Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 16 de dezembro de 2017

Beleza] IAMP traz curso inédito sobre clareamento de pele


IAMP traz curso inédito sobre clareamento de pele

Neste sábado (16), o Instituto Antônio Mesquita Parente (IAMP) trouxe o farmacêutico Lucas Portilho, um dos maiores nomes da cosmetologia brasileira, para ministrar o curso DespigMente, inédito em Fortaleza. A aula, com dez horas de conteúdo exclusivo, trouxe novidades e desmistificou mitos sobre o tratamento de melasmas e o clareamento de pele.

Todos os participantes receberam certificado pela participação do curso e amostras com ativos oferecidos pela farmácias de manipulação de Fortaleza.

O DespigMente Fortaleza/CE do uma iniciativa do Ipupo em parceria com o IAMP.

Sobre Lucas Portilho


Lucas Portilho é farmacêutico e especialista em Cosmetologia com 18 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética.  Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria, de onde é diretor. Atualmente, é diretor das Pós Graduações do Instituto de Cosmetologia Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia.
  
Também atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Lucas coordena, ainda, estágios internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha, além de atuar em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.
  
Sobre o IAMP
  
O Instituto Antônio Mesquita Parente (IAMP) nasceu da necessidade de proporcionar a comunidade uma instituição civil de caráter cultural, educativo, científico, assistencial e filantrópico. Fundado em 15 de julho de 2013, o instituto tem como objetivo apresentar uma educação capaz de proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno, oferecendo cursos livres, de extensão, mestrado e especialização nas áreas da educação, estética, gestão, dentre outras. Seu nome presta homenagem a Antônio Mesquita Parente, um agropecuarista que acreditava que o desenvolvimento do ser humano tinha como pressuposto a comunicação e educação.
  
Serviço: 
IAMP - Instituto Antônio Mesquita Parente 
Endereço: Rua César Fontenele, 555 - Amadeu Furtado 
Telefone: (85) 3038.6011

Site: http://www.iamp.com.br/
Facebook: /iamesquitap 
Instagram: @iamesquitap



sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Investimentos] MRV Engenharia investe R$ 50 bi nos próximos dez anos

A MRV Engenharia, maior construtora da América Latina, investirá R$ 50 bilhões de reais na construção de imóveis econômicos em todo o País até 2028. A empresa, que atua em 148 cidades brasileiras, contribuirá de forma significativa para a redução do déficit habitacional, hoje em 7,7 milhões de moradias, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (2017).

Para o copresidente da MRV Engenharia, Eduardo Fischer, o investimento mostra que a empresa está confiante na retomada da economia brasileira. “Esse é um dos maiores investimentos privados que uma empresa realizará no País”, afirma o executivo. Fischer acrescenta, ainda, que o anúncio mostra que a empresa está pronta para crescer ainda mais nos próximos anos e seguir focada na estratégia de oferecer produtos diferenciados e de qualidade para seus clientes.

Outra novidade anunciada é a volta da companhia ao Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo - SBPE. Essa decisão, segundo o também copresidente da MRV Engenharia, Rafael Menin, é em função do aumento da confiança do consumidor na economia. “Do total de landbank da MRV Engenharia, sabemos que 10% a 30% já tem aderência ao SBPE, o que para a empresa é essencial no planejamento desses investimentos nos próximos anos”, diz Menin.

Com os novos investimentos, a MRV Engenharia, que hoje possui cerca de 16 mil colaboradores, aumentará em quase 50% seu quadro de funcionários, gerando renda e emprego. Isso sem contar no aumento do número de trabalhadores também na cadeia produtiva da construção. Pelos cálculos da empresa, serão aproximadamente 100 mil novos empregos indiretos no setor. “Temos contribuído de forma expressiva na geração de novos postos de trabalho na indústria da construção. Mesmo em um momento de dificuldade para o nosso setor e para o País, acreditamos que com otimismo e claro investimentos bem pensados podemos crescer e, com isso, ajudar a melhorar a vida de milhares de brasileiros” afirma Fischer.

Para os copresidentes, Menin e Fischer, a MRV Engenharia está demonstrando, por meio dos resultados, que ainda há muito espaço para crescer. Os números de outubro e novembro mostram novo recorde de vendas – 4.159 unidades comercializadas, aumento de 46% em relação ao 4T16.  “Acreditamos que dezembro possui um potencial para ser o melhor mês de vendas do ano” comenta Rafael Menin, acrescentando que a união do setor é importante para que o Brasil volte a crescer, pois, segundo ele, quando a construção civil vai bem, o País também segue na mesma direção.

 Sobre a MRV Engenharia


Fundada em primeiro de outubro de 1979, a MRV Engenharia é considerada hoje a maior construtora da América Latina. Em Quatro décadas de história, está presente em mais de 140 cidades brasileiras, em 22 estados, a construtora é líder no mercado com mais de 340 mil casas e apartamentos vendidos, sendo que 120 mil entregues apenas nos últimos três anos.

Evento] Bytegirl: encontro sobre comunicação, marketing e tecnologia

O evento, último do ano realizado pela equipe, terá entrada gratuita e abordará assuntos como organização 
de eventos e marketing digital

O ByteGirl promove neste sábado, 16, um encontro com o tema “Mulheres e Tecnologia”. O evento reúne a idealizadora do ByteGirl, Ana Paula Lourenço, a engenheira da computação Amanda Tavares e a fundadora da Inspira! Comunicação, Mônika Vieira. O meet up acontece a partir das 9h no Joy FabLab. Para se inscrever, basta confirmar a presença no link: http://bit.ly/MeetupByteGirl. A entrada é gratuita. 

O evento busca dar destaque à representação feminina dentro do mercado de marketing e tecnologia: “É importante dar voz às mulheres dentro da profissão, principalmente em áreas dominadas pelos homens como o campo de tecnologia”, explica Ana Paula. Mônika Vieira ressalta a necessidade de eventos como este para a formação de uma nova sociedade: “Temos que estar sempre buscando evoluir, tanto no campo profissional como pessoal. Uma ação como essa é importante para quem assiste e para que faz, porque ambos aprendemos com esses momentos”, explica.

Sobre as palestrantes

Ana Paula Lourenço é fundadora do Bytegirl e graduanda em Redes de Computadores e analista de suporte da Intersol.

Amanda Tavares é sócia proprietária da AJAT Desenvolvimento e integrante do Pyladies Fortaleza, além de ser graduanda em Engenharia da Computação pelo IFCE.

Mônika Vieira é jornalista e está no mercado há 20 anos, sendo especialista em marketing e tendo MBA em Gestão Empresarial. É sócia proprietária do Grupo WS|MK e fundadora da Inspira! Comunicação e Marketing.

Serviço:

Meet Up Bytegirl “Mulheres e Tecnologia”

Data: sábado, 16 de dezembro

Local: Joy Fablab - Monsenhor Bruno, 927A – Meireles – Fortaleza / CE.


Programação:

9h – “Organização de eventos: os desafios e soluções para se chegar ao sucesso” – Ana Paula Lourenço

9h40 – “Inbounding Marketing” – Amanda Tavares

10h30 – “Tecnologia é notícia? – Conheça o poder da assessoria de imprensa na divulgação de projetos de T.I” – Mônika Vieira


Dezembro] Quebra-Nozes, Coral da Luz e música erudita estão entre as atrações do fim de semana do Natal de Luz na Praça Portugal

 
  
O Ceará Natal de Luz promete fechar com chave de ouro a programação desta edição na Praça Portugal. O último fim de semana de atrações no logradouro, localizado no coração da Aldeota, terá direito ao aclamado Coral da Luz, que descerá das sacadas do Hotel Excelsior para uma apresentação para lá de especial. Tem ainda camerata e orquestras, e um clássico do Natal, a aventura de Clara e o boneco Quebra-Nozes. As apresentações começam às 16 horas, no sábado (16) e no domingo (17).


Sábado (16)

16h – Concerto Sax e Piano – Apresentação especialmente preparada para o Natal de Luz por dois excelentes instrumentistas cearenses. Willian Ciríaco, professor de música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), maestro da Orquestra Jovem da Uece e Arllan Souza, tecladista/pianista com vasta experiência em acompanhamento instrumental. Seu repertório mesmo natalino tem forte apelo popular.

16h30 – Camerata Unifor – A Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) foi formada em 1996 e é sempre motivo de alegria para os admiradores da música erudita. É composta pelo maestro Marcus Vinicius Cardoso e outros 18 músicos, entre violinos, violas, violoncelos, contrabaixo, flauta transversa e um regente. A Camerata Unifor participou da gravação de oito discos, com destaque para as parcerias com o sanfoneiro Waldonys e o contratenor português Luís Peças.

17h – Peça teatral “O Mistério das Cartinhas”, do grupo Blitz Intervenções – Floquinho e Nevasca, os Bonecos de Neve, são os grandes responsáveis por recolher todas as cartinhas das crianças e entregá-las ao Papai Noel. D. Árvore, a dramática, depara-se com um problema: as crianças fizeram pedidos que podem fazer o Natal perder a magia. Os personagens irão se unir em número musical sobre os bons momentos vividos no Natal e um resgate ao sentimento de ser criança. Juntos, vão relembrar boas ações e o sentimento de brincar com os amigos.

18h – Orquestra Juvenil Raimundo Fagner – O grupo musical, dirigido e regido pelo maestro Eduardo Júlio Saboya, composto por crianças e adolescentes vai músicas populares com ênfase no cantor Raimundo Fagner e canções com temática infantil e natalina. A Fundação Social Raimundo Fagner foi criada em abril de 2000 na cidade de Orós, numa parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. Em 2003 inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza.


Domingo (17)

17h – Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra – O Projeto Filarmônica Estrelas da Serra busca realizar atividades socioculturais com um propósito formativo educacional, com foco na formação artística e cidadã dos alunos e em parceria com a escola pública. O projeto atende mais de 200 alunos com aulas de flauta doce, violão, percussão e sopros. Outra ação importante é a circulação e a democratização do acesso à música instrumental com os concertos itinerantes da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, que é o maior case de sucesso do projeto. A Filarmônica Estrelas da Serra é regida pelo Maestro Hélio Junior.

18h – Peça teatral “As Renas e o Quebra-Nozes”, do grupo Blitz Intervenções – As renas do Papai Noel conhecem muitos contos de Natal. Elas e o Senhor Pirulito Açucarado vão relembrar e reviver a aventura de Clara e o boneco Quebra-Nozes.

19h – Coral Ângelus, mais conhecido como Coral da Luz, e a solista Esther Fontenelle – O “Ângelus” teve sua estreia em 2003 gravando um CD demonstração com músicas natalinas. Passou a apresentar-se durante o período de Natal e, em 2005, pela qualidade do seu trabalho, foi convidado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para apresentar-se ao vivo nas sacadas do Hotel Excelsior, tendo obtido a maior audiência já ocorrida em uma edição de Natal, durante os 30 dias de apresentações. É regido pela maestrina Socorro Raulino. A solista Esther Fontenele é outro talento que nasceu do Coral Natal de Luz, começou a cantar aos 4 anos de idade e logo encantou aos ouvidos do público de Fortaleza.

Foto: Chico Gomes

Foto: Andréia da Conceição Santos

Parceiros


O Ceará Natal de Luz é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, Moinho Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Banco do Nordeste. Tem ainda o apoio da Romana, da Progastro, do Sindiônibus, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL e do Governo do Estado do Ceará.

Inscrições] Ceará Inédito: Edital da TVC em parceria com a Secult e Ancine

 
Com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a TV Ceará (TVC) abriu as inscrições nesta quarta-feira, 13/12, para o Edital Ceará Inédito, iniciativa no âmbito do Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital - Ceará Filmes. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.prodavtvc.org/.

  
O Edital Ceará Inédito é fruto de projeto aprovado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV) 02/2016. Serão R$ 10 milhões para financiamento da produção de obras seriadas audiovisuais documentais, ficcionais, de comédia e animação produzidas por empresas produtoras independentes do Estado, além de R$ 500 mil em direitos de licenciamento.


Os projetos audiovisuais deverão cumprir a finalidade da emissora como veículo público de comunicação, cujo objetivo é promover a difusão de produtos culturais, educativos, artísticos e informativos

Ceará Filmes

O Edital Ceará Inédito faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital - Ceará Filmes. Lançado em maio deste ano, o Ceará Filmes está dividido em sete eixos: Produção, Distribuição, Exibição, Preservação, Formação, Rede Institucional e Legislação. O programa se estrutura a partir de ações concretas advindas do diálogo integrador entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e os diversos agentes atuantes no audiovisual cearense: empresas produtoras, distribuidoras e exibidoras; associações, sindicatos e demais entidades de classe; escolas e universidades públicas e privadas; rede pública e privada de TV, além de instâncias governamentais.

Por meio da conexão transversal entre ações já realizadas pela Secult e a implementação de novas iniciativas para o fortalecimento do audiovisual e da arte e cultura digital, o Ceará Filmes conta com investimento de R$ 59,5 milhões, abrangendo ações de 2016 e 2017, pela Ancine e pelo Governo do Estado do Ceará. Esses recursos viabilizam o Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secult, o programa Cinema nas Cidades e o Edital da TVC, Ceará Inédito. Desse montante, o investimento da agência é de R$ 40 milhões, com o investimento do Estado, por meio da Secult, chegando a R$ 19,5 milhões.

Inscrições

A partir desta quarta-feira (13) começam as inscrições para o Edital CEARÁ INÉDITO DA TVC, projeto inscrito e aprovado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV) 02/2016. Serão R$ 10 milhões para financiamento da produção de obras seriadas audiovisuais documentais, ficcionais, de comédia e animação produzidas por empresas produtoras independentes do Estado, além de R$ 500 mil em direitos de licenciamento.


Acesse o Edital completo no hotsite: https://goo.gl/ZMJyNe

Dicas] Mercadinhos São Luiz dá dicas de como montar as ceias de natal e ano novo com itens e produtos mais saudáveis

Com algumas substituições é possível deixar a ceia saborosa, nutritiva e ainda mais saudável

Mesmo quem não está de dieta nem contando calorias e tão pouco preparando o corpo para o verão 2018 costuma se arrepender dos excessos gastronômicos do período natalino. Afinal, com tantas opções de pratos doces e salgados, fica difícil abrir mão das delícias exclusivas desta época, pensando nas medidas. Para que ninguém fique com peso na consciência por ter castigado o organismo com exageros, o Mercadinhos São Luiz, sempre preocupado em manter costumes saudáveis, sugere opções de ceias com produtos saborosos e favoráveis à saúde.

A nutricionista do Mercadinhos São Luiz, Renata Luna, sugere algumas dicas para que a ceia natalina fique saudável sem perder o sabor. Segundo Renata, vale a pena substituir o arroz branco ou com passas pelo arroz com nozes e castanhas; investir nos canapés de pepino com salmão; o peru, prato principal da noite, pode ser feito no molho de laranja ou de maracujá; saladas variadas com bastante folhas; no caso do salpicão, substituir a maionese pelo queijo cottage ou iogurte natural, evitando os excessos de gordura; as sobremesas podem levar frutas e adoçante.

Esse posicionamento do Mercadinhos São Luiz se apoia no crescimento constante no número de adeptos a uma alimentação mais saudável e no aumento nas vendas dos produtos deste segmento, como alimentos com menos gordura, açúcar, sódio, sem lactose, orgânicos e integrais.


Evento] Shows de Céu e Cid e Fertinha agitam “Uma Noite de Verão”, neste sábado (16), no Dragão do Mar


Foto: Camila Almeida

Festa contará ainda com sessões de flash tattoo, espaço gastronômico e estandes de cervejas artesanais e hot drinks

As Férias no Dragão começaram com tudo. Com extensa e diversificada programação que contempla os mais diversos públicos e faixas etárias, o Dragão do Mar promove, durante todo o período de alta estação, uma temporada de muita arte, cultura e diversão, com apresentações artísticas, ações culturais, abertura de mostras de artes visuais, além de debates e conferência. Uma programação para cearense ou turista nenhum botar defeito. Entre os destaques deste mês, a festa “Uma Noite de Verão”, que acontecerá neste sábado (16), a partir das 19h, na Praça Verde do Dragão do Mar, com shows de Céu, Cid, Fertinha e muito mais. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e estão à venda na Bilheteria do Dragão do Mar (de terça a domingo, das 14h às 20h) e no site Sympla (www.sympla.com.br).


Céu

Finalizando a turnê que fez pelo Brasil, a apresentação de “Catch a Fire”, um dos mais importantes álbuns da história do reggae, o quinto álbum de The Wailers, banda de Bob Marley, marca também a despedida temporária de Céu dos palcos, quando a cantora se afasta para dar à luz ao seu segundo filho. A paulistana já apresentou o lendário disco no Dragão, em maio de 2014, e lotou a Praça Verde.

Contando com a especialíssima participação de Saulo Duarte na guitarra e seus marcantes acordes paraenses, e acompanhada por Lucas Martins (baixo), Thomas Harres (bateria), João Leão (teclado), David Bovee (guitarra), a premiada cantora  promete esquentar a noite, com as batidas desacelaradas do disco que marcou sua adolescência e influenciou a sua carreira. A relação dela com o som de Bob Marley aparece ainda no seu primeiro álbum, com a interpretação da música "Concrete Jungle".

Quem também se apresenta na mesma noite é o cantor cearense Cid. O produtor musical e DJ que já passou por bandas como Influenza, Monophone e Rocca Vegas, agora se dedica à carreira solo. Com o show “Salve”, Cid apresenta suas influências de música brasileira, reggae e musica eletrônica, mistura que resulta num som original, com uma poesia simples e leve. Cid também já encantou o público do Dragão, em 2015, quando lançou seu primeiro EP, “Sobre Asteróides e Outras Coisas”, na Maloca Dragão.

Madrugada adentro, a Fertinha vai garantir a animação na Praça e incendiar o público, até o raiar do sol, com uma seleção de sucessos da música brasileira contemporânea, clássicos do tropicalismo, samba, carimbó, tecnobrega, brega, Pessoal do Ceará, nova geração de músicos cearenses, pop, funk, groove, samba-rock, afrobeat e até indie-rock.  Desde 2011, o projeto dos DJ's Bia Turri, Cé da Silva, Darwin Marinho, Estácio Facó e Erick Amorim convoca fortalezenses e visitantes a mergulharem numa relação embalada por muito afeto e música com a Praia de Iracema.

Além das apresentações musicais, Uma Noite de Verão contará ainda com sessões de flash tatoo, com presença de oito tatuadores dos estúdios Válvula Grafitti Shop e Kaleidoscope. Ao longo da programação, haverá sorteio de tatuagens. Para reforçar as energias, o público poderá se deliciar com os hot drinks da Ferrari Drinks, além de saborear cervejas artesanais e conferir as delícias do Hey Ho Beer Pub e do Big Burguer.

A festa Uma Noite de Verão, que integra o ciclo programático Férias no Dragão – o melhor verão da sua vida, é uma realização do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Governo do Estado do Ceará e conta com apoio da Ambev.


Serviço: Festa “Uma Noite de Verão”

Data: 16 de dezembro de 2017

Horário: A partir das 19h

Local: Praça Verde do Dragão do Mar (Rua  Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) à venda na bilheteria do Dragão, das 14h às 20h (de terça a domingo) e no site Sympla: https://www.sympla.com.br/festa-uma-noite-de-verao---ceu-catch-a-fire--cid-salve-e-djs-fertinha__219390


Mais informações: (85) 3488 8600

Atração] Teatro Carlos Câmara recebe a programação do Programa “Hip Hop Gera” nesta sexta feira, 15/12

 
O programa “Hip Hop Gera” terá atividades durantes as sextas-feiras com formação e difusão englobando todas as linguagens que o movimento dialoga

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e o projeto “É o Gera” convidam para a programação do HIP HOP GERA no Teatro Carlos Câmara: as sextas-feiras serão dedicadas à formação em hip hop (Hip Hop Lab) em todas as linguagens que o compõem, como rap, saraus de poesia, batalhas de MCs, de b-boys e b-girls, de graffiti e beatmakers, encerrando com uma celebração que contemplará pelo menos uma das linguagens trabalhadas na formação (Hip Hop Gera). Na programação proposta para esta sexta feira, 15/12, Cláudio Prado fará uma roda de conversa com membros dos coletivos participantes do “É o Gera” sobre atitude periférica com seus Delírios Utópicos. Em seguida, haverá um papo aberto sobre “Mulheres e o Movimento Hip Hop”, seguido por pockets show de Sarah Soul, Carolina Rebouças, Raciocínio Lógico e performance de Maria Jú, além de microfones abertos para poesias. O projeto, com duração de 7 meses,  surgiu a partir do diálogo entre profissionais que atuam na cena cultural de Fortaleza e os coletivos Servilost (Serviluz), Coletivo Natora (Carlito Pamplona/Pirambu), Raízes da Periferia (Oitão Preto) e Ocupa Cajueiro (comunidade do Dendê, Edson Queiroz), com o intuito de ocupar os espaços da cidade com a voz e a cara da juventude, gerando a formação, a difusão e o intercâmbio de novos protagonistas das artes na cidade. Toda a programação é gratuita.

Claudio Prado é um visionário e abre a programação, às 16h20 com um papo aberto com nossos coletivos sobre periferia de atitude. Nos anos 70 já compunha a comissão de frente da contracultura, produzindo shows de novidades que se revelariam grandes nomes da música brasileira, como Novos Baianos e Mutantes. Em Londres, para onde foi no fim da década de 60 para estudar sociologia, semeou amizade com o então exilado Gilberto Gil para, décadas depois, ser convidado pelo então ministro da Cultura para aconselhar sobre a aplicação da tecnologia digital nas manifestações culturais do país.

O universo dominado por temas e pela presença masculina no cenário mundial do hip hop está mudando conforme as mulheres seguem se empoderando em todas as áreas.  É para debater o tema “Mulheres e o Movimento Hip Hop” que a rapper Carolina Rebouças mediará uma roda de conversa com, Laelba Batista ( Mestranda em Educação Brasileira da UFC), as MC’s Gabriela Savir e Sarah Soul e as Bgirl Maria Jú e Vanessa Aguiar, mulheres que atuam na cena hip hop cearense, fazendo com que seus shows sejam uma porta de entrada para o público feminino no rap, sem preconceitos nem fronteiras .

Seguimos a programação com um Pocket Show de Sarah Soul que faz parte da Convicção Ancestral desde 2016, constrói o Hip Hop Militante Nós Por Nós na zona sul da cidade de Fortaleza, acredita que a música e a cultura são o escape para o extermínio declarado a periferia. É cosplayer desde 2015, também grava covers e joga na rede os áudios, escreve contos e poesias, e está na luta pelo espaço artístico na quebrada pelas mulheres, especialmente no hip hop. Em seguida teremos uma performance com Maria Jú dançarina de danças urbanas e  contemporânea com vertentes fortes no Hip Hop dance. Atualmente uma das diretoras e coreografas do grupo de danças urbanas D´A SUL, e contribuindo para a representatividade feminina e negra nas danças urbanas

Para fechar a noite, teremos o microfone livre para poesias, pocket show com Carolina Rebouças que está na produção do EP MULTICULTURAL que têm influências regionais, da black music e ressalta a pluralidade da nossa música brasileira e ainda teremos o show de Raciocínio Cotidiano, o grupo tem  influências musicais variadas e o segmento Gangsta como maior inspirador de suas letras rimadas, e, também passeiam por vários estilos dentro da cultura Rap.

 O que vem por aí

Para além das apresentações, outras formas de ocupação contribuirão para o desenvolvimento das atividades, tais como feiras que impulsionam a economia criativa e o empreendedorismo, bem como debates, rodas de conversas e outros tipos de formações nas áreas técnicas de som, luz e produção, voltados para a profissionalização dos agentes integrantes de coletivos da periferia, qualificando os trabalhos que já são realizados.

Serviço

HIP HOP GERA
Local: Teatro Carlos Câmara - Rua Senador Pompeu 454 - Centro
Horário: 16h
Dia: Sexta feira, 15/12/2017
Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO:

16h20 Papo Aberto “Cláudio Prado: Delírios Utópicos com a Periferia”

17h10 Papo-Aberto “As Mulheres e o Movimento Hip-Hop”

Convidadas:

Laelba Batista- Mestranda e pesquisadora

Gabriela Savir-Mc

Maria Jú- Bgirl

Sarah Soul- Mc

Vanessa Aguiar-Bgirl

Mediadora: Carolina Rebouças


Intervenções Artisticas com:

Pocket Show com Sarah Soul

Performance com Maria Jú


19h Microfone Livre para poesias.

19h30 Pocket Show com Carolina Rebouças


20h Show Raciocínio Cotidiano

Show] Cineteatro São Luiz recebe João Bosco em sessão única no dia 17 de dezembro

Foto: Beti Niemeyer

Músico faz apresentação em Fortaleza após ganhar GRAMMY por Excelência Musical

Um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira, o cantor, compositor e violonista mineiro João Bosco se apresenta no palco no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no dia 17 de dezembro, às 18h, com show em formato voz e violão. Com mais de 40 anos de carreira e uma obra de grande relevância para a MPB, João Bosco apresenta uma performance intimista onde faz uma síntese de sua vida e carreira. Os ingressos para o evento estão a venda com os valores: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Com um roteiro de canções que faz uma reflexão de todo esse tempo, em formato voz e violão, João Bosco garante músicas marcantes como “Incompatibilidade de Gênios”, “Papel Machê”, “Jade”, “Quando o amor acontece”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Corsário” e tantas outras.

Em setembro deste ano, João Bosco foi homenageado pela Academia Latina da Gravação com o Prêmio à Excelência Musical da 18ª Entrega Anual do Latin GRAMMY, sendo o único brasileiro na premiação especial em homenagem ao conjunto de sua obra.

SERVIÇO:
Evento: Show João Bosco
Data: 17/12
Horário: às 18h | Duração: 1h30
Classificação: livre
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Venda sem taxas de conveniência: Bilheteria do Cineteatro São Luiz Fortaleza (Endereço: Rua Major Facundo, 500. Centro - Fortaleza - CE). De terça a sábado, de 10h às 18h30.

Venda com taxa de conveniência:

https://www.tudus.com.br/evento/cineteatro-sao-luiz-joao-bosco-acustico


(Restrição dos ingressos no valor de meia-entrada até 40% da capacidade do espaço)

Esportes] Fetriece divulga enquete do Cabra da Peste e Mulher Guerreira 2018


A pedidos dos triatletas a federação lança a enquete para realização do Triathlon Longão Cabra da Peste e Mulher Guerreira 2018. Faça parte da nossa enquete!!


Segue o link para votação: https://goo.gl/forms/1rz5pDlPO0BjY1BC2

Saúde] Hapvida lança edital de aperfeiçoamento e residência em diagnóstico por imagem

 Concurso público é aberto a médicos de todo país. O programa tem duração de três anos no Hospital Antonio Prudente, 
em Fortaleza


O Hospital Antonio Prudente, da rede Hapvida, em Fortaleza, lança o edital para Concurso Público de Seleção de médicos para aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. A seleção é organizada pela Comissão de Aperfeiçoamento Médico da unidade.

Poderão inscrever-se médicos formados em todo o Território Nacional por faculdades oficiais ou reconhecidas, bem como médicos formados no exterior com diploma revalidado  pelas instituições competentes no Brasil, seguindo as resoluções do CFM, Nº 1615 de 07/02/2001 e 1630 de 23/11/2001.

Com duração de três anos, o programa inclui treinamento e especialização providos nas áreas de Radiologia Convencional e Contrastada, Radiologia Intervencionista, Ultrassonografia Geral, Mamografia, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada Mult Slice e Ressonância Magnética de Alto Campo. As atividades serão realizadas no Hospital Antonio Prudente, em Fortaleza.

São oferecidas seis vagas para médicos, sendo 3 vagas remuneradas e 3 vagas pagas. A taxa de inscrição é de R$250 que deverão ser feitas por meio de depósito bancário. As inscrições acontecem do dia 06 de novembro de 2017 à 19 de janeiro de 2018, podendo ser realizadas no local, sempre em dias úteis, nos horários de 9h às 16h, na Sala da Supervisão Vida & Imagem na Unidade Radiológica - no térreo do Hospital Antonio Prudente (Av. Aguanambi, 1827, B. Fátima, Fortaleza(CE).

Candidatos de outras cidades poderão inscrever-se mediante envio da documentação necessária, tendo como prazo limite a data da postagem.

A seleção será feita em duas fases, sendo a primeira uma prova teórica, de caráter eliminatório, múltipla escolha, totalizando 50 questões, abrangendo Medicina Preventiva e Social, Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria. A segunda fase será entrevista.


Para mais informações sobre o processo, conferir o edital no endereço: www.hapvida.com.br/

Fim de Ano] Coral da Luz se apresenta na Praia de Iracema no próximo domingo, 17

Falcão Júnior

Além das crianças e adolescentes, o pianista Felipe Adjafre e o tenor Franklin Dantas serão as atrações da programação especial do Ceará Natal de Luz, no Estoril

Um dos grandes sucessos do Ceará Natal de Luz é o Coral da Luz, formado por 130 crianças e adolescentes, que se apresenta todas as noites, a partir das 18 horas, das sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira. Mas, no próximo domingo, dia 17, Às 17 horas, os coralistas vão se dividir entre o Centro de Fortaleza e a Praia de Iracema. Isso porque eles vão se apresentar com o pianista Felipe Adjafre e o tenor Franklin Dantas, no Estoril, sede da Secretaria Municipal de Turismo (SETFOR).

A apresentação do pianista Felipe Adjafre faz parte do projeto Pôr do Sol, que acontece sempre no último domingo de cada mês e leva concertos musicais gratuitos ao público, mas excepcionalmente, neste mês de dezembro, será antecipado por causa da festa de Réveillon, e será especial com o tema natalino.

A programação do Ceará Natal de Luz na Praia de Iracema é resultado de uma parceria entre a CDL de Fortaleza, o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da SETFOR.

Parceiros


O Ceará Natal de Luz conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, Moinho Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Banco do Nordeste. Tem ainda o apoio da Romana, da Progastro, do Sindiônibus, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL e do Governo do Estado do Ceará.

Show] BA FREYRE VOLTA ÀS ORIGENS E FAZ SHOW NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA NO DIA 15 DE DEZEMBRO

 
Foto: Ronaldo Café / Davi Lázaro

Músico e compositor vai apresentar ao público as canções de seu mais recente trabalho, o CD Anjo do Deserto

A CAIXA Cultural apresenta, no dia 15 de dezembro de 2017, o show de lançamento do CD Anjo do Deserto, do cantor e compositor Ba Freyre. Depois de se consagrar em mais de 20 países ao longo de 25 anos, distribuídos entre Europa, Ásia e Oriente Médio, chegou a vez do prestigiado artista retornar as origens e fazer da terra que foi seu berço um palco testemunha do seu talento.

A proposta artística da apresentação é fincar raízes novamente na terra que ele nunca se desvencilhou. Ba Freyre nasceu na Paraíba, veio para o Ceará com a família ainda nos tempos de estudante e, atualmente, mora em Israel. Todos os anos, ele realiza turnês pelo território tupiniquim, mas, dessa vez, o cantor tem planos mais ambiciosos.

No show que acontece na CAIXA Cultural Fortaleza, por exemplo, Ba Freyre quer se fazer presente através da pulverização de cada estrofe do seu elogiado novo trabalho – o nono de sua carreira. Trata-se de uma verdadeira conexão, do músico com o público, a partir de suas canções, repletas de identidade sentimento.

Amadurecimento

Ba Freyre prova o quanto o tempo é professor, ao ensinar lições perfeitamente absorvidas e incorporadas a cada uma de suas notas musicais. Sua versatilidade flutua entre o ritmo que ele domina, passando pelo que gosta, até chegar no que outrora não praticava, mas que a vida o ensinou a aprender. “A atemporalidade das minhas letras se destaca positivamente quando parecem que foram feitas em um tempo onde a sensibilidade era razão, e não carência, algo que parte do próprio processo de amadurecimento”, ressalta o cantor.

Serviço

Música: Ba Freyre – Show de lançamento do CD Anjo do Deserto

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza / CE.

Data: 15/12/2017

Horário: 20 horas

Duração: 2 horas

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Vendas a partir do dia 14/12, na bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Serviço de manobrista gratuito no local

Paraciclo disponível no pátio interno 


Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza: (85) 3453-2770

Show] Camila Marieta se apresenta no Órbita Blue e Colosso Lake Lounge


A cantora cearense Camila Marieta segue com a agenda de shows para o mês de dezembro. Nessa quinta-feira (14/12), a partir das 21h, a artista, acompanhada dos músicos Cláudio Mendes, Daniel Lima e Júnior Quintela, é uma das atrações da festa Vamos a la Playa, no Órbita Blue. Já na sexta-feira, (15/12), a partir das 23h, ela se apresenta no Colosso Lake Lounge.

Além de covers e releituras de artistas que influenciam seu trabalho, Camila Marieta apresenta ao público algumas canções do segundo EP, o recém-lançado Tropeço no Meio Fio, que já está disponível nas principais plataformas digitais. O disco possui uma pegada tropical noturna, recheada de pitadas de surf music, reggae e neo soul, com letras e melodias que traduzem o sentimento de mudança, com composições que falam sobre segurança, confiança e sinceridade.

Parceria

Tropeço no Meio Fio é o resultado de uma parceria entre Camila Marieta e Cláudio Mendes, músico, compositor e produtor musical de artistas como Lorena Nunes, Nayra Costa e Di Ferreira. Como instrumentista, já se apresentou ao lado de grandes artistas cearenses, Artur Menezes, Daniel Groove, David Ávila, Gustavo Portela e Daniel Peixoto, além de dirigir e produzir os espetáculos em circulação “Elas Cantam Belhior”, “Ceará In Reggae” e “Las Tropicanas”. Toda essa bagagem foi fundamental para que ele não apenas reconhecesse a força e o talento de Camila Marieta, mas que também acompanhasse a evolução musical da jovem cantora.

“Quando a conheci ela já vivia em um momento de transformação. Ela estava finalizando o primeiro EP com composições de quando ela era bem mais nova, mas que já apresentavam as primeiras faíscas do que seria essa nova fase”, explica Cláudio Mendes. Para ele, Tropeço no Meio Fio é bastante simbólico justamente por representar essa mudança de menina para mulher. “Ela continua falando de relacionamentos, cotidiano, mas fala de maneira mais madura, segura de si e confiante. Aprendendo a abraçar as dores e a interpretar prazeres, CamilaMarieta traz composições incrivelmente envolventes, com letras sinceras e melodias cativantes”, finaliza.


Camila Marieta – agenda de shows


Órbita Blue


Dia: 14/12

Horário: 21h

Local: Órbita Blue – Av. Zezé Diogo, 3879 – Praia do Futuro

Ingresso: R$: 30

Classificação: 18 anos

Mais informações: (85) 98872-1717



Colosso Lake Lounge

Dia: 15/12

Horário: 23h

Local: Colosso Lake Lounge - Rua Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n - Edson Queiroz

Ingresso: R$: 30 (Feminino) e R$ 40 (Masculino)

Classificação: 18 anos


Mais informações: (85) 9.8203.2322 e (85) 9.8160.0088

SHOW] CAETANO MORENO ZECA TOM VELOSO

 
Foto: Ney Coelho

O encontro de pai e filhos virou espetáculo e passará pelo Nordeste em janeiro de 2018

Caetano Veloso, 75, é um dos maiores nomes da MPB. Ao longo de cinco décadas de produção artística, o cantor e compositor acumula prêmios internacionais, além de parcerias memoráveis com diversas gerações. Pai e filhos estarão sozinhos no palco. Caetano vai tocar violão. Moreno, 44, Zeca, 25, e Tom, 20, se revezarão em instrumentos. Com realização da Opus Promoções, a família Veloso chega ao Nordeste em janeiro de 2018, com apresentações em Recife, no dia 09 de janeiro, no Teatro RioMar Recife e, depois chega a Fortaleza, no dia 11 de janeiro, no Teatro RioMar Fortaleza. Os ingressos já estão à venda. Confira o serviço completo abaixo.

A música sempre esteve presente na vida da família Veloso: desde que era cantiga de ninar até nos caminhos que cada um seguiu. Moreno gravou seu primeiro disco, Máquina de Escrever Música, em 2000. Já compôs para artistas como Adriana Calcanhotto e Roberta Sá e integrou o grupo +2, com Domenico Lancelotti e Alexandre Kassin. Zeca começou a compor solitariamente, é o estreante do grupo. Tom é o principal compositor da banda Dônica, influenciada pelo rock progressivo dos anos 70 e pela música experimental. O último disco de estúdio de Caetano é Abraçaço, de 2012, e neste ano ele terminou uma turnê pelo Brasil e Europa com Teresa Cristina.

No repertório dos shows, canções como O Leãozinho, Reconvexo, Um canto de afoxé para o bloco do Ilê e Todo Homem, uma bela composição de Zeca Veloso.

Sobre Caetano Moreno Zeca Tom Veloso – Por Caetano Veloso

Há muito tempo tenho vontade de fazer música junto a meus filhos publicamente. Desde a infância de cada um deles gosto de ficar perto. Cada um é um. Sempre cantei para eles dormirem. Moreno e Zeca gostavam. Tom me pedia pra parar de cantar. Indo por caminhos diferentes, todos se aproximaram da música a partir de um momento da vida. Moreno, que nasceu vinte anos antes de Zeca, formou-se em física. Tom, que nasceu cinco anos depois de Zeca, só gostava de futebol. Moreno e Tom já se profissionalizaram como músicos. Zeca, depois de passar parte da adolescência experimentando com música eletrônica, começou a compor solitariamente. Quero cantar com eles pelo que isso representa de celebração e alegria, sem dar importância ao sentido social da herança. É algo além até mesmo do “nepotismo do bem”, na expressão criada por Nelson Motta.

Faz uns anos, fiz, atendendo a um convite específico, um show com Moreno, que foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida. No show que faremos agora, voltaremos a certas canções impossíveis de serem descartadas, como Um canto de afoxé para o bloco do Ilê ou Todo Homem. Moreno tem uma linha criativa extremamente refinada. Os trabalhos com o grupo +2 são uma marca profunda e duradoura da sua geração. Seu disco individual é um dos mais belos exemplos de delicadeza da história da canção brasileira.

Logo depois comecei a fazer o trabalho com a Banda Cê. E Recanto pra Gal. Moreno esteve em todos esses projetos como produtor, trazendo sua sabedoria. No meio tempo, Zeca e Tom foram crescendo. Tom, no começo, nem ligava pra música. Hoje faz parte da banda Dônica e é, de nós quatro, o mais naturalmente dotado para as relações entre as alturas, os tempos e todos os signos musicais. Zeca, que sempre adorou música, justo quando achava que não havia para si mesmo um caminho nessa atividade, compôs um grupo de canções comoventes. Ao ouvir uma delas, Djavan exigiu que ele a mostrasse em público. Ele resistiu, mas nesse show finalmente obedecerá a Djavan. Tom, em sua relação de discípulo com Cézar Mendes, desenvolveu uma capacidade de execução notável. E logo já começava a compor com seu mestre. Entrei como letrista numa dessas canções que ele fez com Cézar. E agora, na preparação desse novo show, fiz letra para uma música só sua.

Assim, no show apresentaremos algumas dessas coisas que cresceram em nós, de nós. E canções minhas escolhidas por eles. O Leãozinho, que os filhos de tanta gente pedem, os meus não deixaram de pedir. E coisas como Reconvexo têm de estar ali confirmando a linhagem. Há clássicos de Moreno e canções novas de todos (inclusive minhas). Nas primeiras conversas, imaginamos chamar um pequeno grupo de músicos para enriquecerem os arranjos. Mas, ensaiando, decidimos ficar só os quatro no palco.

O som será mais para o acústico e muito singelo. Eu sou o único que só toca violão. Os outros podem se revezar em alguns instrumentos. É um show familiar, nascido da minha vontade de ser feliz. Ter filhos foi a coisa mais importante da minha vida adulta.

O que aprendi com o nascimento de Moreno - e se confirmou com as chegadas de Zeca e Tom - não tem nome e não tem preço. Mas nosso show também tem a responsabilidade de apresentar números com qualidade profissional. Creio que não somos uma família de músicos, como há tantas, dado o caráter comprovadamente genético do talento musical, mas seguramente somos músicos de família. Os shows são dedicados às mães deles, a Cézar Mendes e à memória de minha mãe.

Realização: OPUS PROMOÇÕES

Duração: 120min
Classificação: Livre

CAETANO MORENO ZECA TOM VELOSO
Dia 09 de janeiro, no Teatro RioMar Recife (Recife/PE) – 2018
Dia 11 de janeiro, no Teatro RioMar Fortaleza (Fortaleza/CE) – 2018

FORTALEZA (CE)

Dia 11 de janeiro

Quinta-feira, às 21h
Teatro RioMar Fortaleza (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Fortaleza – CE)
www.teatroriomarfortaleza.com.br



*Descontos não cumulativos a demais promoções e/ou descontos;
** Política de venda de ingressos com desconto: as compras poderão ser realizadas nos canais de vendas oficiais físicos, mediante apresentação de documentos que comprovem a condição de beneficiário. Nas compras realizadas pelo site e/ou call center, a comprovação deverá ser feita no ato da retirada do ingresso na bilheteria e no acesso à casa de espetáculo;
***A lei da meia-entrada mudou: agora o benefício é destinado a 40% dos ingressos disponíveis para venda por apresentação. Veja abaixo quem têm direito a meia-entrada e os tipos de comprovações oficiais no Ceará:
- IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos) mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- ESTUDANTES mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos. Mais informações: www.documentodoestudante.com.br 
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E ACOMPANHANTES mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS PERTENCENTES A FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA (com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.
- JOVENS COM ATÉ 15 ANOS mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
- PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (SEDAS).
- DOADORES REGULARES DE SANGUE mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de sangue. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue cos hospitais do Estado do Ceará.
**** Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao teatro, será exigido o pagamento do complemento do valor do ingresso.

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:
Ingresso Rápido: 4003-1212
www.ingressorapido.com.br 

Bilheteria do Teatro RioMar Fortaleza: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 Piso L3 - Shopping RioMar Fortaleza – Papicu / Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 12h às 21h, e domingo e feriados, das 14h às 20h. Em dias de apresentações: das 12h até o início da última apresentação. Segunda-feira: fechada.


Novidade] EDP Brasil e BMW Group criam “corredor elétrico” que interliga Rio x São Paulo

A EDP Brasil e o BMW Group vão construir o primeiro corredor com postos de carregamento para carros elétricos que interligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa, que recebeu aproximadamente R$ 1 milhão em investimentos totais combinados entre as empresas, prevê a instalação de seis estações de recarga até o final do primeiro trimestre de 2018, para abastecerem veículos com propulsão elétrica que circulam pela Rodovia Presidente Dutra, entre as capitais dos dois estados.

No Ceará, a EDP administra a UTE Pecém, que tem capacidade instalada de 720 MW, correspondente a cerca de 45% da energia consumida no Estado. Em operação desde 2012, a UTE Pecém é um empreendimento que gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da usina é responsável pela transformação do Ceará de estado importador para estado exportador da energia elétrica.

Protagonista em inovação no setor elétrico, a EDP Brasil foi a criadora dos primeiros projetos do mercado brasileiro nas áreas de Redes Inteligentes e Robotização do Trabalho, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

“A eletrificação da mobilidade é uma tendência inexorável e a EDP quer estar na linha da frente dessa transformação. Através da parceria EDP-BMW queremos ligar duas das principais cidades brasileiras com a infraestrutura adequada para promover o carro elétrico no mercado nacional”, avalia Miguel Setas, presidente da Companhia.

A BMW é a pioneira em iniciar a comercialização para o grande público de veículos eletrificados no País, disponibilizando o modelo elétrico BMW i3 e o híbrido BMW i8. A empresa é também pioneira na instalação de infraestrutura para carregamento, sendo responsável, junto a parceiros estratégicos, por instalar ao redor de 70 pontos de recarga no território nacional.

“A BMW aposta na eletrificação como realidade sustentável de mobilidade e faz deste conceito uma ampliação do puro prazer de dirigir”, afirma Helder Boavida, CEO e presidente do BMW Group Brasil. “ O BMW Group tem uma visão clara de futuro: a mobilidade será autônoma, compartilhada, eletrificada e totalmente conectada. Esses preceitos chamamos de ACES (Automated, Connected, Electrified and Shared, em inglês) e não iremos nos furtar do papel de protagonistas nas discussões sobre o assunto”, complementa o executivo.

Para mais informações sobre a EDP Brasil acesse: www.edp.com.br.

Para mais informações sobre o BMW Group Brasil acesse: www.bmw.com.br.

Sobre a EDP Brasil

A EDP Brasil tem mais de 20 anos de atuação no País e vale hoje mais de R$ 9 bilhões, três vezes mais do que em 2005 quando abriu seu capital em bolsa. Atualmente emprega cerca de 10 mil colaboradores (diretos e terceiros) e opera 14 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica num total de 2,8 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Atende mais de 3,3 milhões de clientes na Distribuição (EDP São Paulo e EDP Espirito Santo) e tem uma atividade intensa nas áreas de Comercialização e de Serviços. É uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda cadeia de valor (Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização e Soluções em Energia). No Brasil é referência em áreas como Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3). Mais recentemente, destacou-se pela liderança na agenda de transformação digital ao ser a primeira empresa do setor elétrico a desenvolver a robotização de processos.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2016, o BMW Group vendeu cerca de 2.367 milhões de automóveis e 145.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos foi de aproximadamente 9,67 bilhões de euros em receitas de 94,16 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2016, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 124.729 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.



Prêmio] EDP é premiada pela Época Empresa Verde por combate às Mudanças Climáticas

 
Projetos de Eficiência Energética da Companhia renderam reconhecimento na edição 2017 do Prêmio

A EDP Brasil, companhia que atua em todos os segmentos do setor elétrico, foi eleita na última segunda-feira, 04, pelo Prêmio Época Empresa Verde 2017 como a melhor empresa na categoria Mudanças Climáticas - Serviços. Além de receber a distinção por seus investimentos para a promoção da eficiência energética, a Companhia também foi um dos destaques do troféu Empresa Verde na edição desse ano pelo seu desempenho na avaliação dos questionários.

No Ceará, a EDP administra a UTE Pecém, que tem capacidade instalada de 720 MW, correspondente a cerca de 45% da energia consumida no Estado. Em operação desde 2012, a UTE Pecém é um empreendimento que gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da usina é responsável pela transformação do Ceará de estado importador para estado exportador da energia elétrica.

A notoriedade da EDP ficou por conta do compromisso em reduzir emissões de CO2 e o consumo de energia dos seus clientes em 100GWh até 2020 com a expansão das soluções de eficiência energética. Por meio da realização de serviços que envolvem, por exemplo, a substituição de lâmpadas ineficientes pelas de tecnologia LED e a modernização de sistemas de refrigeração, já foi alcançada uma redução de 57 GWh, o equivalente a toda energia que é produzida pela usina de Itaipu em cinco meses.

Em outra frente, a EDP Brasil desenvolveu em 2016 uma unidade voltada para a geração solar fotovoltaica distribuída, mercado que deverá ser um dos mais prósperos nos próximos anos. Por meio da EDP Solar, o objetivo é concluir o ano com 5 megawatts-pico negociados, correspondente a cerca de 300 toneladas de CO2 e de emissões de gases de efeito estufa evitadas.

O processo classificatório do Prêmio Época Empresa Verde contou com o apoio da consultoria PWC e uma banca de conselheiros composta por algumas das autoridades mais importantes da área de sustentabilidade, envolvendo perguntas sobre a estratégia ambiental do Grupo, desde as ações voltadas às mudanças climáticas até questões como impacto na biodiversidade, uso de matérias-primas renováveis, consumo consciente da água e energia, destinação dos resíduos e inovação no desenvolvimento de processos.