Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

SETEMBRO] Eleições para Presidente Crea-CE e Diretores da Mútua acontecem nesta quinta, 1º de outubro

  

As eleições gerais do Sistema Confea/Crea/Mútua acontecem nesta quinta, 1º de outubro. As diversas modalidades da engenharia somam 20.390 profissionais aptos a votar no Ceará. Esses profissionais escolherão o Presidente do Confea e do Crea-CE e dois diretores da Mutua, que é a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.

O Engenheiro Agrônomo José Maria Freire, Coordenador da Comissão Eleitoral do Crea-CE ressalta a importância da participação dos profissionais no pleito desta quinta: "Esperamos contar com a presença maciça dos profissionais das engenharias e das geociências para que possam exercer seu direito democrático de escolha de seus representantes, assegurando assim a proteção do exercício e a valorização profissional de suas categorias”.

 

Serviço: www.creace.org.br 

SETEMBRO] Galeria DB: arte abstrata inspirada no sentimento genuíno e na sinergia das cores

 

Vasos, telas e esculturas que transmitem alegria e boas energias

 

Entre formas, cores, linhas e texturas é possível descobrir e redescobrir emoções que fazem bem à alma. É esse sentimento que a idealizadora Diana Bezerra pretende transmitir através da sua arte inspirada na paixão pelas cores vivas. O olhar mágico é uma de suas ferramentas para compor obras únicas, sejam elas vasos, pinturas ou esculturas. 

Diana recebeu Certificado em Bronze pela exposição de suas peças que já tiveram visibilidade internacional, passando por México (Placas de Artistas – 2007), Inglaterra (II England Best Art Show – Creativity Award, Modern – “Irradiante”), Estados Unidos (III Integration Of The Word Talents Art Show – Frame & Art Place – Gallery), (Fascination Best Art Show -  Modern – “Elegancia”) e (IV Integration Of The Word Talents Art Show – Modern – “Felicidade” – Gallery Frame & Art Place - 2008).



A idealizadora também apresentou o seu trabalho em Fortaleza na Exposição Sevana (Grupo de Artistas – 2012), na Exposição “Cerâmica Aldemir – uma homenagem ao artista da terra” (Grupo de Artistas no Centro Dragão do Mar - 2014) e na Exposição Yby: mês das ceramistas (Grupo de Artistas no Vestigium Art Gallery – 2018). 

Diana Bezerra destaca o sentimento genuíno como essência artística no processo de criação dos seus trabalhos. O conceito abstrato também está presente em suas telas, de forma a ampliar a imaginação e valorizar a interpretação. Assim, cabe ao espectador defini-la.

 

Diana Bezerra 

Artista Plástica, arquiteta, empresária, economista e especialista em administração financeira. Iniciou o desenvolvimento pela arte em 2007, através das pinturas, por sua grande atração pelas cores. Logo ampliou o leque de opções em aprimoramento de arte. 

SETEMBRO] LAGUNA RECEBE CERTIFICADO SISBI – POA

Reconhecida por oferecer produtos variados e de alta qualidade no mercado local, a Queijaria Laguna é certificada a expandir no comércio nacionalmente


A Queijaria Laguna recebeu na FIEC, por meio do Secretário do Desenvolvimento e Trabalho – SEDET, Maia Junior, o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI -POA). 

Com essa certificação, as empresas atestam estar de acordo com a legislação vigente, além de passarem a ter a oportunidade de ampliar a atuação agroindustrial, sendo permitidas a fornecerem para novos mercados, garantindo a comercialização de produtos de origem animal – POA em todo o território nacional. 

Segundo o Diretor Comercial da Laguna, Nelson Prado Filho, esse certificado é um reconhecimento do Governo do Estado e do Ministério da Agricultura ao desempenho das empresas cearenses, em especial àquelas que trabalham com responsabilidade. “Esse reconhecimento vai ampliar nosso campo de comercialização e exposição de nossos produtos. Uma excelente oportunidade para apresentarmos a qualidade e a diversidade dos produtos Laguna, nacionalmente. Com essa ação, as empresas cearenses ganham, mas também sabemos o quanto estaremos contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta. 

Com mais de 25 anos no mercado, a Queijaria Laguna oferece um mix de produtos derivados da vaca e da búfala, como queijos tipo frescal, coalho, cremes de leite, ricotas, requeijões cremosos, com destaque para a mozzarella de búfala em bola e em barrinhas, assim como os queijos especiais de coalho defumado e com ervas, que têm grande aceitação pelo mercado. Além de Fortaleza e região metropolitana, a Laguna está presente em Sobral e Juazeiro do Norte. A empresa fornece não apenas para grandes redes de supermercados, mas também para clientes da cadeia de food service (restaurantes, lanchonetes, padarias e hotéis), o que garante amplo acesso do consumidor final aos produtos da marca. 

A Fazenda Laguna, situada no município de Paracuru, possui um dos mais destacados rebanhos bubalinos leiteiros do País. Todo o pastejo é conduzido por funcionários qualificados, responsáveis pelo cuidado com os animais, além do manejo dos sistemas, adubação, limpeza e controle de pragas.  

SETEMBRO] Tradição e inovação se encontram na celebração dos 50 anos do Movimento Armorial em evento online


Com programação online e gratuita, o 10º Interculturalidades - Movimento Armorial 50 Anos acontece entre os dias 7 e 18 de outubro, no Youtube do Centro de Artes da UFF, e conta com debates, lives artísticas, exposições, mostra de cinema e apresentações musicais inspiradas no movimento idealizado por Ariano Suassuna. 

O erudito e o popular, a tradição como dinâmica e movimento. Um lindo e potente Encontro de Culturas Contemporâneas: assim é o 10º Interculturalidades que, em 2020, celebra os 50 anos do Armorial: serão 12 dias de intensa programação online e gratuita, com imersão em uma jornada de arte, de inovação, com experimentações e releituras que possibilitam novas visões e repertórios. Com estes olhares e narrativas, o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) realiza, entre os dias 7 e 18 de outubro, no Youtube do Centro de Artes da UFF, o 10º Interculturalidades - Movimento Armorial 50 Anos que, oferta ao público, uma programação com mesas de debates, lives artísticas, exposições, mostras de cinema e apresentações musicais inspiradas no movimento lançado por Ariano Suassuna. 

A proposta Armorial, remetendo às insígnias e emblemas da cultura, aparecia como uma arte de conformação erudita, criada a partir de elementos da cultura popular. O movimento teve início em outubro de 1970, no Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco e tinha entre seus propósitos pensar uma produção artística brasileira própria, original e inovadora, seguindo um processo de interlocução com as bases estéticas e culturais do país. 

Em sua 10ª edição, o Interculturalidades, um dos projetos mais importantes da UFF e referência no cenário nacional, se reinventa, mais uma vez, para pensar, de modo coletivo e colaborativo, as novas reflexões desse Brasil profundo e real, com diálogos que bebem nas artes do povo, nas matrizes ameríndias, negras e ibéricas. Um convite para decifrar os signos e os encantos do Armorial, que convoca o público para uma experiência lúdica. 

Para o reitor da UFF, professor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, “é muito significativo o papel da universidade como espaço de garantia da expressão e da criatividade nesse contexto de necessidade de afirmação da cultura e das identidades. Nos anos 1970, a proposta se constituiu a partir da UFPE, e agora é sintomático que outra universidade, a UFF, se aproxime das contribuições desse movimento”. 

“Nessa edição do projeto, retomamos a trajetória do Interculturalidades de articular o pensamento contemporâneo com a experiência viva dos processos da arte e da cultura, nesse caso trazendo à tona um leque de questões ligadas ao Movimento Armorial. A proposta é reviver os desafios encarados por esse movimento, produzindo também um balanço das suas proposições nos dias de hoje”, afirma Leonardo Guelman, superintendente do Centro de Artes UFF.

 

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA UNINDO ARTE E FORMAÇÃO 

Um conjunto de atrações com mesas de debates, lives artísticas, exposições, mostra de cinema e apresentações musicais. Assim se apresenta a programação completa do 10º Interculturalidades - Movimento Armorial 50 Anos, que acontecerá de forma online e gratuita no canal do Youtube da UFF (www.youtube.com/centrodeartesuffoficial). 

“A intenção do evento não é só recordar uma experiência, mas projetar sobre o cenário político cultural extremamente achatado e empobrecido no Brasil, a expressão viva da multiplicidade da cultura, calcada na afirmação das diferenças e no reconhecimento profundo das marcas e contradições que produzem este país. Um futuro potente não pode prescindir dos modos de ser e fazer de que somos portadores”, diz Leonardo Guelman, superintendente do Centro de Artes UFF. 

O evento traz participações de Maria Eugênia Tita, artista com importante trabalho de releitura das expressões culturais na dança, convidando, em sua performance um reviver dessa potência que dialoga com as suas experiências. Na programação, a presença também de Alice Viveiros de Castro, autora do livro “Elogio da bobagem” em uma mesa sobre “O Circo Mundo Armorial”, que conta também com o ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos e o fotógrafo Gustavo Moura. 

Luiz Carlos Vasconcelos encarna também o seu famoso palhaço Xuxu em leitura de trechos do “Auto da Compadecida”, realizando também uma residência artística em palhaçaria. Destaque também para o riso na poética popular, com a presença da atriz Letícia Sabatella falando de seu trabalho em cinema sobre os índios brincantes e palhaços da etnia krahô. 

No teatro, destaque para a mesa “a construção da dramaturgia armorial” e a “homenagem aos 65 anos do Auto da Compadecida, com as participações de Amir Haddad e Matheus Nachtergaele. Em leituras dramáticas, espetáculos incríveis, a exemplo de “As Cochambranças de Quaderna”, da Cia Omondé, sob a direção de Inez Viana, e “Torturas de um coração”, da Cia Casa Verde, dirigido por Alexandre Damascena – as duas peças de autoria de Suassuna. 

Outro ponto alto da programação é a presença de Antônio Nóbrega, em um encontro em que ele retoma e desdobra seus caminhos na arte a partir de uma primeira influência armorial. Destaque também para a participação de Maria Paula Costa Rego, bailarina que se une ao palhaço Martelo, do Cavalo Marinho (o mais antigo palhaço Mateus de Pernambuco em atividade) e Dinda em um espetáculo/live produzido para o evento. 

São 50 anos do Armorial, mas também serão celebrados os 100 anos do poeta e cantador Rogaciano Leite, no encontro da cantora Isaar França, do cantador Oliveira de Panelas e do poeta Vinícius Gregório. No sarau virtual, a presença de mulheres poetas se contrapõe a um ofício marcadamente masculino. 

Na arte da gravura, destaque importante para a participação de um dos mais importantes xilógrafos do país, J. Borges falando de seu Dom Quixote em cordel. 

O evento conta também com a participação de Antônio Madureira na mesa “A criação na música armorial”, contando também com o pesquisador Francisco Andrade e o músico compositor Sérgio Ferraz. Participam ainda os pesquisadores Sérgio Barza e Marília Paula dos Santos, abordando as heranças da música armorial. 

Na música, destacam-se, ainda, as apresentações dos vídeos mosaicos do Grupo de Música Antiga, do Quarteto de Cordas da UFF e da Orquestra Sinfônica Nacional, além da apresentação do Grupo Gesta e do Duo Ana de Oliveira e Sérgio Ferraz. 

A exposição Das Pedras e dos Reinos, sob a curadoria de Alan Adi, estabelece um diálogo contemporâneo com a riqueza visual da produção armorial, desdobrando a concepção das “Ilumiaras”, termo criado por Suassuna em referencia aos santuários de pedra em consagração ao povo brasileiro (tema que será desdobrado também em mesa e filme no evento). A exposição será apresentada também em conteúdo acessível, utilizando recursos de áudio-descrição, libras e linguagem simples. 

Festejar os 50 anos do Movimento Armorial e suas reinvenções é experimentar esse laboratório de brasilidades, é sentir a cultura pulsar viva no corpo, o pé bater forte no chão do terreiro, celebrar as encantarias da cultura popular, um convite para desbravar as tradições e as memórias. 

“O Movimento Armorial completa meio século de existência com uma contribuição inegável para a cultura brasileira, materializada em obras de arte de grande valor e espraiadas por diversos gêneros artísticos – literatura, teatro, dança, música, pintura, escultura, entre outros. Refiro-me a meio século de existência porque o Movimento, a meu ver, permanece vivo e atual, na medida em que sua poética continua inspirando artistas por todo o Brasil. Mais importante do que a teorização, era a criação, e nesse sentido ela conduziu as ações do Movimento”, afirma Carlos Newton Júnior, pesquisador e professor da UFPE.

 

SOBRE O MOVIMENTO ARMORIAL 

O Movimento Armorial lançado em 1970 difundiu-se, articulando produções artísticas no âmbito da música, das artes plásticas, da literatura, do teatro e das poéticas do corpo, desdobrando também os caminhos que Ariano empreendia em sua trajetória de dramaturgo, em especial pelo sucesso crescente de “O Auto da Compadecida”, desde 1955. O aparecimento do Romance d’A Pedra do Reino, em 1971, e o êxito novamente alcançado, impulsionou a força do Movimento que se expandiu a partir do polo cultural do Recife, semeando experiências pelo país. Artistas como Antonio Madureira, Antonio Nóbrega, Capiba, Cussy de Almeida, Clóvis Pereira, Guerra Peixe, Gilvan Samico, Fernando Lopes, Raimundo Carrero, Janice Japiassu, entre outros, são expoentes de uma primeira cena armorial, acompanhando a linha inicialmente traçada por seu idealizador.

 

10º Interculturalidades - Movimento Armorial 50 Anos

 

10º Interculturalidades - Movimento Armorial 50 Anos é uma realização da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Centro de Artes da UFF.

 

SERVIÇO

 

10º Interculturalidades / 50 anos do Movimento Armorial

 

Realização: Universidade Federal Fluminense / Centro de Artes UFF

 

De 07 a 18 de outubro de 2020

 

Evento online e gratuito, aberto ao público

 

Youtube do Centro de Artes UFF: youtube.com/CentrodeArtesUFFOficial

 

Programação completa aqui

 

Siga as redes sociais da UFF:

 

facebook.com/centrodeartesuff

 

instagram.com/centrodeartesuff/

 

https://twitter.com/ceart_uff

 

Mais informações: www.centrodeartes.uff.br

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Coordenação Geral: Leonardo Guelman

 

Consultoria em curadoria Armorial: Carlos Newton Junior

 

Curadoria em Artes cênicas: Inêz Viana

 

Curadoria em Música: Ana de Oliveira e Sérgio Ferraz

 

Curadoria em Circo: Leticia Gulart

 

Curadoria em Artes visuais: Alan Adi

 

Curadoria em Arte e pensamento: Leonardo Guelman e Carlos Newton Junior

 

Acessibilidade: Marianna Kutassy

 

Designer gráfico: Pablo Rossi 

SETEMBRO] Dramaturgia Encena Sesc garante formação e espetáculos online para outubro

Em sua terceira edição, o Dramaturgia Encena traz para o mês de outubro performances dramáticas, oficinas, intercâmbios, bate-papos e workshop. Um dos destaques, é a participação da atriz Renata Sorrah e do diretor e dramaturgo, Marcio Abreu. A ação conta ainda com arrecadação de doações para o projeto Mesa Brasil, através de QrCode durante as lives das apresentações. Todos os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras. 

A programação acontece inteiramente online, pelo Youtube do Sesc Ceará, com a participação ativa do público, artistas locais e convidados. Após as apresentações, haverá bate-papo com os artistas. “Promovendo uma troca de experiências enriquecedoras, divulgando o trabalho de profissionais de todo o País e fomentando a continuidade dos trabalhadores da cultura”, destacou Wilquelina Ponciano, técnica de cultura do Sesc Fortaleza. 

De acordo com Wilquelina, para este mês, a programação do Dramaturgia Encena é voltada a questões que discutem diversos aspectos do envelhecimento, reunindo atrações que contemplam em seus elencos e tramas o tema do envelhecimento, rompendo com estereótipos e preconceitos relacionados a pessoa idosa.

 

Performance 

No dia 15 de outubro, a atriz Renata Sorrah apresenta “Em Companhia”, com direção de Marcio Abreu. A performance se articula a partir da fala de uma mulher em sua casa em outubro de 2020. Apesar de estar sozinha ela evoca as vozes e a companhia de artistas que a ajudam a seguir em frente. Uma sequência de momentos de intensidade de uma atriz. A teatralidade como potência inventiva e ativadora dos nossos sentidos de percepção do mundo, do momento presente, da vida agora. O planeta balançando. Isolamentos. As sociedades humanas se debatendo sem sentido. Para quem vamos falar neste momento? Que vozes queremos ouvir? Que imagens queremos descrever? Quem fala? Quem escuta? 

A apresentação foi montada a partir de fragmentos dramatúrgicos das obras em que Renata Sorrah atuou junto à companhia brasileira de teatro. Além de textos de “Esta Criança”, “Krum” e “Preto”, os três espetáculos que construiu com Marcio Abreu, Renata apresentará trechos de outras obras que auxiliaram na pesquisa e criação dos trabalhos, e trechos de outras peças de sua trajetória.

 

Formação 

Marcio Abreu estará presente também no curso Dramaturgias e Performances, nos dias 13 e 14 de outubro, às 19h. Para participar, é necessário fazer inscrição até o dia 07 de outubro, através do link. As vagas são limitadas. O curso “Dramaturgias e Performances” tem caráter expositivo e abordará de maneira analítica, contextual e relacional um repertório dramatúrgico e de processos criativos associados às experiências de pesquisa e criação junto a companhia brasileira de teatro, ao Grupo Galpão e a outros artistas e coletivos.

 

Espetáculo 

O primeiro espetáculo, que abre o Dramaturgia Encena de outubro, é “Anatomia das Coisas Encalhadas”, da artista local Silvia Moura, e que acontece dia 08 de outubro, a partir das 20h. A atriz desenvolve uma criação artística e de vida, um inventário em cena do que ela guardou por anos. A relação com o descartável através do uso, da manipulação dos objetos, fazendo uma análise das relações pessoais. Em cena, a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro, uma busca pelo entendimento das relações como modo de operar a vida, um chamado a observação do consumo desenfreado de objetos e do uso das pessoas com parte de uma cadeia de consumo. 

No espetáculo “Interior”, a atriz Tatiana Amorim traz para a cena uma velhinha que insiste em não morrer. Ela já cruzou diversas gerações e sabe tudo a respeito da vida. Dar conta de todas as histórias prováveis e improváveis. O espetáculo nos convida a um olhar criativo e amoroso perante a vida e a pessoa idosa, onde o impossível é mero detalhe. Com muito bom humor, “Interior” é irreverente e, ao mesmo tempo, singelo. Cheio de afeto, igual a bolo feito por avó. A performance acontece no dia 22 de outubro, a partir das 20h. 

Na performance “Jacy”, o grupo Carmin, de Natal, RN, conta a história real de uma mulher nascida em 1920, que se apaixonou por um capitão americano na 2ª Guerra, atravessou a ditadura no coração político do Brasil e terminou seus dias sozinha em Natal. Um assunto que atravessa toda a peça é a forma como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias. O espetáculo acontece no dia 29 de outubro, às 20 horas.

 

Sobre o Dramaturgia Encena 

A ação “Dramaturgia Encena” consiste em reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral através de performances encenadas de textos dramáticos urgentes, pulsantes e necessários para atualidade. O objetivo é envolver artistas e grupos do cenário artístico do âmbito nacional a partir da criação de soluções inovadoras e viáveis para o trabalho continuado desse segmento, assim como também possibilitará ao público a apreciar e a vivenciar a arte de maneira viva e criativa através de novas formas de acesso e de interação.

  

Programação

 

Dramaturgia Encena Sesc – outubro 2020

  


Performances Drámaticas - Todas as quintas

  


“Anatomia das Coisas Encalhadas” – Silvia Moura

 


Data: 08/10

 

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

 

Horário: 20h

 

* 21h - Bate-papo com mediação da colaboradora Vanessia Gomes (Analista de Cultura do Sesc)

 

 

 

“Em Companhia” – Renata Sorrah - direção Marcio Abreu

 

Data: 15/10

 

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

 

Horário: 20h

 

*21H - Bate-papo com mediação de Lorena Wendt (Gerente da Unidade Sesc Fortaleza

 

 

 

“Interior” – Tatiana Amorim /Dramaturgia: Rafael Martins

 

Data: 22/10

 

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

 

Horário: 20h

 

* 21h - Bate-papo com mediação da colaboradora Wilquelina Ponciano (Técnica de Cultura)

 

 

 

“Jacy” – Grupo Carmin (RN)

 

Data: 29/10

 

Transmissão: Youtube Sesc Ceará

 

Horário: 20h

 

* 21h - Bate-papo com mediação do colaborador Cleudivan Noronha (Supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza)

 

 

 

Ação Formativa – Curso

 

 

 

“Dramaturgias do hoje e do amanhã”

 

Data: 13 e 14 – Marcio Abreu

 

Período de inscrição: de 25/09 à 07/10

 

Inscrições: https://bit.ly/3mObczx

 

Transmissão: Zoom

 

Horário: 19h 

SETEMBRO] Mocassim: Homem do Sapato explica como usar o calçado clássico

 

O sapato mocassim é uma das peças mais clássicas do guarda-roupa masculino. O modelo une conforto e estilo para o homem que deseja estar bem em todas as ocasiões. A brand Homem do Sapato, referência nacional no mercado de calçados masculinos, dá dicas de como usar o modelo de acordo com as tendências da moda. 

Sendo uma peça versátil, o mocassim tem como principal característica a ausência de cadarços e o solado mais fino, que torna o estilo mais confortável e estiloso. “O modelo é uma ótima opção para quem deseja um sapato que combina com vários looks, sendo peça essencial no closet do homem moderno. Geralmente ele é feito de couro e apresenta detalhes diferenciados em costura. Uma opção mais informal é o estilo drive, que se encaixa em situações para o dia a dia. Para quem vai comprar pela primeira vez, a melhor opção é escolher tonalidades mais neutras, como preto e marrom. Na HS temos todos os estilos e tonalidades para combinar com o look ideal”, comenta o estilista e sócio-proprietário da Homem do Sapato, Jonathan Rêgo.

 



O modelo é ideal para combinar com calça de alfaiataria e camisa social, para o homem que deseja um estilo mais formal. Para aqueles que preferem um look mais despojado, vale apostar na combinação do sapato com calça jeans. “Uma dica importante é a de não usar o mocassim com meia, ou utilizar peças específicas para o modelo. Isso torna o visual mais sofisticado”, finaliza. 


Sobre Homem do Sapato 

 

Com seis anos de atuação, a Homem do Sapato nasceu do desejo de empreender de Jhonatan Rêgo e Renata Braga. Através do carisma, o jovem empresário conquistou um público fiel e se tornou referência na hora de calçar. Elegância, estilo e sofisticação são as palavras chaves para definir os calçados do Homem do Sapato. A marca tem matriz em Fortaleza e franquias em João Pessoa, Manaus, São Luís, Recife, Salvador e Teresina. 

SETEMBRO] Cinco sinais de que você que você precisa procurar um oftalmologista

  

Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto em tempo adequado 

 

“Qual a última vez que você visitou um oftalmologista?” — muitas pessoas têm dificuldade em responder a essa pergunta, embora ela seja simples. Quem utiliza óculos ou lentes de contato tem mais facilidade em lembrar da data, afinal precisam de novas receitas frequentemente. Pensando em alertar as pessoas para a importância das consultas anuais, Renata Vasconcelos, médica oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, elencou cinco sinais para as pessoas ficarem atentas. Ao se enquadrar em alguma das situações, é recomendado que o paciente marque uma consulta imediatamente. 

“A maioria das doenças que afetam os olhos começa de forma assintomática. Por isso, é recomendado que se procure um oftalmologista anualmente —  mesmo sem sintomas”, explica a oftalmologista. Para se ter uma noção da importância das consultas de rotina, vale a pena ressaltar um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão, estima-se que entre 60% e 80% dos casos de cegueira em todo o planeta são evitáveis ou tratáveis se o paciente receber atendimento correto em tempo adequado. “As doenças oculares tendem a se desenvolver de forma silenciosa, então, muitas vezes, quando os sintomas começam a aparecer, é sinal de que o problema está mais grave”, pontua Renata.

 

Cinco sinais de que você precisa procurar um oftalmologista: 

 

Último exame de vista foi feito há mais de um ano 

A saúde dos olhos, assim como a de outras partes do corpo, deve ser ser avaliada anualmente. Se uma pessoa realizou exames oftalmológicos há mais de um ano, está na hora de refazê-los. Essa é a melhor forma de descobrir doenças oculares de forma precoce e, assim, aumentar as chances de cura. Os exames oculares também ajudam a descobrir problemas de saúde em outras partes do corpo, como diabetes e até alguns tipos de câncer.

  

Dores de cabeça frequentes 

Um sinal bastante contundente de que pode haver algo de errado com a sua visão é a dor de cabeça. Dor latejante, especialmente por trás dos olhos ou sobrancelhas, é um sinal revelador de que a pessoa está tendo problemas para enxergar ou se concentrar. Em muitos dos casos, um simples óculos de grau, receitado por um especialista, pode resolver o problema.

  

Dor nos olhos 

A dor aguda ou latejante que não desaparece pode ser um sinal de que o olho está inflamado e que algo provavelmente está acontecendo. Somente com exames oftalmológicos será possível descobrir qual é o problema e como tratá-lo. Pode ser uma infecção, olho seco ou um problema de sinusite. Há também a possibilidade se se tratar de uma doença mais séria, como o glaucoma de início súbito.

  

Olhos vermelhos e inchados 

A vermelhidão e o inchaço nos olhos são sintomas de conjuntivite, que também pode ocasionar queimação, sensibilidade à luz e secreção nos olhos.  Esses problemas podem ser causados por uma infecção viral ou bacteriana, bem como por reação alérgica. Para um diagnóstico exato, uma consulta oftalmológica é necessária.

  

Visão embaçada 

O embaçamento da visão pode ser causado por olho seco, astigmatismo não corrigido (uma curva irregular na córnea que afeta a forma como a luz é refratada) ou mesmo diabetes não tratada. Em todas as possibilidades, o tratamento precoce é a melhor opção. Por isso, ao sentir, a visão embaçada com frequência, é melhor procurar um oftalmologista. 

SETEMBRO] Grupo Aço Cearense mobiliza gestores em jornada sobre liderança e comunicação

 

Desenvolver a habilidade de se comunicar é um exercício diário e primordial para todos que exercem algum tipo de liderança. A comunicação é uma grande aliada no papel de gerir equipes e obter resultados. Com este foco, o Grupo Aço Cearense iniciou um Programa de Desenvolvimento de Líderes com o tema Líder Comunicador para todos os gestores do Grupo. 

O Líder Comunicador faz parte do projeto do RH Estratégico e é conduzido pela equipe de Recursos Humanos com o apoio das áreas de Comunicação e TI, além da parceria com a Supera Comunicação, empresa especializada em Comunicação Estratégica. Durante os próximos quatro meses, os líderes das empresas do Grupo, situadas no Ceará, no Pará e no Tocantins participarão de aulas online, entrevistas sobre boas práticas, podcasts, checklists de avaliação e atividades de conexão através de grupos que serão formados para troca de experiências. 

Segundo Cinthia Cavalcanti, diretora de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Aço Cearense, o time avança cada vez mais buscando a excelência e o crescimento de todos. “Nossos líderes estão tendo a oportunidade de se aperfeiçoar mais através desse momento. Teremos aulas, palestras, momentos de interação, tudo focado nessa troca de aprendizado para que possamos nos comunicar melhor com nosso público interno e externo”, explica a gestora.

Todos os supervisores, coordenadores, gerentes, diretores e vice-presidentes estão participando da jornada de aprendizado, iniciada no início de setembro com aula transmitida ao vivo de forma online para cerca de 200 gestores do Grupo.

SETEMBRO] Segundo episódio da Websérie Viaje Nessa Live mostra os encantos naturais de Itarema

 
 

Idealizado pelo Sesc Ceará, o programa tem o objetivo de promover a retomada responsável com conteúdos exclusivos  

 

O segundo episódio da Websérie “Viaje nessa Live” já tem data marcada para ir ao ar. Iniciativa do Sesc com o objetivo de promover a retomada responsável das atividades do setor de Turismo Social, o programa especial sobre as belezas e as delícias de Itarema irá ao ar no dia 1º de outubro, às 19h. Para conferir, basta preencher o formulário online de inscrição e, em seguida, receber o link do episódio. Vale destacar que, após a exibição, o programa estará disponível no Youtube do Sesc Ceará.    

Município localizado a 230 km de Fortaleza, Itarema é repleta de atrativos de encher os olhos, a exemplo da Praia de Almofala, onde está localizada a famosa igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi soterrada e ainda conserva nos dias de hoje a sua originalidade e estrutura colonial. Um dos destaques do segundo episódio será a participação do humorista Alex Nogueira, que mostrará este e outros pontos turísticos, como a Ilha do Guajirú e o seu já tradicional passeio de barco, em que é possível ver de perto o encontro do rio com o mar, em meio a uma natureza exuberante.    

A Websérie “Viaje nessa Live” estreou na última quinta-feira (17), com o episódio dedicado ao Sesc Iparana, Praia do Cumbuco e Rio Ceará. Já o terceiro episódio, que será veiculado no dia 15 de outubro, mostrará as belezas de Guaraciaba do Norte e São Benedito, cidades localizadas na charmosa Serra da Ibiapaba, ideais para quem gosta de paz e quer ter contato com a natureza.  

Os espectadores e demais interessados poderão adquirir o pacote de viagem logo após a exibição de cada programa. Para tanto, é necessário possuir o Cartão Sesc. O diferencial dos produtos turísticos oferecidos é, acima de tudo, a qualidade, tanto dos serviços totalmente inclusos nos pacotes, como meios de transporte, hotéis, restaurantes e atrativos turísticos locais, como também dos profissionais contratados pela instituição, como guias de turismo.  

 

Serviço: Segundo episódio - Websérie Viaje Nessa Live

 

Estreia: 1º de outubro de 2020

 

Horário: 19h

 

Formulário para o recebimento link do programa: https://bit.ly/32SslA3 

 

Mais informações sobre o Turismo Social: (085) 3452.9073 | (085) 3452.9076

 

www.sesc-ce.com.br/excursoes/ 

SETEMBRO] Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga chega à 27ª edição em novo formato

 

Mosaico O Evangelho Segundo Vera Cruz

Foto Ricardo Maciel
 

Este ano o FNT acontece em quatro momentos chamados de “Estações”, entre os meses de setembro e dezembro


 

“É. Foi. Será. Teatro”. Com este tema, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) chega em 2020 à 27ª edição. Diante das dificuldades das limitações impostas por conta da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, o FNT se reinventa e acontece em novo formato, virtual e presencial, para manter sua realização este ano. O evento acontecerá em quatro momentos, chamados de “Estações”, de setembro a dezembro, mantendo a mesma estrutura da programação.

 

Em uma live no Instagram do FNT (@fntguaramiranga), realizada no dia 15 de setembro, quando foram anunciados os selecionados para a Mostra Nordeste, a coordenadora geral Nilde Ferreira explicou o processo para se chegar ao novo formato, frisando os compromissos do evento com a realização desta edição. Um deles é com a comunidade de Guaramiranga, de manter o festival no calendário cultural da cidade. O outro, com os artistas, entendendo o papel que os festivais de artes cênicas do Brasil representam para o trabalho.

 

1ª Estação: virtual em setembro

 

O primeiro momento será com a Mostra Nordeste, de 26 a 30 de setembro, totalmente virtual, com transmissão em diversas plataformas digitais, como Instagram, YouTube, Spotify e WhatsApp. O tradicional Ciclo de Debates, que a cada dia aborda os espetáculos da mostra exibidos no dia anterior, sai este ano da sede da AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga e migra para as redes.

 

“Esse formato de fazer a Mostra Nordeste virtual tem relação com as questões da organização da nossa cidade para lidar com a pandemia, com o controle necessário para a não disseminação do vírus, explica Nilde. “Entendemos também toda uma dificuldade de viagem para os grupos”, continua.

 

Foram 99 trabalhos inscritos, dos quais, a curadoria selecionou dez espetáculos para a composição da Mostra Nordeste, além de cinco para a suplência. Dois dos selecionados participam pela primeira vez do FNT, os grupos Flecha Lançada Arte, do Ceará, e Companhia Teatro dos Novos, da Bahia. A curadoria coordenada por Paulo Feitosa (CE), foi composta por Celso Curi (SP), Thereza Rocha (CE) e Paula de Renor (PE).

 

Os 10 selecionados: Grupo Magiluth (PE) – “Tudo que coube numa VHS”; Coletivo Pico Preto (BA) – “Entrelinhas”; Clowns de Shakespeare (RN) – “Clã_Destin@ - uma viagem cênico-cibernética”; Inquieta Cia (CE) – “Metrópole On-Line”; Caixa Cênica (SE) – “Respire – A ManiFesta”; Teatro de Fronteira (PE) – “O Evangelho Segundo Vera Cruz”; Flecha Lançada Arte (CE) – “Influxo, Líquida, Carcaça”; Paula Yemanjá e Zéis (CE) – “Um São Sebastião Flechado”; Cia Pão Doce (RN) – “A Casatória C'a Defunta”; e Companhia Teatro dos Novos (BA) - “Fragmentos de um Teatro Decomposto”.

 

2ª e 3ª Estações: virtual em outubro e novembro

 

Várias atividades acontecem em outubro e novembro, envolvendo formação e música. Em outubro um Webinário discutirá o tema “Os desafios sustentáveis para o Século XXI”, no âmbito de festivais e mostras. O Encontro de Artistas Pesquisadores, uma das atividades mais enriquecedoras do festival, volta à grade do festival com apresentações de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Será o mês também da Mostra Música no FNT, que nesta edição, além de apresentações, será um momento de conversa trazendo um panorama sobre dramaturgia e música cênica. Em novembro haverá uma Mostra de Dramaturgia e um Programa de Formação.

 

4ª Estação: presencial em dezembro

 

Duas mostras terão programação presencial em dezembro na cidade de Guaramiranga. Uma delas é a Mostra FNT para Crianças, que no festival encanta o público infantil com espetáculos e contação de histórias. Também em dezembro acontecerá a Mostra Palco Ceará, que anualmente abre um importante espaço para a produção teatral cearense. O período de inscrições para esta mostra será anunciado posteriormente. No regulamento os grupos serão orientados sobre as características dos espetáculos que o festival poderá receber, conforme as condições dos espaços que serão destinados às apresentações. Para as duas mostras presenciais, serão seguidos os protocolos das autoridades sanitárias do Ceará e de Guaramiranga.

 

A realização dessas mostras presenciais em dezembro foi uma escolha do FNT para dar tempo para a comunidade de Guaramiranga se habituar novamente aos contatos sociais. “É uma cidade que passou muito tempo em isolamento, cumprindo rigorosamente, e que até hoje não voltou ao que a gente poderia chamar de uma normalidade”, explica a coordenadora geral. “Os trabalhadores estão de volta, mas as escolas não voltaram, as pessoas que não precisam sair de casa ainda não estão saindo, os idosos e as pessoas de grupos de risco ainda estão em isolamento. Então a gente entende que é preciso esperar o tempo da comunidade se reabituar aos contatos sociais. O FNT jamais se realizou sem observar primeiro como ele se dá com a sua comunidade de Guaramiranga”, comenta.

 

Quem faz o 27º FNT

 

O 27º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Agradecimento especial: Enel.

 

SERVIÇO

 

27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – 1ª Estação: virtual de 26 a 30 de setembro de 2020 com Mostra Nordeste; 2ª e 3ª Estações:  virtual em outubro e novembro com Webinário “Os desafios sustentáveis para o Século XXI”, Encontro de Artistas Pesquisadores, Mostra Música no FNT, Mostra de Dramaturgias e Programa de Formação; 4ª Estação: e presencial em dezembro com Mostras FNT para Crianças e Palco Ceará. Informações: (85)3321-1405, e-mail: fnt@agua.art.br. Site: https://agua.art.br/fnt/. Facebook e Instagram: fntguaramiranga. GRATUITO.

 

SETEMBRO] Referência no mercado de moda cearense, Estilo Feitiço aponta crescimento de 289% em vendas online

 


A Estilo Feitiço, referência no mercado de moda cearense, está investindo cada vez mais no aprimoramento do atendimento ao consumidor. Apostando em uma consultoria especializada em seu e-commerce, a marca registrou em 2020 um crescimento de 289% nas vendas online em comparação ao ano passado. 

O sistema de e-commerce cresceu no Brasil 47% no segundo semestre deste ano, de acordo com estudo sobre o cenário realizado pela Ebit|Nielsen. A Estilo Feitiço celebra os dados de crescimento com a reformulação do site da marca, que será lançada em breve. “Diante da crise que vivemos no início do ano, foi preciso se reinventar e investir em áreas que tornassem a compra mais orgânica e segura para o nosso consumidor. A venda online é uma tendência que já fazia parte da nossa história, mas queremos investir cada vez mais no nosso serviço”, comenta a diretora da marca, Mariana Holanda.  

Além do e-commerce e das lojas físicas localizadas em diversos locais em Fortaleza, a Estilo Feitiço disponibiliza para os clientes o serviço de delivery, sempre priorizando a saúde de clientes e colaboradores. 

Sobre a Estilo Feitiço 

Com 30 anos de atuação no setor de moda, a empresa iniciou suas atividades fabricando blusas femininas bordadas, seguindo os princípios de qualidade e modelagem única. Atendendo a exigências do mercado, passou a fabricar e vestir mulheres e homens no seu dia a dia, diversificando as peças e os tecidos, conforme as tendências da moda. 

SETEMBRO] Projeto de Lei inclui ovo como item essencial da cesta básica

 

Hoje a cesta básica é composta por treze itens, entre eles: arroz, feijão, carne e banana

 

O ovo é um dos alimentos que sempre está presente na mesa dos brasileiros por ser acessível, rico em vitaminas e diferentes nutrientes. Considerando a sua popularidade e os inúmeros benefícios que o produto traz à saúde, o Projeto de Lei 4534/20 inclui o ovo como item essencial da cesta básica. O texto segue em análise na Câmara dos Deputados. 

Atualmente, a cesta básica é composta por treze alimentos: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café, banana, açúcar, óleo e manteiga. O PL em aprovação altera ainda o Decreto-Lei 399/38, que estabelece que a parcela do salário mínimo destinada a gastos com alimentação não pode ser menor ao custo da Cesta Básica Nacional. 

Para André Siqueira, presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos), a inclusão do ovo na cesta básica pode  garantir a isenção tributária do alimento. 

“O ovo é um alimento composto por muitos nutrientes, vitaminas, ferro e minerais, com grande valor nutricional. Além disso, é barato e de vasta produção no Brasil. Torná-lo item essencial da cesta básica dos brasileiros, garante a isenção tributária do produto, o que pode barateá-lo ainda mais”, afirma André.  

Benefícios 

O ovo possui grandes quantidades de vitaminas A, D, E e do complexo B, o que o torna um bom antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer. 

Além disso, o alimento possui também minerais como ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio, que ajudam no combate à anemia, fornece energia para o corpo, ajuda na contração muscular, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico.  Ele auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e eleva os do colesterol bom (HDL). 

SETEMBRO] Cinemas do Grand Shopping trazem desconto especial durante a semana

  

Com o retorno gradativo dos cinemas, o Grand Shopping realiza a promoção “Diversão em Dobro”, que oferece um desconto especial para o consumidor. De segunda a sexta, um casal ou dupla de amigos pagam apenas meia entrada na compra de dois ingressos. 

A Centerplex, empresa que está há 30 anos no mercado, é a responsável pelo cinema do empreendimento, e realiza todos os protocolos de higienização recomendados pelos órgãos públicos, trazendo segurança e conforto ao público. “Queremos que nosso consumidor retorne com toda a alegria que o cinema proporciona, se sentindo seguro e usufruindo das nossas promoções e ações”, comenta a gerente de marketing do empreendimento, Carla Werneck. A promoção não é válida no fim de semana e feriados. 

 

Confira a programação dos filmes:

 

- Scooby O Filme (Dublado).

 

Segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira. Horário: 16h,17h e 19h30

 

Sábado, domingo e feriado. Horário: 16h, 17h e 19h30

 

 

 

- A Ilha da Fantasia (Dublado).

 

Segunda, terça, quarta e quinta-feira: 17h30 - 20h20

 

Sábado, domingo e feriado: 17h30 - 20h20

 

 

 

- As Faces do Demônio (Dublado).

 

Sexta, sábado, domingo e feriado: 20h

 

 

 

- A Maldição do Espelho (Dublado).

 

Segunda, terça, quarta e quinta-feira: 18h25 - 20h45

 

Sexta, sábado, domingo e feriado: 18h25 - 20h45

 

 

O Grand Shopping 

Com quatro anos de atuação e de intenso crescimento, o Grand Shopping foi pensado para proporcionar grandes experiências para toda a família. Localizado na área Sul da cidade, região que abrange 33 bairros nas redondezas da Avenida Frei Cirilo (Messejana), o empreendimento reúne quatro pisos, 182 lojas, cinco lojas âncoras e seis megalojas, praça de alimentação com restaurantes e fast foods. Buscando sempre o máximo de integração entre praticidade e serviços, o shopping oferece o máximo em conforto e segurança. A estrutura conta ainda com cinco salas de cinema, game center e dois subsolos de estacionamento para 970 veículos. 

SETEMBRO] O Boticário traz Match Juventude dos Fios, o tratamento completo para fios brancos empoderados

  

A nova linha de cabelos da marca apresenta soluções que garantem fios 5 anos mais jovens logo na primeira aplicação, sejam eles fios brancos naturais ou tingidos

            O cabelo branco passou de vilão a mocinho. Invadiu passarelas internacionais nas cabeças platinadas de modelos de todas as idades e ganhou protagonismo no dia a dia de anônimas e famosas, que assumiram os grisalhos ao se verem longe da rotina de tintura nos salões de beleza. Já prevendo esse movimento, o Boticário, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros, traz a linha Match Juventude dos Fios, para manter os branquinhos cada vez mais lindos e, principalmente, saudáveis. 

            A nova linha de cuidados capilares do Boticário, totalmente vegana, vem para ocupar um lugar nesse mercado, que hoje oferece poucas ofertas de produtos específicos para este público. Match Juventude dos Fios apresenta duas opções de rotina, a primeira com shampoo e condicionador para tratar os fios brancos naturais - Juventude dos Fios Brancos Naturais. Já para tratar os fios brancos de quem decidiu tingi-los a opção é Juventude dos Fios Brancos Tingidos. Além disso, o portfólio da linha apresenta finalizadores, máscara e spray, que podem ser combinados no uso de ambas as rotinas de cuidados. 

            O expert em cabelos de Match, Ricardo dos Anjos, explica: “Quando falamos de fios brancos, eles podem mudar de tonalidade por conta de agentes externos, com uma aparência amarelada e até mesmo esverdeada. Além disso, sua espessura e característica também sofrem alterações, ficando mais finos, quebradiços e opacos. Match Juventude dos Fios é a solução para quem assumiu os fios grisalhos ou prefere tingir, revitalizando e devolvendo a saúde dos fios”. 

Os produtos de Juventude dos Fios Brancos Tingidos contam com bioaminoácidos e ômega 3, que neutralizam o envelhecimento dos fios. Além de estimular a produção dos óleos naturais, esses ingredientes revestem e nutrem os fios do cabelo, aumentando sua força e espessura, resultando em um cabelo 5 anos mais jovem, na primeira aplicação. Em Juventude dos Fios Brancos Naturais, o shampoo e o condicionador têm em suas fórmulas um complexo matizador, que neutralizam os tons amarelados, revitalizando os fios na primeira aplicação, deixando os cabelos mais macios, hidratados e com vida. 

Para finalizar a rotina de cuidados com os fios, a Máscara Anti-Idade garante uma reposição dos nutrientes e pode ser combinada nas duas ocasiões, deixando os fios macios e revitalizados. O Spray Volumador, por sua vez, devolve a estrutura e o volume dos fios, aumentando a densidade e garantindo um cabelo volumoso e saudável. 

Os lançamentos Match Juventude dos Fios já estão disponíveis no e-commerce da marca, no link https://www.boticario.com.br/, e nas lojas desde 14 de setembro, sendo possível o consumidor acessar o app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp através do número (41) 8771-4909 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

 

#OndeTemAmorTemBeleza

 

 

Serviço: 

 

Match Juventude dos Fios Brancos Naturais Shampoo Anti Idade Desamarelador, 250 ml

 

Preço: R$31,90

 

·                     Neutralização dos tons indesejados;

 

·                     Revitaliza os fios na 1° aplicação;

 

·                     Hidratada.

 

 

 

 

 

Match Juventude dos Fios Brancos Naturais Condicionador Anti Idade Desamarelador, 250ml

 

Preço: R$36,90

 

·                     Neutralização dos tons indesejados;

 

·                     Revitaliza os fios na 1° aplicação;

 

·                     Fios macios. 

 

 

 

 

 

Match Juventude dos Fios Brancos Tingidos Shampoo Anti Idade, 25 ml

 

Preço: 31,90

 

·                     Bioaminoácido;

 

·                     Ômega 3;

 

·                     Neutraliza o envelhecimento.

 

 

Match Juventude dos Fios  Brancos Tingidos Condicionador Anti Idade, 250 ml

 

Preço: 36,90

 

·          Fios mais jovens;

 

·         Mas volume;

 

·         Brilho e maciez.

 

 

Match Juventude dos fios Máscara, 250g

 

Preço: 56,90

 

·         Reposição dos nutrientes;

 

·         Revitaliza;

 

·         Deixa os fios macios.

 

 

 

 

Match Juventude dos fios Spray Volumador, 100ml 

 

Preço: R$39,90

 

·                     Volume os fios;

 

·                     Devolve a estrutura.

  

 

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

 

*Fonte: Kantar, LinkQ Online, Total Brasil, 2.500 lares compradores de perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem, Dezembro de 2019.

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma Nov/2017

 

www.oboticario.com.br  

Instagram | YouTube | Facebook | Twitter  

SETEMBRO] MRV celebra dia da árvore contabilizando plantio de mais de 110 mil mudas somente em 2020

 


Desenvolvimento sustentável é compromisso assumido pela empresa 

Signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU – e integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo quarto ano consecutivo, a MRV comemora o dia da árvore com um número expressivo de plantios. Somente este ano, mais de 110 mil árvores já foram plantadas em todo o Brasil. No estado do Ceará foram cerca de 3.336 árvores, reforçando o compromisso da empresa com o meio ambiente. 

“Mais do que uma ação de preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável é prática constante em todas as frentes de trabalho desenvolvidos pela MRV. Todos os nossos projetos possuem paisagismo valorizando espécies nativas de cada região”, afirma José Luiz Esteves, gestor executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da MRV. 

A MRV tem como pilares as questões ambientais, sociais e de governança e demonstra isso ao longo dos mais de 40 anos de mercado. Pioneira na utilização de energia fotovoltaica em larga escala no setor da construção civil, a empresa tem planejado até o fim de 2022 o investimento de R$ 800 milhões em programas de energia fotovoltaica. Além disso, tem o compromisso de compensar 100% dos gases de efeito estufa referentes às suas emissões por meio da compra de créditos de carbono. Em dez anos, já removeu 700 mil toneladas de CO² da atmosfera. 

Sobre a MRV 

Para a MRV a Sustentabilidade é mais do que as ações que desenvolve nas áreas de meio ambiente e social. O tema está presente em todas as atividades da companhia, que passam desde a escolha do terreno para a construção de seus empreendimentos, técnicas inovadoras e mais sustentáveis de construção, itens que garantem economia para os moradores e projetos para o desenvolvimento sustentável na vizinhança de seus empreendimentos e projetos sociais. A MRV contribui na difusão de ideias e ações inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável do planeta. Pelo quarto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, é  signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU),  adotou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis,  e seu presidente  Eduardo Fischer, é  líder de ImPacto para engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais responsáveis com a temática da sustentabilidade.