Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 2 de julho de 2009

TODAS AS CORES DA ÁFRICA NO RÉVEILLON DO MARINA PARK HOTEL

O Marina Park Hotel sai na frente e lança o Réveillon 2010 com o que há de melhor em atrações na passagem do ano em Fortaleza. Todas as Cores da África é o tema deste ano, que promete chamar atenção para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul e desvendar os segredos do continente africano de forma deslumbrante.
As atrações musicais vão produzir uma atmosfera especial para uma noite de glamour e encantamento. Quem abre a programação, às 22 horas, é Luciano Bruno, cantor italiano de estilo romântico com fama internacional, seguido do agito e animação da banda Chiclete com Banana, a preferida do público, que entrará depois da meia-noite e tocará até às 3 horas. A festa continua com a Banda 5%, até 5 horas. E quem pensa que o show já terminou terá uma grande surpresa. O raiar do primeiro dia de 2010 contará com o embalo do Dj Felipe Venâncio, considerado o mais importante e respeitado nome da house music no País. Venâncio tem agenda cheia em São Paulo, nos points mais descolados,como o reduto Jet-setter Pink Elephant e passagem por badaladas festas públicas e privadas em outros países.
O cenário é o grande complemento da noite para levar o público a uma viagem inesquecível por lugares fascinantes. A África vai mostrar seus encantos de segundo continente mais populoso da Terra, com 900 milhões de habitantes em 53 países, com uma riqueza cultural singular.
Os espaços das mesas serão definidos nas seguintes ilhas: Namíbia, África do Sul, Angola, Senegal, Nigéria, Quênia, Egito e Marrocos. Cada país mostrará seu diferencial na decoração, que exibirá savanas, pirâmides, tribais e fará uso de peles de animais como advertência para a necessidade de preservação do meio ambiente. Haverá apresentação de danças típicas, com destaque para o Maracatu, representando a influência da origem africana no Brasil.
A gastronomia se manifestará através dos temperos que acompanharão os fartos buffets temáticos e as opções de peixes, lagostas, camarões e carnes. As bebidas incluem champanhe, whisky, vinho, vodka, água, cerveja e refrigerantes.
O Marina Park faz o maior réveillon de hotel do Brasil, com número recorde de participantes, numa festa ao ar livre, com um cenário tropical de frente para o mar. As vendas foram iniciadas ao preço de R$ 700,00 por pessoa, parcelado em seis vezes no cartão de crédito. Informações no stand de vendas montado no hotel ,pelo telefone (85) 3254.4666 e através do site www.reveillondomarinapark.com.br

Maxi Desconto Itamaraty

Lojas oferecem descontos em campanha [promocional de férias]

As férias de julho chegaram e a Itamaraty aproveita a descontração do período para lançar nova campanha. Intitulada “Maxi Desconto Itamaraty”, a ação oferece facilidades no pagamento e grandes descontos nos produtos que participam da promoção. A novidade abrange uma grande variedade de óculos, jóias e relógios. Os produtos terão 50% de desconto no pagamento à vista, podendo ser efetuado em cheque, cartão de débito ou dinheiro. Já nas compras parceladas em até três vezes, o desconto é de 40%. Além dos acessórios, óculos, lentes e armações da marca Panta´s também estão inclusas na promoção. Os óculos de sol são as atrações especiais da campanha de férias da Itamaraty. Nas compras a partir de R$ 300, que estejam inclusas o acessório, o cliente ganha como brinde um protetor solar. A promoção tem início no dia 1º de julho e segue até o dia 30. Todas as 18 lojas, presentes em três capitais do País (Fortaleza, São Luís e Teresina), participam da ação e decoram suas lojas com o slogan “Férias com proteção para o seu bolso!” e as imagens da ação.

Serviço:
Itamaraty
3488.9100
www.opicasitamaraty.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

[Show]


Extensão - CURSOS EM OFERTA (UNIFOR)

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Extensão - CURSOS EM OFERTA

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS:

- Introdução ao Mercado de Capitais
- Formação de Analistas em Cargos e Salários
- Rotinas Administrativas
- Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) com uso da ferramenta da qualidade
- Melhorias da Qualidade com a utilização de métodos estatísticos
- Excel VBA- Da introdução de macros simples no Excel às comunicação com banco de dados Access, via comandos e instruções SQL e Visual Basic for Applications (VBA) do Excel
- Gestão Estratégica de Vendas

CIÊNCIAS HUMANAS:
- Psicopedagogia Hospitalar
- Entrevista de seleção com foco em competências
- Desenho e pintura em tela
- Hipnose Clínica
- Treinamento e Desenvolvimento:Competências necessárias aos facilitadores de treinamentos
- Assessoria de comunicação

CIÊNCIAS DA SAÚDE:
- Princípios Básicos da Prática Oncológica em Enfermagem
- Saúde do trabalhador

CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS:
- Introdução à Análise e Design Orientado a Objetos
- Tópicos avançados em redes e certificação CISCO- Módulo I
- Java Server Faces

CIÊNCIAS JURÍDICAS:
- Redação técnico jurídica
- Como se preparar para concursos públicos na área jurídica
- Direitos Humanos e Fundamentais
- Teoria da Constituição
- Aspectos Práticos do Processo Penal
- Aspectos Práticos do Processo Civil
- Noções de Direito Eletrônico
- Direito Sucessório
- Perícia forense Computacional
- Execução e Recursos Trabalhistas
- Noções de Direito Turístico

INFORMAÇÕES

Universidade de Fortaleza
Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária
Divisão de Educação Continuada
Pós- Graduação– Campus da UNIFOR
Av. Washington Soares, 1321
Bairro Edson Queiroz
CEP – 60.811-905
Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3477.3114 e 3477.3255
Fax: (85)3477.3215
Homepage: http://www.unifor.br/extensao

[Eventos] Especial de Arte Circense

Especial de Arte Circense e de Rua abrange um total de 33 atividades gratuitas em Fortaleza em julho

FORTALEZA, 01.07.2009 - Em julho, mês das férias escolares, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realiza - a partir desta sexta-feira, 3 - o Especial de Arte Circense e de Rua, abrindo sua programação para aqueles que fazem das ruas, praças, calçadas e lonas os espaços físicos para o pleno exercício da criatividade e expansão da alegria.
Ao todo, a programação especial do CCBNB-Fortaleza abrangerá - nos dias 3, 7 a 10, 17, 21 a 24, e 29 a 31 de julho - a realização de uma série de 33 atividades culturais e educativas gratuitas, compreendendo 30 apresentações artísticas, uma oficina de pernas-de-pau (dias 7 a 10), uma palestra biográfica do palhaço Trepinha, de 80 anos (dia 7), e um debate sobre arte circense (dia 21).

Segundo a coordenadora da programação, Carolina Teixeira, o objetivo principal é "dar destaque à memória, mensagem e comunicação das manifestações espontâneas da cultura urbana brasileira, bem como da arte circense em sua gênese, principais vitrines de um povo criativo acima de tudo".

O elenco de artistas e espetáculos que abrilhantam o Especial de Arte Circense e de Rua inclui nomes como: Sâmia Bittencourt (com "Tiquinho de Nada"); Edson Wagner, o quebra-coco; Palhaço Colorau e Neorlândio; grupo Teatro Mimo (com "Varre, varre, palhacinhas"); grupe Uiara Circense (com "Jup Culote - a última moda em Paris" e "Dr. Redondo - o médico maluco"; Palhaço Bombril; Cia. Mais Caras de Teatro (com "Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!"); Robertinho do Chicote; Rodrigo do Boneco; e o Curso Princípios Básicos de Teatro (com "Circo-lar").

Conheça a seguir essa programação especial que o CCBNB-Fortaleza oferece gratuitamente em julho:

ESPECIAL DE ARTE CIRCENSE E DE RUA

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA

(RUA FLORIANO PEIXOTO, 941 - CENTRO - FONE: (85) 3464.3108)

UMA SÉRIE DE 33 ATIVIDADES ARTÍSTICAS E EDUCATIVAS GRATUITAS

DIAS 3, 7 A 10, 17, 21 A 24, E 29 A 31 DE JULHO

PROGRAMA ATO COMPACTO (ARTES CÊNICAS)

Tiquinho de Nada

Cia. CLE - Circo Lúdico-Experimental

Dias 3, 10 e 17, às sextas-feiras, 12h

Direção e Interpretação: Sâmia Bittencourt

A clown "Nada" reinventa seu ofício em arte para sobreviver. Solo dirigido e atuado por Sâmia Bittencourt, "Um tiquinho de Nada", entre improvisos e cenas clássicas de palhaço, nos dá um recorte do dia-a-dia vivido por um clown. Classificação indicativa: livre. 50min.

Edson Wagner, o Quebra-Coco

Dias 03, 10 e 17, às sextas-feiras, 16h

Artista de rua há 18 anos, Edson Wagner, o Quebra-Coco, utiliza sua formação em karatê e kung-fu para surpreender o público ao esfacelar cocos com partes de seu corpo, como calcanhar e mão. É recordista nacional pelo Ranking Brasil, tendo participado diversas vezes de importantes programas de televisão. Classificação Indicativa: Livre. 40min.

Palhaço Colorau e Neorlândio

Dias 03, 10 e 17, às sextas-feiras, 18h30 - Térreo

Colorau é um típico palhaço cearense/brasileiro que, com sua malemolência e uma voz cativante, envolve a todos com seu repertório de gags, auxiliado pelo seu parceiro Neorlândio. Classificação indicativa: Livre. 40min.

"...Varre Varre Palhaçinhas..."

Teatro MIMO

Dia 03, sex, 16h - Praça José de Alencar

Dia 10, sex, 16h - Praça do Ferreira

Dia 17, sex, 16h - Praça dos Leões

Dia 31, sex, 16h - Passeio Público

Direção: Tomaz de Aquino

Limpezas e sujeiras, choro nem vela, piolhos e moscas, flores e mágicas... No encontro de Lavandinha e Sonim, tudo pode aparecer e acontecer. Entre tapas e beijos, as amigas palhaças vivem intensamente a mais profunda realidade humana. Classificação indicativa: Livre. 40min.

Circos de Fortaleza

Dias 22, qua, 23, qui, e 24, sex, 16h e 18h - Praça do BNB

Artistas de vários circos de Fortaleza fazem apresentações de números circenses na Praça do BNB. São palhaços, mágicos, contorcionistas e malabaristas que colorem e animam a praça com suas habilidades e performances. Classificação indicativa: Livre. 45min.

Jup Culote - A Última Moda em Paris

Trupe Uiara Circense

Dia 22, qua, 12h

Direção: Uiara Santana

Em uma de suas idas ao shopping, Célia fica encantada por um vestido cujo modelo é a última moda em Paris; no entanto, seu marido, Carlos, enfurecido ao saber do modelito, nega-se a comprar a peça. A esposa, determinada a ter o vestido, juntará todas as suas forças e artimanhas para alcançar seu intento. Classificação Indicativa: livre. 50min.

Dr. Redondo - O Médico Maluco

Trupe Uiara Circense

Dia 23, qui, 12h

Direção: Uiara Santana

Dr. César resolve passar as férias longe do Brasil. Para tanto, resolve deixar o consultório sob os cuidados de seu assistente Rodolfo. Eis que André, amigo de Rodolfo, aparece e os dois trambiqueiros bolam um plano para ganhar dinheiro fácil: assumem as funções de médico, o Dr. Redondo, e a sua assistente, Rodolfolina. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

Palhaço Bombril

Dia 24, sex, 12h

José Mandu Filho é o Palhaço Bombril. Exerce esta função desde os 13 anos de idade, e há mais de 45 anos trabalha em circos, integrando atualmente o Circo do Motoka. Em suas imperdíveis apresentações, desenvolve reprises e comédia, além de números com boneca. Classificação indicativa: Livre. 40min.


Hoje Tem Espetáculo? Tem Sim, Senhor!

Cia. Mais Caras de Teatro

Dias 29, qua, e 30, qui, 12h

Direção: Cláudio Ivo

O Circo é o espaço artístico para realizar proezas. Lugar de alegria, força, superação, magia, humor, beleza e coragem. "Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!" apresenta os números circenses tradicionais, levando ao público a nostalgia de relembrar/vivenciar momentos mágicos do maravilhoso mundo do Circo. Classificação Indicativa: livre. 50min.



Robertinho do Chicote

Dias 29, qua, e 30, qui, 16h - Praça BNB

Explorando o risco e o humor, Robertinho do Chicote apresenta números de mágica, pulo no aro de monareta e chicote. Ele é considerado pelo Ranking Brasil como o mais rápido chicote do nosso país (cortou dez cigarros da mão e dez da boca, um por um, em apenas cinquenta e quatro segundos). Classificação Indicativa: Livre. 40min.

Rodrigo do Boneco

Dias 29, qua, e 30, qui, 18h30 - Térreo

Com sua habilidade de ventríloquo, Rodrigo e seu boneco Joãozinho dialogam contando causos e fazendo brincadeiras que agradam a crianças e adultos presentes às suas apresentações. Classificação Indicativa: Livre. 40min.

Circo-lar

Curso Princípios Básicos de Teatro

Dia 31, sex, 12h, 15h30 e 18h30

Direção: Ednéia Tutti

"Circo-lar" revela os bastidores desse pedaço de mundo que é o circo, com as alegrias e as dores de quem vive o antes, o durante e o depois da "função". O espetáculo retrata a vida no circo e o circo da vida, porque o espetáculo não pode parar! Classificação Indicativa: 12 anos. 60min.


OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Pernas-de-Pau

Dias 07, ter, 08, qua, 09, qui, e 10, sex, às 14h às 17h

Instrutor: Israel Stallin

A oficina faz parte de uma atividade cultural que contribui para o resgate e perpetuação da nossa identidade, transmitindo para as novas gerações e recordando com as gerações passadas a magia da perna-de-pau. Estimulando a curiosidade, a iniciativa, a autoconfiança e a concentração, sua imaginação se desenvolve enriquecendo seu mundo interior.

Inscrições: a partir do dia 23 de junho, na recepção do CCBNB-Fortaleza. Nº de Vagas: 20 participantes, com duração de 3 horas-aula a cada dia. Serão quatro turmas, com crianças a partir de 10 anos. Os participantes devem vir com roupas confortáveis e maleáveis.


MUSEU VIVO (Palestra)

As Histórias do Palhaço Trepinha

Dia 07, ter, 18h

Apresentação: Palhaço Trepinha
José Gomes de Sousa, ou simplesmente TREPINHA, nasceu em Bonito de Santa Fé, Paraíba, há 80 anos. Aos 12 anos, fugiu de casa no rastro do circo que passou pela cidade. Foi sob a lona que inventou uma vida para si. Costuma dizer, entre uma gargalhada e uma cara séria cheia de graça, que o "o palhaço sabe onde mete o nariz". Neste programa, conheceremos todas as suas histórias. 120min.

TROCA DE IDÉIAS (Debate)

Arte Circense

Dia 21, ter, 18h

Convidados: Carlos Mariano (Motoka), Cláudio Ivo e Fernando Piancó

O Circo no Brasil passa por um momento de efervescência onde se discute a presença de animais nos circos, a organização da atividade, a participação dos circos nos editais públicos e a face do circo brasileiro nesse novo século. No Ceará, há todo um processo em andamento, com os pequenos e médios circos que circulam pelos bairros da cidade e pelo interior do Estado buscando alternativas para a sua continuidade e preservação. Neste Troca de Idéias, o principal objetivo é discutir essas questões. 120min.

Ramalho Têxtil comemora 65 anos no segmento de redes de descanso

O ano de 2009 promete entrar para a história da Ramalho Têxtil. Presente no mercado desde 1944, a empresa é hoje referência no comércio de redes de descanso, reconhecida como uma das principais indústrias brasileiras exportadoras do produto. Tendo como carro-chefe a produção de rede de descanso, uma peça tradicional do mobiliário brasileiro, a empresa vem mostrando ao longo dos anos que é possível conciliar tradição e inovação. Na década de 90 inseriu, pela primeira vez, elementos de design em sua produção, idéia que estabeleceu a empresa, por diversas vezes, como exemplo de cases de sucesso. Em 2009, além de chegar aos 65 anos de atuação no mercado, a Ramalho Têxtil também comemora um ano de sucesso da loja virtual Denaná, uma de suas quatro linhas. A loja virtual www.denana.com.br/loja, criada para atender ao público varejista, já possibilitou a chegada da marca em 23 Estados brasileiros, sendo São Paulo o maior consumidor, respondendo por 43,27% das compras. Hoje, os produtos chegam não apenas aos consumidores das grandes cidades, mas também de municípios do interior, como Castanhal (PA), Dourados (MS) e Petrolina (PE). “As vendas online são fundamentais para que a Ramalho Têxtil tenha um incremento das vendas no mercado interno. E apesar do pouco tempo de atividade já temos a certeza que esta foi uma aposta correta para alcançarmos pólos importantes, principalmente Sul e Sudeste, onde está a maior parte de nossos consumidores”, afirma o presidente da empresa, Emílio Ramalho. Atualmente, a Ramalho Têxtil possui quatro linhas de produtos: Econômica, Tradicional, Brindes e Denaná. As duas primeiras são mais antigas e atendem apenas sob encomenda. A linha Brindes foi criada ano passado para atender às empresas que têm como objetivo presentear colaboradores, parceiros e clientes de forma criativa. Já a Denaná, criada em 2002, possui produtos diferenciados e com maior valor agregado para o cliente. Alguns meses após o lançamento da linha Denaná, a indústria se tornou a primeira pequena empresa cearense a conquistar o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica na região Nordeste. A vitória possibilitou a empresa concorrer à premiação nacional. Localizada desde 2006 no Distrito Industrial do município de Eusébio, a Ramalho Têxtil ocupa uma área de 10 mil m². Com forte atuação no mercado internacional desde a década de 70, a empresa mantém clientes em diversos países da Europa (França, Alemanha, Suécia, Holanda, Polônia) e da Ásia (Japão), além do Canadá e EUA.

Serviço:

Denaná - www.denana.com.br/loja

[Eventos] Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), possui uma programação cultural semanal gratuita para todos os gostos e idades. Agende-se!



DIA 2 (quinta-feira)

QUINTA CULTURAL\\

Projeção de ensaio fotográfico, espetáculo de dança e show musical. Essas são as atrações da semana do projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões. Nesta quinta-feira, 2, a noite começa com a projeção do ensaio fotográfico “Minha Geração”, da artista Bárbara Cariry.

O trabalho é o registro da vida de jovens feito por uma jovem fotógrafa, que melhor do que ninguém conhece o universo da sua própria geração. No ensaio, Bárbara Cariry documenta, de forma artística e com uma estética contemporânea, a expressão humana, social e cultural dos jovens fortalezenses de diferentes classes sociais, compondo, dessa forma, um amplo painel da realidade da juventude da cidade.

Após a projeção da exposição, haverá o espetáculo de dança “Nada a Declarar”, do grupo N∞. O espetáculo narra a história de quatro corpos em quatro mundos. Entre eles, o silêncio e o movimento, sem fronteiras evidentes. O espetáculo tem direção coreográfica de Carlos Antônio e Ricardo Freire. Integram o elenco os intérpretes e criadores Ana Gizele e João Maurão, além dos próprios Ricardo e Carlos Antônio. A montagem foi ganhadora do prêmio Funarte Klauss Vianna 2007 e o grupo conta com o apoio da Secultfor, através dos Editais da Cultura, categoria Manutenção de Grupo de Dança.

Quem encerra a noite é o musico mineiro radicado no Rio de janeiro, Marcelo Frota, mais conhecido como Momo. A história musical de Marcelo começou cedo, aos 13 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Passou a infância em Angola, a adolescência nos Estados Unidos e, quando jovem, andou por Barcelona, na Espanha. Essa mistura de experiências levou influências variadas à música de Momo, hoje reconhecido artista folk-psicodélico.

A sonoridade do trabalho de Momo é setentista, graças à forma crua e minimalista com que grava seus discos: em um estúdio caseiro, onde os músicos convidados chegam sem conhecer e sem ensaiar o que vão gravar; e com direito a um só take. A inspiração de Marcelo Frota vem de várias fontes: desde a música francesa de Charles Aznavour, ao country de Willie Nelson; dos compositores brasileiros Belchior e Sérgio Sampaio aos mineiros do clube da esquina. O músico tem dois discos lançados e vem colhendo diversos elogios por onde passa.



A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Programação
DIA 2
18h30 - Projeção do ensaio fotográfico “Minha Geração”, de Bárbara Cariry;
19h - Espetáculo de dança “Nada a Declarar”, do grupo N∞;
20h - Show com Marcelo Frota - MoMo

Serviço:
Quinta Cultural. Dia 2, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.


DIA 3 (sexta-feira)
BNB NAS PRAÇAS\\ todas as sextas-feiras de julho
No mês de julho, as praças da cidade vão ver o espetáculo “Varre, Varre”, do Teatro MIMO. Limpezas e sujeiras, choro nem vela, piolhos e moscas, flores e mágicas. No encontro de Lavandinha e Sonim, tudo pode aparecer e acontecer. Entre tapas e beijos, as amigas palhaças vivem intensamente a mais profunda realidade humana. Todas as sextas-feiras de julho, a partir das 16h, nas praças do Centro de Fortaleza. Mais informações: Centro Cultural Banco do Nordeste. Fone: (85) 3464.3178 / Fax (85) 3464.3177. E-mail: carolinatr@bnb.gov.br

Programação (sempre às 16h)
DIA 3
Praça José de Alencar (entre as ruas 24 de Maio, São Paulo, General Sampaio)

DIA 10
Praça do Ferreira (entre as ruas Floriano Peixoto e Major Facundo)

DIA 17
Praça dos Leões (Praça General Tibúrcio)

DIA 31
Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia, Centro)

SOL MAIOR\\
Para os olhos e os ouvidos. O projeto Sol Maior leva grandes solistas cearenses ao Passeio Público para complementar as belezas do local e se divide em duas partes: todas as sextas-feiras, o pôr do sol é saudado com solos de acordeom, a partir das 16h30min. Aos sábados, a partir de meio-dia, a música instrumental dá o tom da hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada.



O show de hoje é com o acordeonista Zequinha Machado. Criado em um ambiente familiar extremamente musical, Zequinha cresceu sob a influência direta do avô, do pai e de seus tios, todos músicos, e vem projetando seu nome no cenário da música. Nascido em Pacoti, criado em Senador Pompeu e trazido para Fortaleza ainda jovem, Zequinha Machado digita na sua sanfona um trabalho vigoroso e de ótima qualidade, que já foi apresentado em várias cidades do Nordeste, nas mais tradicionais festas dedicadas ao legítimo forró pé-de-serra.

Serviço:
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação de acordeonistas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o chorão referencial Macaúba.

O show do dia 3 é com Macaúba e o regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço:
Chorinho no Mercado. Dia 3, show com Macaúba e regional Mistura&Manda, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 4 (sábado)
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado, a partir de meio-dia, o pianista Germano do Valle.

Germano do Valle é graduado em música pelo conservatório Alberto Nepomuceno e pela Universidade Estadual do Ceará, tendo participado de diversos cursos e eventos acadêmicos na área da música. Construiu toda a sua história musical aqui no Estado, portanto é criatura e criador musical do Ceará.

Serviço:
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação de acordeonistas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).



DIA 5 (domingo)
VISITAÇÃO AO ACERVO DE FIGURINOS MEU QUERIDO ÁCARO\\
As colecionistas Lia Damasceno, Tarsila Furtado, Thaís de Campos e Themis Memória abrem as portas do ateliê “Meu querido ácaro” para visitação pública, além de promoverem atividades culturais no espaço. A abertura oficial do espaço conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através dos Editais da Cultura, categoria Abertura de Acervos Privados para Consulta Pública, e será realizada no próximo dia 5, quando as colecionadoras oferecerão música e chá aos visitantes.

Serviço:
Abertura oficial do Acervo de figurinos Meu Querido Ácaro para visitação pública (Rua 25 de março, 112, Centro), das 14 às 22h.

FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, 5, o show é do artista cearense João Freitas.

Serviço:
Forró no Mercado com João Freitas, dia 5, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).