
Claudio Silveira
Foto:Davi Magalhães
Realizados nos meses de junho
e julho, o projeto reuniu moda, cultura, empreendedorismo e premiações
O DFB Digifest 2020, edição
virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, celebra o sucesso
dos dois meses de evento realizado de forma online. A iniciativa refletiu, em
ações concretas, o momento global de reflexão sobre as formas de consumo dos
produtos culturais e os rumos do próprio trade da moda, realizando um formato
seguro e democrático, com pleno acesso a partir das redes sociais do DFB
Festival - @dfbfestival - e da plataforma www.dfbfestival.com.br.
Com uma grande receptividade
do público, o DFB Digifest 2020 impactou diretamente em seu Instagram 2.129.850
milhões de pessoas durante o período em que ocorreu o evento virtual, com
alcance total de 396.197 perfis e 2.186.168 impressões. No Youtube, as
transmissões do evento registraram 28.759 visualizações “Estávamos com grandes
expectativas para esse novo formato. A versão tradicional do evento já estava
praticamente pronta quando foi necessário nos reinventar e apostar em algo
novo. O público acolheu nossa ideia e os números de acessos foram
gratificantes. Aprendemos muito com todo esse desafio e vamos levar muitos
ensinamentos para as próximas edições”, ressalta o diretor-geral do DFB,
Cláudio Silveira.
Apresentando como um dos seus
pilares as ações sociais, o evento doou, juntamente com a Enel, 200 mil
máscaras de longa proteção a domicílios em áreas de vulnerabilidade social da
Região Metropolitana de Fortaleza. Outra ação, o projeto Marmita Chic reuniu
oito restaurantes da culinária autoral para criar pratos comercializados com
preços promocionais e parceria com o aplicativo de delivery James, a Coca-Cola,
a Granja Regina e a Mallory. Criado para minimizar os efeitos do isolamento
social prolongado, que atingiu todos os setores da economia e, em especial, o
segmento de restaurantes, o projeto contou com a curadoria do chef João Lima e
reuniu os seguintes estabelecimentos e chefs: Culinária da Van (chef Van
Régia); Hey Joe (chef Fabiano Pedon); Joá (chef Krysten); Mar de Rosas (chef
Eduardo Campelo); Mira (chef Marília, Aída e Rafael); O Banquete (chef Lili
Pereira); Bar do Mar (chef Leo Gonçalves) e Zoi (chef Ivan Prado).
O DFB Digifest realizou ainda
o Pitstop Contra a Covid-19, que realizou no mês de julho 1.000 exames grátis
para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia
de Iracema, em frente ao Hotel Sonata. A iniciativa foi uma correalização DFB
DigiFest/Enel, realização da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (Coaph
Saúde), com patrocínio da Qair, apoio institucional da Prefeitura de Fortaleza,
e do Instituto Iracema, apoio do Senai, Sistema Fiec e Laboratório Régis Jucá,
englobando os sindicatos têxteis do Estado: SindRoupas, SindConfecções e
Sinditêxtil.
Um momento bastante esperado
pelo público foi o DFB LiveModa, projeto que apresentou desfiles de forma 100%
online, com conteúdo transmitido no canal do Youtube do evento. A ação trouxe
como intuito promover a moda autoral, renovando e incentivando o trabalho e a
autoestima de criadores e marcas parceiras neste momento de dificuldade. O line
up apresentou grandes nomes que já estavam confirmados na edição física e que
são consagrados estilistas e marcas do trade da moda autoral: Bruno Olly;
Ivanildo Nunes; Lindebergue; Coletivo (Bruno Queiroz + Gisela Franck + Bikiny
Society); Vitor Cunha; Almerinda Maria; Rendá por Camila Arraes; Ronaldo
Silvestre; Kalil Nepomuceno; Baba, Marina Bitu e Thereza Montenegro, sendo as
duas últimas estreantes no evento.
Projeto New Faces
O Projeto New Faces,
correalizado com a influencer Thyane Dantas, é uma iniciativa que nasceu para
revelar talentos em áreas de vulnerabilidade social da Região Metropolitana de
Fortaleza. Realizado este ano por meio das redes sociais, escolheu como
vencedora a modelo Luiza Moura. Contando com participantes de alto nível,
escolheu ainda três segundos lugares:
Sol Duarte, Beatriz Fernandes e Mariana Zaupa. A primeira colocada
recebe um prêmio de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e garante participação no
casting da próxima edição física do DFB Festival, em 2021, além dos prêmios que as outras finalistas
também recebem como um ensaio fotográfico, uma consultoria de beleza, um curso
profissionalizante com a RC Model Agency e um kit da linha beleza com
eletrodomésticos Mallory.
Mostra MoveModa
A segunda edição da mostra de
curtas-metragens assinados por videomakers profissionais, estudantes e
amadores, tem como tema as múltiplas interpretações sobre visões de futuro que
se desenham no horizonte. Como em 2019, a MoveModa distribuiu R$ 10.000,00 (dez
mil reais) em dinheiro para os vídeos vencedores nas quatro categorias da
mostra. Os vencedores foram: Categoria “Feito em Casa”, com prêmio de R$ 2.000
+ Troféu DFB Festival para “Don’f forget”, de Bruno Sotti e Heloisa Martire
(Apucarana/PR). A categoria “Inovação em Linguagem” premiou com R$ 2.500 +
Troféu DFB Festival o curta “Conferência”, de Fernando Carvalho, (São
Paulo/SP). A categoria “Pensamento Crítico”, valendo R$ 2.500 e o troféu DFB
Festival, foi entregue para o curta: “Erro 404”, de Iury Ponte, (Fortaleza/CE).
E finalizando as premiações, com a categoria “Fashion Film Independente do
Ano”, o vencedor “Noa, você está sozinha?”, de Lucas Ervedosa e Gabriel Goersh,
(Fortaleza/CE), que recebeu de R$ 3.000 + Troféu DFB Festival.
Concurso dos Novos
Realizada desde 2001, o
Concurso dos Novos, tradicional competição entre instituições de ensino
superior e técnico de Estilismo e Moda. A ação contemplou os trabalhos
inscritos, sem expor os participantes aos riscos de aglomeração demandados em
uma eventual segunda fase. O Concurso dos Novos realizou, ao invés da coleção
cápsula completa, que seria apresentada em desfile durante a edição física do
DFB Festival, uma avaliação feita a
partir do look-piloto enviado e da análise dos projetos teóricos das propostas.
O primeiro lugar ficou com a Unifor, que levou o Troféu DFB e R$ 10.000. O
segundo e terceiro lugares, que também receberam o troféu, foram conquistados
pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó/RN (Troféu DFB) e pelo Senai Cetiqt - Rio de
Janeiro/RJ, respectivamente.
Webnário DFB
O DFB Digifest 2020 também
realizou o “Webnário DFB”. Correalizado juntamente com o Senai/CE, Sistema
Fiec, SindConfecções CE, Sindroupas e Sinditêxtil, o evento virtual gratuito
trouxe para o público temas relevantes sobre o segmento da moda, o crescimento
na internet e vendas online. Com mediação realizada pela estilista Lorrana
Aguiar, apresentou com convidados o publicitário Paulo Santiago; a consultora
em marketing e branding, Gal Kury; a coordenadora do curso de Pós-Graduação de
Moda da Universidade de Fortaleza (Unifor), Raquel Tavares; o publicitário
Lauro Marcus; empresário e criador de conteúdo, Lucas Fernandes; o coprodutor e
especialista em Negócios Digitais, Arileudo Rocha; e o sócio-fundador da
VideoROI, Victor Ventura.
DPM 2020
O “Digital Pensando Moda”, foi
realizado em parceria com o Senac Ceará, promovendo palestras e workshops
online gratuitos. A ação contou com a participação do grandes nomes como o
estilista Alexandre Herchcovitch; o consultor de moda, Eduardo Motta; a diretora
executiva do movimento Fashion Brasil, Fernanda Simon; e a influenciadora
especialista em moda e empoderamento feminino, Carla Lemos, além de workshops realizados por
profissionais do Senac/CE. O Digital Pensando Moda foi uma versão online do
tradicional Dragão Pensando Moda, ciclo de formação promovido pelo evento que
já apresentou nas edições anteriores diversas palestras e workshops com
renomados profissionais do segmento da moda.
DFB Live Música
Realizado em parceria com o
Sesc Ceará, o DFB Live Música promoveu um line-up que representou as tendências
e a diversidade da música nordestina, com atrações que se apresentaram no canal
do Youtube oficial do DFB. O público conferiu de casa as sonoridades de Siba,
Xênia França, Beat N’ Jazz, Rayane Fortes e Camila Marieta. Durante as Lives,
também foi possível fazer doações de alimentos por meio da campanha Sintonia do
Be, que serão destinadas ao Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e
nutricional que funciona em todo o País, arrecadando de onde sobra e levando
para onde falta.
Prêmio DFB Digital
Iniciativa realizada em
parceria com o Sistema Fiec e o Sebrae/CE, o Prêmio DFB Digital foi criado em
reconhecimento aos esforços da indústria têxtil do Ceará e de
microempreendedores independentes, para contemplar as iniciativas que mais têm
se destacado nesses tempos de isolamento social. A iniciativa premiou cada
vencedor com R$ 5.000. A categoria "Engajamento Social", premia o
perfil do Instagram que, além de promover seu negócio, trata de questões que
vão além do mercado, abraçando temáticas como empoderamento, oportunidade e
visibilidade, escolhendo o perfil da Voir Image - instagram.com/voirimage. A
Categoria "Negócio Sustentável", premiou microempreendedores que
promovem a sustentabilidade e o consumo consciente, conquistada pelo Brechó
Gato 80 - instagram.com/gato80s. Já a categoria “Feed Criativo” escolheu perfis
que utilizam as redes sociais como linguagem para se comunicar e vender de
maneira diferenciada. O vencedor foi o perfil da marca Baba -
instagram.com/insta.da.baba
Além dos microempreendedores,
o Prêmio DFB Digital apresentou nomes indicados pelos sindicatos que compõem a
indústria da moda no Ceará e que serão agraciados com o Troféu DFB Digital.
O maior encontro da moda
autoral da América Latina
O DFB Festival foi criado, em
1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda
no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e
marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com
o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia
criativa e inovação.
Na edição 2019, o DFB Festival
instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema,
por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60
expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo
21 bares e restaurantes.
Celebrando a inclusão de
Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB
Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da
participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados
do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda,
Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.
SERVIÇO
DFB DigiFest 2020
Festival Online de Moda,
Cultura e Empreendedorismo
1º de Junho a 31 de Julho de
2020
Programação online em
www.dfbfestival.com.br
Novidades e atualizações nas
redes sociais: @dfbfestival