Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 11 de abril de 2015

Palestras] Nutricionista Daniel Coimbra inicia pelo Brasil palestras como consultor da Integralmédica

 
Iniciada a maratona de palestras pelo Brasil do nutricionista Daniel Coimbra como consultor da Integralmédica - uma das maiores autoridades em pesquisas e desenvolvimento de produtos da América Latina. Referência entres os grandes nomes da nutrição esportiva no País, Coimbra, até dezembro, passará por dez cidades em oito Estados brasileiros. A agenda começou ontem e segue hoje em Goiânia. No próximo dia 25, ele estará em São Paulo com o curso de Medicina e Nutrição Esportiva. Na ocasião, junto com do doutor Paulo Muzy, vai palestrar, no Centro de Eventos Rebouças, sobre diversos temas como: carboidratos: pré, durante e pós atividade física; proteínas: pré, durante e pós atividade física; atrelando teoria à prática: estratégias de alimentação e suplementação voltadas para a perda de gordura e ganho de hipertrofia muscular.

Em maio, o nutricionista passará por Ribeirão Preto (9), Curitiba (16), Rio de Janeiro (20,30 e 31). Os encontros retornam em julho em Brasília e Rio de Janeiro, agosto em São Paulo e setembro em Recife.  De 1 a 4 de outubro ele estará em Brasília, sendo que no dia 3 tira um tempo ainda para passar por Belo Horizonte. No dias 17 e 18 de outubro volta ao Rio de Janeiro. Em sua terra Natal, Fortaleza, a data está reservada para o dia 14 de novembro. Finalizando o ciclo de palestras em 2015, dia 5 de dezembro acontece a última em São Paulo.

PROFISSIONAL - Especializado em Nutrição e Exercício Físico pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), membro do American College Sports Medicine, atualmente, Daniel é, também, mestrando em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em seu currículo, ainda tem a experiência de professor universitário na Universidade de Fortaleza (Unifor).

AGENDA:
09 e 10/04 – Goiânia
25/ 04- São Paulo
09/05 – Ribeirão Preto
16/05 – Curitiba
29,30 e 31/05 – Rio de Janeiro
11/07 – Brasília
18/07 – Rio de Janeiro
15/08 – São Paulo
26/09 – Recife
01,02,03,04/10 – Brasília
03/10 – Belo Horizonte
17 e 18/10 – Tanuri (RJ)
14/11 – Fortaleza

05/12 – São Paulo 

Cinema em Casa] Game of Thrones para os NETs

 
Agora falta pouco para os fãs de Games of Thrones acompanharem o retorno da série, que chega a sua  5ª temporada, no dia 12 de abril, em uma transmissão simultânea em mais de 170 países, pela HBO, canal 671 HD e 171 digital, da NET, às 22 horas.

Clientes NET HD com HBO ainda contam com a vantagem de rever o primeiro episódio da temporada no HBO OD no NET NOW, que estará disponível na segunda-feira, após a estreia. O mesmo acontece com todos os episódios da nova temporada, que serão disponibilizados no dia seguinte à sua exibição no canal. Para assistir, basta acessar o NET NOW pelo canal 1 > Programas de TV > HBO.

Para a transmissão do episódio de estreia da série, a NET estará com o sinal do canal HBO aberto a todos os seus clientes entre os dias 10 a 12 de abril. Além disso, disponibiliza uma degustação das três primeiras temporadas no NET NOW>Programas de TV> Deguste HBO.


Game of Thrones é baseada na saga de ficção de George R.R. Martin “As Crônicas de Gelo e Fogo”, em que intrigas políticas e sexuais movem as sete famílias nobres que lutam pelo controle da mítica terra de Westeros. A série épica traz uma trama que envolve traição e nobreza, família e honra, ambição e amor, morte e sobrevivência – e conquistou fãs no mundo inteiro, tornando-se um dos programas mais vistos e comentados da televisão. 

Dragão do Mar] Programação cultural de 14 a 19 de abril

 


► Festival Corpo Arte – Body Art Festival 2015

Com a ideia de se criar em Fortaleza mais uma opção para os artísticos corpos cênicos contemporâneos da cidade, realiza-se de 14 a 18 de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Festival Corpo Arte – Body Art Festival 2015. Ocupando ainda outras locais da cidade, serão mais de dez atrações gratuitas com grupos de todo o Brasil.

“Elegemos este espaço como o lugar da crítica e da reflexão das práticas das manifestações artísticas do corpo, colocando o CORPO ARTE como RESISTÊNCIA frente ao corpo social da cidade, funcionando como protesto da vida”, afirma o diretor e idealizador do festival, Paulo Lima.
Entre os destaques da programação, está o espetáculo de abertura InstHabilidade, do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte (MG). Depois de 15 anos sem se apresentar em solo cearense, o grupo ganha o palco do Teatro Dragão do Mar, no dia 14 de abril, às 21h. E faz uma segunda apresentação, “Pequenos Atos de Rua”, no dia 15, às 16h, na Praça do Ferreira.

Além das atrações, o Festival tem o objetivo de fomentar a formação e a investigação artística através das oficinas destinadas à partilha dos procedimentos e das questões que orientam as práticas dos artistas convidados. Confira na programação abaixo.

“Nos apresentamos como um evento democrático de ampla participação popular dos nossos artistas que desenvolvem a prática do “Corpo”, como expressão artística, seja no teatro, dança seja na performance, e que contribuem assim para a difusão cultural e construção da memória da arte contemporânea do Ceará”, conclui Paulo Lima.




PROGRAMAÇÃO

Dia 14 – Terça-feira
15h | Teatro São José (Centro) | Livre
Espetáculo "Carona"
Em Dois Companhia de Dança (CE) – Performers: Felipe Araújo e Emanuel Santos
Uma história sobre pistas, aviões e navios. Um duo de dança que acontece no espaço da rua, entre os carros e pedestres.


21h | Teatro Dragão do Mar | Livre
Espetáculo "InstHabilidade"
Grupo de Dança Primeiro Ato (MG) – Concepção e Direção coreográfica: Alex Dias e Suely Machado
O espetáculo é inspirado na condição de estar vivo, de "cair e levantar", movimentos naturais da vida. A habilidade de lidar com a instabilidade e a instabilidade presente em nossas habilidades, que gera desequilíbrio, ação e vida.

O movimento serve de metáfora para a instabilidade enquanto terreno constante de experimentações e pesquisa. A partir desse pensamento, a montagem propõe habitar o lugar de busca no processo homem-mundo, através da jornada entre a inspiração, a fantasia e as quedas na realidade.


Dia 15 – Quarta-feira
16h | Praça do Ferreira | Livre
Pequenos Atos de Rua
Grupo de Dança Primeiro Ato (MG) – Concepção, encenação e direção coreográfica: Suely Machado
Em espaços públicos da cidade, inspirados em contos e no realismo fantástico, a cena cotidiana é matéria prima para quadros que se movem e transformam o cenário urbano em ambientes de sonho e possibilidades.

O trabalho dos oito bailarinos envolvidos na criação e no desenvolvimento do trabalho busca aproximar o público na identificação e na transcendência dos movimentos.


18h | Teatro Dragão do Mar | Livre
Espetáculo "Galinhas-Mulheres-Galinhas"
Companhia Ponto (CE)
Performers: Tatiana Valente, Maurileni Moreira, Tayana Tavares
Em quê circunstâncias o corpo do Outro pode ser erguido e isto simbolizar uma violência das partes? Em quê caminhos nos deixamos influenciar pelos gritos dos opressores e nos silenciarmos aceitando-nos como vítimas? O que fazer para que tomemos as rédeas do corpo e faça dele o que bem quiser, sem medo, sem culpa, sem regras, respeitando a mim e minhas vontades?

Deixar visível as feridas de todas as agressões físicas, verbais, morais que as mulheres sofrem no dia-a-dia, seja na rua com cantadas sexistas, seja em casa com olhares reprovativos, seja num relacionamento com as privações do quê pode e do quê não pode fazer em busca de ser uma 'mulher direita'. GALINHAS é um soco no estômago.


21h | Teatro Dragão do Mar | Livre
Espetáculo "Dança Burra II"
Marcelo Gabriel (MG)
O primeiro espetáculo de Marcelo Gabriel, o solo Dança Burra (1987), que deu nome à Companhia de Dança Burra, iniciou sua pesquisa em quedas. Estabelecendo um diálogo entre artes plásticas, dança e teatro, criava uma instalação cênica que foi apresentada em coletivas e salões de arte, tendo recebido uma referência especial no XX Salão Nacional do Museu de Arte de Belo Horizonte em 1988.

Dança Burra II aprofunda a análise, tendo como fundamento a construção de signos de poder e dominação, tendo sua estrutura no discurso e influência no corpo da linguagem. Sintoma cronificado pelo adestramento do gesto, seu reflexo no comportamento, normatizando o desejo em um corpo social amputado.

Dia 16 – Quinta-feira
15h | Percurso do Passeio Público à Praça do Ferreira | Livre
Espetáculo "Ele"
Rodrigo Caffer (SP)
Concepção e arte geral: Rodrigo Caffer
Conta-se que havia, em Shangrilá, um elefante que passeava nas costas de um homem... ou seria um homem que passeava à sombra de um elefante? O prêmio para esse esforço era o acesso a um jardim suspenso. Criação em dança que considera os vãos da arquitetura, o que se infla, o que está pleno de possibilidades, o que se expõe e as reformas, perspectivas e relações que esse espaço contempla.

Espetáculo "PontoAR"
Companhia Ponto (CE)
Performers: Tatiana Valente, Maurileni Moreira, Tayana Tavares
PontoAr remete à ideia da repugnância. Não para aqueles atos que reportam a instintos, mas de tudo aquilo que lhe monta a capa da "boa sociedade", das ações, pequenas corrupções e abusos que se constroem no escuro. A mulher que bebeu demais e está rodeada de amigos que desejam outro fim para sua trajetória.

A menina que sorri para o transeunte, que lhe rouba o pirulito de suas mãos. A bailarina que se vê obrigada a sentar no sofá e deixar sua sapatilha estendida no cabide da porta, que se tranca para seus ideais. Ar nem sempre é sopro de vida.

Surpresa? De onde vem? O que vem? Respirares de epifanias femininas. Coletivo desconjuntado que carrega em suas memórias narrações de invasões ao seu corpo.
De tudo isto, PontoAr é um salto para o escuro.

20h | Teatro Dragão do Mar | Livre
Espetáculo "Palafitas"
Grupo Fuzuê (CE)
Performers: Edmar Cândido, Eric Vinícius
É uma proposição de equilíbrio entre dois corpos, ora sobre mãos e pés, ora reconstruindo formas de estar no outro. A sustentação do corpo sobreposto se da pela busca de eixos estáveis, remetendo a imagem dos casebres lacustres que conhecemos por palafitas que se erguem em lagos e regiões pantanosas como estratégia de se habitar um espaço. O conceito de morada aqui cria a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana.

21h | Teatro Dragão do Mar | Livre
Espetáculo "A Cor Cinza das Coizas"
Experimentus Cia. de Dança (CE)
Coreografia e Direção: Paulo Lima
Bailarinos intérpretes: Aline Rodrigues, Edson Odorico e Lucas Linon
Inspirado na filosofia de Schopenhauer, que postula que o mundo não é mais que a representação, o prazer é apenas a supressão momentânea da dor, esta por sua vez, é a única realidade verdadeira.

Dia 17 – Sexta-feira

10h | Percurso a partir da Praça da Estação | Livre
Espetáculo "Avestruz Ciborgue"
Paola Rettore (MG)
Performer: Paola Rettore
A obra realiza interferências urbanas, porém em campo aberto de significações a partir da construção de sete roupas-esculturas pré-performance, pré-personagem e pós-persona, trabalhadas como objetos, como construção de adereços superpostos ao corpo ou mesmo como uma extensão do corpo, dando à escultura um lugar, uma posição, uma referência.

14h | Fachada do Prédio Cine São Luiz / Pça. Do Ferreira
Espetáculo "Arranha Céu"
Teatro Base (SP)
Performer: Paola Rettore
O enredo é ambientado no século XXII, numa cidade grandiosa, mecânica e lotada com imensas estruturas arquitetônicas rodeadas por um fluxo constante de pessoas, automóveis, aviões, motos, helicópteros e outros veículos voadores que compõem uma sinfonia incomum, uma cacofonia de sensações, medos, fobias e individualidades.
Os habitantes dos Arranha Céus se adaptaram as transformações ocorridas nas novas cidades-sistemas criados e gerenciados pelo governo central e conseguem viver em um mundo vertical. Explorando o isolamento, a efemeridade e a conexão das relações, a peça conta histórias de pessoas sem nome que vivem num mundo estranho, mecânico e vertical.
16h | Auditório do Dragão do Mar | Livre
Diálogos com PAOLA RETTORE e LEONEL BRUM
Tema: Impressões de um CORPO pela CIDADE

Dia 18 – Sábado
17h30 | Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) | Livre
Espetáculo "Estudo para Lugar Nenhum"
Vera Sala (SP)
Concepção/Execução: Vera Sala – Arquiteturas/Luz: Hideki Matsuka
(?)........
errâncias derivas
corpo esvaziado descontinuado sem fim sem onde(?)
vertigem
onde(?)sem tempo sem começos sem ir impossível tempo impossível corpo
onde(?) apenas corpo
(vera sala)
corpofendaabismofissura........... ausência
ausência

► Conferência com Gonçalo M. Tavares

O premiado escritor angolano Gonçalo M. Tavares palestra sob o tema "Muros, Corpo, Leitura e Escrita. O Velho e Contemporâneo", no dia 17 de abril, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. A conferência encerra o Seminário Imagem e Corpo, da Vila das Artes, que será ministrado pelo escritor.
O seminário tem início dia 13 de abril, das 16h às 19h e segue entre os dias 14 e 16 de abril, das 14h às 18h, no auditório da Vila. O público-alvo são estudantes e profissionais da área de dança e cinema. Toda a programação é gratuita.

O escritor é um dos convidados da terceira turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, que está em processo de pesquisa e produção dos projetos de finalização do Ciclo Imagem e Alteridade. "A produção literária de Gonçalo se aproxima bastante da pesquisa que os alunos vêm desenvolvendo no Curso", revela Rúbia Mércia Medeiros, coordenadora da Escola Publica de Audiovisual. (EAV).

O seminário, organizado a partir da obra Atlas do Corpo e da Imaginação, de autoria de Gonçalo, aborda métodos de pensamento, e o corpo - leis, movimento, amor, cidade, identidade, racionalidade, jogo, saúde, dança, dor, dentre outros assuntos.

A ação é realizada em parceria com o curso de Licenciatura e Bacharelado em Dança e o curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), ADUFC (Associação dos Docentes da UFC), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura (Secultfor).

Sobre o escritor

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970, em Luanda - Angola, e reside atualmente em Portugal. Publicou a sua primeira obra em dezembro de 2001. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro. Em Portugal, recebeu vários prêmios, entre os quais: o Prêmio José Saramago 2005 e o Prêmio LER/Millennium 2004, com o romance Jerusalém; o Grande Prêmio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com Água, Cão, Cavalo, Cabeça. Prêmios internacionais: Prêmio Portugal Telecom 2007 (Brasil); Prêmio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prêmio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia); Nomeado para o Prix Cévennes 2009 - Prêmio para o melhor romance europeu (França). Os seus livros foram editados em 35 países. Jerusalém foi o romance mais apontado pelos críticos do Público para "Livro da Década". Suas publicações deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofônicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses acadêmicas, entre outras obras.

SERVIÇO
Encerramento - Conferência Muros, Corpo, Leitura e Escrita. O Velho e Contemporâneo
Onde: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Quando: dia 17 de abril
Horário: das 19h às 21h
Acesso gratuito. Sujeito à lotação.

► Bando de Pássaros Gordos
Direção: Andréia Pires

Entre um encontro de degustação e o ensaio de uma banda fantástica, seis atores inventam um mundo de impulsos. Um mundo em que cada palavra dita, cada olhar, tem apenas um significado, cada toque não tem passado nem futuro, cada beijo é um beijo desconhecido. Motivados pelo livro "Os sonhos de Einstein" de Alain Lightman, a peça existe  num tempo surreal. 

Ficha técnica:
Elenco | Getúlio Cavalcante, Bruna Pessoa, Thiago Andrade, Gabriela Ribeiro, Leonardo William e Felipe Bira
Texto | Produção Colaborativa
Trilha Sonora | Pepeu
Figurinos | Filipe Alexandre e Isac Bento
Publicidade | Getúlio Cavalcante
Iluminação | Andréia Pires
Técnica | audiovisual. Pedro Henrique
Preparação Vocal | Ari Sousa
Produção Executiva | Michel Barros
Produção de Cena | Marcos Paulo
Fotografia | Nanda Siebra 

Dias 18, 19, 24, 25 e 26, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia). Classificação livre.

► Curta o Gênero

Curta O Gênero volta ao Dragão do Mar com as Mostras Paralelas de Cinema e festa de encerramento. A partir das 15h30, no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco, seis curtas-metragens tratam a questão do gênero. Confira a programação no site curtaogenero.org.br.

Sobre o Curta o Gênero  
O projeto Curta O Gênero é realizado desde 2012 pela ONG Fábrica de Imagens - ações educativas em cidadania e gênero, com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Coelce e o patrocínio dos Correios e da Petrobras. Traz na bagagem uma proposta para multilinguagens, com o debate e a difusão de obras comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero, construção ou invenção de outras representações baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. Através de simpósios temáticos, mostras audiovisuais, rodas de conversa, exposição fotográfica, apresentações teatrais (Gênero em Cena) e musicais, feiras artísticas e de livros.


► Oficina Apps para Edição de Fotos
O Golpe de Vista – ciclo mensal de conversas sobre fotografia – oferece, no dia 18 de abril, uma oficina gratuita dando dicas e sugestões de aplicativos para edição de fotos. Facilitador: Éden Barbosa.
Dia 18, às 14h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Gratuito.


► Recital e Feira Cordel com a Corda Toda
Tão característica da cultura nordestina, a literatura de cordel tem vez e lugar no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Todo mês, tem Recital e Feira Cordel com a Corda Toda, realizado em parceria com a AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará, instituição que congrega boa parte dos poetas populares do nosso estado. A Feira ocorre sempre paralelamente ao recital com os principais expoentes da Literatura de Cordel na atualidade, das 17h às 21h. Os artistas declamarão versos autorais e de vários outros poetas populares.

Dia 19 de abril, às 17h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Acesso gratuito.

► Fuxico no Dragão
Música, performances e uma feirinha com vinte jovens expositores em design, moda, produtos terapêuticos e gastronômicos agitam as tardes de domingo do Centro Dragão do Mar. O programa perfeito para jogar longe o marasmo dominical.

Dia 12, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.

  
EXPOSIÇÕES:


► Exposição “Fortaleza – Cores da cidade”

Fortaleza há de ser cantada! A barra, o dragão, o passeio; o bode, a praça, a ponte; os poetas, os profetas, os renegados. Como destacar da obnubilação citadina cada elemento senão pela cor, pelo traço, pelo verso? Mira, olha, enxerga, Fortaleza! Espia a beleza que aqui fez morada.

Somente representações poéticas podem restaurar a ternura que eventualmente se perdeu no caos do dia-a-dia. Os embates, as desproporções, os extravios que descarrilam a metrópole não podem abafar a cidade, seus personagens, suas histórias. Precisamos elaborar retratos que inspirem a construção de um reduto que se respeite, se preserve. As cores da cidade devem ganhar as telas para que as enxerguemos.

Os artistas plásticos Carlos Macedo, Cláudio César, Fernando França, João Marcelo Pereira, Lia Sanders, Mano Alencar e Vando Figueirêdo aproveitam o ensejo do aniversário de Fortaleza para louvar nossa aldeia. Resgatando paisagens e personagens, a exposição Fortaleza – Cores da Cidade oferece novos tons a cenários já invisíveis de tão familiares.

Fruto do anseio de redescobrir o encanto da capital, o projeto vem abalar nossa concepção do espaço urbano. São cerca de trinta telas com a temática, quatro a cinco de cada artista.

Fortaleza dispõe de uma cena cultural e artística própria, cujo reduto e resistência o Dragão do Mar tão bem sintetiza. Não há lugar melhor que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura para apresentar à cidade seus mais novos retratos.

Em cartaz de 2 a 26 de abril de 2015, na Multigaleria. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.


► Vaqueiros [Sala 4]

Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.

Exposição de longa duração, no Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.


► Exposição Corpo da Obra [piso superior]

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) apresenta a exposição Corpo da obra e evidencia eixos temáticos que compõem o seu acervo. Uma ação constante na atual política curatorial do Museu é a de proporcionar a visibilidade e o acesso das obras que compõem sua coleção, através de mostras que provoquem reflexão e dinamizem a relação público/obra. Uma dinâmica efetiva dentro dessa metodologia são as oficinas preparadas pela ação educativa do MAC-CE, que potencializam questões conceituais ao estimular percepções e instigar o olhar crítico do participante.

A parte de um todo, um pequeno território versus a geografia de uma totalidade, membros de um corpo, o corpo da obra. Metáforas de muitos corpos, corpo que não é corpo, a reinvenção do corpo, fragmentos ou ausência. Nesse contexto, nos apropriamos de diversas linhas e caminhos para apresentar fragmentos da coleção, alguma parte de um todo, alguns caminhos de uma estrada, alguns afluentes de um rio. O conjunto não discute apenas questões relacionadas à poética do corpo, se bifurca por outras searas. O corpo aqui é apenas o alicerce, o estopim para o novo instante.

Corpo da obra ocupa o andar superior do MAC-CE e divide-se em quatro partes, em conjuntos que se conectam ediscutem eixos importantes que compõem o acervo do museu. Em Seres ou Coisas, o caráter mágico, os ambientes pós-apocalípticos, sombrios e misteriosos ativam potencialidades além do real; em Método e Construção, articulam-se relações entre o tempo e o espaço, na arquitetura e geometrização da forma; Escritas e Sujeitos ativam processos subjetivos, fluxos narrativos por onde emerge a palavra e a instância do confidencial; já em Corpo da Obra, o corpo é o elo entre a participação, a ausência e o limite.

Dessa forma, construímos um corpo articulável entre seres, geometrias e  subjetividades. Um corpo-acervo, um corpo-coleção.

Em cartaz até abril de 2015. Visitação: terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30). Gratuito.




► MÚLTIPLAS LINGUAGENS

5º Grupo Escoteiro do Ar Pinto Martins
De acordo com a faixa etária dos participantes, o grupo define as atividades de escoteirismo.
Todos os sábados, das 14h às 17h, no Bosque da Praça Verde. Acesso gratuito.


Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
Todas as sextas, sábados e domingos, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.


Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.
Todos os domingos, das 16h às 19h, na Praça Verde. Acesso gratuito.


Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar.

  
► PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Ingressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Sessões:

O ABC do Sistema Solar
Em uma nave imaginária crianças fazem uma viagem pelo Sistema Solar. Durante a viagem elas aprendem sobre a mitologia das constelações e as lendas astronômicas. 30min.

Nos Limites do Oceano Cósmico
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distante de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.

Explorando o Universo
Venha se aventurar numa fascinante viagem pelo universo, e com Galileu conheceremos os segredos do céu e suas descobertas científicas para o progresso da ciência. 40min.

Origens da Vida
Mergulhando no desconhecido, e a partir das profundezas do oceano, descobriremos as origens da vida em nosso planeta. Através do tempo e espaço viajaremos até o nascimento das primeiras estrelas. 30min.

Sessões às quintas e sextas-feiras:
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico
20h - Origens da Vida

Sessões aos sábados e domingos:
17h - ABC do Sistema Solar
18h - Explorando o Universo
19h - Nos Limites do Oceano Cósmico

20h - Origens da Vida 

Diversão] Beach Park Resort promove aula de Zumba

Todo primeiro domingo do mês o Beach Park Resort realiza uma contagiante aula de Zumba, uma mistura de movimentos de ginástica com ritmos latinos que vem conquistando adeptos em todo o mundo. Excepcionalmente este mês, devido a Páscoa, a aula ministrada pela instrutora Cintia Levy foi adiada, em uma semana, e será realizada dia 12 de abril, prometendo fazer todo o público presente se divertir e perder muitas calorias.

Para a professora Cintia Levy, o foco principal das aulas de Zumba não está no aprendizado de uma coreografia, mas sim na diversão e leveza com que os alunos aprendem. “Em uma única aula nós ensinamos vários ritmos, sempre com passos fáceis de serem seguidos, desta forma o participante não se frustra e sente-se motivado. Nas aulas de Zumba, não existe o rigor técnico das aulas de dança tradicionais, o que deixa a atividade ainda mais divertida”, explica a instrutora.

A Zumba pode influenciar diretamente na qualidade de vida dos praticantes, tanto na saúde quanto na autoestima. “Há um incremento da função cardiovascular e respiratória e, com ela, redução dos níveis de colesterol ruim, risco de diabetes; alívio do estresse e assim por diante. Ela traz também outros benefícios específicos e particulares que tenho observado: melhora da coordenação motora, memória, criatividade, raciocínio e imaginação; combate a depressão e timidez; desenvolvimento das relações interpessoais como amizade, tolerância, senso de cooperação, autoconfiança e melhora da autoestima”, ressalta Cintia Levy.


SERVIÇO:
Data: 12 de abril (domingo)
Local: Rua Porto das Dunas, 2734, Aquiraz CE) – no palco do Beach Sounds
Horário: às 11h (duração de 50 minutos)
Entrada: gratuita

Mais Informações: (85) 4012.3000 

Evento] Fortaleza Convention & Visitors Bureau/ Visite Ceará realiza evento voltado para sociedades de especialidades médicas



Espaços modernos e bem estruturados, como o Centro de Eventos e diversos hotéis, aliados a uma robusta infra-estrutura de hospedagem e restaurantes, fazem de Fortaleza uma das melhores cidades para receber eventos no País. Enxergando oportunidades de atrair congressos e conferências da área médica, o Fortaleza Convention & Visitors Bureau/ Visite Ceará realiza, no próximo dia 16 de abril, um coquetel para presidentes e vice-presidentes de sociedades médicas. Com tema Boteco, o evento, em parceria com a ABEOC, ABIH, Setur e Setfor, ocorrerá no La Maison Dunas, das 20 às 23 horas. Na ocasião, a diretoria do Convention/Visite Ceará fará apresentação sobre todas as vantagens de realizar eventos em Fortaleza e como a instituição pode ajudar nesta captação, além de indicar os melhores fornecedores e fortalecer parcerias. Durante a programação, também haverá sorteio de brindes para os convidados.  

Show] Dia 18 de abril Paula Toller com seu show 'Transbordada'





Paula Toller com seu show 'Transbordada'  no Siará Hall em Fortaleza / CE. Os valores dos ingressos são: pista = R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (pista). camarote = R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia). O público poderá encontrar no site da Bilheteria Virtual e quiosque da bilheteria virtual no Shopping Del Paseo (3º piso). 

Exposição] EXPOSIÇÃO A MAGIA DE MIRÓ CHEGA À CAIXA CULTURAL FORTALEZA

L’Amazone/ Joan Miró


A mostra reúne 69 desenhos e gravuras de Joan Miró, um dos maiores ícones da Arte Moderna, e fotografias do pintor espanhol em seu ateliê. 


A CAIXA Cultural Fortaleza realiza, entre 29 de abril a 21 de junho, a exposição A Magia de Miró, que reúne os desenhos e gravuras sobre o universo onírico do pintor surrealista Joan Miró, morto em 1983. Serão 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco tiradas por Alfredo Melgar – que também responde pela curadoria da exposição – onde Miró aparece como personagem principal.

As ilustrações da mostra correspondem a diferentes épocas, entre 1962 e 1983, e remetem ao processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade e conhecimento. O resultado é o traço colorido e inconfundível do gênio e ícone do surrealismo, que buscava a máxima intensidade com o mínimo de esforço e, assim, explicava a presença relevante dos espaços vazios em suas telas.

Alguns dos desenhos expostos são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida.

Nas fotografias feitas por Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo em Paris, Miró aparece em diversos momentos de criação e de descontração em seu ateliê, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão. A mostra já passou pelas Caixas Culturais de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Joan Miró: Nascido em Barcelona, em abril de 1893, é um dos mais renomados artistas da história da arte moderna. Miró estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental.

Alfredo Melgar: Alfredo Melgar Alexandre nasceu em Madri, em 1944. Foi médico e professor da Cruz Vermelha, atuou como voluntário dos campos de refugiados do Oriente Médio e viajou pela América, África, Ásia e Europa trabalhando, alternadamente, como médico e fotógrafo. De volta à Espanha, em 1980, fundou a editora e galeria de arte Alfredo Melgar, produzindo portfólios de pintura, música e poesia. De 2003 a 2008 foi presidente da Associação Espanhola de Gestores do Patrimônio Cultural (AEGPC). Hoje, Melgar vive em Madrid, realizando trabalhos de edição, produção e direção de exposições e eventos culturais.


Serviço:
Exposição: “A Magia de Miró”
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Galerias 1 e 2, no 2º andar)
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 29 de abril a 21 de junho de 2015 (Abertura e visita guiada com o curador Alfredo Melgar para convidados e imprensa, no dia 28, às 19 horas)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h e aos domingos das 10h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita
Serviço de manobrista gratuito no local no dia da abertura


Informações: (85) 3453-2770

Festival] Segunda etapa do Projeto “Longitudes - Programa de Formação e Expansão” acontece em Sobral, de 16 a 18 de abril



O Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE” chega ao interior do Estado. De 16 a 18 de abril acontece, no município de Sobral, a segunda etapa da atividade. A programação faz parte das atividades da nona edição do Festival Ponto.CE que, em 2015, está sendo realizada durante todo o ano. Com patrocínio da Coelce e da Oi e apoio cultural do Governo do Estado e do Oi Futuro, desde o mês de dezembro de 2014 acontecem diversas atividades como shows, espetáculos de dança e exibição de vídeos das edições anteriores e cursos. Após Sobral, o projeto acontecerá em Quixeramobim e Pacajus. Específico para formação, o “Longitudes” contempla as três linguagens presentes no universo do festival: música, dança e audiovisual. Na “Princesa do Norte”, as oficinas serão realizadas na Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa) Sobral.



O “Longitudes” é uma ação de formação interdisciplinar entre essas quatro cidades cearenses. A primeira a receber o programa foi Fortaleza. A dinâmica coleção de tecnologias das mídias exige um profissional que entenda e transite por processos verificados na diversidade de plataformas, e em visibilidades e acessos simultâneos, como as web-tvs, web-rádios, os videoclipes, vídeo-dança, os softwares sociais e as demais opções que são disponibilizadas pelas ágeis conquistas do setor. 

O agente da cultura contemporânea está em processo contínuo de transformação, seja pelas diversas ações que desempenha - quando ao mesmo tempo é músico, produtor, roteirista, técnico de som, comunicador, dançarino, videomaker etc -, seja pela própria necessidade de sobrevivência dentro do mercado criativo. Dentro dessa necessidade de mercado e dos vastos ambientes tecnológicos ligados às linguagens artísticas, o “Longitudes” é uma valiosa fonte de aprendizado e de possibilidades de trocas.

Roteiro para documentário; Planejamento técnico em eventos para produtores; Vídeodança; e Produção cultural estão entre os temas que serão abordados nessa segunda etapa do programa de formação e expansão do Festival Ponto.CE. Os cursos serão ministrados por Vítor Grilo, Bebeco Baltaduonis, Alexandre Veras e Rafael Bandeira. Serão duas oficinas por turno.

Ementas dos cursos: 

Roteiro para documentário - A oficina tem a finalidade de introduzir os participantes ao mundo da roteirização para documentários, apresentando os principais conceitos a cerca do tema e métodos de elaboração. 

Planejamento técnico em eventos para produtores: Tem por objetivo introduzir conceitos de infraestrutura e elétrica para shows e espetáculos. Abordará tipos de palcos, tipos de sonorização, iluminação e planejamento elétrico. Elaborado de uma forma dinâmica para que os participantes possam entender e esclarecer dúvidas em relação ao assunto

Vídeodança: A oficina propõe um mergulho na linguagem da vídeo-dança abordando aspectos da construção da imagem e da composição coreográfica em aulas teóricas e práticas. O programa inclui tópicos como as representações do corpo através da imagem, o corpo como lugar de inscrição de imagens; cena, presença e ponto de vista; relações entre dança e imagem em movimento. No percurso serão exibidos e comentados trabalhos de vídeodança, vídeo-arte, vídeo-performance, cinema experimental, documentários poéticos, entre outros. Os participantes serão orientados a planejar e realizar seus próprios filmes. 

Produção cultural: A oficina apresentará as partes que compõem o mercado cultural e o trabalho de um produtor independente e polivalente, bem como as áreas em que o profissional pode atuar. Visando a busca da autonomia e da produção colaborativa no desenvolvimento cultural independente. Será focada predominantemente no setor da música, e mostrará os conceitos mais atuais do que é discutido no âmbito cultural, levando ao debate pontos sobre a cadeia produtiva independente do mercado da música.

PALESTRANTES

VÍTOR GRILO - Membro do coletivo de comunicadores 1Bando, coordenador adjunto da Escola de Cultura Digital da Vila das Artes e representante dos coletivos realizadores na Câmara Setorial do Audiovisual. Realiza filmes institucionais para diversos setores a mais de 4 anos.

BEBECO BALTADUONIS - Técnico em sonorização profissional com formação pelo IAV – Instituto de Áudio e Vídeo (Fundamentos de Áudio e Acústica) - São Paulo/SP e pelo CAM - Colégio de Artes Modernas. Sócio-Propietário da Balta Som & Luz, empresa com mais 8 anos de atuação no mercado. Diretor de palco de alguns dos principais festivais do país como FIFA FAN FEST, Ceará Music, Ponto.CE e Piauí POP (Teresina/PI).Trabalhou na direção técnica de vários shows internacionais em Fortaleza, como: Motorhead, Gamma Ray, Helloween, Nightwish, Groundation, Midnite, Bad Religion, etc. Alexandre Veras - Nascido no Ceará em 1969, o artista Alexandre Veras começou seu trabalho com vídeo aos 18 anos e desde então desenvolveu diversas atividades nessa área, atuando como professor, trabalhando com oficinas de vídeoarte e vídeodança e em documentários. Entre 1999 e 2012, Alexandre esteve envolvido com o Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde foi coordenador, desenvolvendo curadoria de mostras e organizando seminários e cursos. São notáveis na obra de Alexandre Veras diversas peculiaridades específicas que definem uma linha de personalidade estilística do artista.

ALEXANDRE VERAS - Nascido no Ceará em 1969, o artista Alexandre Veras começou seu trabalho com vídeo aos 18 anos e desde então desenvolveu diversas atividades nessa área, atuando como professor, trabalhando com oficinas de vídeoarte e vídeodança e em documentários. Entre 1999 e 2012, Alexandre esteve envolvido com o Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde foi coordenador, desenvolvendo curadoria de mostras e organizando seminários e cursos. São notáveis na obra de Alexandre Veras diversas peculiaridades específicas que definem uma linha de personalidade estilística do artista.

RAFAEL BANDEIRA - Proprietário do Hey Ho Rock Bar – casa de shows que teve mais de 7 anos de existência em Fortaleza. Um dos realizadores do Ponto.CE, um dos maiores festivais independentes do Ceará. Vice-presidente da CASAS ASSOCIADAS - Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes, durante a primeira gestão da entidade. Diretor Administrativo da Balta Som & Luz, empresa com mais de 7 anos de atuação do mercado. Presidente da Associação dos Produtores Independentes do Ceará – APROINCE. Palestrante em alguns dos principais festivais do país como Goiânia Noise (GO), Feira da Música(CE), Abril Pro Rock(PE), Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe(MG),Vaca Amarela (GO), Calango(MT) e Big Bands Festival (BA) e Feira do Empreendedor (CE).

SERVIÇO
Projeto “Longitudes – Programa de Formação e Expansão do Festival Ponto.CE”
Dias 16, 17 e 18 de abril de 2015
Local: Ecoa Sobral
Rua Dr. Carlito Pompeu, 160, Centro
Horário oficinas: 14 às 17 horas ou 19 às 22 horas

Informações: (85) 3021.7186

DFB] DFB 2015 divulga estilistas confirmados para a edição

 
Falta menos de um mês para o Dragão Fashion Brasil 2015 e o maior encontro da moda autoral do País tem grandes nomes confirmados para essa edição. Entre eles estão: Lino Villaventura (CE); Vitorino Campos (BA); Lindebergue Fernandes (CE); Melk Zda (PE); Riccardo San Martini (RN); e Weider Silveiro (SP). Ao todo são 32 desfiles apresentados entre os dias 7 e 10 de maio, em Fortaleza.

Com tema "Mãos à obra, mãos à moda", o DFB, evento sem fins lucrativos, lança para a sociedade mais um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Neste ano, toda a exuberância do evento extrapola as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles em grande estrutura à beira-mar.


A programação do evento conta ainda com exposições, cursos, palestras, apresentações culturais e um grande espaço gastronômico, tudo aberto ao público.

Alguns flashes do DFB 2014:







Lançamento] Livin Brasil ganha novo local de vendas



A partir do próximo dia 11, os produtos da Livin Brasil poderão ser encontrados além do comércio virtual. O estilo Livin vai invadir a loja Pimentá e, para marcar o lançamento, as empresárias Déborah Pinheiro e Priscilla Ramos vão receber os clientes neste sábado, a partir das 9 horas, na sede da loja, localizada na Avenida Santos Dumont.
Os produtos da Livin são fabricados levando em consideração o estilo despojado do brasileiro unindo a diversidade cultural ao esporte. Isso tudo acaba sendo percebido no material final. Dentre os campeões de vendas, biquínis, esteiras de praia e bolsas. Mas também podem ser encontradas almofadas, porta óculos, travesseiros, entre outros.

Serviço:

Data: 11.04.15
Lançamento Livin + Pimentá, a partir das 9 horas
Endereço Pimentá: Avenida Santos Dumont, 3765
Telefone: (85) 3258.1367

Site Livin: www.livinbrasil.com.br

Esporte] Inscrições do TRIATHLON OLÍMPICO vai até o dia 25 de abril



Representando a categoria masculina já escrita na prova o Dr. Bruno Nogueira (ortopedia e traumatologia) que esta fazendo um belíssimo trabalho com vários atletas.

A prova ainda terá Sprint Triathlon, Duathlon Terrestre, Mountain Bike e Duathlon Aquático como provas festivas (não válidas pelo Ranking). As inscrições podem ser feitas nas lojas: 
- Nutrisports – Av. Oliveira Paiva, 2797, Lj. 19, Cid. Funcionários);
- Barcellos Sports Fortaleza (Padre Antônio Tomás, 850, Aldeota);
- Velo Sports (Av. Washington Soares, 600, Loja 08 (Próx. ao Iguatemi));
- Supplements (Rua Marcos Macêdo, 1211 B).
- Bicicletas & Serviços ( Rua: Pereira Filgueiras, 1554, Aldeota)

Obs: No dia 24 de Abril acontecerá os melhores do ano de 2014 e Sorteio do Ironman Fortaleza.

Lançamento] Lançamento de "Crônicas Absurdas de Segunda", de Raymundo Netto



Crônicas Absurdas de Segunda é, em sua maioria, uma seleção de textos de Raymundo Netto publicados, entre 2007 e 2010, no caderno “Vida & Arte” do jornal O POVO. Neles, o autor visita e apresenta a cidade de Fortaleza, a reconhece e a provoca por meio da fala (e dos sentimentos) de seus escritores, principalmente os cronistas, contemporâneos ou não, que se depara em bancos de praça, nos ônibus, em parques, nas casas mutiladas, cemitérios ou em meio a desastres e hecatombes de proporções aparentemente absurdas.

A obra, ganhadora do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, é edição comemorativa dos 10 anos de seu ingresso na literatura, com a publicação de Um Conto no Passado: cadeiras na calçada, e dos 8 anos que escreve em coluna fixa para o jornal O POVO.

Entre os personagens que participam das crônica absurdas de segunda: Rachel de Queiroz, José de Alencar, Quintino Cunha, Demócrito Rocha, Antônio Sales, Milton Dias, Francisco Carvalho, Ciro Colares, Eduardo Campos, Moreira Campos, Clóvis Beviláqua, Lívio Barreto, Raimundo de Menezes, Juca Fontenelle, Clarice Lispector, Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Carlos Câmara, Lustosa da Costa, Ramos Cotoco, José Alcides Pinto, Lúcia Dummar, Airton Monte, Narcélio Limaverde, Audifax Rios, Nirez, Christiano Câmara, Douvina Câmara, Nice Firmeza, Estrigas, Marciano Lopes, Zenilo Almada, Ana Miranda, Sânzio de Azevedo, Augusto Pontes, Mário Gomes, Nilto Maciel, Pedro Salgueiro, Socorro Acioli, Horácio Dídimo, Adísia Sá, Tércia Montenegro, Oswald Barroso, Jorge Pieiro, Carlos Vazconcelos, Júlio Lira, Ary Sherlock, Grupo Comédia Cearense, Poeta de Meia-Tigela, Carlos Nóbrega, Astolfo Lima Sandy, entre outros.

Serviço

Crônicas Absurdas de Segunda

Ilustrações de Capa e Miolo: Valber Benevides

Ilustrações originais das edições em jornais: Carlus Campos e Guabiras

Apresentação e Introdução do livro (respectivamente): Ana Miranda e Sânzio de Azevedo

Posfácio: Pedro Salgueiro

Data e horário: 11 de abril (sábado), às 17 horas.

Local: Espaço O POVO de Cultura & Arte (av. Aguanambi, 282 - anexo ao jornal O POVO) - estacionamento gratuito ao lado do jornal.
  
Preço especial de Lançamento: R$ 30

E, em seguida, às 19h, show com a cantora Teti.


DFB 2015] Maior evento de moda autoral do País, DFB realiza desfiles pela primeira vez em estrutura única à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza

 
Com tema "Mãos à obra, mãos à moda", o Dragão Fashion Brasil, evento sem fins lucrativos que nasceu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, lança para a sociedade mais um equipamento importante para a economia do Estado do Ceará, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza.




Inovação e criatividade não faltam no Dragão Fashion Brasil. E, neste ano, toda a exuberância do evento extrapola as passarelas e enche ainda mais os olhos de qualquer visitante, com desfiles em mega estrutura à beira-mar, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. Realizado de 4 a 10 de maio em Fortaleza, o DFB apresenta, neste ano, atividades distribuídas em diversos locais, além do Terminal, trazendo moda autoral, desfiles comerciais, palestras, workshops e uma intensa programação cultural.

De 7 a 10 de maio, as ações se concentram no Terminal, que tem vista surpreendente da Praia Mansa e da Cidade de Fortaleza e será totalmente decorado e transformado para receber o maior evento de moda autoral do País. Assim, os desfiles e toda a programação acontecem em cenário espetacular, levando o público da 16ª edição do DFB a mergulhar em um universo em que a moda alavanca uma programação cultural intensa e diferenciada, além de ações que mobilizam profissionais renomados e novos talentos do setor, todos a convite do evento.

Ao todo, serão 32 desfiles e uma programação multicultural montada na estrutura. O DFB vai muito além das passarelas e traz em sua concepção toda uma ideologia de dar vitrine a novos talentos da moda brasileira, a partir da valorização da formação acadêmica e de espaços de integração e discussão. Para isso, fazem parte da programação do evento ações como o Concurso dos Novos; o projeto Comunidade Moda; e o Dragão Pensando Moda (DPM). Além da moda e da produção acadêmica, manifestações diversas como a gastronomia, as artes performáticas e a música compõem a pauta de ações culturais contempladas pelo DFB 2015. O público vai se deslumbrar com toda a estrutura montada para receber luais, bares, champanheria, food truck, Comidinhas de Rua e até um Lounge  Praia especialmente pensado para o período, que vai receber atividades oferecidas ao público ao ar livre como aulas de Yoga, ginástica etc.

Na contramão da crise em que o País se encontra, o evento representa um setor que está em alta no mercado, revelando o diferencial da economia criativa do Estado do Ceará. Dados do Anuário da Moda do Ceará, lançado em 2014, mostram que a moda movimenta no Estado 64,9 mil empregos formais; 1,7 mil empresas do setor de têxteis e confeccionados somente no Ceará; e a estimativa de crescimento para o segmento é de 8,3% para o nicho de artigos confeccionados, e 4,6% para o de têxteis. “Mais que representar um segmento industrial/comercial, o DFB compreende moda como uma legítima forma de manifestação da cultura do nosso povo”, ressalta o idealizador e organizador do DFB, Cláudio Silveira.

A estrutura do DFB 2015 montada no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza conta com todo o cuidado e capricho que já é tradicional para a organização do evento, garantindo conforto e segurança para o público. Além disso, o Governo do Estado, que apresenta o DFB, vai oferecer todos os serviços necessários à população e ao bom funcionamento do evento, já que os cearenses são os grandes convidados para conhecerem o Terminal e a nova plataforma do DFB 2015.

SERVIÇO:

DFB 2015
Data: 04 a 10 de maio
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza e outros locais a serem divulgados posteriormente

Terminal de Passageiros de Fortaleza
Data: 07 a 10 de maio
Local: Porto do Mucuripe

Hora: A partir de 16 horas

Moda Feminina] Fill Sete começa a apresentar coleção "Carpe Jeans"



A Fill Sete reúne colaboradores e parceiros de outros estados para apresentar a coleção inverno 2015 da marca, Carpe Jeans. O workshop será realizado no próximo domingo, 12 de abril, no Complexo América do Sol, em Fortaleza. Acontecerão momentos de muito aprendizado e descontração. Na segunda-feira, 13 de abril, é a vez dos revendedores conhecerem a nova coleção da marca. Em breve, a Fill Sete divulga as datas e detalhes do lançamento para o varejo,com a participação da atriz global Josie Pessoa, que fez um ensaio exclusivo com os novos looks no Rio de Janeiro.




Festança] Kukukaya faz 19 e Festeja o Compromisso Declarado com a Cultural Nordestina


  
O lugar mais alegre e elegante da cidade para se dançar o autêntico forró pé-de-serra. É também o lugar que lhe leva ao sertão, mesmo que você não arrede o pé da cidade. Fundado há 19 anos, o Kukukaya comemora no sábado 11 de abril ao lado de Waldonys e convidados. É claro que não faltar bolo para os forrozeiros.

Tudo começou há 19 anos.  “Antes de iniciarmos nosso trabalho, realizamos um estudo pelo interior do Ceará, e, através dessa pesquisa, encontramos embasamento para definir uma linha de trabalho, que tem um compromisso declarado com as raízes e a ancestralidade nordestinas; que defende a bandeira da nordestinidade. Foi assim que criamos um espaço que trabalha com características tipicamente locais, como a culinária, a música, a ambientação e a forma de receber”, recorda Elaine Brito, sócia fundadora da casa.






O local, que tinha capacidade para 200 pessoas (hoje comporta 2000), era encontro dos poetas, boemios e musicos da cidade. Hoje, além do público cativo, o Kukukaya é descoberto a cada dia por pessoas de todas as idades, que se identificam com a música nordestina e com o verdadeiro arrasta pé.

O  Kukukaya também cresceu. Hoje a casa, que representa uma casa de farinha do interior, tem cozinha aberta, dois palcos, salão de dança, lagos artificiais, jardins, estacionamento e o xodó, uma réplica idêntica de uma casa de taipa, encontrada no sertão cearense. Em 2013 foi inaugurado um Café e uma Cachaçaria, que remetem a casa da vovó e um salão de beleza que leva o nome “Severina Chique Chique” título de uma música de Genival Lacerda.

O nome de batismo para a casa de shows foi inspirado na letra da música homônima de Kátia de França, já gravada por Xangai e Elba Ramalho. “Isso já determinava a qualidade da música que seria tocada”, afirma Elaine Brito.

Mas a ação cultural do Kukukaya vai além. Por acreditar que a música de qualidade é formadora de caráter e educativa, o casal, Walter Medeiros e Elaine e o sócio Gustavo estendem sua percepção da intersecção entre cultura e educação a outros projetos. Assim, sextas e sábados, o Kukukaya abre as suas portas para vários ritmos e abraça vários projetos em outros dias, como a gafieira que aconteceu as quintas, também cede seu salão para ensaios de teatro. No Café, o projeto “Na Fina Flor do Meu Jardim” acontece as quintas, e música de radiola as sextas e sábados.

E para quem tem curiosidade, “Kukukaya” é uma palavra cigana que quer dizer boa sorte ou amém.


Serviço:
19 anos de Kukukaya com Waldonys e convidados
Dia 11 de abril, sábado
Kukukaya  - Av. Pontes Vieira, 55 – Fortaleza /CE

(85) 3227.5661