Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Rádio] O POVO CBN estreia programa aos sábados

Estreia no próximo dia 23 de janeiro, O POVO no Sábado, o mais novo programa matinal da rádio O POVO CBN. A atração será exibida das 9 horas às 10 horas e terá como âncoras os jornalistas Maísa Vasconcelos, Luiz Viana e Ana Paula Lima, que farão revezamento na apresentação. A estréia será com Maísa e a programação será diversificada e informativa.

Abaixo, os quadros, que vão integrar O POVO no Sábado:

- Comes & Bebes: dicas de restaurantes, bebidas e gastronomia;
- Porque Hoje é Sábado: dicas culturais para o final de semana;
- Resumo da Semana: apurado das notícias que foram destaque no O POVO Online e mídias sociais;
- Será que Vai dar Praia?: um especialista vai falar das condições de ondas, clima, chuva e balneabilidade da praia;
- No Divã:  discute temas comportamentais;
- O que Vem Por Aí:  editores comentam sobre assuntos que vão movimentar o país na semana seguinte; 
- Viagem & Lazer: dicas para quem vai viajar e de lugares diferentes e pitorescos, além de curiosidades;

- Faça a Coisa Certa:  mostra atitudes, projetos e ações que mudaram e continuam mudando a vida de pessoas e comunidades.

Patrocínio] Circuito Polo Dragões do Mar recebe patrocínio master da cerveja Skol



Já é tradição: o carnaval de Fortaleza começa com um mês de antecedência. E novamente a Skol marca presença na maior festa brasileira. Esse ano, em Fortaleza, a novidade fica por conta do Polo Dragões do Mar, que recebe, já no seu primeiro ano de atividades, o patrocínio master da marca. A programação do Polo acontece sempre aos sábados e vai até o primeiro dia de carnaval, 06 de Fevereiro. Para 2016, a Skol vai viabilizar a estrutura dos blocos do entorno do centro cultural. Além disso, estão previstas  outras ações voltadas diretamente para o público, proporcionando mais alegria para os foliões.


A cerveja  Skol também está patrocinando os blocos Bons Amigos, Não Ispáia Sinão Ienche, Se Não Fizer Nóis Faz e De Quem é Esse Jegue com estrutura para o desfile: carros de som temáticos, que ficam em pontos estratégicos do desfile dos blocos; blusas para os participantes e músicos e a garantia do serviço de "cordeiros" para a proteção dos foliões. Todo o entorno do Dragão do Mar está decorado com motivos carnavalescos, assim como os maiores estabelecimentos comerciais do local, que receberam cenários exclusivos da família Skol. "A Skol tem a cara da diversão e da curtição. E esse é o espírito do Carnaval!", comenta Rafael Neves, Gerente Regional de Marketing da Ambev.

Esse é o primeiro ano de atividades do Polo Dragões do Mar, mas segundo Ricardo Abuhab, organizador do evento, já era um sonho antigo da Associação Dragões do Mar: “Agora virou realidade. Trazer um projeto como esse para o entorno do Dragão do Mar é primordial para a sua revitalização, garantindo a ocupação também diurna. A parceria com a Skol caiu como uma luva nessa proposta de ter pré-carnaval durante o dia. É uma marca que tem toda a relação com a luz e o calor do Sol de Fortaleza, foi um casamento perfeito”, comemora.

Consumo responsável

Dentro das ações de pré-carnaval está preocupação com o consumo responsável de álcool. Todos os vendedores ambulantes passaram por um treinamento específico sobre esse assunto. “Eles estão sendo treinados para não venderem bebidas alcoólicas para menores de dezoito anos, além de estimular o chamado motorista da rodada, aquele amigo que não bebe e leva a turma pra casa em segurança. Teremos ainda faixas espalhadas pelo circuito”, explica Rafael.

Promoções nos Supermercados

Além do Circuito Dragões do Mar, a Skol estará presente nos melhores supermercados de Fortaleza com ações de marketing diretamente com os consumidores, em ambiente decorado com temática carnavalesca e animado com som de DJ. Confira:

01) Na compra de um pack de Skol 300ml (Skol Litrinho), o cliente ganhará na hora uma cestinha com foto personalizada. Dias e locais:

** Hiper Bompreço Papicu – 23/01 (11h às 15h)

** Bom Preço Bezerra de Menezes – 28/01 (10h às 14h)

** Pão de Açúcar Náutico – 30/01 (11h às 15h)

02) Nas compras a partir de 10 packs de Skol 350ml, o cliente ganha um isopor. A promoção é limitada para um isopor por CPF. Dia e local: Frangolândia Varjota nos dias 23/01, 30/01 e de 03 a 06/02.

03) Na compra de dois packs Skol 350ml mais dois packs de Skol Beats Senses ou Beats Spirit 269ml, os clientes ganham um óculos de Sol. Dias e locais: 23/01, 30/01 e de 03 a 06/02, no Hiper Bompreço Papicu e Pão de Açúcar Náutico.

Sobre a Skol

A Skol é a cerveja líder no mercado e atua com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. É por meio de uma estratégia de estar sempre à frente que a Skol mantém sua identidade e maior proximidade com seu público antecipando tendências no mercado.


* Circuito Polo Dragões do Mar de Pré-Carnaval 2016

Próximas saídas: 23, 30 de Janeiro e 06 de Fevereiro

Onde: Arredores do Centro Cultural Dragão do Mar

Horário:

A partir de 10h – Programação infantil

A partir do meio dia – feijoada e desfile dos blocos

A partir das 20h – Festa com Skol Spirit no Órbita Bar

Gastronomia] Spot Churros inaugura ponto na zona sul de Fortaleza

 
A partir da próxima terça-feira (26), os moradores da zona sul de Fortaleza poderão saborear os churros do Spot Churros pertinho de casa. O novo ponto do food cart será inaugurado às 19 horas do dia, na Rua República da Armênia, no Parque Manibura. A ocasião contará ainda com presença de food trucks parceiros da marca, armando um mini food park no bairro: Coxinha Cream, General Chicken e Mahalo Poke servirão suas “gordices” de dar água na boca.



A inauguração do Spot Churros Zona Sul será aberta ao público. O espaço vem oferecer ao público da região as criativas e sortidas invenções das empresárias Lis Silveira e Irene Aguiar – como o sanduíche de churros, churro salgado, churro sem lactose e o famoso spot churro (recheio, cobertura e opções de topping) –, atendendo às quartas e quintas-feiras (17h às 22h), sextas-feiras (17h às 23h) e aos sábados e domingos (16h às 23h).





Serviço:
Spot Churros – Inauguração na zona sul
Dia 26 de janeiro (terça-feira), às 19h.
Local: Rua República da Armênia, 1156, Parque Manibura – Fortaleza / CE.
Horário de funcionamento: quartas e quintas (17h às 22h), sextas (17h às 23h) e sábados e domingos (16h às 23h).

Formas de pagamento: Dinheiro e cartão (débito).

Insrições abertas] Estão abertas as inscrições para o MBA em Estratégias, Projetos e Processos da Faculdade CDL

A Faculdade CDL começa o ano letivo de 2016 disponibilizando na grade de Pós-Graduação o MBA em Estratégias, Projetos e Processos, que busca capacitar executivos e profissionais que atuem ou desejam atuar na área de Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Processos de Negócios. Com base nas melhores práticas de mercado, o curso contempla disciplinas sobre os três tópicos principais (Estratégia, Projetos e Processos) para desenvolver a gestão e alcançar o sucesso de uma empresa, sempre utilizando ferramentas tecnológicas para um maior aprendizado e efetividade, sem deixar de lado um ponto essencial de toda organização: as pessoas.

De acordo com o coordenador do curso, Pedro Elder, foi-se o tempo em que bastava terminar o ensino superior para estar garantido e preparado para o mercado de trabalho. Em tempos de crise, portanto, investir em aperfeiçoamento é um diferencial para empresas que buscam sucesso e eficiência, e uma oportunidade para quem concorre a vagas num cenário de maior profissionalização.

“Precisamos cada vez mais de pessoas que possuam conhecimentos amplos e possam atuar em mais de uma dessas áreas. As empresas são multidimensionais e dinâmicas. Profissionais que enxerguem apenas um desses aspectos podem se tornar obsoletos”, ressalta.

O MBA em Estratégias, Projetos e Processos começa dia 29 de janeiro e tem carga horária de 372 horas, divididas em 16 disciplinas. As aulas serão ministradas em semanas alternadas, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados, nos turnos da manhã e tarde.

Para realizar a inscrição, o interessado deverá preencher uma ficha de inscrição disponível para download no site www.faculdadecdl.edu.br. O documento preenchido deverá ser enviado para o e-mail roberta@faculdadecdl.edu.br ou entregue na Secretaria Acadêmica da Faculdade CDL, que fica na rua 25 de Março, 882, Centro. Mais informações: (85) 3464.5514.



Inauguração] Gelateria Trevo Açaí inaugura loja no Shopping Parangaba em Fortaleza

 

Acaba de inaugurar no Shopping Parangaba a Gelateria Trevo Açaí, 4ª loja da franquia em Fortaleza. A empresa é socialmente engajada, graças ao projeto Açaí Solidário. Todos os meses, os proprietários doam toda a verba de vendas da segunda segunda-feira do mês para alguma instituição, contando com a participação dos clientes, que escolhem pelas redes sociais a entidade que será beneficiada (Facebook e instagram @gelateriatrevo e @trevoacai).



Dragão do Mar] Programação cultural de 26 a 31 de janeiro de 2016

FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. // Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus e Multigaleria: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria nem bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Periscope e Twitter: @_dragaodomar



► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense] [ÚLTIMA SEMANA]
BR Trans
Coletivo Artístico As Travestidas – Com Silvero Pereira

BR – TRANS é resultante de um processo de pesquisa cênica desenvolvido através do Edital Interações Estéticas 2012 (FUNARTE/MINC), em residência no SOMOS Pontão de Cultura LGBT (POA/RS) e idealizado pelo ator Silvero Pereira (Fortaleza/CE), dentro do COLETIVO ARTÍSTICO AS TRAVESTIDAS (CE), em compartilhamento com outros profissionais das Artes Cênicas do Rio Grande do Sul. Tendo como interesse temático o universo de travestis, transexuais e artistas transformistas, a pesquisa atua na perspectiva do Teatro enquanto instrumento de transformação social e, também, da Arte Transformista enquanto legítima linguagem cênica e manifestação própria da Cultura LGBT.

Criado a partir de fragmentos de vida reais, coletados através de conversas com travestis, transexuais e transformistas da cidade de Porto Alegre, BR – TRANS traz à cena histórias sobre exclusão e violência presentes no cotidiano desta população e vivenciadas de norte a sul deste país. Entretanto, subvertendo estas tristes histórias, a obra vai além ao abordar narrativas de superação e transformação.

O Projeto BR conflui com as questões suscitadas pelo Mapeamento Cultural LGBT, realizado pelo SOMOS (Pontão de Cultura LGBT/MINC), projeto com o objetivo de documentar manifestações artísticas LGBT brasileiras. A pesquisa que trouxe dados importantes sobre este cenário, também revelou a Arte Transformista como sua manifestação mais singular e de maior relevância. Também reafirmou suas raízes no Teatro e revelou uma série de dificuldades marcadas por inúmeras formas de discriminação.

Assim, BR – TRANS reafirma a potência da arte enquanto subversão e transformação ao levar aos palcos a vida de travestis e transexuais, reconfigurando cenas sobre preconceito em histórias de superação.  Sua construção se faz necessária à medida que foca na sensibilização através da arte e no seu reconhecimento enquanto meio de transformação social e de enfrentamento frente a um cenário marcado pelo preconceito e pela discriminação.

Após oito meses de estreia, o espetáculo realizou mais de 40 apresentações, passou por 4 estados (SP, RS, RN e CE), 4 Festivais Nacionais, 2 Seminários Internacionais e, em Março de 2014, integrou a programação do Festival Nacional de Teatro de Curitiba.

Dia 26 de janeiro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). 14 anos.


► Debate com Ginga
Realização: Grupo Capoeira Brasil

Com o tema "A importância da hidratação e alimentação para os praticantes de Capoeira, o debate contará com a presença dos nutricionistas Luciana Radeke e Marcelo Felipe, que compartilharão suas pesquisas e vivências sobre a temática.

Dia 27 de janeiro de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Tango na Praça
Venha trocar ideias e dançar junto de admiradores do tango argentino. O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.

Dia 27 de janeiro de 2016, das 19h às 21h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Espetáculo "De Sucupira à Asa Branca"
O coletivo realizou uma imersão no universo cômico a partir da adaptação das peças "O Bem Amado" e "O Berço do Herói", de Dias Gomes, para chegar à construção do experimento cênico "De Sucupira à Asa Branca – uma sátira brasileira". A dramaturgia e direção é de Fernando Lira que contou com uma equipe de 38 profissionais envolvidos entre elenco, cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia, na orientação de ex-alunos dos
percursos da área de teatro da escola Porto Iracema das Artes.

Dia 27 de janeiro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Livre.


► Quinta com Dança Experimental [Temporada de Arte Cearense] [ÚLTIMA SEMANA]
Bendito
Grupo Teruá

"Bendito" é um trabalho que retrata um pouco das pesquisas do Grupo Teruá sobre a cultura popular. Nele bois, reisados, cavalo-marinho e outras manifestações são caminho que o corpo percorre para falar sobre a ancestralidade e para festejar a matéria de que somos feitos.

O espetáculo traz um pouco das experiências sensórias e dançantes de Liana Cavalcante e Gleilton Silva, agregando suas experiências diferenciadas ao trabalho, em que a música é também feita ao vivo, através de instrumentos e objetos sonoros. “Bendito” é pra a rua e para o palco. É pros terreiros e para as salas de espetáculo, e deve permitir ao espectador um encontro com suas raízes, ancestralidades e humanidade.


► Quinta com Dança [Temporada de Arte Cearense] [ÚLTIMA SEMANA]
Vagabundos

Uma coleção de histórias transformada numa coleção de gestos misturada com uma lista de músicas composta por um coletivo de bombas exposto numa rua sem começo e sem fim. Uma multidão de amores que vai e volta num espiral, muitos gritos, muitos sustos, muitos saltos, muitos mundos.

Trata-se tão hipoteticamente de cavar um buraco para cair/errar ou construir o 14-bis para alçar voo/desviar. Viver outro tempo dentro desse tempo que nos é oferecido. Refletir a vida, não somente os fatos, refletir a construção, sem esquecimentos.

A proposta de VAGABUNDOS nasce dentro uma disciplina do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará em 2013 e ganha vida para além dos muros institucionais, abrindo espaço a atores advindos de outras instâncias e grupos, formando um elenco de 24 pessoas e mais de 24 mil narrações.

Movidos pelos desesperos que nos rondam – os quais insistimos em considerar fracos –, pela juventude que pulsa em nossos sonhos e pela força dos gigantes da mitologia que são os inimigos dos deuses supremos, decidimos ensaiar estas cenas que tecem uma dramaturgia composta pelos elementos de um presente-passado-futuro desinteressados na ordem crescente dos números.

Aqui, certamente não seremos nós dois, mas só um mesmo, não daremos conta de ser o discurso do mundo, nem mesmo a exibição violenta dos seus gestos. Pode ser que nessa busca de manifestação política, artística e viril, encontremos gritos de um incêndio que não estará satisfeito em queimar registros de nascimento, apagar nossos nomes. Talvez, se nos for dada a sorte do bom discurso, consigamos, depois de tudo, dizer para um o homem que ELE NUNCA conseguirá amar se não existir outro homem. 

Hoje, enlouquecidos com um amontoado de coisas, fedidos como viajantes pobres, desejamos uma pausa para encher o pulmão de ar, ou uma observação com o pensamento, ou um ir embora rapidamente.

Direção: Andréia Pires
Elenco: Amanda Freires, Bruna Pessoa, Clara Monteiro, Débora Ingrid, Gabriela Santos, Gabriella Ribeiro, Gabriela Jardim, Geane Albuquerque, Georgia Dielle, Gil Rodriguês, Iago Domingos, Israel Diogo, Karen Cristini, Karla Fonseca, Leonardo William, Leuise Furtado, Löe, Lucas Duarte, Lucas Galvino, Luiz Otávio, Marcos Paulo, Michell Barros, Nataly Barbosa, Pedro Matheus, Rodrigo Ferrera, Sérgio Cavalcanti. | Textos: Grupo | Orientação de figurinos: Rodrigo Ferrera | Trilha: Andréia Pires | Iluminação: Andréia Pires | Registro audiovisual e Técnica: Lucas Girino | Produção de cena: Eli Sousa | Produção executiva: Michell Barros

Dia 28 de janeiro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Livre.


► Bloco Chão da Praça 2016 – Especial Baile à Fantasia
Com DJ Alan Morais, Os Transacionais e os convidados Nayra Costa, Artur Menezes, Daniel Groove e Verónica Valenttino

Foram três noites tomadas por Carnaval. Sucesso de público, mais de 20 mil foliões já passaram pela Praça Verde durante as apresentações do Bloco Chão da Praça, neste ano.  Para encerrar o Pré-Carnaval do Dragão com vibrações ainda mais carnavalescas, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza o especial Baile à Fantasia na próxima quinta-feira (28), última noite desta edição do Bloco Chão da Praça.

A exemplo do ano passado, quando reuniu 6,5 mil pessoas, o Baile à Fantasia convida os foliões a usarem a criatividade para levar à festa seus mais divertidos personagens. A noite começa às 19h, na Praça Verde, com o DJ Alan Morais, combinando os vinis de Carnaval para aquecer quem for chegando. Depois, tem Os Transacionais com participações que prometem fechar em grande estilo a temporada: Nayra Costa, Artur Menezes, Daniel Groove e Verónica Valenttino.

A quarta edição consecutiva do Bloco Chão da Praça realiza um verdadeiro Carnaval todas as quintas-feiras de janeiro. Esta é a primeira vez que o bloco sai do Espaço Rogaciano Leite Filho para pousar definitivamente na Praça Verde. Mudança necessária devido à presença crescente do número de pessoas.  Seguindo a ideia de sucesso de 2015, a festa traz, a cada quinta, convidados para esquentar ainda mais o Pré-Carnaval do Dragão. Neste ano, já passaram pelo Chão da Praça Saulo Duarte, Soledad, Daniel Groove, Mel Mattos, Clayton Barros (ex-Cordel do Fogo Encantado), Daniel Peixoto, Verónica Valenttino e Bloco Luxo da Aldeia.

O repertório que cativa a multidão une o Brasil das décadas passadas através do frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas. Será uma verdadeira peregrinação carnavalesca que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias do Ceará.

Sobre os Transacionais

Surgem com a proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 1960 e 1970, indo do iê-iê-iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega à descontração da guitarrada. Os Transacionais têm, em seu currículo, apresentações em vários bares, casas noturnas de Fortaleza e festivais, como: "Abertura do Carnaval 2013", "Mostra SESC Cariri de Culturas", "Festival Internacional de Biografias", "Cine Ceará", "Curta Canoa", "Oktober Fest Guaramiranga", "Abertura das Férias", "Festival Nordestino de Teatro – Guaramiranga", "FUI 2009 – Ibiapaba", "BNB Rock Cordel", Carnaval de Fortaleza (2010/2011/2012)", "Festival das Juventudes" (Fortaleza e Quixadá), entre outros, além de fazer a abertura de shows de artistas de renome nacional como Alceu Valença, Crioulo, Guilherme Arantes, Sidney Magal e etc. Recentemente, diversas são as temáticas dos espetáculos musicais dos Transacionais, realizando shows em homenagem ao Rei Roberto Carlos, Arraiá Transacional e Carnaval Transacional.

SERVIÇO
Bloco Chão da Praça – Baile à Fantasia
Com DJ Alan Morais e Os Transacionais + Nayra Costa, Artur Menezes, Daniel Groove e Verónica Valenttino
Quando: dia 28 de janeiro de 2016 (quinta-feira)
Hora: das 19h às 22h30
Onde: Praça Verde
Acesso gratuito


► Mostra Cinema em Transe

De 21 a 27 de janeiro, o Cinema do Dragão do Mar - Fundação Joaquim Nabuco recebe a Mostra Cinema em Transe, composta por 11 filmes que figuram entre as melhores estreias de todo o mundo em 2014 e 2015 e inéditos no circuito fortalezense. A programação é totalmente gratuita e se trata de uma oportunidade única para conferir grandes produções que não chegaram à cidade, em uma homenagem ao que melhor representa o cinema contemporâneo. A mostra faz parte da Temporada de Arte Cearense, fruto dos Editais Culturais 2015/2016 do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com realização da Praia a Noite.

Para a mostra, foram selecionados títulos que representam um salto na linguagem audiovisual. “Todos os anos muito filmes excelentes não chegam aqui, filmes que não sabemos que existem ou que não temos a oportunidade de ver. São pequenas obras de arte que mostram o cinema mais lúcido, arriscado, poético e artístico que está sendo realizado hoje em dia”, aponta o curador da mostra, Pablo Arellano.

O objetivo da programação não é apenas trazer onze filmes exitosos escolhidos aleatoriamente. Na seleção, há uma tentativa de alcançar um equilíbrio entre trabalhos de grandes cineastas e obras de realizadores principiantes. O cineasta cearense Samuel Brasileiro também assina a curadoria e comenta: “A mostra possui a ideia de movimentar o espaço exibidor dando acesso a trabalhos pouco vistos pelo público local. Os filmes são muito diferentes entre si, mas todos possuem apostas na experimentação da linguagem cinematográfica. Vários deles ganharam prêmios em importantes festivais. Infelizmente, eles acabam ficando restritos a um circuito de Festivais, que Fortaleza não é contemplada. A mostra tem a vontade de dar acesso a esses filmes, afinal muitos são obras contempladas em listas de melhores do ano”.

Entre as obras, filmes de diretores consagrados, que triunfaram em grandes festivais, como "Um pombo posou num galho refletindo sobre a existência", de Roy Andersson, ganhador do Festival de Veneza de 2014. O único longa-metragem brasileiro s ser exibido é “Mate Me Por Favor”, de Anita Rocha, recém estreado no Festival de Veneza e ganhador do prêmio de melhor direção no Festival do Rio de Janeiro.

Em quatro dos sete dias de programação, o público poderá ainda participar de debates ao fim das projeções, moderados por cineastas, professores e artistas – um convite a mais à reflexão e à troca de opiniões.


Programação (retirada de ingressos 1h antes da sessão)


Quinta, 19h

- Cidade Nova, de Diego Hoefel (Brasil, 2015) - 14 min - 12 anos

- O Homem que virou Armário, de Marcelo Ikeda (Brasil, 2015) - 14 min - Livre

- Mate-me por favor, de Anita Rocha (Brasil/Argentina, 2015) - 100 min - 14 anos

- Debate


Sexta, 19h

- O Incompleto (The Incomplete), de Jan Soldat (Alemanha, 2013) - 48 min - 18 anos

- Leviatã (Leviathan), de Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel (EUA/Reino Unido/França, 2012) - 87 min - 10 anos

- Debate



Sábado, 18h20

- O Pequeno Quinquin (P´tit Quinquin), de Bruno Dumont (França, 2014) - 200 min - 14 anos



Domingo, 19h

- Nova Dubai (Brasil, 2014) - 56 min - 18 anos

- Filme para Poeta Cego (Film for Blind Poet), de Gustavo Vinagre (Brasil, 2012) - 26 min - 18 anos

- Debate


 Segunda, 19h

- Ao Vento, de Yuri Yamamoto (Brasil) - 9 min 

- O Presidente (The President), de Mohsen Makhmalbaf (Alemanha/França/Geórgia/Reino Unido, 2014) - 105 min - 14 anos

- Debate



Terça, 19h

- É Difícil ser um Deus (Hard to be a God), de Aleksei German (Rússia, 2013) - 210 min - 16 anos



Quarta, 19h

- Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência (A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence), de Roy Andersson (Suécia/Alemanha/Noruega/França, 2014) - 101 min - 16 anos


► Espetáculo Palíndromo [ÚLTIMA SEMANA]
Grupo Panelinha de Teatro

O grupo cearense Panelinha de Teatro apresenta nos dias 22, 23, 29 e 30 de janeiro, a temporada do espetáculo Palíndromo, criado a partir de uma miscelânea de referências audiovisuais e literárias, como a dramaturgia de Caio Fernando Abreu, com o conto ‘O Ovo Apunhalado’ e dramaturgias criadas pelo grupo a partir de depoimentos e exercícios, os curtas ‘Palíndromo’ do diretor brasileiro Philippe Barcinski e ‘Terminus’ do diretor canadense Trevos Cawood. A atração ocupa o Teatro Dragão do Mar situado à Rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema, sempre às 20 horas. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Com direção e atuação do ator Dyego Stefann, o monólogo Palíndromo retrata a história de um ser envolto com profundos questionamentos acerca da existência física, cognitiva e temporal. Um texto que revela provocações sobre o medo, a frustração, a falsa ideia de esperança ou felicidade, o desejo por algo, mas tudo inalcançável.

Com classificação indicativa de 12 anos, o espetáculo faz uma abordagem irreverente e contextualiza o enredo dentro da realidade local e propõe um diálogo sobre as possibilidades que a cidade de Fortaleza oferece aos seus cidadãos.

Para elaborar o conceito cênico da peça, o grupo levantou questões como: O que Fortaleza tem para nós? O que nos esconde? O que podemos dar a ela? Existem vilões? O que tem para comer? O que tem para comer de vida? O que move o ovo que move o corpo que é um ovo que chama de novo? Pa-drão, padrões! Patrões!

A obra foi projetada com cenas que acontecem num corredor livre que divide a plateia em duas partes. O personagem central transita neste espaço numa interação sutil com o público que, indiretamente, torna-se elemento para construções cênicas. Ao fundo uma projeção com vídeo-instalação do pesquisador e bailarino Felipe Damasceno também dialoga com as sequências cênicas de Palíndromo.

Idealização do espetáculo
A partir dessas e de outras questões o Grupo Panelinha de Teatro começou suas investigações. Entre referências e o cotidiano essas questões começaram a ganhar forma. O texto O Ovo Apunhalado de Caio Fernando Abre surtiu um pontapé inicial para a construção de alguns alicerces possíveis para dialogar com essas questões. Um texto desbravador e potencializado por imagens que chega a gerar dor, risos, amores, medo.

Outra referência fundamental foi o curta de Philippe Barcinski (Palíndromo) que aborda a loucura, a sutileza e a agressividade da vida. “É um roteiro que nos fez lembrar o texto do Caio. O filme chegou como um presente ao processo. Indagamos a solidão, os nossos medos. Questionamos o reality show da vida real. É uma obra que discorre também sobre aspectos da Esquizofrenia. Medo do que nessa selva de pedras? Dessa forma, como metodologia de trabalho, o grupo se propõe a liquidificar essas referências”, explica o ator Dyego Stefann.

Palíndromo
Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades (como uma cadeia de ADN; Enzima de restrição) que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos (diacríticos ou de pontuação), assim como os espaços entre palavras. A palavra "palíndromo" vem das palavras gregas palin ("para trás") e dromos ("corrida, pista") - que corre em sentido inverso.

GRUPO PANELINHA DE TEATRO
O Grupo Panelinha de Teatro surgiu do encontro entre artistas interessados na pesquisa e no exercício da encenação e da interpretação. O que se pratica dentro da panelinha toma como base a (des)teatralização e a (des)construção dos conceitos padronizados do fazer teatral. Propõe-se que a essa panelinha os integrantes tragam referências pessoais, sejam elas cinematográficas, musicais ou estéticas e é com o ferver desses ingredientes que se vai chegando às obras em forma de peças teatrais, performances, happenings, intervenções e esquetes. O grupo atualmente é formado por Dyego Stefann, Guilherme Bruno, Gutto Moreira, Paulo Soares e Wládia Torres e tem como convidados os atores e pesquisadores Gil Rodrigues e Victor Abreu.

O ATOR
Ator, Dançarino, Diretor, Palhaço, Performer e Pesquisador. Formado na 4º Turma do Curso Técnico em Dança (Porto de Iracema/IACC) e formado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) no curso de Licenciatura em Teatro. Pesquisador do Grupo Panelinha de Teatro – com esse grupo dirigiu o esquete “O Tempo de um Cigarro” que ganhou o Prêmio Especial de Pesquisa (FESFORT 2013) e Especial de Iluminação (FECTA 2013) e concebeu a performance “O Nascimento do Homem”, projeto convidado para IV Mostrar de Mímica Contemporânea 2013 (SP).

Dias 29 e 30 de janeiro de 2016, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). 12 anos.


► Polifonias [Temporada de Arte Cearense]
Com DanChá e Daniel Medina

DanChá //
A banda DanChá, encontro de Danilo Guilherme com o trio Chacomdéga, nasce em 2012 com o intuito de produzir arranjos contemporâneos das mais recentes canções do compositor. Um encontro potente entre duas gerações da música cearense que apresentam juntos um repertório pop psicodélico, combinando harmonias sofisticadas, timbres espaciais e ritmos dançantes.


Daniel Medina – com o show Medina //
"Apesar dos perigos / Nós estamos vivos / Nós ao vivo"
Como lançamento de seu single de estreia intitulado "Nós Ao Vivo", o compositor e ator Daniel Medina apresenta o show homônimo "Medina".

Com direção musical do guitarrista Bruno Rafael e arranjos coletivos, a banda é composta ainda por Milton Ferreira no baixo, Igor Ribeiro na bateria e Rodrigo Colares nos teclados e sintetizadores. No repertório, canções inventivas de Medina ganham vida através de timbres elétricos e acústico somados a uma interpretação singular do próprio autor.

Dia 29 de janeiro de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Gratuito.



► Artur Menezes e André de Sousa [shows]

Às 20h, André de Sousa //

Guitarrista, compositor, arranjador e professor de música de Teresina, Piauí, André de Sousa dedica-se profissionalmente a seu belo ofício desde 1996. Considerado o maior expoente da guitarra blues do Piauí e um dos maiores do Nordeste, André de Sousa atuou como sideman de incontáveis artistas e bandas, subiu no palco ao lado de músicos do mundo inteiro nas mais diversas ocasiões, em shows e festivais, sobretudo no Nordeste brasileiro. O popular Andrezinho é artista plural, virtuose, sensível e extremamente produtivo e, por causa desta vasta produção, é que se torna difícil citar seu currículo em poucas palavras. Foi músico de confiança do grande pianista brasileiro Luizão Paiva, com quem iniciou os estudos de jazz e a música brasileira e lhe deu a chance de se apresentar ao lado de craques como Pascoal Meireles, Ney Conceição e Nélio Costa.

Só que o blues sempre foi o grande pride and joy do artista, o que o levou a tocar com grandes músicos de cunho nacional e internacional, como Kenny Brown (EUA), Jefferson Gonçalves, Fernando Noronha, Andreas Kisser, Vasco Fae, Donny Nichilo (EUA), Celso Blues Boy, André Matos, Atiba Taylor (EUA), Greg Wilson (Blues Etílicos), Danny Vincent, só pra citar alguns. Participou juntamente com os grandes guitarristas Artur Menezes (CE), Fernando Noronha (RS) e Fred Sun Walk (SP) do Guitar Night, dentro da programação do OI Blues by Night, no Órbita Bar, em Fortaleza (CE).

Já participou de importantes festivais no Piauí e Ceará, entre eles o “Teresina é Pop”, “Teresina Rock”, “Rock Cordel Teresina”, “Rock Cordel Ceará”, realizado em Fortaleza no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar, em janeiro de 2012; “Barra Jazz & Blues Festival” e o “Festival da Música Instrumental de Fortaleza” no CCBNB; foi headline da edição 2014 do “Festival de Inverno de Pedro II”, realizado na cidade de Pedro II, Piauí. Participou também da edição de agosto de 2014 do “Casa do Blues”, no Estoril e do “Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga” de 2015, na famosa serra no Ceará; e do “Fest Bossa & Jazz”, em agosto de 2015, no Rio Grande do Norte. Preocupado em assumir o sotaque local no blues, lançou em agosto de 2012 o seu primeiro CD gravado ao vivo no Palácio da Música, em Teresina-PI.  O repertório do CD é formado de composições de própria autoria, além de releituras inusitadas como “Respeita Januário”, do mestre do baião Luiz Gonzaga. O segundo CD – e primeiro de estúdio – chamado “Mojo Blues e Patuá” está em fase de finalização e será lançado em janeiro de 2016.


Às 21h15, Artur Menezes //

DRIVE ME é o terceiro álbum de Artur Menezes. Após o sucesso de “#2” – seu disco anterior, que foi pré-selecionado ao Prêmio da Música Brasileira de 2013 na categoria de “Melhor Disco em Língua Estrangeira” – Artur continua no caminho de mesclar suas influências com o blues, definindo um estilo mais moderno e verdadeiro.

Com “Drive Me”, Artur Menezes deixa claro que não é mais um “guitarrista que canta”, mas sim um guitarrista, cantor e compositor. O disco mostra também uma evolução na técnica e nos arranjos. As músicas são muito bem construídas e criativas. As letras estão cada vez mais maduras, mas sem perder o caráter sexy, romântico, irônico e brincalhão que sempre são presentes em seus discos. Na última faixa, temos uma surpresa: Artur Menezes canta em português. Versão acústica de "Cartão Postal", música de Rita Lee e Paulo Coelho.

Em 2015, dentre outros festivais e shows, destaca-se o lançamento do disco em Fortaleza (sua terra natal) no Anfiteatro do Dragão do Mar; participou do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival (considerado o maior festival do gênero na América Latina) onde faz dois shows: um fechando a noite de sexta-feira no palco principal (Costa Azul) e no dia seguinte em Iriry, reunindo em ambos, milhares de pessoas.

Em 2016, continua com a turnê de Drive Me, com sua carreira internacional e seu projeto de música instrumental. Aos 30 anos de idade e treze de carreira, Artur Menezes não só toca guitarra, mas compõe e interpreta de uma forma tão peculiar que impressiona até os grandes mestres.

Dia 30 de janeiro de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia).



► Espetáculo Malasombro [ÚLTIMA SEMANA]
Cia Cearense de Molecagem – Direção: Carri Costa

Anoitece na mansão dos Vampetas. A penumbra vem acompanhada de um toró sem proporções. Tábata e Cunha, funcionários da obscura casa, se desdobram em satisfazer às necessidades malucas de seu morador ilustre. Em meio a falcatruas e revelações, todos vão convivendo da pior forma possivel, até que, em meio a uma manifestação da elite do bairro, um casal de "black blocs", Waldisney e Britiney, invadem o velho casarão. A esculhambação come de esmola. Em meio ao clima de sustos e malassombros, os jovens se entregam às delícias obscuras do terror, sem saber que rumam para um fatídico destino nos dentes do coxinha Vampeta.

Dia 30 de janeiro de 2016, às 22h30; e dia 31, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia). 16 anos.


► Bailinho de Carnaval
Com Circo Alegria, Baile da Zefinha e Pintando no Dragão

A criançada também tem direito à festa à fantasia no Dragão do Mar. O tradicional Bailinho Infantil do Dragão será realizado no dia 31 de janeiro, na Praça Verde, com muito confete, serpentina, brincadeiras e um repertório animado de canções infantis de Carnaval. Quem fará a festa é o Grupo Garajal, com o espetáculo Circo Alegria, e a banda Dona Zefinha, com o Baile da Zefinha. Gratuita, a programação começa às 16h, com atividades de pintura do Pintando no Dragão.

Depois, às 16h30, o Grupo Garajal faz um verdadeiro circo com malabares, pernas de pau, pirofagia, acrobacia e a palhaçaria popular, proporcionando ao público o resgate e a magia do picadeiro. Revelam-se grandes surpresas e uma verdadeira brincadeira de trapaças e confusões entre os palhaços, relembrando as tradicionais companhias de circo.

Em seguida, no Baile da Zefinha, com o grupo Dona Zefinha, diversão é palavra de ordem. O repertório é composto por marchinhas e músicas infantis. Uma festa para foliões de todas as idades que brincam ao som de frevo, samba, maracatu, carimbó e versões de clássicos para a criançada.

Dia 31 de janeiro de 2016, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.

  

► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense] [ÚLTIMA SEMANA]
O Pequeno Ogum
Edivaldo Batista

O ator, diretor e pesquisador Edivaldo Batista e a cantora Juliana Roza compõem o elenco do espetáculo para crianças “O Pequeno Ogum”. O espetáculo estreou em 2014, a partir da pesquisa do ator Edivaldo Batista, com base nas matrizes mitológicas dos oriás, da nação keto. A pesquisa tem como ponto de interesse a ideia de ancestralidade contida na estrutura narrativa das divindades africanas, aqui conhecidas como orixás.

O trabalho tem como alicerce a figura do guerreiro/herói em três movimentos: partida, conquista e regresso, utilizando-se de uma dramaturgia própria, construída a partir das lendas do orixá ogum, retiradas do livro “Mitologia dos Orixás”, de Reginaldo Prand. Tem como concepção cênica figuras do reisado do interior do Ceará: o guerreiro brincante, a burrinha, a figura da velha. A encenação é acompanhada por musica ao vivo, executada pela cantora Juliana Roza.

Ficha técnica
Atuação, encenação, direção: Edivaldo batista
Musica: composição e execução: Juliana Roza
Adereços e figurino: Reisado Nossa Senhora da Saúde
Iluminação: concepção e operação: Wallece Rios
Produção: Edivaldo Batista

Dia 31 de janeiro de 2016, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Livre.


► CantArte
O projeto mensal tem o objetivo de oferecer música de vários estilos diferentes e aproximar a população da arte de cantar. As apresentações serão sempre gratuitas e acontecerão nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os artistas serão os alunos profissionais e amadores da Escola de Canto Maninha Motta, criando-se uma oportunidade para novos talentos cearenses. A estreia do CantArte foi no dia 19 de dezembro. O  projeto apresenta, nesta edição, obras de Mozart, Rendel, Puccini, Vivaldi, Gound, Bizet etc.

O CanArte faz interseção também com o Projeto Vivência, ao levar ao palco as crianças atendidas pelo programa social. O projeto solidário acolhe crianças de 4 a 12 anos do bairro Vicente Pinzon, oferecendo orientação gratuita na Escola de Canto Maninha Motta, uma vez por semana. Desde a sua criação, em 2014, o projeto já atendeu cerca de 500 crianças carentes.

...

Novos seminaristas] Arcebispo preside missa de abertura da Turma da Misericórdia

Arquidiocese continua a comemorar o bom número de vocações ao sacerdócio. Geração JMJ e Efeito Francisco ajudam no despertar vocacional. 

O arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques preside nesta segunda-feira, dia 25, no Seminário Propedêutico, Missa de abertura do ano da Turma de Seminaristas do Jubileu da Misericórdia. A celebração acontece às 19h e será concelebrada por padre Rafhael Maciel, Reitor e Missionário da Misericórdia, padre Vicente Oliveira, Vice-Reitor, e outros sacerdotes.

A Arquidiocese continua a comemorar o número crescente de vocacionados nestes últimos anos. Esta turma contará com vinte e cinco aspirantes ao sacerdócio. “Assim como no passado estamos acolhendo o número máximo de seminaristas que podemos neste tempo”, explica o Reitor padre Rafhael Maciel.

O número de desistência também continua baixo, dos vinte e quatro que ingressaram ano passado, vinte continuam no processo vocacional. “O objetivo da formação é garantir aos vocacionados que tenham todas as possibilidades de discernir bem o chamado de Deus em suas vidas”, pontua o padre reitor.

Dos vinte e cinco  novos vocacionados, dezessete  têm até vinte e três anos, a média geral de idade da turma; sete têm dezenove anos,parcela considerável da turma;  onze dos candidatos havia concluído ou estava  cursando ensino superior; e dezesseis já possuía algum tipo  de ocupação. É uma geração que  recebe influência do pontificado de Francisco e das Jornadas Mundiais da Juventude. Integram o  que passou-se a chamar “Geração JMJ”, evento criado por São João Paulo e que neste ano acontecerá em Cracóvia, Polônia. Também são oriundos do que se convencionou chamar "Efeito Francisco".

Vinicius Ferreira não teve como ir para o evento no Rio de Janeiro, mas trabalhou na Semana Missionária, evento preparatório ocorrido em cada diocese, e viu toda a JMJ pela TV. “Ali senti que Deus me chamava a algo, não sabia ainda a quê”, testemunha o jovem que dois anos depois decidiu entrar no vocacional para discernir sua vocação. Hoje Vinicius tem vinte anos, abriu mão do trabalho para  trilhar um caminho rumo ao sacerdócio.

Os aspirantes deste ano vêm de vinte e uma paróquias diferentes, uma Área Pastoral e oriundo de oito das nove Regiões Episcopais. “No trabalho de promoção vocacional tentamos alcançar o máximo possível do número de paróquias e expressões eclesiais para que chegue o questionamento, sobretudo aos jovens, a respeito de sua vocação específica”, finaliza padre Rafhael que foi nomeado pelo Papa Francisco Missionário da Misericórdia na Arquidiocese de Fortaleza.

SERVIÇO

MISSA DE ABERTURA DO ANO DA TURMA DA MISERICÓRDIA
DATA: 25 DE JANEIRO DE 2016
HORÁRIO: 19H
LOCAL: SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO (Henrique Jorge) – Fortaleza / CE


Exposição] Em dez dias, mais de 5 mil pessoas visitam exposição “Quem é o Homem do Sudário?”


A mostra gratuita está montada no Shopping Parangaba até o dia 28 de fevereiro


Em apenas dez dias, mais de cinco mil pessoas já conheceram a exposição “Quem é o Homem do Sudário?”, montada no Shopping Parangaba. A mostra é gratuita, mas os visitantes podem doar alimentos que serão destinados a instituições de caridade e às vítimas da seca no Ceará. Até agora, já foram arrecadados cerca de 300 Kg de mantimentos.
A exposição reúne dados científicos para mostrar quem foi O Homem do Sudário. A mostra contém réplicas dos pregos, flagelos, da coroa de espinhos, além de moedas originais da época de Cristo e a tumba com a escultura de bronze em tamanho real de Jesus.

Os visitantes podem visitar a mostra até o dia 28 de fevereiro, na expansão do piso L2. De segunda a sábado, funciona das 10h às 21h; e aos domingos, das 14h30 às 19h30.

Esportes] ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE OFICIAIS TÉCNICOS DE TRIATHLON CBTRI - NÍVEL I


Curso de Árbitro de Triathlon realizado em 2015
Estão abertas as inscrições para Curso de Oficiais Técnicos de Triathlon CBTri Nível I.


DATAS, HORÁRIOS E LOCAL

Parte Teórica: 5 de março (sábado) das 9h as 17

Parte Teórica e Prova Escrita: 6 de março (domingo) das 9h as 11h

Local: Marina Park Hotel - Salão Escuna (Av. Pres. Castelo Branco, 4000 - Praia de Iracema)



O Curso será ministrado por Tércia Figueiredo, Diretora Tecnica da FETRIECE, Técnica Olímpica e Oficial Técnico ITU nível II e será supervisionado pelo Facilitador Roberto Menescal, Árbitro Olímpico e Facilitador da Federação Internacional de Triathlon - ITU.
 


Serão certificados como Oficiais Técnicos CBTri nível I os participantes que que obtiverem no mínimo 70% de aproveitamento na prova escrita e avaliação satisfatória durante as 10 horas práticas a serem cumpridas em eventos CBTri ou de suas filiadas dentro do prazo de 12 meses após a conclusão da parte teórica e conforme determina a normativa de Cursos CBTri. A Certificação terá validade de 3 anos a partir da data da conclusão da avaliação prática.

Mais informações acesse: https://www.facebook.com/events/204028423278101/

Para inscrição, acesse: http://www.cbtri-eventos.com.br/indexcur.asp?ev=240



OBS. 1: No dia 30 de Janeiro se encerram as inscrições do SPRINT. Lembrando que não haverá prorrogação desse prazo em nenhuma hipótese. E que o sorteio das vagas para o IRONMAN Fortaleza 2016 será realizado no dia 18/02 (quinta-feira), horário: 15:30hs às 17:50hs, local: Marina Park Hotel - Salão Marina.

Municípios] Secretaria Regional do Pecém (CE) apresenta balanço de 2015 e anuncia investimentos para 2016

 Obra de reforma do Mercado Público do Pecém está a todo vapor.

A Secretaria Regional do Pecém apresentou balanço das ações realizadas em 2015 com destaque para várias obras de infraestrutura executadas no perímetro urbano e na zona rural do distrito. A pasta, criada pela gestão do Prefeito Cláudio Pinho, de São Gonçalo do Amarante, é a principal responsável em auxiliar as demais secretarias em suas ações na região, além de acompanhar as obras de infraestrutura e mobilidade urbana para melhor qualidade de vida da população do Pecém.

A comunidade do distrito do Pecém ganhará novo Posto de Saúde do Pecém Praia.

Em 2015, a Prefeitura executou obras de pavimentação asfáltica e calçamento em pedra tosca em várias ruas da sede do distrito. Todas as estradas vicinais do Pecém que dão acesso às localidades de Bolso, Chave, Paul, Varjota, Lagoa Seca e Campo Grande, foram recuperadas. Uma equipe de manutenção foi destinada pela Secretaria Regional do Pecém somente para atender a manutenção do pavimento das ruas em pedra tosca. Ainda em dezembro, foi iniciada a obra de pavimentação em pedra tosca em todas as ruas da localidade de Varjota e também está a todo vapor a obra que vai abrir uma nova via que ligará o centro do Pecém à avenida Antônio Brasileiro, que será mais uma opção para quem deixa o centro da cidade. Outra via também foi aberta, que é a avenida José Ferreira de Souza, para melhorar o trafego de veículos para o centro da cidade, ligando a avenida Beatriz Braga.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante pavimentou várias ruas do distrito do Pecém.

Além disso, o Pecém também recebeu obras de drenagem e de melhoria no sistema de esgotamento sanitário. Atualmente, encontra-se em execução a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Planalto Pecém. A Vila Ferreira também receberá nos próximos meses uma obra de drenagem, que tem como objetivo solucionar definitivamente pontos de alagamentos que estão trazendo transtornos à comunidade. Para atendimento à saúde, foram concluídas as novas instalações do Posto de Saúde do Pecém Praia, equipamento de grande importância que será entregue ainda em janeiro. Na educação, a oferta de vagas na rede municipal será ampliada com a nova escola de tempo integral que está em fase de construção, contendo 14 salas de aula. Através de convênio com o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura também realiza nesse momento, a reforma do Mercado Público do Pecém. Já na área de serviços, a Secretaria Regional do Pecém acompanhou a regularidade da coleta do lixo doméstico e promoveu a organização e o melhoramento da limpeza pública de todo o distrito.

A Secretaria Regional do Pecém também nominou todas as ruas da sede do distrito e numerou todos os imóveis, visando facilitar o recebimento das correspondências por parte dos usuários.

Para 2016, o Pecém receberá mais investimentos. Estão previstas obras de requalificação e reurbanização (construção de calçadas padronizadas em diversas ruas do centro da sede), a reparação e pavimentação de vias, bem como a construção da nova sede da Secretaria Regional do Pecém, de um anel viário e do Estádio Pecém, além de outros investimentos.

A prefeitura está trabalhando para melhorar a infraestrutura do distrito e promove melhorias em todas as frentes, destaca José Wanginaldo de Gois, Secretário Regional do Pecém.


“Trabalhamos incansavelmente para fazer do Pecém um local bom para se viver. Queremos também atrair novos investidores para desenvolver não só o distrito, mas todo o município de São Gonçalo do Amarante. Em 2015, obras de grande importância foram executadas e entregues a população. O Pecém evoluiu e a população reconhece que ele está de cara nova. Em 2016, vamos trabalhar ainda mais para continuar melhorando a vida das pessoas. É nosso compromisso e missão fazer mais e melhor”, finalizou o secretário ao apresentar o balanço das ações.

Música] Espetáculo Pandeirada Brasileira dita o ritmo na Caixa Cultural Fortaleza

 
Três percussionistas solistas, acompanhados por mais cinco músicos, tocam clássicos da música popular brasileira de 12 a 14 de fevereiro

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 12 a 14 de fevereiro, o espetáculo Pandeirada Brasileira. Resultado de uma pesquisa do percussionista Vina Lacerda, o show  reúne ainda os músicos Caíto Marcondes e Marcos Suzano. A capital cearense é a terceira cidade a receber o grupo, que já se apresentou nas CAIXAS Culturais de Curitiba e do Rio de Janeiro.

Para os idealizadores do projeto, esse encontro de batidas do pandeiro servirá para divulgar ainda mais o instrumento e incentivar o surgimento de novos percussionistas. Instrumento barato, que cabe em qualquer bolsa ou maleta, o pandeiro também é popular nas culturas da Ásia, África e Europa. No Brasil, sua popularidade está ligada ao nascimento do choro, no século 19.

O show conta com um repertório variado, com músicas de Julião Boêmio, Carlos Negreiros, André Prodóssimo e dos percussionistas Caito Marcondes e  Marcos Suzano. No palco, há ainda a participação de André Prodóssimo (violão de 7 cordas), Gabriel Schwartz (sopro), Glauco Solter (contrabaixo), Julião Boêmio (cavaquinho)  e Sérgio Justen (teclados).

Oficinas: Além das apresentações, haverá três oficinas gratuitas de pandeiro, com duas horas de duração cada. Elas são destinadas a percussionistas e estudantes de música com interesse no instrumento. Cada oficina tem um tema específico e será realizada individualmente pelos solistas Caito Marcondes, Vina Lacerda e Marcos Suzano.

Dia 12 - Vina Lacerda – 14h às 16h
Tema: Pandeirada brasileira - uma metodologia aplicada à prática e ao ensino do pandeiro brasileiro. 30 participantes.

Dia 13 - Marcos Suzano – 16h às 18h
Tema: Estilo próprio de Suzano, a utilização do pandeiro com efeitos eletrônicos e a batida sambafunk. 40 participantes.

Dia 14 – Caíto Marcondes – 15h às 17h
Tema: Oficina de percussão criativa. Instrumentos de percussão do mundo e suas variadas técnicas. Recomenda-se aos participantes levar instrumentos com os quais tenham intimidade. 30 participantes.


Serviço:

Música: Pandeirada Brasileira
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza / CE
Data: 12 a 14 de fevereiro de 2016
Horários: sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia).
Vendas a partir do dia 11/02, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Oficinas de pandeiro
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Data: 12, 13 e 14 de fevereiro de 2016
Horários: dia 12 – 14h às 16h; dia 13 – 16h às 18h; dia 14 – 15h às 17h
Inscrições: Entre 01 e 05 de fevereiro, pelo email oficinapandeirada@yahoo.com.br. O resultado será divulgado no evento do Facebook e diretamente ao email pessoal dos selecionados.

Informações: (85) 3453-2770

Diversão] Shopping Parangaba oferece atrações especiais para criançada neste fim de semana

 

O Shopping Parangaba oferece neste fim de semana programações especiais para crianças. Neste sábado, 23, o shopping preparou uma atração especial para as crianças. Entre as 16h e 20h, os pequenos vão se divertir com animadores, sessão de desenhos, maquiagem fashion, contação de histórias e show de talentos, além de brincadeiras radicais. No domingo, 24, às 17h, a alegria fica por conta da peça “Snoopy em: Brincando no quintal”, lançamento da Cia Mix de Alegria. As aventuras de Charlie Brown e Snoopy já divertiram milhões de pessoas em todo o mundo, e agora essa turma chega ao Shopping Parangaba em uma apresentação repleta de emoção e muita música. Snoopy, o cachorrinho filósofo, levará o público a um mundo recheado de imaginação em um estalar de dedos. As programações deste fim de semana ocorrem todas na praça de alimentação, piso L3. Além disso, os fãs de Snoopy ainda poderão conferir o filme que acaba de ser lançado e está em cartaz no UCI Cinemas: "Snoopy & Charlie Brown - Peanuts, O Filme”.