Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Evento] Festival Jazz & Blues chega à maioridade com uma rica programação em Guaramiranga e Fortaleza

 
​Jam Session no Festival Jazz & Blues 2016
Foto: Sol Coelho

O Festival acontece de 25 a 28 de fevereiro (Carnaval) em Guaramiranga e de 02 a 05 de março no palco do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Jorge Vercillo
Foto: Tatiana Moraes

Quem chega a Guaramiranga nessas primeiras semanas do ano já sente o clima de preparativos de festa na cidade serrana cearense. É o Festival Jazz & Blues, que está em contagem regressiva para a 18ª edição. Hotéis, pousadas e casas se arrumam para receber seus hóspedes. Lojas, bares e restaurantes se abastecem. Tudo no tempo certo para o maior Carnaval jazzístico do país, que acontece de 25 a 28 de fevereiro na serra e de 02 a 05 de março em Fortaleza.

Enquanto isso, nos bastidores artísticos, instrumentistas e cantores de jazz, blues e da boa música brasileira e universal mergulham nos ensaios para garantir grandes shows nos palcos da Cidade Jazz & Blues, que anualmente é erguida em Guaramiranga, e do Cineteatro São Luiz, no Centro da Capital cearense.

Para comemorar a maioridade do Festival, grandes shows vão marcar a programação. Entre eles, um quarteto de três entidades da Música Instrumental Brasileira: o renomado Duofel, formado pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo, o "Escultor do Vento" Carlos Malta, e o lendário percussionista Robertinho Silva. Juntos, eles brindam a música com Duo+Dois.

Outra lenda viva da música instrumental é o renomado violonista, compositor e arranjador cearense Nonato Luiz, que honra o Festival com sua apresentação. Ele é dono de uma obra musical com centenas de composições e um concertista de carreira internacional consolidada, marcada por shows em várias partes do mundo, principalmente pelo continente europeu.

Os amantes do blues vão se deleitar com Corey Harris Band, grupo  liderado pelo guitarrista americano do Colorado, Corey Harris, aclamado pela crítica como um dos poucos bluesmen contemporâneos capazes de canalizar a emoção crua e direta do delta-blues acústico sem se sair como um historiador obcecado por autenticidade. Embora versado sobre os primórdios da história do blues acústico, ele mistura uma variedade considerável de influências - de Nova Orleans ao Caribe e à África - em sua música ricamente expressiva.

O cantor e compositor carioca Jorge Vercillo vem ao Festival Jazz & Blues com sua banda e um convidado mais que especial, o guitarrista gaúcho Sandro Albert, residente há 20 anos nos Estados Unidos. Em solo norte-americano ele conquistou seu espaço na cena jazzística e lançou seis CDs autorais com participações de grandes nomes do jazz mundial.

E as boas parcerias vão marcar essa edição comemorativa da maioridade do Festival. Um dos maiores nomes do blues contemporâneo no Brasil, o pianista e cantor Adriano Grineberg, vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2016, traz um show inédito tendo como convidados a cantora Ana Cañas, hoje um dos maiores nomes da música brasileira, e o percussionista e cantor senegalês Mamour Ba, que costuma levantar plateias com o entusiasmo e entrega de suas performances.

Também nesta edição, Toninho Ferragutti e Marco Pereira fazem uma comunhão musical entre o acordeon e o violão, proporcionando uma rica experiência ao público. No repertório uma seleção que valoriza os temas autorais. O Festival recebe ainda o quinteto Quartabê, formado por integrantes da banda de Arrigo Barnabé, que dá asas à criatividade remodelando composições do compositor, arranjador, maestro e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos.

Os cearenses também são destaques no Festival, que entre as atrações terá um virtuoso encontro do baixista Michael Pipoquinha e o baterista Denilson Lopes. Um duo instrumental com muita brasilidade. Outro encontro que promete arrancar aplausos é de Bob Mesquita e Hermano Faltz, também dois grandes músicos cearenses, em uma parceria que une sopros e guitarra. A sempre muito aplaudida Big Band Unifor, sob a regência de Robson Lima, sobe novamente a serra com seu repertório de clássicos das big bands como Dizzy Gillespie, Duke Ellington, Glenn Miller e sons brasileiríssimos como a bossa nova, o samba e o frevo.

Outros bons encontros da música instrumental cearense este ano são de Zé do Norte e Luciano Franco, dois maestros, compositores, produtores, arranjadores e exímios multiinstrumentistas, responsáveis por inúmeras contribuições a outros músicos e intérpretes, em palcos e estúdios. Eles fazem um duo de acordeon e guitarra semiacústica resultando no show "Sanfona no Jazz". Os músicos cearenses Cleivan Paiva e Francisco Silvino apresentam um show de violão e gaita com temática essencialmente inspirada no universo caririense. Boa parte das composições são de autoria de Cleivan Paiva, como Ladeira das Guaribas, Pé de Serra e Nordestiana, com espaço também para peças como Old Friends (Toots Thielemans) e Chuva (Durval Ferreira/Pedro Camargo), entre outras.

Dois tributos a grandes nomes da música internacional serão apresentados no Festival. Um deles é o show “Jazz Cigano – Tributo a Django Reinhardt” que reúne o violonista, guitarrista cearense Marcos Maia, a cantora Paula Tesser e outros grandes instrumentistas da cena musical do Ceará, em uma apresentação diferenciada e inédita na história do Festival, especialmente dedicada ao “gipsy jazz” (ou “jazz manouche”).

Eles vão comandar as Jam Sessions!

A primeira Jam Session do Festival 2017, que é a sessão da meia-noite, será com o tributo a um dos maiores compositores de todos os tempos e o primeiro a ser laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, o norte-americano Bob Dylan. Ele ganha uma homenagem com três dos mais destacados nomes da nova cena musical cearense: o cantor e guitarrista Felipe Cazaux, a cantora Nayra Costa e o cantor e violonista Nigroover.

O baterista Denilson Lopes, parceiro de Michael Pipoquinha em um dos shows das 21h, comandará uma das noites da Jam Session com muito jazz, acompanhado por um time de peso da música instrumental. Quem também sobe novamente ao palco é Adriano Grineberg, que promete muito blues para esquentar a madrugada serrana. E se o assunto é blues, uma das mais atuantes do gênero no Ceará, a banda De Blues em Quando, comandará também uma das concorridas Jam Sessions do Festival.

Programação na serra começa de manhã

Durante os quatro dias em Guaramiranga a programação começa com o Café no Tom, às 11h da manhã, no Restaurante Basílico, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, principal ponto de encontro da cidade. É o momento em que o público participa de um bate-papo descontraído e espontâneo com algumas das atrações, e ainda confere de perto “canjas” e improvisos dos artistas. Este ano o Café no Tom recebe o guitarrista Sandro Albert, o grupo Quartabê, Michael Pipoquinha e Denilson Lopes e,pra fechar, o senegalês Mamour Ba.

Cidade Jazz & Blues

Às 17h começa a programação na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida a cada edição com área para os shows e uma aconchegante praça de alimentação. Nos quatro dias tem Ensaio Aberto com uma das atrações da noite e, na seqüência, às 17h30, acontece o Show ao Pôr do Sol, que reserva apresentações de artistas locais e nacionais. À noite, a festa na Cidade Jazz & Blues começa às 21h, com dois grandes shows. É lá também que à meia-noite acontecem as tradicionais Jam Sessions, com muito blues para aquecer a madrugada serrana.

Expresso Jazz & Blues

Quem não conseguir ou não quiser se hospedar em Guaramiranga ou cidades vizinhas, o Festival sugere como opção o Expresso Jazz & Blues. O transporte com ar-condicionado sairá de Fortaleza nos quatro dias, às 13h, retornando à meia-noite para a Capital cearense. O passaporte do Expresso inclui translado ida-e-volta e um ingresso para a sessão das 21h. O Expresso Jazz & Blues sairá de Fortaleza do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé e retornará de Guaramiranga para o mesmo local da partida.

Antes do Festival: Oficina em Maranguape

Em parceria com a DAKOTA e a FITEC - Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura, o Festival Jazz & Blues vai preparar jovens músicos de Maranguape em uma Oficina de Cortejo. Os participantes vão formar o grupo Tambores do Chico, que sairá nas ruas de Guaramiranga na abertura do evento. A oficina será ministrada pelo instrumentista e professor Vanildo Franco, de 21 a 24 de fevereiro, das 18h às 21h, na Casa Chico Anysio. As inscrições estão abertas ao público em geral de 23 de janeiro a 13 de fevereiro de 2017, das 8h às 12h, na FITEC. Serão selecionadas 25 pessoas com noções básicas de ritmo.  Na oficina, os participantes utilizarão instrumentos de percussão confeccionados por Vanildo Franco e, após o cortejo, eles serão doados para a APAMA – Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape.

Depois do Carnaval: Mais shows e oficinas em Fortaleza

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 01, o Festival Jazz & Blues desce a serra para invadir o circuito cultural de Fortaleza, de 02 a 05 de março. A programação pós-Carnaval na capital será divulgada em breve.

Como tudo começou

No ano 2000, o país começava a dar seus primeiros passos na busca de autonomia pela integração. Foi nesse cenário que nasceu o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga. Pela primeira vez um grupo de idealizadores ousados, com o apoio de artistas cearenses, realizavam um dos mais inéditos festivais do gênero no Ceará, em pleno o Carnaval.

A primeira edição aconteceu exclusivamente na cidade que o batiza, Guaramiranga, no Teatro Municipal Rachel de Queiroz. O espaço recebeu nomes como Toninho Horta, Flávio Guimarães e André Cristóvam, além da apresentação de 12 grupos cearenses.

O pioneirismo e a ousadia de um festival jazzístico em pleno Carnaval deram certo e a notícia se espalhou entre bandas e artistas de vários estados do Brasil. Já na segunda edição o Festival desceu a serra, chegando à Capital cearense. De lá pra cá, já se passaram 17 edições de uma festa que deixou sua marca na cidade e na história da música.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 18° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: REDE, INDAIÁ, HIPERCOR, BNB. Apoio Cultural:  Casa Pio, Prefeitura de Guaramiranga, DAKOTA, Cineteatro São Luiz e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Agradecimento: ENEL. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: APAMA, Via de Comunicação e Ministério da Cultura.

SERVIÇO:

18° Festival Jazz & Blues - De 25 a 28 de fevereiro de 2017 em Guaramiranga e de 02 a 05 de março de 2017 em Fortaleza (Cineteatro São Luiz). Informações: (85)3262.7230. Site: www.jazzeblues.com.br. Instagram: @festivaljazzeblues Facebook: Festival Jazz & Blues (CE).

Fim de Semana] Fim de semana com aulão aeróbico, peças infantis e brincadeiras no Shopping Parangaba

 
Para este fim de semana, o Shopping Parangaba preparou diversas atrações gratuitas para as famílias. Entre as atividades, estão: teatro de bonecos, brincadeiras infantis, mar de bolinhas, feira de livros, oficinas de artes e muito mais.

No sábado (21), em parceria com a Greenlife Academias, os visitantes do shopping poderão participar de um aulão na modalidade "Ritmos", às 10h, e "Zumba", às 11h. As aulas são gratuitas e acontecem na loja do Parangaba é Show, localizada no piso L2, em frente à Ban Ban Calçados.

A partir das 16h, a Cia Mix da Alegria traz ao shopping diversas brincadeiras infantis, como:pintura no rosto, atividades recreativas e teatro de bonecos, com a peça “Férias da Galinha Pintadinha”, além de oficina de arte, ensinando a confeccionar adereços de super heróis (capas do batman e super homem e tiara da mulher maravilha). A atividade seguirá até às 20h, também na loja do Parangaba é Show.

No domingo (22), às 17h, as crianças irão se divertir com o espetáculo “Super Heróis em Ação”. Essa aventura será apresentada na loja do Parangaba é Show, no piso L2.

Confira outras opções de lazer:

Cenário Toddynho

O cenário temático Toddynho “Estação da Imaginação” é um espaço onde as crianças podem aproveitar gratuitamente todas as opções de aventura do local, um ambiente com diversas atividades. O parque fica localizado na praça central em frente a C&A, piso L1. Crianças de 3 a 12 anos podem aproveitar o cenário acompanhados dos pais ou responsáveis.

 Hoverboard

O brinquedo futurístico é uma espécie de skate elétrico, a pista de está localizada  no piso L1, em frente à Casa Pio e  tem capacidade para receber 15 pessoas, e conta ainda com um circuito plano com alguns obstáculos, além de monitores e instrutores. A atração funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo das 14h às 20h. O valor é de R$ 20,00 para vinte minutos, e R$ 30,00 para trinta minutos.

Mar de Bolinhas

O Mar de Bolinhas é um espaço convidativo para altas aventuras em meio às mais de 200 mil bolas coloridas. O cenário está localizado na Praça Central do shopping, piso L1. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h; já aos domingos a atração funciona das 14h às 20h30, com o valor de R$ 15,00 para quinze minutos de brincadeira. Crianças menores de quatro anos devem estar acompanhadas por um responsável, que terá acesso gratuito ao espaço.

Feira de Livros

A Feira de Livros WRC está localizada no piso L1, em frente à loja C&A. Seu acervo conta com livros infantis, infanto-juvenis, romances, ficção, dentre outros. Os preços dos exemplares variam entre R$ 3,00 e R$ 20,00. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos das 14h00 às 20h30.

Montanha Russa 3D

Os fãs de aventura poderão passear virtualmente nas melhores montanhas russas do mundo, no brinquedo “Montanha Russa 3D”. A atração está montada no piso L1, ao lado da loja Marisa e custa de segunda a quinta R$ 8,00; Sextas, sábados, domingos e feriados R$ 10,00.

Cabine do terror

Aqueles que preferem algo mais "assustador" poderão se divertir escolhendo um dos cenários da “Cabine doTerror” – cemitério, circo ou hospital. O brinquedo está montado no piso L1, ao lado da loja Marisa. De segunda a quinta no valor de R$ 12,00; Sextas, sábados, domingos e feriados R$ 15,00.


Fim de Semana] Star Wars e peça infantil são as apresentações deste fim de semana no Del Paseo

  
O Fim de Semana Divertido é uma iniciativa que traz ao Shopping Del Paseo atrações infantis como espetáculos, oficinas interativas, contação de histórias e brincadeiras surpreendentes todos os sábados e domingos. Todas as apresentações do Fim de Semana Divertido são de graça e acontecem no piso L1 do Shopping. 

Confira o que está programado para este fim de semana:

Star Wars. Produzida pelo grupo Cia. Mix da Alegria, a peça é inspirada na saga de filmes de mesmo nome. A apresentação acontece nesse sábado, 21 de janeiro, a partir das 18h.

Era Uma Vez. No domingo, 22, a diversão fica por conta do grupo Encantos com o show Era Uma Vez. Em um espetáculo cheio de histórias encantadoras, o grupo vai apresentar narrativas que vão despertar a criatividade da criançada. O espetáculo começa às 17h.
Além disso, o Del Paseo está com a promoção Estacionamento Grátis. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos espaços gourmet, ou na loja Baby Dog, o estacionamento sai gratuitamente. A promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e sábados e domingos, o dia todo.

Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131 – Fortaleza / CE
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo

Twitter e Instagram: @delpaseo

Show] Oto Gris faz show gratuito no Centro Cultural Bom Jardim

 
O Oto Gris, grupo formado por três jovens músicos cearenses que vivem em São Paulo, é uma das atrações confirmadas da Temporada de Arte Cearense, (TAC). O grupo se apresenta nesse sábado, dia 21 de janeiro, às 18h, no Centro Cultural Bom Jardim. No show, o público poderá conferir canções autorais do primeiro disco do grupo, intitulado “Avôa”, que contou com a produção de Saulo Duarte e Klaus Sena. Entrada gratuita.
 Assista:




  
SERVIÇO:
Show Oto Gris - Temporada de Arte Cearense (TAC)
Dia: 21/01
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Bom Jardim
GRÁTIS




Edição] Parangolé é mais uma atração confirmada no “Bloquinho no Park” deste sábado (21)


Parangolé chega a Fortaleza sob comando de Tony Sales

A segunda edição do pré-carnaval será marcada pela mistura de ritmos e muita folia atrás do trio. MC Sapão, Luis Marcelo e Gabriel e Felipim também agitam a festa


O axé, pagode e pop do grupo Parangolé estão confirmados na segunda edição do “Bloquinho no Park”. Para mistura de ritmos ficar completa, o carioca MC Sapão, dono dos hits “Vou Desafiar Você”, “Rei do Baile” e “Resenha”, promete incendiar o público cearense com repertório surpreendente que vai além do “batidão”. Luis Marcelo e Gabriel e Felipim também são atrações do pré-carnaval que acontece neste sábado (21), com concentração às 15h, na Avenida Washigton Soares (ao lado do Siara Hall).



Diretamente de Salvador, o grupo chega com as músicas do CD “Verão 2017” e, entre os ritmos, está o hit “Devagarinho”, sucesso do último Carnaval, com o prêmio Youtube, por estar entre as cinco músicas mais acessadas no último verão no canal. Mas outros sucessos desse álbum também vão animar a galera, entre eles, “Personal” e “Farra na pista”, atual música de trabalho da banda.

O espaço vai se transformar mais uma vez em um verdadeiro corredor da folia com estrutura e decoração exclusiva. Alternando entre trio elétrico e palco, o evento é feito para não deixar ninguém parado. Na compra do ingresso, à venda nas lojas Cecomil (Dom Luis/Patio Agua Fria/Iguatemi), T-shirt in Box (Av. Dom Luis, 820 e Joaquim Nambuco, 2278) e no site efolia, custando R$ 50 (1º lote) e R$ 60 (2º lonte), a partir de sexta (20), o público ganha a blusa do Bloquinho, que é de uso obrigatório no dia da festa.

Assista:






Serviço
2ª edição do "Bloquinho no Park"
Dia 21 de janeiro (sábado), concentração às 15h.
Local:  Avenida Washigton Soares (ao lado do Siara Hall).
Atrações: MC Sapão, Parangolé, Luis Marcelo e Gabriel e Felipim.
Ingressos: R$ 50 (1º lote, até quinta) e R$ 60 (2º lote, a partir de sexta) à venda nas lojas Cecomil (Dom Luis/Patio Agua Fria/Iguatemi), T-shirt in Box (Av. Dom Luis, 820 e Joaquim Nambuco, 2278) e no site efolia.
Informações: (85) 9.8989.2369
Fanpage: /2funeventos
Instagram: @2funeventos 

Moda] Fill Sete traz coleção cápsula especial de volta às aulas com calças e acessórios jeans exclusivos


Marca que aposta na renovação do estilo e guarda-roupa em todas as oportunidades do ano, a Fill Sete preparou uma linha especial para a volta às aulas de estudantes de todos os gêneros e idades. O jeans, uma das especialidades da Fill Sete, chega às lojas com o conforto, a qualidade e o preço que já caíram no gosto de todos os estilos e bolsos dos consumidores.

A calça College, feita especialmente para quem pretende desfilar na escola, na faculdade ou até mesmo no trabalho com muito estilo, traz modelagens e lavagens em jeans de diferentes tonalidades. A calça está disponível também na linha FS Man, para os rapazes que não abrem mão do charme que o jeans oferece. A coleção cápsula de volta às aulas da Fill Sete traz ainda diferentes modelos de mochila, para compor o look colegial.

“Nós preparamos condições especiais para os estudantes que querem voltar às aulas usando um jeans diferenciado, que proporciona conforto, além de beleza nas modelagens, sem esquecer do padrão colegial exigido pelas instituições de ensino. Optamos por ousar mais nos detalhes da costura, nos bolsos e nas lavagens em diferentes tons de jeans”, afirma Thaty Rabelo, diretora da Fill Sete.

A linha College da Fill Sete foi protagonizada por Daiane Lopes, ex bailarina da banda Aviões do Forró, e pelo modelo Rodrigo Torrel, e integra o catálogo do Preview de Inverno 2017 da grife.  

FILL SETE - Fundada em Fortaleza, em 1998, a marca nasceu com o coleção também traz uma novidade para o público masculino, com a linha FS Man; e também a modelagem especial plus size na linha Curves objetivo e trazer o novo, buscando desenvolver peças que apresentem personalidade, criatividade e bom gosto. Atuando de forma estratégica no mercado de jeans do Brasil, a empresa é consolidada no varejo e reconhecida nacionalmente pela qualidade, diversidade de linhas, campanhas publicitárias, projetos sociais e patrocínios de eventos.

Em 2016, a marca completou 18 anos e trouxe uma coleção com a ideia de que o jeans é o tecido mais democrático, usado por pessoas do mundo inteiro. Dando continuidade às comemorações, a atriz e modelo Viviane Araújo e o noivo, o jogador de futebol, Radamés Martins, estampam as fotos do conceito "O Mundo Veste Jeans".

Serviços Fill Sete
Site: http://www.fillsete.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/fillsetejeans
Instagram: https://www.instagram.com/fillsete
Blog: http://fillsete.com.br/blog

  

Comemoração] Aliança de Ouro comemora 53 anos de fundação em mega confraternização no Tekas Maggy Buffet


 
O Grupo Aliança de Ouro completou 53 anos no mês de janeiro e, para comemorar a data, reuniu convidados, em mega confraternização, no Tekas Maggy Buffet, no último sábado (14). Com o tema “Amore Mio”, a marca celebrou em grande estilo a relação de amizade entre gestores, colaboradores, fornecedores e clientes, construída ao longo dos anos, por meio de muita parceria, diálogo, trabalho e confiança. Em clima de festa, todos brindaram as inúmeras conquistas e a credibilidade alcançadas ao longo de mais de meio século. “Esse momento foi pensado para agradecer a dedicação e o esforço de cada um que faz o Grupo Aliança de Ouro conosco. Todos foram e são importantes para chegarmos a estes 53 anos com tanta garra e vontade de vencer os desafios. É com essa mesma garra que vislumbramos chegar ainda mais além, com muito trabalho, responsabilidade e força”, afirma o Presidente do Grupo, Erivan Ferreira.



Aliança de Ouro    
Com mais de 50 anos de história, a Aliança de Ouro, iniciou com os serviços em 1964 na tradicional Rua General Bezerril, no Centro de Fortaleza. Atualmente, como referência de uma das principais óticas e joalherias de Fortaleza, a Aliança de Ouro conta com 11 lojas na Cidade. Com preços acessíveis, competitivos com o mercado europeu e ótimas condições de pagamento, a Aliança de Ouro se tornou referência em moda para os olhos, com ofertas de lançamentos simultâneos aos da Europa, sob criteriosa seleção de modelos, com certificado de autenticidade. O Grupo Aliança de Ouro é ponto de venda oficial de grifes como Cartier, Dior, Bvlgari, Montblanc, Tiffany & Co, Fendi, Jimmy Choo, Balenciaga, Prada, Dolce&Gabanna, Persol, Swarovski, Silhouette, Flair, Ray Ban, Anna Hickman entre outras.

Serviços Aliança de Ouro:
Site: http://www.aliancadeouro.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/aliancadeouro

Instagram: https://www.instagram.com/lojasaliancadeouro/ 

Evento] Festival Jazz & Blues realiza oficina de cortejo em Maranguape

 
O Festival Jazz & Blues, em parceria com a DAKOTA e a FITEC - Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura, vai preparar jovens músicos de Maranguape em uma Oficina de Cortejo. Os participantes vão formar o grupo Tambores do Chico, que sairá nas ruas de Guaramiranga na abertura do evento, no sábado de Carnaval, 25 de fevereiro.

A oficina será ministrada pelo instrumentista e professor Vanildo Franco, de 21 a 24 de fevereiro, das 18h às 21h, na Casa Chico Anysio. As inscrições estão abertas para o público em geral de 23 de janeiro a 13 de fevereiro de 2017, segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na FITEC (Rua Major Agostinho, 290, Centro, Maranguape). Para funcionários da Dakota as inscrições devem ser feitas no setor pessoal. Serão selecionadas 25 pessoas com noções básicas de ritmo.

Na oficina, os participantes utilizarão instrumentos de percussão confeccionados por Vanildo Franco e, após o cortejo, eles serão doados para a APAMA – Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 18° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores: REDE, INDAIÁ, HIPERCOR, BNB. Apoio Cultural:  Casa Pio, Prefeitura de Guaramiranga, DAKOTA, Cineteatro São Luiz e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Agradecimento: ENEL. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: APAMA, Via de Comunicação e Ministério da Cultura.

SERVIÇO
Oficina de Cortejo Festival Jazz e Blues - 2017 - Inscrições abertas de 23 de janeiro a 13 de fevereiro para a oficina que acontecerá de 21 a 24 de fevereiro em Maranguape. Informações: (85) 3262-7230 e www.jazzeblues.com.br.

  

Evento] Evento mundial de games acontece em Fortaleza neste fim de semana


  
Fortaleza é uma das sedes do Global Game Jam (GGJ), considerado um dos maiores eventos de desenvolvimento de jogos do mundo. Realizado entre os dias 20 a 22 janeiro, o GGJ acontece na Faculdade Farias Brito. A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet por meio do site http://globalgamejam.org/2017/jam-sites/aperta-start-faculdade-farias-brito


Durante as 48h de imersão do GGJ, as equipes precisaram criar jogos de acordo com a temática proposta, que deverá ser disponibiliza duas horas antes de iniciar o evento. O Global Game Jam não possui caráter competitivo, pois, a proposta é a experiência colaborativa em que prevalecem o aprendizado e a criatividade no universo digital.


Com o lema “Inovação, Experimentação e Colaboração”, o Global Game Jam mobiliza, desde 2009, uma média de 90 países, com eventos acontecendo simultaneamente em todo o mundo.

Serviço:
Global Game Jam
Onde: Faculdade Farias Brito - R. Castro Monte, 1364 - Varjota, Fortaleza – CE
Quando: 20, 21 e 22 de janeiro de 2017
Inscrição: http://globalgamejam.org/2017/jam-sites/aperta-start-faculdade-farias-brito

www.fariasbrito.com.br 

Gastronomia] L’Entrecôte de Paris Fortaleza é referência na alta gastronomia da Capital

 
Referência no cenário gastronômico da cidade, o L’Entrecôte de Paris Fortaleza, tradicional restaurante que ressalta a cultura gastronômica francesa, é um dos espaços mais conceituados da cidade. Com requinte, sofisticação e bom gosto, a franquia ressalta o padrão do bom atendimento aos clientes, além da variedade de pratos no cardápio da casa.

Buscando sempre inovar e se adaptar aos mais variados e peculiares sabores, o L’Entrecôte de Paris oferece ao cliente a mais nova carta de pratos, o Bistrô D’Europa, com um menu exclusivo, que promove uma verdadeira viagem pela gastronomia europeia. O BistrôD’Europa traz uma variedade com novas entradas e pratos principais, todos com referências de países da Europa, como Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Turquia e a própria França, que inspira a gastronomia, o ambiente aconchegante e atendimento especializado do L’Entrecôte.

SERVIÇO:
L’Entrecôte de Paris em Fortaleza
Local: L’Entrecôte de Paris (Rua Maria Tomazia, 531 / Fortaleza – CE)
Funcionamento: Segunda a Sábado (12h às 15h; e 19h30 às 23h) / Domingo (12h às 17h)

Mais informações: (85) 3016.9660 

Evento] VIII Mostra de Música Petrúcio Maia acontece de 17 a 22 de Janeiro na Praia do Futuro

 

Além dos 30 selecionados, também participarão da Mostra seis artistas/bandas finalistas do I Festival de Música da Juventude

A Mostra de Música Petrúcio Maia, desde sua primeira edição, atende a uma demanda crescente de músicos na cidade. Com as transformações tecnológicas na produção musical, há um considerável número de bandas, músicos, coletivos e artistas que trabalham de modo independente e necessitam expor suas produções. E em 2017 não poderia ser diferente!

Assim, de 17 a 22 de janeiro, a Praça da Paz Dom Hélder Câmara (antiga Praça 31 de Março), na Praia do Futuro, vai receber a oitava edição da Mostra, que já se tornou um dos eventos mais aguardados entre os admiradores e entusiastas da música independente. No palco, 30 atrações, selecionadas por meio de Edital, prometem mostrar ao público o talento e a pluralidade musical cearense, com estilos que variam do punk ao tradicional samba, passando pelo rap, forró, instrumental e reggae, entre outros.

São elas: Plenitude, Slide Groove, Renegados, Natanael Quinteto, Andrézão GDS, Capotes Pretos na Terra Marfim, Marco Fukuda, Por um Trio, Daniel Sansil e os Malucos do Brasil, Lil Balack, Plastique Noir, Lidia Maria, Marimbanda, Danchá, Casa de Velho, Nonato Lima, Alysson dos Anjos, LILT, Old Books Room, Andrea Manoel, Lélis, Cambará, Jack The Joker, Caio Castelo, Gustavo Portela, Gabriel Yang, Murmurando, Tripulantes da Sabiabarca, David Avila, Nayra Costa & Los Flenkys Boys.

Para o titular da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Evaldo Lima, o evento é uma oportunidade para cenário autoral da música cearense. “A Mostra Petrúcio Maia  valoriza a cultura da cidade, do rock ao forró pé de serra, sem restrição de gênero musical. Fortaleza ainda carece de espaços de incentivo à música autoral e nosso objetivo é continuar ações que já foram adotadas pela cidade, como este evento, além de oferecer novas oportunidades para esses artistas”, enfatizou o secretário.

Uma das novidades esse ano é a participação de seis artistas/bandas finalistas do I Festival de Música da Juventude, realizado em 2016, que são: Indiada Buena, Nafandus, Projeto Acorde, Projeto Rivera, Fellipe Lustosa e Original Rap Cearense. A ideia é incentivar e dar visibilidade aos jovens músicos da cultura local e que possuem planos profissionais.

Durante a Mostra, cada atração terá 30 minutos para se apresentar. Das 36 bandas/artistas, o júri selecionará seis projetos musicais para a final, que ocorrerá no domingo, dia 22 de janeiro, às 18h. Dos seis finalistas, três serão selecionados para receber o Prêmio para Circulação no valor de R$ 15.000,00. Vale salientar que todos os seis projetos da final também receberão cachê de R$ 1.800,00.

A seleção dos seis Projetos Musicais para compor a final da Mostra, bem como os três Projetos Musicais contemplados com o Prêmio para Circulação, será realizada por uma Comissão de Jurados formada por três profissionais conceituados e atuantes no mercado da música em Fortaleza. A escolha dos três vencedores também contará com participação popular durante os shows, por meio de votação via internet.


Praça Dom Hélder Câmara

A escolha da Praça da Paz Dom Hélder Câmara para sediar a oitava edição da Mostra   está alinhada aos objetivos da nova gestão da Secultfor, em priorizar a ocupação artística nos mais variados espaços públicos da cidade. Ressalta-se que  a praça mudou de nome – antes chamada 31 de Março – por meio de uma iniciativa do secretário da Cultura, Evaldo Lima, enquanto atuava como vereador na Câmara Municipal de Fortaleza. A mudança, por meio de um Projeto de Lei, teve a intenção de retirar a homenagem a data do golpe militar de 1964.

Para o secretário, a alteração significa vitória contra as marcas dos anos sombrios que atravessaram décadas em formato de homenagem, quando na verdade são motivo para tristeza e indignação. “Pelo incentivo de uma cultura de paz em nossa sociedade, nada mais justo de incluirmos no nome da Praça Dom Hélder esta terminologia, haja vista que foi esta pessoa tão ilustre para Fortaleza, um promovedor da paz e justiça social”, ressalta Evaldo Lima. Dom Hélder Pessoa Câmara foi um grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.


Arte e gastronomia

Assim como na edição anterior, a Mostra contará ainda com a Feira de Artes e Gastronomia, que movimentará ainda mais o evento neste ano. Durante os seis dias de Mostra, além das 36 atrações musicais que subirão ao palco, o público presente poderá visitar e conhecer diversos expositores com produtos ligados à moda, arte e design, além de experimentar delícias com preços acessíveis, aproximando o visitante dos chefs e de diferentes sabores dos diversos segmentos da gastronomia local.


Sobre os jurados

Amaudson Ximenes: é cientista político, com mestrado em Políticas Públicas, guitarrista e fundador da banda de death metal Obskure, presidente da Associação Cearense do Rock (ACR) e produtor de eventos culturais como Forcaos e Rock Cordel

Nádia Sousa: possui vasta experiência em gestão e produção cultural, planejamento e coordenação de ações educacionais e socioculturais.

Luciano Almeida: jornalista e crítico musical com 22 anos de experiência, passou pelas redações dos principais jornais de Fortaleza, além de acompanha de perto o movimento artístico musical da cidade.


Programação


QUARTA-FEIRA, 18/01

18h às 18h30 - PROJETO ACORDE
18h45 às 19h15 - MARCO FUKUDA
19h30 às 20h -  POR UM TRIO
20h15 às 20h45 - DANIEL SANSIL E OS MALUCOS DO BRASIL
21h às 21h30 - LIL BALACK
21h45 às 22h15 - PLASTIQUE NOIR
22h30 às 23h - LIDIA MARIA

QUINTA-FEIRA, 19/01

18h às 18h30 - PROJETO RIVIERA
18h45 às 19h15 - MARIMBANDA
19h30 às 20h - DANCHÁ
20h15 às 20h45 - CASA DE VELHO
21h às 21h30 - NONATO LIMA
21h45 às 22h15 - ALYSSON DOS ANJOS
22h30 às 23h - LILT

SEXTA-FEIRA, 20/1

18h às 18h30 - ORIGINAL RAP CEARENSE
18h45 às 19h15 - OLD BOOKS ROOM
19h30 às 20h - ANDREA MANOEL
20h15 às 20h45 - LÉLIS
21h às 21h30 - CAMBARÁ
21h45 às 22h15 - JACK THE JOKER
23h15 às 23h45 - CAIO CASTELO

SÁBADO, 21/1

18h às 18h30 - FELLIPE LUSTOSA
18h45 às 19h15 - GUSTAVO PORTELA
19h30 às 20h - GABRIEL YANG
20h15 às 20h45 - MURMURANDO
21h às 21h30 – INDIANA BUENA
21h45 às 22h15 - TRIPULANTES DA SABIABARCA
22h30 às 23h - DAVID AVILA
23h15 às 23h45 - NAYRA COSTA & LOS FLENKYS BOYS
  

DOMINGO, 22/1

FINAIS, de 18h às 22h30

Sobre a Mostra de Música Petrúcio Maia

A Mostra de Música Petrúcio Maia já se consolidou no calendário cultural de Fortaleza e vem se tornado um dos eventos mais importantes para a cena autoral cearense. Na última década, tem acompanhado o cenário musical local, apresentando um panorama da nossa música, bem como realizando um mapeamento da produção e das novas gerações de artistas.

De 2006 – ano de sua primeira edição – até 2015, a Mostra contou com mais de 350 artistas e grupos participantes. O evento homenageia o compositor cearense Petrúcio Maia, um dos mais importantes da cena local, conhecido por composições como “Lupicínica” e “Cebola Cortada” e parceiro de Fausto Nilo na música ´Dorothy L´amou´, entre outros clássicos da música cearense.

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza acredita na ocupação da cidade por meio de um diálogo entre artistas locais e nacionais, a fim de promover ricas trocas de experiência e conhecimento, em especial por meio das residências durante o período da Mostra.


A Mostra de Música Petrúcio Maia é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com a Associação de Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc).


SERVIÇO: VIII Mostra de Música Petrúcio Maia
Dia: 17 a 22 de janeiro
Horário: a partir das 18h
Local: na Praça da Paz Dom Helder Câmara (antiga Praça 31 de Março), Praia do Futuro.
Informações: 3262 5011
GRÁTIS


Evento] Mundo da Leitura Del Paseo

 
De 16 a 31 de janeiro acontece a ação “Mundo da Leitura Del Paseo”, evento dedicado aos amantes da leitura. No espaço acontecem troca-troca e doação de livros, contação de histórias infantis, lounge, rodas de leitura e um espaço de coworking. Todas as atividades são realizadas no piso L1 do Shopping Del Paseo.

Além disso, o Del Paseo está com a promoção Estacionamento Grátis. A cada R$ 35 em consumo na praça de alimentação, nos espaços gourmet, no Game Station ou na loja Baby Dog, o estacionamento sai gratuitamente. A promoção é válida para os pisos S2 e S3, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e sábados e domingos, o dia todo.

Serviço:
Shopping Del Paseo
Av. Santos Dumont, 3131 - Fortaleza / CE
(85) 3456.5500
www.shoppingdelpaseo.com.br
Facebook.com/delpaseo

Twitter e Instagram: @delpaseo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Música] Zé Cantor grava novo clipe do Solteirões do Forró com participação de Gusttavo Lima


Na tarde de segunda-feira, 16 de janeiro, os dois cantores, um do forró e o outro do sertanejo, se encontraram para gravar o clipe da música “Se Repete a Cena”

Mais uma parceria entre o forró e o sertanejo ganha destaque. Zé Cantor gravou novo sucesso do Solteirões do Forró com participação especial de Gusttavo Lima. Na tarde de segunda-feira, 16 de janeiro, os dois cantores, um do forró e o outro do sertanejo, se encontraram para gravar o clipe da música “Se repete a cena”.

A gravação foi em um estúdio na cidade de Goiânia/ GO e o clipe tem direção geral de Anselmo Trancoso. Gusttavo Lima é um artista dedicado e versátil. “Quando conheci o Zé já gostei dele de imediato, aí recebi o convite para participar desta faixa e aceitei na hora, a música é muito boa, eu não nego minha paixão pelo nordeste e claro, gosto demais de forró”, diz Gusttavo Lima.

Zé Cantor está à frente da banda Solteirões do Forró, como vocalista, há 12 anos, desde a primeira formação. Ele é nascido em Morada Nova/CE e hoje mora em Fortaleza. A banda é uma das mais ouvidas e arrasta multidões por todo nordeste. A previsão de lançamento de “Se repete a cena” é para a semana do carnaval.










Fotos: Nara Fassi

Turismo] Abrasel-CE apresenta demandas do setor à Secretaria de Turismo

 
Para potencializar e profissionalizar o turismo no Ceará, a diretoria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-CE) apresentou algumas demandas do setor à Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). A convite do secretário Alexandre Pereira, os diretores participaram de uma reunião de planejamento estratégico para 2017, e solicitaram, dentre outras medidas, a reestruturação da Praia de Iracema e do Dragão do Mar, além de apoio na capacitação do setor.

Durante a reunião, foram criadas comissões com representatividade da Abrasel. A entidade terá membros executivos nas células de capacitação onde serão preparadas palestras, cursos, etc; e restruturação da Praia de Iracema/Dragão do Mar, Praia do Futuro com instituto de atrair mais turistas para a região. Além deste encontro, uma segunda reunião está marcada para o próximo dia 24.


“Tivemos uma reunião bastante produtiva. Acreditamos que o secretário fará uma ótima gestão participativa junto ao trade de turismo. Muitas demandas do setor já foram inclusas no planejamento, que deverá ser apresentado ao prefeito até o fim de março”, afirma Rodolphe Trindade, presidente da Abrasel Ceará.

Esportes] FETRIECE E A DIRETORA TÉCNICA DIVULGA REGULAMENTO DA I ETAPA DO SPRINT TRIATHLON

 Tércia Figueiredo 
Diretora Técnica da Fetriece

Fetriece e  a Diretora Técnica Tércia Figueiredo divulga o regulamento do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon - I Etapa e solicita aos triatletas que leiam com atenção. A Cbtri disponibiliza em seu site normas e regras também utilizadas por esta federação.

Pedimos para que os triatletas repassem as informações para suas assessorias, técnico e amigos que leiam o regulamento com atenção para que possamos realizar uma ótima prova e tirar as dúvidas no congresso técnico, que será realizado no dia 16/02 as 18:00 hs no Marina Park Hotel- Salão Iracema.

Lembramos que faltam 10 dias para o encerramento das inscrições para o Sprint. E para os triatletas que desejarem participar do sorteio de 05 vagas para o Iroman 70.3, poderão fazer doação de uma cesta básica ou R$: 30,00 até o dia 16/02. Para participar é necessário estar devidamente filiado.

* Campeonato Cearense de Sprint Triathlon - I Etapa

Dados bancários:

- Banco Bradesco: Agência: 0643 - Conta 12384-6 
- Banco do Brasil: Agência: 3655-2 Conta 28734-2
  Federação de Triathlon do Estado do Ceará

  CNPJ: 00.869.949/0001-22

Pré-carnaval] "Bloquinho da Paquero" agita o pré-carnaval em Fortaleza

 
O "Bloquinho da Paquero" chega para contagiar o pré-carnaval de Fortaleza em sua  primeira edição, nesta sexta-feira (20) a partir das 22h. Para agitar o público estão confirmados o cantor Marcinho, Wallas Arrais e Pedrinho Ordep, que juntos prometem fazer uma mistura de swing para garantir a diversão do público.

SERVIÇO:

Quando: 20/01/2017 (sexta-feira) às 22h
Local: Paquero Quero (Av. 13 de Maio, 2835 – Benfica – Fortaleza / CE)
Vendas: Bilheteria da Paquero Quero (em dias de festa a partir das 22h e de segunda à sábado das 14h às 18h)
Ingressos: Salão R$ 30

Informações: (85) 99682.0322

Instituições Sociais] Projeto Quiosque Solidário realiza cadastro de instituições sociais para 2017

O Quiosque Solidário é uma iniciativa do Instituto JCPM de Compromisso Social em parceria com o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy. O espaço é cedido gratuitamente pelos shoppings para as instituições sociais a fim de que a renda arrecadada beneficie a própria entidade. A cada mês, uma instituição diferente tem a oportunidade de expor seus produtos para venda no Quiosque.

Instituições e/ou associações que tenham interesse de participar do projeto Quiosque Solidário podem procurar neste mês de janeiro as sedes do Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM) para fazer cadastro e inscrição. A iniciativa disponibiliza gratuitamente um espaço nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy para que instituições sociais vendam produtos feitos por elas e toda renda arrecadada seja para benefício da própria entidade. Para participar a instituição deve trazer os seguintes documentos: Estatuto da Instituição, Cartão de CNPJ, RG e CPF do Responsável legal. Na inscrição, será verificado o mês de disponibilidade para a cessão do espaço. 
Cada associação fica por um período de um mês no Quiosque durante o horário do funcionamento do shopping, na Área de Conveniência e Serviços. O espaço funciona em esquema de rodízio e a cada mês uma instituição diferente tem a oportunidade de expor seus produtos.
O Quiosque Solidário existe em Fortaleza desde novembro de 2014, com a inauguração do RioMar Fortaleza, e é uma prática em outros shoppings do Grupo JCPM em outros estados.

Balanço 2016

No ano de 2016, o Quiosque Solidário recebeu no RioMar Fortaleza doze instituições sociais da cidade: Projeto Vida, Instituto para Desenvolvimento Sustentável, Instituto Unimed, Associação Lúmen, Associação Sorriso da Criança, Projeto Criança Feliz, Centro Leão de Judá, Viva Idoso, Banco Palmas, Girol Social, Nossa Casa e o Lar Amigos de Jesus.
Neste mês de janeiro, o Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher, uma entidade de caráter social que tem como missão contribuir para inclusão social e redução das desigualdades, está com seus produtos artesanais à venda no RioMar Fortaleza, no piso E2, na área de Conveniência e Serviços, em frente à Siberian Frozen. Já no RioMar Kennedy, é a Associação Mãos que Criam, formada por grupos produtivos de 150 rendeiras e bordadeiras do Município de Paraipaba (CE), que está no Quiosque Solidário  até o dia 31, no Piso L2.

SERVIÇO INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAR DO QUIOSQUE SOLIDÁRIO:

-> IJCPM - Sede Papicu (entrada principal do shopping RioMar Fortaleza)

Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu. Telefones: (85) 3262-0208 / 3265-4563

 -> IJCPM - Sede Presidente Kennedy (entrada principal do shopping RioMar Kennedy)

Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3000 - Presidente Kennedy. Telefone: (85) 3037-3516



Festa] Marília Mendonça e Maiara & Maraisa comandam a Festa das Patroas neste domingo (22) no Forró no Sítio


É a primeira vez que o trio de sertanejas traz o projeto ao Ceará. Estreia também da cantora Paula Mattos na capital cearense. O alagoano Mano Walter, Solteirões do Forró e a dupla Luis Marcelo e Gabriel também sobem ao palco.

Agora chegou a vez de Fortaleza receber o evento mais comentado e concorrido dos últimos tempos: A Festa das Patroas! As rainhas do sertanejo, Marília Mendonça e Maiara e Maraisa, trazem pela primeira vez à capital cearense o projeto que já rodou o Brasil e promete ser a maior balada das férias do Ceará, dia 22 de janeiro, no Forró no Sítio.

Apesar de terem pouco tempo de carreira, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça já conquistaram o Brasil e inovaram o mercado sertanejo com letras de amor, representando a figura feminina no sertanejo. Marília Mendonça ficou conhecida graças à música "Alô Porteiro", "Infiel", "Como Faz Com Ela", entre outras. Além destas, a cantora também apresentar em seu show as faixas "Sentimento Louco", "Sei de Cor", "Impasse" e "O que Falta Em Você Sou Eu". As irmãs Maiara & Maraisa terão em seu repertório as canções "Você Faz Falta Aqui", "Cruzando os Dedos", "10%", "Medo Bobo", "Fala a Verdade", "Se Olha no Espelho" e "Quase um Casal".

Quem também se junta ao time de patroas é Paula Mattos, que estreia em terras cearenses, com show na Festa das Patroas. A cantora é o rosto por trás de sucessos interpretados por outros artistas. “Que Sorte a Nossa”, foi a canção que apresentou Paula Mattos ao Brasil. 

O alagoano Mano Walter também sobe ao palco e promete fazer todo mundo dançar ao som de hits como ‘Balada do Vaqueiro’ e ‘Playboy Fazendeiro’. Zé Cantor vai levar o melhor do forró com a sua banda Solteirões. Já os irmãos Luis Marcelo e Gabriel vão mostrar que cearense também se destaca no cenário sertanejo.


SERVIÇOS:
Quando: 22 de janeiro de 2017-01-17
Onde: Forró do Sítio (Eusébio/CE)
Abertura dos portões: 16 horas
Valores: Pista R$60 | Fronst R$150 | Camarote R$220 (Valores de meia entrada)
Pontos de venda: Lojas Blinclass e Diamantes Lingerie
Vendas online: www.ingressando.com.br
Classificação: 18 anos
Informações: 85 98773.7330


Assista: