Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 1 de julho de 2009

[Eventos] Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor)

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), possui uma programação cultural semanal gratuita para todos os gostos e idades. Agende-se!



DIA 2 (quinta-feira)

QUINTA CULTURAL\\

Projeção de ensaio fotográfico, espetáculo de dança e show musical. Essas são as atrações da semana do projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões. Nesta quinta-feira, 2, a noite começa com a projeção do ensaio fotográfico “Minha Geração”, da artista Bárbara Cariry.

O trabalho é o registro da vida de jovens feito por uma jovem fotógrafa, que melhor do que ninguém conhece o universo da sua própria geração. No ensaio, Bárbara Cariry documenta, de forma artística e com uma estética contemporânea, a expressão humana, social e cultural dos jovens fortalezenses de diferentes classes sociais, compondo, dessa forma, um amplo painel da realidade da juventude da cidade.

Após a projeção da exposição, haverá o espetáculo de dança “Nada a Declarar”, do grupo N∞. O espetáculo narra a história de quatro corpos em quatro mundos. Entre eles, o silêncio e o movimento, sem fronteiras evidentes. O espetáculo tem direção coreográfica de Carlos Antônio e Ricardo Freire. Integram o elenco os intérpretes e criadores Ana Gizele e João Maurão, além dos próprios Ricardo e Carlos Antônio. A montagem foi ganhadora do prêmio Funarte Klauss Vianna 2007 e o grupo conta com o apoio da Secultfor, através dos Editais da Cultura, categoria Manutenção de Grupo de Dança.

Quem encerra a noite é o musico mineiro radicado no Rio de janeiro, Marcelo Frota, mais conhecido como Momo. A história musical de Marcelo começou cedo, aos 13 anos, quando ganhou seu primeiro violão. Passou a infância em Angola, a adolescência nos Estados Unidos e, quando jovem, andou por Barcelona, na Espanha. Essa mistura de experiências levou influências variadas à música de Momo, hoje reconhecido artista folk-psicodélico.

A sonoridade do trabalho de Momo é setentista, graças à forma crua e minimalista com que grava seus discos: em um estúdio caseiro, onde os músicos convidados chegam sem conhecer e sem ensaiar o que vão gravar; e com direito a um só take. A inspiração de Marcelo Frota vem de várias fontes: desde a música francesa de Charles Aznavour, ao country de Willie Nelson; dos compositores brasileiros Belchior e Sérgio Sampaio aos mineiros do clube da esquina. O músico tem dois discos lançados e vem colhendo diversos elogios por onde passa.



A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Programação
DIA 2
18h30 - Projeção do ensaio fotográfico “Minha Geração”, de Bárbara Cariry;
19h - Espetáculo de dança “Nada a Declarar”, do grupo N∞;
20h - Show com Marcelo Frota - MoMo

Serviço:
Quinta Cultural. Dia 2, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h30.


DIA 3 (sexta-feira)
BNB NAS PRAÇAS\\ todas as sextas-feiras de julho
No mês de julho, as praças da cidade vão ver o espetáculo “Varre, Varre”, do Teatro MIMO. Limpezas e sujeiras, choro nem vela, piolhos e moscas, flores e mágicas. No encontro de Lavandinha e Sonim, tudo pode aparecer e acontecer. Entre tapas e beijos, as amigas palhaças vivem intensamente a mais profunda realidade humana. Todas as sextas-feiras de julho, a partir das 16h, nas praças do Centro de Fortaleza. Mais informações: Centro Cultural Banco do Nordeste. Fone: (85) 3464.3178 / Fax (85) 3464.3177. E-mail: carolinatr@bnb.gov.br

Programação (sempre às 16h)
DIA 3
Praça José de Alencar (entre as ruas 24 de Maio, São Paulo, General Sampaio)

DIA 10
Praça do Ferreira (entre as ruas Floriano Peixoto e Major Facundo)

DIA 17
Praça dos Leões (Praça General Tibúrcio)

DIA 31
Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n – ao lado da Santa Casa de Misericórdia, Centro)

SOL MAIOR\\
Para os olhos e os ouvidos. O projeto Sol Maior leva grandes solistas cearenses ao Passeio Público para complementar as belezas do local e se divide em duas partes: todas as sextas-feiras, o pôr do sol é saudado com solos de acordeom, a partir das 16h30min. Aos sábados, a partir de meio-dia, a música instrumental dá o tom da hora do almoço, acompanhando a já tradicional feijoada.



O show de hoje é com o acordeonista Zequinha Machado. Criado em um ambiente familiar extremamente musical, Zequinha cresceu sob a influência direta do avô, do pai e de seus tios, todos músicos, e vem projetando seu nome no cenário da música. Nascido em Pacoti, criado em Senador Pompeu e trazido para Fortaleza ainda jovem, Zequinha Machado digita na sua sanfona um trabalho vigoroso e de ótima qualidade, que já foi apresentado em várias cidades do Nordeste, nas mais tradicionais festas dedicadas ao legítimo forró pé-de-serra.

Serviço:
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação de acordeonistas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).

CHORINHO NO MERCADO\\
Toda sexta-feira o ponto já é certo: projeto Chorinho no Mercado, no Mercado dos Pinhões. É lá que, a partir das 21h, os amantes do choro e do samba se reúnem para ouvir, tocar e dançar clássicos de Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Canhoto da Paraíba, Chiquinha Gonzaga e Zé da Velha, executados pelo grupo Cordas que Falam, que a cada 15 dias toca no lugar, revezando-se com o chorão referencial Macaúba.

O show do dia 3 é com Macaúba e o regional Mistura&Manda. O chorão José Felipe da Silva, o Macaúba, desde os cinco anos domina seu bandolim. Acompanhado pelo seu regional, formado por Ribamar no violão de sete cordas, Paulinho do pandeiro, Mário no cavado e Yan da flauta, ele executa obras dos grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Benedito Lacerda e Waldir Azevedo.

Serviço:
Chorinho no Mercado. Dia 3, show com Macaúba e regional Mistura&Manda, a partir das 21h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

DIA 4 (sábado)
SOL MAIOR\\
O Projeto Sol Maior, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), recebe no próximo sábado, a partir de meio-dia, o pianista Germano do Valle.

Germano do Valle é graduado em música pelo conservatório Alberto Nepomuceno e pela Universidade Estadual do Ceará, tendo participado de diversos cursos e eventos acadêmicos na área da música. Construiu toda a sua história musical aqui no Estado, portanto é criatura e criador musical do Ceará.

Serviço:
Projeto Sol Maior, todas as sextas-feiras, apresentação de acordeonistas ao pôr do sol (das 16h30 às 17h30) e aos sábados, a partir de 12h, música instrumental acompanha a tradicional feijoada. No Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa da Misericórdia – Centro).



DIA 5 (domingo)
VISITAÇÃO AO ACERVO DE FIGURINOS MEU QUERIDO ÁCARO\\
As colecionistas Lia Damasceno, Tarsila Furtado, Thaís de Campos e Themis Memória abrem as portas do ateliê “Meu querido ácaro” para visitação pública, além de promoverem atividades culturais no espaço. A abertura oficial do espaço conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através dos Editais da Cultura, categoria Abertura de Acervos Privados para Consulta Pública, e será realizada no próximo dia 5, quando as colecionadoras oferecerão música e chá aos visitantes.

Serviço:
Abertura oficial do Acervo de figurinos Meu Querido Ácaro para visitação pública (Rua 25 de março, 112, Centro), das 14 às 22h.

FORRÓ NO MERCADO\\ 19h
Aos domingos, o Mercado dos Pinhões é o lugar mais indicado da cidade para quem quer ouvir os legítimos representantes do forró. É que lá acontece o projeto Forró no Mercado, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). No próximo domingo, 5, o show é do artista cearense João Freitas.

Serviço:
Forró no Mercado com João Freitas, dia 5, a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).

Nenhum comentário: