Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Dragão do Mar] Programação cultural de 5 a 11 de fevereiro de 2018

FUNCIONAMENTO DO CENTRO DRAGÃO DO MAR

Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h.

Cinema do Dragão: de terça a domingo, das 14h às 22h. Às terças-feiras, o valor do ingresso é promocional: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Museus: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

Multigaleria: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

OBS1.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.


► [FOLIA NO DRAGÃO] BAILE À FANTASIA DO BLOCO CHÃO DA PRAÇA – COM OS TRANSACIONAIS E BLOCO LUXO DA ALDEIA

Conhecido dos foliões, mas sempre com uma surpresa na manga, o repertório do Bloco Chão da Praça une o Brasil das décadas passadas através de frevos, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas. Junto d’Os Transacionais, o público fará uma verdadeira peregrinação musical carnavalesca que vai de Olinda a Salvador, passando pelos bailes cariocas e pelas praias do Ceará. Neste ano, o bloco homenageia o cantor e compositor cearense Fausto Nilo. Confira a programação de convidados do bloco.


Dia 8/fev

Baile à Fantasia – Os Transacionais convidam o Bloco Luxo da Aldeia

// Dia 8 de fevereiro de 2018, às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito. Classificação etária: 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas.



► [FOLIA NO DRAGÃO] BLOCO IRACEMA BODE BEAT

Em 2018, depois de ter casado com o Bode e parido o Carnaval, Iracema entra em crise. Crise já vivida pelo Poeta Descomunal, Mário Gomes, cuja vida em toda a sua plenitude não cabia no cotidiano burguês da proviciana Fortaleza ― e inevitavelmente o encontro dos dois provocou no Bode o nascimento dos chifres.

A partir desse mote, Iracema Bode Beat, o Bloco, conta em 2018 a saga desse encontro ― que gerou no Bode muita reflexão (além dos chifres), na Iracema muito tesão (sem mea-culpa) e no poeta o anúncio do fim da depressão que acometeu a humanidade desde que o mundo é mundo, mas que como o beijo encantado de um príncipe que engoliu milhões de estrelas e acordou mil anos depois acordou também na cidade a alegria dos encontros impossíveis e derreteu a maldade dos que erram pela ignorância de que há leis maiores do que a da gravidade.

Ao som de muitos metais, tambores e atrações circenses, o bloco entoa o melhor do Carnaval de rua junto dos cantores Daniel Groove e Nayra Costa.


Programação:

Dia 11

16h20 - Cortejo a partir do Largo dos Tremembés em direção à Praça Verde
18h - Banda Iracema Bode Beat, com Daniel Groove e Nayra Costa, na Praça Verde
20h - DJ Guga de Castro, na Praça Verde

// Acesso gratuito. Classificação etária: 18 anos. Não será permitida a entrada com bebidas, na Praça Verde.


► [MÚSICA] DRAGÃO BLUES – TRIBUTO A ROBERT JOHNSON

Programa mensal do Dragão do Mar em parceria com a Casa do Blues, o Dragão Blues apresenta shows temáticos relacionados ao gênero blues. Nesta edição, confira o especial tributo a Robert Johnson.

// Dia 9 de fevereiro de 2018, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► [MÚSICA] FESTIVAL VIOLONCELOS EM FOLIA

No Carnaval, de 9 a 13 de fevereiro, Fortaleza sediará a terceira edição do FESTIVAL INTERNACIONAL VIOLONCELOS EM FOLIA, um grande encontro de estudantes, profissionais e apreciadores desse instrumento. As apresentações são gratuitas e serão realizadas em vários espaços da cidade. No Dragão, a programação acontece no dia 10, no Teatro. O evento em Fortaleza é a versão brasileira do festival Violoncelles en Folie, iniciado em Briançon, França, no verão de 2006, sob direção do violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, que também dirige a edição nacional.

Na cidade francesa, o evento, que faz parte do calendário europeu de festivais, é marcado por seu formato descontraído e aberto a participantes de todos os níveis e idades que, além da série de concertos, vivenciam a prática e teoria do instrumento durante as férias. Este ano o festival na França chega à décima terceira edição.

A versão brasileira segue a mesma linha de congregar praticantes e apreciadores do violoncelo além de oferecer ao público concertos nacionais e internacionais de qualidade. Para a cidade de Fortaleza, este encontro de violoncelos representa uma importante alternativa de ocupação dos equipamentos culturais. É também uma boa opção cultural para turistas e moradores que buscam uma programação não momina durante o período de Carnaval em Fortaleza.

O Festival é uma realização da TRILHA SONORA ARTE E CULTURA, DELANTERO COMUNICAÇÃO e LUMAH PRODUÇÕES CULTURAIS.

// Dia 10 de fevereiro de 2018, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito com retirada de ingressos.


► [FOLIA NO DRAGÃO] CATIGURIA: O BAILE DE CARNAVAL

A festa Catiguria comemora 1 ano com seu baile de carnaval, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os djs Catiguria e a banda Dubaile (residentes da festa), recebem o Uaná System, um duo audiovisual criado em Belém do Pará, formado pelo DJ Waldo Squash e o VJ Luan Rodrigues. A festa acontece dia 10 de fevereiro (sábado de carnaval), às 16h no palco Rogaciano Leite e a entrada é gratuita.

// Dia 10 de fevereiro de 2018, às 16h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso Gratuito. Classificação etária: Livre.


► [MÚSICA] SHOW SALVE, JOÃO GILBERTO – COM MARCUS CAFFÉ

Marcus Caffé, intérprete e cantor brasileiro, levanta a bandeira da música brasileira de conteúdo ao homenagear na figura de João Gilberto, o representante de uma das mais importantes estéticas brasileiras, a bossa nova em seu violão gago.

O trabalho estreou em dezembro de 2017 no Café Couture, na Praia de Iracema. Teve no elenco o violonista Carlinhos Patriolino e Márcio Resende nos metais; still de Nélida Mourão, imagens de Léo Andrade e produção da Koisa&Tao.

Pela repercussão do show em sua noite de estreia, o convite foi refeito. Musicalidade, performance, expressividade são algumas das características mais flagrantes nos artistas que sobem ao palco. João Gilberto, o baiano da bossa nova por Marcus Caffé, o cearense do samba e baião.

// Dia 11 de fevereiro de 2018, às 18h, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito com retirada de ingressos. Classificação etária: Livre.


//// TODA SEMANA NO DRAGÃO DO MAR

Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Sempre de sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.



Planeta Hip Hop

Crews de breaking e outras danças do hip hop promovem encontros com DJ tocando ao vivo.

Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


//// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura informa que o Planetário Rubens de Azevedo modernização tecnológica. Está, portanto, temporariamente fechado para atendimento ao público amplo, funcionando apenas para escolas agendadas. Informações: 3488.8639 ou www.dragaodomar.org.br/planetario


EXPOSIÇÕES EM CARTAZ

► Exposição Vaqueiros

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

// Mostra de longa duração, no Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.


► [ARTES VISUAIS] ABERTURA DA EXPOSIÇÃO "OS SERES SÃO VIVOS"
De Celso Oliveira

Como pode ainda funcionar a vida na terra? É a partir desse questionamento que Celso Oliveira inicia a pesquisa com a fotografia e os seres vivos. Em 2010 o fotógrafo começou a desenvolver o trabalho de investigação do seu olhar sobre a natureza ao nosso redor. “Os seres vivos se atacam e se transformam permanentemente, eu não sei como ainda estão vivos.” Intriga-se Celso.

O resultado dessa imersão em nosso meio ambiente pode ser visto na Exposição "Os seres são vivos", no espaço Multigaleria do Dragão do Mar, com entrada gratuita. A exposição faz parte do ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar com apoio da Prefeitura de Fortaleza.

Celso Oliveira apresenta 12 fotografias do Rio cocó, do litoral do Ceará, Maciço do Baturité, e o Parque Nacional dos Lençóis no Maranhão. A primeira parte da exposição passou pelo Estoril e agora será apresentada a segunda etapa que fica aberta para visitação até 28 de janeiro.

Nascido no Rio de Janeiro, o fotógrafo começou a carreira em 1975 enquanto trabalhava como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes. Em 1980, muda-se para Fortaleza, onde integra a equipe coordenada por Chico Albuquerque (1917-2000) no jornal O Povo e participa do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. De lá pra cá tem contribuído fortemente para a fotografia do Ceará, elaborando ensaios documentais e livros de fotografia.


// Em cartaz até 24 de fevereiro de 2018. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Acesso gratuito. Classificação etária: Livre.

Nenhum comentário: