Salão Solidário acontece em todo Brasil no dia 1
de dezembro
Além de prestar serviços
profissionais, um cabeleireiro é, muitas vezes, um confidente. É no salão que
os clientes têm tempo para falar e também para desfrutar do conforto de ter
alguém que os escute. Uma vez formada uma relação de confiança entre o cabeleireiro
e o cliente, o primeiro pode ter o papel de informar e educar seus clientes
sobre questões sociais. Reconhecendo esse fato e refletindo sobre a importância
que sempre deu à higiene, à saúde e ao bem-estar relacionados a seus produtos,
L’Oréal buscou a parceria da UNESCO, em 2005, para despertarem a
conscientização sobre a prevenção do HIV entre os cabeleireiros do mundo todo,
com o lançamento da campanha mundial Cabeleireiros Contra Aids. O objetivo do
programa é oferecer aos profissionais de beleza informações de qualidade,
cientificamente comprovadas, para o entendimento prático sobre a Aids. E,
assim, apresentar meios de alertar o público a respeito dos riscos da doença e
de que maneira pode-se proteger contra ela. "Para um problema como o HIV/Aids,
devemos ser capazes de contar com o poder das palavras. Um poder que está
disponível para todos, já que a verdadeira questão está em falar sobre o tema.
O papel importante que o nosso cabeleireiro exerce na vida de todos,
especialmente na vida das mulheres, o coloca numa posição privilegiada para
abordar assuntos muito pessoais e íntimos como esse: esses profissionais
costumam passar várias horas com seus clientes e essa relação pode chegar a ser
próxima, fazendo com que o salão de beleza seja um verdadeiro local de
interação social e humana ", afirma An Verhuhlst-Santos, presidente
mundial da Divisão de Produtos Profissionais do Grupo L’Oréal.
A ideia é também desenvolver um
trabalho de luta contra estigmas e discriminações associados à Aids. Para isso,
L’Oréal e UNESCO iniciaram um módulo de treinamento que hoje faz parte do
currículo dos cabeleireiros dos centros de treinamento da Divisão de Produtos
Profissionais de L’Oréal. Afinal, 33 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo,
mas estima-se que 60% delas nem saibam que estejam contaminadas. Sendo assim, a
comunicação é uma arma poderosa na luta contra a propagação do vírus.
Histórico da campanha
O Programa de Educação Preventiva
Contra a Aids começou em 2001 na África do Sul. Mas foi lançado mundialmente em
2005, com a assinatura, em Paris, de um acordo entre a presidência da L’Oréal
Divisão de Produtos Profissionais e a UNESCO. O Brasil foi um dos primeiros
países a aderir à campanha, em 2006, tendo o apoio do Ministério da Saúde, por
meio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais. Essa escolha foi fruto do
reconhecimento mundial conquistado pelo Brasil, apontado como uma das nações
que desenvolve os melhores programas de tratamento e prevenção contra a Aids.
No Brasil, 734 mil pessoas são
portadoras do vírus HIV e estima-se que 150 mil ainda desconheçam ter a doença.
A epidemia no Brasil apresenta taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada
100 mil habitantes. Isso representa aproximadamente 39 mil novos casos de AIDS
ao ano. O programa de Educação Preventiva Cabeleireiros contra Aids já chegou a
quase 1,5 milhão de pessoas por meio de cursos, treinamentos, participação em
feiras e ações diversas. No site www.cabeleireiroscontraaids.com.br, o
profissional de beleza, tem acesso a todas as informações sobre a campanha.
O Representante da UNESCO no
Brasil, Vincent Defourny, destacou a importância do programa e o papel da
educação como principal instrumento de mobilização na prevenção do vírus da
Aids. "O acesso a informações de qualidade e cientificamente comprovadas
favorece a redução da discriminação contra pessoas que vivem com HIV e Aids,
dentro das escolas e em espaços de grande convívio social como é o caso de
salões de beleza", afirmou Defourny.
Salão Solidário
Uma ação inovadora marca a campanha
Cabeleireiros contra AIDS 2015. No dia 1º de dezembro, Dia Internacional da
Luta contra AIDS, será realizado o Salão Solidário, onde salões parceiros de
todo o Brasil se unirão em prol de uma causa nobre. Os principais cabeleireiros
doarão seu tempo e talento durante este dia para realizar cortes e toda a renda
arrecadada com o serviço será revertida para a Sociedade Viva Cazuza, que cuida
de crianças portadoras do vírus HIV/Aids.
Para compartilhar a importância
dessa iniciativa, nós propomos usar toda a atitude que existe dentro de você
para realizar uma corrente do bem. A campanha estará presente nas redes
sociais, onde convida todos os seus seguidores a usar divulgar a ação em salões
próximos e postarem mensagens sobre prevenção à Aids direcionada para a ação
usando a hashtag #cortecontraaids
Para conhecer os salões que
aderiram a correte do bem, entre no site da campanha:
www.cabeleireiroscontraaids.com.br/blog
Em 2014, a Campanha arrecadou
R$60.000 em um dia. No total, 62 salões de Norte a Sul do Brasil participaram
do Salão Solidário. Foram realizados 5.000 cortes com o apoio de 700
cabeleireiros.
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