Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 16 de abril de 2020

ARTIGO DE OPINIÃO] O perfil do profissional de Logística


 
A área de Logística tem despertado interesse em diversos profissionais, devido ao número de oportunidades existentes no mercado, mesmo em épocas de recessão econômica. Apesar de historicamente ser considerada uma atividade mais operacional, cada vez mais, as empresas estão reconhecendo a sua importância estratégica, para atingir um melhor desempenho. Neste artigo, prezado leitor, o objetivo é discutir algumas características do profissional de Logística e as expectativas dos gestores a respeito das suas várias possibilidades de atuação, em um ambiente empresarial.

Não adianta mais apenas entregar o produto na hora certa, no lugar correto e na qualidade desejada pelo cliente. Agora, é necessário ir mais além, ou seja, a logística deve ser sustentável, minimizando o risco e garantindo a segurança de todos os envolvidos. O mercado de trabalho para quem é graduado em Logística demanda um profissional multidisciplinar e sempre conectado ao ambiente interno e externo da empresa. É imprescindível que este profissional, além das habilidades adquiridas ao longo da carreira estudantil, possa também desenvolver uma visão sistêmica das operações que em inúmeros casos, não são assuntos abordados nas academias de formação de nível superior.

De acordo com Gammelgaard e Larson (2001), as habilidades referem-se a conhecimentos gerais sobre o assunto, que independem do contexto e experiência prévia do profissional. Essas habilidades podem ser aprendidas em salas de aula. Já as competências referem-se a conhecimentos baseados na vivência e atuação do profissional. Em termos de competências, Gammelgaard e Larson (2001) identificaram que as principais características desejadas dos profissionais da área são o trabalho em equipe, a resolução de problemas, a visão sistêmica da área, a consciência do seu papel e a capacidade de ouvir fornecedores e clientes, a comunicação, a priorização de atividades e a motivação.

A perspectiva, para os próximos anos, para a área de Logística, é de muitas novidades e inovação. O Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) e o Sistema Integrado de Gestão (ERPs), além dos equipamentos alinhados a essas inovações, demonstram um horizonte ainda mais desafiador aos profissionais de operações, que no presente momento, além das diversas habilidades já inerentes ao seu ambiente profissional, também necessitarão desenvolver ainda mais uma visão holística de suas operações.

A Supply Chain Management (SCM), a Gestão da Cadeia de Suprimentos, também vem experimentando mudanças rápidas e significativas ao longo dos últimos anos, direcionadas por fatores como a globalização, a terceirização, o aumento do nível de serviço aos clientes e a pressão por custos e novos canais de atendimento, como o e-commerce. As competências exigidas pelo mercado aos profissionais de Logística Supply Chain estão relacionadas ao atendimento de pré-requisitos e habilidades, como: raciocínio lógico; capacidade analítica, crítica e argumentação objetiva; capacidade na resolução de problemas; técnicas de negociação; facilidade de comunicação; e gestão de relacionamentos, além de uma ampla visão sistêmica.

A valorização do profissional de Logística está em uma trajetória ascendente, haja vista que a sua atuação ganha cada vez mais importância no planejamento estratégico, tático e operacional, resultando, portanto, no crescimento das empresas ligadas a esse segmento. Portanto, prezado leitor, com o cenário atual que envolve aspectos relevantes como a globalização, blocos econômicos, pressão da demanda, concorrência, investimentos públicos e recursos limitados, o futuro acena, sim, para novas modalidades de transporte dos produtos e, obviamente, de desafios, que demandará dos profissionais especializados em Logística ações de curto e longo prazo que se adequem às novas realidades do mercado.

Prof. Me. Geraldo Sinval da Silva
Professor do Curso de Logística da UniAteneu
Mestre em Administração de Empresas e especialista em Gestão Integrada em Marketing e Logística


Conheça o Curso de Logística da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


Nenhum comentário: