Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 22 de março de 2013

[Palestra - CE] Sucesso total durante a palestra “Cristo para Estrategistas e suas lições para empreendedores”






Foi realizada ontem (21.03) na Livraria Cultura de Fortaleza da Avenida Dom Luiz mais uma grande palestra intitulada “Cristo para Estrategistas e Suas Lições para Empreendedores” mediada pelo publicitário Fabio Mesquita. A abertura foi por conta da Banda Versos e Canção. Estiveram presentes ao debate o filósofo Lindemberg Castro e o empresário Cláudio Júnior. Diversos empreendedores, universitários e o público em geral participaram do evento. 


Veja mais fotos do evento:


Jean Claude (jornalista) e Fábio Mesquita (Publicitário) 


Fabio Mesquita  


Banda Versos e Canções







quarta-feira, 20 de março de 2013

[Notícias ] SHOPPING DEL PASEO APRESENTA AÇÃO "PÁSCOA DIVERTIDA"

Oficinas de bolo de caneca incentivam o público infantil na arte de produzir doces

Páscoa já tem cheiro de chocolate. Os tradicionais ovos, bolos e outros doces que adoçam os últimos dias da quaresma, inspiram o Shopping Del Paseo na campanha Páscoa Divertida.

Um espaço infantil montado em forma de confeitaria recebe a criançada com oficinas de bolo de caneca. O acesso é totalmente gratuito, permitido para crianças de três a doze anos, entre três e cinco anos os pequenos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável. Todas as crianças recebem: 01 (uma) caneca personalizada, 01 (um) sachê de Bolo de Caneca e 01 (um) avental personalizado.

A oficina de bolo de caneca tem duração de aproximadamente 20 minutos. Orientadas por monitores, as crianças contam com a ajuda nas tarefas e no manuseio seguro dos equipamentos. Depois de pronto, a decoração dos bolos de caneca fica por conta da imaginação da meninada.

O espaço fica de 26 a 31 de março no Piso L1 do shopping. A oficina de bolo de caneca ocorre: terça, quarta e quinta, das 16h as 19h; sexta, sábado e domingo, das 14h as 19h. A Páscoa Divertida é uma campanha que tem parceria do Shopping Del Paseo e Dr. Oetker.

Serviço:
Páscoa Divertida
Shopping Del Paseo
Piso L1
De 26 a 31 de Março
Terça, quarta e quinta - 16h as 19h
Sexta, sábado e domingo - 14h as 19h

Entrada Gratuita

Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br

[Diversão – CE Pautão Cultural do IACC

 
Confira as diversas opções de lazer, cultura e arte que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Centro Cultural Bom Jardim, equipamentos geridos pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, oferecem para esta semana.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema

Livro "Jangadeiros" será lançado nesta quinta-feira (21) 
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com a editora Civilização Brasileira, lança nesta quinta-feira (21) o livro "Jangadeiros: uma corajosa jornada em busca de direitos no Estado Novo". O lançamento acontece às 18h, no Auditório. O livro de Berenice Abreu conta a história real de homens simples que, num ato de extrema bravura, partem do Ceará ao Rio de Janeiro, em uma pequena jangada, em busca do reconhecimento dos seus direitos, o que os fez ganhar projeção nacional e internacional, além de terem assegurados benefícios sociais para a categoria.
A narrativa se passa em pleno Estado Novo, num período histórico do país marcado pela busca do presidente Vargas em construir uma ideia positiva do povo e dos trabalhadores do Brasil. Desta forma, o episódio protagonizado pelos jangadeiros cearenses se constituiu em ação exemplar de construção de uma identidade nacional. A autora fala sobre como os jangadeiros e o Estado getulista apostaram no feito e se aproveitaram dos dividendos materiais e simbólicos que dele foram extraídos.
A autora
Berenice Abreu é mestre em Sociologia (UFC, 1997) e doutora em História Social (UFF, 2007). Leciona no curso de graduação da Universidade Estadual do Ceará, sendo colaboradora do Programa de Pós-graduação em História Social da UFC. Continua pesquisando viagens de jangadeiros com fins reivindicatórios, dessa vez destacando aquelas realizadas na década de 1950, para Porto Alegre e Buenos Aires.
Sinopse
Os jangadeiros… Com eles, o mar, o peixe, o sol, o vento e até a tempestade. Os jangadeiros… Quem se lembra dos desenhos de Percy Lau sobre os tipos regionais do Brasil, ilustrando mapas e cadernos escolares, entre os quais os jangadeiros tinham destaque, pois representavam a força, a coragem, mas também a pobreza do pescador? Os jangadeiros… Quem sabe seus nomes? Em 1941, em pleno Estado Novo de Getúlio Vargas, eles se deram a conhecer nacionalmente, tomando a cena, como protagonistas de uma autêntica epopeia. Eram Jacaré, Jerônimo, Manoel Preto e Tatá, e vieram do Ceará ao Rio de Janeiro em uma jangada! Inacreditável, mas verdadeiro. É dessa viagem que a autora do livro trata, com calor e riscos, algo bem próprio aos percursos de jangada.
Mas tal viagem para quê? Mais inacreditável ainda: para reivindicar direitos que entendiam possuir e que poderiam melhorar suas vidas e a de centenas de milhares de outros pescadores. Em nome disso, em estratégia arriscada, porém sensacional, arriscaram-se pelos mares, legitimando-se para um encontro com o próprio presidente Vargas. Tudo bem no tom do Estado Novo: tempos de liderança pessoal do Chefe, de ausência de direitos políticos e de presença de direitos sociais, em especial os trabalhistas. O feito ganhou a atenção da imprensa e das autoridades políticas. Os jangadeiros viraram notícia de jornal, de rádio e, inclusive, filme do americano Orson Welles. E não foi só isso, já que desfilaram com sua jangada em cima de um caminhão, pelas principais ruas da capital federal.
Foram acolhidos com muita festa e tiveram reconhecimento, que veio pelo decreto presidencial incorporando os pescadores ao Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Marítimos (IAPM), que assegurava benefícios sociais para a categoria. Só que as tempestades não os assolaram apenas na viagem de ida para o Rio. Elas foram duras e constantes, como se lerá neste livro de enredo cinematográfico e cheio de aventuras, interpretadas como uma forma de acesso às difíceis condições de vida de muitos trabalhadores brasileiros que, apesar de tudo, encontravam formas de se dar a ver como atores principais, mesmo dividindo o palco com muitos de renome: políticos, intelectuais e a imprensa, entre outros. Uma história incrível, com elementos de tragédia que surpreendem qualquer um. Mas a autora a enfrentou com a mesma determinação de seus personagens, como o leitor pode conferir. Não antecipando o final, juro a vocês, It's All True.
Serviço: Lançamento “Jangadeiros: uma corajosa jornada em busca de direitos no Estado Novo”
Data: 21 de março de 2012
Hora: 18h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Valor do livro: R$ 39,90

Renomados profissionais discutem aspectos da indústria cultural do Ceará, Piauí e Pará
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza nesta sexta-feira (22), às 19h, no Auditório, o Seminário "O Brega Pop no Rastro do Boi e da Borracha". O Seminário será seguido de apresentação da banda Descendentes da Índia Piaba, grupo que mistura elementos de carimbó e punk em seu repertório autoral, além de apresentar grandes sucessos do carimbó cearense e paraense. O pocket show acontece a partir das 21h, no Espaço Mix do Dragão do Mar.

Para compor a mesa de debate foram convidados grandes nomes da indústria cultural. O designer Eduardo Barroso falará sobre "A Experiência Estética dos Bois de Parintins". Marcelo Damaso, produtor e jornalista, tratará sobre "A Cadeia Produtiva e os Atores da Cena Musical Paraense", seguido pela professora Iara Braga, que abordará "A Cultura do Gosto: A Moda Popular".
A iniciativa, que integra a programação do ciclo temático dos meses de março e abril "CEPIRA – Ceará, Piauí e Pará", visa provocar a discussão sobre aspectos culturais desses estados, fatos que criam um modelo de indústria cultural que se estabelece nesse eixo, a exemplo das festas e danças tradicionais, da estética da moda popular e cena musical do forró eletrônico e do tecnobrega.
Os palestrantes
Eduardo Barroso Neto é mestre em Urban Design pela ECAL, Suíça. Integrou a equipe técnica do pioneiro grupo de design do CETEC – Centro Tecnológico de Minas Gerais, (1973 a 1979). Coordenou o Programa de Design do CNPq (1983 a 1986). Dirigiu o Laboratório Brasileiro de Design - LBDI (1987 a 1997), realizando anualmente importantes seminários internacionais sobre design, dentre eles o workshop que deu origem a AEND – Associação para o Ensino do Design do Brasil (1990). Criou e dirigiu o Centro de Design do Ceará (1997 a 2002). Criou os Laboratórios de Design para o Artesanato na Colômbia. Foi o primeiro designer da América do Sul a chegar a direção do ICSID – International Council of Societes of Industrial Design, cargo que ocupou por dois mandatos (1993 a 1995 e 1995 a 1997). Presidente do Júri do 40º Festival Folclórico de Parintins/AM.
Marcelo Damaso é produtor e jornalista. Em 2003, desenvolveu com amigos a Dançum Se Rasgum Produciones trabalhando na promoção da cena musical da Amazônia. Desde 2006, organiza o Se Rasgum, um festival de música com apresentações de mais de 200 bandas do Brasil, da Amazônia e alguns grupos internacionais. Marcelo é presidente da ACAI (Associação Cultural Amazônia Independente). É também organizador de um festival local alternativo no Pará, em que se apresentam as principais bandas locais e nacionais. Escreve para diversos veículos, como Diário do Pará, onde também trabalha como editor, e Billboard Brasil, MTV (revista). Também escreve sobre cultura, comportamento e turismo em Belém.
Iara Braga possui graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (2004) e mestrado em Design e Marketing - University of Minho (2008). É professora do Curso de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ministrando disciplinas na área de Teoria e Pesquisa de Moda, atuando também com estudos de Desenvolvimento de Produto e Economia Solidária, com ênfase nos seguintes temas: design, sustentabilidade e desenvolvimento humano.

Seminário “O Brega Pop no Rastro do Boi e da Borracha”, com apresentação da banda Descendentes da Índia Piaba (no Espaço Mix)
Data: 22 de março de 2013 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Auditório
Acesso gratuito.


Gustavo Portela apresenta o disco “Movimento” neste domingo (24)
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) apresenta neste domingo (24), às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho, o show de Gustavo Portela que traz músicas do "Movimento”, disco com repertório autoral e canções em parceria. O show é gratuito.
O artista exibe um aperitivo das suas apresentações pelas noites de Fortaleza. Em “Movimento”, o músico mostra seus múltiplos talentos: tocar, criar, arranjar e dirigir. O trabalho conta ainda com a participação de vários músicos e intérpretes da música brasileira feita no Ceará.
O show “Movimento”, que foi contemplado pelo VII Edital das Artes, conta com a direção musical de Felipe Cazaux e traz uma releitura de algumas canções do disco homônimo.

Serviço: Show de Gustavo Portela
Dia 24, às 19h, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.
Saiba mais: www.gustavomov.blogspot.com

 [Infantil]

Os Músicos de Bremem

Sinopse: A peça traz uma releitura da clássica fábula dos irmãos Grimm contada pela figura universal do palhaço. Os quatro animais do conto original. O jumento, a galinha, a gata e o cachorro ganham vida e alegria nesta nova narrativa que busca nas entrelinhas resgatar a contação de histórias através das brincadeiras, teatro de bonecos e números circenses.
Serviço: Sábado, às 18h, Acesso livre. Espaço Rogaciano Leite Filho

Brincando e Pintando no Dragão do Mar - Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Serviço: Domingo, às 16h, na Arena Dragão do Mar. Acesso livre.

Dragão das Crianças - Arte para Crescer Feliz - Oficina de Recorte - A oficina desenvolve o potencial criativo, trabalhando retalhos de tecido em figuras simbolizando cenário das histórias infantis de Monteiro Lobato.
Serviço: Domingo, a partir das 17h, na Praça Verde. Acesso livre.

[Múltiplas linguagens]

Sahaja Yoga
A prática permite que a pessoa se identifique com o seu verdadeiro ser, abandonando os hábitos negativos para a evolução espiritual.
Serviço: Sexta, às 16h, no Bosque da Praça Verde. Acesso livre.

Encontro Cearense de Malabares
O encontro reúne jovens iniciantes e profissionais que exercem a prática dos malabares.
Serviço: Sábado, às 17h, na Praça Almirante Saldanha. Classificação livre. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Serviço: Sábado, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso livre.

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Serviço: Sábado, das 14h às 17h, no bosque da Praça Verde. Acesso livre.

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato realizada em parceria entre SEBRAE-CE e SIARA-CE.
Serviço: De sexta a domingo, das 17h às 22h, Ao lado do Espelho D’água. Acesso livre.

[Exposições]

Rotas: desvios e outros ciclos
A exposição “Rotas: desvios e outros ciclos” apresenta um valioso recorte que integra artistas do Ceará, Piauí e Pará. Utiliza eixos que discutem mecanismos de trânsitos, fluxos, deslocamentos e que confluem com estratégias do corpo, do desejo, da ficção, a partir das relações de poder, subjetivação e dimensão simbólica. Incorpora possibilidades metafóricas para discutir a instância da “redescoberta” ou do “novo lugar”, por ciclos que pertencem ao processo histórico, econômico e cultural desses estados.
Serviço: Visitações de terça a domingo, das 10h às 20h (acesso até 19h30), no Museu de Arte Contemporânea.

“Luiz Assunção: Samba de Carnaval”
A exposição que conta a vida e obra do compositor maranhense e cearense de coração.
Serviço: Em cartaz até 27 de março, de terça a sexta das 10h às 20h e sábado e domingo de 14h às 21h no Espaço Multiuso. Classificação livre. Acesso gratuito.

“O Sagrado Coração do Ceará”
 Apresenta uma reflexão sobre a fé e suas manifestações, ancorada na diversidade cultural cearense, pondo em valor tanto as manifestações do catolicismo tradicional, como de sua vertente sertaneja, ressaltando ainda aspectos das culturas indígenas e africanas. Reúne tesouros da cultura religiosa no Ceará. Obras vindas de importantes coleções, como: Museu Diocesano Dom José de Sobral, Museu de Arte Sacra de Aquiraz, Museu Jaguaribano de Aracati, Museu Padre Cícero do Horto de Juazeiro, Norte, Casa dos Milagres Juazeiro do Norte, Museu do Ceará de Fortaleza, Casa dos Milagres, Memorial Padre Antônio Vieira, de Viçosa do Ceará, e Museu de Canindé, dentre outras.
Serviço: Visitação das 10h às 20h (acesso até às 19h30) no Memorial da Cultura Cearense.

Brinquedo - A Arte do Movimento [Sala 3]

A exposição estimula a memória e ativa a sensibilidade. Os brinquedos expostos pertenciam à Coleção Macao Goes e hoje fazem parte do acervo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Serviço: Visitação das 10h às 20h (acesso até às 19h30) no Memorial da Cultura Cearense.

“Vaqueiros” [Salas 4]
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Serviço: Visitação das 10h às 20h (acesso até às 19h30) no Memorial da Cultura Cearense.

[Planetário]
Ingressos R$ 8,00 / 4,00
QUI E SEX    O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.      18h
            Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu, conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 19h
            Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.      20h
SÁB E DOM  O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária três crianças fazem uma viagem emocionante pelo Sistema Solar, visitam o sol, os planetas e a lua. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas.      17h
            Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com  Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 18h
            A Conquista do Espaço
Com Yuri Gagarin foi iniciada a corrida espacial, espaçonaves interplanetárias aventuraram-se em missões arriscadas à procura de mundos não revelados, em apenas 12 anos um sonho se torna realidade, e a maior conquista alcançada foi levar o ser humano à lua com o pouso da missão Apolo 11.       19h
           
Origens da Vida
Vamos mergulhar no desconhecido e a partir das profundezas do oceano descobriremos as diversas origens da vida existentes em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas.
            20h


¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Av. Francisco Sá, 1801 – Jacarecanga 60010-450 – Fortalez-CE
Informações e agendamento de visitas: (85) 3238.1244

Serviço: Os espaços EAO funcionam de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Todos os espaços têm acesso livre e vagas limitadas.
Espaços
Biblioteca Thomaz Pompeu Sobrinho
Disponibiliza um acervo de mais de 1,5 mil livros nas áreas de Artes, Arquitetura, Patrimô¬nio Cultural, Ofícios Tradicionais e Literatura.

Ateliê de xilogravura
O ateliê de xilogravura da EAOTPS pode ser utilizado, mediante agendamento prévio, de se¬gunda a sexta, para atividades de impressão. Para conhecer as normas de utilização e agendar horário, os interessados podem entrar em contato com a Escola, pelo telefone: 3238.1808.

Ilha Digital
Acesso a pesquisas online sem custo. Disponibiliza aos usuários serviços de impressão, digi¬talização e periodicamente ministra curso de informática básico. Acesso gratuito à internet.

Loja Artesanal
Produtos criados por meio dos Cursos da Escola. São xilogravuras, gravuras em metal, ca¬dernos, bloco de notas, papéis artesanais e bordados.

Centro Cultural Bom Jardim
Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim
[TEATRO]
Teatro em Pauta
Peça Maria da Penha – Uma história, uma vida
Grupo: Amor ao Próximo
Direção: Nadia Aguiar
A peça fala de forma poética e lúdica sobre a beleza de ser mulher e a importância de valorizar esse ser que gera vida e não tem nada de sexo frágil, retratando como era antes e depois da lei. O que mudou e o que podemos conhecer para sermos cidadãos dignos para viver em paz. A peça tem músicas cantadas pelos alunos e poesias de Vinícius de Moraes.
Serviço: Dia 21, às 15h, no Teatro Marcus Miranda. Censura Livre


Momento Cênico
Corpos - A arte dos movimentos em efeitos áudio & visuais
Grupo: Eduardo Mix e Dança
Direção: Eduardo Dantas
O espetáculo retrata a arte da dança em vários ritmos, utilizando o teatro de sombra, efeitos de luz e apresentações sonoras, com remixagens de músicas alternadas de acordo com os movimentos corporais focando a imaginação do público. .
Serviço: Dia 22, às 18h, no Teatro Marcus Miranda. 60 min. Censura livre.

[LITERATURA]
Venha Ler
Facilitador: Ana Paula Sales
Tema do Mês: Literatura de Cordel
Durante o mês de março, o tema será “Literatura de cordel”, partindo da leitura de um livro que tem na biblioteca sobre Robinson Crusoé.
Serviço: Dia 23, às 14h, na Biblioteca.

[CINECLUBE]
[Dia: 23, às 16h]

Filme: A Saga do Guerreiro Alumioso
Dir.: Rosemberg Cariri; CE; 1993; Doc.; 78 min.
Sinopse: Em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões do Ceará, vive Genésio, velho, viúvo, sem filhos, aposentado. Ele preenche a solidão bebendo cachaça e contando histórias e bravatas sobre os antigos cangaceiros. Na pequena cidade, as autoridades são alvo da crítica popular, em brincadeiras como o “serra velho” e a “malhação de Judas”, que geram conflito com a polícia. Os poderosos locais tentam controlar a direção do sindicato rural e a tensão cresce na cidade. É quando surge a louca Delfina, que profetiza a chegada de um restaurador da ordem e da justiça, e Rosália, artista que “virará cobra” em um espetáculo de feira.

Filme: A Árvore da Miséria
Dir.: Marcus Vilar; PB; 1998; Ficção; 12 min.
Sinopse: Depois de expulsar alguns meninos de sua árvore, D. Miséria atende um mendigo que se diz enviado de Deus. Seu cotidiano é modificado quando a morte vem buscá-la para o outro mundo.

[Dia: 24, às 15h]
Garoto Cósmico
Censura livre
Dir.: Alê Abreu; SP, 2007, Animação, Colorido, 75 min.
Sinopse: Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista, no qual as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando obter pontos para ganhar um bônus na escola, os três se perdem no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido em um pequeno circo. Depois de tantas experiências e brincadeiras, o mundo deles manda um representante para resgatá-los. É hora de escolherem seus próprios caminhos.

Lagarta Pintada
Direção: Cristina Gadelha e Leticia Silva
Programa lúdico-educativo que proporciona ao público infantil momentos de lazer e criação através de atividades de pintura e desenho livre, jogos, cantigas de roda e brincadeiras da cultura tradicional popular.
Serviço: Dia 24, às 16h. Censura livre.

[MÚSICA]

ROCK EM FOCO

A Grande Volta: Radix
Direção: Juscelino Ferreira
A Grande volta é um show de lançamento e divulgação do novo cd da banda, que celebra o retorno e o amadurecimento da mesma, serão apresentadas canções autorais que retratam o cotidiano cultural do bairro Bom jardim na visão da juventude e ainda inserindo com ousadia outros instrumentos menos convencionais para o estio da banda.
Serviço: Dia 23, às 19h, na Praça Central. Censura livre.

[TEATRO]
Musical as Faces de Chico – A saga de um pivete, chamado Jesus
Grupo: Boca de Cena
Direção: Lucivan Moura
Julinho da Adelaide – (Pseudônimo de Chico Buarque) – nasceu na vila do meio dia, (antes Brejo da Cruz), saído da adolescência, foi para a cidade grande e venceu na vida como compositor popular. Com o intento de matar a saudade do seu povo, da sua gente humilde, resolveu voltar ao lugar, somando-se a isso, outra ideia, a de buscar inspiração naquelas mulheres tão batalhadoras, para concluir um CD de sambas de partido alto. A visita acontece, e gera muita comoção, todos se emocionam e o reverenciam.
Serviço: Dia 24, às 19h, no Teatro Marcus Miranda. 60 min. Censura: 16.



[Dia 23 (sábado) no THEATRO JOSÉ DE ALENCAR - ÓPERA, VIRTUOSISMO E VERDI]






ÓPERA, VIRTUOSISMO E VERDI

Dia 23 de março (sábado) no Theatro José de Alencar a soprano TATIANA VANDERLEI apresenta concerto em homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor Giuseppe Verdi

O bicentenário do compositor italiano Giuseppe Verdi será lembrado pela soprano Tatiana Vanderlei no concerto “Homenagem a Verdi – 200 anos”, em única apresentação no dia 23 (sábado), às 19h30, no Theatro José de Alencar. A soprano brasileira, que desde 2005 reside na Itália, sobe ao palco principal do TJA com o pianista Vitor Duarte e a participação de Antônio Carlos (contratenor) e Daniel Sombra (tenor).

O programa terá duas partes: A primeira é dedicada aos vários compositores de ópera que usaram o virtuosismo vocal como meio de expressão musical: W. A. Mozart, A. Vivaldi, J. Offenbach e Leo Delibes. A segunda parte será dedicada a Verdi com a interpretação de: Saper vorreste - Un Ballo in Maschera; Non t'accostare all'urna - 6 Romanze 1838 - No. 1; Sul fil d’un soffio etesio – Falstaff; Ah la paterna mano – Macbeth; Sempre libera - La Traviata.

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (10.10.1813 – 27.01.1901) é considerado um dos compositores mais influentes do século XIX. Entre suas óperas: Macbeth, Il Corsaro, La Traviata, Aida e Otello.


A soprano

Tatiana Vanderlei nasceu em São José dos Campos (SP). Formou-se em Direito na Universidade Regional do Cariri em 1998. Em 2004 graduou-se em Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde se especializou em Performance do Canto. Para se aperfeiçoar na música, a soprano mudou-se em 2005 para a Itália. Estudou música na Alemanha com Peter Nelson e Jan Hennig, música moderna com Monica Moldenhauer, ópera com Georgina Von Benza e interpretação com Bettina Lell.

A cantora já participou de vários concertos, incluindo um no Teatro Silvestrianum, em homenagem a Heitor Villa-Lobos, e no Teatro Filodrammatici, ambos em Milão, e em cidades como Bolonha, Capri, Chianciano, Bordighera, San Remo (Teatro Ariston), Sapri, Ravenna, Trossingen, Rotweil, L'Aquila e Foggia.

Programa do Concerto

Primeira Parte
1.   O zittre nicht - A Flauta Mágica - W. A. Mozart
2.   Nel profondo cieco mondo - Orlando furioso - A. Vivaldi
3.   Les oiseaux dans la charmille - Os contos de Hoffmann - J. Offenbach
4.   Un’aura amorosa - Così fan tutti - W. A. Mozart
5.   Ouvà la jeune indoue - Lakmè - Leo Delibes
6.   Son reo; l'error confesso - Mitridate, re di Ponto - W. A. Mozart
Intervalo
Segunda Parte – Tutto Verdi
1.   Saper vorreste - Un Ballo in Maschera
2.   Non t'accostare all'urna - 6 Romanze 1838 - No. 1
3.   Sul fil d’un soffio etesio - Falstaff
4.   Ah la paterna mano - Macbeth
5.   Sempre libera - La Traviata

MAIS CONCERTO EM MARÇO

Na última semana de março, dia 28 (quinta-feira), a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec), apresenta no palco principal do TJA o concerto Série Oficial, com o maestro convidado Richard Rosenberg (EUA) e Sérgio Monteiro (solista convidado). Será às 19h30 com acesso será gratuito.


PARA CONHECER O TJA

Teatro-monumento inaugurado em 1910, o Theatro José de Alencar tem uma porgramação de Visita Guada de terça a domingo, voltada para público de todas as idades. São 40 horários para percorrer o TJA com um guia que apresenta o 'mais exuberante exemplar da arquitetura de ferro no Brasil', como é citado por estudiosos da área, incluindo bastidores e rotinas de usos e ocupações. A Visita Guiada é um percurso que varia de acordo com a programação do teatro centenário. Aos domingos e feriados é realizada a Visita Guiada ao Jardim do TJA, projetodo pelo paisagista Roberto Burle Marx.

SERVIÇOS

Concerto Homenagem a Verdi – 200 anos – Dia 23 de março (sábado), às 19h30, no Theatro José de Alencar (palco principal. 750 lugares. Com a soprano Tatiana Vanderlei, Antonio Carlos (contratenor), Daniel Sombra (tenor) e Vitor Duarte (piano). Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza.
Tel: (85)3101.2583. Ingresso: R$: 25,00 e R$: 12,50 (meia). Livre para todas as idades.

Concertos Série Oficial – Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho - Dia 28 (quinta), às 19h30 no Theatro José de Alencar (palco principal). Com Richard Rosenberg (maestro convidado – EUA) e Sérgio Monteiro (solista convidado). Grátis. Livre para todas as idades.

Visita Guiada ao TJA - Terça a sexta: 9h, 10h, 11h, 12h + 14h, 15h, 16h, 17h. Sábados, domingos e feriados: 14h, 15h, 16h, 17h. R$ 2 e 4. Grátis todo dia 17 e todo último domingo do mês. Grátis sob prévio agendamento para escolas públicas e projetos sociais: (85)3101.2567 e 3101.2568.

Visita Guiada ao Jardim do TJA - Domingos e feriados: 14h, 15h, 16h, 17h. R$ 2 e 4. Grátis todo último domingo do mês.


[Show Caetano Veloso - CE]


[Espetáculo - Grátis]


[Palestra - Marketing]



[Evento - CE]


[IV Encontro de Conhecimentos - CE]


[Curso de DJ - CE]


[Festas – CE] Eliane, A Rainha do Forró faz show no Kukukaya e lança novo CD




Sucesso nos anos de 1990, Eliane, a Rainha do Forró, volta a fazer show no Kukukaya encerrando as comemorações de 17 anos da casa de show. A cantora vai rememorar sua trajetória e lançar um novo CD que tem como título "Não é de Momento" e mescla a pureza da música nordestina com muito romantismo e melodias pra lá de dançantes. A casa de shows que defende a música tradicional recebe a cantora no próximo sábado, 23/03, a partir das 22h.
Eliane começou a cantar aos 15 anos com a ajuda do pai. Logo caiu nas graças do público e começou a fazer sucesso. Após uma longa estrada fazendo o Brasil dançar ao som de canções como “Meu Nego”, “Brilho da lua”, “Amor ou paixão”, “Canto e declamo” e “Coração transparente”, ela aporta no Kukukaya para apresentar as canções novas do seu mais recente trabalho, "Ensaio".
Para este show, a cantora promete: “ninguém vai ficar parado”, afinal quem é rainha, nunca perde a majestade.

Serviço: Elaine, A Rainha do Forró no Kukukaya
Sábado dia 23/02 a partir das 22h
Kukukaya - Av. Pontes Vieira, 55 - Dionísio Torres – Fortaleza / CE