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quinta-feira, 16 de abril de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO] O perfil do profissional de Logística


 
A área de Logística tem despertado interesse em diversos profissionais, devido ao número de oportunidades existentes no mercado, mesmo em épocas de recessão econômica. Apesar de historicamente ser considerada uma atividade mais operacional, cada vez mais, as empresas estão reconhecendo a sua importância estratégica, para atingir um melhor desempenho. Neste artigo, prezado leitor, o objetivo é discutir algumas características do profissional de Logística e as expectativas dos gestores a respeito das suas várias possibilidades de atuação, em um ambiente empresarial.

Não adianta mais apenas entregar o produto na hora certa, no lugar correto e na qualidade desejada pelo cliente. Agora, é necessário ir mais além, ou seja, a logística deve ser sustentável, minimizando o risco e garantindo a segurança de todos os envolvidos. O mercado de trabalho para quem é graduado em Logística demanda um profissional multidisciplinar e sempre conectado ao ambiente interno e externo da empresa. É imprescindível que este profissional, além das habilidades adquiridas ao longo da carreira estudantil, possa também desenvolver uma visão sistêmica das operações que em inúmeros casos, não são assuntos abordados nas academias de formação de nível superior.

De acordo com Gammelgaard e Larson (2001), as habilidades referem-se a conhecimentos gerais sobre o assunto, que independem do contexto e experiência prévia do profissional. Essas habilidades podem ser aprendidas em salas de aula. Já as competências referem-se a conhecimentos baseados na vivência e atuação do profissional. Em termos de competências, Gammelgaard e Larson (2001) identificaram que as principais características desejadas dos profissionais da área são o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a visão sistêmica da área, a consciência do seu papel e a capacidade de ouvir fornecedores e clientes, a comunicação, a priorização de atividades e a motivação.

A perspectiva, para os próximos anos, para a área de Logística, é de muitas novidades e inovação. O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) e o Sistema Integrado de Gestão (ERPs), além dos equipamentos alinhados a essas inovações, demonstram um horizonte ainda mais desafiador aos profissionais de operações, que no presente momento, além das diversas habilidades já inerentes ao seu ambiente profissional, também necessitarão desenvolver ainda mais uma visão holística de suas operações.

A Supply Chain Management (SCM), a Gestão da Cadeia de Suprimentos, também vem experimentando mudanças rápidas e significativas ao longo dos últimos anos, direcionadas por fatores como a globalização, a terceirização, o aumento do nível de serviço aos clientes e a pressão por custos e novos canais de atendimento, como o e-commerce. As competências exigidas pelo mercado aos profissionais de Logística Supply Chain estão relacionadas ao atendimento de pré-requisitos e habilidades, como: raciocínio lógico; capacidade analítica, crítica e argumentação objetiva; capacidade na resolução de problemas; técnicas de negociação; facilidade de comunicação; e gestão de relacionamentos, além de uma ampla visão sistêmica.

A valorização do profissional de Logística está em uma trajetória ascendente, haja vista que a sua atuação ganha cada vez mais importância no planejamento estratégico, tático e operacional, resultando, portanto, no crescimento das empresas ligadas a esse segmento. Portanto, prezado leitor, com o cenário atual que envolve aspectos relevantes como a globalização, blocos econômicos, pressão da demanda, concorrência, investimentos públicos e recursos limitados, o futuro acena, sim, para novas modalidades de transporte dos produtos e, obviamente, de desafios, que demandará dos profissionais especializados em Logística ações de curto e longo prazo que se adequem às novas realidades do mercado.

Prof. Me. Geraldo Sinval da Silva
Professor do Curso de Logística da UniAteneu
Mestre em Administração de Empresas e especialista em Gestão Integrada em Marketing e Logística


Conheça o Curso de Logística da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


ABRIL] Dragão do Mar realiza bate-papo online com artistas cearenses sobre o Legado de Moraes Moreira, nesta sexta-feira (17)



 
A conversa com Jolson Ximenes e o DJ Alan Morais será transmitida ao vivo pelo Instagram do Dragão

Nesta sexta-feira (17), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza mais uma conversa ao vivo sobre arte e cultura, programação que integra a campanha digital #NaRedeComDragao. A partir das 20h, o músico Jolson Ximenes e o DJ e pesquisador musical Alan Morais participarão de um bate-papo sobre “O Legado de Moraes Moreira para a Música Brasileira”. A conversa será transmitida pelo Instagram @dragaodomar e é aberta a participação do público com perguntas.

Na última segunda-feira, morreu o cantor e compositor Moraes Moreira, que também escreveu obras literárias e, apaixonado pela literatura de cordel, ocupava a cadeira de número 38 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Lançou mais de 60 discos, entre trabalhos solo e parcerias, deixando um imenso legado para a Música Popular Brasileira e influenciando as novas gerações de artistas cearenses. Os convidados, admiradores de Moraes, falarão sobre a rica contribuição do multitalentos para a MPB.

Jolson Ximenes

Cantor e produtor musical, integra o grupo Os Transacionais, conhecido pelo repertório de "Carnaval Retrô Brasileiro", com sucessos carnavalescos de diferentes décadas e regiões do Brasil, muitos deles composições de Moraes Moreira. ˜Chão da Praça”, fruto da parceria entre Moraes Moreira e o cearense Fausto Nilo, é a canção que dá nome ao bloco de pré-carnaval criado pelo grupo Os Transacionais em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Alan Morais

Colecionador de vinis, pesquisador musical, discotecário selekta, compositor e cantor.

Cultura em Casa

A cada semana, o Dragão do Mar traz convidados para debaterem temas diversos, em conversa transmitida ao vivo pelo Instagram do Dragão. Na última sexta-feira (10), a live foi realizada com os humoristas Leo Suricate e Aurineide Camurupim, que conversaram sobre “O Humor e suas Múltiplas Potencialidades”. Quem também participou da programação, na semana anterior, foi o rapper Erivan Produtos do Morro, falando sobre ˜Música como Instrumento de Conscientização Social˜. No dia 27 de março, data em que é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, a conversa sobre as artes cênicas no Ceará contou com a participação de Maria Vitória, Sâmia Bittencourt, Rodrigo Ferrara (Mulher Barbada) e Dênis Lacerda. Além de entrevistas, também podem ser conferidas nas redes sociais do Dragão sugestões culturais para serem consumidas durante o período de distanciamento social.

Assim como o Dragão o Mar, outras instituições ligadas à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará vêm compartilhando conteúdos gratuitos para serem acessados online sobre a arte e cultura cearense, em cinema, literatura, música, artes cênicas, gastronomia, cultura, infância e muito mais. As publicações podem ser acessadas nas redes sociais e no site www.secult.ce.gov.br.


Serviço:
Bate-papo ao vivo com Jolson Ximenes e Alan Morais - O Legado de Moraes Moreira para a Música Brasileira
Data: 17 de abril (sexta-feira)
Hora: 20h
Instagram @dragaodomar


ABRIL] Central de Atendimento Coronavírus Unimed realiza mais de 3,6 mil orientações a clientes e evita sobrecarga nas emergências



Lançada em 16 de março como principal canal de comunicação para orientação dos beneficiários Unimed Fortaleza sobre a pandemia de Covid-19, a Central de Atendimento Coronavírus contabiliza quase 3.700 atendimentos. Este contato inicial com orientações médicas para os clientes tem sido um importante aliado da cooperativa para evitar sobrecarga desnecessária de pacientes nas unidades das redes própria e credenciada, bem como na contenção da propagação do vírus, uma vez que os pacientes que são identificados como suspeitos ficam sendo acompanhados por uma equipe de telemonitoramento da operadora. Os atendimentos são realizados por médicos alocados no Call Center da Medilar, empresa responsável pela operacionalização do produto.

Para utilizar o serviço, o paciente telefona gratuitamente para 0800 940 7800, com a carteirinha em mãos, e conversa diretamente com um médico capacitado para conceder exclusivamente orientações a respeito da Covid-19. Esse profissional está 100% apto a esclarecer dúvidas sobre autocuidados, exames, ações preventivas e identificação de sintomas, por exemplo. A Central de Atendimento Coronavírus Unimed funciona 24 horas.

“Quando idealizamos e projetamos a Central de Atendimento Coronavírus Unimed era difícil imaginar a real dimensão do quanto seria importante para o paciente ligar e interagir com um médico capacitado, atualizado e pronto para esclarecer dúvidas, passar orientações médicas e monitorar sintomas em um canal 24 horas. Com o nosso trabalho e um atendimento humanizado, já evitamos que muitas pessoas lotassem os pronto atendimentos e contribuímos para uma menor disseminação do vírus”, comemora a Gerente Médica de Regulação da Central de Atendimento Coronavírus Unimed, Dra. Clarissa Di Primio.

O tempo médio de espera até falar com o médico é menor que 90 segundos e os atendimentos duram cerca de três minutos. Das 3.696 pessoas que utilizaram o serviço entre 16 de março e 14 de abril, 61% foram mulheres e a faixa etária que mais demandou orientações foi dos 30 aos 59 anos (54% dos telefonemas). “Temos diariamente centenas de ligações e as principais dúvidas dos clientes são se eles devem ou não procurar a emergência perante os sintomas, como e se devem fazer exames e como agir no isolamento. Temos muito orgulho do projeto que nasceu para tranquilizar e levar informação correta aos beneficiários da Unimed Fortaleza”, finaliza Dra. Clarissa.

Demandas e orientações

A grande maioria dos casos relatos nas ligações são casos leves ou que o médico identifica como não suspeito para Covid-19. Como o caso de uma paciente que telefonou relatando pigarro e coriza durante sete dias, com piora progressiva, além de congestão nasal e dificuldade de respirar. Ela explicou ter sinusite crônica e negou ter tido contato com pessoas suspeitas ou confirmadas com Covid-19. Também disse que não viajou recentemente. O médico então orientou reforço na higiene pessoal e respiratória, hidratação e isolamento domiciliar, evitando contato pessoal e compartilhamento de objetos. Também foi recomendado à paciente telefonar novamente em caso de piora dos sintomas ou se sentisse febre. Este atendimento foi classificado inicialmente como caso não suspeito de coronavírus.

Quando o médico identifica pelos relatos que o caso pode ser de um quadro grave para a doença, a orientação tem sido de procurar o pronto socorro. Esse foi o caso de um paciente que relatou queixa de febre, dor de cabeça, tosse seca, prostração e dois dias de diarreia. Ao ser questionado pelo médico da Central de Atendimento, disse que chegou de viagem da Europa há dez dias e relatou também ser fumante e ter asma. Considerado com quadro sugestivo de Covid-19, o paciente foi orientado a se encaminhar a um pronto socorro para avaliação presencial.

ABRIL] AECIPP e empresas associadas lançam campanha para arrecadação de cestas básicas para as comunidades da região do Complexo


 
O momento atual é de muitos desafios e incertezas, mas é também uma oportunidade para a prática da solidariedade. Muitas famílias, que já viviam em situação de vulnerabilidade social, estão ainda mais necessitadas de ajuda diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Por isso, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), juntamente com as 31 empresas associadas, o Conselho Comunitário do CIPP e a Rede de Cooperação, lança hoje (16/04) a campanha “Cesta amiga: alimentando esperanças”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar dinheiro para compra de cestas básicas para as comunidades do entorno do Complexo.

As doações podem ser feitas através do site: https://abacashi.com/p/cesta_amiga_aecipp. A campanha é aberta para todas as empresas do Complexo, seus funcionários e quem mais quiser contribuir com qualquer quantia a partir de R$ 25,00. “Nesse momento, todos precisam se mobilizar para ajudar, por isso idealizamos essa campanha. Enquanto associação, temos que estar sempre unidos defendendo os interesses das associadas, mas também com muita responsabilidade social perante a sociedade e a população das comunidades da região do Complexo”, reforça o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente.

A AECIPP fará a compra dos produtos e montará cestas no valor de R$ 50,00. Cada cesta terá 2kg de feijão, 2kg de arroz, 1 kg de macarrão, 1 kg de farinha de mandioca, 2 kg de farinha de milho, 1kg de açúcar, 250g café, 1l de óleo de soja, 1kg de sal, 1 litro de água sanitária e 1kg de sabão em barra. “Essas cestas serão de grande ajuda, pois muitas famílias vivem em condições muito difíceis e passam grandes necessidades, muitas vezes não tendo mesmo o que comer. Estamos focando a ação nessas pessoas, em especial nas que residem nas comunidades de Pecém (Praia e Planalto), Bolso, Parada, Acende Candeia, Paul, Varjota e Matões. Acreditamos que as doações vão beneficiar cerca de 250 famílias”, finaliza Ricardo Parente.

ABRIL] CDL de Fortaleza realiza reunião virtual com especialista nas relações trabalhistas em tempos de covid-19


O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, se reuniu com a diretoria da entidade, por meio de uma videoconferência, para tratar de assuntos relacionados às demandas do setor varejista e às relações trabalhistas durante o período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. A reunião virtual contou com a participação do advogado empresarial e procurador-chefe da Junta Comercial do Ceará (Jucec), doutor Humberto Lopes Cavalcante, que detalhou a flexibilização das regras trabalhistas durante a pandemia.

Antes da fala do procurador, a diretoria da CDL ponderou sobre o momento desconfortável que atinge o ambiente das empresas. O presidente Assis Cavalcante, que coordenou o encontro, pontuou que o momento não é fácil, mas de grandes desafios para o comércio brasileiro.

O procurador-chefe da Jucec abordou questões que estão deixando aflitos não somente o trabalhador, mas o empresário que busca entendimento sobre as Medidas Provisórias do Governo Federal que alteram as regras trabalhistas. As MPs que preveem o teletrabalho, a antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados, regime especial de banco de horas e a suspensão de algumas exigências administrativas em segurança e saúde do trabalho. Além da medida que trata do programa emergencial de manutenção de emprego e de renda, foram esclarecidos aos participantes da reunião.

O especialista, apesar do cenário ser crítico, orientou que os empresários avisem com antecedência aos empregados sobre a situação contratual a partir das medidas governamentais até como forma de prevenção e equilíbrio financeiro saudável dos negócios.

Mas a ideia é não calar, e chegar aos governantes as demandas necessárias para que as empresas não fechem às portas, provocando um aumento indesejado do desemprego. A reunião teve como foco à preocupação com os seus colaboradores e a normalização do comércio brasileiro. Entre outros pontos, foi debatido a questão da abertura do comércio de forma gradual, adotando todas as medidas de higiene necessárias e indicadas por especialistas, como uso de máscaras, uso de álcool em gel e distanciamento de dois metros. Sugerido, ainda, uma campanha para valorizar os produtos feitos no estado do Ceará, medida que ajudaria a proteger a economia local.

Na reunião virtual foi questionado como o consumidor deve proceder, por exemplo, em caso na quebra dos óculos de grau, e como o lojista, não só o do centro da cidade, vai negociar o aluguel de sua loja na imobiliária há quase um mês de portas fechadas. Ficou a interrogação.

Ao fim do encontro, o presidente da CDL de Fortaleza informou que outras reuniões serão feitas, de forma virtual, como forma de levar e debater assuntos pertinentes ao desenvolvimento do comércio do Ceará.


ABRIL] Lojistas do Shopping Eusébio podem ter acesso a linhas de créditos do Banco do Nordeste


Foto: George Lucas

Superintendente do BNB, Rodrigo Bourbon, apresentou plano de socorro do banco para empresas enfrentarem os impactos econômicos da pandemia da covid-19

Um dos sócio-proprietários do Shopping Eusébio, Riamburgo Ximenes, promoveu uma reunião virtual com os lojistas do empreendimento, nesta quarta-feira, 15, para debater a saúde financeira dos negócios durante o isolamento social, imposto pela pandemia do novo coronavírus. A videoconferência teve como convidado especial o superintendente do Bando do Nordeste, Rodrigo Bourbon, que apresentou as linhas de crédito do BNB para enfrentar a crise atual.

Na abertura do encontro, Riamburgo Ximenes pontuou as dificuldades de todas as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, diante das incertezas sobre a duração do isolamento social. “Nós não estávamos preparados para uma crise como essa. Fizemos um grande investimento no ano passado para a expansão do shopping e precisamos garantir a sustentabilidade do empreendimento e, consequentemente, dos nossos lojistas e parceiros”, afirmou.

Antes de passar a palavra ao superintendente do BNB, Riamburgo acrescentou que o Banco do Nordeste é a instituição financeira mais preparada e com olhar mais atento às demandas dos empresários com as menores taxas e com menos burocracia.

Rodrigo Bourbon listou para os participantes da reunião virtual as principais linhas de crédito para clientes do banco e também para quem ainda não fez negócios com o BNB. Além da repactuação de dívidas com a suspensão das parcelas por até seis meses, o Banco do Nordeste também possui uma linha de crédito de capital de giro com carência de até seis meses para antigos e novos clientes e uma modalidade especial a FNE Giro com as menores taxas do mercado, com juros subsidiados, para micro e pequenas empresas.

“O BNB agiu mais uma vez de forma arrojada e facilitou a renegociação de dívidas para os nossos clientes. Criamos ainda mecanismos online para que os novos clientes que procurarem o banco consigam os recursos da forma mais célere possível, atendendo, claro, aos trâmites necessários de garantia e avaliação de crédito”, ressaltou Bourbon.

Ao final da videoconferência, os lojistas ainda puderam fazer perguntas direcionadas aos gerentes do BNB que atendem na cidade do Eusébio e região.


ABRIL] Matheus Fernandes realiza primeira live com doações exclusivas ao projeto Sons do Bem


 
Movimento Sons do Bem busca arrecadar fundos para doações de cestas básicas destinadas a técnicos, músicos, roadies, staffs e autônomos do setor de entretenimento durante quarentena.

O cantor Matheus Fernandes se une à corrente de solidariedade promovida por cantores através de lives, e entra em cena nesta sexta-feira (17), às 18 horas, quando realiza primeira live com doações exclusivas ao projeto Sons do Bem - movimento que busca arrecadar fundos para doações de cestas básicas destinadas a técnicos, músicos, roadies, staffs e autônomos do setor de entretenimento nesta quarentena.

Durante a live de Matheus Fernandes, que será transmitida no canal oficial do forrozeiro no You Tube, o QR Code que vai aparecer na tela é exclusivo para doações do movimento Sons do Bem. A live do MF é também um esquenta do projeto ‘Work Show Live’ que acontece nesta sexta, 17, às 19 horas, nos canais oficiais de cantores como Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Dilsinho, Leo Santana, Mariana Fagundes, Maiara e Maraisa e muito mais.

SOBRE O PROJETO SONS DO BEM

Em virtude da pandemia do novo CORONAVÍRUS (COVID-19), os mercados de todo o planeta vêm vivendo momentos de grande instabilidade. No Brasil, diversos setores foram e seguem afetados de forma grave. O setor de eventos e entretenimento foi o primeiro a parar suas atividades e será o último a retomar, um enorme abalo a economia e profissionais. Uma das grandes consequências é a falta de renda para os trabalhadores autônomos.

Neste momento não devemos esquecer daqueles que fazem o show sempre acontecer. Mas, sim, podemos apoiar importantes profissionais de setor de entretenimento e eventos. São técnicos de som, luz, produtores, roadies, staffs, cantores de barzinhos e músicos que seguem buscando suporte para que possam viver com dignidade durante esta quarentena.

Devido boa parte ser trabalhadores freelancers, suas atividades atuais seguiram da melhor forma possível, mas os cenários futuros foram imediatamente interrompidos. Então, para juntos prestar solidariedade e mostrar gratidão a cada um dos que batalham para a diversão ser sempre tão encantadora e única, a empresas Arte Produções, Multi Entretenimento, Social Music, F5 Produções, For You, Austin, Freelancer, D&E Entretenimento, 7Tons Eventos, MegaSom, A3 Entretenimento, Camarote Shows e Eventos, After, Yuri do Paredão Entretenimento e Somzoom Sat Eventos se uniram em movimento intitulado: SONS DO BEM.

O projeto é uma iniciativa social que visa ajudar, através da doação de cestasbásicas, profissionais autônomos ligados a música. Você pode fazer parte desta rede de solidariedade com muita esperança e respeito.

A origem dos recursos são das mais diversas:

- Doação através de pessoas físicas (Site E-Folia);

- Doação de pessoas jurídicas (Site E-Folia);

- Repasse direto resultante das LIVEs realizadas por artistas apoiadores.


Os beneficiados são profissionais liberais (freelancer) do segmento da

música:

- Cantores de bares e músicos;

- Técnicos de som, luz, e demais áreas afins;

- Roadies e carregadores.

Para ajudar é bem simples. Acesse o site oficial da campanha (www.sonsdobem.com.br) ou vá direto no www.efolia.com.br e busque a aba do projeto Sons Do Bem. Após cadastro você poderá fazer sua doação das quantias de R$ R$ 10, R$ 20 e R$ 50 que será revertida em cestas básicas.

Aos profissionais atendidos, o registro será feito através de "Central de Cadastro" e de um link individual gerado pelo site e fornecido através das produtoras de eventos, bandas, bares, restaurantes e afins do setor de entretenimento.

Posteriormente, o site E-folia irá emitir um "Vale Cesta Básica" Digital onde o beneficiado irá retirar a cesta básica no local, data e intervalo de horas informado.

Juntos podemos mais, mesmo que distantes fisicamente. Projeto Sons Do Bem cuidando e levando esperança aos profissionais de música e entretenimento. Não esqueça que sua diversão é feita por pessoas que se dedicam sempre para ver sua alegria.


ABRIL] Grand Shopping promove live com a plataforma Supera sobre exercícios para o cérebro na quarentena


 
Dando continuidade à programação de lives realizadas em seu Instagram, o Grand Shopping recebe na próxima segunda-feira (20), às 19 horas, a plataforma Supera, com a psicóloga Sabrina Montenegro. A temática abordada será sobre exercícios para manter o cérebro positivamente ativo durante a quarentena.

Atendendo pessoas de todas as idades, o Supera trabalha com neuroeducação, potencializando as atividades cognitivas, priorizando a saúde mental. “Essa parceria veio em um momento certo, pois a quarentena é um período de ócio para algumas pessoas e também de falta de concentração. Esses exercícios para o cérebro que são feitos pela equipe do Supera são ótimos para a gente manter nossa mente sã. Espero que auxilie o nosso público nesta quarentena”, comenta a gerente de marketing do Grand Shopping, Carla Werneck.

O Grande Shopping permanece com suas atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. O empreendimento preza pela saúde de colaboradores, lojistas e clientes.


ABRIL] Mercado Vida Saudável lança linha de bolos saudáveis para pronta entrega


 
Já pensou em comer um bolo de chocolate, mas sem precisar se culpar? O Mercado Vida Saudável lançou, na última semana, uma linha de bolos saudáveis, sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Os bolos são a primeira linha de produtos vegetarianos do Mercado, e estão disponíveis nos sabores Laranja, Limão, Goiabada com Fubá, Maracujá, e Chocolate.

Especializado em alimentação saudável, o Mercado traz uma linha de bolos vegetarianos para agradar todos os paladares, em especial àqueles que são alérgicos a leite e ao glúten, já que os produtos não contém esses ingredientes. Os bolos são feitos artesanalmente pelo Mercado, assinados pela confeiteira Anna Paula Rezende, e podem ser pedidos sob encomenda.


“Essa linha de bolos foi feita para agregar mais um item no nosso cardápio de alimentos gostosos e saudáveis. Essa é, também, mais uma opção para os celíacos e intolerantes à lactose, que tem uma alimentação mais restrita”, explica Anna Paula Rezende, confeiteira do Mercado Vida Saudável.

Os bolos e outros 26 produtos do Mercado, como sucos detox, sanduíches, sobremesas e opções para o almoço e o jantar, podem ser pedidos pelo Ifood ou pelo WhatsApp do Mercado, no telefone (85) 98160-0292. 

ABRIL] Sexta edição do Imprimindo Ideias acontece próxima segunda-feira, pela Internet


 
Hugo Tadeu
   
Realizado pela Sobral Gráfica e Editora, o evento ganhou uma nova versão, em virtude do momento atual

Próxima segunda-feira (20), acontece a sexta edição do Imprimindo Ideias, realizado pela Sobral Gráfica e Editora, com o objetivo de fomentar a troca de experiências e conhecimentos entre os players do mercado publicitário e empresarial. Desta vez, o evento será online, em virtude do período de isolamento social, de 17h às 19h. O acesso ao evento será através do link https://www.youtube.com/watch?v=ZXJoAGo2JYg&feature=youtu.be, que também estará disponível no Instagram do evento (@eventoimprimindoideias) e no da Sobral Gráfica (@sobralgrafica).

Ana Couto

A edição contará com três palestras: Ana Couto, referência em Branding no Brasil; João Consorte, presidente da McCann Health Brasil, que tem mais de 20 anos de experiência em comunicação para empresas do segmento de saúde no país; e Hugo Tadeu, professor da Fundação Dom Cabral e líder do Centro de Referência em Inovação Nacional.

“Neste momento, precisamos nos reinventar e nos adaptar. Não podemos deixar de interagir e encontrar soluções conjuntamente. Nosso evento tem como principal objetivo juntar as pessoas do mercado para compartilhar conteúdo, conhecimento e fazer networking, que resulta na melhoria do meio em que estamos inseridos. Desde a primeira edição, o Imprimindo Ideias sempre reuniu pessoas de forma presencial. Desta vez, vamos reuni-las no ambiente virtual", diz Fernando Hélio, Diretor Comercial e de Marketing.

Um pouco mais sobre os palestrantes
João Consorte é presidente do grupo McCann Health Brasil. Pioneiro na comunicação de health no país, ele conta com mais de 20 anos de experiência na área, trabalhando para marcas como J&J, Novartis, Roche, Bayer, Pfizer, MSD, Abbott, GSK, entre outras importantes farmacêuticas e entidades do setor de saúde, como Sociedades Médicas. Há cerca de 5 anos na condução da McCann Health Brasil, tornou a empresa a maior e mais premiada agência especializada no segmento da América Latina.

João Consorte

Ana Couto, Designer formada pela PUC-Rio, concluiu o mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, com outstanding merit. Tem especialização em Branding na Kellogg School of Management em 2008 e, em 2015, formou-se no curso OPM (Owner/President Management Program), na Harvard University. Fundou a agência Ana Couto em 1993, com a proposta de trabalhar o Design como ferramenta para construir Marcas fortes. Desde então, expandiu a oferta da agência para um serviço integrado, que vai da Estratégia de Marca à Propaganda.

Hugo Tadeu é professor da Fundação Dom Cabral. Atuou em projetos relevantes de inovação e produtividade em grandes empresas como Petrobras, Braskem, Ypê, Embraer, Saint Gobain, TV Globo, Samarco, Ambev, Bradesco, Itaú, Mercedes Benz, Subsea 7, AGCO, CNH, Nexa Resources, J&J, IBM. Recebeu premiações importantes nos últimos anos, como o melhor livro da Bienal do Livro em São Paulo e profissional-destaque pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais. 



ABRIL] Prefeitura de São Gonçalo do Amarante cria comitê de combate ao novo coronavírus


 
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante criou um comitê para debater ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município. O objetivo é unir estratégias para que todas as equipes envolvidas funcionem de forma complementar. O grupo será composto por membros da Secretaria de Governo, Procuradoria Geral, Secretarias da Saúde, Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Infraestrutura, Meio Ambiente e do Gabinete do Prefeito. O comitê terá duração enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado pelo Prefeito Cláudio Pinho.

O ComVida - comitê de combate ao novo coronavírus - será coordenado pela Assessoria de Relações Institucionais de SGA. O coordenador, Elder Gurgel, ressalta que diversas ações estão sendo desenvolvidas para atender a população de São Gonçalo do Amarante, não só na área da saúde, mas em questões de alimentação, educação, limpeza e na atenção comunitária. “Todas as ações, mesmo simultâneas, estavam sendo desenvolvidas por cada secretaria. Agora, o comitê gestor tem o intuito de organizar as ações e trabalhar em conjunto. Com isso, a população será ainda mais assistida e beneficiada”, explicou.

Nessa terça-feira, 14 de abril de 2020, SGA registrou o primeiro caso de Covid-19, um jovem de 24 anos, que permanece em isolamento domiciliar e está em boas condições de saúde. Ele não corre risco de morte. A Sesa está identificando as pessoas com quem o paciente teve contato e orientando para que todos permaneçam em quarentena até a conclusão das investigações. Apesar das medidas adotadas pelo município, mais casos da doença são esperados, e agora o ComVida irá trabalhar para minimizar os danos.

Com o surgimento dos primeiros casos em São Gonçalo do Amarante, redobra-se a vigilância e a preocupação do Prefeito Cláudio Pinho, em evitar que a doença se espalhe. “O coronavírus é muito novo, necessita de compreensão e união de todos. Logo que a doença chegou ao Ceará, a Gestão Municipal começou a trabalhar e a Secretaria da Saúde partiu na frente, obviamente, com ações de combate e orientação a população. Estamos fazendo limpeza e desinfecção de locais públicos; a educação fazendo a distribuição de kits de alimentação, vacinação em domicílio, barreiras sanitárias, blitz educativas, entre outras medidas”, destacou.

Segundo o prefeito, unir esforços e interligar ações para enfrentar o coronavírus é a melhor forma de minimizar o número de casos. Para o coordenador do comitê ComVida, as ações do comitê acontecerão diariamente, entendendo a necessidade e acompanhando a evolução da situação dentro do município. “O ComVida é garantia de maior rapidez nas medidas de enfrentamento do coronavírus em São Gonçalo do Amarante”, finalizou Elder.

ABRIL] Saiba como doar para a campanha solidária Sons do Bem


 
Em uma iniciativa histórica no mercado de entretenimento, o projeto “Sons do Bem” arrecada doações para trabalhadores do ramo do entretenimento. Com o objetivo de arrecadar cestas básicas para dar assistência a profissionais atingidos pela crise como técnicos de som, luz, produtores, roadies, staffs, freelancers, cantores de barzinhos e músicos que seguem buscando suporte para que possam viver com dignidade. Para realizar as doações, basta acessar o site oficial da campanha http://sonsdobem.com.br/ ou clicar na aba do projeto que está no site http://www.efolia.com.br. Após o cadastro, é possível fazer doação de quantias de R$ 10, R$ 20 e R$ 50 que serão revertidas em cestas básicas.

A iniciativa conta com a união das principais empresas de entretenimento do Ceará, como a Social Music, For You, Arte Produções, Freelancer Produções, Austin, A3 Entretenimento, 7 Tons Eventos e Camarote Shows e Eventos.

ABRIL] Acarape e Choró únicos municípios a receberem apoio técnico do Instituto Votorantim no enfrentamento da pandemia


O município de Acarape foi um dos 20 municípios selecionados pelo Instituto Votorantim para receber assessoria técnica e especializada para as prefeituras, equipes da secretaria de saúde e de gestão para apoiar no enfrentamento e gerenciamento da pandemia de covid-19. “Com este gerenciamento, nosso município estará preparado para o enfrentamento como gestão público diante da pandemia”, diz o prefeito Dr. Franklin Verissimo.

No Ceará, apenas Acarape e Choró, receberão a assistência que envolve os critérios de engajamento dos agentes públicos e ações preventivas realizadas ou planejadas pelo município; governança da crise, considerando a estrutura criada ou disponível para gestão do dia a dia da crise; capacidade de seguir as regras de isolamento social e integração, considerando o diálogo do município com regiões metropolitanas, consórcios, Estado e União para ações de prevenção e atendimento.

Segundo o Instituto as cidades de até 350 mil habitantes das microrregiões listadas como com maior risco e vulnerabilidade a pandemia, conforme estudo realizado Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.  O recorte de municípios leva em conta o estudo realizado que lista as 41 microrregiões que podem ser atingidas em duas ondas de propagação do coronavírus, considerando aspectos como a localização próxima a aeroportos, a disponibilidade e distribuição de leitos hospitalares e a vulnerabilidade social e econômica.

Para o prefeito, “o Governo Municipal tem tomado ações de prevenção emergencial como distribuição de máscaras, distribuição de cestas básicas, criação de hospital de campanha, redução de taxas de iluminação pública, cadastramento de profissionais, incentivo da produção e remuneração à costureiros, pulverização de espaços públicos, atendimento noturno das unidades de saúde e orientação à população quanto ao combate ao covid-19”, completa Dr Franklin.

O município receberá apoio técnico remoto pelo período de até 4 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade, com especialistas na área técnica e de saúde que apoiarão na criação de um comitê gestor do município, a aplicação do checklist de preparação da cidade para a covid-19 e a construção conjunta do plano de ação com soluções para o enfrentamento da pandemia considerando eixos como Comunicação e distanciamento, Monitoramento dos caso, preparação dos sistema de saúde e impactos fiscais.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), do Instituto Votorantim, que ganhou a edição especial “Municípios contra o Coronavírus”, para atendimento às demandas relativas ao planejamento do enfrentamento ao covid-19.

ABRIL] Compulsão alimentar e alcoolismo em tempos de coronavírus


Os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus são objetos de estudo. A compulsão alimentar e o abuso de álcool podem se tornar alguns dos problemas enfrentados por parte da população mundial neste momento. Se para muitos já é difícil controlar o stress e a ansiedade em dias normais, ficou ainda mais complicado controlar as emoções durante o atual isolamento, que agrega medos, incertezas e problemas socioeconômicos.

A compulsão alimentar está diretamente ligada à saúde mental e pode trazer malefícios ainda a curto prazo. O ato de consumir grandes quantidades de comida de uma só vez é um alerta. O abuso de álcool pode também gerar problemas a curto e longo prazo.

A endocrinologista Ana Flávia Torquato explica que os primeiros sinais de compulsão alimentar são episódios onde a pessoa perde o controle e acaba comendo uma quantidade muito grande de comida em um curto espaço de tempo. Normalmente, o episódio não é motivado por fome fisiológica e é sucedido pelo sentimento de culpa.

“Quem tem essa relação disfuncional com a comida deve ficar atento pois pode se tratar de um transtorno alimentar, que requer tratamento. A compulsão alimentar pode se associar a sentimentos depressivos, piora da ansiedade, e levar ao isolamento quando o comportamento se torna muito frequente. A longo prazo, pode ocorrer ganho de peso e, consequentemente, várias doenças, como diabetes”, disse Ana Flávia Torquato.

Para a psicóloga Ticiana Moreira Aires, é importante conhecer o funcionamento do seu corpo e identificar os momentos que a compulsão aparece, dessa forma é possível identificar os gatilhos emocionais que estão levando à compulsão. Buscar incluir uma rotina de atividade física que também controla melhor a ansiedade noturna, levando a um melhor aproveitamento das noites de sono. A leitura de um bom livro ou algo que tire o foco da alimentação e substituir por atividades que dão prazer é fundamental!

Bebidas

Nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os governos limitem a venda de bebidas alcoólicas durante a quarentena. A OMS alertou que o consumo excessivo pode prejudicar a saúde física e mental.

“Durante o isolamento várias pessoas estão ingerindo bebida alcoólica em quantidade bem superior à habitual, algumas até diariamente. O álcool em excesso afeta o comportamento e a coordenação, podendo gerar violência e induzir comportamentos de risco. Horas depois da ingestão, surgem mal estar, náuseas, vômitos, cefaleia, e outros sintomas conhecidos como ressaca”. O abuso de álcool provoca consequências negativas para a saúde, altera o padrão do sono, induz problemas psicológicos, causa fadiga, e compromete o sistema imunológico, deixando o corpo mais susceptível a infecções. A longo prazo, o consumo excessivo de álcool pode danificar vários órgãos e causar sérias complicações como a cirrose hepática, por exemplo”, afirmou Ana Flávia Torquato.

“Quem tem bebida na geladeira e está se acostumando a consumir todos os dias, tende a aumentar a quantidade. A ansiedade elevada pode levar a um consumo maior. É compreensível que, em meio a todo bombardeio de notícias as pessoas procurem o que as levem a esquecer ou fugir da realidade. Longe porém, de afirmarmos que essa é a melhor opção”, afirma Ticiana Moreira Aires.

Neste momento, todas as atenções devem estar voltadas aos cuidados com a saúde, evitando assim desenvolver comorbidades, levando em consideração que os casos mais graves de coronavírus estão relacionados aos pacientes com algum problema de saúde. O consumo de bebida alcoólica enfraquece o sistema imunológico, aumentando a suscetibilidade do organismo à infecções. A obesidade por sua vez, altera pressão arterial, pode causar diabetes, e acarretar o aparecimento de problemas cardíacos.
  

ABRIL] O Boticário amplia atendimento virtual por mensagem instantânea


Franqueadora concentra pedidos em um único número para atendimento em cidades de 17 estados

Em mais um movimento para fortalecer a conexão com seus consumidores, O Boticário amplia seus canais de comunicação e lança um sistema de atendimento via chat por aplicativo de mensagem. Disponível em cidades de 17 estados, o atendimento une a praticidade do ambiente digital com a entrega em domicílio, realizado pela loja mais próxima.

O consumidor pode iniciar seu pedido pelo whatsapp, por meio do número (+55 41 8771-4909), válido para todas as praças em que o serviço está em operação. Ao identificar o estado e a cidade de origem, o atendente virtual encaminha a mensagem para a loja homologada mais próxima. A consultora assume a transação, até a programação da entrega em domicílio. O pagamento será feito por cartão de crédito ou em dinheiro e a entrega pode ser isenta de taxa, conforme valor do pedido, estabelecido pelo franqueado local, que será o responsável pela logística.

O serviço pode ser acessado por consumidores de Curitiba (PR), Cuiabá e Várzea Grande (MT), Aquidauana, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas (MS), Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa e Campina Grande (PB), Fortaleza (CE), Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo (GO), Maceió (AL), Natal e Parnamirin (RN), Recife (PE), Vitória da Conquista (BA), Ipatinga, Montes Claros, Manhaçu, Ipanema, Raul Soares, Além Paraíba, Lambari, Caxambu, São João Del Rei, Campanha, Três Corações, São Lourenço e Itanhandu (MG), Franca e Mogi Guaçu (SP), Barra Mansa e Piraí (RJ).

Em breve, mais cidades entrarão na plataforma para ampliar o atendimento. “Demos prioridade para a implantação dessa ferramenta, que contribui para o conforto do consumidor ao conectar o atendimento virtual com o carinho da consultora que ele está habituado na loja física”, explica Rafael Marconi, diretor comercial do Boticário.

A previsão é incluir a rede de franqueado na nova plataforma até o fim de abril. Nas praças em que o novo serviço ainda não está disponível, o site do Boticário é o melhor canal para fazer os pedidos de produtos de todas as categorias da marca. 

ABRIL] Depilação: ontem e hoje!




Sabe-se que o ato de cuidar da própria higiene e beleza vem desde os tempos antigos. Cleópatra, o símbolo da beleza, tinha uma grande preocupação com o luxo e a vaidade. Ficou conhecida na história por seus cuidados extremos, suas pinturas e, inclusive, os cuidados com a pele. Foi nessa época que surgiram relatos das primeiras técnicas e uso de ceras depilatórias, produzidas com extratos naturais. A técnica de depilação ainda hoje é muito praticada, seja por crença, cultura, vaidade ou higiene.

As técnicas de depilação evoluíram, havendo um crescimento considerado para o mercado de trabalho e mudanças relevantes com o passar dos tempos. Uma das mudanças apontadas é o conhecimento teórico para que um profissional possa atuar como depilador. O que antes se aprendia ao observar outras pessoas realizando o procedimento, hoje, são ofertados cursos para formar profissionais aptos a conhecerem a parte teórica e prática, onde são estudados temas importantes como: pele, pelos, biossegurança, legislação, ética profissional, assim como os diversos métodos de depilações ofertados no mercado, tipos de ceras e suas aplicações.

O serviço de depilação não só está presente em salões de beleza, como existem profissionais e empresas especializadas para esse tipo de serviço, tornando-se relevante que esses profissionais estejam sempre atualizados afim de ofertar os melhores serviços e as melhores técnicas, e como resultado, o sucesso entre os clientes.

A UniAteneu preza pela qualidade no ensino e na formação de qualidade do estetacosmetólogo, ofertando aulas que unem teoria e prática em laboratórios equipados para a boa realização das mesmas. O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética apresenta disciplinas fundamentais na preparação do profissional de excelência. Seja um profissional que faz a diferença no mercado! Seja UniAteneu!

Profª. Juliana Oliveira dos Santos
Professora de Estética e Cosmética da UniAteneu
Estetacosmetóloga e pós-graduanda em Docência do Ensino Superior

Conheça o Curso de Estética e Cosmética da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


ABRIL] Foco na inovação: Site para interagir com startups é lançado pela MRV


 
A MRV, uma plataforma de soluções habitacionais, tem investido e incentivado o ecossistema de inovação dentro e fora da empresa. Para intensificar e ampliar ainda mais essa interação, a companhia acaba de lançar um site focado na temática. No endereço www.mrv.com.br/inovacao, o público pode ficar por dentro do que a empresa tem feito em relação à inovação. “O nosso objetivo com o site é ter um canal de notícias, focado no público externo, sobre o que a MRV tem feito de inovador, prêmios conquistados, parcerias, lançamentos de desafios e captura de potenciais soluções e tecnologias. Queremos ter um canal mais aberto com o ecossistema”, conta Flávio Vidal, gestor executivo de inovação.

O novo site, desenvolvido pela Agência Open, ainda tem a finalidade de conectar startups e fornecedores que tenham o interesse em criar e aprimorar soluções que contemplem a qualidade do produto, eficiência operacional e experiência do cliente da MRV. “Desde o ano passado estamos realizando pitch days com startups para buscarmos soluções inovadoras para diversas questões ligadas ao negócio da companhia. Com o site queremos ampliar nosso diálogo com esse público, pois vamos propor diversos desafios ao longo do ano onde as startups podem se inscrever e nos ajudar em demandas pontuais”, completa o gestor.

Falando sobre isso...

A construtora apresenta, em parceria com a iCON Hub, o desafio “como realizar implantação virtual de condomínio, com garantia do jurídico e requisitos legais”. Startups de todo o país que tiverem o interesse em saber mais sobre a disputa podem participar, nesta quinta-feira (16/4), do webinar de lançamento do edital do Desafio do iCON Hub. O link para a inscrição gratuita e outras informações sobre o encontro já estão disponíveis no site de inovação da MRV (www.mrv.com.br/inovacao).

Foco e esforços para inovar

Vidal ainda explica que a inovação é um dos pilares que sustentam a marca e a aproxima do seu propósito de construir sonhos que transformam o mundo.  Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, a companhia investiu mais de R$ 250 milhões em transformações digitais nos processos construtivos e soluções com foco total no consumidor. Para impulsionar ainda mais esta cultura, foi inaugurado no final de 2019 um LAB dentro da sede da empresa. Além disso, a MRV é uma das idealizadoras do hub Órbi Conecta, espaço de fomento ao empreendedorismo e à inovação.

Sobre MRV

Ao completar 40 anos, a MRV acumula um histórico robusto de inovações para proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. A empresa é a primeira Construtech de grande porte do mercado brasileiro. O processo de transformação digital da MRV vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. Com foco principal no cliente, todo o investimento em inovação tem como finalidade proporcionar uma experiência diferenciada para esse público que conta com uma base de mais de 400 mil famílias. A MRV é profunda conhecedora de seus consumidores, seus hábitos de consumo e a saúde financeira destas milhares e pessoas. Com foco na evolução constante de seus processos, a MRV é a primeira empresa de seu setor a desenvolver e colocar em funcionamento uma plataforma de vendas, que possibilita seus clientes realizarem todo o processo de compra de um imóvel digitalmente.


ARTIGO DE OPINIÃO] A gestão dos Recursos Humanos na qualidade do ambiente de trabalho: estratégia de fazer pessoas felizes no ambiente de trabalho


 
Inovar um produto, processo e serviço requer um gerenciamento adequado, controle e disciplina. Para tanto, destaca-se o necessário investimento na área de Recursos Humanos frente ao ambiente de constantes mudanças. O setor de Recursos Humanos administra a cultura, a política e o clima organizacional da empresa como pilares fundamentais para produtividade dos colaboradores. Empresas especializadas no desenvolvimento da qualidade do ambiente de trabalho divulgam números de menor rotatividade e maior produção nas empresas que se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Com o desafio de transformar e melhorar o ambiente de trabalho, percebe-se que o papel da Gestão de RH está além de garantir os processos de seleção, manutenção e desligamento dos colaboradores. Acredito que o maior desafio na Gestão de RH é aprender a fazer pessoas felizes no ambiente de trabalho, ou seja, o profissional de RH deve ter a capacidade de ser feliz fazendo pessoas felizes.

A empresa Nobile Hotéis realizou este ano uma conferência em Maringá, com o tema “Pessoas: a chave do sucesso”, em que foram abordados assuntos como sustentabilidade, responsabilidade social, qualificação do ambiente de trabalho e desenvolvimento de pessoas. O conteúdo foi apresentado e trabalhado junto aos gestores, para que pudessem multiplicar a seus colaboradores os valores defendidos pela empresa.

Na abertura do evento, o presidente da Nobile, sr. Roberto Bertino, afirmou que o negócio da empresa é pessoas, destacando seus colaboradores como principal ativo. Segundo o mesmo, “devem ser desenvolvidas estratégias de gestão de pessoas para colocar pessoas certas nos lugares certos”. E ainda acrescentou: “Se você cuidar bem dos seus colaboradores, eles cuidarão bem dos seus hóspedes e os hóspedes voltarão ao hotel e divulgarão boas experiências”.

Diante de tantas adversidades, tendo que apresentar nosso diferencial competitivo num mercado onde temos as mesmas máquinas, a mesma tecnologia, mas não as mesmas pessoas. Destacamos a importância da Gestão de RH nas empresas, administrando toda a hierarquia, desde a produção até a presidência, desenvolvendo talentos, conhecimento e capital humano. As empresas estão buscando reestruturação, com formatos gerenciais mais flexíveis. A gestão de RH vem desenvolvendo gestores com perfil flexível, adaptável e democrático, capazes de atingir objetivos mútuos.

O desafio de ser uma empresa competitiva no mercado que atua é constante. Portanto, chamamos atenção para o capital humano como um diferencial intangível, que se bem desenvolvido e valorizado não poderá ser copiado. As pessoas trazem talentos e uma essência única que deve ser explorada com maestria e sabedoria. Fica claro que todas as empresas são formadas por pessoas e são elas que decidem os processos, realizam as tarefas e planejam os resultados almejados. Ou seja, é no capital humano que se encontra conhecimento, competências e talentos a serem explorados, desenvolvidos e comercializados como diferencial competitivo.

Eles são peças-chave nesse processo e, por isso, precisam estar engajados e, uma das fontes de motivação para os profissionais parte da forma em que são geridos. Essa realidade é sentida pelo cliente desde a sua chegada até o fim de sua estadia, gozando de serviços prestados com qualidade e excelência. São os colaboradores que estão próximo ao cliente, e por isso precisam ser qualificados e engajados. Portanto, este diferencial vai depender do modelo de gestão trabalhado na empresa.

Conclui-se que a Gestão de Recursos Humanos deve estar preparada para desenvolver o bem-estar dos colaboradores, nos quais eles sintam-se parte da empresa, trabalhando motivados para o alcance dos objetivos dela. Atualmente, o RH precisa conhecer o seu colaborador e o seu ambiente. A melhora dos resultados vai ser proporcional às melhorias realizadas referente ao ambiente e às condições de trabalho.

Prof. Me. Antônio Marcos Gonçalves Veloso
Professor do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu
Mestre em Administração de Negócios e Empreendimentos Turísticos


Conheça o Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/

ABRIL] Federação das CDLs do Ceará apresenta ferramenta de vendas online a baixo custo


Plataforma LojasAki reunirá anúncios de produtos de empresas cearenses com adesões gratuita ou paga e está em fase de teste

O presidente da Federação das CDLs do Ceará - FCDL-CE, Freitas Cordeiro, anuncia que está em fase de teste uma plataforma construída com o apoio da entidade e que será disponibilizada para micro, pequenas e médias empresas cearenses. Em coletiva de imprensa virtual, nesta quarta-feira (15), o presidente da entidade explicou que poderão se cadastrar e divulgar seus produtos, associados e não-associados. Nesta quinta-feira (16), seis empresas que já trabalham com o modelo de vendas online farão o teste técnico do aplicativo.

Freitas Cordeiro pontua que a FCDL do Ceará atua como uma motivadora para todo o varejo cearense, através de ações de baixo custo. “Nos preocupamos com o presente, mas nossa luta é para que as empresas existam, por isso queremos lançar rápido. Buscamos investimentos financeiramente viáveis, para que todos possam se inserir em uma nova realidade de sobrevivência”, ressalta.

A inovação da FCDL-CE está alinhada com os esforços para enfrentamento desta crise, uma vez que a aceleração para que os negócios pulsem também através da tecnologia é latente. “Uma plataforma online para gerir anúncio de negócios da capital e de municípios do interior que queiram ingressar no mundo virtual, por exemplo, é a principal meta agora”, anuncia Freitas Cordeiro.

O objetivo da FCDL-CE é que em maio a plataforma comece a abrigar empresas interessadas. “A meta da Federação é agir cedo para que as inovações saiam dos bastidores e acrescentem dinâmica ao varejo tradicional. Estamos em 83 cidades e vamos nascer com uma base de adesão diversa”, conclui.


ABRIL] UniAteneu apoia projeto social voltado para mulheres praticantes de surf denominado “Surf Ladies”


O Centro Universitário Ateneu desenvolve uma série de ações de responsabilidade social voltadas para a comunidade, envolvendo os colaboradores e os alunos de diversos cursos de graduação. No mês de março, foi estabelecida uma parceria com o projeto social “Surf Ladies”, dirigido pela surfista e idealizadora Joana Meireles, que beneficia meninas pré-adolescentes, adolescentes e mulheres jovens e adultas de diferentes bairros de Fortaleza e municípios do Ceará, assim como de outros estados brasileiros, quando participam de competições tanto no Ceará quanto em estados como Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro. É mais uma ação de apoio ao esporte local e nacional e de responsabilidade social desenvolvidas pela UniAteneu.

Tudo começou com a criação de um grupo de mulheres praticantes de surf que se formou no WhatsApp ainda em 2016, já chamado na época de “Surf Ladies”. O grupo foi crescendo ao longo dos anos e hoje se tornou o maior grupo de surf de mulheres do estado do Ceará. Arquitetas por formação, a surfista e idealizadora do projeto Joana Meireles passou a se dedicar em fortalecer o surf feminino cearense, competindo, incentivando, promovendo circuitos femininos, encontros, aulões, rodas de conversas, surftrips de mulheres, incentivando a valorização da mulher dentro e fora do mar, ensinando, promovendo visibilidade para as atletas, viajando à procura de projetos femininos de surf em outros estados, dando dicas e tutoriais de movimentação no YouTube e tudo o que envolve as mulheres com o oceano.

Hoje, já fazem parte do projeto cerca de 130 mulheres de todos os níveis do surf, das iniciantes até atletas profissionais, ligadas ao surf, body board e stand up paddle. Semanalmente, acontecem os treinos com as surfistas na Prosurfer Surf House. Uma vez por mês, o grupo se reúne para um encontro para que todas surfem juntas, em alguma praia do Ceará. Geralmente, acontece por ano dois campeonatos de surf, sendo um por semestre. E a cada seis meses, o grupo “Ladies Surf” realiza duas viagens, sendo uma a cada três meses. “Acredito que o conhecimento e a profissionalização no esporte são essenciais para que o projeto consiga ter a credibilidade que precisamos e para que nós consigamos fazer com que mais atletas tenham essa consciência, de estudarem e ter uma profissionalização juntamente com as competições, para que cada vez mais tenhamos atletas completos”, afirmou Joana Meireles, que também é youtuber do canal Surf Ladies. 

Confira o link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC1pNUW_P5jQqlyLN9VQVT6w


ABRIL] Secult lança a Etapa II de Estudo sobre o impacto da Pandemia da Covid-19 na economia da cultura Cearense


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lançou, nesta quarta-feira, 15/4, a segunda fase da estudo de impacto da pandemia de Covid-19 na economia da cultura cearense, dirigida a gestores de órgãos, instituições e equipamentos culturais.

Confira aqui o segundo questionário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfObj6CuoMJfiPNs0dqJL6WYE4TQZOireD_PQz1BE56RiJ_Wg/viewform?usp=sf_link

Essa etapa tem como objetivo complementar os dados coletados junto aos fazedores de cultura independentes. Para o mapeamento desta etapa devem participar gestores de equipamentos e espaços culturais do setor público e do setor privado que tiveram suas atividades impactadas pela pandemia de Covid-19.

“Nesta fase, o alcance das perguntas é mais extenso, o que nos permitirá acesso a dados que não poderíamos solicitar diretamente dos produtores independentes. Reforçamos, oportunamente, que as informações das duas etapas são complementares, motivo pelo qual optamos por deixar a primeira fase aberta para termos o máximo de informações possíveis”, ressaltou a coordenadora de Economia da Cultura de Secult, Laízi Fracalossi. Os dois formulários permanecerão disponíveis para preenchimento até o dia 22 de abril de 2020. O resultado final deverá ser divulgado no fim do mês de abril.

Confira primeiro questionário.

O estudo sobre o impacto da Pandemia da Covid-19 na economia da cultura cearense tem por objetivo buscar dimensionar as consequências das medidas adotadas para enfrentamento do Coronavírus no campo cultural e propor medidas para o setor com eficácia e precisão. Na primeira fase do Estudo, foram levantados dados e informações com a aplicação de formulários online destinados a produtores culturais, artistas, técnicos e demais profissionais envolvidos com a arte e cultura no Estado. Confira aqui o primeiro questionário do Estudo, destinado a profissionais da cultura.
Em linhas gerais, o mapeamento contempla na 1a Fase o setor privado com artistas, produtores, técnicos, empreendedores culturais, entre outros. Já na segunda será mais voltada ao setor público, para colher informações de gestores dos equipamentos culturais e de secretarias de cultura de municípios cearenses.

“É necessário ouvir os setores público e privado para fazer um ‘confrontamento’ de informações. Há dados que só conseguimos ouvindo cada um dos lados, e precisamos comparar todos os elementos. Este primeiro formulário do setor privado continuará disponível online por uma semana, até o dia 22 de abril. É importante que as pessoas participem. Quanto mais respostas tivermos, mais temos chances de termos um retrato fiel do impacto dessa pandemia no setor cultural para buscar soluções que atendam de forma mais fidedigna as demandas do setor”, destaca a coordenadora da Secult.

“Essa pesquisa também é uma resposta à população. Teremos o número e perfil de profissionais e de famílias impactadas economicamente no campo da cultura, para qualificar melhor nossas ações e ajudar a construir decisões e novos rumos que devemos tomar. Teremos mais certeza sobre o caminho que devemos seguir”, ressalta também a gestora.


ABRIL] Idosos em isolamento social precisam de espaço adaptado para evitar acidentes, recomenda SBOT-CE


Guardar itens que podem ocasionar quedas e fazer exercícios físicos orientados por profissionais são medidas de 
prevenção a quedas e lesões

Considerada um dos grupos de risco em caso de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), a população idosa que está vivendo em isolamento social tem o desafio de manter os espaços de moradia acessíveis e adaptados para evitar acidentes.

“Quanto mais tempo em casa em isolamento, sem a presença de familiares, maior o risco para quedas”, alerta o ortopedista e traumatologista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Ceará (SBOT-CE), Dr. Maximiliano Porto.

Segundo ele, é preciso pensar em situações que podem gerar riscos e rapidamente eliminá-las, como retirar tapetes do chão e móveis que dificultem o trânsito em casa, colocar placas antiderrapantes nos banheiros e usar lâmpadas eficientes para melhorar a iluminação.

Assim como outros públicos, os idosos também não devem ficar sedentários neste momento. Para o médico, a atividade física na medida correta traz benefícios tanto físicos, como melhoria da imunidade e das capacidades cardiovascular e respiratória, como psicológicos.

“A musculatura precisa ser trabalhada para evitar dores que podem ocasionar quedas. Fazer alongamentos leves e controlados ou mesmo aulas online com o suporte de profissionais de educação física e de fisioterapeutas é importante para que não tenhamos idosos chegando nas nossas emergências com fraturas neste período de enfrentamento ao coronavírus”, recomenda.

Sobre a SBOT-CE

A SBOT-CE é uma associação de especialidade médica que reúne especialistas em Ortopedia e Traumatologia do Ceará. A entidade realiza e possibilita acesso a cursos e capacitações para atualização permanente dos profissionais e atua na divulgação e conscientização da sociedade sobre saúde. 

ABRIL] Na Estácio, seguro protege alunos que tenham perdido o emprego


Seguro educacional cobre até seis vezes o valor da mensalidade, após a data da demissão do aluno ou responsável financeiro

Em mais um mecanismo para assegurar a continuidade dos estudos, a Estácio oferece seguro educacional que garante um pagamento de até seis vezes o valor da mensalidade caso o responsável financeiro do contrato educacional do aluno – muitas vezes, é o próprio estudante –, fique desempregado ou tenha morte acidental. O seguro vale para alunos de todo o país.

O benefício, que deve ser requerido por meio do Sistema de Informações Acadêmicas (SIA) da instituição, é válido para alunos matriculados nos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e graduações tecnológicas) das modalidades presencial ou a distância. A iniciativa contribui para que o estudante não tenha que abandonar os estudos por conta de uma situação inesperada. O beneficiado não precisa devolver o valor da cobertura quando conseguir retomar suas atividades profissionais e voltar a pagar a mensalidade.

“Um dos grandes compromissos da Estácio é com a democratização do ensino e com a continuidade dos estudos do nosso aluno. Pensamos nessa solução para aqueles estudantes que, de uma hora pra outra, passaram a ter dificuldades. Todo mundo está sujeito a isso, principalmente nesse momento tão delicado que estamos vivendo. Não queremos que o nosso aluno desista do projeto de concluir o ensino superior. Estamos falando de sonhos, de futuro, de realizações, de conquistas. Não dá para brincar com isso”, afirma Adriano Pistore, vice-presidente de Operações Presenciais da Estácio.

Para que o benefício seja oferecido ao aluno, é preciso que todas as exigências do regulamento sejam atendidas. Casos de demissões por justa causa ou pedido de demissão não são considerados. A cobertura do seguro vale apenas para as dívidas adquiridas após a efetiva data do desemprego. O seguro educacional não inclui alunos da pós-graduação, mestrado e doutorado. Todas as informações estão no https://portal.estacio.br/seguroeducacional/