Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 29 de novembro de 2015

Teatro] CLÁSSICA COMÉDIA O BURGUÊS FIDALGO FAZ TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA






Montagem da companhia paulistana Os Parlapatões para o texto de Molière fica em cartaz de 11 a 13 de dezembro



A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 11 a 13 de dezembro, a comédia O Burguês Fidalgo. O texto de Molière, famoso dramaturgo francês do século 17, é contundente e perspicaz em relação à sociedade da época, mas continua atualíssima, como comprova a montagem da companhia paulistana Os Parlapatões.

A peça fala diretamente das necessidades de uma classe em ascensão em sua desenfreada busca por prestígio social. Segundo os Parlapatões, a escolha de O Burguês Fidalgo está profundamente ligada ao momento histórico brasileiro e responde à visão crítica, sempre com humor, que o grupo busca em suas encenações.

Para o diretor Hugo Possolo, a encenação permite “uma visão sobre um país emergente, que quer ser mais do que consegue. Mais do que uma analogia de épocas, os Parlapatões pretendem brincar com as facetas risíveis de um Brasil que vive a fantasia de crescimento, sem resolver sequer seus problemas básicos.”

O chamado “sonho burguês de nobreza” é retratado na trajetória do Sr. Jordain, o burguês do título, que, embora casado, tenta conquistar o amor de uma nobre para se projetar socialmente. Essas tentativas o expõem ao completo ridículo e revelam o quanto está cercado de interesseiros, que tiram proveito das ilusões que cria sobre si mesmo.

A tradução e adaptação de Adonis Comelato, Hugo Possolo e Rafael Fanganiello mantém o ambiente histórico, quando nobres e burgueses disputavam o domínio da sociedade para, sem fugir do tempo na qual a história é narrada, jogar com a realidade atual. Os atores Hugo Possolo, Raul Barretto, Fabek Capreri, Alexandre Bamba, Lívia Camargo, Fernando Fecchio, Tadeu Pinheiro, João Paulo Bienemann, Fani Feldman e Débora Veneziani dividem o palco nessa montagem.

A peça ganha uma encenação festiva, com música ao vivo, sob direção de Pedro Vilhena, e espaço para os improvisos que caracterizam o grupo. O figurino com trajes de época e elementos contemporâneos é assinado por Cássio Brasil. A coreografia fica por conta de Rogério Maia.

Sobre a companhia: Os Parlapatões surgiram em 1991. Voltados para a comédia, técnicas circenses e improvisação, o grupo produziu mais de 46 diferentes espetáculos, promoveu eventos, mostras e festivais. Hoje, o grupo tem o seu teatro próprio, o Espaço Parlapatões, reconhecido nacionalmente por sua programação artística e pelo seu papel na revitalização do centro paulistano.



Serviço:



Teatro: O Burguês Fidalgo

Local: CAIXA Cultural Fortaleza

Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema – Fortaleza / CE

Data: 11 a 13 de dezembro de 2015

Horário: sexta e sábado, às 20h e, domingo, às 19h

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Vendas a partir de quarta-feira, 10/12, às 10 horas

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Serviço de manobrista gratuito no local

Nenhum comentário: