Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Evento] Contagem regressiva para a VIII EXPOTUR: Japão e China – Descobrindo as Diferenças


A VIII EXPOTUR é um evento organizado pelos Cursos de Turismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio do Ceará, e conta com uma programação incrível com uma Mostra Histórica, Espaço Descobrindo as Diferenças Culturais, Espaço Zen, além de uma Praça de Alimentação com o Espaço Concierge e muitas dicas e informações turísticas sobre o Japão e a China. Os visitantes poderão conferir também muitas performances artísticas circenses, musicais, artes marciais e presença de cosplay convidados. A cultura milenar passando pelo trabalho e respeito ao próximo. Vale à pena conferir!

Serviço:
“VIII EXPOTUR: Japão e China – Descobrindo as Diferenças”
Dias: 06 e 07 de novembro de 2017
Local: Unidade Moreira Campos do Centro Universitário Estácio do Ceará (Rua Vicente Linhares, 308 – Bairro Aldeota – Fortaleza / CE)
Horário: 18:30h às 21:30

ENTRADA GRATUITA

Festival] Está chegando a III Seara Teatral!


De 6 a 10 de Novembro, a Seara da Ciência vai abrir as portas para uma turma muito criativa!


III SEARA TEATRAL é o Festival de Teatro Científico da Seara da Ciência, que visa fomentar o diálogo entre a ciência e a arte, despertando  a prática do Teatro Científico.
 A Seara da Ciência é o espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, que visa estimular a curiosidade pela ciência, pela cultura e pela tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento.


Programação:


Serviço:
III Seara Teatral
Festival de Teatro Científico da Seara da Ciência
06 a 10 de Novembro
Entrada Franca



Seara da Ciência
Rua Dr Abdenago Rocha Lima, s/n
Campus do Pici, Fortaleza-CE.

Mais informações: 33669245 / 9.8775.8852 / 9.8108.5260

Promoção] Via Direta antecipa as promoções da Black Friday

 
De 03 a 05 de novembro as lojas da Via Direta estão com a campanha “Black Weekend”, um fim de semana com promoções que vão de 40% a 90% de desconto, para os clientes participantes do Clube Vip da Via Direta. A ação antecipa as promoções da Black Friday que acontece no fim de novembro.

Ao realizar a assinatura no Clube Vip, os clientes têm 10% de desconto por um ano ou 20% de desconto no mês que antecede ao seu aniversário. Além de participar das promoções e sorteios mensais, como a Black Weekend.

Sobre a Vida Direta

Com 23 anos de experiência no mercado de confecção de roupas, a Via Direta está sempre atualizada com as mais recentes tendências de moda. As coleções da marca incluem além de peças de roupas, acessórios pensados para finalizar o look

Serviço:
VIA DIRETA

www.viadireta.com.br

Inauguração] Oral Unic Implantes inaugura unidade em Fortaleza

A cirurgiã-dentista Anna Carolina Pinheiro Craveiro e os sócios Eduardo Elias de Oliveira, Helder Monteiro Pinheiro e Nadim Farid Nicolau Neto, inauguram, na próxima terça-feira (07), a 12ª unidade da rede Oral Unic, clínica de odontologia especializada em implantodontia e odontologia estética, que chega à cidade de Fortaleza trazendo o conceito ‘All-in-one’ para tratamentos de implantodontia, estética e demais especialidades da odontologia.

Com infraestrutura completa e equipamentos de alta tecnologia que permitem ao paciente realizar todos os exames e acompanhamentos necessários pré e pós-procedimentos em um único local, a Oral Unic oferece tratamentos que aliam saúde, beleza e bem-estar, como implantes, enxertos, lentes de contato, aplicação de botox e bichectomia e funcionará na Avenida Padre Antonio Tomas, 266, no bairro de Aldeota. A inauguração reunirá convidados e jornalistas, a partir das 19h30.
  
Sobre a Oral Unic

Fundada em 2016, em Santa Catarina, a Oral Unic Implantes é uma rede de clínicas odontológicas especializada em implantodontia e procedimentos estéticos, como implantes dentários, bichectomia e botox. A Oral Unic Implantes está presente em nove cidades nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Fortaleza, Itajaí, Itapema, Joinville, Ribeirão Preto, Tubarão, Uberaba e Uberlândia. A clínica traz às populações destas cidades o conceito ‘All-in-one’, na qual o paciente realiza todos os exames e acompanhamentos pré e pós-cirúrgicos na própria clínica, com o apoio de uma equipe multidisciplinar e infraestrutura completa.


Natal] Panetones já chegaram nos Mercadinhos São Luiz

  
Pra quem já está à procura de produtos natalinos, o Mercadinhos São Luiz já dispões de panetones em todas as suas lojas. Tanto de fabricação própria como da indústria, os produtos chegaram desde o final de outubro para atender a demanda que procura bem antes do natal.


Uma grande aposta dos Mercadinhos São Luiz neste fim de ano são os panetones de fabricação própria, produtos que todos os anos têm uma grande aceitação dos clientes. Além dos já tradicionais panetones de frutas secas e chocolate, esse ano haverá ainda os mini panetones, novidade que também servirá de mimo e lembrancinha.








Natal] Crianças e adolescentes ensaiam apresentação do coral do Ceará Natal de Luz

A abertura do Ceará Natal de Luz 2017 está chegando. As crianças e adolescentes da Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA) intensificam os preparativos para as apresentações do Coral de Luz, que cantará das sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira. O grupo está realizando ensaios nos sábados, a partir das 9h30, na sede da instituição, na Avenida João Gentil, 3335, Granja Lisboa, logo após a UPA do Bom Jardim.

Sob a regência da maestrina Sislaine Simões, o coral infanto-juvenil formado por 130 garotos e garotas de 7 a 15 anos residentes do Grande Bom Jardim entoam hinos e cânticos natalinos, que animam e emocionam o público cearense. Para ingressar no grupo, os participantes precisam ser de escolas públicas ou ter bolsa integral em colégios particulares, devem ter notas boas no boletim e ainda passam por uma seleção com teste de voz e talento cênico.

Ceará Natal de Luz

O Ceará Natal de Luz chega a sua 21ª edição e acontecerá de 17 de novembro a 23 de dezembro, iluminando e enfeitando vários pontos da Capital cearense. O projeto é uma realização da CDL de Fortaleza, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi/Fiec, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Café Santa Clara, Zenir, Moinho Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Fortaleza e Banco do Nordeste. E tem ainda o apoio do Sindiônibus, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL e do Governo do Estado do Ceará.

Serviço:
Data: 04 de novembro
Hora: 9h30

Local: Associação Nossa Casa Mãe África - Avenida João Gentil, 3335, Granja Lisboa, logo após a UPA do Bom Jardim.

Sorteios] Casa Premiada do João Inácio com a Esmaltec

Até dezembro, os ouvintes do Programa João Inácio Jr., veiculado na Rádio Verdes Mares (AM 810), participarão de sorteios mensais de eletrodomésticos Esmaltec. O ganhador ou ganhadora receberá o prêmio em casa das mãos do próprio apresentador que fará um flash ao vivo para o programa.

A primeira visita ocorreu no dia 31 de outubro no bairro Vila Manuel Sátiro para entregar a premiação na casa da vencedora Eliane de Farias Viana. Dentre outros prêmios, ela ganhou um gelágua e uma geladeira da Esmaltec. O próximo sorteio acontece em novembro.

Para participar, basta se cadastrar no “Casa Premiada” nos telefones (85) 3261.1233 ou 3261.1333.

Esmaltec: desenvolvimento de sucesso reconhecido mundialmente

Há mais de 50 anos no mercado, a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, oferece uma vasta linha de eletrodomésticos. São fogões, bebedouros, refrigeradores, freezers, purificadores, lavadoras e cooktops que satisfazem os mais exigentes consumidores. Sua história começou em 1963 com pouco mais de 100 funcionários. Hoje, em Maracanaú, Ceará, com mais 2.800 funcionários, possui uma área de 360.000 m², sendo 86.555 m² construídos.




Programação Especial] Shopping inicia projeto de lazer e de esporte aos domingos pela manhã


  
A partir deste domingo, o RioMar Kennedy trará uma programação especial com muita atividade esportiva e diversão para adultos e crianças. O Projeto acontecerá 
todo domingo pela manhã

Neste domingo, 05 de novembro, o RioMar Kennedy inicia o Projeto Manhã de Lazer, que será voltado para incentivar atividades esportivas e de lazer para toda família. Serão todos os domingos do mês de novembro com entrada gratuita e será realizado no Estacionamento Externo do shopping, das 8h às 13h. Durante a ação, no local, haverá locação de bikes, tricicletas, patins e brinquedos.

O Projeto é realizado em parceria com a Baladeira Inovações e traz animadores, atividades lúdicas, brinquedos infláveis, cama elástica e piscina de bolinhas.

Ainda neste domingo, o público pode participar das 10h às 13h da Feira de Adoção de Animais, que tem apoio da ONG Arca de Noé. Filhotes de cães e gatos poderão ser adotados e ganhar um novo lar. A Feira de adoção será realizada no primeiro domingo de cada mês, no Estacionamento Interno do shopping, no Piso E2.

Palco Just Dance
Outra grande novidade aos domingos, que promete fazer sucesso entre o público jovem, é o Palco Just Dance, que ficará na Praça de Alimentação, no Piso L3.  A entrada é gratuita e o espaço funcionará das 12h às 15h.

Serviço:
Manhã de Lazer RioMar Kennedy
Data: 05, 12, 19 e 26 de novembro
Horário: 8h às 13h
Local: Piso E2, Estacionamento Interno - RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy)
Espaço Aberto ao Público
Telefone: (85) 3089-0909
Valores:
*Patins e Bikes: R$10,00 para 30 minutos
*Triciclos: R$20,00 para 30 minutos
*Cama Elástica: R$5,00 para 5 minutos
*Piscina de Bolinhas: R$5,00 para 5 minutos
*Brinquedos Infláveis: R$5,00 para 5 minutos
*Pulseira para acesso a todos os brinquedos: R$25,00 (todo o dia)

Feira de Adoção de Animais
Data: 05 de novembro, domingo
Horário: 10h às 13h
Local: Piso E2, Estacionamento Interno, próximo à Doggato Pet Store - RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy)
Entrada Gratuita
Telefone: (85) 3089-0909

Palco de Just Dance
Data: 05, 12, 19 e 26 de novembro
Horário: 12h às 15h
Local: Piso L3, Praça de Alimentação - RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Presidente Kennedy – Fortaleza / CE)
Entrada Gratuita
Telefone: (85) 3089-0909


Curtas] Inscrições abertas para a 12° edição do Curta Canoa

Considerado um dos mais tradicionais eventos de cinema do Ceará, o Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada, mais conhecido como Curta Canoa, está com inscrições abertas até o dia 5 de novembro. Os interessados em participar da Mostra Competitiva devem se inscrever pelo site www.curtacanoa.com.br. Já a mostra latino-americana e a mostra de longas são de caráter não competitivo e reúnem vídeos e filmes convidados pela direção do festival.

“Temos uma história de resistência como uma das vitrines da produção cinematográfica brasileira e, neste ano, estamos completando 12 anos repletos de novidades”, comenta o idealizador do Curta Canoa Adriano Lima.

COMPETITIVA

Para a Mostra Competitiva, serão selecionados curtas-metragens com duração inferior a 20 minutos, finalizados entre os anos de 2016 e 2017.

Neste ano, o Curta Canoa acontecerá de 07 a 12 de dezembro, no Polo de Lazer da praia de Canoa Quebrada, litoral leste do estado, e contará com a presença de diversos nomes das mais variadas áreas do segmento audiovisual.

SERVIÇO
Festival Latino Americano de Cinema de Canoa Quebrada – 12ª edição
Inscrições abertas até o dia 05 de novembro.

Regulamento e inscrições: www.curtacanoa.com.br

Evento] Restaurant Week e Iprede juntos em ação beneficente

Evento gastronômico arrecada doações beneficiando a 
primeira infância

Pelo quarto ano e sétima vez consecutiva, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) é a instituição beneficiada pelas doações arrecadadas durante o evento de gastronomia Restaurant Week. A 11ª edição começa no próximo dia 27 deste mês de outubro e segue até 19 de novembro. Os clientes podem doar a quantia de R$ 1,00, disponibilizada ao final da conta nos restaurantes participantes. Cerca de 1.390 crianças são beneficiadas, segundo o coordenador de Ações Sociais e Parcerias do Iprede, João Victor Furtado.

O Iprede se dedica a promover a nutrição e o desenvolvimento de crianças, juntamente à inclusão social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e pobreza. Na última edição do Restaurant Week realizada em Fortaleza, ocorrida no primeiro semestre deste ano, foi reunido mais de R$13 mil através dos menus vendidos, estabelecendo o recorde atual. À época, o restaurante Pipo foi o grande destaque nas doações, conseguindo mais de R$ 2 mil para o Iprede. Para esta edição, a expectativa da organização é atingir uma marca ainda maior, de R$15 mil. “Além de um festival de gastronomia, essa é uma importante ação social. Mais do que estar ajudando, doando um real você está colaborando com a vida dessas crianças, com a mudança de vida dessas famílias”, explica João Victor.

Restaurant Week

Considerado o maior festival gastronômico do país, a Restaurant Week está presente em mais de 15 cidades brasileiras. Agora em Fortaleza, são mais de 20 restaurantes confirmados, com a expectativa de cerca de 25 mil pessoas. Durante o evento, os estabelecimentos participantes disponibilizam menus que incluem entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos no almoço e no jantar, com o objetivo de oferecer o melhor da gastronomia a preços democráticos. A 11ª Restaurant Week é uma realização do Grupo Mica, sendo apresentada pela empresa de mobilidade urbana 99.

Serviço:
11ª Restaurant Week Fortaleza
Período: 27 de outubro a 19 de novembro de 2017
Valor: R$41,90 + R$ 1,00 no almoço / R$ 54,90+ R$ 1,00 no jantar

Reservas Online: www.restaurantweek.com.br

Festival] A temporada de humor em Maranguape vai começar

 
O 9º Festival Nacional de Humor acontece de 16 a 18 de novembro com atrações locais e nacionais

Maranguape, na região Metropolitana de Fortaleza, vai novamente se transformar na capital do riso com o 9º Festival Nacional de Humor, que acontece de 16 a 18 de novembro.  São três dias de shows na Arena Chico Anysio, na Praça Capistrano de Abreu, com grandes atrações de humor locais e nacionais. São eles: Tirulipa, André Lucas, Ciro Santos, João Cláudio Moreno, Iran Delmar, Dinah Moraes, Fei que Dói, Marmita, Rapadura, Carlinhos Maia e Henrique Vidal.

  
Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 9º Festival Nacional de Humor é uma realização da APAMA - Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape, com o apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e a Prefeitura de Maranguape, através da FITEC – Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura. Apoio: Banco do Nordeste, Zenir, Hope, Mallory, Avine, Xerez Avícola, Smurfit Kappa. Toda a programação tem acesso gratuito.

  
Os shows na Praça Capistrano de Abreu acontecem à noite, a partir das 19h, mas nos três dias tem programação mais cedo. Pela manhã, das 9h às 11h, tem Humor na Feira na Rodoviária e no Mercado Público, com os humoristas Fei que Dói e Marmita. O festival roda a cidade com o Circuito do Riso, às 9h e às 15h, levando humor aos bairros, escolas e praças da cidade. A Casa do Chico também recebe o Festival de Humor, com Oficina de Percussão às 14h e cineminha às 16h na Sessão do Riso.

  
Para convidar a população para os shows da noite, grupos de teatro participam do Cortejo do Humor que desfila pelas ruas do Centro a partir das 18 horas. Grupos Acordes, Bagagem, Cia. Camarim de Teatro, Garajal, Tambores do Chico e alunos das Oficinas de Dança e Teatro da FITEC participam do Cortejo. Além de toda essa programação, uma Feira de Artesanato e Gastronomia incrementa o Festival, ocupando as Praças Capistrano de Abreu e Francisco Colares a partir das 17h.

  
PRÉ-FESTIVAL – De 13 a 15 de novembro, três dias que antecedem o Festival, os humoristas Rapadura e Seu Isaias, que é imitador de personagens de Chico Anysio, fazem shows nos distritos de Jubaia (segunda-feira), Lagoa do Juvenal (terça-feira) e, no feriado (quarta-feira), seguem para Serra do Lagedo. Nos três dias a programação acontece às 19h e haverá também esquetes infantis.



SERVIÇO:
9º Festival Nacional de Humor de Maranguape – De 16 a 18 de novembro, a partir das 19h, na Praça Capistrano de Abreu (Centro de Maranguape/CE). Site: www.festivaldehumordemaranguape.com. Informações: (85) 985470959. Acesso gratuito.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Dia 16.11 (quinta)

19h – Shows
Local: Praça Capistrano de Abreu
Carlinhos Maia
Rapadura
André Lucas
Tirulipa
Shows musical: Bete Nascimento

Dia 17.11 (sexta)

19h – Shows
Local: Praça Capistrano de Abreu
Dinah Moraes
Hiran Delmar
Show musical: a confirmar

Dia 18.11 (sábado)

19h – Shows
Local: Praça Capistrano de Abreu
Henrique Vidal
Ciro Santos                            
João Cláudio Moreno
Show musical: Mateus Fernandes

16 a 18.11 (quinta a sábado)

9h às 11h - Humor de Feira
Locais: Rodoviária e Mercado Público
Fei que Dói e Marmita

9h e 15h - Circuito do Riso
Locais: Bairros da Sede, Escolas, Praças


14h - Oficina de Percussão
Local: Casa do Chico

16h - Sessão do Riso – Filmes de comédia
Local: Casa do Chico

18h - Cortejo do Humor    
Local: Ruas do Centro
Grupos Acordes, Bagagem, Cia. Camarim de Teatro, Garajal, Tambores do Chico, alunos das Oficinas de Dança e Teatro da FITEC

17h às 23h - Feira de Artesanato e Gastronomia
Locais: Praça Capistrano de Abreu e Praça Francisco Colares


* Programação sujeita a alterações

Novidades] MULTISHOW TEM ESTREIA ANTECIPADA NO NOW

Canal traz duas novas séries para serem assistidas na plataforma

O NOW e o Multishow trazem com exclusividade duas novas atrações. Os humorísticos Tô de Graça e Toc’s de Dalila já estão disponíveis na plataforma para serem assistidas quando, onde e quantas vezes quiser.

Em Toc’s de Dalila a atriz Heloisa Perissé, que também assina o roteiro do programa, é a dona de casa Dalila. Obcecada por organização, ela vira uma celebridade da internet após aparecer em um vídeo arrumando a casa. A segunda temporada tem estreia prevista no Multishow no dia 06/11, às 22h30. Mas os cinco primeiros episódios estreiam antes no NOW.

No novo programa de Rodrigo Sant’Anna, Tô de Graça, o humorista da vida a Graça, uma catadora de latas e pedinte que sustenta os filhos e o marido desempregado. O sitcom chega ao canal no dia 07/11, às 22 horas e terá quatro episódios para degustação no NOW.

Além da estreia antecipada na plataforma, as novidades do Multishow chegam ao NOW no dia seguinte a exibição no canal e podem ser acessadas em Programas de TV > Multishow.


O NOW pode ser acessado pelo site nowonline.com.br ou aplicativo para tablets e smartphones. Os NET’s, com pacote HD, conferem a programação também pelo canal 1 da TV.

Direto de São Paulo - SeaFlowers Digital] Freesurfer Marina Werneck cria campeonato virtual de surf feminino

Imagem: Divulgação

A freesurfer Marina Werneck, grande incentivadora do surf feminino no Brasil e embaixadora da New Era, maior marca de headwear do mundo, lançará o campeonato "SeaFlowers Digital”.

Inédita no país, a competição conta com o apoio de um time de peso, incluindo marcas renomadas como a Hurley, que possui raízes profundas na cultura praiana e New Era, fabricante oficial de bonés icônicos do universo desportivo. Além de Guaraná Antarctica, Ocean Travel e NN Consultoria.

O campeonato terá o mesmo formato do WT feminino, circuito mundial da WSL, com sete fases e cada fase com dois dias de votação. As surfistas selecionadas seguirão para a fase seguinte e assim por diante. As atletas poderão atualizar seus vídeos em cada fase ou sempre manter o mesmo.

A grande campeã vai ganhar uma viagem para as Ilhas Maldivas, fornecida pela Ocean Travel e com tudo pago, e desfrutará da companhia de Marina Werneck e de uma equipe para registrar os melhores momentos. A segunda, terceira e quarta colocadas ganharão um kit de produtos da Hurley, Guaraná Antarctica e New Era.

O ‘Seaflowers Digital’ será apresentado ao público no dia 09 de novembro, em uma festa exclusiva que acontecerá no Lar Mar, em São Paulo. Durante o evento, as marcas parceiras do projeto farão diversas ativações. A New Era dará o ritmo da festa com a DJ Thay Girão, a Hurley terá um espaço destinado para produção de camisetas Printing Press, e a Guaraná Antarctica estará expondo pranchas produzidas com garrafa pet recicladas. Em uma ação social que tem a Marina Werneck como aliada, a marca se comprometeu a recolher ou reutilizar, até 2025, 100% dos recipientes produzidos.

O projeto SeaFlowers nasceu do desejo de Marina Werneck reativar o surfe feminino profissional no Brasil. Uma das principais porta-vozes do esporte, Marina adaptou a competição para o formato digital. As regras do campeonato, serão disponibilizadas no novo site da Marina Werneck, que também será lançado na noite da festa. O grande diferencial do ‘SeaFlowers Digital’ é que meninas do país inteiro podem participar.

“Desde o início minha ideia com o Seaflowers foi criar um movimento em prol do surf feminino com a missão de inspirar uma união entre as surfistas do Brasil e uma revolução no cenário nacional. Meu foco hoje está em trazer de volta os campeonatos e os festivais de surf feminino, criar conteúdo, influenciar o mercado através de ativações digitais e principalmente motivar cada vez mais meninas e mulheres a surfar, viverem o lifestyle do surf e acreditarem na carreira profissional. E foi dessa motivação que veio a ideia de criar o Seaflowers Digital, um campeonato digital com o objetivo de movimentar o surf feminino de forma criativa e revelar grandes talentos”, explica Marina.

As interessadas devem publicar um vídeo através do Instagram pessoal, por meio da tag @ma_werneck e da hashtag #SeaFlowersDigital, demonstrando seu desempenho.

A avaliação de cada competidora será feita por três jurados técnicos e por um júri popular. Na banca dos jurados técnicos, os votos de Marina Werneck, da tri campeã mundial de surf feminino da WSL Carissa Moore e de um convidado especial, valerão um ponto cada e, na votação popular, realizada através de uma plataforma do Facebook, os votos valerão dois pontos para a vencedora de cada enquete.

Entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2018 acontecerão as triagens e as 18 hashtags com o maior alcance serão selecionadas e os nomes das escolhidas divulgados no dia 18 de janeiro.

A convite de Marina Werneck e da NN Consultoria, Neco Carbone, um dos shapers mais conceituados do Brasil, também participará da festa de lançamento do campeonato e produzirá uma prancha exclusiva para ser usada nas Ilhas Maldivas, com bloco de prancha fornecido pela Millenium.

Marina Werneck

Marina Werneck nasceu no Rio de Janeiro e desde pequena tem uma relação especial com o mar. Cresceu inserida no mundo do surfe e começou a surfar com 5 anos por influência dos pais e amigos da família. Mudou-se para Florianópolis e na nova cidade o surfe foi se tornando cada vez mais presente no seu dia a dia. Aos 12 anos começou a competir e aos 15 se profissionalizou.

Destaque em circuitos nacionais e internacionais, a surfista profissional passou a dedicar sua carreira, desde 2012, ao Freesurf. Modalidade não competitiva que se tornou tendência entre jovens ídolos mundiais e nacionais valorizando o estilo de vida do surf e tudo o que está relacionado a ele.

Reconhecida como embaixadora do surf feminino, Marina luta para abrir espaço para as mulheres do esporte no Brasil, tendo idealizado o projeto Seaflowers Crown of Surfing em parceria com a World Surf League, que em 2016 colocou novamente em evidência as atletas do país.

Marina também foi uma das protagonistas do filme “Sea, Sun, Flowers” (dirigido por Pablo Aguiar e Manoela D’almeida), primeiro filme de surfe produzido somente com surfistas brasileiras, estampou as páginas do livro “The Love Of Surf”, produzido pela rede australiana Girl Surf Network, estrela constantemente as séries do Canal Off, fez uma participação especial na série JUACAS do Disney Channel e tem uma parceria com a revista Hardcore na qual assina uma coluna.

Redes:

YouTube Oficial Marina Werneck: https://www.youtube.com/marinawerneck
Facebook - https://www.facebook.com/mawerneck 
Instagram - https://www.instagram.com/ma_werneck/ 
Twitter - https://twitter.com/ma_werneck 
Site Oficial: http://www.marinawerneck.com.br/
 

New Era

Presente há oito anos no Brasil, a New Era é a maior e mais completa marca de headwear e lifestyle do mundo. Criada em 1920 pelo alemão Ehrhardt Koch, a New Era é uma marca norte americana que começou sua produção com bonés estilo Gatsby, com forma mais arredondada e aba curta, grande sucesso na época com mais de 60 mil modelos produzidos. Já em 1930, percebendo a queda do acessório no estilo mais fashion e a crescente popularidade do beisebol, lança o primeiro boné profissional, que se tornou uniforme obrigatório em jogos dentro e fora de casa do time Clevelands Indians.


Depois do lançamento do primeiro boné de beisebol profissional, a marca tornou-se fabricante oficial dos bonés da MLB, Major League of Baseball (Liga Oficial de Baseball Norte Americana); NFL, National Football League (Liga de Futebol Americano dos EUA) e NBA, National Basketball Association (Associação Nacional de Basquete, dos EUA); além da licença para produção de vestuário dessas três grandes ligas americanas. A New Era é também o boné oficial de clubes brasileiros de futebol como Atlético Paranaense, Cruzeiro, Fortaleza, Fluminense e Botafogo, além da produção dos modelos licenciados dos principais times do país.

Estilo] Destaque para coleção Ferrovia Eyewear

“Eu uso, eu curto Ferrovia.” (Jean Claude, Jornalista)

A Ferrovia Eyewear continua inovando. Considerada uma forte marca no mercado de óculos escuros e armações de grau vêm acompanhando as tendências internacionais do mercado óptico. Já são 23 anos de mercado e conta com 48 operações distribuídas em grande parte do território nacional como Ceará, Manaus, Piauí, Maranhão e Pará. Aonde quer que você vá, a Ferrovia Eyewear estará sempre cuidando da sua visão. É uma excelente opção de presente para o fim do ano! Confira algumas novidades recentemente lançadas:
















  


(Fotos: Jean Claude)

Saiba mais informações: www.oculosferrovia.com.br



Dragão do Mar] Programação cultural de 6 a 12 de novembro de 2017

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.
Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h.
Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.


► CINE CAOLHO

O Cine Caolho se propõe a ser um espaço de exibição e reflexão sobre as produções audiovisuais cearenses. Acontecendo mensalmente, sempre na primeira segunda-feira do mês no Cinema do Dragão, o Cineclube exibe filmes cearenses, sempre com a presença de seus realizadores para um debate com o público após as sessões. Nesta edição, confira “Devoração”, de Andréa Bardawil e Nigéria; “Apartes”, de Ernesto Gadelha e Alexandre Veras; “107, 108, Mariana”, de Ariel Volkova; “Atalanta”, de Fernanda Brasileiro e Hylnara Anny; e “A saída da fábrica Cione”, de Virgínia Pinho.

// Dia 6 de novembro de 2017, às 19h30, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Acesso gratuito.


► ABERTURA DA 32ª BIENAL DE SÃO PAULO

Com realização no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma nova etapa nacional das itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA acontece de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018. Trazendo um recorte de 15 artistas e coletivos, a mostra terá abertura no dia 7 às 18h, com mediação do curador Jochen Volz – responsável pela última edição da Bienal, em 2016. Às 21h, o Dragão do Mar realiza show com o grupo Baião de Dub, no Ateliê dos Museus.

Foram selecionados para integrar a exposição: Antonio Malta Campos (Brasil) Bárbara Wagner (Brasil), Charlotte Johannesson (Suécia), Felipe Mujica (Chile), Francis Alÿs (Bélgica), Gilvan Samico (Brasil), Güneş Terkol (Turquia), Grada Kilomba (Portugal), Jonathas de Andrade (Brasil), Michal Helfman (Israel), Misheck Masamvu (Zimbábue), Mmakgabo Helen Sebidi (África do Sul), Pierre Huyghe (França), Rachel Rose (EUA), Vídeo nas Aldeias (Brasil) e Wilma Martins (Brasil). A curadoria geral de Jochen Volz foi responsável pela última edição da Bienal, em 2016.

Intitulada INCERTEZA VIVA [Live Uncertainty], a 32a Bienal tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra foi concebida em torno das obras de 81 artistas e coletivos sob curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).

Em 2017, o programa de mostras itinerantes da 32ª Bienal de São Paulo circula com seleções de obras da 32ª Bienal por doze cidades no Brasil e duas no exterior: Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, São José dos Campos/SP, Cuiabá/MT, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Garanhuns/PE, Palmas/TO, Santos/SP, Itajaí/SC, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Bogotá/Colômbia e Porto/Portugal.

Ações educativas

As itinerâncias da Bienal de São Paulo trazem uma série de ações educativas realizadas em parceria com o Núcleo Educativo do MAC-CE e o Porto Iracema das Artes. Em 6 de novembro (segunda-feira), será apresentada a palestra "Incerteza Viva: Conceitos e Artistas", às 19h, no Auditório do Porto, com Regiane Ishii, que é Produtora de Conteúdo do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo. A palestra abrange uma breve apresentação da história da Fundação Bienal de São Paulo e o processo de desenvolvimento e conceitos da 32ª Bienal. Também serão abordadas as pesquisas de artistas que integram a itinerância em Fortaleza.

Na mesma semana, serão realizados ainda dois laboratórios, com partida no Porto Iracema. Em 7 de novembro (terça-feira), das 14h às 17h, o laboratório "Narrativas que constroem mundos" debate a relação entre narrativas pessoais e a multiplicidade de existências possíveis, com base nas obras dos artistas da Bienal. Em 8 de novembro (quarta-feira), o laboratório "Processos criativos em educação" propõe aproximar processos criativos de artistas e de professores, relacionando ações educativas e obras da 32ª Bienal.

As inscrições para os laboratórios devem ser realizadas no link http://bienal.org.br/evento.php?i=4377.

Ao longo do período da exposição, o Núcleo Educativo do MAC-CE realiza ainda uma série de oficinas gratuitas, aos finais de semana.

Arte é liberdade

Em novembro, o Centro Dragão do Mar celebra o mês da cultura, realizando o ciclo programático “Arte é Liberdade”, atento aos debates urgentes da arte contemporânea. “Em meio a turbulências reacionárias, se impõe nos debates sobre arte reafirmar a importância de proteger esse lugar enquanto território de expressão essencialmente livre. Afinal, a liberdade é inerente ao fazer artístico”, define o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares.

Durante o ciclo programático “Arte é Liberdade”, em novembro, o Dragão do Mar recebe ainda os festivais Feira da Música, com show do cantor pernambucano Otto; Ponto.CE, com shows de bandas de todos o País; Festival do Circo do Ceará, com programação gratuita para todas as idades; Festival Internacional do Folclore e FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual.

Tem também show de Zé Ramalho, no dia 25, na Praça Verde; e a Temporada de Arte Cearense (TAC), com o Coletivo Artístico As Travestidas e a exposição "Você Mereceu", da artista Marília Oliveira, na Multigaleria, entre outros espetáculos distribuídos ao longo do mês. A programação completa estará disponível no site www.dragaodomar.org.br, a partir do dia 1º de novembro.

// Abertura dia 7 de novembro de 2017, às 18h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Show Baião de Dub, às 21h, no Ateliê dos Museus. Gratuito. Livre.
Exposição em cartaz de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).


► VIII FORTALEZA LIBERTA – ESPECIAL MOSTRA DE MÚSICA NEGRA DE FORTALEZA

“Fortaleza Liberta”, de acordo com o título, é um projeto pensado e feito exclusivamente para Fortaleza. Teve início em 2011 e tem como focos principais:

a) A valorização, difusão e promoção da cultura de expressão afro-brasileira presente em Fortaleza, especialmente na área da música de matriz africana;

b) O resgate e a preservação da memória com base na abordagem da presença e trajetória sócio-histórico-cultural da população negra nesta capital.

Esta oitava edição do projeto tem como proposta realizar uma ação cultural especialmente dedicada à cena da música de expressão cultural afro-brasileira de Fortaleza, intitulada “Mostra de Música Negra de Fortaleza”, sem caráter competitivo, em que serão apresentados shows com base nos ritmos e gêneros musicais de matriz africana presentes na capital cearense. Ou seja, caracteriza-se como um encontro que vai celebrar a música negra de Fortaleza.

O Projeto “VIII Fortaleza Liberta - Especial Mostra de Música Negra de Fortaleza” acontece no dia 7 de novembro de 2017 (terça-feira), no equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, comemorando o Mês da Consciência Negra/2017, e tem a seguinte programação:

19h – Praça Almirante Saldanha e entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: Cortejo com o Grupo Tambores Carnavalescos, abrindo o evento;

20h – Espaço Rogaciano Leite Filho: Shows dos grupos/coletivos Afoxé Acabaca, Caravana Cultural e D’Passagem.

Considerando que a autêntica cultura é feita pelo povo e para o povo e é o reflexo de sua própria identidade, o projeto oportuniza o acesso gratuito ao público/comunidade à sua programação cultural. Como contrapartida sociocultural, oferece ainda uma oficina de música percussiva a ser realizada em local e data a serem definidos.

// Dia 7 de novembro de 2017, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Livre.


► DEBATE COM GINGA [palestra]

O Debate com Ginga é realizado uma vez por mês no Auditório do Dragão do Mar, proporcionando discussões de temáticas que se relacionam com a capoeira. Realizado pelo Grupo Capoeira Brasil, promove ainda oficinas e vivências de manifestações afro-brasileiras ou relacionadas com a capoeira. O debate promove a troca de saberes ao convidar pessoas oriundas de diversos setores da sociedade e de campos do saber. Nesta edição, confira a palestra “O etnodesenvolvimento cultural dos povos tradicionais de terreiro e a capoeira”, de OGAN Leno Farias.

“O Debate com Ginga é uma proposta de ir além dos espaços mais tradicionais da capoeira, instigando os capoeiristas a buscarem ampliar suas fontes de conhecimento e suas visões das temáticas que atravessam nossa arte”, afirma Luciano Hebert, corda marrom do Grupo Capoeira Brasil e coordenador do projeto.

O projeto Debate com Ginga tornou-se Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará-UFC, pelo Instituto de Educação Física e Esportes – IEFES, desde novembro de 2016. Isto significa que passou a ser reconhecido, conservado e apoiado pela Universidade, como capaz de desenvolver atividades de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico, envolvendo a Capoeira, cujas diretrizes e escopo de integração com a sociedade, agregam-se às linhas de pesquisa desenvolvidas pelo IEFES-UFC. Deste modo, o projeto será ainda capaz de provocar a investigação científica para alunos da graduação em Educação Física e outras áreas do conhecimento, bem como a socialização destes para quem não tem acesso direto à Universidade, com certificação a todos que dele participarem.

A Capoeira e o Grupo Capoeira Brasil

A origem da Capoeira ainda hoje é discutida por diversos estudiosos da área, mas acredita-se que ela remonta aos tempos da escravidão, sendo criada provavelmente pelos negros escravos aqui no Brasil, na ânsia de se libertarem. A capoeira atravessou diversas fases e inúmeras adversidades, sendo até considerada uma prática ilegal e proibida.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Capoeira encontra-se presente em todo o território nacional e em mais de 150 países, tornando-se inviável contabilizar o número de praticantes. A Capoeira hoje é incentivada e amparada por Lei Federal e em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo candidata a tornar-se patrimônio da humanidade.

O Grupo Capoeira Brasil, fundado em 1988 (ano de comemoração dos 100 anos da Abolição da Escravatura), na cidade de Niterói, pelos mestres Paulinho Sabiá (Niterói – RJ), Boneco (Barra – RJ) e Paulão Ceará (Fortaleza – CE), surgiu com o objetivo de incentivar, divulgar e resgatar a cultura e a arte da Capoeira, valendo-se desse instrumento como um meio de transformação e incentivando os praticantes a se tornarem cidadãos críticos.

/// Dia 7 de novembro de 2017, às 19h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA TEATRO DA TERÇA
QUEM TEM MEDO DE TRAVESTI
Coletivo Artístico As Travestidas

Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação, crianças que brincam sem medo do desejo, pessoas sem classe social, uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel, seres da noite, vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bixas, viados.

QTMT é um olhar artístico sobre o “Universo Trans”. Um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre questões. Um olhar delicado, e quase cru, sobre o medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, melhor, de gritar!

// Dias 7, 14, 21 e 28 de novembro de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: 16 anos. Duração: 110 minutos.


► 2ª JORNADA DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL DO TERCEIRO SETOR

Em 8 de novembro de 2017, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, será realizada a 2ª Jornada de Sustentabilidade Organizacional no Terceiro Setor. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e reunir os setores da sociedade para pensar e articular a atuação do Terceiro Setor por meio das Organizações da Sociedade Civil.

A 2ª Jornada contará com a presença de nomes nacionais relacionados à atuação do Terceiro Setor, como o contador, coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor do CRC-BA e consultor em gestão de convênios em órgãos da administração pública, Nailton Cazumbá; o contabilista e especialista em projetos sociais, Euclides Machado; o especialista em Controle Externo da Administração Pública, Tomáz de Aquino Resende; o contador, auditor e advogado, Ricardo Monello; e o gestor de projetos culturais e sociais, co-autor e responsável pelos tutoriais do Manual para Usuários de Entidades sem Fins Lucrativos sobre o SICONV, Alexandre Rangel. Confira a programação:

9h – Solenidade de Abertura: Leo Bossard II (CE)

9h30 – Palestra Magna: MROSC e os desafios atuais do Terceiro Setor
Nailton Cazumbá (BA) | Debatedor: Guilherme Sampaio (CE)

11h – SICONV: atenção aplicada ao MROSC
Alexandre Rangel (DF) | Debatedor: Guilherme Irffi (CE)

13h15 – Apresentação Cultural - Ballet Goretti Quintela

14h – Contabilidade e Gestão Legal das OSC
Ricardo Monello (SP) | Debatedor: Heleni Rocha (CE)
15h30 – Contabilidade e Tributação no Terceiro Setor
Tomáz de Aquino (MG) | Debatedor: Francisco Coutinho (CE)

17h – Certificação CEBAS nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social
Euclides Machado (RS)

18h30 – Encerramento

// Dia 8 de novembro de 2017, a partir das 9h, no Auditório, Espaço Mix e Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação: Livre.


► 11ª EDIÇÃO DO FOR RAINBOW

Com o slogan “Amo quem eu quero, faço uma revolução”, o 11º For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual - promove exibições de filmes nacionais e estrangeiros relacionados às vivências e ao cotidiano de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros no Brasil e no mundo. A programação é totalmente gratuita e acontecerá de 9 a 15 de novembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Na Mostra Competitiva Internacional, os curtas-metragens e longas concorrem em 13 categorias de premiação. Ao todo, foram mais de 1.283 inscritos para esta 11ª edição. Os 32 filmes selecionados representam países como Espanha, Índia, Kosovo, Colômbia, Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha, Finlândia, Croácia e Brasil, com destaque para três longas nacionais: “Meu Corpo é Político”, da diretora Alice Riff, que abrirá a competição, “Lampião da Esquina”, da diretora Lívia Perez, e “Música Para Quando as Luzes se Apagam”, do diretor Ismael Caneppele, que será exibido no último dia da mostra.

Segundo a jornalista e cineasta Verônica Guedes, diretora executiva do For Rainbow, o festival terá um tom explicitamente político em relação às edições anteriores: “É preciso dar voz àqueles grupos sociais que, dentro do recorte LGBT, têm sido os mais penalizados pela onda fascista que atingiu o Brasil. Os LGBTs, as mulheres e a juventude das periferias, principalmente negra e artista”, afirma.

Outras expressões

Além da mostra de filmes, o For Rainbow oferece uma série de eventos paralelos como debates, lançamentos de livros, apresentações de teatro e música. O tom de protesto do hip hop abre o festival, com um show dirigido pelo rapper e produtor cearense Erivan Produtos do Morro. A peça “Histórias compartilhadas”, cuja exibição causou polêmica ao mostrar a discriminação sofrida por homens transexuais, será apresentada pelo ator Ari Areia. O público também poderá conferir o espetáculo carioca “Le Cirque de La Drag”, show humorístico com Deydianne Piaf, festas com DJs convidados e performances de artistas transformistas da icônica boate Divine.

Retrospectiva

Ao longo de 11 anos, o For Rainbow exibiu mais de 750 filmes, apresentados em mais de 600 espaços culturais de todo o Brasil, atingindo um público médio de 100 mil pessoas. Capacitou mais de 800 pessoas e produziu 20 filmes, mobilizando centenas de artistas do mundo inteiro na luta pelos direitos LGBT e no incentivo à cultura de paz. O festival é realizado pelo Cenapop - Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, instituição que atua no fortalecimento das lutas populares e das comunidades historicamente excluídas.

PROGRAMAÇÃO

Quinta (09 de Novembro)

19h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

ABERTURA DO 11º FOR RAINBOW E FILMES DA MOSTRA COMPETITIVA

Meu Corpo é Político. Alice Riff. 71’. Brasil, 2017 (Debate após a exibição do filme, com Dediane Souza e Heverton Lima)

22h – ARENA DO DRAGÃO DO MAR

Show de Abertura DJ Erivan, Isabel Gueixa, MC Carolina Rebouças, Joy Ariza e Sarah - Convicção Ancestral (CE)


Sexta (10 de Novembro)

19h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA E LONGA-METRAGEM
“Sempre fui Alex” (I Have Always Been Alex). Roberto Ruiz Céspedes. 06’:06”. Espanha, 2017
“Lenny”. Camille Beglin. 13’:57”. França, 2017
“O Chá do General”. Bob Yang. 20’. Brasil, 2016
“Carol”. Krissy Mahan. 06’:31”. EUA, 2016
“O Almanaque das Garotas” (The Ladies Almanack). Daviel Shy. 86’. EUA, 2017

22h – ARENA DO DRAGÃO DO MAR

Peça Do Que Parece Invisível, com Sílvia Moura (CE)
Show Daydianne Convida (CE)
Apresentação de DJ Convidado


Sábado (11 de Novembro)

16h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

EXIBIÇÃO ESPECIAL MOSTRA QUEER
“O porteiro do dia”. Fábio Leal. 25’. Brasil, 2016
“Stanley”. Paulo Roberto. 19’. Brasil, 2016
“Latifundio”. Érica Sarmet. 11’:54”. Brasil, 2017
“Inocentes”. Douglas Soares. 18’:32”. Brasil, 2017
“Baunilha”. Leo Tabosa. 13’:22”. Brasil, 2017

17h – TEATRO DO DRAGÃO DO MAR

Peça Proibido Dançar, com Ricardo Guilherme e Sílvia Moura (CE)

19h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA E LONGA-METRAGEM
“Jéssika”. Emerson Cursino. 18’:44”. Brasil, 2017
“La Tapette: A ratoeira” (The Mousetrap). Ricky Mastro. 09’. França, 2016
“O Quebra Cabeça de Sara”. Allan Ribeiro. 10’. Brasil, 2017
“Bebê feliz” (Happy Happy Baby). Jan Soldat. 20’. Alemanha, 2016
“Lampião da Esquina”. Lívia Perez. 81’:57”. Brasil, 2016

22h – ARENA DO DRAGÃO DO MAR

Show Nayra Costa (CE)


Domingo (12 de Novembro)

16h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

MOSTRA LILÁS - LUGAR DE MULHER É NO CINEMA
“Assim”. Keila Serruya 14’. Brasil, 2013
“Em Defesa da Família”. Daniella Cronemberger. 21’. Brasil, 2015
“Jessy”. Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge.15’. Brasil, 2013
“Prepara!”. Muriel Alves.15’. Brasil, 2016

17h – TEATRO DO DRAGÃO DO MAR

Espetáculo Le Cirque de la Drag (RJ). Dir.: Juracy de Oliveira

19h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA E LONGA-METRAGEM
“Tia Mane” (My Aunt Mane). Krissy Mahan. 08’:58”. EUA, 2017
“Tigger!”. Marvin Wayne. 10’:08”. Espanha, 2016
“Ano passado eu morri” (I Died Last Year). Rodrigo de Oliveira. 25’. Brasil, 2017
“Garotas Errantes” (Rambling Girls). Kis Keya. 26’:04”. Bélgica, 2017
“O Tempo feliz que passou”. André da Costa Pinto. 76’:54”. Brasil, 2015

20:30 - TEATRO DO DRAGÃO DO MAR

Peça Histórias Compartilhadas, com Outro Grupo de Teatro (CE)

22h – DRAGÃO DO MAR / ARENA DO DRAGÃO

Show Grupo The Crazy (CE)

DJ André da Costa Pinto (CE)


Segunda (13 de Novembro)

16h – AUDITÓRIO DO DRAGÃO DO MAR

Encontro de Agentes de Cultura LGBT

18h – TEATRO DO DRAGÃO DO MAR

Espetáculo Tempo Imperfeito - Descoletivo (CE)

18:30h - TEATRO DO DRAGÃO DO MAR

Lançamento do livro “TEMPO IMPERFEITO – Uma fotobiografia”, de Camilly Leycker

19h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA-METRAGEM
“3Guzica INTRO”. Marina Mutak. 56”. Croácia, 2017
“Batidas do coração” (Heartbeats). Laura Rämö. 03’:45”. Finlândia, 2017
“Cartas para Eros”. Herbert Fieni. 30’. Brasil, 2016
“Manifesto Trans”. (Trans Manifest). Viv Bruschz e Matheus Faria. 09’:19”. Brasil, 2017
“Guigo Offline”. René Guerra. 52’. Brasil, 2017

22h – ARENA DO DRAGÃO DO MAR

Show As Nega (CE)

DJ Tasso Caracas (CE)


Terça (14 de Novembro)

19h – CINEMA DO DRAGÃO SALA 2

MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL DE CURTA E LONGA-METRAGEM
“Casa” (Home). More Raca. 23’:22”. Kosovo, 2016
“Ninguém Nada Nunca” (No One Nothing Never). Angélica Hoyos. 25’. Colômbia, 2016
“Maria”. Elen Linth. 16’:44”. Brasil, 2017
“Reinicie o amor” (Reboot Love). Laura Rämö & Martin Jäger. 05’:08”. Finlândia, 2017
“Música Para Quando as Luzes se Apagam”. Ismael Caneppele. 70’10”.Brasil, 2017

22h – ARENA DRAGÃO DO MAR

Show Mulher Barbada e os Caixeiros Viajantes (CE)

DJ Convidado

Quarta (15 de Novembro)

19h – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E ENTREGA DOS TROFÉUS DO 11º FOR RAINBOW

20h – ARENA DRAGÃO DO MAR

Show Fora Temer, volta Divine! (CE)

DJ Convidado

// De 9 a 15 de novembro de 2017, em vários espaços do Dragão. Gratuito.
Informações: (85) 98770 5228 / (85) 98222-2015
www.forrainbow.com.br


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA QUINTA COM DANÇA
HOSPITAL DE BONECAS
Rosa Ana Druot de Lima

O trabalho surge como um lugar de questionamento sobre nossas necessidades de conserto, muitas vezes impostas pelos sistemas normalizadores que regem as sociedades contemporâneas. Imposições disfarçadas em discursos midiáticos que exaltam o bem-estar e a singularidade. Nas fronteiras dos modos classificatórios operados por esses sistemas: qual lugar ocupamos? Somos normais? Somos marginais? E se nossos pequenos desequilíbrios fossem grandes abismos necessários à descoberta de si e do outro? Deste lugar, surgiram as pesquisas para o projeto Hospital de Bonecas, buscando estratégias para assumir as fragilidades que nos edificam, que nos tornam, de fato, singulares e, até mesmo, fortes, num eterno processo de reconstrução de si e do mundo que nos cerca.

// Dias 9, 16, 23 e 30 de novembro de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etária: Livre. Duração: 50 minutos.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA DANÇA EXPERIMENTAL
O programa apresenta trabalhos inéditos de caráter experimental ou em construção. Em novembro, a mostra apresenta três espetáculos:

GINA | Nataly Barbosa
É um experimento cênico que consiste em uma releitura do espetáculo “Sexa”, criado pela Companhia Ponto em 2007. Discute sobre as influências midiáticas nos corpos das mulheres, levantando questionamentos acerca do olhar das mulheres sobre elas mesmas. Gera indagações sobre a maneira que elas desejam ser vistas, sobre o comportamento exigido delas em sociedade, sobre a dificuldade de algumas mulheres em se adequar aos padrões de beleza. É a invenção de um lugar de criação cênica que verbaliza incômodos através de composições coreográficas colocando em foco a existência da mulher no mundo, tencionando comportamentos femininos ainda hoje impostos pela sociedade.


PROJETO MARÊ | Omì Cia. de Dança
Há curvas para desviar, curvas para chegar, curvas para seguir, curvas dentro de si. Todo trajeto é sinuoso e duvidoso. O saber onde ir também faz curva duvidosa no saber onde chegar. O feitiço dos ciclos e o movimento constante fala mais alto no Projeto Marê. Em cena, cinco corpos serpenteiam enfeitiçados por técnicas e sensações encontradas ao indagar: “quais os labirintos possíveis ao trançar dois ou mais corpos que se insinuam?”.


FOR ALL: PARA TODOS OS RITMOS | Janaína Bento
Quantos ritmos cabem num movimento? Um movimento cabe em vários ritmos? A influência da música altera o movimento ou a percepção deste? São essas as questões moventes deste espetáculo e que só podem ser respondidas no encontro entre obra e espectador.


// Dias 8, 15, 22 e 29 de novembro de 2017, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito. Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA TEATRO INFANTIL
OS BRINQUEDOS NO REINO DA GRAMÁTICA [teatro]
Cia. Camarim de Teatro

O Reino da Gramática está de pernas para o ar. Um rei louco, um cowboy inteligente e um porco faminto por palavras estão envolvidos nesta fantástica e atraente história vivida por brinquedos que lutam contra o analfabetismo. Conseguirá o povo libertar as palavras que estão em posse de um rei analfabeto? A gramática será um país onde novamente o prazer da leitura se tornará um hábito saudável para todos? Saiba destas e de outras respostas neste espetáculo onde os brinquedos têm vida e o maior tesouro é o saber.

// Dias 11 e 12 de novembro de 2017, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Classificação etário: Livre. Duração: 60 minutos.


► 4º FESTIVAL DE CIRCO DO CEARÁ – FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES CIRCENSES 2017 [circo]

Festival de Circo do Ceará está na quarta edição explorando o universo circense e suas múltiplas possibilidades trazendo para o público cearense grandes espetáculos para todas as idades. Produção: Iluminura Produtora Cultural, apoio Enel e Secretaria da Cultura /Governo do Estado do Ceará. Informações e programação: www.facebook.com/festivaldecircodoceara/

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 | Sábado

18h – Charanga (CE)
18h30 – Mulher Orquestra | Latin Duo (ARG)
18h40 – Barro e Estrela | Gabriela Jardim (CE)
19h – A Trupe do Carrapicho | Grupo Garajal (CE)
19h10 – Duo Trapeze Lovat | Duo Lovat (RJ)
19h20 – Palhaço Pimenta (CE)
20h – Contorção| Shuree (MON)
20h10 – La Risa es Bella – Diego Bruzzone (ARG)


Dia 12 | Domingo

17h – Vagor & Bellavita | Dromocósmicas (BRA/GRE) (excepcionalmente esta atração será na Praça Verde)
18h – Charanga
18h30 – O Virtuoso no Picadeiro do Circo | Circo Escola Canoa Criança (CE)
19h – Ensaio sob Gravidade | Companhia Itinerante de Malabares (CE)
19h20 – H2Boom | El Gran Enano (URU)
20h – Pedra no Sapato | Laguz Circo (BRA/ARG)
20h10 – Argolas Olímpicas | Netinho Calvo (CE)
20h20 – Piccolo Camerino | Adrian Conde (ESP)

// Dias 11 e 12 de novembro de 2017, a partir das 18h, no Anfiteatro. Acesso gratuito. Livre.


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE – PROGRAMA LEITURAS NO DRAGÃO
FANTÁSTICO LITERÁRIO DE MURILO RUBIÃO
Carlinhos Perdigão

Analisa a produção de Murilo Rubião a partir do componente fantástico – que se relaciona com a questão social –, e suas nuances estéticas. Assim, o elemento extraordinário na literatura deste escritor assume uma função alegoricamente crítica. A leitura é também uma homenagem a este escritor mineiro que, em 2016, se vivo fosse, completaria 100 anos.

// Dia 12 de novembro de 2017, às 17h, no Auditório. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre. Duração: 90 minutos.


► PRA VER A BANDA [música]

Criado em 1996, o programa PRA VER A BANDA configura-se como uma das principais ações para a articulação da Rede de Bandas do Ceará. De 1996 a 2014, com cerca de vinte apresentações anuais, no Espaço Rogaciano Leite Filho, o PRA VER A BANDA oportunizou às Bandas de Música de todas as regiões do Ceará um espaço para apresentação onde estas corporações eram as protagonistas, com plateia cativa de pelo menos 200 espectadores sentados, sempre aos domingos, em meses alternados. O programa se propõe a ser um espaço de difusão e fruição da música instrumental, por meio das Bandas de Música do Ceará e tem como objetivo apoiar, promover e fortalecer a Rede Estadual de Bandas de Música do Ceará.

// Dias 12 e 26 de novembro de 2017, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada.
Todos os domingos, das 16h às 19h, no Ateliê dos Museus (Praça Verde). Gratuito.

Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


//// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo modernização tecnológica. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público amplo, funcionando apenas para escolas agendadas. Informações: 3488.8639 ou www.dragaodomar.org.br/planetario


EXPOSIÇÕES


//// MUSEU DA CULTURA CEARENSE (MCC)

► Exposição Vaqueiros
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Mostra de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE [artes visuais]
Exposição Memórias do Futuro em Ruínas
Mariana Smith

A Exposição Memórias do Futuro em Ruínas é uma investigação sobre a Praia do Futuro em Fortaleza, a partir das contradições entre um sonho utópico de um futuro hoje falido e as forças naturais que trazem como resistência seus processos corrosivos. Quais são as perspectivas de futuro num mundo em que as esperanças de crescimento e melhoria de condições de vida se esvaem?

A partir dessa perspectiva, os trabalhos apresentados apontam para uma construção de paisagens distópicas em que o homem é vencido pelas forças da natureza, ali passado e futuro se entremeiam, numa proposta de desconstrução dos sonhos de um futurismo tecnológico, para uma possível realidade de um futuro devastado.

A partir de recortes dessa paisagem, vemos uma construção de possíveis ficções de um futuro para esse local em uma instalação com vídeos, fotografias e desenhos. O projeto é resultado da pesquisa em andamento no mestrado de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi selecionado pelos Editais Culturais 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, compondo assim nossa Temporada de Arte Cearense.

// Em cartaz até 25 de novembro de 2017, de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

//// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ

► Exposição 32ª Bienal de SP – Incerteza Viva.

Com realização no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma nova etapa nacional das itinerâncias da 32ª Bienal de São Paulo – INCERTEZA VIVA acontece de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018. Trazendo um recorte de 15 artistas e coletivos, a mostra terá abertura no dia 7 às 18h, com mediação do curador Jochen Volz – responsável pela última edição da Bienal, em 2016. Às 21h, o Dragão do Mar realiza show com o grupo Baião de Dub, no Ateliê dos Museus.

Foram selecionados para integrar a exposição: Antonio Malta Campos (Brasil) Bárbara Wagner (Brasil), Charlotte Johannesson (Suécia), Felipe Mujica (Chile), Francis Alÿs (Bélgica), Gilvan Samico (Brasil), Güneş Terkol (Turquia), Grada Kilomba (Portugal), Jonathas de Andrade (Brasil), Michal Helfman (Israel), Misheck Masamvu (Zimbábue), Mmakgabo Helen Sebidi (África do Sul), Pierre Huyghe (França), Rachel Rose (EUA), Vídeo nas Aldeias (Brasil) e Wilma Martins (Brasil). A curadoria geral de Jochen Volz foi responsável pela última edição da Bienal, em 2016.

Intitulada INCERTEZA VIVA [Live Uncertainty], a 32a Bienal tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra foi concebida em torno das obras de 81 artistas e coletivos sob curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).

Em 2017, o programa de mostras itinerantes da 32ª Bienal de São Paulo circula com seleções de obras da 32ª Bienal por doze cidades no Brasil e duas no exterior: Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, São José dos Campos/SP, Cuiabá/MT, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Garanhuns/PE, Palmas/TO, Santos/SP, Itajaí/SC, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Bogotá/Colômbia e Porto/Portugal.

Ações educativas

As itinerâncias da Bienal de São Paulo trazem uma série de ações educativas realizadas em parceria com o Núcleo Educativo do MAC-CE e o Porto Iracema das Artes. Em 6 de novembro (segunda-feira), será apresentada a palestra "Incerteza Viva: Conceitos e Artistas", às 19h, no Auditório do Porto, com Regiane Ishii, que é Produtora de Conteúdo do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo. A palestra abrange uma breve apresentação da história da Fundação Bienal de São Paulo e o processo de desenvolvimento e conceitos da 32ª Bienal. Também serão abordadas as pesquisas de artistas que integram a itinerância em Fortaleza.

Na mesma semana, serão realizados ainda dois laboratórios, com partida no Porto Iracema. Em 7 de novembro (terça-feira), das 14h às 17h, o laboratório "Narrativas que constroem mundos" debate a relação entre narrativas pessoais e a multiplicidade de existências possíveis, com base nas obras dos artistas da Bienal. Em 8 de novembro (quarta-feira), o laboratório "Processos criativos em educação" propõe aproximar processos criativos de artistas e de professores, relacionando ações educativas e obras da 32ª Bienal.

As inscrições para os laboratórios devem ser realizadas no link http://bienal.org.br/evento.php?i=4377.

Ao longo do período da exposição, o Núcleo Educativo do MAC-CE realiza ainda uma série de oficinas gratuitas, aos finais de semana.

// Abertura dia 7 de novembro de 2017, às 18h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Show Baião de Dub, às 21h, no Ateliê dos Museus. Gratuito. Livre.
Exposição em cartaz de 7 de novembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).


OFICINAS NOS MUSEUS

Minicurso “Montagem de Exposições”
Nesta atividade, transitaremos entre os percursos dos objetos até chegarmos nas exposições e aprenderemos sobre processos de execução de montagem.
Dia 10 de novembro > 10h e 14h > Público-alvo: educadores de museus

Oficina “O Imaginário de Cordel” [Bienal de SP]
Inspirada em Gilvan Samico, cujas gravuras se baseiam em lendas e narrativas, a oficina propõe mesclar o imaginário popular coletivo com o individual através da criação de cordéis. Ao final, os cordéis ficarão expostos em um varal para que possam ser compartilhados com outros visitantes.
Dia 11 de novembro > 16h > MAC > Livre > Gratuito

Oficina “Cubo Performático” [Bienal de SP]
A oficina propõe uma videoperformance colaborativa feita pelos próprios visitantes do museu, com o tema livre e de até 1 minuto de duração, que será gravada no decorrer da exposição. Os vídeos gravados ficarão expostos no MAC durante a mostra.
Dia 12 de novembro > 16h > MAC > Livre > Gratuito


//// MULTIGALERIA


► TEMPORADA DE ARTE CEARENSE
Exposição Você Mereceu
Marília Oliveira

A partir das rasuras e destroços de uma vingança, elaborar um processo de catarse. Abordando a autonomia sobre o próprio corpo e a divulgação online de conteúdo íntimo sem permissão, a exposição Você Mereceu, de autoria da fotógrafa e educadora Marília Oliveira, está em cartaz até o dia 30 de novembro, na Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Composta por fotografias, textos e uma série de objetos, a obra sugere profunda imersão na narrativa proposta pela artista.

Para a autora da exposição, transformar as memórias de uma violação em obra artística e partilhá-la com espectadores é partir do autobiográfico para discutir a narrativa de outras mulheres. “Contar a história de um corpo destruído por uma vingança traz a necessidade de deslocar a fotografia para um sentido relacional”, explica Marília, fazendo referência aos diversos materiais que preenchem as três salas da Multigaleria.

No espaço das salas, a artista costura o sensível a partir de fotografias íntimas do próprio corpo clicadas por outra pessoa, imagens de casas em demolição, objetos quebrados, lingeries rasgadas e bilhetes escritos à mão. São pedaços do vivido que se sobrepõem a variadas materialidades e formam um só corpo. “Essa obra é um eterno jogo entre a tentativa de autonomia e como isso volta como pedras que derrubam a todas nós, mulheres”, pontua Marília.

Selecionada pelos Editais Culturais 2016/2017, do Instituto Dragão do Mar, que compõem a Temporada de Arte Cearense (TAC), a exposição Você Mereceu tem classificação indicativa de 18 anos.

Pornografia de vingança
Para Marília, a exposição reflete acerca de clichês que se abatem sobre o corpo das mulheres em forma de amarra. “Essa também é uma história de como a autonomia é negada à mulher. A autonomia de sair de relações, de expor o corpo quando quiser, para quem quiser, no contexto que quiser e isso não ser usado contra ela depois”, enfatiza. Uma das práticas questionadas pela artista é a chamada “pornografia de vingança”, termo que evidencia a violação de privacidade a partir da gravação ou compartilhamento de conteúdo íntimo sem autorização.

Você Mereceu reorganiza as reminiscências de uma violência na tentativa de subverter uma prática de dominação. “Essa história é minha e de outras mulheres, que ainda que não vivenciem a exposição de suas fotos íntimas, lidam com uma série de vinganças e implosões e desapropriações de seus corpos, memórias e trajetórias”, sublinha Marília.

Marília Oliveira
Educadora, fotógrafa e mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Membro fundadora do Descoletivo, coletivo de fotógrafos que realiza ações de intervenção urbana. Ex-diretora do IFOTO – Instituto de Fotografia do Ceará. Junto ao Descoletivo, integrou a mostra coletiva de cearenses no festival “Encontros da Imagem”, em Braga, Portugal. Participou, nos últimos 4 anos, da mostra coletiva “Encontros de Agosto”, na capital cearense. Em 2015, contemplada pelo Centro Cultural dos Correios, realizou a exposição Afetos Urbanos em parceria com Régis Amora, do Descoletivo, com lançamento de livro homônimo. Em 2016, lançou a publicação “Séries sobre o sutil”, contemplada pelo edital do Instituto Bela Vista em parceria com a SECULTFOR. Teve a obra “Remissão”, no mesmo ano, contemplada com a menção de trabalho cearense mais representativo da coletiva Encontros de Agosto. Em 2017, lançou junto ao Descoletivo o fotolivro “Tempo Imperfeito – Uma fotobiografia de Camilly Leycker”, projeto contemplado pelo edital de Cultura LGBT, promovido pela SECULT. Neste ano, expôs a obra Você Mereceu durante a edição de dez anos do Festival de Fotografia de Porto Alegre – FESTFOTO.



// Em cartaz até 30 de novembro de 2017, na Multigaleria. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito. Classificação etária: 18 anos.