Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 19 de abril de 2020

ABRIL] Análise das demonstrações financeiras como fator de excelência organizacional


 
A necessidade de se analisar os relatórios contábeis é tão antiga quanto a própria origem desses relatórios. O homem primitivo já aplicava noções rudimentares de análise de balanços, quando avaliava seus registros de estoques de animais. Nos seus primórdios, os relatórios contábeis resumiam-se à realização de inventários, os quais eram analisados em suas variações quantitativas e qualitativas. Com o surgimento de bancos governamentais de desenvolvimento em vários países, a análise de balanços ganha novo impulso, porque tais entidades exigem, como parte do projeto de financiamento, uma completa análise econômico-financeira.

A análise de balanços é realizada com base nos demonstrativos financeiros apurados pelas empresas. A metodologia empregada na avaliação do desempenho global da empresa é denominada análise das demonstrações contábeis, análise financeira ou análise de balanços. Através de um conjunto de procedimentos e conceitos, aplicados de forma interrelacionada, o administrador obtém uma série de indicadores que permitem realizar uma avalição sobre a posição econômico-financeira, bem como uma avaliação do retorno do investimento.

Pela análise de balanços, é possível também extrair informações sobre a posição passada, presente e futura da empresa. Crepaldi (2008) afirma ainda que a construção de uma base de informações gerenciais, capazes de assegurar a excelência competitiva das empresas, não é uma tarefa fácil ou rápida. Reis (2006) também evidencia que o objetivo básico das demonstrações financeiras é fornecer informações para a correta gestão de negócios e avaliação dos resultados operacionais, o que representa, na prática, o processo de tomada de decisão adotado pelo administrador.

Nesse processo, o administrador utiliza uma série de cálculos matemáticos, traduzindo os dados contidos nas demonstrações contábeis em indicadores. Esses indicadores revelam aspectos do patrimônio em um determinado período (estática patrimonial) e sua evolução ao longo do exercício social (dinâmica patrimonial). Portanto, as demonstrações financeiras são importantes para o processo de tomada de decisão adotado pelo administrador, mas para que o profissional consiga realizar o seu trabalho de forma correta e com eficiência, é necessário que os dados fornecidos pela contabilidade sejam verídicos e representem fielmente a situação patrimonial, econômica e financeira das empresas.

Profª. Natashe Venceslau Xavier
Professora do Curso de Administração da UniAteneu
Especialista em Administração e Negócios


Conheça o Curso de Administração da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



Nenhum comentário: