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quinta-feira, 16 de abril de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO] A gestão dos Recursos Humanos na qualidade do ambiente de trabalho: estratégia de fazer pessoas felizes no ambiente de trabalho


 
Inovar um produto, processo e serviço requer um gerenciamento adequado, controle e disciplina. Para tanto, destaca-se o necessário investimento na área de Recursos Humanos frente ao ambiente de constantes mudanças. O setor de Recursos Humanos administra a cultura, a política e o clima organizacional da empresa como pilares fundamentais para produtividade dos colaboradores. Empresas especializadas no desenvolvimento da qualidade do ambiente de trabalho divulgam números de menor rotatividade e maior produção nas empresas que se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores.

Com o desafio de transformar e melhorar o ambiente de trabalho, percebe-se que o papel da Gestão de RH está além de garantir os processos de seleção, manutenção e desligamento dos colaboradores. Acredito que o maior desafio na Gestão de RH é aprender a fazer pessoas felizes no ambiente de trabalho, ou seja, o profissional de RH deve ter a capacidade de ser feliz fazendo pessoas felizes.

A empresa Nobile Hotéis realizou este ano uma conferência em Maringá, com o tema “Pessoas: a chave do sucesso”, em que foram abordados assuntos como sustentabilidade, responsabilidade social, qualificação do ambiente de trabalho e desenvolvimento de pessoas. O conteúdo foi apresentado e trabalhado junto aos gestores, para que pudessem multiplicar a seus colaboradores os valores defendidos pela empresa.

Na abertura do evento, o presidente da Nobile, sr. Roberto Bertino, afirmou que o negócio da empresa é pessoas, destacando seus colaboradores como principal ativo. Segundo o mesmo, “devem ser desenvolvidas estratégias de gestão de pessoas para colocar pessoas certas nos lugares certos”. E ainda acrescentou: “Se você cuidar bem dos seus colaboradores, eles cuidarão bem dos seus hóspedes e os hóspedes voltarão ao hotel e divulgarão boas experiências”.

Diante de tantas adversidades, tendo que apresentar nosso diferencial competitivo num mercado onde temos as mesmas máquinas, a mesma tecnologia, mas não as mesmas pessoas. Destacamos a importância da Gestão de RH nas empresas, administrando toda a hierarquia, desde a produção até a presidência, desenvolvendo talentos, conhecimento e capital humano. As empresas estão buscando reestruturação, com formatos gerenciais mais flexíveis. A gestão de RH vem desenvolvendo gestores com perfil flexível, adaptável e democrático, capazes de atingir objetivos mútuos.

O desafio de ser uma empresa competitiva no mercado que atua é constante. Portanto, chamamos atenção para o capital humano como um diferencial intangível, que se bem desenvolvido e valorizado não poderá ser copiado. As pessoas trazem talentos e uma essência única que deve ser explorada com maestria e sabedoria. Fica claro que todas as empresas são formadas por pessoas e são elas que decidem os processos, realizam as tarefas e planejam os resultados almejados. Ou seja, é no capital humano que se encontra conhecimento, competências e talentos a serem explorados, desenvolvidos e comercializados como diferencial competitivo.

Eles são peças-chave nesse processo e, por isso, precisam estar engajados e, uma das fontes de motivação para os profissionais parte da forma em que são geridos. Essa realidade é sentida pelo cliente desde a sua chegada até o fim de sua estadia, gozando de serviços prestados com qualidade e excelência. São os colaboradores que estão próximo ao cliente, e por isso precisam ser qualificados e engajados. Portanto, este diferencial vai depender do modelo de gestão trabalhado na empresa.

Conclui-se que a Gestão de Recursos Humanos deve estar preparada para desenvolver o bem-estar dos colaboradores, nos quais eles sintam-se parte da empresa, trabalhando motivados para o alcance dos objetivos dela. Atualmente, o RH precisa conhecer o seu colaborador e o seu ambiente. A melhora dos resultados vai ser proporcional às melhorias realizadas referente ao ambiente e às condições de trabalho.

Prof. Me. Antônio Marcos Gonçalves Veloso
Professor do Curso de Gestão de Recursos Humanos da UniAteneu
Mestre em Administração de Negócios e Empreendimentos Turísticos


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