Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

[Festival de Cinema - CE] Começa hoje o 6º For Rainbow


[Curta Canoa – CE] Mostra Competitiva do Curta Canoa 2012 terá 30 produções entre filmes e vídeos de 10 estados







A 8ª edição do festival acontece de 11 a 15 de dezembro na praia de Canoa Quebrada em Aracati (CE)

Documentários, ficção e animação estão na Mostra Competitiva de filme e vídeos do Curta Canoa – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada, que chega à 8ª edição no período de 11 a 15 de dezembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati (CE). Entre filmes e vídeos, foram selecionadas 30 produções de 10 estados: SP (10), CE (06), RJ (04), PB (02), PE (02), RS (02), AM (01), DF (01), GO (01) e MG (01).

Os SELECIONADOS

FILMES:

L (Thaís Fuginaga, SP. 20'40")

Memórias Externas de uma Mulher Serrilhada (Eduardo Kishimoto, SP. 15')

Linear (Amir Admoni, SP. 6')

Piove, il film de Pio (Thiago Mendonça, SP. 14'56")

De outros carnavais (Paulo Miranda, SP. 14')

JUS (Marcelo Dídimo, CE. 18'18")

Uma, Duas Semanas (Fernanda Teixeira, RJ. 17')

5 horas rumo norte (Paula Sabagga, SP. 15'05")

A Obscena Senhora D (Catarina Accioly, DF. 15')

VÍDEOS:

Hempocrisy (Maria Aline Moraes, PE. 20')

Hooji (Marcello Quintella e Boynard, RJ. 17'50")

A noite dos palhaços mudos (Juliano Luccas, SP. 15')

Printemps (Gabriel Kalim Mucci, SP. 3'53")

Inca (Bruno Carvalho, RJ. 15')

Damas da Liberdade (Joe Pimentel e Célia Gurgel, CE. 20')

Todos os balões vão para o céu (Frederico Cabral, RS. 14'44")

Anachronique (Mario Masseti, SP. 15')

Amor Proibido (Maciel Brum, RS. 20')

A flor e a tempestade (Gabriel S. S. Nocera, SP. 6')

Curta-metragem (Ítalo Nóbrega, CE. 5')

Destimação (Ricado de Podestá, GO. 13')

Exilados (Ana Paula Teixeira, PE. 12'20")

Quindins (Giuliana Danza e David Mussel, MG. 9'17")

A Segunda Balada (Rafael Ramos, AM. 16')

Anabella (Michelline Helena e Janieire Rocha, CE. 19')

Antoninha (Laercio Filho, PB. 20')

O velho e o novo (Daniel Caetano, RJ. 19')

O Pau da Bandeira (Felipe Wenceslau, PB. 10')

Memórias Vivas (Diego Akel e Alunos, CE. 20')

Saudade (Elton Rodrigues e Alunos, CE. 4')



Além da Mostra Competitiva, o festival terá em sua programação a Mostra Curta Católica, com trabalhos produzidos por estudantes da Faculdade Católica do Ceará – Marista. Todas as exibições acontecerão à noite, ao ar livre, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada, com acesso livre. 

Na parte formativa, durante o dia em Canoa Quebrada serão realizadas oficinas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará: Oficina de Empreendedorismo (prof. Rodrigo Rodrigues), Oficina de Confecção de Capas de CDs (prof. Norton Falcão) e Oficina de Câmera (prof. Fernando Maia), esta voltada para crianças e adolescentes.  

HOMENAGEM

Nesta edição, a homenagem do Curta Canoa vai para Ana Paula Santana, advogada, internacionalista, especialista em Relações Internacionais e Gestão do Entretenimento e Chefe de Cozinha. Trabalha na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura com dedicação exclusiva desde 2002, onde ocupou os seguintes cargos: Coordenadora de Intercâmbio Internacional, Gerente de Fomento a Projetos Audiovisuais, Chefe de Gabinete, Diretora de Programas e Projetos Audiovisuais e atualmente ocupa o cargo de Secretária do Audiovisual.

MODA CANOA

Uma parceria do Curta Canoa com a Faculdade Católica do Ceará – Marista, resultou em 2011 no evento Moda Canoa. A experiência deu certo e tem nova edição em 2012. Por meio de um concurso, estudantes do curso de graduação em Design de Moda apresentam suas criações de moda praia, produzidas especialmente para a apreciação do público do Festival e análise de uma comissão julgadora, com premiação para o vencedor. O desfile no Curta Canoa será no dia 14 de dezembro, penúltimo dia do Festival.

O Curta Canoa 2012 é uma realização da ISACC e J.A.Lima Produções. Patrocínio: Petrobras. Co-Patrocínio: Faculdade Católica do Ceará – Marista. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, e CTAV - Centro Técnico de Audiovisual. Apoio Cultural: Coelce (Endesa Brasil), Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, SEBRAE, CIARIO Brasil - Centro de Infraestrutura de Audiovisual. Parceria: Advocacia Egidio Barreto, Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes, Posto Dragão do Mar, ASDECQ e Posto Peixoto.

SERVIÇO

Curta Canoa 2012 – De 11 a 15 de dezembro em Canoa Quebrada, Ceará. Info: 85-3251.1105 / 85-9635.3880 / 88-9951.7070 / adrianolima@jalimaproducoes.com.br e curtacanoa@jalimaproducoes.com.br. Site: www.jalimaproducoes.com.br.


[Música – CE] Projeto MÚSICA É PARA A VIDA está com inscrições abertas





Alunos e arte-educadores da Rede Estadual de Ensino do Ceará já podem se inscrever para o projeto Música é para a Vida, que tem como objetivo aliar arte e educação, prezando pela formação musical. A realização é uma parceria entre a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de dezembro pelo site: www.jazzeblues.com.br. Serão 630 selecionados para a etapa inicial do projeto, que são as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical. Podem se inscrever alunos e arte-educadores da rede estadual de ensino que estiverem regularmente matriculados. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 20 de dezembro no site da SEDUC. Informações: 85.3262-7230.

Com uma programação que inclui a participação nas residências artísticas do Festival Jazz & Blues, em fevereiro de 2013, o projeto proporcionará uma formação diferenciada, que permite convivência e sociabilidade aos jovens músicos e educadores. Assim, o Projeto Música é Para a Vida constrói uma programação ainda mais completa, voltada ao aperfeiçoamento técnico-musical e à formação pessoal através da arte.

ETAPAS DOPROJETO

1) Oficina de Sensibilização para a Cultura Musical

Inicialmente os selecionados participarão das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que acontecerão no mês de janeiro de 2013 nas seguintes datas e cidades:

Dias 05 e 06 de janeiro: Sobral, Tianguá, Acaraú, Camocim, Itapipoca, Canindé, Crateús, Tauá, Maracanaú e Horizonte.

Dias 12 e 13 de janeiro: Baturité, Russas, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Quixadá, Iguatu, Icó, Senador Pompeu e Fortaleza.

Essas oficinas serão voltadas para a apreciação e a inclusão da música no ambiente escolar, compartilhando com os alunos e educadores os princípios básicos do ensino musical, com o objetivo de levar conhecimentos musicais básicos a um maior número de alunos uma vez que as vagas para as residências artísticas e oficinas posteriores são limitadas.

Em cada CREDE no interior do Estado e na SEFOR serão realizadas oficinas de 16 horas/aula com 20 alunos e 10 arte-educadores, totalizando 21 oficinas com a participação de 420 alunos e 210 arte-educadores em todo o Estado do Ceará.

2) Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues

Das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical serão selecionados 100 alunos e 20 arte-educadores para participar da etapa seguinte, que são as Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2013 em Pacoti e Guaramiranga, cidades do Maciço de Baturité, no período de 02 a 12 de fevereiro.

Serão 11 dias de atividades com foco na formação e aperfeiçoamento musical. Durante todo esse período os participantes ficarão hospedados em Pacoti, no Campus de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Em Pacoti, de 02 a 08 de fevereiro (semana que antecede o Carnaval), das 10h às 12h, acontecerão aulas práticas de guitarra, violão, baixo, bateria e percussão, teclado e instrumentos de sopro. O turno da tarde, das 14h às 18h, será dedicado à prática de conjunto e às aulas teóricas de leitura musical, análise e harmonia, improvisação e história do jazz, comunicação e produção cultural. À noite, das 20h às 22h, no Teatro Municipal Luis Pimenta, haverá apresentações dos participantes.

Nos dias do Festival Jazz & Blues, de 09 a 12 de fevereiro (período do Carnaval), os residentes terão Atividades de Integração em Pacoti das 10h às 12h e, no fim de tarde, às 17h, sobem ao palco principal do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga para o show Toca Jazz, onde vão poder mostrar um pouco do que aprenderam durante o projeto Música é para a Vida. Em Guaramiranga, os participantes terão acesso a toda a programação de oficinas, cineclubes e shows. O projeto oferecerá transporte, alimentação e hospedagem aos residentes.

Para o Festival Jazz & Blues, o projeto Música é para a Vida representa o amadurecimento e o crescimento do seu programa de formação e capacitação, que anualmente, antes e durante o Carnaval jazzístico na serra, atende jovens músicos em oficinas e residências artísticas, com o intuito de estimular e colaborar para o desenvolvimento musical de novas gerações e, assim, agregar valor não só à comunidade serrana, como aos municípios de origem dos alunos.

[Lançamento – CE] Livro infantil amplia o universo das canções de ninar e apresenta outras faces do Boi da Cara Preta



Na hora de fazer dormir, de acalentar a filha ao som de uma canção de ninar, a ideia surgiu e foi para o papel, ganhou ilustrações e virou livro. Agora, outras crianças e pais poderão imaginar diversos tipos de bois, como imaginou a publicitária Clarisse Ilgenfritz, que resolveu ir além do Boi da Cara Preta para dar mais asas aos sonhos da pequena Isadora. A esse novo olhar vieram somar-se as ilustrações de Meg Banhos para, por fim, nascer a obra "O Boi da Cara de Todas as Cores”.

O livro será lançado no dia 8 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Cultura, com direito a cantorias, brincadeiras, pinturas. Para os que querem logo adentrar no universo das várias faces do boi, a publicação já está disponível nas lojas físicas e virtuais da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e no Armazém da Cultura (http://armazemcultura.com.br), pelo valor de R$ 24,00 (vinte e quatro reais).



"O Boi da Cara de Todas as Cores" brinca com o folclore e a diversidade na maior alegria, tendo como base a cantiga-parlenda do Boi da Cara Preta. “Um livrinho lindo, feito para ser mais do que lido: é para ser curtido em grupo, cantado para dormir e brincado de roda”, explica a autora, natural de Porto Alegre (RS) e cearense de coração desde 1991. São cores e versos divertidos, ao redor da tradicional cantiga - cantada tantas vezes por mães, avós e pelos que cuidam com amor -, agora repaginada de magia e com ideias infinitas para a imaginação infantil.

Para Clarisse, boa parte do encanto de “O Boi da Cara de Todas as Cores” vem das ilustrações de Meg, que traduziu em belíssimas imagens as várias faces e aventuras do boi. “Esse é um trabalho muito gostoso de fazer, pois deixo a imaginação me comandar, além de que ele agrada tanto as crianças pequenas, quanto as maiores. Procurei, em cada página, dar vida ao livro, por meio da arte do desenho”, conta Meg Banhos.



Sobre as autoras

Clarisse Ilgenfritz nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e mudou-se para Fortaleza em setembro de 1991. Na faculdade estudou engenharia química e só descobriu que sua verdadeira vocação era criar histórias quando começou a fazer teatro amador e a trabalhar como redatora em agência de propaganda.  Escreveu algumas peças de teatro, criou várias peças publicitárias, contos, novelas, crônicas e poemas, até chegar ao universo da literatura infantil.

Meg Banhos é natural de Belém do Pará e já nasceu gostando de fazer arte. Mas, antes de mergulhar no mundo dos desenhistas, estudou Direito e Publicidade quando escolheu Fortaleza para morar. Para Meg, os livros têm um cantinho todo especial. “São neles que posso contar aos olhos o que as palavras contam nas histórias”, descreve Meg.





Serviço

 • Lançamento do livro O boi da cara de todas as cores

Data:      8 de dezembro (sábado)

Horário: 19 horas

Local: Livraria Cultura - Av. Dom Luis, 1010, Ljs. 8,9 e 10.

Fone: (85) 4008.0800

Editora: Armazém da Cultura

Preço de capa: R$ 24,00

ISBN: 978-85-63171-43-6

Fone: (85) 3224.9780


[Curso - SP] Curso de Formação em Consultoria de Imagem com 1 ano de duração


[Comemoração – CE] CCBNB comemora 120 anos de nascimento de Graciliano Ramos e da criação da Padaria Espiritual






Fortaleza, 06 de dezembro de 2012 – Com palestras e interpretação de textos e poemas, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) comemora os 120 anos de nascimento do escritor Graciliano Ramos e os 120 anos de criação do grêmio cultural Padaria Espiritual.
Intitulada “Os 120 anos do Velho Graça”, a palestra gratuita ministrada pela professora-doutora Fernanda Coutinho acontecerá na próxima quarta-feira, 12, às 18 horas, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (2º andar). Ela também lançará e autografará o seu livro “Imagens da Infância em Graciliano Ramos e Antoine de Saint-Exupéry”, incluído na Coleção Textos Nômades, editada pelo Banco do Nordeste.
Nascido em Quebrangulo, Alagoas, em 1892, e falecido no Rio de Janeiro, em 1953, Graciliano Ramos é um dos maiores escritores brasileiros nascidos na região Nordeste. A palestra de Fernanda Coutinho tem o objetivo de despertar e/ou reavivar o interesse pela leitura de Graciliano Ramos, mostrando-o desde seus anos de aprendizagem – sua formação como leitor – até os anos de criação do seu universo ficcional. E, por último, os anos de consolidação desse patrimônio literário, que continua apaixonando as novas gerações – aspecto observável pelas inúmeras reedições de seus livros, pela sólida publicação de estudos críticos e ainda pelas recriações de suas narrativas por outras linguagens, a exemplo do Cinema.

Padaria Espiritual
Antes, na terça-feira, 11, às 16 horas, também no cineteatro do CCBNB-Fortaleza, os 120 anos de criação do grêmio cultural Padaria Espiritual serão homenageados com interpretação de textos e poemas de autoria dos escritores integrantes do grêmio, pelo grupo Templo da Poesia. Em seguida, haverá uma palestra do professor e poeta Sânzio de Azevedo sobre o tema.
Fundada há 120 anos em Fortaleza e idealizada pelo escritor Antônio Sales, a Padaria Espiritual foi a mais original agremiação do Século XIX, tendo sido fundada em 1892, reorganizada em 1894 e extinta em 1898.
Os seus sócios, cujo número chegou a 34, eram chamados de “padeiros”; os presidentes, “padeiros-mores”; o secretário, “primeiro-forneiro”. As sessões eram as “fornadas”, que aconteciam no “Forno”. O jornal do grêmio, intitulado O Pão, teve seis números em 1892, 24 em 1895 e seis em 1896, perfazendo o total de 36 edições. Foram “padeiros-mores” Jovino Guedes, José Carlos Júnior e Rodolfo Teófilo, sendo que Antônio Sales o foi interinamente várias vezes.
Havia “nomes de guerra” dos sócios, como Moacir Jurema (Antônio Sales), Venceslau Tupiniquim (Jovino Guedes), Marcos Serrano (Rodolfo Teófilo), e, entre outros, Félix Guanabarino (Adolfo Caminha), Sarasate Mirim (Henrique Jorge), Corregio Del Sarto (Luís Sá), Lucas Bizarro (Lívio Barreto), André Carnaúba (Antônio Bezerra), Cariri Braúna (José Carvalho) e Gil Navarra (José Nava).
A fama da Padaria Espiritual repercutiu na então capital do País (Rio de Janeiro) e em outros Estados, graças ao Programa de Instalação, cheio de humor. Deixou inúmeros livros que enriquecem a literatura cearense.

[Gratuito – CE] HOJE (07.12) É DIA DE FESTA PARA AS ESCOLINHAS DE TRIATHLON DA FETRIECE





Em parceria com o Sistema Verdes Mares (através da apresentadora Mariana Sasso) a Federação realizará hoje a campanha Natal Amigos do Triathlon às 14:00hs na Faculdade Fanor.

Aqueles que já quiserem contribuir podem fazer a entrega na sede da Federação (Rua Rodrigues Júnior, 89, Centro, Tel: 85-3253.0321) até o meio dia de hoje ou na Faculdade Fanor à partir das 13:00.

Já contribuiram na campanha os triatletas e amigos do triathlon: Lucas Leão, Felipe Dayrrel, Andrea de Paula, Graça da Aluplaq, Elano da Stark Assessoria, Luciano Petri, Humberto Andrade, Vânia Moreira, André Derosso, Marcelo Cristino, Cesar Ribeiro, SPTRI, Rafael Leitão, Carlos Roberto Vieira, Tiago Martinez, Hedla Lopes, Alfredo Lopes, Alexandre Goiana, Régis Moreira, Helano Wilson Pimentel, Jocilene Chaves, André Leão, Pablo Leão, Nestor Teixeira, Gilberto Dias, Kal Aragão, Érico Silveira, Thiago Mohana, Patricia Carvalho, Glauber Lima, Ezequiel, Mariano Ribeiro, Joaquim Alencar, Alume Contabilidade, o baiano Beto Lopes, Granola Tia Sônia, Lorena Teixeira, Paulo Henrique, Lino Araujo, CArlos Roberto Carvalho, Fabiano Moraes da 3km Solidario, Ana Lídia Borba e CBTRI através do presidente Carlos Fróes.

A Fetriece convida toda imprensa (Jornal, TV, Rádio), família e amigos para prestigiarem essa bonita festa de confraternização das escolinhas de triathlon da Federação.

[Gratuito – CE] Programação musical no final de semana do Passeio Público






Confira as apresentações da 1ª Mostra Bora! Ceará Autoral Criativo e dos projetos Café Passeio instrumental e Piquenique no Passeio.

Completando o terceiro domingo de shows, neste dia 09/12, a partir das 14h30, Felipe Breier, Aparecida Silvino, Davi Silvino, Fulô da Aurora e Renegados encerram as apresentações da 1ª Mostra Bora! Ceará Autoral Criativo. O projeto, que teve início no dia 25 de novembro, foi premiado pelo III Edital de Concurso Público / Prêmio de Música na Cidade de Fortaleza 2010 - realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). A entrada é totalmente gratuita.

A Mostra traz cinco pockets shows por dia e tem como objetivo apoiar e propagar o trabalho dos artistas da terra. A primeira edição do evento já contou com apresentações de Marco L. Fukuda, Joyce Custódio, Osvaldo Zarco, Lídia Maria, Simone Sousa, Argonautas, Daniel Sombra, Jânio Florêncio, Jefferson Portela e Edinho Vilas Boas.

Além da 1ª Mostra Bora! Ceará Autoral Criativo, o Passeio Público também conta com sua programação cultural semanal. A partir das 13h às 16h deste sábado (8), o projeto Café Passeio Instrumental, realizado pelo próprio Café Passeio com apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe o multi-instrumentista Ellis Mário. Ao som da flauta, do saxofone e do piano, o músico, que é regente da orquestra Pão de Açúcar, traz clássicos da bossa nova e da música popular brasileira. Ellis Mário é graduado em música, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com formação musical erudita.

No domingo (09), quem embala o Café Passeio Instrumental a partir das 12h30 é o Quarteto Arapuca. O grupo, composto pelo guitarrista Sidney Mendonça, o saxofonista André Leano, o baterista Paulo Afonso e o baixista Iury Batista, apresenta um repertório que percorre por diversos estilos. Do samba ao fusion. Além da boa música, o público também poderá aproveitar da tradicional feijoada.

Ainda no domingo, a programação diurna fica por conta do Piquenique no Passeio a partir das 9h, que traz, neste dia 9, a Oficina Casa de Isopor com a artista plástica Lucíola Feijó. A atração infantil, que tem início às 10h, trata-se de uma oficina de vivência poética, que tem o intuito de fazer as crianças construírem repensando, reaproveitando e embelezando o mundo. Por isso, durante a atividade cada criança poderá criar casinhas sobre pequenas paredes de isopor de embalagens protetoras de máquinas de costura, geladeiras ou fogões. Esses pequenos espaços serão ser habitados por desenhos de personagens, objetos ou estampas. Além disso, também serão apresentadas técnicas básicas da pintura, técnicas facilitadoras do desenho e utilização de Stencil e carimbos.

:: Saiba mais

Tombado pelos três poderes – municipal, estadual e federal – o logradouro foi totalmente recuperado e reaberto à visitação pública, em plenas condições de usufruto, em 2007, ressurgindo como cenário vivo de um processo de inclusão social através da arte e da cultura.

::Serviço

1ª Mostra Bora! Ceará Autoral Criativo

09/12
Felipe Breier
Aparecida Silvino
Davi Silvino
Fulô da Aurora
Renegados

Café Passeio Instrumental

08/12 - 13h
Ellis Mário

09/12 – 12h30
Quarteto Arapuca

Piquenique no Passeio

09/12 – 9h
Oficina de Isopor – Lucíola Feijó

:: Mais informações

Assessoria de Comunicação - www.fortaleza.ce.gov.br/cultura
Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

[Homenagem – CE] GRAN MARQUISE RECEBE PLACA DE EXCELÊNCIA DA TRIPADVISOR




GRAN MARQUISE RECEBE PLACA DE EXCELÊNCIA DA TRIPADVISOR


O Tripadvisor concedeu sua concorrida placa de excelência ao Hotel Gran Marquise. De referência internacional, o site Tripadvisor congrega, a cada ano, a opinião independente de clientes e hóspedes das empresas hoteleiras ao redor do mundo. As indicações e recomendações do último ano resultaram na entrega da placa e certificado definitivos para o ano de 2012.  

[Tombamento – CE] Prefeita assina decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic


Prefeita assina decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic. Entre os bens tombados consta a Festa de São Pedro, o primeiro bem imaterial de Fortaleza.

A prefeita Luizianne Lins assina nesta terça-feira (4), às 10h, no Paço Municipal, os decretos de tombamento definitivo de 9 (nove) bens histórico-culturais de Fortaleza, indicados pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural – Comphic. Hoje, Fortaleza conta com 53 bens tombados em nível municipal. Destes,  44 foram protegidos ao longo dos dois mandatos da gestão Fortaleza Bela. Se comparado à gestão anterior, que contava apenas com nove tombamentos em nível municipal, a marca atual é significativa não só do ponto de vista numérico como também político e simbólico, já que o patrimônio histórico e cultural da cidade passa a ter amplo espectro de proteção legal. 
Na lista dos patrimônios tombados em definitivo figuram os prédios da Farmácia Oswaldo Cruz, do Sport Club Maguary, do Ideal Clube, do Náutico Atlético Clube, do Colégio Dorotéias, da Santa Casa de Misericórdia, do IMPARH, da Casa do Português, da Igreja de São Pedro dos Pescadores e a Pavimentação da Rua José Avelino.
Além desses bens, também serão assinados os registros da Celebração da Festa de São Pedro dos Pescadores e de Lugar da Igreja de São Pedro e sua área de entorno, que, juntos, caracterizam o primeiro bem imaterial da capital cearense. Durante o evento, será lançado um vídeo-documentário sobre este marco para a cultura de Fortaleza.
No ato, serão anunciados ainda os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, previstos para as obras de restauro da Casa do Barão de Camocim, Casa da Fotografia e para o a elaboração do Mapeamento Cultural. A ação é articulada pela Casa Civil da Presidência da República e coordenada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O PAC Cidades Históricas abrange 173 municípios, de todos os estados da federação e prevê investimentos iniciais cerca de R$ 250 milhões por ano.


Festejos de São Pedro
A festa de São Pedro – realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secultfor - , a igrejinha homônima e o seu entorno representam, juntos, o primeiro bem imaterial de Fortaleza. O registro, proposto e legitimado pelo Comphic, reconhece e protege a vivência coletiva do trabalho, a religiosidade, o entretenimento, as artes e diversas práticas socioculturais intangíveis e de valor inestimável. Essas expressões são preservadas e protegidas em respeito aos antepassados e gerações futuras, fortalecendo o sentimento de pertence de um povo ao seu lugar.
Instituído o marco legal, a Prefeitura empodera a população para que ela se aproprie e também se responsabilize por mais um bem simbólico protegido em seu nome. A festa de São Pedro dos pescadores, realizada no Mucuripe, é um bem que não podemos tocar com as mãos, que não é palpável, mas que tem imenso valor por ser uma expressão própria do povo do lugar, uma prática que se repete espontaneamente desde 1932, graças à fé, à tradição da comunidade pesqueira que celebra a fartura vinda do mar no dia de São Pedro, protetor dos pescadores.
Devidamente protegida, a festa de São Pedro, que tem como extensão a igreja de São Pedro enquanto lugar de celebração religiosa, agora também pode e deve ser protegida pela população. A Prefeitura quer que cada cidadão se sinta responsável por esse patrimônio, defendendo sua vitalidade em nome dos valores e práticas que construímos coletivamente e do sentimento comum de pertencer a uma comunidade que preserva sua cultura.
:: Saiba Mais
O Comphic traça políticas de preservação no município. Ele tem poder consultivo e deliberativo, ou seja, é ele que decide o que é patrimônio e como devem ser tratadas as questões relativas ao patrimônio material e Imaterial de nossa cidade. É função do conselho: analisar o bem quanto a sua importância para a cidade; aprovar sua condição de patrimônio cultural através do tombamento ou registro do bem, e ainda, fiscalizar a preservação do patrimônio da cidade.
O conselho é composto pelo Secretário Municipal de Cultura, pelo Coordenador do Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e por representantes dos seguintes órgãos: Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará; Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM);Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Câmara Municipal de Fortaleza;Procuradoria Geral do Município; Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-CE); Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB-CE); Associação Nacional dos Profissionais Universitários de História (ANPUH-CE); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE); Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT); Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) e Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR).
:: Serviço
Assinatura do decreto definitivo dos tombamentos aprovados pelo Comphic
Local: Paço Municipal (Rua São José, 01, Centro - Fortaleza/CE)
Data: 04/11/2012 (terça-feira)
Horário: 10h


[Show – CE] Sobral recebe o grupo A Rainha e os Vaqueiros com o show “ABOIOS – O som do Sertão”





Em homenagem a Luiz Gonzaga, o espetáculo será apresentado no dia 04 de dezembro às 19h no Theatro São João. Às 10h, haverá Roda de Conversa com Mestre Dina na Escola de Música.

Gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro. Esta é a vestimenta que os vaqueiros-aboiadores usam no dia a dia e é também o figurino que trajam quando sobem ao palco como A Rainha e os Vaqueiros, grupo que tem à frente Dina Martins, a Mestre da Cultura “Dona Dina”.

Usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses, intercalados com contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga, o grupo mergulhou no universo da cultura dos vaqueiros e, após um longo tempo de pesquisa oral, criou o show “ABOIOS – O Som do Sertão”.

Na terça-feira, dia 04 de dezembro, o espetáculo chega a Sobral para apresentação às 19 horas no Theatro São João. Pela manhã, às 10h, na Escola de Música, acontecerá uma Roda de Conversa com Dona Dina, os vaqueiros-aboiadores da cidade e interessados nos aboios do Sertão. O espetáculo é patrocinado pela Coelce e a programação em Sobral tem o apoio da Prefeitura Municipal, Ecoa Sobral, Governo do Estado do Ceará e SESC.

O show “ABOIOS – O Som do Sertão” teve uma apresentação no mês de agosto em Caridade. Depois de uma pausa, voltou ao palco no dia 17 de novembro em Quixadá para uma série de apresentações pelo Ceará. Depois de Sobral, o grupo segue para Crato (07/12), Fortaleza (13 e 14/12) e Canindé (19/12).

O SHOW

Ao som de chocalhos, entra no palco Chico Water, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, Hidelbrando, um mestre na sanfona, e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura.

Em seguida entra Dona Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, que são fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

O show não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo.

A AVABOCRI e o PROJETO

A Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião dos Sertões de Canindé (AVABOCRI), fundada por Dina Martins, desenvolve um trabalho há mais de 40 anos, de resgate, preservação e valorização da cultura dos vaqueiros. Estes vêm se apresentando livremente desde 1971, quando aconteceu a primeira missa dos vaqueiros, dentro da programação da maior festa franciscana da América Latina, que é a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé. Atualmente a Associação tem 350 sócios.

“ABOIOS – O Som do Sertão” começou em 2007, quando a primeira versão deste projeto da AVABOCRI foi vencedora do III Edital de Incentivo as Artes, na área de música - categoria montagem de show, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT). Pela primeira vez na história cearense era realizado um show musical composto somente por vaqueiros–aboiadores, tendo sido apresentado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza), no Festival de Música da Ibiapaba (Viçosa do Ceará) e na Festa de São Francisco das Chagas de Canindé, para um público superior a 400 mil pessoas.

Em 2012, como vencedor do Edital Mecenas na área de música, para a circulação do show e ampliação, e com o patrocínio da Coelce, o projeto ressurge renovado, com novo espetáculo e abrindo caminho também para a formação de jovens e adolescentes por meio da inclusão digital.

Para o novo show, o grupo continuou com a pesquisa musical, focando nas canções de Luiz Gonzaga. Foi também a oportunidade de homenagear o Rei do Aboio e do Baião, representante maior desta cultura. Neste processo, nasce o desejo de fazer uma homenagem àquele que conseguiu transformar dor em alegria, música em poesia e que foi o expoente maior do sertão. O show tem direção geral de Fernanda Gomes e direção de arte de Clébio Viriato.

Para a formação, realiza duas oficinas direcionadas para os filhos dos vaqueiros na sede da AVOBOCRI, em Canindé: Oficina de Fotografia, a ser realizada de 18 a 20 de dezembro, e Oficina de Introdução à Linguagem do Audiovisual, que acontecerá nos dias 19 e 20 de dezembro.

SERVIÇO
Show “ABOIOS – O Som do Sertão” – Dia 04 de dezembro (terça-fera), às 19h no Theatro São João (Praça São João, 156, Centro, Sobral - CE). Tel: (88)3611-2430. Às 10h, Roda de Conversa com Dona Dina na Escola de Música (Rua Dom José, 1126, Centro). Programação GRATUITA.

[Exposição – CE] Paço das Artes abre exposição no CCBNB em Fortaleza (sábado, 08, às 16h30)







Paço das Artes abre exposição no CCBNB em Fortaleza

Para além do arquivo, curadoria de Cauê Alves e Priscila Arantes apresenta parte do acervo imaginário da instituição para público do Nordeste.



Devido à parceria entre o Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), o público de Fortaleza (CE) tem a oportunidade de conhecer a exposição Para além do arquivo. Com curadoria de Cauê Alves, curador e crítico de arte e Priscila Arantes, diretora técnica e curadora e do Paço das Artes, a mostra aborda uma das principais questões da arte contemporânea: o seu registro. A abertura, gratuita e aberta ao público, acontece no dia 08 de dezembro, sábado, às 16h30.



Com o objetivo de impulsionar o diálogo entre artistas e público para a diversidade da produção nacional, a parceria entre as instituições teve como primeiro resultado mostra do projeto Metrô de superfície, que apresentou uma parte do acervo do CCBNB no Paço das Artes entre julho e setembro deste ano.



Esse intercâmbio se completa agora com Para além do arquivo, que apresenta a produção de 15 artistas que se aproximam de questões ligadas a arquivos e dispositivos de registros.  Obras dos artistas Carla Zaccagnini, Edith Derdyk, Fabiano Gonper, Fabio Morais, Lenora de Barros, Mabe Betonico, Marcellvs L., Marcius Galan, Nino Cais, Odires Mlászho, Raquel Kogan, Regina Parra, Rodrigo Matheus, em parceria com Amanda Dafoe, e Tatiana Blass, que passaram pela Temporada de Projetos do Paço das Artes, compõem a exposição. Completa a lista Guilherme Falcão, artista convidado que fará uma obra/catálogo da exposição.



A mostra parte da configuração peculiar do Paço das Artes, que não possui uma coleção de obras de arte como um museu tradicional.  Devido a essa característica, a instituição lançou, em 2010, na comemoração de seus 40 anos, o projeto Livro_acervo. A obra inclui uma publicação com registros de todos os trabalhos participantes das sete edições da Temporada de Projetos que aconteceram entre os anos de 1997 e 2009, configurando-se como uma exposição portátil que traz parte do acervo documental do Paço das Artes.



O Livro_acervo foi a primeira exposição de uma trilogia sobre memória e arquivo idealizada por Priscila Arantes, que segue com Para além do arquivo e se encerra em 2013 com a exposição Arquivo vivo. Atitudes de preservação da memória da instituição, bem como da arte contemporânea, fazem parte do diálogo proposto pela curadora.



“Para além do arquivo pretende reavivar a memória e o acervo imaginário do Paço das Artes”, afirmam os curadores – que acreditam que, mais do que o registro de algo efêmero, os documentos também podem ser construções poéticas.





S e r v i ç o:

PARA ALÉM DO ARQUIVO

Abertura dia 08 de dezembro, sábado, às 16h30

Visitação entre os dias 09 de dezembro e 19 de janeiro

Terças a sábados das 10h às 20h
Grátis



Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)

Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro

Fortaleza (CE)

(85) 3464-3108



Núcleo educativo

Informações e agendamento de visitas orientadas para grupos

T (11) 3814 4832



[Presença Vip – CE] PRESENÇAS ILUSTRES NA ENTREGA DAS DOAÇÕES NATAL AMIGOS DO TRIATHLON - CE





Na proxima sexta feira (07.12) a Federação de Triathlon do Estado do Ceará realizará às 14:00 na Faculdade Fanor a entrega das doações da campanha Natal Amigos do Triathlon.

A festa das escolinhas de triathlon da Fetriece contará com a presença de vários atletas das assessorias esportivas de Fortaleza e em especial dos triatletas Zé Filho (foto), um dos primeiros triatletas do estado e que sempre representou muito bem o Ceará em várias competições, e o do atleta da seleção brasileira de triathlon Wesley Matos (foto), que já conquistou vários titulos nacionais. Os dois estarão conversando com os pequeninos atletas demonstrando a dificuldade em conseguir as realizações até hoje alcançadas.

Continua a arrecadação de cestas básicas para a campanha Natal Amigos do Triathlon. Todas as doações irão para as escolinhas de triathlon da Fetriece e ajudarão atletas carentes dos nucleos dos projetos sociais da Federação.

Confira as noticias do triathlon cearense no Blog ou site da Fetriece

triathlonceara.blogspot.com

fetriece.com.br


Adicione a Fetriece no Facebook

facebook.com/fetriece

SIGA A FETRIECE NO TWITTER
@fetriece

[Eleições – CE] Secultfor realiza eleições para composição do Conselho Municipal de Política Cultural

A primeira eleição será do Fórum Permanente de Fotografia, que acontecerá entre os dias 5 e 6, às 17h, na sala do CMPC.

A partir desta terça-feira (4) até o dia 14 de dezembro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da sua Secretaria de Cultura (Secultfor), realizará as eleições dos novos representantes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O processo seletivo será organizado pelos Fóruns Permanentes de cada linguagem – circo, música, audiovisual, artes visuais, dança, teatro, fotografia, culturas tradicionais populares, literatura e territórios regionais.

Os Fóruns Permanentes de humor, arte e cultura digital e moda/designer, embora não tenham eleições previstas no edital 2012 - pois ainda aguardam alteração do estatuto e da lei de criação do CMPC na Câmara Municipal, que prevê os assentos plenos de seus representantes no Conselho -, também deverão realizar as eleições dos representantes no mesmo período dos demais fóruns.

A primeira eleição será da Fotografia, que acontecerá entre os dias 5/12 e 6/12, às 17h, na sala do CMPC, na Secultfor. Também no dia 6/12, o Fórum Permanente de Arte e Cultura Digital realiza a votação, das 9h às 21h, na Vila das Artes. Em seguida, é a vez do Fórum Permanente de Humor eleger os seus representantes. A eleição desta linguagem ocorrerá no dia 10/12, das 19h às 21h, no Teatro Chico Anísio. O Audiovisual também realizará o processo seletivo nesta data, a partir das 19h, na Vila das Artes. O Fórum Permanente de Teatro terá eleições entre os dias 11/12 e 12/12, das 9h às 18h na Vila das Artes. Nos mesmos dias também serão realizadas as eleições dos representantes de Literatura, que ocorrerá das 8h às 21h na Biblioteca Municipal Dolor Barreira. No dia 14/12, das 9h às 20h, os Territórios Regionais se reunirão também na Vila das Artes para escolher os seus futuros conselheiros.

Os locais e horários das eleições das demais linguagens serão divulgadas ao longo da semana pela Comissão Técnica e Eleitoral no site da Secultfor.

O Conselho Municipal de Política Cultural é, atualmente, composto por 44 (quarenta e quatro) membros, sendo 21 representantes do Poder Público Municipal, Estadual e Federal, entre eles as instituições federais de ensino superior e 23 representantes da sociedade civil. O processo elegerá os representantes titulares e suplentes, sendo titular o candidato que ficar em primeiro lugar e como suplente o candidato que ficar em segundo lugar na contagem dos votos do respectivo Fórum Permanente (exceto o Fórum Permanente da Cultura Tradicional e Popular que elegerá dois titulares e dois suplentes).

A partir de 2013, o CMPC terá papel fundamental e deliberativo para fazer valer a lei de fomento à Cultura e o Plano Municipal de Cultura, documentos que nortearão a política cultural de Fortaleza nos próximos dez anos.

Plano Municipal de Cultura

Durante o mês de novembro, a Prefeitura, por meio da Secultfor, disponibilizou para consulta pública as metas do Plano Municipal de Cultura (PMC), elaboradas a partir de propostas oriundas das quatro conferências Municipais de Cultura, realizadas entre 2005 e 2011. A peça será alterada a partir das sugestões, comentários e inserções dos mais diferentes atores sociais atuantes na área cultural, reafirmando a ideia da cultura como um direito do cidadão e deverá seguir para aprovação final junto à Câmara Municipal no início de dezembro.

O Plano Municipal de Cultura é uma peça de planejamento estratégico que servirá de base legal para a gestão de políticas públicas de cultura em Fortaleza ao longo dos próximos dez anos. Com ele, poder público e sociedade civil organizada cumprem mais uma etapa de consolidação do Sistema Municipal de Cultura, que desencadeou de forma processual a criação da primeira Secretaria de Cultura de Fortaleza, em 2007; a instituição do também pioneiro Conselho Municipal de Política Cultural, empossado em 2010; e a aprovação do Sistema Municipal de Fomento à Cultura, em abril de 2012, criando a um só tempo o Fundo Municipal de Cultura e outras regras de financiamento específico para a área. De forma interligada e complementar, esse conjunto de ações propícia as condições institucionais necessárias para o desenvolvimento da cultura e o controle social de programas, projetos e ações afins.

Saiba Mais

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão colegiado integrante do Sistema Municipal de Cultura criado pela Lei 9.501. Empossado em outubro de 2010, o conselho é a expressão máxima de uma nova cultura política na qual o aprofundamento da democracia e a institucionalização da cultura como direito básico são práticas preponderantes. Um espaço participativo de construção coletiva das políticas públicas para a cultura e vem estreitar e qualificar as relações entre poder público e sociedade civil. Tem o desafio de fortalecer o setor cultural, propondo a construção de uma política pública feita com base sólida e coerente e que se programa de modo democrático.

:: Serviço

Eleições para composição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)

Fotografia
5/12 e 6/12 | 8h às 17h | Sala do CMPC – Secultfor

Arte e Cultura Digital
6/12 | 9h às 21h | Vila das Artes

Audiovisual
10/12 | às 19h | Vila das Artes
Humor
10/12 | 19h às 21h | Teatro Chico Anísio
Teatro
11/12 e 12/12 | 9h às 18h | Vila das Artes

Literatura
11/12 e 12/12 | 8h às 21h | Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira

Territórios Regionais
14/12 | 9h às 20h | Vila das Artes

:: Mais informações

Assessoria de Comunicação - (85) 3105.1386 / (85) 8899.8705
Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor

[Doações – CE] POUCAS CESTAS DOADAS PARA NATAL AMIGOS DO TRIATHLON – CE





Faltando apenas 03 dias para a entrega das doações da campanha Natal Amigos do Triathlon, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará pede que as contribuições aumentem, até o momento poucas cestas foram doadas para as escolinhas de triathlon da Fetriece. Em destaque a festa do ano passado onde mais de 800 cestas e materiais foram entregues por diversos triatletas cearenses.

Em parceria com o Sistema Verdes Mares (através da apresentadora Mariana Sasso) a Federação realizará a entrega dia 07 de dezembro às 14:00hs na Faculdade Fanor.

Aqueles que já quiserem contribuir podem fazer a entrega na sede da Federação (Rua Rodrigues Júnior, 89, Centro, Tel: 85-3253.0321) de segunda à sexta das 08:00 às 14:30 ou no dia do evento na Faculdade Fanor.

Até o momento já contribuiram os triatletas e amigos do triathlon: Lucas Leão, Felipe Dayrrel, Andrea de Paula, Graça da Aluplaq, Elano da Stark Assessoria, Luciano Petri, Humberto Andrade, Vânia Moreira, André Derosso, Marcelo Cristino, Cesar Ribeiro, SPTRI, Rafael Leitão, Carlos Roberto Vieira, Tiago Martinez, Hedla Lopes, Lorena Teixeira, Paulo Henrique, Lino Araujo, Fabiano Moraes da 3km Solidario, Ana Lídia Borba, CBTRI através do presidente Carlos Fróes.

[Festas – CE] Chico Pessoa encanta a platéia do Kukukaya na sexta dia 07/12/12





Chico Pessoa é cantor e compositor paraibano, mas adotou Fortaleza como sua cidade natal. E é na capital da Terra da Luz que, desde 1982, ele desenvolve sua carreira artística. Autor de composições memoráveis, como “Sina De Caboclo”, “Tá na cara”, “Só falta você”, “Onde anda você”, “Final dos Tempos”, “Menino Lindo” e “Xodó safadinho”, o músico já gravou seis discos. No kukukaya, o show será um mix de todos os seus sucessos incluindo o do último disco intitulado: “Natural”.

Participou recentemente do programa Encanta Ceará, destinado aos músicos cearenses que mais se destacaram em sua carreira..
Chico Pessoa gravou CDs com diversos artistas, muitos dos quais gravaram suas músicas, como Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho e Renato Borghetti, entre outros..

Serviço:

Sexta dia 07/12
Show de Chico Pessoa no Kukukaya, a partir das 22h.
Av Pontes Vieira, 55 Dionísio Torres
Info: (85) 32275661

Sábado dia 08/12
Show de Oswaldinho do Acordeon, a partir das 22h.
Av Pontes Vieira, 55 - Dionísio Torres – Fortaleza /CE
Info: (85) 32275661

[Festas – CE] A Terça Beach começa hoje!