Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Música] Rock'n Roll pra ele é jazz!




Com repertório jazzístico, Ricardo Bacelar lança CD e DVD "Concerto para Moviola" em shows nesta sexta e sábado (4 e 5) em Fortaleza

 Ricardo Bacelar em Concerto para Moviola no Festival Jazz & Blues. Foto Chico Gadelha
  
Ele estudou piano clássico, integrou o Hanói-Hanói, uma das principais bandas do rock nacional dos anos 80/90, com quem fazia em média 200 shows por ano, mas, parafraseando os autores de "Totalmente Demais", famoso hit do Hanói, "rock1n roll pra ele é jazz". E é com um repertório jazzístico que Ricardo Bacelar lança o CD / DVD "Concerto para Moviola", gravado ao vivo em fevereiro deste ano no palco do Festival Jazz & Blues,em Fortaleza. O lançamento acontece neste fim de semana, sexta-feira (04) e sábado (05), às 21h, no Teatro Celina Queiroz.

O show que deu origem ao CD/DVD foi resultado de um trabalho de pesquisa sobre os teclados analógicos dos grupos de jazz dos anos 70 e 80, a música brasileira e o uso do piano acústico. Bacelar foi buscar inspiração no que ouvia na adolescência: o jazz fusion, e o resultado foi um disco que define como mais alegre, diferente do anterior, "In Natura" (2001),  que era mais introspectivo.

 
De compositores estrangeiros, Ricardo interpreta em "Concerto para Moviola": Birdland (De Joe Zawinul. Clássico da banda americana Weather Report, muito importante no cenário do jazz dos anos 80); Killer Joe (De Benny Golson. Jazz contemporâneo); So May it Secretely Begin (De Pat Metheny. Essa música traduz as melodias bem construídas deste renomado compositor e guitarrista); March Majestic (De Bob Mintzer. Gravada pelo Yellowjackets, essa música tem uma riqueza melódica e rítmica muito consistente); The Windmills of Your Mind (De Michel Legrand. Gravada em Concerto para Moviola com um arranjo mais moderno, com mais suingue); Senor Blues (De Horace Silver. Música da década de 50, gravada em um clima afrojazz, com muita percussão); The Groove (De Brian Culbertson e Larry Dunn. Nessa música Ricardo Bacelar apresenta a fusão do funk com o afoxé); Blue Miles (De Chick Corea. Pianista e compositor que muito inspirou Ricardo Bacelar e o influenciou na forma de tocar. É um grande mestre que está ainda em atividade).

Dos grandes compositores brasileiros, estão em "Concerto para Moviola": Sabiá (De Chico Buarque e Tom Jobim. Para Bacelar esta composição é um primor de harmonia e caminhos melódicos surpreendentes); Palhaço (De Egberto Gismonti e Geraldo Carneiro. Música das mais conhecidas do Gismonti, que Ricardo considera um grande gênio da música brasileira); Setembro (De Ivan Lins, Vitor Martins e Gilson Peranzzetta. Esta peça, que traz a habilidade harmônica do Ivan Lins, recebe neste trabalho um andamento mais rápido); Água de Beber (De Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Para Ricardo, uma joia da música brasileira; Nanã (De Moacir Santos. Esta música, do grande maestro do arranjo e da composição brasileira, aparece numa versão cheia de percussão).

Composições próprias também estão no repertório de "Concerto para Moviola". São elas: Cordilheira (Uma introdução em um clima viajante, para esquentar as turbinas); Moviola (Música que inspira o nome do disco e lembra um pouco a linguagem do cinema. Moviola era uma máquina que fazia a montagem dos filmes em analógico); Enquanto isso, chove... (Música dedicada ao pai, que é pianista); Apartheid Blues (Originalmente gravada por Ricardo Bacelar com Frejat, do Barão Vermelho, fazendo o solo de violão).

A banda

No palco, praticamente a mesma banda que está presente no DVD: Ricardo Bacelar (piano acústico e teclados) é acompanhado pela banda formada por Ronaldo Pessoa (guitarra), com quem divide a produção do show e do CD/DVD, Luizinho Duarte (bateria), Miquéias dos Santos (contrabaixo), Marcus Vinicius Cardoso (violino), Maria Helena Lage Pessoa (teclados e percussão) e Hoto Júnior (percussão). A exceção vai para os sopros, que no CD/DVD teve Marcio Resende no sax soprano, sax tenor e flauta, e no show terá a interpretação de Bob Mesquita.

CD e DVD no Itunes, Google Play, Apple Music...

A novidade no lançamento do trabalho, além das mídias em DVD e CD convencionais, é a disponibilização em todas as lojas virtuais: Itunes, Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, Rdio e outros. “A indústria da música sofreu um redimensionamento, com a recolocação do ponto de venda virtual. Todos temos que nos reinventar”, pontua. Ricardo também colocou para o mercado virtual seu primeiro álbum solo In Natura e o álbum Credus, do Hanoi Hanoi e seus sucessos, com destaque para o hit Totalmente Demais, que é o nome da nova novela das 7h, da Rede Globo. “Essa música insiste em ser sucesso há mais de 25 anos”, brinca.

Ricardo Bacelar

Pianista, compositor e arranjador nascido em Fortaleza, Ricardo Bacelar aprimorou seus estudos de piano clássico. Estudou harmonia e composição com o alemão Hans-Joachim Koellreutter. Morou no Rio de Janeiro por 11 anos, quando integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi.

A obra do grupo foi gravada por Caetano Veloso, Cazuza, Lobão, Gilberto Gil, Mariza Monte, Ney Matogrosso, Simone e outros. O Hanoi Hanoi realizava uma média de 200 concertos por ano, em uma época que Ricardo dividiu os palcos com os estúdios, onde produziu diversos discos, trilhas para cinema, teatro, televisão e publicidade. Gravou com grandes nomes da música brasileira e internacional.

Advogado, Ricardo Bacelar atualmente é Vice Presidente da OAB CE, especialista em direito autoral e direito empresarial, estuda os direitos culturais e a propriedade intelectual. Redigiu importantes projetos de lei na área cultural, como o Sistema Estadual de Cultura, os Mestres da Cultura e o capítulo da Constituição do Estado do Ceará que trata da cultura e comunicação.  Com vasta experiência como artista, produtor e advogado, traz um olhar multidisciplinar sobre a arte e a expressão humana.

SERVIÇO:


Concerto para Moviola - Shows de lançamento do CD/DVD, dias 4 e 5 de dezembro, às 21 horas, no Teatro Celina Queiroz - Campus Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz). Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00, à venda na loja do Campus Unifor e www.ingresso.com.  Informações: (85) 3477-3033.

Nenhum comentário: