Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Fevereiro] BB SEGUE COPOM E ANUNCIA REDUÇÃO DE TAXAS

Taxas ficam mais em conta para empresas e pessoas físicas, com validade a partir de amanhã, sexta-feira, 9

O Banco do Brasil anunciou nessa quarta-feira (7) redução das taxas de juros para pessoas físicas e jurídicas. Esta é a nona queda consecutiva de juros no Banco do Brasil desde o ano passado, em linha com a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que cortou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, passando para 6,75% ao ano. As novas taxas entram em vigor a partir de amanhã, sexta-feira, dia 9.

TAXAS DO HOME EQUITY E VEÍCULOS FICAM MAIS EM CONTA

Para os empréstimos em que o cliente oferece seu automóvel como garantia, as taxas praticadas pelo BB serão reduzidas de 1,83% ao mês para 1,73% ao mês, na faixa mínima. Já no caso dos empréstimos em que o cliente oferece seu imóvel como garantia (home equity), as taxas mínimas praticadas pelo BB serão reduzidas de 1,40% ao mês para 1,38% ao mês.

A taxa mínima das linhas de financiamento de veículos novos e seminovos, contratados via canal mobile (APP BB), passará para 0,93% ao mês, ante 0,95% ao mês cobrados até então. Para as linhas de empréstimo pessoal sem garantia, a taxa mínima será reduzida de 3,33% ao mês para 3,31% ao mês.

No crédito estruturado, com garantias de aplicações financeiras, a taxa mínima passará de 1,79% ao mês para 1,77% ao mês.

JUROS MAIS BAIXOS TAMBÉM PARA EMPRESAS

O Banco do Brasil também reduzirá os juros para pessoas jurídicas. Na linha desconto de cheque*, as taxas mínimas passarão para 1,32% ao mês ante os 1,34% ao mês cobrados atualmente. Para o desconto de títulos*, as taxas mínimas passarão dos atuais 1,16% ao mês para 1,14% ao mês. 

Os juros para as linhas BB Giro Digital e BB Giro Empresa também ficarão mais baixos. A taxas mínimas cairão de 2,59% ao mês para 2,57% ao mês e de 1,54% ao mês para 1,52% ao mês, respectivamente. Já a taxa mínima para antecipação de crédito ao lojista (ACL)*, passa de 1,28% ao mês para 1,26% ao mês, no menor intervalo.

*Taxas referenciadas no prazo de 30 dias.


Confira as novas taxas na tabela abaixo:


Oportunidades] Ceará é o segundo estado do País com mais colocações de emprego

A consultora Madalena Mattos explica como conquistar uma dessas oportunidades

Segundo o Sistema Nacional de Emprego e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho - Sine/IDT, 540 ofertas de trabalho estão disponíveis no Ceará em janeiro deste ano. O estado é o segundo do País em maior colocação do trabalhador no mercado de trabalho pelo Sine/IDT, atrás apenas do Paraná. Para não perder a oportunidade de conquistar e manter um emprego em 2018 é importante estar atento a determinados pontos na hora da busca. A preparação do currículo e o comportamento na entrevista são alguns deles.

A consultora de imagem e comportamento, Madalena Mattos, dá algumas dicas para auxiliar quem está em busca de um emprego a alcançar este resultado: “Procure descrever no currículo o que foi realmente absorvido durante suas experiências, demonstrando todo seu potencial e, durante a entrevista, evitar alguns tiques nervosos, que podem indicar pouca segurança”, explica Madalena. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - Caged, o Ceará fechou 2017 com 2.139 vagas de emprego formal, o melhor resultado dos últimos três anos. "É muito importante estar preparado para agarrar essas oportunidades quando elas aparecerem", finaliza a consultora.


Após conseguir a vaga tão desejada, o desafio de manter o emprego não deve ser esquecido. O profissional precisa continuar com um bom desempenho, validando sua contratação: "É preciso se interessar sempre pela área, pesquisar, dar ideias e se mostrar ativo, tratando o trabalho como uma paixão e dando sempre o melhor",  reforça Madalena.

Contabilidade] Curso Ninjas do CFC prepara alunos para o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade; a aprovação na prova é necessária à obtenção do registro profissional no campo

De acordo com a pesquisa “Perspectivas Radar: Perspectivas Profissionais” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a área de contabilidade está entre os dez cursos com maior taxa de ocupação, apresentando aproximadamente um índice de 93%. O campo gerou mais de 6.400 postos de trabalho no país entre 2009 e 2012. Em um mundo de negócios com uma realidade cada vez mais competitiva, apresentar diferenciais tem sido fundamental para o sucesso no ramo de empreendedorismo. Assim, para além de responsáveis por impostos, os contadores atuam hoje de forma estratégica em inúmeras empresas.

A atuação do profissional de contabilidade no mercado é variada. As principais áreas de trabalho são junto à empresas privadas, como empregado, ou, ainda, como autônomo. Além disso, o contador pode atuar no ramo público ou em entidades não-governamentais. Os conhecimentos são mais aplicados no envolvimento de questões como planejamento financeiro, orçamental e financeiro, entre outras. Segundo o Contador e Consultor Financeiro Marcos Sá, a contabilidade se torna uma área esquecida no mercado de trabalho por se dedicar a cálculos complexos e estatística, por exemplo. “Esses temas podem assustar as pessoas. Esse fato favorece ainda mais à grande oferta de emprego no campo”, explica o profissional.

Para atuar plenamente no mercado, o contador precisa da aprovação no exame anual de suficiência disponibilizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Com um índice de aproximadamente 70% de aprovação em 2017, o curso Ninjas do CFC retorna este mês, dia 17, para atender àqueles que estejam cursando ou tenham concluído o curso de Ciências Contábeis e buscam obter o registro profissional no Conselho. O curso é desenvolvido pela ST Assessoria e liderado pelo Contador Consultor Financeiro Marcos Sá.

As aulas ocorrem no auditório principal do  Colégio 7 de Setembro, na sede Dionísio Torres, sendo ministradas pelo professor Osvaldo Marques, especialista em Auditoria pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O curso presencial completo tem duração de 2 meses e carga horária total de 86 horas. Já consolidado há quatro anos em Fortaleza, agrega, ainda, turmas online. “Na última edição, a taxa de aprovação no Exame de Suficiência do CFC foi de 69%, e já alcançamos níveis nacionais, sendo a nossa maior procura pelo curso virtual proveniente do eixo Rio - São Paulo”, explica o professor.


Serviço:

Curso Ninjas do CFC

A partir de sábado, 17 de fevereiro de 2018

Local: Auditório principal do Colégio 7 de Setembro (R. Henriqueta Galeno, 11 - Dionísio Torres)


Mais informações: http://stassessoria.com.br/

Teatro] Espetáculo "Os Três Mosqueteiros" será apresentado no Theatro Via Sul Fortaleza

 
O Theatro Via Sul Fortaleza recebe a recriação teatral da famosa obra clássica "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas. Encenado pelo Grupo Mirante, o espetáculo possui uma linguagem infanto-juvenil e é voltado para crianças e jovens. O espetáculo acontece nos dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro, às 17 horas.

Em "Os Três Mosqueteiros" conhecemos a história de D'Artgnan, um jovem espadachim que sonhava seguir os passos do pai e tornar-se um Mosqueteiro. Porém, em sua chegada à Paris, envolveu-se em confusão e desafiou os guerreiros Athos, Porthos e Aramis: Os Três Mosqueteiros. Era um grupo corajoso e que tinha como líder, Madame Treville, mulher forte e determinada que conduzia com afinco e esmero os fiéis Mosqueteiros. Do outro lado, havia o Cardeal Richelieu, que por ganância tramava junto à Lady Clark a derrocada de um jovem Rei, considerado inexperiente e que se aconselhava com o infiel Cardeal. Muitos os caminhos e aventuras pelos quais passarão nossos heróis até que D'Artagnan, finalmente, alcance seu sonho de tornar-se um Mosqueteiro. No centro de tudo, o ideal coletivo de "Um por Todos e Todos por Um!"




SERVIÇO:
Os Três Mosqueteiros
Datas: 17, 18, 24 e 25 de fevereiro de 2018
Horário: 17 horas
Local: Theatro Via Sul Fortaleza – Av. Washington Soares, 4335 – Edson Queiroz – Fortaleza / CE.
Ingressos: Inteira R$ 40 e meia entrada R$ 20
Capacidade do Teatro: 732 Pessoas
Informações: (85) 3099-1290
Horário de funcionamento da bilheteria: De segunda a domingo, das 10 às 22h, inclusive feriados.
Acessibilidade: Elevadores, rampas de acesso e assentos especiais.

Estacionamento no Shopping Via Sul

Edição] Especialistas discutem as principais tendências para o varejo brasileiro

Temas abordados no NRF Retail’s Big Show 2018 serão apresentados para o empresariado cearense na 12ª edição do “Cenários do Varejo”

A mudança de comportamento do consumidor e o avanço tecnológico estão transformando o setor de varejo. Para os especialistas do segmento que acompanharam as apresentações no NRF Retail´s Big Show 2018, a maior e mais importante feira do varejo no mundo, as empresas precisam inovar como nunca para sobreviver nesse ambiente tão competitivo.

As tendências e os principais pontos abordados no evento em Nova York serão apresentados e discutidos durante a 12ª edição do “Cenários do Varejo”, que acontece no próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 8 horas, no Teatro RioMar Fortaleza.

A convite da CDL de Fortaleza e da Faculdade CDL, um time de peso de palestrantes liderados por Marcos Gouvêa de Souza, fundador da GS&MD, desembarca no Ceará para encarar uma programação de palestras, debates de ideias e troca de informações.

Na pauta: consumo, tecnologia e inovação. Entre os facilitadores Luiz Alberto Marinho (sócio-diretor da GS&MALLS), Alexandre van Beeck (sócio diretor da GS&Consult) e Fábio Sayeg (fundador e CEO da ZOLY). E para encerrar com chave de ouro, a 12ª edição do “Cenários do Varejo” traz Rony Meisler, CEO e co-fundador da Reserva, para falar sobre sucesso comercial, criatividade e empreendedorismo.

O jovem empresário carioca é reconhecido como um dos principais nomes da nova geração de empreendedores brasileiros e, há mais de 10 anos, comanda a única empresa nacional citada no ranking das mais inovadoras do mundo pela revista americana Fast Company, ao lado de gigantes como Apple, Google e Netflix.

PROGRAMAÇÃO:

8h - Credenciamento


8h30 às 9h30 - O Novo Ciclo do Brasil, Um País que Reaprende a Ganhar (Palestrantes: Marcos Gouvêa de Souza)



9h30 às 10h30 - Retail Transformation (Palestrante: Luiz Alberto Marinho)



10h30 às 11h30 - Data Business - A Importância da Maturidade Digital e de Dados em uma Empresa (Palestrante: Fábio Sayeg)



11h30 às 12h30 - Pense Integrado - A Nova Realidade do Varejo (Palestrante: Alexandre Van Beeck)


12h30 às 13h30 - Participação especial de Rony Meisler




SERVIÇO - 12ª edição do Cenários do Varejo 2018, dia 23 de fevereiro, no Teatro RioMar Fortaleza (Rua Lauro Nogueira, 1500, andar L3 do shopping - Papicu). Informações: (85) 3433.3012/ 3433.3013.

Som] Casa de Velho é atração do Festival Psicodália, que acontece em Santa Catarina no período de Carnaval

 
Após o show de lançamento do single “Deus e o Zômi”, realizado em janeiro deste ano, no Dragão do Mar, a banda cearense Casa de Velho se prepara para participar do Festival Psicodália, que acontece de 09 a 14 de fevereiro, em pleno período de Carnaval, na cidade de Rio Negrinho, Santa Catarina. Em mais de 10 anos, o evento já recebeu nomes consagrados da música brasileira, como Moraes Moreira, Alceu Valença, Arnaldo Batista, Os Mutantes, Elza Soares, Tom Zé, Paulinho Boca, Naná Vasconcelos e Nação Zumbi, entre outros.

O Psicodália é um festival independente que abre espaço para diversos cenários artísticos e culturais. Na música, por exemplo, encontra-se presentes o rock’n’roll e suas vertentes, como e o rock progressivo e o psicodélico, o rock rural, e também estilos como o jazz, blues, mpb, soul, reggae e músicas regionais. Outra característica marcante do festival é o apoio à diversidade, o respeito à natureza e à conscientização ecológica, a partir de um programa de gerenciamento de resíduos, em que todo o lixo gerado no festival é destinado, além de incentivo ao uso de copos reutilizáveis.

Para a Casa de Velho, estar presente em um festival como o Psicodália é uma forma de levar a música cearense para um público ainda maior. “Essa é uma oportunidade muito bacana de apresentar o nosso trabalho em um dos principais festivais de música independente do Brasil, que vai contar nessa edição com artistas de peso, como Zé Ramalho, Jorge Bem Jor, Franciso El Hombre, Pedra Branca, Tulipa Ruiz, entre outros”, explica. No Psicodália, o grupo se apresenta no Palco dos Guerreiros, dia 14 de janeiro.

Deus e os Zômi

Essa não é a primeira vez que a Casa de Velho se apresenta fora do Estado. O grupo já fez uma série de shows em São Paulo, passando ainda pela Argentina, onde teve a chance de trocar ideias e experiências com artistas locais. Além das músicas do primeiro EP, lançado em 2015, o quarteto vai mostrar o mais recente single. “Deus e o Zômi” contou com a produção de Yuri Kalil, que já trabalhou com nomes como Lorena Nunes, Jonnata Doll e os Garotos Solventes e Cidadão Instigado.

“Deus e os Zômi” destrincha a imagem de figuras que representam a opressão. A música, que não obedece, propositalmente, um discurso lúdico ou coerente, não deixa de ser uma forma de reforçar a importância de se lutar pelo que acredita, de não se calar diante de tudo aquilo que acontece ao nosso redor. Para a Casa de Velho, a arte, mais do que nunca, tem o papel de denunciar e de apontar caminhos para um mundo melhor.  

Essa música é apenas a primeira etapa do projeto traçado para a Casa de Velho em 2018. A ideia é que, ao longo deste ano, o grupo lance ainda mais 3 singles, que estão em processo de produção e gravação.


Sobre a banda



A Casa de Velho foi criada em 2015, inicialmente, em formato duo, com Mateus Mesmo (Voz) e Plínio Câmara (Guitarra). Após a entrada de Rami Freitas (Bateria) e Marcus Au Coelho (Baixo) ao projeto, surge uma musicalidade híbrida entre a música popular brasileira e o rock ‘n’ roll. O quarteto também explora o diálogo entre música e artes cênicas, traço marcante durante as apresentações do grupo durante esses quase três anos de formação.

A banda já participou do VIII Festival de Artes Cênicas, do ManiFesta!Festival das Artes e do CONECTA – Festival Artes Sem Fronteiras, Maloca Dragão, entre outros. A Casa de Velho também ficou em 2° lugar no Festival Curto Circuito e um dos finalistas da VIII Mostra de Música Petrúcio Maia. Em 2017, seguiram em turnê em São Paulo e também pela Argentina, além de ter divido o palco com o pernambucano Otto, no evento de encerramento da Feira da Música, que aconteceu no dia 04 de novembro, na Praça Verde do Dragão do Mar.



Saúde] Especialista dá dicas saudáveis para aproveitar o carnaval com energia e saúde

 
Mal acabam os exageros gastronômicos das festas de fim de ano e a turma já se organiza para o carnaval. Para isso, é importante que o corpo esteja preparado para o desgaste físico

“O preparo começa pela alimentação. Quem gosta da festa, quer aproveitar cada minuto, para isso é preciso estar em alerta com a saúde. A primeira dica é fracionar a alimentação. Eu recomendo ingerir comidas leves de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. Isso evita que na refeição seguinte você vá com muita fome ao prato e coma mais que o necessário ocasionando problemas digestivos”, aconselha o médico Nutrólogo André Guanabara.

Dito isso, o folião precisa ficar atento em outro detalhe muito importante: o quê comer. Dr André recomenda que alimentos gordurosos sejam evitados, porém, pela intensidade da festa, ele avalia que é preciso garantir que o corpo tenha energia, logo é recomendável o consumo de carboidratos, como massas, lanches leves com pães integrais, batata doce e tapioca.

Outro ponto que não se pode esquecer: a ingestão de líquidos. “Todos nós precisamos beber bastante água, porém, quem vai consumir álcool, ainda que de forma moderada, é preciso estar ainda mais atento na hidratação. Portanto, além de água, pode-se intercalar com o consumo de água de coco, sucos e frutos ricos em água e outros nutrientes, como a melancia”, orienta André

Depois destas dicas, é só colocar a roupa leve, um sapato confortável, juntar a turma e cair na folia, com responsabilidade e moderação.

Sobre Dr. André Guanabara:


O médico cearense Dr. André Guanabara é especialista em proporcionar uma maior qualidade de vida, bem estar, satisfação com o próprio corpo e longevidade saudável aos seus pacientes por meio de uma orientação alimentar rica e equilibrada e hábitos de vida benéficos. André está constantemente especializando-se na área escolhida, além de ser pós-graduado em Nutriendocrinologia com o médico nutrólogo e cardiologista Lair Ribeiro, um dos mais renomados do país, faz Mestrado em Biotecnologia na Universidade Potiguar (UNP); pós-graduação Master da Ciência da Fisiologia Humana, com o médico Ítalo Rachid, que será concluído ainda este ano; faz especialização em Endocrinologia pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico; e inicia esse ano o Fellowship in Anti-Aging, Metabolic and Functional Medicine A4M, em Washington DC. André Guanabara também é Membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Fisiologia Humana.

Homenagem] Ricardo Valente Filho recebe homenagem por ser um dos advogados mais admirados de 2017

 
Presidente da Associação dos Jovens Advogados do Ceará (AJA-CE) e do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (CDPEF/SSPDS), Ricardo Valente Filho é um dos advogados cearenses mais admirados de 2017.

Ricardo foi homenageado no último dia 6, durante solenidade do La Maison, que marcou o lançamento do livro “Os advogados mais admirados de 2017”, no qual ele faz parte.

“É com muita alegria que recebo essa homenagem que vem mostrar o reconhecimento do meu trabalho junto ao Direito”, afirmou. Entusiasta da carreira escolhida, para ele, a Advocacia é algo de relevância para a sua vida.

O livro “Advogados mais admirados do Ceará”, de autoria do advogado e jornalista Sabino Henrique de Carvalho, é um projeto editorial que visa destacar e divulgar os nomes daqueles profissionais admirados no exercício da advocacia cearense. Também foram homenageados, advogados como: Artur Feitosa, Flávio Jacinto, Jamilson Veras e Kennedy Linhares.


Assessoria de imprensa advogado Ricardo Valente Filho – Two Press Assessoria

Evento] Começa montagem do Renascer 2018

Evento acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro no ginásio Paulo Sarasate

Começa nesta quinta-feira, dia 8, a montagem da estrutura do Renascer 2018 no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. O palco de 100 metros quadrados ficará no centro da quadra, três tendas serão montadas na parte externa ao ginásio para receber os workshops no período da tarde. O Renascer é o maior retiro aberto de carnaval promovido pela Comunidade Católica Shalom desde 1986. Neste ano, acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, com entrada gratuita, das 8h às 18h, encerrando sempre com a Santa Missa. A organização pede que os participantes levem um quilo de alimento não perecível para ser posteriormente revertido para os projetos sociais do Shalom.

No anel inferior do ginásio será montada a feira do Renascer, espaço com 16 expositores onde será apresentado ao público trabalhos desenvolvidos pela Comunidade Católica Shalom como oficinas e produtos confeccionados por pessoas atendidas em seus projetos sociais. No anel superior é ambientado o local para atender as pessoas que buscam por oração e aconselhamento. Ainda será montada uma praça de alimentação e uma livraria. O objetivo é oferecer um espaço onde as pessoas possam passar o dia. A expectativa é que pelo menos 36 mil pessoas passem pelo evento nos três dias de Renascer.


RENASCER 2018 - “PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL”

Data: 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018

Horário: das 8h às 18h, finalizando sempre com a Santa Missa. 

Local: Ginásio poliesportivo Paulo Sarasate, rua Idelfonso Albano, 2050, Centro.

Entrada é gratuita. É pedido a doação de um quilo de alimento posteriormente revertido para as obras sociais do Shalom.

Mais informações: 3295.4583


www.comshalom.org/fortaleza

Feriado] Bailinhos infantis garantem a folia da criançada no Carnaval

 
O RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy se preparam mais uma vez para receber os bailinhos infantis de Carnaval. A folia dos pequenos contará com festas temáticas, marchinhas carnavalescas, muitos personagens, dentre outras atrações. A entrada é gratuita

A folia da criançada já está garantida no RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy com os bailinhos infantis de Carnaval. No RioMar Fortaleza, a festa entra na temática circense com o Bailinho Encantado no Circo, que promete muita diversão para os pequenos no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro, com shows das bandas Transacionais e BBK, a partir das 16h. A festa será no Estacionamento da Lagoa do Papicu.

Já no RioMar Kennedy, o Bailinho no Havaí faz a alegria da criançada durante o fim de semana. Nos dias 10 e 11 de fevereiro, a folia traz cores e ritmos do carnaval em um evento especial na Praça de Eventos do Piso L2, a partir das 16h. Para não deixar ninguém parado, a cantora Roberta Fiúza apresenta um repertório com muitas marchinhas, brincadeiras e pintura de rosto.

Nos dois shoppings os bailinhos infantis tem entrada gratuita.

Ressaquinha de Carnaval

E a folia dos pequenos não vai parar no Carnaval. O RioMar Kennedy preparou mais festa para a criançada. No próximo sábado e domingo, 17 e 18 de fevereiro, o shopping realiza a Ressaquinha do Bailinho com personagens da Blitz Intervenções, marchinhas e brincadeiras. O evento é aberto ao público e tem início às 17h, na Praça de Alimentação, no Piso L3 do shopping.


Programação:


10/02 (Sábado)

16h - Bailinho Encantado no Circo

Local: Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu – RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)



16h - Bailinho no Havaí

Local: Piso L2, Praça de Eventos – RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)



11/02 (Domingo)

16h - Bailinho no Havaí

Local: Piso L2, Praça de Eventos – RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)



17 e 18/02 (Sábado e Domingo)

17h - Ressaquinha do Bailinho

Local: Piso L3, Praça de Alimentação – RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Presidente Kennedy)



Descontos] Shoppings do Grupo JCPM realizam a Quarta Elétrica com promoções


No total, sete empreendimentos do Grupo, no país estarão com descontos de até 70% nas lojas participantes. Em Fortaleza, o RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy participarão da ação no dia 14/02

O consumidor terá uma grande oportunidade de adquirir produtos com preços de até 70% menores, na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro. Batizada de Quarta Elétrica, a ação promocional acontecerá no RioMar Fortaleza e no RioMar Kennedy, e de forma simultânea em mais cinco shoppings administrados pelo Grupo JCPM no país: RioMar Recife, RioMar Aracaju e Jardins, ambos em Sergipe, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na Bahia. Esta é a primeira vez que a super liquidação é feita em conjunto, em quatro Estados, a partir de uma parceria com cerca de dois mil lojistas.

“A Quarta-elétrica é realizada desde 2016 em um dos empreendimentos e tivemos excelentes resultados nesses dois anos. Decidimos levar para os outros shoppings e dar mais força à ação que é feita em conjunto com lojistas. Muitos deles atuam em mais de uma praça, o que facilita a adesão”, pontua o vice-presidente de Operações do Grupo JCPM, Marcelo Filho.

Para o cliente, o momento é uma excelente oportunidade de adquirir bens duráveis, como os do setor de eletroeletrônico, normalmente com grandes ofertas. Alimentação, calçados, vestuário, tecnologia e moda, além de muitos outros segmentos, também farão parte da iniciativa com promoções.

Nos shoppings do Grupo em Fortaleza, algumas lojas que participarão: Nagem, Zenir, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Luigi Bertolli, Casa Pio, Sapataria Nova, M.Martan, Brooksfield, Lacoste e Asics.

Em ações desse porte, a elevação média de fluxo e de vendas varia entre 8% e 10%.

Grupo JCPM


Presente em cinco Estados, dos quais quatro no Nordeste, o Grupo JCPM tem participação em 12 shoppings, atuando nos Estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Ceará e Sergipe. Seus empreendimentos chegam a gerar quase 50 mil empregos, entre condomínio e lojistas. Está entre os cinco maiores Grupos do setor no País.

Lançamento] Empresários da Indústria de Águas Minerais criam associação no Ceará

A Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) inaugura nesta quinta-feira (08), às 19h, na FIEC, sua sucursal no Ceará. A solenidade de abertura contará com a presença do presidente da Abinam Brasil, Carlos Alberto Lancia, além de empresários e autoridades municipais, estaduais e federais, assim como representantes da ANVISA e AGEFIS e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Para o superintendente da Abinam/CE, Lucas Ferianci, a criação da sucursal no estado acontece por uma necessidade do setor, que vive um cenário de crescimento e destaque econômico. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o segmento de água mineral, estimulando a geração de empregos, aquecendo a economia e trabalhando forte para garantir que os consumidores do Ceará tenham cada vez mais acesso à águas minerais, seguras e de qualidade”, declara.  

O evento será voltado para as empresas de extração, engarrafamento e distribuição de águas minerais.

ABINAM/CE

A ABINAM/CE é uma sucursal da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM), entidade sem fins lucrativos, criada para congregar e defender os interesses do setor.

Participam da entidade as empresas de extração, engarrafamento e distribuição de águas minerais.

Cenário

O surgimento da ABINAM/CE se dá em meio ao aquecimento e crescimento do setor de água mineral, que gera hoje entre 2.500 e 3 mil empregos diretos e aproximadamente 10 mil indiretos no Ceará. 

No cenário nacional, o segmento também vive um bom momento. A indústria de águas no País movimenta em torno de R$ 5 bilhões por ano e apresentou crescimento agregado (CAGR) de 8,2% aa nos últimos dez anos.

Selo Fiscal

As empresas do segmento utilizam um Selo Fiscal, que auxilia o Governo na tributação de impostos. Após o uso desse selo, a arrecadação do setor para o Estado aumentou aproximadamente 600%. 


SERVIÇO:
Lançamento Abinam-CE

Data: 8 de Fevereiro

Horário: 19h

Local: Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC)


Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza / CE.

Feira] Feincartes anuncia horários especiais no período de carnaval

 
A Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) segue até o dia 18 de fevereiro, no Shopping Rio Mar Fortaleza. A exposição, com entrada gratuita, reúne peças de decoração, moda e gastronomia de 8 países, como Peru, Egito, Indonésia, Senegal, Turquia, Equador, Filipinas,Venezuela  e 6 estados do Brasil, trazendo uma experiência intercultural ao visitante. Para o período de carnaval, a Feincartes apresenta um novo horário de funcionamento, adaptado ao período de festas e feriado:

Sábado – Horário normal (10h às 22h)
Domingo – 13h às 21h
Segunda – Fechado
Terça – 13h às 21h
Quarta – 12h às 22h
  

Serviço - Feincartes

Data: até 18 de fevereiro

Local: Piso L1, Praça de Eventos 02, próximo à Insinuante – RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Redes Feincartes:
Facebook: Feira Feincartes

Instagram: @feira_feincartes

Exposição] Dragão do Mar e Instituto Moreira Salles apresentam exposição sobre o fotojornalista cearense Luciano Carneiro, no dia 22 de fevereiro, no Museu da Cultura Cearense


A mostra fotográfica “Luciano Carneiro: O Olho e o Mundo” apresenta a produção de um dos mais importantes nomes do fotojornalismo no Brasil, com destaque para o período em que atuou na revista O Cruzeiro. Abertura da exposição será às 19h, no Museu da Cultura Cearense

Parceria entre o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Instituto Moreira Salles (IMS) traz a Fortaleza exposição inédita sobre o cearense Luciano Carneiro, fotojornalista com uma das mais expressivas produções do Brasil. Intitulada “Luciano Carneiro: O Olho e o Mundo”, a mostra terá abertura no dia 22 de fevereiro, às 19h, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Serão cerca de 300 fotografias registradas entre o fim da década de 1940 e ao longo da década de 1950, período em que o fotojornalista atuou na revista O Cruzeiro. Sob curadoria de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, a mostra pretende difundir a visão de um talento ainda pouco conhecido na história da fotografia brasileira e permite um denso recorte do início do moderno fotojornalismo no país.

     Luciano Carneiro foi um dos jornalistas mais atuantes de seu tempo. Em uma curta carreira, interrompida por sua morte aos 33 anos em um acidente aéreo, logo se destacou entre os principais nomes de O Cruzeiro. Trabalhou na revista entre 1948 e 1959, inicialmente como repórter e, no ano seguinte, escrevendo e fotografando. Nesse período, a publicação fez uma consistente inflexão em direção a um fotojornalismo mais humanista e engajado. Essa mudança foi concretizada por fotógrafos como José Medeiros, Flávio Damm, Luiz Carlos Barreto, Henri Ballot, Eugênio Silva e o próprio Carneiro, que passaram a integrar a equipe da revista, trazendo para as fotorreportagens maior ênfase na objetividade e no caráter documental e jornalístico.

    Graças à enorme estrutura dos Diários Associados, grupo do qual a revista fazia parte, fundado por Assis Chateaubrinand, Carneiro pôde fazer séries de reportagens em quatro continentes, incluindo a cobertura da Guerra da Coreia, em 1951, sendo um dos únicos repórteres sul-americanos a cobrir o conflito. Com seu espírito aventureiro e com um brevê de paraquedista que possuía, saltou, ao lado do exército americano, sobre as linhas inimigas durante a guerra.

     Carneiro documentou, em 1955, o trabalho humanista do dr. Albert Schweitzer na África – premiado três anos antes com o Nobel da Paz. Acompanhou a entrada de Fidel Castro e seus companheiros vitoriosos em Havana, em janeiro de 1959, e realizou ainda reportagens no Japão, na Rússia e no Egito de Gamal Abdel Nasser, presidente daquele país de 1954 até 1970.

     No Brasil, realizou matérias sobre jangadeiros, posseiros, a seca no Nordeste, a herança do cangaço, as lutas estudantis e ainda diversas matérias reunidas na seção “Do arquivo de um correspondente estrangeiro” na revista O Cruzeiro, da qual era titular e onde expressava livremente suas opiniões. Ali, revelava influências da fotografia humanista do pós-guerra praticada por fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, Robert Doisneau e W. Eugene Smith. Era um contraponto à coluna de duas páginas de David Nasser, expoente de uma escola de jornalismo de viés sensacionalista, a qual Carneiro se opunha frontalmente.

     Ao lado de Rachel de Queiroz, Luiz Carlos Barreto e Indalécio Wanderley, foi parte do elenco de jornalistas, fotógrafos e intelectuais cearenses que ajudaram a construir este grande veículo de comunicação de abrangência nacional e internacional que foi a revista O Cruzeiro. O Instituto Moreira Salles vem ao longo dos últimos anos dedicando-se à pesquisa sobre o fotojornalismo no Brasil, principalmente a partir da produção dos fotógrafos que atuaram na revista.

     Apesar de sua evidente relevância, a produção fotográfica de Luciano Carneiro não foi ainda devidamente referenciada e pesquisada. Esta exposição é o primeiro passo mais abrangente nesta direção, com o objetivo de resgatar este importante legado, situando devidamente e definitivamente a obra de Luciano Carneiro no âmbito da fotografia e das artes visuais no Brasil. O conjunto de imagens apresentado corresponde integralmente à coleção de originais cedida ao IMS por sua família, em que se destacam as reportagens que realizou no exterior como correspondente da revista.

     Além das fotografias originais, serão exibidos materiais de época, como revistas e fac-símiles de matérias. Outros destaques são: um vídeo sobre a importância da revista O Cruzeiro do ponto de vista de fotógrafos, com depoimentos de Luiz Carlos Barreto e Flávio Damm, que trabalharam na revista, e Walter Firmo e Evandro Teixeira, que nela encontraram a mais forte inspiração no início da carreira; e um minidocumentário produzido para a montagem original da exposição sobre Luciano Carneiro, com entrevistas de Ziraldo e Luciano Carneiro Filho, entre outros.


Sobre o fotógrafo

José Luciano Mota Carneiro (Fortaleza, 1926-Rio de Janeiro, 1959), filho de Antônio Magalhães Carneiro e Maria Carmélia Mota Carneiro, nasceu no dia 9 de outubro. Iniciou sua carreira como jornalista nos jornais Correio do Ceará e O Unitário, periódicos integrantes dos Diários Associados. Começou a fotografar nesse mesmo período e, em 1948, passou a integrar a equipe da revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro, como repórter. Suas fotos passariam a ilustrar as reportagens um ano depois.

Luciano Carneiro morreu tragicamente, no dia 22 de dezembro de 1959, em um acidente de avião próximo à cidade do Rio de Janeiro, quando retornava de um trabalho singelo em Brasília: fotografar o primeiro baile de debutantes da nova capital, então às vésperas da inauguração.

Dos destroços do avião, foram resgatadas suas máquinas fotográficas e os filmes com as fotos. A revista o homenageou publicando o que seria sua última matéria, no dia 16 de janeiro de 1960, sem título nem textos, apenas imagens – em uma delas, aparece o próprio fotógrafo refletido em um espelho. Antecedendo as imagens do acidente, na edição de 9 de janeiro, que anunciava o falecimento, foram publicadas duas páginas escritas por David Nasser lamentando a perda do colega. No texto, Nasser ressalta as diferenças entre o jornalismo praticado por ambos e, ao mesmo tempo, reconhece e enaltece sua objetividade e seu humanismo. Na edição de 16 de janeiro, foi Rachel de Queiroz quem publicou sua homenagem.

SERVIÇO:
Abertura da exposição “Luciano Carneiro: O Olho e o Mundo”
Quando: dia 22 de fevereiro de 2018
Hora: 19h
Onde: Museu da Cultura Cearense (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza / CE)
Visitação: de 23 de fevereiro a 13 de maio de 2018, de terça a sexta-feira, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30).
Acesso gratuito


Dica] Ferrovia Eyewear apresenta óculos para curtir o carnaval com proteção e muito estilo

 
O carnaval está chegando! E nada melhor que aproveitar a festa com muito estilo. Seja no litoral, serra ou sertão, uma preocupação que se deve levar em consideração, para passar os dias com tranquilidade, é a proteção com a visão.

Atenta a isso, a Ferrovia Eyewear apresenta nova coleção para quem quer fazer bonito na folia. E claro, sem deixar de cuidar da visão, afinal, os modelos da marca possuem filtro anti-UV em suas lentes, que protegem contra os raios ultravioletas (UV) A e B, além de  lentes polarizadas, com a terceira camada de proteção, indispensáveis nesta temporada.



Além de 23 novos modelos, a Ferrovia também traz como estrela da sua nova campanha o cantor Compadre Washington, com filme publicitário produzido pela produtora D'Malicuia Produções.

Os preços também estão imperdíveis. São óculos a partir de R$79,90 e R$99,90 (para a linha assinada) e  30% de desconto no site da marca (www.oculosferrovia.com.br).


Evento] Renascer solidário beneficiará Casa de acolhimento para moradores de rua

 
Parte dos alimentos arrecadados  no Renascer 2018 serão destinados para a Casa São Francisco


A entrada do Renascer é gratuita, entretanto os participantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será revertida para projetos de promoção humana do Shalom. Uma das beneficiadas nesta edição será a Casa de acolhimento são Francisco, espaço de acolhimento para moradores de rua, situada no centro da cidade, na rua Floriano Peixoto, 1717.

Atualmente a casa abriga vinte homens. “Eles permanecem um período de até 90 dias”, explica Ednara Pereira, coordenadora da Promoção Humana Shalom. Na Casa São Francisco é oferecido o serviço de reinserção social através de cursos, acompanhamento individual e encaminhamento para o mercado de trabalho.

 A Casa São Francisco foi fundada no ano 2000 a pedido do arcebispo de Fortaleza ao fundador do Shalom. “O espaço é mantido pela doação generosa de benfeitores. Toda oferta é bem-vinda e já nos alegramos com a doação de alimentos que receberemos do Renascer 2018”, pontua a coordenadora.

RENASCER 2018 - “PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL”

Data: 11, 12 e 13 de fevereiro de 2018

Horário: das 8h às 18h

Local: Ginásio poliesportivo Paulo Sarasate, rua Idelfonso Albano, 2050,Centro.

Entrada é gratuita. É pedido a doação de um quilo de alimento posteriormente revertido para as obras sociais do Shalom.

Mais informações: 3295.4583

www.comshalom.org/fortaleza 



Direto de São Paulo - Gastronomia] Restaurante do after de São Paulo: Pinocchio Cucina


Operando pouco mais de um mês, o Pinocchio Cucina já virou o HIT da madrugada de São Paulo

A tradicional cozinha italiana é comandada por Marcelo Mussi (ex Magari) e Danilo Varo (ex Brown Sugar), que fica das 7pm até 1am. Os pratos campeões são: Lasagna di Pinocchio, o tradicional Gnocchi alla Fontina e Riso All’Anatra. O menu é dividido por entradas, pasta fresca e de grano duro, e segundo prato.


 Já, as pizzas individuais são o sucesso e marca registrada da madrugada, pois o forno funciona até às 5am. As mais pedidas (e fotografadas) são Alla Carbonara, Trufaiola e Margherita. A italiana Grace Fraschini, 4 vezes campeã no campeonato mundial da pizza, é responsável pelo cardápio.
O premiado Barman William Barão assinou as criações da carta de drinks exclusivos, entre eles o Jasper Bee (jack honey, suco de maçã, gengibre, citros e maçã vermelha), Pig Max (tequila ouro,maracujá e xarope de banana) e Verano (sakê, aperol, sour mix e flor de sal). O Pinocchio também possui uma excelente e enxuta carta de vinhos.

O chef Marcelo Mussi é formado pela tradicional escola francesa Le Cordon Blue, trabalhou no hotel Ritz de Paris e foi o responsável pelo sucesso do badalado restaurante Magari, na Rua Amauri em São Paulo, e agora esta a frente do seu novo empreendimento: O Pinocchio Cucina.







Serviço:

Alameda Tietê, 140, Jardins (esquina com a Rua Augusta) – São Paulo – S.P.

11 3060-8392

IG: @pinocchiocucina | FB: pinocchiocucina/

Funcionamento:

Segunda: Fechado

Terça e Domingo: das 7pm às 2am30

Quarta à Sábado: das 7pm às 5am

Cartões de Crédito: Mastercard, Maestro, Visa, Amex, Dinners, Elo

Cartões de Débito: Visa Electron


Dicas] Mala-cápsula: moda, minimalismo e praticidade

A ideia inovadora busca reduzir tempo e custos e facilitar a combinação de peças

No período de férias e feriados prolongados, é comum sentir dúvida na hora de fazer as malas. Quantas peças de roupa colocar? Quais são necessárias? O que é possível levar para diversificar os looks? Seguindo essa ideia, o conceito de malas-cápsula estão cada vez mais em alta, pela praticidade e comodidade que proporcionam.

A mala-cápsula é uma ideia que advém do armário cápsula, muito propagada pela norte-americana Caroline Rector. O guarda-roupa compacto permite criar inúmeros looks com poucos itens durante uma temporada inteira. Além de economizar tempo na hora de se vestir, a nova prática ajuda a evitar o consumo impulsivo.
As vantagens da mala-cápsula ainda podem ser observadas em detalhes do cotidiano, como reduzir as chances de perder peças nos hotéis e pousadas, economizar na hora de lavar e guardar as roupas levadas na viagem, diminuir espaços e minimizar o tempo de escolha de looks, além de possibilitar a montagem de diferentes looks para variar nas fotos dos passeios, permitindo o uso de cada item mais de uma vez.


A URB Store dispõe de peças que seguem esse conceito: peças coringas, que podem facilmente se encaixar com outras de modelos e cores variadas, além de serem feitas com tecidos leves e que não amassam facilmente, perfeitas para curtir o verão brasileiro.

Confira a check-list da URB Store de peças principais para uma mala de uma semana, no verão:


1 Calça Pantacourt preta
1 Short azul marinho
1 Saia floral


1 Blusinha branca
1 Blusinha preta
1 Blusa bege/off white
1 Blusa estampada

2 vestidos


1 macaquinho (estampado ou liso)

1 colete


Saiba Mais


A ideia é de que a mala cápsula seja usada em bagagens de mão, e ganhou ainda mais utilidade e adesão devido as mudanças na regulamentação do transporte aéreo brasileiro. As malas de mão aumentaram o peso permitido de 5 kg para 10 kg, além das companhias aéreas não ofertarem mais as franquias por bagagens despachadas e poderem cobrar pelo serviço. Antes, somente malas que ultrapassavam 23 kg, para vôos nacionais, e acima de 32 kg, para vôos internacionais, poderiam sofrer cobranças de taxas pelas companhias aéreas.

Confira onde está a URB Store em Fortaleza

Monsenhor Tabosa - Av. Monsenhor Tabosa, 452
Shopping Del Paseo - Av. Santos Dumont, 3131 – Loja 248
Shopping Iguatemi - Av. Washington Soares, 85 – loja 203
Shopping RioMar Fortaleza -  Rua Des. Lauro Nogueira, 1500 – Loja 1037
Sobre a URB Store


A URB Store é uma marca de moda feminina feita para mulheres práticas, descoladas e que adoram estar antenadas às últimas tendências. Desenvolvida pela estilista Joyce Costa, com apoio de pesquisa das estilistas Larissa Muller e Cândida Lopes, a URB possui o diferencial de oferecer produtos de qualidade com preço acessível e grande rotatividade de modelos, acompanhando as rápidas mudanças do mundo da moda e que se tornam praticamente exclusivas.

Saúde] A escolha da alimentação ideal é o primeiro passo para pular o carnaval com energia e sem descuidar da saúde

Confira dicas de alimentos saudáveis para consumir durante o Carnaval e encarar os dias de folia sem perder o pique

Com a proximidade do carnaval, muitas pessoas já se organizam para viajar ou para programar os quatro dias de folia. Mas esse também é um período em que as pessoas acabam deixando de lado alguns cuidados, entre eles, com a alimentação antes, durante e depois dos festejos, o que se torna bastante preocupante para a saúde do corpo. Por isso, para aproveitar a festa e evitar desconfortos, os cuidados com a alimentação se tornam fundamentais para qualquer pessoa. Passar nos Mercadinhos São Luiz e garantir aquele kit prático e nutritivo, faz toda a diferença na hora de se preparar para a folia.

“Hidratar-se nos dias que antecedem, durante e depois das comemorações de Carnaval é uma atitude inteligente”, alerta a nutricionista Thicyanne Cordeiro. O Mercadinhos São Luiz oferece várias marcas de sucos de frutas, água de côco e chás para repor líquidos e eletrólitos perdidos no suor. Além de uma diversidade de frutas, legumes e verduras fresquinhos que também fazem parte dessa recomposição alimentar. Assim como a ingestão de água, o consumo de sucos de frutas também contribui para a hidratação, bem como proporciona outros benefícios à saúde, sendo essenciais antes e depois das festas.

Para encher os foliões de energia, a nutricionista Thicyanne Cordeiro orienta uma alimentação que seja fonte de carboidratos complexos, ou seja, que são digeridos lentamente pelo organismo aumentando gradativamente a glicemia no sangue, priorizando frutas, oleaginosas, sementes e grãos, vegetais escuros e tubérculos. “É muito fácil encontrar em produtos como arroz e pães integrais, quinoa, aveia, abacate, banana, açaí, mamão, melancia, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia, semente de girassol, brócolis, rúcula couve, batata doce, mandioca, inhame e ovos”, reforça. Esses produtos são bem selecionados e distribuídos nas seções específicas dos Mercadinhos São Luiz, para melhor atender todos os seus clientes.


Eliminar os excessos acumulados durante o carnaval é preciso, por isso a importância da desintoxicação do corpo. Além de hidratar, a água literalmente lava o corpo de dentro para fora. Alimentos como alface, espinafre, rúcula, acelga, couve, por exemplo, também são ótimas fontes de fibras e ajudam a limpar o organismo. Os chás são ricos em antioxidantes e isso ajuda bastante na recuperação do corpo.

Dica] Dragão do Mar terá programação de shows gratuitos e cinema durante o feriadão de Carnaval, além de atrações carnavalescas, a partir desta quinta-feira

As atrações de Carnaval se concentram de quinta a domingo, com os blocos Chão da Praça e Iracema Bode Beat e ainda a festa “Catiguria: o Baile de Carnaval”. Tem programação também para que não quer folia, com shows de blues, tributos a João Gilberto e Pixinguinha, Festival de Violoncelos e sessões especiais de cinema

           O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não para durante o feriadão de Carnaval: tem programação gratuita para todos os gostos. Nesta quinta-feira (8), às 19h, o Bloco Chão da Praça encerra a edição 2018 do bloco com mais um Baile à Fantasia, na Praça Verde, trazendo participação especial do Bloco Luxo da Aldeia.

          No sábado (10), os Djs Catiguria, a banda Dubaile, Las Tropicanas, Uaná System (PA) e Lucas Estrela (PA) fazem a festa Catiguria: o Baile de Carnaval, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Domingo (11) é dia de Iracema Bode Beat, a partir das 16h20, num dos cortejos carnavalescos mais concorridos da cidade.

          Para quem quer mais tranquilidade, o Dragão do Mar apresenta Dragão Blues e shows de tributo a João Gilberto e Pixinguinha e ainda parte do Festival de Violoncelos, no Teatro Dragão do Mar, com acesso gratuito. O Cinema do Dragão apresenta ainda a mostra especial Semana do Oscar, durante o feriadão, quando serão exibidos dez longas-metragens concorrentes em diversas categorias da tradicional premiação americana, distribuídos de 8 a 14 de fevereiro. Os ingressos custam R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia), com valores promocionais às terças-feiras, R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Confira a programação completa abaixo.


DIA 8 | Quinta


► Baile à Fantasia do Dragão

Depois de um Pré-Carnaval agitado, com milhares de pessoas todas as quintas-feiras, na Praça Verde, o Bloco Chão da Praça encerra a edição 2018, com mais um Baile à Fantasia do Dragão. Comandado pela banda Os Transacionais, o bloco une o Brasil das décadas passadas através de frevos, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas.

É uma verdadeira peregrinação musical carnavalesca que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias do Ceará. Homenageado este ano, as composições do cearense Fausto Nilo ganham ainda mais destaque no repertório da noite, com a participação do Bloco Luxo da Aldeia. Quem abre a noite é o som dos vinis do DJ Alan Morais.

+ Das 19h às 23h, na Praça Verde. Classificação etária: 18 anos. Acesso gratuito. Não é permitido o acesso com bebidas no espaço.



DIA 9 | Sexta


► Dragão Blues

Programa mensal do Dragão do Mar realizado em parceria com a Casa do Blues, o Dragão Blues apresenta, a cada edição, um show temático relacionado ao gênero blues. Nesta edição de Carnaval, o público poderá conferir tributo especial ao cantor e guitarrista norte-americano Robert Johnson. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de doze compassos para o blues.

+ Às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Classificação etária: Livre. Acesso gratuito.


DIA 10 | Sábado


► Catiguria: o Baile de Carnaval

A festa Catiguria comemora um ano desde a primeira edição, com um baile de carnaval, no Centro Dragão do Mar. Os djs Catiguria e a banda Dubaile, residentes da festa, recebe o Uaná System, um duo audiovisual criado em Belém do Pará, formado pelo DJ Waldo Squash e o VJ Luan Rodrigues. A apresentação terá ainda a participação do paraense Lucas Estrela e do trio Las Tropicanas, formado por Pepita York, Di Ferreira e Lorena Nunes.

+ Às 16h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Classificação etária: Livre. Acesso gratuito.


► Planeta Hip Hop

Crews de breaking e outras danças do hip hop promove encontros com dançarinos do gênero, com Dj tocando ao vivo.

+ Às 19h, na Arena Dragão do Mar. Classificação etária: Livre. Acesso gratuito


► Festival Internacional Violoncelos em Folia

No Carnaval, de 9 a 13 de fevereiro, Fortaleza sediará a terceira edição do Festival Internacional Violoncelos em Folia, um grande encontro de estudantes, profissionais e apreciadores desse instrumento. As apresentações são gratuitas e serão realizadas em vários espaços da cidade. No Dragão, a programação acontece no dia 10, no Teatro. O evento em Fortaleza é a versão brasileira do festival Violoncelles en Folie, iniciado em Briançon, França, no verão de 2006, sob direção do violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, que também dirige a edição nacional.

Na cidade francesa, o evento, que faz parte do calendário europeu de festivais, é marcado por seu formato descontraído e aberto a participantes de todos os níveis e idades que, além da série de concertos, vivenciam a prática e teoria do instrumento durante as férias. Este ano o festival na França chega à décima terceira edição.

A versão brasileira segue a mesma linha de congregar praticantes e apreciadores do violoncelo além de oferecer ao público concertos nacionais e internacionais de qualidade. Para a cidade de Fortaleza, este encontro de violoncelos representa uma importante alternativa de ocupação dos equipamentos culturais. É também uma boa opção cultural para turistas e moradores que buscam uma programação não momina durante o período de Carnaval em Fortaleza.

O festival é uma realização da Trilha Sonora Arte e Cultura, Delantero Comunicação e Lumah Produções Culturais.

+ Às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. Classificação etária: Livre. Acesso gratuito com retirada de ingressos, a partir das 17h30, na bilheteria.



DIA 11 | Domingo


► Bloco Iracema Bode Beat

Em 2018, depois de ter casado com o Bode e parido o Carnaval, Iracema entra em crise. Crise já vivida pelo Poeta Descomunal, Mário Gomes, cuja vida em toda a sua plenitude não cabia no cotidiano burguês da provinciana Fortaleza ― e inevitavelmente o encontro dos dois provocou no Bode o nascimento dos chifres.

A partir desse mote, Iracema Bode Beat, o Bloco, conta em 2018 a saga desse encontro ― que gerou no Bode muita reflexão (além dos chifres), na Iracema muito tesão (sem mea-culpa) e no poeta o anúncio do fim da depressão que acometeu a humanidade desde que o mundo é mundo, mas que como o beijo encantado de um príncipe que engoliu milhões de estrelas e acordou mil anos depois acordou também na cidade a alegria dos encontros impossíveis e derreteu a maldade dos que erram pela ignorância de que há leis maiores do que a da gravidade.

Ao som de muitos metais, tambores e atrações circenses, o bloco entoa o melhor do Carnaval de rua junto dos cantores Daniel Groove e Nayra Costa.

Programação

16h20 - Cortejo a partir do Largo dos Tremembés em direção à Praça Verde
18h - Banda Iracema Bode Beat, com Daniel Groove e Nayra Costa, na Praça Verde
20h - DJ Guga de Castro, na Praça Verde



+ A partir das 16h20. Acesso gratuito. Classificação etária: 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas, na Praça Verde.

► Show “Salve João Gilberto”, com Marcus Caffé

Marcus Caffé, intérprete e cantor brasileiro, levanta a bandeira da música brasileira ao homenagear João Gilberto, o representante de uma das mais importantes estéticas brasileiras, a bossa nova em seu violão gago. O trabalho estreou em dezembro de 2017, com o violonista Carlinhos Patriolino, Márcio Resende nos metais, still de Nélida Mourão, imagens de Léo Andrade e produção da Koisa&Tao. Musicalidade, performance e expressividade são algumas das características mais flagrantes nos artistas que sobem ao palco. João Gilberto, o baiano da bossa nova, por Marcus Caffé, o cearense do samba e baião.

+ Às 18h, no Teatro Dragão do Mar. Classificação etária: Livre. Acesso gratuito com retirada de ingressos a partir das 16h, na bilheteria.


DIA 13 | Terça


► Carnaval de Pixinguinha, com a Orquestra Popular do Nordeste e a Choro Grande Banda

A Choro Grande Banda e a Orquestra Popular do Nordeste, coordenadas respectivamente por Pablo Garcia e Pedro Madeira, se juntam para reverenciar o grande Pixinguinha, um dos nossos maiores músicos populares, que fez do Choro um lugar de encontro e celebração da viva música popular brasileira. O show “Carnaval de Pixinguinha” traz 22 arranjos concebidos nos anos 1950 e reunidos parcialmente nos discos “Carnaval da Velha Guarda” e “Assim é que é…”. Entre sambas, polcas e maxixes, os arranjos foram revisados e adaptados com minúcia, e revelam mais uma vez que, além de compositor genial e grande instrumentista, Pixinguinha também foi um arranjador brilhante.

+ Às 17h, na Arena Dragão do Mar. Classificação etária: Livre. Acesso gratuito.



SEMANA DO OSCAR NO CINEMA DO DRAGÃO – De 8 a 14 de fevereiro

VISAGES, VILLAGES (de Agnes Varda)


Indicado ao Oscar de Melhor Documentário
Direção: Agnes Varda e JR // 89 minutos // 10 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.

// Sala 2
09/02: 18h10

ME CHAME PELO SEU NOME (de Luca Guadagnino)


Indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção original
Sinopse: O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando chega Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.

// Sala 1
08/02: 15h e 19h40
09/02: 15h e 17h20
10/12: 15h e 19h40
11/12: 15h e 17h20
13/12: 15h e 19h40
14/12: 15h e 17h20


COM AMOR, VAN GOGH (de Dorota Kobiela, Hugh Welchman e Ivan Mactaggart)


Indicado ao Oscar de Melhor Animação
Direção: Dorota Kobiela e Hugh Welchman // 101 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: 1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin (Douglas Booth) encontra uma carta por ele enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, carteiro que era amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou. 

// Sala 2
09/02: 14h
10/12: 14h
11/12: 14h
13/12: 17h10
14/12: 14h e 18h


O INSULTO (de Ziad Doueiri)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Líbano
Direção: Ziad Doueiri // 112 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Beirute. Toni é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Assim começa um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensão nacional.

08/02: 15h30 (sala 2) e 17h30 (sala 1)
09/02: 15h45 (sala 2) e 19h40 (sala 1)
10/12: 15h45 (sala 2) e 17h30 (sala 1)
11/12: 15h45 (sala 2) e 19h40 (sala 1)
13/12: 15h00 (sala 2) e 17h30 (sala 1)
14/12: 15h45 (sala 2) e 19h40 (sala 1)

SEM AMOR (de Andrey Zvyagintsev)


Indicado ao oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Rússia
Direção: Andrey Zvyagintsev // 128 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Boris e Zhenya estão se divorciando. Ele está com sua nova namorada, que está grávida, e Zhenya com seu parceiro rico. Com tantas preocupações, é difícil eles darem atenção ao filho Alyosha, até que ele desaparece misteriosamente. 

// Sala 2
09/02: 19h40


UMA MULHER FANTÁSTICA (de Sebástian Lelio)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Chile
Direção: Sebástian Lelio // 104 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1Sinopse: Marina é uma mulher trans. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher.

// Sala 2
08/02: 20h
11/02: 18h



CORPO E ALMA (de Ildikó Enyedi)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Hungria
Direção: Ildikó Enyedi // 120 minutos // 16 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Duas pessoas introvertidas descobrem que dividem o mesmo sonho todas as noites. Intrigados, incrédulos e assustados, eles tentam recriar o que acontece durante a noite enquanto estão acordados.

// Sala 2
14/02: 19h50





THE SQUARE – A ARTE DA DISCÓRDIA (de Ruben Östlund)


Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro - Suécia
Direção: Ruben Östlund // 142 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, o filme conta a história de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao museu que dirige em Estocolmo. Porém, após ter o celular roubado, ele perde o controle de seu trabalho, de sua vida, e acaba provocando situações drásticas capazes de colocar em jogo os seus próprios princípios.

// Sala 2
11/02: 20h


EU, TONYA (de Craig Gillespie)

Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Edição
Direção: Craig Gillespie // 120 minutos // 12 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Tonya Harding dominava o gelo com perícia sem rivais. Ela conseguiu superar sua infância pobre e ser campeã do Campeonato de Patinação no gelo do Reino Unido e segunda colocada no campeonato mundial. Porém, ela dominou as manchetes por algo totalmente diferente depois que seu marido tentou incapacitar uma de suas concorrentes quebrando a perna dela durante as Olimpíadas de 1994. “Eu, Tonya”, é uma visão, às vezes, absurda, trágica e hilária de uma mulher no centro do maior escândalo na história do esporte nos Estados Unidos.

// Sala 2
10/02: 20h


BLADE RUNNER 2049 (de Denis Villeneuve)

Indicado ao Oscar de Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais.
Direção: Denis Villeneuve// 164 minutos // 14 anos // DCP 2K // Som 5.1
Sinopse: Situado 30 anos após o icônico primeiro filme, o novo blade runner K (Ryan Gosling) desenterra um segredo escondido durante muito tempo, que pode levar o que resta da sociedade ao caos. Com essa descoberta, K se vê em uma missão para encontrar Rick Deckard (Harrison Ford), um blade runner aposentado da Polícia de Los Angeles que está desaparecido há décadas.

// Sala 2
08/02: 17h

13/02: 19h