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quinta-feira, 24 de setembro de 2020

SETEMBRO] McDonald’s e Aberje abrem inscrições para o projeto Escalando o Futuro 2020

 


Programa investe na capacitação de estudantes de comunicação e funcionários da rede para o desenvolvimento de projetos relacionados à produção de conteúdo, storytelling e empreendedorismo

Websérie vencedora da primeira edição será lançada nas redes sociais para celebrar essa nova etapa 

São Paulo, 15 de setembro de 2020 - O McDonald’s e a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) anunciam a abertura das inscrições para a segunda edição do programa Escalando o Futuro, que vão do dia 15/09 até 08/10. Lançada em 2019, a iniciativa busca desenvolver jovens talentos da comunicação nas áreas de produção de conteúdo, storytelling e empreendorismo. 

A empresa também informa que a websérie Meu Primeiro Emprego, uma das criações vencedoras do ano passado e que foi escolhida para ser produzida, estará disponível no site corporativo e no canal do Youtube da Arcos Dorados, empresa responsável por operar a marca McDonald’s na América Latina e Caribe. 

Voltada a estudantes de comunicação e funcionários do McDonald’s de todo o Brasil, a edição de 2020 será realizada totalmente online. Para se inscrever, o candidato precisa preencher o formulário disponível no site www.escalandoofuturo.com.br e submeter um texto de até 1000 caracteres ou um vídeo de até 60 segundos pela própria página, contando uma boa história de tema livre. O material será avaliado pelo potencial criativo e a aprovação da participação chegará por e-mail. 

Reconhecida como uma das empresas que mais gera oportunidades de primeiro emprego formal no país, o McDonald’s aposta na iniciativa para contribuir para o futuro dos jovens e da comunicação no Brasil. “Como uma marca que gera bons momentos e faz parte da história das pessoas, queremos também apoiar a formação dos futuros comunicadores e aprender junto com eles como continuar criando conexões genuínas e conectadas com nosso tempo”, comenta David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados. 

Durante os três dias do Escalando o Futuro 2020, os participantes terão acesso a workshops e oficinas com especialistas do mercado sobre temas como storytelling, roteiro, mídias sociais, empreendedorismo e muito mais. Para Bruno Neves, responsável pela seleção dos participantes, a diversidade de perfis é algo que se mostrou extremamente importante na edição passada e que segue como uma prioridade. “Foi muito rico ter jovens diferentes, com fome de aprender a contar histórias.  Minha expectativa agora é seguir afiado na captura desses talentos numa versão online, mais uma vez com muita gente boa passando conhecimento. Será uma ‘live interativa’ atrás da outra cheia de conteúdo para os escaladores aprenderem e se inspirarem!”. 

No fim dessa maratona, dez ideias serão selecionadas para a fase de desenvolvimento e apresentação dos projetos para uma banca avaliadora online. Os três melhores trabalhos serão premiados em R$ 4 mil, com chances de serem selecionados para sair do papel com o apoio do Méqui e parceiros em 2021.  

“Todo o programa é pensado em conjunto e desenvolvido pela Escola Aberje de Comunicação. Essa é a oportunidade de descobrir e desenvolver os talentos que estarão no mercado amanhã, renovando e tornando a comunicação corporativa mais diversa e compatível com as demandas da sociedade”, destaca Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje. 

 

Série campeã da edição 2019 será lançada 

Os candidatos a escaladores podem se inspirar assistindo à websérie Meu Primeiro Emprego, que o McDonald’s e a Aberje divulgaram junto com a abertura das inscrições. A obra conta a história da Hannah, uma jovem que está realizando o sonho do primeiro emprego no McDonald’s e, com a ajuda de uma fada-madrinha, vai tentar fazer do seu primeiro dia um sucesso. 

A produção nasceu de um dos projetos vencedores da edição anterior do Escalando o Futuro, que foi selecionado pelos profissionais que compunham a banca de jurados para virar realidade. 

Para Leonardo Adelino, ex-funcionário da rede e autor do projeto selecionado para ser produzido, a oportunidade foi de grande importância para seu crescimento pessoal e profissional. “Fiquei extremamente feliz ao saber que minha ideia ia virar realidade. Participar do Escalando o Futuro foi um grande aprendizado e uma experiência muito enriquecedora.  Estou ansioso para conferir o resultado e saber o que os funcionários do McDonald’s vão achar dessa história, pois é um reflexo de muitos que passam pelos restaurantes”.

Para conferir os cinco episódios, que serão disponibilizados a partir de hoje nos canais da empresa, acesse aqui. https://www.youtube.com/channel/UCVoCNsFqhp-ym2V1xZOv7EA/about 

Para conhecer mais sobre a primeira edição do Escalando o Futuro, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RWIoDo4scDE&feature=emb_logo.

  

O regulamento completo do projeto pode ser consultado também no site: www.escalandoofuturo.com.br.

 

 

Sobre a Arcos Dorados 

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede conta com mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/6/2020). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com. 

SETEMBRO] Confiança do consumidor fortalezense apresenta estabilidade

Em relação às perspectivas futuras, 67,5% dos consumidores fortalezenses afirmam estar otimistas

  

Neste mês de setembro, o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC) teve um leve decréscimo de -0,6 pontos, passando de 110,8 pontos em agosto, para 110,2 em setembro, representando uma estabilidade. A manutenção na casa dos 110 pontos freia a tendência de alta no índice de confiança do consumidor desde de abril (menor índice do ano). 

O Índice de Situação Presente (ISP) teve crescimento de 0,5 pontos, passando de 89,8 pontos, em agosto, para 90,3 pontos neste mês. Já o Índice de Situação Futura (IEF) teve uma leve queda de -1,5 pontos, alcançando o segundo maior nível dos últimos 12 meses: 

 

Expectativa dos consumidores 

Neste mês, a pesquisa revelou também que os móveis são os produtos mais desejados pelos consumidores, com 16,3% das respostas. Em segundo lugar, o estudo aponta o item televisões com 14,5% dos consumidores desejando a compra. 

Dentre aqueles que demonstram maior entusiasmo, destacam-se os consumidores que se encontram na faixa de rendimento familiar entre 5 e 10 salários mínimos (124,3 pontos versus 110,2 pontos da média global), do agrupamento com idade entre 25 a 34 anos (114,5 pontos versus 110,2 pontos da média global) e do gênero masculino (115 pontos versus 110,2 pontos da média global). 

O estudo apresenta uma avaliação boa por 55,3% dos entrevistados quando comparado a situação financeira familiar em relação ao ano anterior. Quando perguntados sobre o futuro, a maioria está otimista: 67,5% acreditam que as condições financeiras de sua família estarão boas quando comparado a situação atual e 15,1% acreditam que estará ótima. 

 

Pretensão de compra 

A taxa de pretensão de compras mensal teve aumento de 3,8 pontos percentuais, passando de 35,0%, em agosto, para 38,8% neste mês. Observando o estrato das informações o grupo familiar de renda inferior a 5 salários mínimos, foram os que apresentaram aumento na intenção de compra (de 32,1 em agosto para 37,6 em setembro). O valor médio das compras é estimado em R$ 595,91, onde 62,4% dos que possuem intenção de compras no mês estão dispostos a gastar mais de R$ 1.000,00. 

 

Sobre o IPDC 

O IPDC, instituição integrante do Sistema Fecomércio, é responsável pela elaboração de estudos e pesquisas, sobretudo de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor. As informações do IPDC auxiliam nas ações de planejamento e desenvolvimento das empresas. 

ARTIGO] O ensino e as novas tecnologias

 

Vivemos em um modelo de sociedade em que ao longo dos últimos anos sofreu inúmeras modificações pelo uso de tecnologias das informações e comunicações que integram nosso cotidiano de tal forma que parece difícil imaginar a vida sem elas. 

Nesse contexto, a escola pouco a pouco vem perdendo o seu papel exclusivo na transmissão e distribuição de conhecimento. Dessa forma, para dialogar com essa sociedade da informação, a escola precisa ser reestruturada e incluir a nova tecnologia em seu espaço. 

Um vasto aparato tecnológico está incorporado ao cotidiano das pessoas, o que exige que a escola se renove, uma vez que trazem inúmeros desafios para a educação. O principal é entender como essas mudanças afetam a escola e modificam o papel do professor na sala de aula. 

As novas tecnologias vêm desafiando as instituições a explorar metodologias de ensino além do tradicional, em que os professores se colocam no centro de uma aprendizagem mais participativa e integrada, alternando entre momentos presenciais e a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando juntos também virtualmente. 

Apesar das visíveis mudanças sociais e a urgente necessidade de a escola acompanhar essas mudanças, uma certa resistência por parte dos agentes escolares ainda é identificada. O professor deve buscar ressignificações de conceitos e práticas de ensino e de aprendizagem apropriando-se das tecnologias da informação e da comunicação. 

Porém, também há uma necessidade de preparar o aluno, mesmo que já inserido no contexto tecnológico do seu dia a dia, para que sejam capazes de buscar a informação, avaliar, selecionar, estruturar e incorporar aos seus próprios conhecimentos. E isso envolve a compreensão de seu protagonismo em sua própria educação e que os habilitem a participarem de debates envolvendo questões cientificas e tecnológicas. 

Inserir as novas tecnologias no cotidiano escolar contribui para a melhoria das condições de acesso à informação e ampliam a aprendizagem. Porém, a simples inclusão desses recursos não significa aprendizagem, visto que sozinhos não são capazes de mudar a escola. Equipar as escolas com aparatos tecnológicos sem uma mudança da postura do educador reduziriam a meras formas diferenciadas de transmitir informação.  

É necessário traçar objetivos bem definidos e buscar a integração aos processos curriculares. Sendo assim, tecnologias baseadas em novas concepções de conhecimento, de metodologia e novos perfis de alunos, o educador deve contribuir para transformar os processos de ensino e aprendizagem. Do contrário, a tecnologia se reduz apenas em um instrumento. 

A partir de situações problematizadoras e desafiadoras que levem os alunos à busca de informação e possibilitem o desenvolvimento intelectual e as condições para que o indivíduo seja agente de mudança em seu meio, o papel da escola e do professor deixa de ser pautado apenas na transmissão do conhecimento e passa a ter um papel de facilitador do processo de aprendizagem. 

A tecnologia estimula a aprendizagem. A Internet, por exemplo, é uma ferramenta de troca de ideias e compartilhamento de pesquisas. Já as comunidades virtuais possibilitam uma nova dimensão do exercício intelectual com o desenvolvimento do raciocínio rápido e do trabalho de equipe. Dessa forma, a tecnologia das informações pode ser um instrumento para a construção de conhecimento que permite compreender problemas atuais e desenvolver projetos alternativos para a transformação do cotidiano e construção da cidadania. 

As novas tecnologias devem modificar toda a estrutura da aula, tornando-a mais dinâmica. Porém, o professor não deve perder a sua função, pois é ele que dirige todo o processo de aprendizagem quando atua como mediador desse processo. Dessa forma, há uma necessidade de o professor rever as suas práticas e, no papel de mediador, ter domínio na utilização de metodologias adequadas a um processo de ensino-aprendizagem mais interativo, contextualizado e significativo.  

O professor converte-se em sujeitos dos saberes e mediadores da ação pedagógica e, por isso, devem apropriar-se dessas novas tecnologias para compreender o caminho que deve percorrer para um processo ativo e dinâmico na interação dos alunos e as tecnologias no contexto escolar.

 

 

Profª. Fernanda Sleiman Rodrigues

Docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e mestra e doutora em História Contemporânea

 

 

Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/

 

SETEMBRO] Parceria CAACE e Unimed: Carência zero em planos de saúde é estendida até dia 30 de setembro

  

A Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) renovou a parceria com a Unimed Fortaleza. Como resultado, os advogados que adquirirem o plano de saúde da operadora terão carência zero até o dia 30 de setembro. 

Os planos de saúde Unimed oferecem cobertura em toda as redes do país, além de fornecerem consultas médicas, exames e tratamentos com uma equipe multidisciplinar da saúde. 

Para o presidente da CAACE, Sávio Aguiar, a iniciativa é mais uma ação afirmativa da Caixa de Assistência em apoio à classe advocatícia. “A iniciativa iniciou-se em agosto, no Mês da Advocacia, mas prorrogamos por mais 30 dias a carência zero na adesão aos planos de saúde Unimed. Mais uma vez, estamos reforçando o nosso compromisso de levar sempre o melhor aos advogados e advogadas cearenses”, afirma o presidente. 

Mais informações podem ser adquiridas através do número de atendimento da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará: (85) 3402-5010.

SETEMBRO] Heloísa Périssé e Alexandre Coimbra participam de seminário idealizado pelo Sesc Fortaleza sobre saúde mental

 

De 21 a 25 deste mês, o público poderá participar de atividades online com foco na desmistificação da depressão e nas diferentes formas de se buscar uma melhor qualidade de vida. A ação faz alusão ainda à campanha do Setembro Amarelo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa no mundo atenta contra a própria vida, sendo 800 mil casos todos os anos. Falar sobre suicídio ajuda a desmistificar o tema e contribui para que mais pessoas possam buscar ajuda. Como forma de estimular o debate e mostrar para a população sobre a importância do cuidado com o nosso bem-estar mental, O Sesc Fortaleza realizará, de 21 a 25 de setembro, o Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde, em alusão à campanha do Setembro Amarelo. Para esta edição, estarão presentes a atriz Heloísa Périssé e o psicólogo Alexandre Coimbra, dentre outros nomes, que irão debater e trocar ideias e experiências sobre o assunto.  

Um dos diferenciais deste ano é o diálogo entre os programas de atuação do Sesc (Cultura, Lazer, Saúde e Assistência) para elaboração da programação. Isso porque, para a instituição, cuidar da saúde mental envolve diversas áreas da nossa vida que, juntas, são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.  

“Descobrimos que a Dinamarca incentiva um projeto que estimula as pessoas a participarem de atividades culturais como uma forma de auxiliar no combate à depressão. O esporte e as atividades de lazer também são verdadeiros aliados no tratamento da doença. A gente acredita que tudo isso, aliado ao acompanhamento médico e psicológico, é fundamental para a saúde e bem-estar de todos”, afirma Lorena Wendt, gerente do Sesc Fortaleza.         

Durante a ação, o público interessado terá a oportunidade de participar de oficinas temáticas, que serão realizadas via Google Meet, com a participação de psicólogos, enfermeiros, professores, médicos e outros especialistas no assunto. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do formulário online. Já as lives serão abertas ao público em geral e poderão ser vistas diretamente pelo Instagram dos próprios participantes, a exemplo do bate-papo sobre o processo de depressão com Alexandre Coimbra (@alexandrecoimbraamaral), que acontecerá no dia 21/09, abertura do Seminário, às 19h, com mediação de Lucilene Fernandes (@sescce).  

Já o encerramento, no dia 25/09, às 19h ficará por conta do bate-papo sobre a arte como processo de transformação social e enfrentamento à depressão com Heloísa Périssé, que será transmitido no Instagram do Sesc Ceará (@sescce). Conhecida nacionalmente pelo seu talento, carisma e bom humor, a atriz costuma falar abertamente e de forma muito leve sobre saúde mental. Para ela, não há vergonha em assumir a doença. Entender o que se passa e buscar ajuda é, sem dúvida, uma forma eficiente para o caminho da cura.      

  

 

Sobre o Sesc

 

O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, e promoção social. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

  

 

Programação:

 

 

 

21 de setembro

 

 

 

Live: O Processo de Depressão no Contexto Contemporâneo, com Alexandre Coimbra (psicólogo). Mediação: Lucilene Fernandes (assistente social e supervisora do Programa Saúde do Sesc Fortaleza) 

 

Horário: 19h 

 

Ação aberta ao público

 

Transmissão: Instagram @alexandrecoimbraamaral e @sescce 

 

22 de setembro

 

 

 

Oficina: Ansiedade, Depressão e Tratamento Medicamentoso, com Marília Bessa (enfermeira, especialista em saúde coletiva) e Rafaely Siqueira (farmacêutica e professora universitária da Unifametro) 

 

Horário: 16h15

 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B   

 

Transmissão: Google Meet 

 

 

 

23 de setembro

 

 

 

Oficina: Relação entre Depressão e a Prática de Exercício Físico, com Igor Barros e Lucas Rawan (professor e educador físico)

 

Horário: 10h

 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B   

 

Transmissão: Google Meet 

 

 

 

Oficina: Arteterapia no Tratamento da Depressão, com Marília Bessa (enfermeira, especialista em saúde coletiva) e Francimeire Franca (psicóloga do movimento de saúde mental 

 

Horário: 16h10

 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B   

 

Transmissão: Google Meet 

 

 

 

24 de setembro

 

 

 

Oficina: Escrita Terapêutica – Método Utilizado pela Psicologia Para Desenhar/Ressignificar Novas Formas de Ver o Mundo, com Lisiane Forte (psicóloga especialista em gestão de pessoa e com área de atuação em psicologia e arte) 

 

Horário: 10h

 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B   

 

Transmissão: Google Meet 

 

 

 

Live: Alimentação Comportamental, com Gleilton Silas (coordenador programático do Sesc Fortaleza) e Thayse Guilherme (nutricionista do núcleo Sesc Saúde) 

 

Horário: 16h

 

Ação aberta ao público

 

Transmissão: Instagram @gsilas e @thayseguilhermenutri

 

 

 

Oficina: Violência e Saúde Mental, com Larissa Martins (técnica do Programa Saúde do Sesc Fortaleza) e Geisa Macêdo (psicóloga com residência em saúde da família e comunidade) 

 

Horário: 10h

 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B   

 

Transmissão: Google Meet 

 

 

 

Oficina: Ansiedade e Depressão: Um Olhar Para Além da Atuação Profissional, com Lucilene Fernandes (assistente social e supervisora do Programa Saúde do Sesc Fortaleza) e Bernardo Paiva (médico pediatra pneumologista)

 

Horário: 19h

 

Inscrições: https://bit.ly/32gjB6B   

 

Transmissão: Google Meet 

 

 

 

25 de setembro

 

 

 

Live: A Arte Como Processo de Transformação Social e Enfrentamento à Depressão, com Heloísa Périssé e Gleilton Silas (coordenador programático do Sesc Fortaleza)

 

Horário: 19h 

 

Ação aberta ao público

 

Transmissão: Instagram @sescce 

 

 

 

Serviço:  

Seminário Sesc de Educação Popular em Saúde (online) 

Período: 21 a 25 de setembro 

Horário/Local de Transmissão: conferir programação 

Programação gratuita | oficinas mediante inscrições prévias 

Mais informações: 0800 275 5250

SETEMBRO] Grupo OTO inaugura CTI humanizada com programa de visita estendida em Fortaleza

  

Quando se fala em internação em um Centro de Terapia Intensiva (CTI), além do quadro de saúde do paciente, uma das maiores preocupações é o distanciamento dos entes queridos neste processo de recuperação. Assim, visando manter os familiares fisicamente perto do paciente internado, o Hospital OTOclínica Matriz (localizado na Aldeota) inaugurou uma CTI com atendimento humanizado e diferenciado. 

O programa CTI+ OTO proporciona aos pacientes internados um atendimento mais humanizado com toda privacidade, conforto e segurança. Um dos grandes diferenciais é o programa de visita estendida. Fábio Lacerda, médico coordenador do novo CTI, explica que a proximidade do paciente junto a sua família é algo que também auxilia no processo de recuperação.

 

“Quebramos um pouco aquele paradigma de que UTI significa distanciamento. São leitos individuais com maior controle do ambiente, com janelas que permitem entrada de luz natural, espaços reservados e TVs. Inicialmente com foco nesses 12 leitos, o programa será ampliado para mais setores da UTI. Além disso, investimos na contratação de um corpo assistencial composto 100% porenfermeiros bem como pós-graduados em terapia intensiva, a fim de proporcionar um serviço de qualidade. Isto reflete o objetivo do Grupo OTO ao focar na excelência dos serviços prestados diante de uma tendência internacional”, destacou Fábio Lacerda. 

O horário de visita estendido é algo que vem sendo ampliado pela equipe multidisciplinar. O objetivo final é o acompanhante permanecer durante 24 horas, em tempo integral, na Unidade. Para isso, o acompanhante passa por uma avaliação e treinamento: “O racional é que o familiar também participe da recuperação do paciente, pois sabemos da importância de ficar próximo da família”, destacou Lacerda.