Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Premiação] Alunos do Senac Ceará são premiados no 1º Concurso de Roteiro Turístico Digital do Ceará

Os estudantes conquistaram a terceira colocação com o roteiro “Terras Alencarinas”, que explora a Grande Messejana e contribui para uma nova perspectiva turística local

Os alunos do curso de Operador de Turismo Receptivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), da Unidade Aldeota, foram premiados com o terceiro lugar no 1º Concurso de Roteiro Turístico Digital do Ceará, promovido pelo site de turismo Wanderpaths. A turma que desenvolveu o projeto “Terras Alencarinas”, inicialmente denominado de “Uma Nova Fortaleza”, conta com parceria da ENEL e da Associação dos Moradores do Conjunto São Bernardo, em Messejana. A premiação aconteceu no Sebrae, no final de novembro.

O guia produzido pelos 12 alunos do curso, orientados pelo instrutor Paulo Odilon e pelas supervisoras pedagógicas do Senac Unidade Aldeota, Patrícia Carneiro e Simone Farias, proporcionou à turma novas perspectivas no âmbito profissional e sobre o contexto do bairro, após desenvolver um olhar técnico voltado ao turismo. Assim, surgiu a possibilidade de elaborar um roteiro turístico vislumbrando a possibilidade de inserir Messejana e adjacências no cenário turístico de nossa cidade.

O desenvolvimento desse projeto apoia a proposta de ensino do Senac, pautada no desenvolvimento de competências, levando o estudante a assumir uma posição reflexiva, crítica, responsável e autônoma, com o apoio dos instrutores.

“O guia é fruto de pesquisas realizadas durante as 160 horas do curso em visitas técnicas. Os alunos realizaram entrevistas no Mercado Central de Fortaleza e turistas informaram que sentiam falta de atrações diferenciadas”, destaca Patrícia Carneiro, supervisora pedagógica do Senac Unidade Aldeota.

Explorar a Grande Messejana e mostrar para a comunidade e o público em geral que esta região pode ser incluída no roteiro turístico da capital é uma forma dos visitantes de Fortaleza saírem do roteiro tradicional e conhecer novas belezas e histórias.


Valdi da Costa, aluno do curso de Operador de Turismo Receptivo, considera uma honra receber a premiação com “Terras Alencarinas”. “ A satisfação é muito gratificante. O roteiro não deixa a desejar, porque o turista vai para Messejana só por causa da Casa José de Alencar e a gente vai mostrar toda a potencialidade do bairro”, explica.

Nenhum comentário: