Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dragão do Mar] Programação cultural de outubro de 2016


FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR

// Geral: de segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h.
// Bilheterias: de terça a domingo, das 14h às 20h.
// Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: às segundas-feiras, às 19h; e de terça a domingo, das 14h às 22h.
// Museus: terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
// Multigaleria: terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

// Atenção: às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cafés, museus, Multigaleria e bilheterias.

Acompanhe nossa programação também pelas redes sociais:
Facebook: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Instagram: @dragaodomar
Twitter: @_dragaodomar



► Oficina Batalha de Break
Leony é um bboy da cidade de Belém (PA) que, apesar de novo na cena, já conquistou vários títulos como bboy. O mais recente e importante foi o Red Bull Bc One. Ele também representará o Brasil em dezembro no Japão, no campeonato mundial de breaking. Abordando a dança breaking, principalmente no estilo Power Move, que é uma vertente mais acrobática da dança, Leony ministrará workshop e roda de conversa às 14h do dia 1º de outubro, no Auditório do Dragão do Mar, e, em seguida, julgará uma Battle 1 x 1 de Breaking.

Dia 1º de outubro de 2016, às 14h, no Auditório. Gratuito.


► Dança Popular [Temporada de Arte Cearense]
O programa Dança da Popular, da Temporada de Arte Cearense, apresenta a beleza de duas danças da cultura popular: o reisado e o bumba meu-boi. Confira informações:

Reisado Nossa Senhora de Fátima
O "Reisado Nossa Senhora de Fátima" busca a inserção social de adolescentes e jovens de comunidades carentes do Pirambu, além de envolvê-los nesta cadeia produtiva da Economia da Cultura.


Bumba Meu Boi Ceará de Mestre Zé Pio
Nomeado Mestre da Cultura Popular do Bumba meu Boi em 2005, o Sr. José Francisco Rocha mais conhecido como Mestre Zé Pio é considerado o guardião da memória dos antigos grupos de Bumba Meu Boi de Fortaleza.

Dias 1º, 8 e 15 de outubro de 2016, às 18h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.
  

► Espetáculo As Anjas
Cia Lua
Sete mulheres e um segredo. No passado, Afonsina, Constança, Eulália, Amélia, Penha, Deise e Angelina formaram um grupo secreto que ficou conhecido como “As Anjas do Apocalipse”. Unidas em torno de um objetivo comum, curtir a liberdade a qualquer custo, o grupo teve a carreira encerrada prematuramente por um terrível acontecimento.

Agora, trinta anos depois “As Anjas” serão reunidas novamente por um misterioso anfitrião, um fantasma do passado que voltou para acertar as contas definitivamente.
O reencontro traz à tona antigos medos, emoções e conflitos. Cara a cara com seus erros e pecados, “As Anjas” terão que escolher entre a culpa que carregam e a própria vida.
Uma história sobre crime e castigo, medo e arrependimento; sobre como nossas escolhas podem determinar o nosso destino... ou a ausência dele.

Dias 1º e 2 de outubro de 2016, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia). Classificação 12 anos.



► Polifonias [Temporada de Arte Cearense]
Com duas edições neste mês de outubro, o programa Polifonias tem como objetivo promover a circulação de artistas da cena musical cearense, com apresentações de artistas e bandas autorais nos diversos gêneros musicais, trazendo dois projetos distintos por noite. No dia 1º de outubro, sobem ao palco as bandas Maquinas e Old Books Room.

Maquinas – show "Lugares Inquietos"
Maquinas é uma banda de Fortaleza formada em 2013, por Allan Dias (baixo/voz) e Roberto Borges (guitarra/voz). Junto com o guitarrista Eric Catunda e Tomás Dahas, a banda lançou o primeiro EP homônimo em 2014, ganhando notoriedade pela cidade e pelo país. Em 2015, o grupo se renovou com a entrada do guitarrista/vocalista Samuel Carvalho e do baterista Ricardo Guilherme Lins, formação esta que se consolida com o lançamento do álbum Lado Turvo, Lugares Inquietos, debut da banda lançado pela Bichano Records (Rio de Janeiro) e pela Transtorninho Records (Pernambuco). A sonoridade do Maquinas é difícil de nomear apenas com um gênero musical. Fruto da criação em conjunto de músicos cujas influências passam por diversos estilos que vão do shoegaze, o noise-rock, o jazz, o emo, o experimental, sem criar delimitações ou fronteiras, o Maquinas canta sobre a modernidade indiferente, os sentimentos reprimidos, a nostalgia e os sonhos de noites pesadas.


Old Books Room – show "Dead City"
Guitarras furiosas, baixo pulsante, bateria pesada e um sintetizador atmosférico. É nas referências tão cool quanto poderosas dos anos 1980, 1990 e 2000 que a Old Books Room vai buscar inspiração pro seu indie rock cantado em inglês. Formada em Fortaleza no ano de 2011, a banda coleciona shows nos principais festivais da cidade e apresentações dentro e fora do estado.

Dia 1º de outubro de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Gratuito.



► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão

Todos os sábados, grupos de instrumentistas destacados da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) fazem belas apresentações gratuitas ao pôr do sol, na Arena Dragão do Mar. A cada edição, uma formação diferente surpreende o público. Confira a programação do mês de outubro:

01/10 – Duo Marcio Resende e Tarcísio Sardinha – O duo tem como proposta musical divulgar a Música Popular Brasileira, tendo como compositores homenageados Pixinguinha, K-Ximbinha, Dominguinhos, além do trabalho autoral da dupla.

08/10 – Giorgi Gelashvili e Liana Fonteles – Canto Lírico
O tenor Giorgi Gelashvili, natural de Tbilisi (Geórgia), é bacharel e mestre em canto pelo Conservatório Estadual de Tbilisi, onde foi aluno do grande maestro Nodar Andguladze. Começou seus estudos musicais na Escola de música Z.Anjafaridze, e integrou o “Ensenble Bichebi”, famoso coro infanto-juvenil georgiano. Continuou seus estudos na Escola de Música Experimental do Conservatório de Tbilisi, e Técnico Musical “D.Arakishvili”. Integrou o coro lírico do Teatro de Ópera de Tbilisi. Foi contemplado com a bolsa de estudos “Maia Tomadze” e premiado no concurso “Lado Ataneli”. Na Itália, integrou a “Accademia Lirica M.Binci”, orientado pelo barítono Alessandro Battiato. Residente no Brasil desde o final de 2014, participou do “V Ópera Studio de Recife” como solista, onde recebeu orientações do diretor de ópera italiano Stefano Vizioli e pela soprano americana Cynthia Lawrence, e tem atuado em diversos concertos em Fortaleza. Sua experiência em Ópera inclui papéis como Alfredo (L’a Traviat - G.Verdi), Ernesto (Don Pasquale - G. Donizetti), Nemorino (L’elisir d’amore – Donizetti) e Almerik (Iolanta - P.I.Tchaikovsky).

15/10 – Marco Leonel Fukuda – É músico, violonista, violeiro, compositor e arranjador. É estudante do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Gravou o seu repertório autoral em dois CDs de música instrumental pelo selo Radiadora Cultural: “Nascente” (2010) e “Jornada” (2012), o segundo disco com patrocínio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio do III Edital das Artes 2010.

22/10 – Por Um Trio – Hermano Faltz (guitarrista), Iury Batista (baixista) e André Benedecti (baterista) vêm ao longo de três anos participando das principais atividades da música instrumental na cidade de Fortaleza e estado do Ceará. Seja no mesmo trabalho ou separados, os jovens músicos se destacam por onde passam. O domínio do instrumento, a desenvoltura na improvisação e a criatividade marcam a personalidade de cada um.

Depois de algumas experiências tocando em cafés e bares com a formação trio, decidiram começar o próprio trabalho. Eles se reuniram para desenvolver um repertório baseado nos artistas que pertencem ao gosto comum aos três e logo em seguida começaram a trabalhar as músicas próprias.

As composições têm influência da sofisticação harmônica e melódica do jazz e da música brasileira, mas sem se enquadrar em um estilo específico. As diretrizes vêm das diversas influências de cada integrante, sejam provenientes do jazz, rock, bossa nova ou sambajazz.

Vale destacar alguns artistas com quem cada um trabalhou ou tocou ao lado: Jorge Helder, Claudio Nucci, Rodger Rogério, David Duarte, Marcus Caffé, Márcio Resende, Adam Faulk, Itiberê Zwarg, Arismar do Espírito Santo, Carlinhos Patriolino, Macaúca do Bandolim, Paula Tesser, Lorena Nunes, Marcos Lessa, Nayra Costa, Kaya no Choro.

29/10 – Thiago Rocha, Saxofone Brasileiro – Thiago é saxofonista, flautista e arranjador. Estudante de Bacharelado em Saxofone pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, sua influência musical vem de expressivos nomes como: John Coltrane, Michael Brecker, Bob Mintzer e do brasileiro Marcelo Martins.

No Ceará e em Fortaleza, atua com renomados músicos do cenário local, dentre os quais cita: Mimi Rocha, Tito Freitas, Cainã Cavalcante, Hugo D’leon, Edson Távora Filho, Adriano Azevedo, Luisinho Duarte, Lorena Nunes, David Ávila, Banda Groovytown e o quinteto instrumental Expresso 5.

Integra a banda do cantor e compositor Raimundo Fagner e também é convidado para integrar a banda de outros nomes do cenário nacional, como: Marcos Lessa, Júnior Meirelles, Evaldo Gouveia, Pantico Rocha e Pedro Mariano.

Recentemente, participou das gravações do CD do cantor e compositor Marcos Lessa e da cantora Lorena Nunes, além das gravações do DVD do violonista e guitarrista Cainã Cavalcante, do cantor e compositor David Ávila e do cantor e compositor Evaldo Gouveia.

Dias 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► Debate com Ginga
“A capoeira como extensão da universitária”

O Debate com Ginga é realizado uma vez por mês no Auditório do Dragão do Mar, proporcionando discussões de temáticas que se relacionam com a capoeira. Realizado pelo Grupo Capoeira Brasil, promove ainda oficinas e vivências de manifestações afro-brasileiras ou relacionadas com a capoeira. O debate promove a troca de saberes ao convidar pessoas oriundas de diversos setores da sociedade e de campos do saber. Nesta edição, o tema é “A capoeira como extensão da universitária”, com a professora Luciana Maria Fernandes Silva, da Universidade Federal do Ceará.

“O Debate com Ginga é uma proposta de ir além dos espaços mais tradicionais da capoeira, instigando os capoeiristas a buscarem ampliar suas fontes de conhecimento e suas visões das temáticas que atravessam nossa arte”, afirma Luciano Hebert, corda marrom do Grupo Capoeira Brasil e coordenador do projeto.

A Capoeira e o Grupo Capoeira Brasil
A origem da Capoeira ainda hoje é discutida por diversos estudiosos da área, mas acredita-se que ela remonta aos tempos da escravidão, sendo criada provavelmente pelos negros escravos aqui no Brasil, na ânsia de se libertarem. A capoeira atravessou diversas fases e inúmeras adversidades, sendo até considerada uma prática ilegal e proibida.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Capoeira encontra-se presente em todo o território nacional e em mais de 150 países, tornando-se inviável contabilizar o número de praticantes. A Capoeira hoje é incentivada e amparada por Lei Federal e em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo candidata a tornar-se patrimônio da humanidade.

O Grupo Capoeira Brasil, fundado em 1988 (ano de comemoração dos 100 anos da Abolição da Escravatura), na cidade de Niterói, pelos mestres Paulinho Sabiá (Niterói – RJ), Boneco (Barra - RJ) e Paulão Ceará (Fortaleza - CE), surgiu com o objetivo de incentivar, divulgar e resgatar a cultura e a arte da Capoeira, valendo-se desse instrumento como um meio de transformação e incentivando os praticantes a se tornarem cidadãos críticos.

Dia 5 de outubro de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Dragão das Crianças

O mês das crianças no Dragão do Mar chega com uma baita programação para os pequenos. O Festival Internacional de Teatro Infantil (TIC) (www.festivaltic.com.br) apresenta um mundo mágico de atrações gratuitas, nos dias 6, 8, 9, 11 e 12 de outubro. O Dragão das Crianças traz ainda uma série de outros espetáculos infantis ao longo de todo o mês.

Dia 02 (DOMINGO)
16h às 19h – Brincando e Pintando no Dragão > Praça Verde
17h > Encontro de Malabares > Praça Verde
18h > Teatro de Bonecos – Mãe D’Água – Grupo Ânima > Praça Verde

DIA 06 (QUINTA)
9h* e 15h* > TIC - Quatro Patas - Bricoleiros Teatro de Bonecos (CE) - para todas as idades > Teatro Dragão do Mar
19h > TIC - Quatro Patas - Bricoleiros Teatro de Bonecos (CE) - para todas as idades > Teatro Dragão do Mar
* sessões exclusivas para escolas públicas e projetos sociais

DIA 08 (SÁBADO)
16h > TIC - O Mau Pensamento – Ângela Escudeiro (CE) - para crianças a partir de 4 anos > Arena Dragão do Mar
16h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de até 6 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
17h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de 6 a 14 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
17h > TIC - Delírios de Papel – Cia La Llave Maestra (Chile/ Espanha) - para crianças a partir de 6 anos > Teatro Dragão do Mar
18h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de 6 a 14 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
18h30 > Mr. Dyvinetz (Chile) - para todas as idades > Pavilhão Atlântico (Poço da Draga)

DIA 09 (DOMINGO)
16h às 19h > Brincando e Pintando no Dragão > Arena Dragão do Mar
16h às 20h > Feira de Brinquedos Artesanais > Arena Dragão do Mar
16h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de até 6 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
17h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de 6 a 14 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
17h > TIC - Delírios de Papel – Cia La Llave Maestra (Chile/ Espanha) - para crianças a partir de 6 anos > Teatro Dragão do Mar
17h > TAC – Domingo no Circo – Suspiros & Burbujas – Cia. Laguz Circo > Praça Verde
18h > TIC - Mr. Dyvinetz (Chile) - para todas as idades > Quadra da Praça Almirante Saldanha (entorno do Dragão do Mar)
18h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de 6 a 14 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco

DIA 11 (TERÇA)
19h > TIC - Abrazo – Clowns de Shakespeare (RN) - para todas as idades > Teatro Dragão do Mar

DIA 12 (QUARTA)
9h às 12h > Brincando e Pintando no Dragão > Arena Dragão do Mar
9h às 12h > Parquinho > Arena Dragão do Mar
10h > Oficina de Construção de Brinquedos Artesanais – Cavalinho de Madeira > Arena Dragão do Mar
10h > Planetário – Sessão ABC do Sistema Solar > Planetário > Ingressos R$ 10 / 5
11h > Oficina de Construção de Brinquedos Artesanais – Cavalinho de Madeira > Arena Dragão do Mar
11h > Planetário – Sessão ABC do Sistema Solar > Planetário > Ingressos R$ 10 / 5
16h > TIC - As Aventuras de João Sortudo – Cia Prisma de Artes (CE) - para todas as idades > Praça Verde
16h às 20h > Brincando e Pintando no Dragão > Praça Verde
16h > Oficina de Construção de Boneco de Pano > Ateliê de Artes
17h > Oficina de Construção de Boneco de Pano > Ateliê de Artes
16h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de até 6 anos >
Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
17h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids - para crianças de 6 a 14 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
17h > Planetário – Sessão ABC do Sistema Solar > Planetário > Ingressos R$ 10 / 5

17h > TIC - Abrazo – Clowns de Shakespeare (RN) - para todas as idades > Teatro Dragão do Mar
17h > TIC - Boris, o leão robô – Circatronic (Espanha) - para todas as idades > Praça Verde 18h > Planetário – Sessão ABC do Sistema Solar > Planetário > Ingressos R$ 10 / 5
18h > TIC na Tela – Mostra de Cinema ComKids > para crianças de 6 a 14 anos > Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco
18h > TIC - Mr. Dyvinetz (Chile) - para todas as idades > Praça Verde
19h > TIC - Doidice que dá – Paula Tesser e Natasha Faria (CE) > Praça Verde

DIA 16 (DOMINGO)
16h às 19h > Brincando e Pintando no Dragão > Praça Verde


DIA 23 (DOMINGO)
16h às 19h > Brincando e Pintando no Dragão > Praça Verde
16h às 18h > Brincadeiras Indígenas > Praça Verde


DIA 30 (DOMINGO)
16h às 19h > Brincando e Pintando no Dragão > Praça Verde
17h > TAC – Domingo no Circo – Suspiros & Burbujas – Cia. Laguz Circo > Praça Verde

Informações:
* Programação gratuita. Exceto Planetário
* Serão distribuídos ingressos 1 hora antes das apresentações agendadas para o Teatro Dragão do Mar. Ingressos limitados.


► Batalha do Dragão
A Batalha do Dragão é um projeto do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mediado por Erivan Produtos Do Morro, sonorizado por DJ Robson Além da Ideia e produzido por Flaviene Vasconcelos. O evento conta com o apoio da Bronx Street Culture e tem como objetivo promover o encontro de MCs para um duelo de rimas de improviso. O local escolhido para a realização do evento é o largo onde se encontra a estátua do grande poeta cearense Patativa do Assaré, já proclamado o padroeiro da batalha.

Mediador: Erivan Produtos do Morro
DJ: Robson Além da Ideia
Produção: Flaviene Vasconcelos
Tema da edição: Batalha do conhecimento, com temas previamente escolhidos a serem sorteados na hora.

Grupo convidado: Treta MC
Dayenne Sousa, mais conhecida como Treta MC, iniciou sua carreira no rap aos 18 anos como back vocal de Erivan Produtos do Morro e Mano Ála Rapper. Incentivada pelos amigos, começou a escrever e a gravar suas próprias letras. A rapper faz de suas músicas um manifesto vivo ao abordar questões que vivencia, cotidianamente, em sua comunidade, com o propósito de despertar a consciência da juventude periférica, sem deixar de levar muito ritmo e poesia em suas rimas. Em 2014 produziu seu primeiro disco intitulado “Liberdade de Pensamento”, tornando-se a primeira mulher a lançar um CD de rap no estado do Ceará.

Programação:
18h - Abertura das inscrições
18h30 - Apresentação Treta MC
19h - Início da Batalha
21h - Intervalo com microfone aberto
21h20 - Retorno da Batalha
21h30 - Anúncio do vencedor da Batalha do Dragão e foto oficial do campeão com a crew toda reunida.

Premiação:
1º lugar – 3 beats e 3 gravações no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Kit Bronx Street Culture
2º lugar – 1 beat e 1 gravação no estúdio Produtos do Morro – Produções de Rap + Camisa Bronx Street Culture
3º lugar - 1 beat + Boné Bronx Street Culture


Dia 7 de outubro de 2016, às 18h, no Espaço Patativa do Assaré. Gratuito.


► Polifonias [Temporada de Arte Cearense]
Com duas edições neste mês de outubro, o programa Polifonias tem como objetivo promover a circulação de artistas da cena musical cearense, com apresentações de artistas e bandas autorais nos diversos gêneros musicais, trazendo dois projetos distintos por noite. No dia 8 de outubro, sobem ao palco as bandas Criokar e In No Sense.

Banda Criokar
Criokar significa “uma câmara isotérmica que facilita a conservação de um cadáver a partir da aplicação de nitrogênio liquido”, hoje utilizado apenas como processo de criogenia; gravidez artificial ou experiência de clonagem. Palavra tirada de um livro intitulado “ciências proibidas”, com conteúdo impróprio para menores de 18 anos, por tratar de vudu, magia negra, experiências científicas mal sucedidas e acontecimentos inexplicáveis ou sobrenaturais.

A palavra Criokar, a partir de outubro de 1994, ganha novo sentido, não no campo científico, mas musical: uma banda foi formada com apenas três integrantes – Cleiton Martins (vocalista e guitarrista), Paulo Ricardo (baixo) e Adriano Bandeira (bateria). Com essa formação, gravaram um único trabalho intitulado “Revolt”, na época cantado em inglês e em formato de fita cassete.

Em 1997, por motivos pessoais, Adriano (baterista) deixa a banda, dando lugar para Clerton Holanda, antes baterista da banda “Cerberus” de Fortaleza. Clerton deu novo segmento e corpo nas músicas, introduzindo mais velocidade e agressividade. Com essa formação, a banda participou de grandes eventos dentro e fora da cidade de Fortaleza. Forcaos e Brasil 500 anos fazem parte do currículo da banda, ambos realizados pela a Associação Cearense do Rock (ACR).

A formação se firmou até 2001. Após esse período, a banda viveu momento de declive, com a saída de Clerton Holanda, ficando mais uma vez sem baterista e fora dos palcos de 2001 a 2006. O ano de 2007 ficou marcado como o ano de retorno da banda. Cleiton Martins e Paulo Ricardo resolvem retomar o nome e a vontade de seguir em frente: convidaram Alan Rogério, que, em seguida, deu lugar ao batera Sula.

Nessa nova fase, entra o guitarrista Taumaturgo Moura e passa a ter duas guitarras formando um quarteto. A banda considera essa a sua melhor fase, com mais maturidade e experiência, principalmente nas músicas, que possuem muita agressividade e letras que retratam conflitos pessoais e sociais. Em 2015, Sula deixa a bateria e, depois de uma breve passagem de Biel Silva, Vicente Ferreira assume a bateria. Ainda em 2015, lançou DVD com show realizado no Forcaos 2015 e encontra-se em fase de criação de novas músicas para serem gravadas em 2016.


In No Sense – show “Despertar”
In No Sense é uma banda que surgiu em 2010, tendo proposta de tocar metal, misturando suas mais diversas vertentes e estilos, com o som mais próximo do Metalcore. Já lançou dois EPs e alguns clipes que tiveram ótima visibilidade no cenário cearense. Ainda em 2016, lançará seu primeiro álbum, "Despertar", que é fruto do amadurecimento da banda durante esses seis anos. A sonoridade da In No Sense adota o Metalcore, misturando diversas vertentes e estilos dentro do Metal. As letras refletem experiências pessoais e questões sociais, acompanhando um instrumental pesado, afinações graves, intercalando com momentos melódicos. Os vocais variam do gutural agressivo ao vocal limpo. O resultado é um som com elevado grau de dificuldade na sua execução.

Dia 8 de outubro de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Gratuito.  


► Sax in Cena [Circuito de Música Erudita]
Primeiro quarteto de saxofones profissional do Ceará, o grupo Sax in Cena apresenta obras de compositores franceses e peças de Alberto Nepomuceno.

Dia 9 de outubro de 2016, às 18h, no Auditório. Acesso gratuito.


► Lançamento de Disco [Temporada de Arte Cearense]
Murmurando – show “Assovio do Tiê”

Comemorando 10 anos de existência, o Murmurando lança o primeiro CD, “Assovio do Tiê”, no dia 9 de outubro, às 20h, no Anfiteatro do Dragão do Mar.  De produção independente, o álbum ganha vida com faixas que passam pelo choro, samba, baião e valsa, de maneira que a tradição e o moderno andam de mãos dadas, tudo sob regência, maestria e sensibilidade do produtor musical Adelson Viana.

As dez faixas do CD são compostas, na maioria, pelo violonista Samuel Rocha. Com ensino superior em música na Universidade Estadual do Ceará, Samuel mantém em suas composições a raiz da tradição, enquanto mostra influências de mestres modernos como Arismar do Espírito Santos, Dominguinhos e modernos caminhos harmônicos, ritmos e sonoridades, sem perder a vivacidade chorística.

O clarinetista do quarteto, Giltácio Santos, contribuiu com uma composição, outras vêm do Adelson Viana, Zé Paulo Becker e Gilson Peranzzeta. Cooperações nas composições vieram de parcerias com Pedro Alcântara, Tarcísio Sardinha e Francisco de Medeiros. Há ainda a participação enriquecedora dos amigos e músicos Adelson Viana no acordeão, Hoto Júnior e Igor Caracas na percussão, Igor Ribeiro no pandeiro, Francisco de Medeiros no cavaquinho, Rômulo Santiago e Carlos Montanha no trombone.

O Murmurando foi criado em 2006, em Fortaleza, como um conjunto de choro, influenciado por mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. No decorrer dos anos, ampliou e aprimorou o repertório incluindo, entre composições consagradas do gênero, cada vez mais músicas autorais.

O grupo é formado por jovens já reconhecidos da cena cearense. Os integrantes têm instrução formal nos cursos de Música do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-CE) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). São eles: Cleylton Gomes (flauta transversal e flautim), Giltácio Santos (clarinete), Lauro Viana (cavaquinho) e Samuel Rocha (violão 7 cordas).

Dia 9 de outubro de 2016, às 20h, no Anfiteatro. Gratuito.          


► Domingo no Circo [Temporada de Arte Cearense]
Espetáculo “Suspiros & Burbujas”
Cia Laguz Circo
O espetáculo circense é composto por números de música, acrobacia, malabares e muito humor. A montagem vem viajando no bagageiro do fusca Olivério, um fusca verde, sendo apresentado em diferentes espaços públicos em todo Brasil. “Suspiros & Burbujas” foi conhecido por circular o Brasil de fusca – em uma viagem de Florianópolis a Fortaleza – para levar para várias cidades o projeto “Se Essa Praça Fosse Minha”.

Formado pelo brasileiro Felipe Abreu e pela argentina Romina Sanchez, o espetáculo utiliza-se do circo e da figura do palhaço, explorando a comicidade presente nas técnicas circenses.

Romina, natural da Patagônia, é a palhaça Burbuja acrobata, sanfoneira e encantadora de bolhas de sabão gigantes. Felipe, cearense de Fortaleza, dá vida ao palhaço Suspiro, motorista do fusca Olivério e tocador de buzinas.

Dia 9 de outubro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.
Dias 16 e 30 de outubro de 2016, às 17h, na Praça Verde. Gratuito.


► Renato, 20 anos & Legiões

Em 11 de outubro de 1996, Renato Russo partia deixando um legado de obras atemporais e uma crescente legião de fãs. O show RENATO, 20 ANOS & LEGIÕES traz a banda cearense CODA, referência em Legião Urbana no Nordeste, num tributo à memória e à obra desse mito, contando sua historia através de suas próprias canções. O show terá ainda a abertura dos Verminosos Rock Band que executarão, na íntegra, o álbum "cabeça Dinossauro",  dos  Titãs, um dos discos mais importantes do Rock Brasileiro.

CODA
Formada em 1996, em Fortaleza/Ce, a banda se destaca pela extrema fidelidade com que executa as canções da Legião Urbana, o que lhe abriu as portas para outras praças com espetáculos diversificados, primando pela qualidade que lhe rendeu a adesão de um público cativo em suas apresentações. A banda participou de todos os grandes eventos de Fortaleza e no estado do Ceará, já se apresentou também em outros estados como Bahia, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo, sempre com ótima aceitação de público e crítica. Em 2006, a banda fez uma parceria com Marcelo Bonfá, ex-baterista da Legião Urbana, fazendo alguns shows com ele, no Nordeste. Mantendo a base da sua formação original, com Jorge Luis Coda nas guitarras, Marcelo Couto no contrabaixo, Ivanildo Brasil na bateria e Carlos Bandão no vocais, o Coda hoje encara o desafio de entrar no mercado nacional com a maturidade adquirida em seus 20 anos de existência.

OS VERMINOSOS ROCK BAND
Criada em meados de 2015, com a finalidade de fazer um único show, a Verminosos Rock Band vem se destacando no cenário musical cearense. É composta atualmente por seis integrantes: Alysson Oliveira (voz), Gui Rodrigues (voz e guitarra), Antônio Marcos (guitarra), Jorge Júnior (baixo), Cristiano China (teclados e vocais) e Luís Cláudio (bateria). A banda faz cover dos Titãs, em especial, do disco Cabeça Dinossauro, que este ano completou 30 anos do seu lançamento e é considerado pela crítica um dos 100 melhores discos já lançados no Brasil.

Dia 11 de outubro de 2016, às 19h, no Anfiteatro. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia).


► Contação de Histórias [Temporada de Arte Cearense]
“Histórias Cascudas”
Gorette Costa

Um espetáculo de contação de histórias baseado no acervo erigido pelo grande folclorista Luiz da Câmara Cascudo, com ênfase nas histórias de encantamento e peripécias de heróis e heroínas do imaginário popular.

De forma divertida, mostra o trabalho de Luiz da Câmara Cascudo, que é um dos mais significativos exemplos em todo o mundo de dedicação e amor ao trabalho de resgatar e registrar a literatura oral de um povo, o povo brasileiro.

Assim, é imperativo que se faça conhecer os encantos e aventuras presentes nas histórias garimpadas no acervo de Cascudo, contando-as de forma lúdica e cativando crianças e adultos de nossa cidade, com heróis e heroínas que trazem estampadas em si a identidade do próprio expectador, o brasileiro.

Dia 12 de outubro de 2016, às 17h, na Praça Verde Dragão. Gratuito.


► I Festival das Travestidas

De 13 a 19 de outubro, o COLETIVO ARTÍSTICO AS TRAVESTIDAS realizará o I FESTIVAL DAS TRAVESTIDAS, com espetáculos, exposição, debates e uma festa que celebram os 12 anos de existência do Coletivo. A mostra será composta por espetáculos que fazem parte do repertório do grupo, além de debates sobre o processo criativo de cada trabalho realizado. As atividades serão realizadas por meio de algumas ações gratuitas (Exposição e debates) e ações com valores de ingressos a preço populares (R$ 10,00 e R$ 5,00).

O intuito é fortalecer discussões na construção de um teatro com engajamento social, capaz de provocar questionamento e possíveis mudanças sociais através de questões de Identidade sexual e Gênero, além de fomentar e fortalecer os estudos sobre arte, ativismo e políticas públicas LGBTTT.

O I FESTIVAL DAS TRAVESTIDAS fortalece as ações desenvolvidas por um grupo de artistas que visa contribuir, através do teatro, para uma sociedade menos preconceituosa e mais tolerante. O mesmo projeto também garante a existência de um grupo de teatro de Fortaleza com forte atuação na cena local e nacional, além de promover a manutenção e a fruição de novos projetos.

Tal projeto se faz URGENTE na nossa sociedade quando identificamos o Brasil como o primeiro lugar no ranking de assassinatos causados por homolesbotransfobia e sendo o Nordeste uma das regiões com maior índice. Deste modo, é necessário abordar e questionar, mas, principalmente, promover ações capazes de tornarem o assunto vivo e capazes de fortalecerem as políticas públicas defensoras do direito e do respeito à liberdade de ser, de ir e vir.

//PROGRAMAÇÃO

DIA 13 DE OUTUBRO

16h – Exposição
12 anos de Coletivo Artístico As Travestidas. Uma exposição composta pela história do grupo, cartazes, banners, criticas e materias de jornais, além de adereços de cena, figurinos e vídeos produzidos pelo Coletivo
Gratuito > no Hall do Teatro Dragão do Mar

20h – Espetáculo "Cabaré das Travestidas"
Espetáculo-Show-Festa. Cabaré das Travestidas é uma homenagem ao teatro de revista e à arte transformista. Trata-se de um recorte de cenas musicadas com artifícios de dança, dublagem e música "ao vivo". Uma celebração de arte e alegria com interação direta com o público em um ambiente de descontração, porém político no questionamento da Arte Trans como uma liguagem artística que merece mais visibilidade.
Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


DIA 14 DE OUTUBRO

20h – Espetáculo "Uma Flor de Dama"
O público é convidado a passar uma noite com uma travesti: ver como ela vive, ver cada parte da sua noite, da sua profissão e dos seus prazeres. A proposta é que o público veja uma travesti fora do preconceito imposto pela sociedade. O objetivo é encará-la como ser humano que também luta por amor e vida, além de questionar assuntos como HIV, Política, sociedade e escolhas.
Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


DIA 15 DE OUTUBRO

TRANSVIRADA CULTURAL

20h – Espetáculo "Quem Tem Medo de Travesti"
Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação, crianças que brincam sem medo do desejo, pessoas sem classe social, uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel, seres da noite, vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bixas, viados. QTMT é um olhar artístico sobre o “Universo Trans”. Um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre questões. Um olhar delicado, e quase cru, sobre o medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, melhor, de gritar!
Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

22h – Trenzinho das Travestidas
Passeia pela orla de Fortaleza levando o público do espetáculo até o Mambembe, onde irá acontecer performances, karaokê, shows e muita música até o dia amanhecer. O evento se encerra no dia 16 de outubro com outra apresentação do QTMT, às 20h, no Teatro Dragão do Mar.


DIA 16 DE OUTUBRO

TRANSVIRADA CULTURAL

20h – Espetáculo "Quem Tem Medo de Travesti"
Um jovem se suicida por não suportar mais um mundo de preconceito e discriminação, crianças que brincam sem medo do desejo, pessoas sem classe social, uma mãe que perde o filho por causa de uma sociedade cruel, seres da noite, vampiras, lobisomens, centauros urbanos, bixas, viados. QTMT é um olhar artístico sobre o “Universo Trans”. Um espetáculo epidérmico-sensível-agressivo sobre questões. Um olhar delicado, e quase cru, sobre o medo daquilo que não se conhece ou que se julga, mesmo sem conhecer. É um trabalho sobre verdade e necessidade de falar, de se ouvir, melhor, de gritar!
Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


DIA 18 DE OUTUBRO

20h – Espetáculo "Três Travestis"
Em "Três Travestis", nova produção do coletivo As Travestidas, Gisele Almodóvar (Silvero Pereira), Mulher Barbada (Rodrigo Ferrera) e Betha Houston (George Hudson) cantam um repertório de 17 músicas, com sucessos nacionais e internacionais que falam sobre travestis e transexuais. A MPB de Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Maria Bethânia e músicas selecionadas de Nina Simone e Anthony Johnson são entoadas pelo trio que, como já é de costume, fazem uma abordagem crítica sobre as questões sociais que envolvem o “universo trans”. Dirigido pelo ator e dramaturgo Silvero Pereira, o espetáculo cênico-musical é um show inspirado na música homônima de Caetano Veloso e é separado em quatro blocos, com relatos de casos de assassinatos, preconceito, igualdade, amor e religião.
Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


DIA 19 DE OUTUBRO

16h – Lançamento do Livro BR-TRANS
Criado a partir de fragmentos de histórias reais coletadas em conversas com travestis, transexuais e transformistas, a peça BR-Trans apresenta os sonhos, os desejos, as vivências, as conquistas, além de relatos de exclusão e violência, presentes no cotidiano desta população de norte a sul do país. Fruto de um processo de pesquisa cênica realizado pelo ator e dramaturgo cearense Silvero Pereira, nas ruas e casas de show de Porto Alegre, unido às suas vivências pessoais no universo trans de Fortaleza, o monólogo entrelaça as vidas das personagens criadas a partir da investigação, compondo um retrato do que é ser transgênero no Brasil. O livro conta também com notas explicativas sobre o processo de criação e montagem do espetáculo, escritas pelo autor e pela diretora do espetáculo, Jezebel De Carli. A publicação traz ainda um prefácio do ativista e deputado federal Jean Wyllys e uma apresentação do escritor, roteirista e cineasta João Silvério Trevisan.

Será realizado um bate papo com o autor e em seguida uma tarde de autógrafos.

Em Frente o Teatro Dragão do Mar > Acesso gratuito


20h – Espetáculo "Três Travestis"
Em "Três Travestis", nova produção do coletivo As Travestidas, Gisele Almodóvar (Silvero Pereira), Mulher Barbada (Rodrigo Ferrera) e Betha Houston (George Hudson) cantam um repertório de 17 músicas, com sucessos nacionais e internacionais que falam sobre travestis e transexuais. A MPB de Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Maria Bethânia e músicas selecionadas de Nina Simone e Anthony Johnson são entoadas pelo trio que, como já é de costume, fazem uma abordagem crítica sobre as questões sociais que envolvem o “universo trans”. Dirigido pelo ator e dramaturgo Silvero Pereira, o espetáculo cênico-musical é um show inspirado na música homônima de Caetano Veloso e é separado em quatro blocos, com relatos de casos de assassinatos, preconceito, igualdade, amor e religião.
Teatro Dragão do Mar > Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)


► Dragão das Letras
Dragão das Letras é um programa voltado para o debate entre as/os fazedores/as do universo do livro, leitura e literatura, e também para a divulgação da cena literária cearense.

Dia 14 de outubro de 2016, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Fuxico no Dragão – Especial Vinil

Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em moda, design e gastronomia agitam as tardes de domingo. Nesta edição, tem encontro de colecionadores de vinil, com discotecagem de Alan Morais.

Dia 16 de outubro de 2016, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



► Golpe de Vista #24
Ciclo mensal de conversas sobre fotografia traz um tema a cada edição e convidados do meio para palestras, além de oficinas gratuitas no sábado seguinte ao encontro.

Dia 19 de outubro de 2016, às 19h, no Auditório. Gratuito.


► Novo Som [Temporada de Arte Cearense]
O programa Novo Som tem como objetivo mostrar a diversidade da cena musical cearense em apresentações gratuitas, destacando bandas novas, grupos contemporâneos e/ou novas formações originais, com até dois anos de produção musical. Neste mês de outubro, confira shows das bandas DistintoS e Sóbrios & Ébrios.

DistintoS
A banda DistintoS teve início em 2015, com músicos de vasta experiência. Tocando diversos ritmos, eles decidiram se juntar para dar início a um projeto próprio. Desde então, vêm trabalhando em um som diferenciado, trazendo ritmos dançantes, como o clima envolvente do soul, funk e blues. Destaca-se também por tratar de igualdades sociais, adicionando em suas letras outros idiomas além do português, como o inglês e o criolo. As letras retratam o cotidiano, histórias e romances com muito suingue e diversão. O grupo já participou de três festivais na cidade de Fortaleza e participação confirmada no próximo Ocupe o Coliseu, festival do bairro José Walter, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.


Sóbrios&Ébrios – show “Todo sóbrio tem um pouco de ébrio ou vice-versa!”
É um grupo musical que tem por finalidade sintetizar, em um coletivo heterogêneo, os trabalhos individuais dos músicos Davi Silvino, Romulo Lopes e Samyr Cruz, somados ao talento de peso dos instrumentistas Marcola Oliveira e Tom Lacerda. Trata-se, portanto, de várias bandas em uma só, materializando sua identidade através da pluralidade do rock. Sempre focada em entreter o público por completo, a banda une clássicos do rock e releituras de músicas nacionais históricas e importantes ao sério trabalho autoral, sempre diversificando as canções com vocais variados, bastante dinamismo e, principalmente, com muita emoção e envolvimento. Quem curte rock'n'roll precisa conhecer a Sóbrios&Ébrios.


Dia 21 de outubro de 2016, às 20h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.
  

► Bienal Internacional de Dança/ De Par Em Par 2016

Criada em 2008, a Bienal Internacional de Dança/ De Par Em Par formaliza o compromisso do Festival, que acontece nos anos ímpares, em atender à demanda dos profissionais da dança no Ceará por ações continuadas na área de formação, principalmente para que os níveis de impacto constatados até aqui pela Bienal, que vão além de sua programação oficial, possam ser ampliados.

Por conta disso, o projeto Bienal Internacional de Dança do Ceará/ De Par Em Par consiste na elaboração e na execução de ações na área de formação, dando continuidade aos processos iniciados no período do Festival, com o objetivo de fomentar e dar visibilidade à produção local, na capital e no interior, fortalecendo os processos colaborativos de criação, nacional e internacionalmente. A realização da edição 2010 ajudou também a estender a rede de parcerias já estabelecida. O mesmo aconteceu com as edições de 2012 e 2014.

Confira a programação deste ano, no Dragão do Mar

SEXTA, 21 DE OUTUBRO
- 23h - Discoteque - Luís Ferron – Espaço Mix

SÁBADO, 22 DE OUTUBRO
- 17h - Conférence Dansé -  Fabrice Ramalingon – Auditório Dragão do Mar
- 19h - Cantinho de Nóis - Jorge Garcia Companhia de Dança (SP) – Teatro Dragão do Mar

DOMINGO, 23 DE OUTUBRO
- 18h -Sacre - David Wampach – Teatro Dragão do Mar
- 19h - Trajetos EmCena: Edvan Monteiro (CE) – Espaço Rogaciano Leite Filho 
- 20h - Zoom - Luíz Otávio – Teatro Dragão do Mar

SEGUNDA, 24 DE OUTUBRO
- 21h - Percursos de Criação: Manga com Leite - Alysson Amâncio Cia de Dança/Fauller – Teatro Dragão do Mar

TERÇA, 25 DE OUTUBRO
- 21h - Eu Sou - Helder Vasconcelos (PE) – Teatro Dragão do Mar

QUARTA, 26 DE OUTUBRO
- 21h - Hyperterrestre - ParB.L.eux e R.A.M.A./ Benoit Lachambre e Fabrice Ramalingom – Teatro Dragão do Mar

QUINTA, 27 DE OUTUBRO
- 21h - Devir - Cia Dita – Teatro Dragão do Mar

SEXTA, 28 DE OUTUBRO
- 21h - Sakinan Göze Çöp Batar - L’ association Fragile - Christian Rizzo – Teatro Dragão do Mar

SÁBADO, 29 DE OUTUBRO
- 21h - Accidents (Ce qui arrive) - Groupe Entorse – Teatro Dragão do Mar

DOMINGO, 30 DE OUTUBRO
- 21h - Delírio - Angelo Madureira – Teatro Dragão do Mar

De 21 a 30 de outubro, no Teatro Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► Entre Performances [Temporada de Arte Cearense]
CartografictiONs_Descalços Pelo Caos
David da Paz
Estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UNIFOR, artista híbrido e educador, já desenvolveu intervenções-obras-experiências artísticas e educativas em seus projetos pelo Brasil, Espanha e Reino Unido.
Com ação inovadora no campo da arte urbana, de intervenção, performance e das novas tecnologias, David da Paz propõe ao público percursos criativos com tours mediados, ou não, por cidades reais e imaginárias.

Dias 23 e 30 de outubro de 2016, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.



► Quarteto Cearense [Circuito de Música Erudita]
O Quarteto é um dos grupos da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e apresentará repertório que vai do barroco ao contemporâneo.

Dia 23 de outubro de 2016, às 18h, no Auditório. Gratuito.


► Recital e Feira Cordel com a Corda Toda
A tradicional Literatura de Cordel, que hoje está sendo reconhecida pelo IPHAN como patrimônio imaterial, sempre esteve onde o povo está. No chão da feira livre, se fez eco na voz de seus poetas e folheteiros, despertando a curiosidade e prendendo a atenção dos transeuntes. Nos lares nordestinos, emocionou, fez sonhar, chorar e rir a milhares de pessoas e ainda contribuiu largamente com a educação.

Há mais de dois anos, o Projeto Cordel com a Corda Toda canta e encanta no Centro Dragão do Mar. Projeto criado pelo cordelista e ilustrador Klévisson Viana, com a realização da AESTROFE – Associação de Escritores Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, já apresentou muitos dos melhores poetas cordelistas, declamadores, cantadores repentistas e músicos tradicionais daqui e de muitos outros estados.

Dia 23 de outubro de 2016, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


► Tango na Praça
Venha trocar ideias e dançar junto de admiradores do tango argentino. O projeto mensal traz a prática do tango ao alcance de todos.

Dia 26 de outubro de 2016, das 19h às 21h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.


► Dragão Blues
O projeto mensal apresenta grandes nomes do blues cearense e convidados de outros estados.

Dia 28 de outubro de 2016, às 19h30, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


► Praça do Rock
O projeto mensal Praça do Rock apresenta, a cada edição, duas bandas autorais cearenses de diferentes matizes do rock. Confira em outubro, o som das bandas The Andies e Andes.

The Andies
É uma banda cearense de rock’n’roll formada em dezembro de 2011, por quatro amigos que tinham, basicamente, o mesmo intuito em comum: fazer um som de qualidade e com uma proposta baseada no bom e velho rock britânico, com letras que levam as pessoas não somente a apreciarem a música, mas também a refletirem sobre a sua mensagem. No início, o idealizador do projeto, Erick Patriolino, propôs aos outros membros o nome The Andies, tendo como alicerce para o título o empresário e pintor americano Andy Warhol, fundador e principal difusor do movimento Pop Art, nos Estados Unidos da América. A ideia se tornou interessante pelo fato de Warhol ter sido um agente inovador, que estabeleceu uma quebra no âmbito da arte, sobretudo nos anos 60. O grupo é formado por Lucas Queiroz (vocal e guitarra), Sergio Dantas (baixo) e Erick Patriolino (bateria) e tem como influências fundamentais o rock’n’roll e o Brit Pop, com letras em português e em inglês, atuando no intuito de imprimir sua identidade e fornecer uma nova roupagem ao rock da capital, o que só vem a engrandecer a cena rock local.


Andes
Formada em 2005, ANDES vem crescendo no cenário do rock alternativo cearense e nacional, através de músicas que trazem letras subjetivas e um som pesado. Tendo influências de bandas como Far From Alaska, Ego Kil Tailent, Tool ‘Cog’, ‘Karnivool’ e Soundgarden.

Criada e situada em Fortaleza, a banda vem para mostrar que não está no mercado para fazer música seguindo padrões e sim para criar sua própria identidade. Com 10 anos de existência, a banda traz alguns trabalhos, sendo o mais recente um EP de seis (6) faixas, intitulado “Existencial” (2013), cujo lançamento contou com a participação da banda Several (AM). Logo após o lançamento no teatro Boca Rica, o grupo realizou uma turnê por diversas cidades do Ceará e depois shows em São Luís (MA), Mossoró (RN), Teresina (PI) e Manaus (AM), onde fizeram entrevista nas rádios locais e saíram em matérias de jornais da cidade.

Formada por Carlos Ramos (guitarra e vocais), Anderson Rodrigues (baixo) e Clinton Pinheiro (bateria), a banda soma às apresentações os prêmios de melhor banda alternativa do estado do Ceará, pela Rock Cunder; e segundo melhor CD conexão Norte/Nordeste, pela Rádio Manifesto Norte, em Manaus. O videoclipe recém-lançado, da música “Rapture”, segunda faixa do EP Existencial, teve uma boa visibilidade com produção independente, sendo bem aceito nas redes sociais e emissoras de TV. Atualmente, o grupo encontra-se em fase de produção de seu novo álbum, ainda sem título. A produção é do músico e produtor Bruno Prestes, com gravação em Manaus (AM) e lançamento previsto para o segundo semestre de 2016.

Dia 29 de outubro de 2016, às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho. Gratuito.


► CantArte
Projeto que tem o objetivo de oferecer música de vários estilos diferentes e aproximar a população da arte de cantar.  O CanArte faz interseção também com o Projeto Vivência, ao levar ao palco as crianças atendidas pelo programa social. O projeto solidário acolhe crianças de 4 a 12 anos do bairro Vicente Pinzon, as quais recebem orientação gratuita na Escola de Canto Maninha Motta, uma vez por semana. Desde a sua criação, em 2014, o projeto já atendeu cerca de 500 crianças carentes.

Dia 30 de outubro de 2016, às 17h, no Auditório. Gratuito.


► Encontro Cearense de Malabares
Evento destinado à prática livre de malabarismo e outras modalidades circenses, com empréstimo gratuito de equipamentos e monitores para ensinarem, além de um show de malabarismo com fogo. Para os admiradores e aprendizes das artes circenses, é uma oportunidade de experimentação, aprendizagem e treino. Para os praticantes–amadores e profissionais, é uma oportunidade de prática coletiva, compartilhamento de técnicas e novos conhecimentos.

https://www.facebook.com/ciaplural/
https://www.facebook.com/groups/teatroplural/?fref=ts
https://www.instagram.com/teatroplural/
https://twitter.com/teatroplural
https://www.facebook.com/events/1575801412719574/

Dia 30 de outubro de 2016, das 17h às 20h, no Espaço Patativa do Assaré. Gratuito.


// TODA SEMANA NO DRAGÃO

► Feira Dragão Arte
Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.
De sexta a domingo, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Planeta Hip Hop
Grupos promovem exibições de dança e música hip hop.
Todos os sábados, às 19h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão
A cada sábado, um grupo destacado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece) apresenta-se no Dragão do Mar.
Todos os sábados, às 17h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Fuxico no Dragão
Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos em design, moda e gastronomia agitam as tardes de domingo.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. Gratuito.

► Brincando e Pintando no Dragão do Mar
Brincadeiras e atividades infantis orientadas por monitores animam a criançada na Praça Verde.
Todos os domingos, das 16h às 20h, na Praça Verde. Gratuito.




// PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia.

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Sessões às sextas-feiras, aos sábados e domingos:

O ABC do Sistema Solar, sempre às 18h
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Nos Limites do Oceano Cósmico, sempre às 19h
Usando o poder da nossa imaginação, viajaremos pelo espaço a uma velocidade próxima a da luz até o limite do universo visível, e com a ajuda do planetário, veremos de perto a nossa galáxia e grupos de galáxias muito distantes de nós. Será que o universo tem fim? O que vemos no céu é uma ilusão? Você verá que o universo está em expansão e novas estrelas estão surgindo a todo instante.


Sessões especiais Dia das Crianças (12/09)

O ABC do Sistema Solar, às 10h, 11h, 17h e 18h
Ingressos promocionais: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)
  

//// EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


// MUSEU DA CULTURA CEARENSE

► Exposição "Miolo de Pote: a cerâmica cearense primitiva e atual" [Salas 3 e 4]

Reunindo uma série de peças feitas de barro, a mostra apresenta o dinamismo e vivacidade desta arte ancestral e milenar, no Ceará, além de trazer ainda a contribuição de artistas plásticos e visuais como Bosco Lisboa, Gentil Barreira e Tiago Santana.

Potes, panelas, alguidar, caco de torrar café, brinquedos. A exposição Miolo de Pote revela um Ceará uno e múltiplo, similar e diverso, em dia com as heranças indígenas, africanas, ibéricas. “Primitiva e atual, a arte no barro mantém características próprias em cada localidade ou região, seja no tipo de material, no desenho, nas técnicas, seja no resultado final”, define a curadora Dodora Guimarães. Além dela, a mostra tem ainda a contribuição curatorial da historiadora e diretora de museus do Centro Dragão do Mar, Valéria Laena.

Miolo de Pote reúne, sobretudo, duas coleções públicas: a do Museu da Cultura Cearense (Instituto Dragão do Mar), feita entre 1997 e 1998, que cobriu a Região do Cariri, Saboeiro e Iguatu; e a da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Governo do Estado do Ceará), adquirida em 2005 e 2006, durante o Projeto Secult Itinerante, que percorreu todo o Estado. Algumas peças advindas do Projeto Comida e da exposição O Fabuloso Mundo do Barro, ambos do MCC, enriquecem a mostra que conta ainda com a participação dos artistas plásticos e visuais Bosco Lisboa, Gentil Barreira, Liara Leite, Sabyne Cavalcanti, Tiago Santana, Tércio Araripe, Terry Araújo e Túlio Paracampos.


Instalação de Bosco Lisboa
Em julho, o MCC e o artista Bosco Lisboa desenvolveram uma oficina gratuita, aberta ao público, cujas peças produzidas agora são parte de uma instalação inédita, nesta exposição. Nas aulas ministradas de 19 a 22 de julho, no ateliê da Praça Verde do Dragão do Mar, o artista ensinou as técnicas para se trabalhar com argila.

Natural de Juazeiro do Norte (CE), Bosco desenvolveu, por mais de dez anos, uma pesquisa com artesãos do Sítio Touro e do bairro Tiradentes, tradicionais redutos da cerâmica de sua cidade natal. Em 1994, passou a moldar o barro tendo em vista sua relação com o cotidiano. Por seu trabalho, recebeu menção honrosa no Salão dos Novos em 1993, em Fortaleza. Entre as exposições coletivas de que participou, destacam-se 1ª Bienal do Cariri (Juazeiro do Norte, 2001), Bienal Naif’s (Sesc Piracicaba, 2004) e Projeto Abolição Tudo É de Barro, no Centro Cultural do Abolição (Fortaleza, 2005).


Mediações
Nos finais de semana de setembro e outubro, sempre a partir das 17h, o Núcleo de Ação Educativa do Museu da Cultura Cearense realizará mediações abertas ao público sobre a exposição Miolo de Pote: a cerâmica cearense primitiva e atual. Cada mediação será focada na prática do artesanato com o barro em uma cidade diferente do Ceará, expressão com representação em todas as regiões do Estado, em suas dimensões utilitária, votiva, lúdica e artística.

>> Em cartaz até novembro de 2016, no Piso Intermediário do MCC. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.
  

► Exposição “Narrativas e Alteridade – O Outro de Nós” [Encontros de Agosto]

A partir do tema “Narrativas e Alteridade”, o festival Encontros de Agosto 2016 propôs que fotógrafos dos nove estados do Nordeste fossem além das próprias fronteiras, trazendo e potencializando imagens de lugares e sujeitos imaginados. O público poderá contemplar na exposição questões universais a partir das realidades locais, percebendo aproximações e diferenças.

Esta exposição é composta de mostras coletivas de fotógrafos cearenses e dos demais estados do Nordeste. “As narrativas visuais têm como fundamento a alteridade, traduzida e discutida pelo olhar de 54 fotógrafos, sendo 23 deles cearenses. É uma oportunidade única dos espectadores verem essa rica produção nordestina em um só local. São mais de 300 fotos”, explica a coordenadora geral do evento, Patricia Veloso.

Os intercâmbios abrem canais de comunicação para circuitos nacionais e internacionais. Após a exibição no Ceará, as mostras serão adequadas para uma exposição itinerante. Mais sobre o festival Encontros de Agosto: www.encontrosdeagosto.com.

>> Em cartaz até 31 de outubro de 2016, no Piso Superior do MCC. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.



► Exposição Vaqueiros [Sala 4] [Exposição de Longa Duração]

Em exibição no Museu da Cultura Cearense desde 1998, a Exposição Vaqueiros arrebata o público que nela identifica traços de sua cultura e costumes. A exposição ao longo dos anos enriquece os saberes, instiga reflexões, desperta emoções. Nela revelam-se inúmeros elementos que possibilitam rememorar e reconstruir o que se compreende como o universo sertanejo.

Na exposição, você conhecerá o vaqueiro como profissional, sertanejo, trabalhador, conhecedor de inúmeras funções e do meio em que habita, capaz de inúmeros feitos, viajará pelas humildes manifestações do cotidiano, religiosidade e festividades e testemunhará particularidades como a habilidade com o artesanato do couro, as práticas da derrubada e da cria do gado, dentre outras.

No Piso Inferior do Museu da Cultura Cearense. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.




// MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CEARÁ


► Em breve Exposição Marimbondo e Orquídea

A exposição Marimbondo e Orquídea/ Wespe und Orchidee faz parte de um projeto de cooperação alemã-brasileira produzido na Casa de Estudos Germânicos da UFPA, em Belém, no Pará. O projeto abrange quatro exposições: três no Brasil e uma na Alemanha. Assim, dez artistas alemães e nove artistas de Belém, Fortaleza e Recife entrarão em contato em diversos constelações.

O título do projeto faz referência ao famoso ensaio "Rhizome", de Gilles Deleuze e Félix Guattari, no qual está descrito o encontro de dois mundos diferentes como possibilidade de uma colaboração complementar. O ponto de partida deste projeto é a ideia de conectar diversas realidades da vida.

A exposição em Fortaleza é a segunda parada da série de exposições e foi organizada pelo leitorado cultural do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará.

Em julho, foi realizada a primeira exposição no Museu Casa das Onze Janelas, em Belém, com todos os 19 artistas participantes. A exposição no Dragão do Mar será a contrapartida da mostra que acontecerá em novembro e dezembro, no Grimmuseum, em Berlim.

No MAC-CE, estarão as obras de todos os artistas de Berlim e de dois artistas de Fortaleza. Em Berlim, serão expostos nove artistas brasileiros e três artistas da cidade alemã. O foco no Grimmuseum será a arte do Norte e do Nordeste do Brasil. Já a exposição no Dragão do Mar tem o objetivo de mostrar o mundo da arte berlinense.

Abertura dia 6 de outubro de 2016, às 18h, no Piso Inferior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Em cartaz até dia 6 de novembro de 2016. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.




► Em breve Exposição Distantes mundos/próximos lugares

Com curadoria de Bitu Cassundé (MAC-CE) e Jacqueline Medeiros (Centro Cultural BNB), a mostra reúne um conjunto de trabalhos que lidam com questões que discutem o lugar, a permanência ou o desejo pelo outro lugar, entre trânsitos que conduziram artistas a pensar o seu mundo, a sua porta, as suas entradas e saídas, as suas reinvenções dessas passagens/pairagens.

O recorte é composto por uma pulsante aproximação entre os acervos do Centro Cultural Banco do Nordeste e o Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Ceará/Governo do Estado do Ceará e conta com a presença dos seguintes artistas: Antônio Bandeira, Brígida Baltar, Burle Marx, Carlos Mélo, Carybé, Chabloz, Chico da Silva, Daniel Murgel, Efrain Almeida, Gilberto Cardoso, José Rufino, José Tarcísio, Heloísa Juaçaba, Leonilson, Luiz Hermano, Nelson Leirner, Renato Bezerra de Mello, Rodrigo Mogiz, Rosana Ricalde, Siegbert Franklin, Vitor César, Waléria Américo.

Abertura dia 6 de outubro de 2016, às 18h, no Piso Superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Em cartaz até o dia 1º de janeiro de 2017. Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.


// MULTIGALERIA

Exposição Mano Alencar – Entre os Traços e a Cor

O artista cearense Mano Alencar apresenta sua mais recente produção, na Multigaleria do Dragão do Mar. São trinta obras – a maioria inédita – cuja referência é o expressionismo abstrato, movimento artístico da pintura norte-americana, desenvolvido a partir da década de 1940. Com pinceladas inspiradas na emoção sempre à flor da pele, os quadros revelam sentimentos nascidos a partir dos encontros, entre conhecidos, desconhecidos e o artista.

Nascido em Juazeiro do Norte, no ano de 1959, o pintor autodidata realizou sua primeira coletiva aos 20 anos de idade, mantendo-se desde então no circuito artístico e participando de salões e coletivas, com média de uma exposição individual por ano. Mano Alencar já realizou exposições individuais em várias cidades do Brasil, na Itália, França, nos Estados Unidos, em Portugal, na Espanha, Argentina e em Cuba. Como poeta, publicou quatro livros e um CD, com canções de sua autoria e interpretação de jovens talentos da música cearense.

A trajetória de Mano Alencar situa o artista hoje como um dos mais expressivos nomes da produção artística cearense. Seus grafismos saturados de cores e luzes inspiradas na exuberância e beleza do Ceará são festejados nacionalmente por admiradores como Paulinho Pedra Azul, Alceu Valença e Flávio Venturini.


Em cartaz até dia 16 de outubro de 2016, na Multigaleria. Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.