Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Música] Rock'n Roll pra ele é jazz!




Com repertório jazzístico, Ricardo Bacelar lança CD e DVD "Concerto para Moviola" em shows nesta sexta e sábado (4 e 5) em Fortaleza

 Ricardo Bacelar em Concerto para Moviola no Festival Jazz & Blues. Foto Chico Gadelha
  
Ele estudou piano clássico, integrou o Hanói-Hanói, uma das principais bandas do rock nacional dos anos 80/90, com quem fazia em média 200 shows por ano, mas, parafraseando os autores de "Totalmente Demais", famoso hit do Hanói, "rock1n roll pra ele é jazz". E é com um repertório jazzístico que Ricardo Bacelar lança o CD / DVD "Concerto para Moviola", gravado ao vivo em fevereiro deste ano no palco do Festival Jazz & Blues,em Fortaleza. O lançamento acontece neste fim de semana, sexta-feira (04) e sábado (05), às 21h, no Teatro Celina Queiroz.

O show que deu origem ao CD/DVD foi resultado de um trabalho de pesquisa sobre os teclados analógicos dos grupos de jazz dos anos 70 e 80, a música brasileira e o uso do piano acústico. Bacelar foi buscar inspiração no que ouvia na adolescência: o jazz fusion, e o resultado foi um disco que define como mais alegre, diferente do anterior, "In Natura" (2001),  que era mais introspectivo.

 
De compositores estrangeiros, Ricardo interpreta em "Concerto para Moviola": Birdland (De Joe Zawinul. Clássico da banda americana Weather Report, muito importante no cenário do jazz dos anos 80); Killer Joe (De Benny Golson. Jazz contemporâneo); So May it Secretely Begin (De Pat Metheny. Essa música traduz as melodias bem construídas deste renomado compositor e guitarrista); March Majestic (De Bob Mintzer. Gravada pelo Yellowjackets, essa música tem uma riqueza melódica e rítmica muito consistente); The Windmills of Your Mind (De Michel Legrand. Gravada em Concerto para Moviola com um arranjo mais moderno, com mais suingue); Senor Blues (De Horace Silver. Música da década de 50, gravada em um clima afrojazz, com muita percussão); The Groove (De Brian Culbertson e Larry Dunn. Nessa música Ricardo Bacelar apresenta a fusão do funk com o afoxé); Blue Miles (De Chick Corea. Pianista e compositor que muito inspirou Ricardo Bacelar e o influenciou na forma de tocar. É um grande mestre que está ainda em atividade).

Dos grandes compositores brasileiros, estão em "Concerto para Moviola": Sabiá (De Chico Buarque e Tom Jobim. Para Bacelar esta composição é um primor de harmonia e caminhos melódicos surpreendentes); Palhaço (De Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro. Música das mais conhecidas do Gismonti, que Ricardo considera um grande gênio da música brasileira); Setembro (De Ivan Lins, Vitor Martins e Gilson Peranzzetta. Esta peça, que traz a habilidade harmônica do Ivan Lins, recebe neste trabalho um andamento mais rápido); Água de Beber (De Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para Ricardo, uma joia da música brasileira; Nanã (De Moacir Santos. Esta música, do grande maestro do arranjo e da composição brasileira, aparece numa versão cheia de percussão).

Composições próprias também estão no repertório de "Concerto para Moviola". São elas: Cordilheira (Uma introdução em um clima viajante, para esquentar as turbinas); Moviola (Música que inspira o nome do disco e lembra um pouco a linguagem do cinema. Moviola era uma máquina que fazia a montagem dos filmes em analógico); Enquanto isso, chove... (Música dedicada ao pai, que é pianista); Apartheid Blues (Originalmente gravada por Ricardo Bacelar com Frejat, do Barão Vermelho, fazendo o solo de violão).

A banda

No palco, praticamente a mesma banda que está presente no DVD: Ricardo Bacelar (piano acústico e teclados) é acompanhado pela banda formada por Ronaldo Pessoa (guitarra), com quem divide a produção do show e do CD/DVD, Luizinho Duarte (bateria), Miquéias dos Santos (contrabaixo), Marcus Vinicius Cardoso (violino), Maria Helena Lage Pessoa (teclados e percussão) e Hoto Júnior (percussão). A exceção vai para os sopros, que no CD/DVD teve Marcio Resende no sax soprano, sax tenor e flauta, e no show terá a interpretação de Bob Mesquita.

CD e DVD no Itunes, Google Play, Apple Music...

A novidade no lançamento do trabalho, além das mídias em DVD e CD convencionais, é a disponibilização em todas as lojas virtuais: Itunes, Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, Rdio e outros. “A indústria da música sofreu um redimensionamento, com a recolocação do ponto de venda virtual. Todos temos que nos reinventar”, pontua. Ricardo também colocou para o mercado virtual seu primeiro álbum solo In Natura e o álbum Credus, do Hanoi Hanoi e seus sucessos, com destaque para o hit Totalmente Demais, que é o nome da nova novela das 7h, da Rede Globo. “Essa música insiste em ser sucesso há mais de 25 anos”, brinca.

Ricardo Bacelar

Pianista, compositor e arranjador nascido em Fortaleza, Ricardo Bacelar aprimorou seus estudos de piano clássico. Estudou harmonia e composição com o alemão Hans-Joachim Koellreutter. Morou no Rio de Janeiro por 11 anos, quando integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi.

A obra do grupo foi gravada por Caetano Veloso, Cazuza, Lobão, Gilberto Gil, Mariza Monte, Ney Matogrosso, Simone e outros. O Hanoi Hanoi realizava uma média de 200 concertos por ano, em uma época que Ricardo dividiu os palcos com os estúdios, onde produziu diversos discos, trilhas para cinema, teatro, televisão e publicidade. Gravou com grandes nomes da música brasileira e internacional.

Advogado, Ricardo Bacelar atualmente é Vice Presidente da OAB CE, especialista em direito autoral e direito empresarial, estuda os direitos culturais e a propriedade intelectual. Redigiu importantes projetos de lei na área cultural, como o Sistema Estadual de Cultura, os Mestres da Cultura e o capítulo da Constituição do Estado do Ceará que trata da cultura e comunicação.  Com vasta experiência como artista, produtor e advogado, traz um olhar multidisciplinar sobre a arte e a expressão humana.

SERVIÇO:


Concerto para Moviola - Shows de lançamento do CD/DVD, dias 4 e 5 de dezembro, às 21 horas, no Teatro Celina Queiroz - Campus Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz). Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00, à venda na loja do Campus Unifor e www.ingresso.com.  Informações: (85) 3477-3033.

Evento] Coach Ramon Pessoa promove o evento "Plane Já" em Fortaleza




Além de sonhar e traçar metas para o ano seguinte, dezembro também é mês de planejar para conseguir alcançar todos os objetivos traçados. Para facilitar esse o processo, o Master Coach Ramon Pessoa promove no próximo sábado, 5 de dezembro, o evento “Plane Já”. Na ocasião, Ramon palestra sobre temas como “coaching e carreira”, “planejamento estratégico para 2016”, “como construir as melhores estratégias para 2016”; “análise do campo de força”; e “modelo grow”.  O evento traz ainda a palestra de Lívia Vasconcelos, que vai falar de Coaching Life, estrutura emocional, entre outros assuntos. O “Plane Já” é promovido pela R7 Coaching e acontece no Marina Park Hotel.  Para mais informações: (85) 3045-0445.

Ramon Pessoa

Diretor executivo da R7 Coaching, é formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) no processo Professional & Self Coaching; e Master Coach formado pela Febracis, com certificação internacional pela Florida Cristhian University (Orlando, EUA), e certificação internacional em High Impact Presentations pelo instituto Dale Carnegie e Associates Internacional. Ramon já conduziu mais de 100 processos de Personal Coaching (Coaching Individual) e mais de 180 pessoas no processo de Team Coaching; Também conduziu vários processos de Coaching, dentro de grandes organizações, implantando indicadores de desempenho e conduzindo executivos e gestores à alta performance.

Esporte] DIRETORA TÉCNICA DA FETRIECE PASSA PARA O NÍVEL II E VITTÓRIA LOPES CONVOCADA PARA SELEÇÃO BRASILEIRA



Diretora Técnica da Fetriece Ten. Tércia Figueiredo

A nossa diretora técnica, Tércia Figueiredo, vem buscando novos conhecimentos no âmbito técnico do Triathlon para promover provas cada vez mais justas em nosso estado, de acordo com as regras da ITU e da CBTri.

A Ten. Tércia é a primeira cearense a obter a certificação internacional do curso de Técnico Oficial da ITU (União Internacional do Triathlon) Nível II, de Árbitro de Triathlon, realizado no Rio de Janeiro.

A prova prática do curso aconteceu no Aquece Rio - evento teste das olimpíadas do Triathlon. Parabéns!!!!!

Vittória  Lopes

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), Marco Antônio La Porta Júnior divulgou a lista de atletas convocados para a Seleção Brasileira de Triathlon para 2016.
Vittória Lopes convocada para fazer parte desta equipe. A Fetriece deseja boa sorte e parabeniza a triatleta.

TV por Assinatura] Claro HDTV apresenta a maior oferta em alta definição em DTH com o lançamento de 11 novos canais em HD


Com os novos canais, a operadora passa a distribuir 66 canais em HD da TV por Assinatura para seus clientes, sem custo adicional.
 
A Claro HDTV disponibiliza para seus clientes 11 novos canais: Telecine Cult HD (666), HBO Family HD (675), Max HD (678), Max Prime HD (679), VH1 HD (625), MTV HD (621), ESPN Brasil HD (570), Viva HD (543), A&E HD (638) e Premiere 5 HD (725) e Combate HD (740). Com esta novidade, a operadora é líder na oferta em alta definição e chega a marca de 66 canais HD.

Com os quatro novos canais de filmes em alta definição, a Claro HDTV garante a diversão de toda família com o melhor do cinema. Além disso, inúmeros programas de entretenimento poderão ser assistidos no VH1 HD e MTV HD.

Os clientes também poderão acompanhar séries no A&E HD e diversos eventos esportivos no ESPN Brasil HD, Premiere 5 HD e Combate HD. Outra opção é o Viva HD, que oferece uma programação de variedades com novelas e seriados de humor.

“Com as novas opções, a Claro HDTV passa a oferecer 66 canais em alta definição. É um momento de comemoração porque agora a operadora com maior quantidade de canais na TV por assinatura via satélite. Essa ampliação permite mais opções de conteúdo e qualidade de imagem e som”, afirma Márcio Carvalho, diretor de Marketing e Produtos da Claro HDTV.

Os novos canais chegam sem custo para os assinantes dos pacotes MIX HD e Família HD (os canais Telecine, HBO, PREMIERE e COMBATE estão disponíveis em HD para clientes que assinam os pacotes na combinação com este canais).

A Claro HDTV, com canais em Alta Definição, está disponível a partir de R$ 59,90 (Oferta por 2 meses no Combo Multi) incluindo dois pontos de TV.


SOBRE A CLARO HDTV

A Claro HDTV é uma das principais plataformas de TV por Assinatura do Brasil e se destaca por estar presente em todo o território nacional com a maior distribuição de canais em alta definição no DHT. A operadora oferece ainda pacotes para diversos perfis de clientes, com mais de 200 canais de TV, música e rádio. A Claro HDTV transmite os melhores canais de TV, via satélite e com a mais alta qualidade de imagem e som, para todos os brasileiros.

Juntas, NET e Claro HDTV são responsáveis pela maior base conectada de TV no Brasil. São mais de 10 milhões de clientes fazendo da América Móvil a preferida dos brasileiros também em TV, além da já premiada banda larga. No segmento móvel, a Claro possui o mais rápido 4G do Brasil, segundo a Open Signal. NET e Claro tem as melhores avaliações da Anatel nos indicadores de qualidade da banda larga, fixa e móvel.

Gastronomia] Dezembro é mês de condições especiais no L'Entrecôte de Paris em Fortaleza




O L’Entrecôte de Paris em Fortaleza é a pedida certa para quem procura a nobre gastronomia francesa com preços e condições acessíveis em dezembro. O restaurante está com duas promoções especiais para o mês em que se celebram as confraternizações de fim de ano. Na primeira semana de dezembro, o menu completo com sobremesa sai por apenas R$ 49,90. Outra condição especial é a promoção para as confraternizações: para os grupos a partir de seis pessoas, a sobremesa fica por conta da casa. Para agendamentos e mais informações: (85) 3016-9660.


Funcionamento no fim de ano:

24 e 31 de dezembro: Aberto apenas para almoço (12h às 15h)

25 de dezembro e 1º de janeiro: Fechado


L’Entrecôte de Paris

O L'Entrecôte de Paris em Fortaleza conquista o público e se destaca no mercado gastronômico da cidade com cardápio requintado e tratamento diferencial no ambiente e no atendimento. Nos moldes dos mais sofisticados restaurantes parisienses o L'Entrecôte de Paris oferece um prato principal exclusivo que leva entrecôte especial coberto com molho secreto e batatas fritas parisienses, iguaria que não pode ser encontrada em nenhum estabelecimento além das demais franquias L'Entrecôte.


SERVIÇO:

L’Entrecôte de Paris

Rua Maria Tomazia, 531 / Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3016-9660

E-mail: fortaleza.adm.ldp@gmail.com

Festa] Dupla Hands Up Live anima público de Fortaleza em “noite eletrônica”








Com quase mil apresentações pelo Brasil, Diego Camargo e Gutto Serta tocam na barraca Guarderia Brasil, no próximo dia 11


Os DJs que fazem todo mundo jogar as mãos para o alto em suas apresentações, Hands Up Live, vêm à Fortaleza no próximo dia 11 (sexta-feira) para levantar o público da barraca Guarderia Brasil (Praia do Futuro) com sua performance eletrônica que mistura percussão e pick-ups.

Além da atração curitibana, a festa Unique apresenta ainda nomes da cena eletrônica local, com André Guerreiro, Daniel Meneleu, Levi Lenz e Matheus Nogueira completando a programação da noite à beira-mar. A compra de ingressos e lounges de Unique já pode ser feita na loja Viori, na Aldeota.

Sobre Hands Up Live

Como o nome já diz, Hands Up Live (“mãos para cima”, em inglês) faz a pista de qualquer evento manifestar o gesto que melhor representa a alegria: as mãos vão ao alto naturalmente quando a dupla sobe no palco. Em seis anos de carreira, os amigos Diego Camargo e Gutto Serta descobriram que se divertir ouvindo música eletrônica não é algo exclusivo de grandes cidades ou festivais, muito menos de uma região do país. “No Brasil a alegria está em todas as pistas. Cabe apenas aos maestros da noite saber despertá-la”, afirma a dupla.

Hands Up Live parece saber o que faz. Com Diego Camargo (Kenshin) nas pick-ups e Gutto Serta arrasando na percussão, o projeto já passou por cada cantinho do Brasil e aprendeu a captar a essência da alegria dos brasileiros.

Ouça o som da dupla: http://djcom.com.br/hands-up/


Serviço

Festa Unique, com Hands Up Live

Dia 11 de dezembro (sexta), às 22h.

Local: Barraca Guarderia Brasil (Av. Zezé Diogo, 4451, Praia do Futuro – Fortaleza / CE).

Line-up: Hands Up Live, André Guerreiro, Daniel Meneleu, Levi Lenz e Matheus Nogueira.

Ingressos: R$ 80 (masculino) e R$ 60 (feminino). À venda na Loja Viori (Av. Desembargador Moreira, 615, Aldeota).

Lista feminina: (85) 9-9776.0304 (mulher paga R$40).

Informações: (85) 9-9776.0304


Beleza] 4 dicas para os pais evitarem a obsessão dos filhos por um padrão de beleza




A obsessão por uma aparência perfeita aflige diversas pessoas. Muitas meninas, jovens, na busca por aceitação e adequação a um padrão de beleza, desenvolvem uma espécie de baixa autoestima precoce. Psicoterapeuta ensina como os país podem ajudar nesse processo.
A preocupação com a beleza física não é nenhuma novidade nos dias atuais. No entanto, com a ajuda da internet e, consequentemente das mídias sociais, essa obsessão pela aparência perfeita aumentou. E o que chama atenção neste fenômeno é que até as crianças estão desenvolvendo uma preocupação muito grande com sua aparência em uma fixação exacerbada, o que é reflexo da insegurança em si, segundo a psicoterapeuta Maura de Albanesi.

Segunda ela, os adolescentes ainda estão em fase de construção da personalidade. "A personalidade é um conjunto de características comportamentais relacionadas à inteligência, caráter, consciência e outros fatores que definem cada um de nós. É algo puramente individual, que se constrói com o passar do tempo. A falta de confiança em si, o medo de ser julgada e a busca por aprovação constante são pontos que denotam um comportamento compreensível neste momento da vida, porém, na sociedade atual há um grande exagero nisso tudo, o que é perigoso", explica a psicoterapeuta.

Segundo Maura, isso é uma espécie de baixa autoestima precoce, causada, diretamente, por um mundo cheio de estímulos à superficialidade. "Vejamos, por exemplo, o mercado de beleza. São inúmeros produtos e serviços que prometem milagres, a solução dos problemas e tudo isso, supostamente, permite a adequação ao padrão de beleza estabelecido. Mas esse padrão de beleza engana, e vende uma ideia de felicidade que não existe, que é vaga e supérflua", diz Maura.

Todos querem ser aceitos, porém os caminhos para conseguir esta "aceitação" começam pelo autoconhecimento, e esse é um ensinamento que deve ser dado, principalmente, pelos pais. A autoestima está intimamente ligada ao conhecimento que temos sobre nós. Quando se sabe quem é, do que gosta ou não, quais são os pontos fracos e fortes, talentos, medos e etc., o indivíduo desenvolve um grau de satisfação consigo que é enorme, e gratificante. "Os pais devem ensinar aos filhos que todos temos limitações e qualidades, estimular a autopercepção. O que deve ficar claro é que não são os outros que devem nos apontar falhas ou defeitos, essa análise deve partir do interior de cada um, bem como as consequentes mudanças", comenta a especialista.

Dicas práticas
Segundo a psicoterapeuta, desde pequenos os filhos podem ser incentivados pelos pais a se sentirem mais confiantes, por meio de elogios. Ela desenvolveu dicas práticas para isso:

Tocar: "A forma de você fazer a criança gostar de si mesma é tocá-la desde pequeno. Tem pais que não abraçam, que não tocam a criança. Então, pra você gostar do corpo, você precisa tocar. Tudo que você gosta, você toca. É igual quando você vai a uma loja e gosta de uma blusa: você toca! A que você não gostou muito, você nem mexe", explica a psicoterapeuta.

Elogiar: "A mãe precisa elogiar porque a criança vai se percebendo a partir dos olhos da mãe. Se você disser que ela está feia, ela vai se achar feia. Porque ela ainda não tem esse referencial de bonito e feio. Então é preciso dizer pra criança 'você está bonita', 'você é linda', 'olha o seu cabelo como é bonito', 'olha como ele faz cachos interessantes', vai elogiando. De repente você está penteando o cabelo dela, fala pra ela olhar para o espelho e ver como é linda, que olho lindo ela tem. E traz objetivamente a beleza", destaca.

Cuidados com os termos: "Também em brigas, às vezes usamos umas palavras que podem interferir, como dizer que a criança é 'horrorosa', ela pode achar que não é só a atitude, mas que ela é horrorosa. Então, se quiser brigar com a criança, não use esses termos: pentelha, fedelha, nanica... É preciso que os pais tomem cuidado com os adjetivos que usam com os filhos não só nessas situações, mas em todas", alerta.

Reconhecer a própria beleza: "A filha sempre se espelha na mãe, então a mãe também precisa gostar do próprio corpo. Não adianta eu me achar feia e achar a minha filha bonita - porque aí eu teria atitude e comportamento de alguém que se acha feia. Agora, a mãe se achar bonita, automaticamente, a filha, que partiu dessa genética, também vai se achar bonita. E se a mãe se cuidar, ela vai passar esse hábito pra filha. Uma mãe desleixada, provavelmente vai ter uma filha desleixada. Como eu vou ensinar isso pra minha filha? Eu vou me elogiar. Eu também vou olhar no espelho e dizer 'nossa, que mãe que você tem, hein, filha?'. Às vezes até de uma forma mais lúdica. Aí já emenda numa brincadeira, elogia o pai, e tudo, de uma forma natural", finaliza.

Fonte: Maura de Albanesi é psicoterapeuta do Instituto de Psicologia Avançada Maura de Albanesi. Psicóloga, Palestrante, Escritora e Radialista. É mestre em Psicologia e Religião e pós-graduada em Psicoterapia Corporal, Psicoterapia de Vivências Passadas e Biografia Humana, pela PUC-SP. Presidente Fundadora do Renascimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Espiritual. | Site: www.mauradealbanesi.com.br

Comemoração] Shopping Del Paseo comemora aniversário de 15 anos com show gratuito de Marcos Lessa





Para festejar em grande estilo seu aniversário de 15 anos, o Shopping Del Paseo presenteia seus clientes e frequentadores com um show gratuito do cantor cearense e ex- The Voice, Marcos Lessa. A apresentação acontece dia 6 de dezembro, domingo, às 18h, no piso L1.

No espetáculo, o cantor que conquistou a crítica e os espectadores com seu estilo particular e inconfundível, traz uma apresentação plural, com grandes sucessos da música brasileira e canções do seu primeiro álbum “Entre o mar e o sertão”, lançado em 2014.

Filho de família musical, Marcos Lessa, em seu álbum de estreia “Entre o mar e o sertão”, conta com a parceira de grandes nomes da música brasileira, como o cantor e compositor Raimundo Fagner e o violonista e arranjador Eduardo Holanda. O disco, que durou 9 meses para ser produzido, conta com ainda com a participação dos cantores Fausto Nilo e Lucy Alves, também integrante do “The Voice Brasil”.

Aniversário e Natal Del Paseo 2015: A Maravilhosa Árvore dos Presentes

O Natal Del Paseo deste ano tem com​​o tema​: ​ “A Maravilhosa Árvore dos Presentes” ​; ​ que celebra a chegada de uma das festas mais esperadas do ano, o Natal, e ​a comemoração do aniversário de 15 anos​ do Shopping Del Paseo​.

São 15 anos, 15 presentes. Os clientes do Del Paseo concorrem a: ​ ​um​ Grand Vitara​; ​ ​sete​ ​iPhone 6​; ​ ​cinco Vales-compra de R$1.000,00 da American News​; ​ e 2 Vales-compra de R$1.000,00 da Itamaraty. A cada R$200,00 em compras, você ganha um cupom​ para participar dos sorteios dos dias 02, 09, 16 e 23 de dezembro e 07 de janeiro. De domingo a quinta, ​os clientes recebem ​cupons em dobro. O posto de troca funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo e feriados, das 14h às 20h​, no piso L1​. O regulamento da promoção está disponível no sitehttp://shoppingdelpaseo.com.br/

E para ​completa​r​​ o Natal Del Paseo, em todos os fins de semana até 20 de dezembro, ​acontecem programações infantis e musicais para proporcionar as crianças e em toda a família momentos de felicidade e lazer.



Serviço:

Shopping Del Paseo

Av. Santos Dumont, 3131 – Fortaleza / CE

(85) 3456.5500

www.shoppingdelpaseo.com.br

Facebook.com/delpaseo

Twitter e Instagram: @delpaseo

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura] Programação da semana de 1º a 06 de dezembro de 2015// Dragão do Mar



  
FUNCIONAMENTO DO DRAGÃO DO MAR


Geral: De segunda a quinta, das 8h às 22h; e de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h. Bilheteria: De terça a domingo, das 14h às 20h.

Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco: De terça a domingo, das 14h às 22h.

Museus e Multigaleria: terça a sexta, das 9hs às 19hs (acesso até as 18h30); sábado, domingo e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

OBS.: Às segundas-feiras, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura não abre cinema, cafés, museus, Multigaleria e Bilheterias.


 ► Teatro da Terça [Temporada de Arte Cearense]
Pavilhão da Magnólia “Baldio”

Cinco atores em quadros cênicos abordando histórias reais/pessoais. Um atravessamento de temas, como a morte, o estar-no-mundo, a possibilidade do encontro, que se costuram por meio dos relatos, em uma junção de cena, audiovisual e literatura. A figura do cão “vira-latas”, em sua dimensão de abandono, inspirado numa das narrativas do livro “Contos de Lugares Distantes”, do escritor ustraliano Shaun Tan reverbera na criação dos atores, em memórias que oscilam entre delicadezas e violência. Esse é a imagem que emoldura os contrastes e oposições de “baldio”.

O texto foi originado durante o processo de criação, com assinatura do dramaturgo paraibano Astier Basílio (prêmio Funarte de dramaturgia 2014). A direção de Héctor Briones se dá em parceria do Grupo Pavilhão da Magnólia com o LPCA - Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais do ICA – Instituto de Cultura e Arte da UFC. A direção audiovisual é assinada por Lenildo Gomes pesquisador em linguagem de cinema, sociólogo e professor. O espetáculo faz parte das comemorações de 10 anos do grupo e na culminância das atividades desenvolvidas como grupo residente do Teatro Universitário, dentro do projeto TU-residência.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 1º de dezembro de 2015, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia). Classificação: 18 anos.



► Debate com Ginga
Grupo Capoeira Brasil

O Debate com Ginga realiza mais uma edição nesta quarta-feira, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Organizado pelo formando Hebert (do grupo Capoeira Brasil) e alunos, o projeto terá como convidado o Mestre Biscuim que falará sobre o projeto Cultura sem Fronteiras. O acesso é gratuito.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpg Dia 2 de dezembro de 2015, às 19h, no Auditório e na Arena Dragão do Mar. Acesso gratuito.


► Mostra Percursos

Reunindo um total de 44 filmes para exibição, a sexta edição da Mostra Percursos será realizada de 2 a 4 de dezembro, na sala 2 do Cinema do Dragão–Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). A mostra, que tem entrada gratuita, é uma realização de professores e alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.
Neste ano, a mostra sai da Casa Amarela Eusélio Oliveira e ganha espaço no Centro Dragão do Mar. Outra novidade desta edição é que serão exibidos ainda os Trabalhos de Conclusão de Curso dos primeiros formandos do Curso de Cinema e Audiovisual, diplomados em 2014.

Os 44 filmes inscritos foram organizados em oito sessões, divididas de acordo com "a potência de experiências que eles podem desencadear", conforme afirmam os curadores Breno Baptista e Samuel Brasileiro. Além delas, haverá uma sessão especial para a exibição de seis filmes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituição em foco este ano.

A programação completa já pode ser conferida no site do evento. As exibições ocorrem das 16h às 22h, sendo três sessões por dia, com duração de duas horas e intervalo de 15 minutos entre cada uma.

A ideia da Mostra Percursos é criar um espaço de debate e reflexão acerca dos caminhos trilhados pelos alunos enquanto realizadores e pensadores do cinema e, ao mesmo tempo, abrir a produção do curso para o debate com o público da cidade de Fortaleza. Após cada sessão, haverá um debate mediado por convidados da comissão, com os realizadores e o público.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDe 2 a 4 de dezembro de 2015, no Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco. Acesso gratuito. Programação completa no site: http://www.percursos.ufc.br/



► Circula no Ponto [Temporada de Arte Cearense]
Verde Vida “Curta Cariri”
O Projeto Verde Vida – Ponto de Cultura Ações Culturais Para Povos Rurais, apresenta os curtas: Ações, Lendas da Mata, as Três da Manhã, Voar e Rap da Criança produzidos e editados pelos alunos das oficinas de áudio visual que fazem parte do cronograma do Projeto. Todos sob a orientação do cineasta e professor de áudio-visual Geovany Brasil. Todos os vídeos são baseados em situações e histórias da região do Cariri e contam com participação de moradores das comunidades rurais do distrito de Ponta da Serra e dos alunos do Verde Vida e Ponto de Cultura Ações Culturais para Povos Rurais.
Programação:
Ações Verde Vida - 14min
Lendas da Mata - 16min
Voar - 18min
Rap da Criança – 04min


► “Gisele”
Escola de Dança Wesley Batista

A escola irá presentar um dos mais tradicionais espetáculos de repertório do ballet europeu. Giselle - I ato é uma obra de 1840, do compositor de ópera Adolphe Adam e terá a duração aproximada de 60 minutos. O segundo momento do Festival trará os trabalhos realizados nas modalidades de jazz e dança contemporânea e serão dançadas grandes músicas de Clássicos do Cinema com duração aproximada de 30 minutos.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 3 de dezembro de 2015, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$20 / R$10


 ► Pedro Mariano e Orquestra


Depois de se apresentar pelas principais capitais do país, acompanhado pela primeira vez por uma Orquestra, e de lançar este show em CD e DVD, Pedro volta a estrada e leva ao grande público o show Pedro Mariano e Orquestra. Pedro Mariano é acompanhado por sua banda, que o acompanha há muitos anos: Conrado Goys (guitarra e violão), Luis Gustavo Garcia (baixo), Marcelo Elias (piano e teclado) e Thiago Rabello (bateria), além é claro, de alguns integrantes de Orquestras.
O trabalho conta também com a participação especial de Otávio de Moraes, como Maestro e Diretor musical do show.
No repertório estão canções que fazem parte da carreira de Pedro Mariano, como: ”Simplesmente”, (Samuel Rosa e Chico Amaral), “Pra você dar o nome”, (Tó Brandileone), “Simples”, (Jair Oliveira) e “Na Medida da Paixão” (Lenine). Também estão no repertório músicas  de Artistas consagrados da nossa MPB, como Ivan Lins  (Pontos Cardeais),  Lulu Santos (Certas Coisas), Gonzaguinha (Sangrando), Roberto Carlos (Você), Djavan (Faltando um pedaço), entre outros. Contamos também com 2 musicas inéditas , uma de seu grande amigo e parceiro de longa data Jair Oliveira ( Sem você sou não) e outra de Ana Carolina, Chiara Civello e Edu Krieger (Um pouco mais perto) , canção que já está sendo executada nas principais rádios de MPB do país.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 3 de dezembro de 2015, 21h, no Anfiteatro do Dragão do Mar. R$ 60 / R$ 30 (Os 100 primeiros ingressos a R$ 50,00)


► Coral da UFC – “Gula”

 Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/gula_G.jpg


Contar uma história de amor à brasileira significa também falar de comida e festa, com humor, muita alegria e, principalmente, gula. “Yes, nós temos bananas”! É assim que o Coral da UFC pretende contar a história de Maria do Juá e Zé do Mangaio, um amor metafórico entre dois ritmos distintos - o baião e o samba - entremeados por uma divertida trajetória musical. E a história toda é contada por meio de uma performance cênico-teatral, interpretando 18 músicas escolhidas com muito cuidado entre os vários gêneros musicais, que vão do clássico da MPB passando pelo forró, brega e sertanejo, sem nunca perder a pegada bem-humorada da proposta.
O espetáculo “Gula” fará parte de um novo projeto de intercâmbio em 2016, desta vez com coros no Canadá.
O espetáculo “GULA”, do Coral da Universidade Federal do Ceará apresenta um repertório de canções, para um coro misto a quatro vozes, recheado de melodias que trazem o tema "cozinha e comida" como o mote central para desfilar no palco uma variedade de ritmos associados a voz que compõe o universo musical popular brasileiro. O Samba e Baião são estruturantes para o desenvolvimento do roteiro musical que faz surgir o Xote, o Samba Canção, a Bossa Nova, o Vanerão, o Ijexá, o Maracatu, o Xaxado... Em cena, 35 cantores e instrumentistas interpretam cenas das relações humanas cotidianas com um sabor carinhoso de uma feijoada completa, regadas a uma pitada de peba na pimenta, sem esquecer do coco raspado no mungunzá ao som de um bom batuque pra acompanhar.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/140308872992011/


► Festival Cearense de Hip Hop – FCH2

O Festival Cearense de Hip Hop é um evento voltado para valorização das Danças Urbanas que vem sendo realizado desde 2011 pelo Instituto de Dança, Arte, Cultura e Educação, com base na sua atuação com diversos grupos e artistas das Danças Urbanas no Ceará. Além de promover um encontro regional com ampla participação popular que permite um importante intercâmbio cultural o evento contribui com as políticas de incentivo à cultura, promovendo a democratização e universalização do acesso à cultura e o desenvolvimento de uma sensibilidade estética crítica, comprometida com a diversidade cultural do país.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpg De 4 a 6 de dezembro de 2015, em espaços diversos do Dragão do Mar.
Mais informações e inscrições: http://fch2.com.br/



► Feira Dragão Arte

Feira de artesanato fruto da parceria com Sebrae-CE e Siara-CE.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDe 4 a 6 de dezembro de 2015, das 17h às 22h, ao lado do Espelho D'Água. Acesso gratuito.

► Encontro Cearense de Malabares

Música eletrônica, empréstimo gratuito de equipamentos, monitores para ensinarem, prática coletiva de malabares, show de malabarismo com fogo, malabares para venda. Venha se divertir no último encontro de malabares de 2012. O programa é uma realização da Cia Plural de Artes Cênicas.
Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 5 de dezembro de 2015, das 17h às 20h30, na Praça Almirante Saldanha. Gratuito.


► Nas Ruas do Dragão [Temporada de Arte Cearense]
 “Final de Tarde” com Teatro de Caretas

O grupo teatro de caretas apresenta a peça Final de Tarde resultado da pesquisa “A cidade como dramaturgia: uma experiência de atuação na rua”, Laboratório de Criação Teatral 2014, da Escola Porto Iracema das Artes.
O espetáculo se baseia na pesquisa de André Carreira, tanto na relação entre ator e público como na relação do teatro com a cidade. O espetáculo foi construído a partir de experimentações do grupo em diversos locais de Fortaleza e Juazeiro do Norte, bem como em sala, com jogos e exercícios, e a partir dos encontros com o diretor.
Final da Tarde propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, onde proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. Um aspecto importante é que os transeuntes não serão previamente informados da peça. Não haverá palco nem formalidades de início e fim. A história de uma mãe, seu filho e seu marido no dia a dia de Fortaleza invadirá a praça e Final da Tarde se desenrolará no instante cotidiano.

► Teatro Infantil [Temporada de Arte Cearense]
“As Fadas” com Paula Yemanjá e Edivaldo Batista

Maria e Tereza são irmãs mas possuem vidas bem diferentes: Tereza leva uma vida de princesa enquanto Maria trabalha noite e dia para atender os caprichos de sua mãe e irmã. Mas tudo muda quando uma misteriosa senhora interfere no destinos dessa família.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 5 de dezembro de 2015, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 6 / R$ 3. Classificação Livre


► Pôr do Som - Edição Especial Viva Iracema + Feira Massa
Kaya no Choro

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura apresenta ao público mais uma programação para encher de boas vibrações o fim de tarde por aqui. É o projeto semanal Pôr do Som – Música de Câmara no Dragão que, todos os sábados, às 17h, traz em apresentação gratuita instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece), na Arena Dragão do Mar. Neste sábado (05), apresenta o projeto Kaya no Choro.

O Projeto Kaya  no  Choro tem  a  singularidade  de  promover  o  encontro  entre  os  clássicos  do  choro  e  a  juventude.  Com jovens  advindos  de  diversas  formações  musicais, compõem  a  formação  da  banda, Carlinhos  Patriolino (bandolim/guitarra  baiana), Raul Porfírio  (guitarras/violão/técnico  de  áudio), Bruno  Brasil
(contrabaixo), Clarisse Aires (flauta transversal), Tauí Castro (pandeiro), Fernando Lélis (saxofone e direção
musical) e Tchelmy (percuteria), o grupo se firma, nesse encontro, com uma linguagem musical contemporânea, em que o antigo e o moderno dialogam de forma harmoniosa e competente.

No Kaya no Choro,  a  articulação  entre  os  clássicos  do  gênero chorinho e a multiplicidade de possibilidades de releituras do gênero são uma tônica. Tônica  que,  como  nos  campos  harmônicos  pelos  quais  passeia  o  grupo,  vai  ganhando amplitude.    Amplitude  construída  com  esmero,  cuidado,  conhecimento  musical  que, desde a infância de alguns, passando pela formação universitária de outros, em conjugação  com  a  experiência  no  trato  com  a  música  popular  de  terceiros,  constitui  um  imenso caldo cultural em que mergulham e emergem as sonoridades que dão a cor do Kaya no Choro

Sobre a Osuece

A Orquestra Sinfônica da Uece é um laboratório de desenvolvimento de repertório, de formação de plateia e formação de músicos de orquestra apoiado pela Pró Reitoria de Extensão da Uece. Teve início em 2009 e atende a pelo menos 110 jovens músicos distribuídos dentro de três ações principais: a Orquestra de Base, a Orquestra Principal e o Núcleo do Composição, o qual agrega jovens compositores no Fórum de Composição da UECE.


► Certificação do Teatro de Bonecos como Patrimônio Cultural Brasileiro

Os bens culturais de natureza imaterial têm como suporte os grupos humanos que, organizados, os produzem e proporcionam sua continuidade ao longo do tempo. Portanto, são esses grupos de produtores aqueles que detêm papel destacado nos processos e procedimentos de Registro. É essencial que os mesmos estejam envolvidos em todas as etapas desse processo, e que compartilhem do mesmo de forma consciente e informada.

Em 2004, a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos solicitou o Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN) como patrimônio Cultural Brasileiro. Entre os anos de 2008 e 2013, foi realizado nas capitais e no interior dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Distrito Federal as etapas de pesquisa documental e pesquisa de campo, visando ao referido processo de Registro. Por fim, após mais de uma década, o evento de titulação do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN) como patrimônio cultural do Brasil refere-se ao desfecho de um longo processo e a ocasião em que serão certificados os mestres detentores da referida forma de expressão, como também o evento demarca o início das discussões e ações voltadas ao processo de salvaguarda deste bem cultural.

Programação:
16h às 18h - Falas Institucionais e titulação do Teatro de Bonecos Popular no Nordeste como patrimônio Cultural Brasileiro.
18h às 22h - Apresentação dos Bonequeiros

►Tour Mara Hope - Programação Especial Viva Iracema / Feira Massa

Quando Laura Morote, Raphael Evangelista e Jan Angelim iniciaram as conversas e ensaios para um novo projeto musical eles não tinham ideia do que iria acontecer. O grupo que se formava em Madrid no primeiro semestre de 2015,  reunia uma violinista formada na escola de música erudita europeia, um violoncelista e produtor musical mineiro com experiências em música clássica, popular e eletrônica e um cavaquinista com experiências em grupos folclóricos, de rock e fusion.

O trio excursiona por cidades brasileiras desde o início de novembro e  desembarca em Fortaleza no próximo dia 3 de dezembro para quatro apresentações. Apesar de não contar com nenhum músico natural do Ceará, o grupo tem uma forte ligação com a cultura cearense a começar pelo nome - Mara Hope.

Laura, Raphael e Angelim se inspiraram na história do navio petroleiro espanhol que encalhou na praia de Iracema em 1985. Mara Hope, o barco, estava sendo rebocado para desmonte e graças a um problema mecânico de seu rebocador esteve ancorado na capital cearense. Durante uma forte tempestade e maré alta, o barco soltou-se das amarras que o ligavam a costa e navegou solitariamente à deriva por entre os recifes e praias da cidade até se chocar com um banco de areia e estacionar ali até os dias de hoje. A relação entre a “lenda” Mara Hope e a música deste trio está na história pessoal de seus integrantes. Raphael e Jan nasceram em Minas Gerais e Bahia, mas passaram parte da infância e adolescência vivendo em Fortaleza. A descoberta da música, as primeiras experiências amadoras e profissionais no campo musical de ambos ocorreram na capital e em cidades do interior Cearense. Laura Morote é espanhola natural de Madrid e nasceu no mesmo ano em que o Mara Hope decidiu “ancorar” na praia de Iracema.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 5 de dezembro de 2015, 20h, no Lar. Gratuito. Classificação Livre


► Encerramento IV Festival Cuca Independente
Prefeitura de Fortaleza realiza IV Festival Cuca Independente

Com o objetivo de valorizar grupos e artistas jovens locais, a Coordenadoria de Juventude, por meio da Rede Cuca, realiza, de 6 de novembro a 5 de dezembro, o IV Festival Cuca Independente. Ao todo, 30 artistas/bandas foram selecionados para o evento que, nesta edição, além dos equipamentos municipais (da Barra, Jangurussu e Mondubim), também será realizado no Centro Cultural Dragão do Mar. O Dragão receberá, no dia 5 de dezembro, o encerramento do evento, com as apresentações das de seis bandas que serão selecionadas entre as 30 da primeira etapa.
O Festival Cuca Independente é uma iniciativa que busca difundir a música autoral, principalmente entre o público jovem. O evento promove o intercâmbio entre grupos locais, estimulando a criatividade dos jovens e revelando novos talentos. Neste ano, cerca de 200 artistas/bandas de Fortaleza e Região Metropolitana se inscreveram para a seleção do evento entre os meses de setembro e outubro.

Bandas Finalistas:
18h - Lótus
18h40 - Old Books Room
19h20 - The Knickers
20h - The Good Garden
20h40 - DuFron MC's
21h20 - Rivera

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDia 5 de dezembro de 2015, a partir das 18h, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Gratuito. Classificação livre.


► Brincando e Pintando no Dragão do Mar


Brincadeiras e atividades infantis para todas as idades orientadas por monitores.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDias 5 e 6 de dezembro de 2015, das 16h às 19h. Gratuito.
Dia 5 no Pavilhão Atlântico. (Programação especial Viva Iracema / Feira Massa)

Dia 6 na Praça Verde.


  Contação de Histórias [Temporada de Arte Cearense]
Cia Catirina “Cantigas Contadas”

Cantigas Contadas traz o universo lúdico das cantigas de roda tradicionais, contadas e cantadas de modo divertido e interativo, embalados por personagens e brinquedos populares que até hoje encantam diversas gerações!

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpg Dia 6 de dezembro de 2015, às 17h, na Praça Verde. Gratuito.




► Fuxico no Dragão

Atrações artísticas e uma feirinha com vinte expositores de produtos criativos agitam as tardes deste final de semana.

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgDias 5 e 6 de dezembro de 2015, das 16h às 20h. Gratuito.

Dia 5 em frente à Ponte dos Ingleses (Programação especial Viva Iracema / Feira Massa)

Dia 6 na Arena Dragão do Mar.



► Planetário Rubens de Azevedo [SESSÕES REDUZIDAS]

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/dragao_night_g_tall.jpg

Foto: Marina Cavalcante

O Planetário Rubens de Azevedo é um espaço de entretenimento e formação pedagógica através de caráter transdisciplinar em Astronomia. Atualmente, o Planetário está realizando sessões de sexta a domingo, com sessões às 19h e 20h.




SESSÕES

O ABC do Sistema Solar
Três crianças estão observando as estrelas quando percebem uma "estrela cadente" e logo uma delas faz um pedido: o desejo de fazer uma viagem até a Lua. De repente, as crianças são teletransportadas para uma nave espacial chamada "Observador". Após superar o medo inicial, elas fazem uma rica viagem pelo Sistema Solar visitando os planetas. Durante a viagem, elas são teletransportadas para Marte e também Vênus, e passam por dentro dos anéis de Saturno. No final, fazem uma perigosa aproximação do Sol.

Origens da Vida
Apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo através do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. "Origens da Vida" é uma viagem fantástica através do tempo, mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária.




Sessões às sextas:
19h - Sessão: O ABC do Sistema Solar - sessão infanto-juvenil
20h - Sessão: Origens da Vida - sessão juvenil-adulto

Sessões aos sábados e domingos:

19h - Sessão: O ABC do Sistema Solar- sessão infanto-juvenil
20h - Sessão: Origens da Vida - sessão juvenil-adulto



Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgIngressos: R$ 8 e R$ 4 (meia).

Obs.: Não é recomendada a entrada de crianças com menos de 7 anos sem o acompanhamento de adultos.



► Cinema do Dragão Fundação Joaquim Nabuco


// VISITE NOSSAS EXPOSIÇÕES

► Artes Visuais no Dragão – Ocupação da Multigaleria [Temporada de Arte Cearense]
Exposição “Rasgados e Colados”

Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/rasgados_g.png

A exposição se propõe a questionar os valores e o comportamento do homem moderno em relação à vida, à morte e ao universo de coisas que o cerca ... como a arte, a natureza, a política e suas consequências. Tudo que compõe de forma trágica e bela o tempo e o mundo em que vivemos. Por isso, a circulação e registro da série “RASGADOS E COLADOS”, além da pesquisa, que busca estabelecer uma relação entre o artista, sua obra e o público apreciador dela são de total relevância. Assim como é importante quando instituições podem oferecer ao público a chance de ‘penetrar no universo da arte’, pois só dessa maneira é possível aproximar o artista da sociedade e dos significados que circundam sua obra. É isso, portanto, que incita a curadoria a unir a arte com a pesquisa antropológica porque se desde os tempos mais remotos o homem utilizou a arte para se comunicar, é importante que essa comunicação continue a ser objeto de investigação e se constitua num instrumento - lúdico, prazeroso - de aproximação entre o investigador e o ‘objeto’ investigado.
Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgSegue em cartaz na Multigaleria do Dragão do Mar. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h (acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h (acesso até as 20h30). Gratuito.

► A Palavra e o Traço

Com curadoria da historiadora Valéria Laena, retrata vida e obra do arquiteto, urbanista e compositor cearense Fausto Nilo. Autor de mais de 400 composições interpretadas por grandes nomes da música brasileira – como Moraes Moreira, Gal Costa e Fagner –, Fausto Nilo é também o responsável, junto de Delberg Ponce de Leon, pelo projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar.
Ao longo de 40 anos de carreira, Fausto inseriu sua assinatura em grandes obras urbanas - como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira - e em grandes obras musicais brasileiras. Foram mais de 400 letras registradas por mais de 100 parceiros, entre músicos e intérpretes do cancioneiro popular nacional, tais como Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos e Zeca Baleiro.
Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgMuseu da Cultura Cearense. Gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.



► Vaqueiros
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgExposição de longa duração no Museu da Cultura Cearense. Gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.



► Agricultura da Imagem

Ocupando o piso superior do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), apresenta-se a mostra Agricultura da Imagem, do artista visual Rodrigo Braga. Idealizado pelo ICCo – Instituto de Cultura Contemporânea e com curadoria de Daniel Rangel, a exposição de Braga foi sucesso em São Paulo, com mais de 200 mil visitantes. Já o piso inferior do MAC-CE recebe a mostra itinerante Triangulações, que, nascida como desdobramento e ampliação do Circuito das Artes, traz 90 obras de artistas de Goiânia, Salvador e Fortaleza, com curadoria de Bitu Cassundé, também curador do MAC-CE.
Descrição: Descrição: http://www.dragaodomar.org.br/images/+_verm.jpgMuseu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Gratuito. Visitação de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 21h. Gratuito.