Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Municípios] Educação básica de São Gonçalo do Amarante está acima da média nacional

 Números foram registrados por indicador de desempenho divulgado em setembro pelo Ministério da Educação

São Gonçalo do Amarante possui indicadores da Educação Básica acima da média nacional. O crescimento da qualidade de ensino no município foi registrado em números, e divulgado, em setembro, pelo Ministério da Educação, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que mede a qualidade no Ensino Fundamental I (até o 5º) e II (até o 9º). Os dados são referentes ao período compreendido entre 2013 e 2015, registrando, assim, o desempenho das atuais gestões municipais na área de educação.

A média alcançada pelo IDEB nas escolas de São Gonçalo do Amarante ficou acima dos índices do Ceará e do Brasil. Nos indicadores referentes até o 5º, o Brasil tem nota de 5,3 e o Ceará de 5,7. Já a nota média de São Gonçalo é de 6,1 e registra um aumento de 1,2 pontos em relação à última avaliação. Nas séries que compreendem o ensino do 5º ao 9º, a nota média dos alunos de São Gonçalo do Amarante é de 5,3 contra uma média de 4,1 do Brasil e 4,5 do Ceará.

Na avaliação por escola, compreendendo até o 5º ano, 14 das 15 unidades de ensino da rede pública de São Gonçalo do Amarante superaram a meta estabelecida para o IDEB 2015, que era de 5,2. Já no ensino até o 9º ano, 10 das 14 escolas avaliadas também superaram a nota 5,0 estabelecida como meta pelo MEC. As duas escolas que mais se destacaram foram: João Pinto Magalhães, do distrito do Cágado, e Joaquim Pacheco Menezes, em Serrote. A João Pinto Magalhães obteve média de 7,2 para as séries até o 5º, contra uma meta de 5,4 estipulada pelo MEC. Já a escola Joaquim Pacheco Menezes tinha meta estipulada em 5,3 para o 9º ano, e obteve nota média de 5,6.

Durante a atual gestão, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante investiu 28,2% do orçamento em ampliação e estruturação do ensino básico no município. Além de reformas nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação realizou ações de formação e valorização de profissionais, como o projeto de Formação Continuada de Professores, a implantação da gratificação por desempenho, o contínuo reajuste salarial acima do piso nacional, a realização anual da Jornada Pedagógica e do primeiro encontro do Fórum Regional de Secretários Municipais de Educação, que foi sediado no município.

Para o Prefeito Claudio Pinho, o ensino básico de São Gonçalo do Amarante está entre as prioridades de sua administração. “Em nossas ações de agora, buscamos a formação das futuras gerações, de forma que elas estejam prontas para o desenvolvimento crescente da região. Quero que o cidadão são-gonçalense de amanhã seja protagonista desses avanços, ocupando postos de liderança e a Educação é a base para esse crescimento”, conclui o prefeito.


Nenhum comentário: