Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Cinema] 28º CINE CEARÁ: Nesta segunda (06) as políticas de desenvolvimento do audiovisual entram em discussão


Wolney Oliveira, diretor regional CONNE - Nordeste



O II Seminário CONNE acontece nos dias 6 e 7 no Oásis Atlântico Fortaleza como parte da programação do Festival. No Cinema do Dragão e Cineteatro São Luiz continuam as exibições de filmes, com acesso gratuito. 

Durante dois dias, nesta segunda e terça-feira (6 e 7 de agosto), questões relacionadas ao mercado audiovisual serão discutidas no 28º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece até o dia 11 em Fortaleza. Como parte de sua programação, o II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE reúne gestores e profissionais visando alcançar uma melhor distribuição das produções de séries de TV e longas-metragens no Brasil, incrementando o setor nessas três regiões, por meio de políticas públicas.

O seminário acontece no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, das 9h até o final da tarde, numa realização da Associação Cultural Cine Ceará e da CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que reúne produtores de audiovisual, realizadores, gestores e representantes de instituições públicas e privadas de 20 unidades federativas das três regiões.


Filme colombiano "Amália, a Secretária" está na Competitiva de  de Longa-metragem


MOSTRAS COMPETITIVAS

Nesta segunda e terça-feira, às 14h30 no Cinema do Dragão e 19h30 no Cineteatro São Luiz, continuam, respectivamente, as mostras Olhar do Ceará e Competitivas de Curta e Longa-metragem. Na segunda-feira, será exibido o longa espanhol “Petra”, de Jaime Rosales, inédito no Brasil. Na terça, acontece a première mundial do documentário brasileiro “Eduardo Galeano Vagamundo”, de Felipe Nepomuceno, e a estreia no Brasil da ficção colombiana “Amália, a secretária”, de Andrés Burgos. A programação completa pode ser conferida no www.cineceara.com.

SEMINÁRIO CONNE: SEGUNDA-FEIRA

No Seminário CONNE, a primeira mesa desta segunda-feira, às 9h, que tem como tema “As políticas de desenvolvimento da Ancine, MinC e SAv para as regiões CONNE – Garantias de uma Política de Continuidade e Ampliação” contará com a participação de Christian de Castro, diretor presidente da Ancine; Frederico Mascarenhas, secretário do Audiovisual; Wolney Oliveira, diretor regional CONNE - Nordeste; Henry Campos, reitor da UFC; Leanne Araújo Holanda, representante do BNB; Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; e Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.

Às 14h o tema “O papel das instituições no desenvolvimento audiovisual” será abordado por Rodrigo Rafael de Medeiros Martins, presidente do SIAPAR e coordenador do FAMES; Leonardo Edde, produtor e sócio da Urca Filmes e presidente do SICAV; João Daniel Tikhomiroff, sócio-diretor da Mixer e presidente do SIAESP; Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI; e Paulo Schmidt, produtor e sócio da Academia de Filmes e presidente da APRO. Às 16h, representantes da CONNE de diversos estados se reúnem tendo como pauta o Triênio 2018, 2019 e 2020.

SEMINÁRIO CONNE: TERÇA-FEIRA



Na terça-feira, “Políticas estaduais para o Desenvolvimento Regional do Audiovisual CONNE” serão discutidas na mesa das 9 horas, com a participação de Doug de Paula, da Câmara Setorial do Audiovisual; Daniela Fernandes, diretora de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia; Ricardo Cesar Pecorari, secretário de Políticas de Financiamento da Ancine; e, como mediadora, Carla Francine, representante CONNE de Pernambuco.

Ainda pela manhã, às 11h, os participantes do Seminário conversam sobre o “Programa Ceará Filmes: Desafios e Perspectivas”, mesa que terá como participantes Alfredo Manevy; Fabiano Piúba, Secretário de Cultura do Estado do Ceará; Paulo Linhares, presidente do Instituto Dragão do Mar; Ricardo Cesar Pecorari, secretário de Políticas de Financiamento da Ancine; e o cineasta Wolney Oliveira como mediador.

Encerrando a programação, mais duas mesas são formadas à tarde. Às 14h30, Alfredo Bertini, diretor de Mercado e Seminários de Pernambuco; Gabriel Pires, coordenador do NordesteLAB; Wolney Oliveira, que é diretor do Mercado Audiovisual do Nordeste (MAN); Leanne Araújo Holanda, representante do BNB; e o mediador Doug de Paula da Câmara Setorial do Comércio discutem sobre “Os eventos de mercado como forma de desenvolver o audiovisual no Nordeste”.

O último tema é “Formação Audiovisual – Atualidades e Perspectivas”, em mesa composta por Bete Jaguaribe, diretora do Porto Iracema das Artes e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor; Kennya Mendes, coordenadora do Curso de Audiovisual da Vila das Artes; Samantha Capdeville, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual (ICA) da UFC; Daniela Pfeiffer, diretora do CTAv; e o cineasta Glauber Filho como mediador.

O 28º Cine Ceará acontecerá de 04 a 11 de agosto, numa promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811), do Ministério da Cultura, via Secretaria do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes. Patrocínio: SP Combustíveis, M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Café Santa Clara e Indaiá. Agradecimentos: Enel e Oi.

SERVIÇO

II Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE – Dias 6 e 7 de agosto no Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles, Fortaleza – CE). Inscrições: Gratuitas, abertas até o dia 6 de agosto por meio do site www.cineceara.com. Os participantes com frequência igual ou superior a 75% receberão certificado emitido pelo 28º Cine Ceará.

28° Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema - De 4 a 11 de agosto de 2018 em Fortaleza. Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema); Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local. Distribuição de ingressos na bilheteria - Cinema do Dragão: a partir das 14h; Cineteatro São Luiz: Uma hora antes do início da sessão; Encerramento: Dia 11 a partir das 19h, na bilheteria do Cineteatro São Luiz. Informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465. Grátis.



XUXA XOU] XUXA ESTREIA NOVA TURNÊ


A NAVE MAIS FAMOSA DO BRASIL VAI POUSAR EM FORTALEZA, NO DIA 24 DE NOVEMBRO, EM ÚNICA APRESENTAÇÃO

Foto: Blad Meneghel

Xuxa sobe ao palco do Shopping Riomar Fortaleza, com um show novo cheio de encanto e emoção.  Com única apresentação em Novembro, no dia 24, às 21h, o Xuxa Xou convida toda a família para uma viagem no tempo, atravessando gerações e encantando baixinhos e altinhos. Com cenografia lúdica, paquitas, paquitos, personagens do XSPB entre outros, que marcaram a infância, muita dança e efeitos especiais, o show celebra os 35 anos de Xuxa na TV e reúne uma seleção musical de tirar o fôlego para todos os gostos e idades.

A venda para o público em geral estará disponível a partir do dia 01 de agosto. Os ingressos poderão ser adquiridos pela internet em www.sympla.com.br/xuxaemfortaleza e nos pontos de venda: Planner Store (Shopping Riomar Fortaleza), Moov (Shopping Benfica e shopping Iguatemi) e T-shirt inbox (Av. Dom Luís).

“Estou muito feliz em poder juntar as três gerações que cresceram comigo ao longo desses 35 anos e fazer uma festa onde eu possa sentir essa energia de novo. É um misto de alegria, ansiedade e vontade de que tudo dê certo para que todo mundo fique feliz com o resultado”, conta Xuxa.

‘Ilariê’, ‘Lua de Cristal’, ‘Planeta Xuxa’, ‘Arco-íris’ e um megamix do XSPB, são alguns dos hits da trilha sonora que promete sacudir o público. Os figurinos são assinados por Marcelo Cavalcanti, que acompanha a Loira desde os tempos do ‘Xou da Xuxa’.  Símbolos da moda lançados pela artista e adereços atuais, juntam-se a uma cenografia com estética moderna e elementos que ficaram marcados na lembrança de todos os brasileiros, como a famosa nave.

“Os figurinos são novos e inspirados em Thierry Mugler, de diva pop atual, com direito a botas longas e ‘xuquinha’”, acrescenta Marcelo.

A coreógrafa Ana Cecília Calderón, que trabalha com Xuxa desde sua participação como Garota do Zodíaco, no extinto ‘Planeta Xuxa’, comanda o ballet com ‘Paquitas’ e ‘Paquitos’, que vão do estilo antigo ao atual, misturando passos dos anos 80 com danças como Stiletto.

“Os diferentes estilos como Hip Hop, Stiletto, Dança Espanhola, Frevo e Dança de Salão, são representados por bailarinos de diversas tribos”, diz Ana.

A direção do show fica por conta de Pablo Falcão, o mesmo diretor dos sucessos ‘Show das Poderosas’, ‘Poder da Preta’, ‘Nego Resolve’ e ‘Rouge 15 anos’.

"Preparamos tudo com muito cuidado e carinho. A Xuxa faz parte da vida de todos nós. É um sonho poder trazer para o público esse show. Mais sonho ainda fazer parte dessa equipe. A Xuxa é uma artista maravilhosa, preocupada sempre com os pequenos detalhes. Ela opina desde o repertório até o tipo de tecido e a pedrinha que será colocada no figurino, tudo para que o show seja excepcional. Como artista e pessoa, ela é de um carisma e luz inexplicáveis”, comenta Pablo.
Para mais informações sobre Xuxa, acesse:

www.youtube.com/canalx
www.twitter.com/xuxameneghel
www.facebook.com/XuxaOficial/

Para mais informações sobre o Xuxa Show, acesse:
www.instagram.com/plannereventosce
www.facebook.com/plannereventosce

XUXA  XOU
Copatrocínio:
Transportadora oficial:
Realização: Planner Eventos
Data: 24/11/18
Abertura da casa: 17:00H
Horário: 21:00H
Local: Riomar Fortaleza
Capacidade: 15 mil pessoas
Preço de ingressos: De R$ 40,00 a R$ 250,00
Classificação etária: 16 anos
Venda de ingressos no site: www.sympla.com.br/xuxaemfortaleza
Espaço aberto                                                                    
Acesso para deficientes
Estacionamento terceirizado no local

INGRESSOS:

- Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário: no ato da compra e entrada do evento (para compras na bilheteria oficial e pontos de venda físicos), na entrada do evento (para compras via internet).

- A venda para o público em geral está disponível desde o dia 01/08/18

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Planner Store (Shopping Riomar Fortaleza), Moov (Shopping Benfica e shopping Iguatemi) e T-shirt inbox (Av. Dom Luís).
Horários: De 10:00H as 22:00H, de segunda a sábado, e de 13:00H as 21:00H, no domingo.

LOCAIS DE VENDA - COM TAXA DE CONVENIÊNCIA

Pela Internet: www.sympla.com.br/xuxaemfortaleza

FORMAS DE PAGAMENTO

Internet: Cartão e boleto.

Bilheteria e Pontos de Venda: Cartão e dinheiro na planner store e somente dinheiro nos demais.

domingo, 5 de agosto de 2018

Exposição] Museu da Fotografia Fortaleza realiza “Imagens que Ardem” sobre a ditadura militar


A mostra reunirá 50 fotos de Evandro Teixeira, Juca Martins o Orlando Brito e marca a primeira exposição itinerante do MFF

O Museu da Fotografia Fortaleza realiza, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, “Imagens que ardem”, sua primeira exposição itinerante, com fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota que registram o período da ditadura militar. A abertura será dia 20 de julho, às 9h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC, onde fica aberta para visitação até 31 de agosto. Em seguida, será exposta no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE e encerrará no Fórum Clóvis Beviláqua.

Serão 50 fotografias icônicas feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país.

A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Oliveira, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. “As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que - mais do que nunca - é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.

Em todos os lugares por onde passará a exposição itinerante, a visitação será gratuita e aberta ao público.

Coleção Paula e Silvio Frota – é hoje uma das mais importantes do país, com registros de toda gama de assuntos relacionados à arte fotográfica. Em suas mais de duas mil imagens, há desde o fotorrealismo, retratos, fotos históricas, passando pelo fotojornalismo, paisagens e crônicas visuais, com autores brasileiros e estrangeiros. São fotos que abordam de uma maneira ampla as múltiplas possibilidades de estudo, apresentação e interpretação da coleção como um todo, um valioso patrimônio que está sendo disponibilizado para os mais diversos públicos de Fortaleza, do Brasil e do mundo.






Sobre o Museu

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.


SERVIÇO:

Exposição Itinerante Museu da Fotografia

Período: 20/07 a 31/08

Horário: 8 às 17h – segunda à sexta-feira

Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará

Endereço: Rua Ramires Maranhão do Vale, 70 – Edson Queiroz.

Fone: 85 3218.6188

Visitação: gratuita

Mais informações: (85) 3017-3661

Mundo dos Negócios] Termaco Logística investe em nova filial em São Paulo


  
Com investimento de R$ 1 milhão, o novo espaço tem quase 10 mil metros quadrados e é três vezes maior que a filial anterior em São Paulo.

Uma das maiores empresas de logística do Nordeste, a cearense Termaco Logística está com novo endereço em São Paulo. De forma a atender a demanda que vem crescendo, a empresa inaugurou novo espaço com capacidade ampliada para atender os diversos segmentos na área de soluções logísticas.

Com quase 10 mil metros quadrados, espaço três vezes maior que a antiga filial em São Paulo, o prédio tem acesso fácil pela Rodovia Presidente Dutra, considerada uma das principais estradas federais entre Rio e São Paulo.

Entre as facilidades em soluções logísticas apresentadas com a nova filial, estão capacidade ampliada para carga e descarga de caminhões com 52 docas com plataforma niveladora. Além disso, a estrutura do prédio com pé direito de 12m permite a movimentação e o estoque de produtos e equipamento com dimensões variadas. A empresa ainda terá um pátio-estacionamento amplo para caminhões e ainda um heliponto.


TERMACO
Fundada no Ceará e com 32 anos de história, a Termaco atende os segmentos de auto-peças, alimentos, utilidades e confecções. Atualmente a empresa tem mais de seis mil clientes ativos e está presente em 10 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo).

A Termaco tem o selo de qualidade ISO 9001, que garante aos clientes padronização nos processos logísticos desenvolvidos. A matriz da empresa fica no Ceará, na BR-116.

Mundo dos Negócios] Pela terceira vez, Forbes elege Miguel Setas, da EDP, como um dos melhores CEOs do Brasil


 
A revista Forbes escolheu o presidente da EDP, Miguel Setas, como um dos melhores CEOs do Brasil em 2018. Pela terceira vez, o executivo foi reconhecido pela publicação, uma das mais importantes da imprensa brasileira e internacional.

Ele foi o único CEO do setor elétrico selecionado entre os 15 líderes mais respeitados por especialistas das principais consultorias e de algumas das melhores escolas de administração e negócios do mundo. A revista destaca que o presidente é um dos responsáveis por triplicar o valor de mercado da Companhia e está à frente de projetos inovadores, como a robotização de processos, além de liderar o novo ciclo de crescimento da Empresa, focado em Transmissão e Soluções em Energia.

No Ceará, a EDP é responsável pela UTE Pecém I, sediada no município de São Gonçalo do Amarante. Em operação desde 2012, a Usina gera 370 empregos diretos e 1.053 empregos indiretos. A atividade da termelétrica foi responsável pela transformação do Ceará de estado importador em exportador da energia elétrica.

“Esse resultado é fruto do trabalho de toda a equipe da EDP e dos nossos parceiros de negócio, a quem agradeço pelo entusiasmo com que, diariamente, fazem a nossa operação acontecer de forma inovadora, sustentável e competitiva”, afirma Miguel Setas.

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Possui valor de mercado de cerca R$ 9 bilhões, três vezes mais do que em 2005, quando abriu seu capital em bolsa.

Há dez anos no País, o executivo português comanda a EDP Brasil desde 2014 e, desde 2015, integra o conselho mundial do grupo EDP.

Municípios – Sobral] 'Êxodos', de Sebastião Salgado, ganha exposição em Sobral

​​​ 


Crianças em um orfanato no Zaire – Crédito: ©Sebastião Salgado/Amazonas images

A coleção de 60 imagens permanecerá na Casa da Cultura, de 24 de julho a 24 de setembro, com visitação gratuita


O olhar humanista de Sebastião Salgado, um dos maiores fotodocumentaristas do mundo, será exposto pela primeira vez em Sobral. A mostra Êxodos retrata a história de fuga de pessoas que, pressionadas por circunstâncias históricas, deixaram para trás a cidade natal. Em geral, são migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra.

Para realização de Êxodos, o fotógrafo percorreu 40 países durante seis anos e registrou a parte da humanidade que fez do êxodo uma opção de vida. A exposição, que conta com a curadoria de Lélia Deluiz Wanick Salgado, fica aberta para visitação gratuita de 24 de julho a 24 de setembro de 2018, de terça-feira a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 21h e sábado das 17h às 21h, na Casa da Cultura de Sobral.

Êxodos é uma história reveladora, que retrata pessoas que abandonam a terra natal contra a própria vontade. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.

A coleção com 60 pôsteres que compõe essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG). Êxodos já esteve em cartaz em cidades como Salvador, Recife, Curitiba, Brasília, Fortaleza e chega agora em Sobral por meio da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer – Secjel e Instituto Ecoa.

A mostra é dividida em cinco principais temas: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.

Talento reconhecido

Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés, Minas Gerais. Economista de formação, começou sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalhou sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, ao lado de Lélia Wanick Salgado, sua diretora artística, fundou a agência de fotografia Amazonas Images, que se tornou a base de todas as atividades inerentes ao seu trabalho.

Salgado esteve em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), África (2007), e Gênesis (2013). O livro mais recente, Perfume de Sonho, é fruto de uma viagem ao mundo do café (2015).

Sebastião Salgado recebeu inúmeras honrarias por seu talento e sensibilidade ao registrar o mundo e a humanidade. É embaixador de Boa Vontade da UNICEF; membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos; recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco, no Brasil; e é Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França.

Em 13 de abril 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France, assumindo a cadeira ocupada anteriormente pelo fotógrafo Lucien Clergue.

Instituto Terra

ONG ambiental fundada por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado em 1998, no município de Aimorés-MG, o Instituto Terra atua na recuperação da Mata Atlântica, na proteção de nascentes, na educação ambiental e pesquisa científica aplicada, bem como na promoção do desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce.

A experiência bem-sucedida de recuperação ambiental promovida em sua sede, na RPPN Fazenda Bulcão, está sendo replicada em municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais, e já soma mais de 7,5 mil hectares de áreas degradadas de Mata Atlântica em processo de recuperação na região, além da proteção de milhares de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Instituto Terra, em 2012, Sebastião e Lélia receberam o Prêmio e. Instituto e, UNESCO Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e também o Prêmio « Personalidade Ambiental », WWF-Brasil. Mais informações em www.institutoterra.org.

Serviço:

Exposição “Êxodos” de Sebastião Salgado – Abertura dia 24 de julho, às 19h, na Casa da Cultura de Sobral (Av. Dom José, 929, Centro). A exposição permanece no local até o dia 24 de setembro. Horário de visitação: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h ás 21h a aos sábados, das 12h às 19h. Entrada gratuita. Informações: (88) 3611-3324.