiroz de Sousa; e a Médica Imunologista, Oncologista clínica e Cientista, Nise Hitomi Yamaguchi.

O evento terá transmissão pelo Canal do Youtube da OABCE (oabcenatv).


Serviço:

Audiência Pública Virtual sobre o uso da hidroxicloroquina/cloroquina no tratamento da COVID-19

Data: 27 de maio (quarta-feira)

Hora: 14 horas

Transmissão: Canal do Youtube OABCE


MAIO] Acidentes com motocicletas em meio à pandemia de Covid-19 preocupam SBOT-CE e Sindicato das Autoescolas


 
Motociclistas formam um dos grupos mais vulneráveis do trânsito e as consequências dos acidentes costumam ser bastante 
graves e debilitadoras

As restrições de trânsito de veículos devido às medidas de distanciamento social em vigor no Ceará teve como consequência a redução de acidentes. No entanto, os número de atendimentos a vítimas de ocorrências envolvendo motocicletas nos hospitais ainda são preocupantes, segundo os médicos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Ceará (SBOT-CE).

A emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF) acolheu 419 pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas em abril deste ano. Embora represente uma redução de 34% em relação ao mesmo período do ano passado, o número é muito superior aos de outros atendimentos do hospital que envolvem o trânsito: vítimas de acidentes de carro, por exemplo, somaram 68 e ciclistas, 61 no mês passado.

“Apesar do pouco movimento no trânsito nestes dias, nós percebemos a presença constante do motociclista nas ruas, em especial nos serviços de entrega. Os ortopedistas e traumatologistas que atuam nas emergências se preocupam muito com esse público, porque os motociclistas formam um dos grupos mais vulneráveis do trânsito e as consequências dos acidentes com eles costumam ser bastante graves e debilitadoras”, afirma o presidente da SBOT-CE, Dr. José Atualpa Pinheiro Júnior.

O mesmo cenário de poucos veículos na rua que permitiram a redução de acidentes também pode motivar o desrespeito às leis de trânsito e a realização de manobras perigosas, alerta o presidente do Sindicato das Autoescolas do Ceará, Eliardo Martins. Para ele, os condutores de motocicletas precisam ter a mesma atenção nas vias independentemente do momento.

“Mais do que nunca, os motociclistas devem assumir postura defensiva, ou seja, prevendo e evitando situações de risco. Por exemplo, mesmo que esteja na via preferencial, não custa reduzir a velocidade um pouco e atentar para o trânsito na via perpendicular. Alguns hábitos de cuidado podem fazer a diferença entre se manter bem e ir parar na emergência do IJF.”