Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

[Música – CE] Projeto MÚSICA É PARA A VIDA está com inscrições abertas





Alunos e arte-educadores da Rede Estadual de Ensino do Ceará já podem se inscrever para o projeto Música é para a Vida, que tem como objetivo aliar arte e educação, prezando pela formação musical. A realização é uma parceria entre a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural (SCJCC) e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de dezembro pelo site: www.jazzeblues.com.br. Serão 630 selecionados para a etapa inicial do projeto, que são as Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical. Podem se inscrever alunos e arte-educadores da rede estadual de ensino que estiverem regularmente matriculados. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 20 de dezembro no site da SEDUC. Informações: 85.3262-7230.

Com uma programação que inclui a participação nas residências artísticas do Festival Jazz & Blues, em fevereiro de 2013, o projeto proporcionará uma formação diferenciada, que permite convivência e sociabilidade aos jovens músicos e educadores. Assim, o Projeto Música é Para a Vida constrói uma programação ainda mais completa, voltada ao aperfeiçoamento técnico-musical e à formação pessoal através da arte.

ETAPAS DOPROJETO

1) Oficina de Sensibilização para a Cultura Musical

Inicialmente os selecionados participarão das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que acontecerão no mês de janeiro de 2013 nas seguintes datas e cidades:

Dias 05 e 06 de janeiro: Sobral, Tianguá, Acaraú, Camocim, Itapipoca, Canindé, Crateús, Tauá, Maracanaú e Horizonte.

Dias 12 e 13 de janeiro: Baturité, Russas, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Quixadá, Iguatu, Icó, Senador Pompeu e Fortaleza.

Essas oficinas serão voltadas para a apreciação e a inclusão da música no ambiente escolar, compartilhando com os alunos e educadores os princípios básicos do ensino musical, com o objetivo de levar conhecimentos musicais básicos a um maior número de alunos uma vez que as vagas para as residências artísticas e oficinas posteriores são limitadas.

Em cada CREDE no interior do Estado e na SEFOR serão realizadas oficinas de 16 horas/aula com 20 alunos e 10 arte-educadores, totalizando 21 oficinas com a participação de 420 alunos e 210 arte-educadores em todo o Estado do Ceará.

2) Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues

Das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical serão selecionados 100 alunos e 20 arte-educadores para participar da etapa seguinte, que são as Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2013 em Pacoti e Guaramiranga, cidades do Maciço de Baturité, no período de 02 a 12 de fevereiro.

Serão 11 dias de atividades com foco na formação e aperfeiçoamento musical. Durante todo esse período os participantes ficarão hospedados em Pacoti, no Campus de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Em Pacoti, de 02 a 08 de fevereiro (semana que antecede o Carnaval), das 10h às 12h, acontecerão aulas práticas de guitarra, violão, baixo, bateria e percussão, teclado e instrumentos de sopro. O turno da tarde, das 14h às 18h, será dedicado à prática de conjunto e às aulas teóricas de leitura musical, análise e harmonia, improvisação e história do jazz, comunicação e produção cultural. À noite, das 20h às 22h, no Teatro Municipal Luis Pimenta, haverá apresentações dos participantes.

Nos dias do Festival Jazz & Blues, de 09 a 12 de fevereiro (período do Carnaval), os residentes terão Atividades de Integração em Pacoti das 10h às 12h e, no fim de tarde, às 17h, sobem ao palco principal do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga para o show Toca Jazz, onde vão poder mostrar um pouco do que aprenderam durante o projeto Música é para a Vida. Em Guaramiranga, os participantes terão acesso a toda a programação de oficinas, cineclubes e shows. O projeto oferecerá transporte, alimentação e hospedagem aos residentes.

Para o Festival Jazz & Blues, o projeto Música é para a Vida representa o amadurecimento e o crescimento do seu programa de formação e capacitação, que anualmente, antes e durante o Carnaval jazzístico na serra, atende jovens músicos em oficinas e residências artísticas, com o intuito de estimular e colaborar para o desenvolvimento musical de novas gerações e, assim, agregar valor não só à comunidade serrana, como aos municípios de origem dos alunos.

Nenhum comentário: