Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 27 de junho de 2020

JUNHO] Playlist INTERATIVE - Momento Musical

Aproveite um pouco mais da sua noite de sexta-feira ouvindo esse hit: Ambient Music: Bliss - Seven Lives.
Clique e Aumente o Som:



JUNHO] Francinne gravou clipe durante quarentena


 
A cantora Francinne tinha planos definidos para 2020: lançar seu novo EP e sair em turnê de divulgação. Contudo, com a pandemia da COVID-19, assim como o restante do mundo, ela precisou rever as ações e se reinventar. A loira não deixou se abalar e, mesmo em casa, deu continuidade na produção de conteúdos para entreter seus fãs.

Nas últimas semanas, respeitando todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Francinne gravou, em São Paulo, um videoclipe da sua nova música, de nome ainda não revelado.

"Este single é o marco de uma nova etapa em minha carreira e significa, pra mim, uma aproximação ainda maior com as referências pop que tanto amo e cresci ouvindo. Me sinto mais nostálgica, e aproveitei esse momento que estamos vivendo para falar sobre sentimentos."

O lançamento do novo trabalho está previsto para a primeira semana de julho. Até lá, os fãs conseguem ter um gostinho do que vem por aí com algumas fotos dos bastidores. Confira:

Para este ano, Francinne traz um trabalho musical mais maduro, mesclando o Pop com ritmos brasileiros, sem deixar de lado suas influências latinas. Com canções autorais, Francinne trabalha ao lado de um time de peso, e faz apresentações dignas de Las Vegas, garantindo assim sua marca artística no cenário Pop mundial.





FotoS: Felipe Garcia


Francinne

Hoje uma cantora de sucesso, Francinne começou sua carreira artística como cover oficial de Britney Spears em 2011. Três anos depois, a cantora conheceu o produtor Mister Jam e começou a trabalhar com ele em sua música, lançando em 2015 a música “I’m Alive”.

Em 2018, Francinne lançou seu primeiro EP, “La Rubia”. Também naquele ano, ela gravou sua parceria com Wanessa Camargo, a música “Tum Tum”, considerada o maior single de sua carreira. 

ARTIGO] O Ensino Remoto em tempos de pandemia


 
De acordo com Aristóteles, filósofo grego de notório destaque, “a educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. Essa premissa atemporal tem relação direta com o cenário de incertezas que o Brasil vivencia em meio a uma pandemia causada pelo vírus Covid-19, onde professores e alunos, em prol de uma educação de qualidade, vêm unindo esforços para se adaptar ao novo Ensino Remoto Emergencial, já que os mesmos estão proibidos pelo Ministério da Educação e as secretariais estaduais de Educação de frequentarem, de forma presencial, instituições de ensino fundamental e superior.

No entanto, muitos têm sido os empecilhos ao pleno desenvolvimento da educação durante esse período atípico devido à imprevisibilidade dessa situação, necessitando de esforços conjuntos de profissionais que trabalham em ambientes de ensino e dos alunos das instituições. Nesse contexto, com a disseminação do vírus, que se iniciou como uma epidemia na China, para o restante do mundo, o País adotou o Ensino Remoto Emergencial como uma medida provisória devido a essa circunstância de crise com o intuito de amenizar os impactos na aprendizagem dos estudantes. Assim, professores, coordenadores e outros profissionais que atuam na área da educação tiveram que adaptar, o mais rápido possível, o currículo, as aulas e as atividades que seriam realizadas presencialmente para ambientes virtuais.

Entretanto, por essa situação ser totalmente inesperada, não houve tempo para o planejamento das aulas no meio remoto, onde etapas importantes para que essa adaptação fosse bem-sucedida não foram realizadas como, por exemplo, a capacitação de professores e a preparação de uma infraestrutura tecnológica. Além disso, instituições privadas e estaduais tiveram que adotar medidas urgentes para garantir a acessibilidade de estudantes que não possuíam acesso à Internet. Então, não é à toa que a palavra “emergencial” é utilizada para caracterizar esse tipo de ensino.

Apesar de todas as dificuldades, nunca houve tanta inovação e criatividade por parte dos professores para repassar conhecimentos. Esses profissionais aprenderam a utilizar plataformas digitais que, para muitos deles, eram desconhecidas, reinventaram-se na forma de ministrar suas aulas e promoveram, em diversos casos, atividades inovadoras para seus alunos. Sendo assim, docentes estão tentando reconstruir no mundo virtual a estrutura que os alunos possuíam dentro de um centro acadêmico. Ademais, é inegável que a pandemia possibilitou a aceleração da integração da tecnologia com a educação, algo que já vinha sendo discutido e estava em curso, embora de forma muito mais lenta. Essa situação pode fazer com que o ensino híbrido ganhe mais espaço na educação brasileira, de forma a permitir a flexibilidade e a personalização do estudo.

Portanto, apesar dessa situação poder ser considerada por muitos “as raízes amargas” as quais Aristóteles se referiu em sua famosa frase, com esforços conjuntos e dedicação de profissionais e alunos, a educação por meio de Ensino Remoto durante esse período de incertezas parece caminhar para bons resultados.


Profa. Dra. Maria Estela Giro
Docente do Curso de Marketing da UniAteneu
Doutora em Biotecnologia e mestra e graduada em Engenharia Química


Conheça o Curso de Marketing da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


JUNHO] Grupo Memorial Fortaleza transmite Missa da Saudade neste domingo (28)


 
Acreditando que a palavra deve vencer as barreiras físicas, o Grupo Memorial Fortaleza, transmite pelo instagram @memorialfortaleza a Missa da Saudade, neste domingo, 28, às 10h30. Padre Constantino será o portador da mensagem.

Sobre o Grupo Memorial Fortaleza

Diante das dificuldades que os familiares enfrentam, o Grupo Memorial Fortaleza se propõe a atender com empatia, dignidade e honestidade, com objetivo de aliviar as dores de parentes e amigos. Ao longo dos anos, a empresa tem como missão diminuir todo e qualquer transtorno decorrente da perda, desenvolvendo um serviço de qualidade, com profissionais habilitados e comprometidos, proporcionando acolhida a todos os clientes que buscam o serviço. Oferece atendimento funerário humanizado e especializado em um dos momentos mais difíceis: a perda de entes queridos.



ARTIGO] A importância da Logística Reversa


 
Tendo em vista a ineficiência da utilização de algumas atividades logísticas, que podem comprometer o funcionamento de forma eficiente da cadeia logística, as empresas atualmente tem buscado implementar diferenciais que incrementem um maior empenho de suas funções, desde o fornecimento de matéria-prima, alocação do produto até o consumidor final.

Nesse sentido, de atenuar este problema, as empresas vêm buscando as práticas da atividade de logística reversa que usa elementos estratégicos de cumprimento à legislação ou de especificidades, possibilitando a melhoria e expansão do desenvolvimento pela competitividade ao utilizar técnicas de gestão que maximizem tanto a utilização de seus recursos quanto à satisfação dos clientes e compromisso ambiental.

Entendendo melhor a importância dessa atividade, a Logística Reversa implica em uma área da logística empresarial, que de acordo com Leite (2009, p. 16/17): “planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou a ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos”, tendo como intuito principal agregar-lhes valor de diversas naturezas como econômica, ecológico, legal entre outras.

Então, com um mundo mais globalizado e a sociedade mais exigente, em relação aos cumprimentos de métodos mais sustentáveis na hora de produzir e consumir produtos, as práticas desenvolvidas em torno da atividade de logística reversa se torna extremamente necessária, ao considerar o crescimento de operações reversas nos últimos anos.

Para tanto, percebe-se que as empresas estão investindo mais na Logística Reversa em busca de diferencial e inovação. Na perspectiva do uso de processos produtivos reversos menos agressivos, a escolha da implantação de práticas voltadas ao fluxo reverso absorve todas as eventuais funções da logística e opera, contudo, no processo reverso de produtos/serviços.

E a prática da Logística Reversa destaca-se, enquanto processo seletivo dos materiais não conformes, para um destino ambientalmente correto, a partir de processos como reciclagem e reprocessamento. No entanto, com o propósito de garantir que os produtos que não estão aptos a serem comercializados, juntamente com as devoluções por motivos consideráveis, a partir do envolvimento da produção – comercial – distribuição – varejo, justifica-se a necessidade de estreitar elos reversos que configuram a integração logística. Logo, se evidencia a sua importância como processo inerente à cadeia de suprimentos.

O processo de Logística Reversa se torna importante, pois começa no consumidor que retorna à cadeia produtiva seu resíduo (Ex: produtos ou embalagens), passando pelo catador que armazena, transporta e destina de forma correta o resíduo, e incorpora também algumas empresas, cooperativas ou associações, acionando ao processo produtivo o resíduo descartado ou encaminhando-o a um final adequado. Assim, toda a cadeia cria um elo de preservação ao meio ambiente, redução de custos, movimento da economia e tudo dentro dos tramites legais.

Desta forma, a inovação através de práticas do fluxo reverso ou a volta do produto pós-consumo, incorporando-o ao processo produtivo ou encaminhando-o a um destino final adequado, se diferencia, pois ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente estimula um maior envolvimento e comprometimento de toda a cadeia de suprimentos.

Conclui-se, diante de um cenário acima exposto, que a atividade de Logística Reversa vem se tornando realmente importante para todos os atores envolvidos (organizações, sociedade, meio ambiente etc.), como também para o meio ambiente quando através do destino correto de resíduos, o uso da reciclagem e o processo de reprocessamento, destacando-se a partir de diretrizes das empresas para que se apropriem dos resíduos que iriam para o lixo. Poluindo, segue para o mercado primário, configurando-se uma rede logística planejada, descentralizada, com menor custo, mais eficiente e geradora de riquezas que agrega, no final, a todos.


Profª. Ma. Rosângela Soares de Oliveira
Docente do Curso de Logística da UniAteneu
Mestra em Gestão Logística e Pesquisa Operacional, especialista em Turismo e Meio Ambiente e graduada em Administração e em Geografia


Conheça o Curso de Logística da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
  

JUNHO] Cardiologista alerta para os efeitos da MDMA


 
Você já ouviu falar em MDMA? Trata-se da sigla para metilenodioximetanfetamina, a droga da balada, bastante popular, ao que parece, entre jovens. A substância se assemelha a microcristais ou uma espécie de pó mais grosso. Quando diluído em água (ou comumente em bebida alcoólica), ou em contato direto com a saliva, entre 20 e 25 minutos após seu consumo, provoca euforia, bem-estar, distorção da realidade e até alucinações.

Segundo a cardiologista e clínica médica, Dra. Thais Moreno, os efeitos não param por aí. Com a dilatação da pupila, as luzes ganham um brilho especial e os olhos ficam mais sensíveis, daí os óculos de lentes amarelas e o mais notável: uma hipersensibilidade do tato. “Qualquer toque no corpo, sob o efeito da droga, tem a sensação multiplicada de prazer. Fisicamente falando, o cristal age no cérebro aumentando a quantidade de noradrenalina, dopamina e serotonina nas sinapses responsáveis pela sensação de bem estar e prazer”, explica a cardiologista.

A médica alerta que essa sensação passageira de bem estar ‘pode sair cara’ e ter consequências muito graves. “Pode ocorrer overdose com um único comprimido de MDMA. Os sinais são: aumento da pressão arterial, coração acelerado, temperatura corporal muito elevada, confusão mental, dor de cabeça, vômito, perder o controle sobre os movimentos do corpo, tremores, muita sede e problemas para urinar (inibe hormônio antidiurético). Tem pessoas que abrem quadros psicóticos permanentes. Algumas pessoas morrem após reações adversas no coração, cérebro e nos rins, causadas por aquecimento excessivo do corpo e desidratação. Algumas pessoas podem morrer na primeira vez em que usam a substância. A dose que leva à overdose é variável, não há um parâmetro estabelecido’, esclarece a especialista.

É provável que o maior risco da droga, no entanto, não advenha diretamente do MDMA. Como toda substância ilegal, ninguém pode garantir o conteúdo da substância que é vendida numa festa. Alguns continham cafeína e metanfetamina – droga com alto poder de vício. “Em 1995 fizeram uma pesquisa nos entorpecentes apreendidos em São Paulo, menos de 10% eram MDMA puro. Hoje o usuário geralmente está tomando uma combinação variada de drogas e frequentemente substâncias tóxicas”, diz.

“Não existe evidência científica de dependência por Ecstasy ou MDMA. Normalmente os casos descritos são polidependentes. O que novas pesquisas da Universidade John Hopkins trazem são evidências de que o MDMA causa danos permanentes em determinadas células do cérebro”, finaliza.

Sobre Thais Moreno

Residência em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de São Paulo. Especialista em Melhoria Contínua pelo Institute for Healthcare Improvement. Fala sobre cardiologia com foco em prevenção cardiovascular, hipertensão, insuficiência cardíaca, problemas cardíacos na mulher pós-menopausa e no homem com andropausa. 

JUNHO] Iniciativa cearense, Muda meu Mundo é apresentada em webinar do Itaú


Para dividir suas experiências de modelo de negócio, Priscilla Veras, CEO da Muda meu Mundo, participou do webinar "Negócios de Impacto Social na Construção do Futuro", realizado pelo Itaú, na última quinta-feira (25/6), em parceria com Yunus Negócios Sociais e com apoio do IFC, Cubo e FGV SP. A iniciativa reuniu seis mulheres líderes de iniciativas transformadoras que participaram da Aceleração Itaú Mulher Empreendedora, selecionadas entre quase 300 mulheres no país.

Negócio que recebe apoio e investimento da Somos Um, a Muda meu Mundo é o primeiro negócio socioambiental do Brasil que atua em todo processo produtivo de alimentação sustentável, capacitando e acompanhando pequenos agricultores e conectando-os ao varejo através de data analytics, tecnologias sociais e eficiência em logística na cadeia de suprimento.  Com o objetivo de garantir a alimentação sustentável presente nos supermercados trazendo esta comida para mais próximo da vida das pessoas, a Muda Meu Mundo escoa a produção dos agricultores de sua rede gerando renda digna e recorrente para as famílias no campo. Além disso, a empresa é ativa na capacitação de agricultores em agricultura de baixo carbono e no reflorestamento.

Sobre a Somos Um

Idealizado pela empreendedora social Ticiana Rolim, a Somos Um é um negócio social que apoia o desenvolvimento de negócios com a finalidade de resolver problemas sociais e não apenas maximizar os lucros, atuando com o fomento do empreendedorismo, prioritariamente para mulheres e jovens. Com a pandemia do novo coronavírus, a Somos Um promoveu o Desafio Retoma Ceará, com os objetivos de desenvolver propostas que ajudem a fazer girar uma nova economia no Ceará, e de trabalhar novas iniciativas para contribuir com esse propósito.

JUNHO] MRV demonstra seu apoio pela diversidade e inclusão


Foto: Lucas Lima


Prédio da empresa e redes sociais estampam símbolo da diversidade

Na semana em que é celebrado o dia mundial LGBTQI+, a MRV incluiu as cores da bandeira arco-íris em suas redes sociais e na fachada de sua sede. A empresa aderiu à campanha de valorização da diversidade em respeito às orientações sexuais e identidades de gênero. A MRV é uma plataforma de soluções habitacionais que está em constante transformação, atenta ao seu mercado e nas constantes transformações da sociedade prezando sempre pelas liberdades coletivas e individuais. As cores do arco-íris LGBTQI+ estão representadas no prédio da empresa em Belo Horizonte por meio de luzes que formam de um coração e ficarão acesas durante toda a semana.

O dia oficial de celebração mundial do orgulho LGBTQIA+ é 28 de junho. Já na internet, as fotos de perfis das diversas redes sociais da MRV estampam a bandeira arco-íris ao fundo, juntamente com a marca da companhia. “A MRV é uma empresa líder em seu segmento graças ao seu time. Somos comprometidos com o respeito às pessoas e suas escolhas. A transformação começa dentro de cada um para alcançar o mundo de todo mundo. No mês do orgulho LGBTQI+ nossos colaboradores estão convidados a debater e refletir sobre o tema em uma programação especial”, explicou o Diretor de Desenvolvimento Humano, Marcos Horta. 

JUNHO] Mayú reabre para almoço com menus temáticos


 
A cozinha autoral passeia pela Ásia, Brasil, Itália e França

Com a retomada das atividades dos restaurantes em Fortaleza, o Mayú reabre suas portas no Senac Reference, adotando as orientações de funcionamento conforme decreto estadual, bem como todos os protocolos de segurança dos alimentos e de higienização recomendadas pela OMS e pelos órgãos competentes. Sendo assim, o horário de atendimento é de 11h às 15h com o menu de almoço, composto por entrada, prato principal e sobremesa. Esse apresenta semanalmente as cozinhas da Ásia, do Brasil, da Itália e da França, repetindo essa sequência a cada mês.

De 29 de junho a 03 de julho, é a vez da culinária Brasileira. O cliente pode optar entre Carneiro Guisado com Farofa de Cuscuz e Peixe com Molho de Moqueca e Leite de Castanha do Pará com Óleo de Urucum, entre os pratos principais.  Na sequência, os apreciadores da cozinha italiana vão degustar os tradicionais Spaghetti a la Carbonara ou Ossobuco, sendo esse último servido com risoto a base de parmesão e óleo de salsa.

Da tradicional culinária francesa, o Mayú traz o Boeuf Bourguignon - carne bovina cozida em molho à base de vinho tinto, bacon e cebola acompanhado de batata assadas com cebola caramelizada e manteiga; e um pargo hollandaise de dill com aspargos e ervilha torta no vapor. Rica em especiarias, a cozinha da Ásia é representada pelo Chicken Massala com Arroz de Coco e Cardamomo ou pelo Pad Thai - macarrão de arroz, salteado em molho de peixe, amendoim e camarão em óleo de gergelim.

As opções de entrada e sobremesa são igualmente surpreendentes em inventividade e sabor no menu do almoço.

Protocolos de segurança

Primando pela segurança dos clientes e colaboradores, o Mayú está operando com 50% da sua capacidade, garantindo o distanciamento entre as mesas e as pessoas. Os clientes podem sentar-se à mesa lado a lado ou frente um ao outro com distância mínima de um (01) metro, sendo admitido apenas dois (02) ocupantes por mesa. Se forem da mesma família, mais de dois ocupantes estão permitidos.

Diversas outras medidas foram adotadas, como disponibilidade de álcool gel a 70%, reforço nos procedimentos de higienização de todo o espaço e implantação de novas medidas no atendimento ao cliente. “Além disso, é importante destacar que a equipe do Mayú foi preparada para que a retomada das atividades atendesse a todas as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias face a pandemia pelo novo corona vírus” afirma Geysa Câncio, da Consultoria Senac.

“A Organização Mundial da Saúde não apontou evidências de contaminação pelo novo corona vírus por meio de alimentos. Contudo, é fundamental o atendimento às Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos nesse momento, para assegurar a produção e entrega de alimentos seguros aos clientes. Tais práticas reduzem o risco de outras enfermidades, pois reforçam a higiene e a qualidade em toda a cadeia de produção”, reforça Geysa.

Sobre o Mayú - A comida autoral é o carro-chefe do Mayú, restaurante localizado na mais moderna unidade do Senac no Ceará, o Senac Reference. O nome de origem Tremembé, povo indígena do Ceará, significa comer, sendo sua proposta transformar esse ato essencial à vida em uma experiência gastronômica singular.

A cozinha do Mayú prioriza insumos locais e contribui para a sustentabilidade da cadeia produtiva. À mesa, sabores e técnicas da cultura alimentar nordestina que trazem à tona nossas histórias e memórias, em apresentações que refletem toda a liberdade para criar da equipe comandada pelo chef Ivan Prado.



SERVIÇO

RESTAURANTE MAYÚ

Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301 – 4º andar).

Funcionamento: De 2ª a sexta-feira, de 11h às 15h.

Informações e reservas: (85) 3208.1609/ (85) 99430.9755


JUNHO] SVM encerra “São João do Ceará Solidário Dendi Casa" com programação especial, neste domingo (28)


 
Além de acompanhar a apresentação de grandes artistas, os telespectadores vão poder ajudar a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e 15 abrigos de animais, através de campanha virtual.

Encerrando a programação do “São João do Ceará Solidário Dendi Casa”, o Sistema Verdes Mares (SVM) transmite, no próximo domingo (28), um especial, que contará com a participação de grandes artistas locais e levará aos telespectadores fatos e curiosidades que compõem a história dos festejos juninos. Além disso, quem assistir vai poder ajudar a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e 15 abrigos de animais localizados na capital.

“Com toda a necessidade de isolamento social, o Sistema Verdes Mares se viu com a grande responsabilidade de dar continuidade ao projeto do São João do Ceará, já realizado há alguns anos, em um novo formato. Este ano, nós vamos até o público, levando um pouco de alegria e diversão, lembrando também da solidariedade e reforçando, com isso, o grande compromisso social do SVM", explica o Diretor de Programação do SVM, Fábio Ambrósio.

Entre as atrações já confirmadas para este domingo estão: Waldonys, Renno, Sirano e Sirino, Taty Girl e Samyra Show. No comando do programa, estarão o apresentador Tony Nunes e a cantora Michele Andrade.

Solidariedade

Além da diversão, os telespectadores que quiserem colaborar com a campanha em prol da Santa Casa de Misericórdia e de abrigos de animais da capital vão poder fazê-lo durante a transmissão, através do QR Code que ficará o tempo todo na tela. Quem quiser apenas demonstrar apoio à causa, vai poder entrar no site www.saojoaodocearasolidario.com.br e fazer um simples cadastro. O objetivo do SVM é atingir a meta de 300 mil cadastros no site da festa para que a Santa Casa ganhe uma reforma e 15 abrigos de animais ganhem 10 toneladas de ração.

Os participantes, além de terem seus nomes mencionados em um caderno especial do jornal Diário do Nordeste, terão os nomes exibidos em uma placa de homenageados que será instalada na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

A transmissão do “São João do Ceará Solidário Dendi Casa” acontece no domingo (28), a partir das 18h, pela TV Diário e pelas redes sociais do SVM.


SERVIÇO:

"São João do Ceará Solidário Dendi Casa"

Data: 28 de junho (domingo)

Horário: 18h

Transmissões:


TV Diário

Canal:

• Brasil - Oi TV, canal 129;

• 08 Capitais do Nordeste e Belém do Pará - Net, canal 183;

• Ceará - Sinal aberto, canal 22;

• Fortaleza - Net, canal 22; GVT, canal 322.1; Sky HD, canal 323.1; Multiplay HD, canal 522;

Instagram: tvdiario

Facebook: tvdiariooficial

YouTube: tvdiario


FM 93

Instagram: radiofm93

Facebook: radiofm93


Diário do Nordeste

Instagram: diariodonordeste

Facebook: diariodonordeste

YouTube: diariodonordeste


JUNHO] Cândida Lopes desenvolve novos projetos e realiza parcerias com as lojas Pimentá, Elemento Fio e Cena Autoral


 
A estilista Cândida Lopes está realizando novos projetos para a sua carreira. A sua marca, Cândida autoral, que desenvolve peças que unem o linho ao bordado, imprimindo a identidade cearense, uniu forças com outros projetos,  como uma colab com as lojas Pimentá e Elemento Fio, além de se tornar uma das marcas integrantes da loja Cena Autoral.

Para a estilista, o momento é de apostar em novos projetos e parcerias com marcas que incentivem a economia local e nacional do segmento. A artista explora hoje mercados não somente no CE, mas também em SP. “Com a Pimentá e a Elemento Fio participo de um projeto que elegeu a palavras ‘h.amar’ e ‘c.alma’ como foco. Nosso intuito é celebrar e carregar esse sentimento no peito da forma que mais gostamos: sendo encontro e possibilidade de troca. Desenvolvemos dois produtos que é uma t-shirt e o vestido oversize. Fiquei muito feliz em ser convidada para esse projeto, principalmente nestes tempos de mudanças”, explica.

A Cândida Autoral agora também compõe a equipe da loja Cena Autoral, que reúne o trabalho de 21 marcas locais que que buscam atingir um consumo fora do modelo padronizado, valorizando um trabalho desenvolvido no conceito “Slow Fashion”, que incentiva um uso mais consciente na moda. “Fiquei encantada com o projeto e com as iniciativas que podemos realizar juntos, trazendo mais força para nossas marcas e produtos. Também estou empolgada com a venda online disponibilizada pela Cena Autoral, que faz com que a Cândia Autoral alcance cada vez mais pessoas”.

Sobre Cândida Lopes

A estilista Cearense Cândida Lopes possui 19 anos de mercado no mundo da moda, sendo 17 deles produzindo peças para uma marca local. Além disso, Cândida foi integrante do Coletivo, grupo de designers que apresentava propostas originais do vestir, tendo nomes como Lindeberg Fernandes, Francisco Matias, Sérgio Gurgel, Anastácio Júnior, Ayres Jr, entre outros. Em 2014, a estilista lançou sua marca, a Cândida Autoral. 

JUNHO] Respiradores no combate à Covid-19: Mallory firma parceria com Senai para construção de modelos econômicos e faz doação para ajudar na manutenção de equipamentos


 
A Mallory, marca de referência nacional na produção e comercialização de eletroportáteis, está atuando fortemente no combate à Covid-19. A empresa, por meio de seus engenheiros, está participando da construção de um protótipo de respiradores mais econômicos em parceria com a equipe do Senai, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) e Tecnológico. Além disso, a Mallory também fez doações ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ajudar na reposição de peças para respiradores que estejam apresentando problemas.

De acordo com o diretor de Operações da Mallory, Alan Costa, essa é uma das medidas proativas que fazem parte das iniciativas adotadas pela empresa diante desse cenário de pandemia. “O Senai fez uma lista com todas as peças que eles precisavam para a reposição e nós fizemos essa doação para ajudar na manutenção desses respiradores. Estamos usando de todas as ferramentas que temos ao nosso dispor para ajudar no combate ao Coronavírus. Cerca de 40 respiradores serão ajustados com a compra dessas novas peças”, explica.

Segundo Alan, a iniciativa se torna ainda mais significativa por conta da composição dos profissionais envolvidos no processo de pesquisa, montagem e finalização dos novos ventiladores pulmonares mecânicos. "Estamos muito satisfeitos em fazer parte de um grupo com uma finalidade tão importante como essa, que é ajudar na recuperação de pessoas na luta contra o coronavírus. Mais felizes ainda por ter como membros desse time empresas e entidades cearenses, como a Mallory, o Senai e a Funcap, usando materiais feitos aqui mesmo no Brasil, para desenvolver esses respiradores. Ou seja, essa é uma conquista da nossa gente pro nosso povo", finaliza.

Funcionamento dos ventiladores

O ventilador controla a respiração do paciente com base no sensor de pressão particular do indivíduo que é verificado constantemente pela equipe médica, sendo reproduzidos na tela de um computador. Para a Mallory, a parceria representa uma oportunidade ainda maior de contribuir com as necessidades do contexto de pandemia. "Estamos encarregados de pensar uma produção em massa de baixo custo desse produto, incentivando a criação e circulação de produtos nacionais no estado do Ceará", ressalta Lincoln Vasconcelos, Engenheiro de Produto da Mallory.

Mais ações Mallory

Durante o mês de abril e maio, em função do novo coronavírus, a Mallory também está realizando a campanha "comprou, doou" que tem o objetivo de auxiliar pessoas que fazem parte do grupo de risco de infecção da Covid-19. A dinâmica consiste em doar um ventilador a cada unidade comprada pelo e-commerce da Mallory, (mallory.com.br). As doações serão enviadas ao Lar Torres de Mello e à Santa Casa de Misericórdia, no Ceará e o Instituto Pro Saber, em São Paulo, que trabalham diretamente com crianças e idosos. A campanha valeu para todo o território brasileiro.

Além da ação comprou doou, a Mallory também realizou outras iniciativas como a fabricação e distribuição de 30 mil máscaras estilo "face shield" para órgãos de saúde e pequenos empreendedores locais, feitas em parceria com a Braskem, Senai e Fiec; e a rede solidária formada entre a empresa e influenciadores digitais para ajudar com a doação de ventiladores, que também auxiliam no combate a propagação do coronavírus, à instituições beneficentes que cuidam de pessoas em situação de risco, como a Instituição Lumen Ser Feliz, a Casa Leão de Judá, o Lar Amigos de Jesus e o Instituto Fazendo Acontecer. Destaque também para os colaboradores da Mallory que se solidarizaram com a situação de alguns moradores da comunidade de Pato Selvagem, localizada no município de Maranguape, e fizeram a doação de cerca de 57 cestas básicas aos líderes comunitários locais que distribuíram as famílias. 

Medidas de Prevenção Mallory

A empresa, que recebeu a permissão para funcionamento no setor de produção de ventilação, está adotando as medidas no seu centro de fabricação situado no município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. As ações realizadas vão desde higienização total de todos os ambientes da fábrica, como centro de produção e escritórios, até a inclusão de ambientes extras para a limpeza de mãos e pertences. As ações educativas e instruções de procedimentos da Mallory também estão sendo repassadas aos colaboradores que estão em regime de home office. As indicações educativas vão desde o uso de máscaras em todos os ambientes, lavagem recorrente de mãos com água, detergente e álcool 70%.



JUNHO] Fajece promove live sobre empreendedorismo feminino e associativismo


 
O empreendedorismo feminino é um assunto que vem ganhando destaque, principalmente por promover debate sobre a posição da mulher no mundo empresarial, além de gerar transformação na sociedade e na economia de todo o País. Aliado ao associativismo, que visa defender interesses em comum, aprimorar conhecimento de gestão e relacionamentos, esse movimento consegue ganhar mais força. Com a finalidade de contribuir para o debate e para essa mudança de cenário, a Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará (Fajece) realiza, nesta segunda-feira (29), live sobre “O associativismo como valorização do empreendedorismo feminino” em seu perfil do Instagram (@fajeceoficial).

A discussão terá como debatedoras Marcela Abreu, coordenadora de Comunicação da Fajece, e Maria Brasil, presidente da Associação dos Jovens Empresários da Bahia.

Em papel de destaque em suas áreas de atuação, as participantes conversarão ainda sobre as vantagens do associativismo, principalmente para as mulheres.
  

Serviço

Live: Associativismo como valorização do empreendedorismo feminino

Data: Segunda-feira, 29 de junho

Local: Instagram da Fajece (@fajeceoficial)

Horário: 17 horas


JUNHO] CIEE viabiliza contratação de estagiários através de assinatura eletrônica


Medida provisória 983 reforçou a validade legal de documentos firmados por órgãos públicos e empresas privadas

Visando amenizar o impacto da pandemia na empregabilidade de estagiários, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE comunica às Empresas e Instituições de Ensino parceiras da entidade, uma alternativa no processo de assinatura eletrônica para a contratação dos estudantes. Por meio de um projeto piloto, já foram elaborados 1.200 contratos via assinatura eletrônica desde abril. No mesmo período, foram viabilizadas 11 mil contratações em todo Brasil.

A desburocratização do processo foi possível após a MP 983, assinada pelo governo federal na última semana, onde reforça a validade legal de assinaturas eletrônicas para órgãos públicos e empresas privadas estabelecida na MP 2.200-2. A ferramenta administrada pelo CIEE está em conformidade com a certificação ICP-Brasil, Código Civil Brasileiro, Resoluções do Comitê Gestor do ICP e Instruções Normativas do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que regulam a matéria no país.

De acordo com Allan Sousa do Nascimento, consultor de Empresas e Instituições de Ensino do CIEE, muitas escolas e universidades estão permitindo a elaboração de contratos de estágio, utilizando esta ferramenta digital.

Novas perspectivas até o fim do ano

O objetivo da instituição é que 100% dos contratos assinados até o final do ano sejam realizados via assinatura eletrônica. Isso reduziria o período de contratação de um estagiário em até 60% do tempo normal, diz o consultor.

JUNHO] Loja Cena Autoral lança site para venda colaborativa


  
A Loja Cena Autoral, que reúne o trabalho realizado por seis marcas e 15 criadores de moda criativa que participam de forma rotativa, disponibiliza para os clientes uma nova plataforma de compra. Com o objetivo de incentivar ainda mais o pequeno produtor e a economia criativa local, o espaço colaborativo disponibiliza um site (www.lojacenaautoral.com), onde podem ser encontradas as produções das marcas, designers, artesãos e profissionais liberais que compõe o projeto.



   

A iniciativa é uma união de criadores que que buscam atingir um consumo fora do modelo padronizado, valorizando um trabalho desenvolvido no conceito “Slow Fahion”, que incentiva um uso mais consciente na moda. Uma das novas marcas que participa do projeto é a Cândida Autoral, que desenvolve peças que unem o linho ao bordado, imprimindo a identidade cearense em sua linha. “Neste período que enfrentamos tantas dificuldades, temos que continuar e renovar. Como estamos mais estruturados neste momento, decidimos fazer parte da Loja Cena Autoral. Este novo formato com a plataforma digital disponibilizado pelo projeto me encantou bastante. É algo que deve cada vez mais está presente no nosso mercado, sendo uma ótima oportunidade para as marcas cearenses. Estamos bem esperançosos, juntos somos mais fortes”, comenta Cândida Lopes, proprietária da marca.


Neste período de pandemia, a loja Cena Autoral realiza ainda a doação de tecidos e de mão de obra para a confecção de máscaras, que serão distribuídas gratuitamente a cada compra para os clientes da loja e também para pessoas em situação de vulnerabilidade. Na venda online, o cliente recebe duas máscaras. “Nosso intuito é unir forças com o nosso trabalho para a prevenção desta pandemia. Os itens são reutilizáveis, o que diminui também a produção de lixo neste momento que vivemos”, finaliza Cândida.


A loja Cena Autoral também realiza vendas na sua loja física, realizando todos os protocolos de segurança. O projeto também disponibiliza para o cliente o serviço de compra via Whats App (85) 99656 5965 e através do Instagram (@lojacenaautoral).


Conheça as marcas que compõem a loja Cena Autoral:


Marcas fixas:

Matias Ateliê (@matiasatelie)

K (@usek_)

Elemento Fio (@elemento_fio)

Soul Padma @soul_padma

Tirachic (@tirachic)

Giovanna Atelier (@giovanna_atelier)


Marcas rotativas:

Cândida Autoral (@candidaautoral)

Ziqueza (@zigueza)

Grão (@grao.oficial)

Opolo Design (@opolodesign)

Aurea Inspira (@aureainspira)

Green Bag (@greenbag)

Meu Óculos de Madeira (@meuoculosdemadeira)

Madrier Arte (@madrier.arte)

Lindebergue Conosco (@lindebergueconosco)

Estúdio Oficina (@estudiooficina)

Claudio Quinderé (@joiasclaudioquindere)

Verdelicia Casa & Jardim (@verdeliciass)

Caiman Terra da Luz (@caimanterradaluz)

Carola Design (@carola.design)

Wood Retrofit (@woodretrofit) 

JUNHO] Prêmio DFB Digital, em parceria com o Sistema Fiec e Sebrae/CE, contempla microempreendedores da moda cearense com premiações em dinheiro


 
O DFB DigiFest 2020, edição virtual do maior encontro da moda autoral da América Latina, realiza em parceria com Sistema Fiec e o Sebra/CE, o Prêmio DFB Digital, que tem como intuito o reconhecimento aos esforços da indústria têxtil do Ceará e de microempreendedores independentes, contemplando as iniciativas que mais se destacaram neste período de isolamento social.

Além de iniciativas de grandes players da indústria, o Prêmio DFB Digital tem como foco a atividade realizada de forma online de designers, artesãos e marcas autorais, que utilizam estratégias diferenciadas em suas plataformas digitais (sites, apps e redes sociais).  “Nosso objetivo nesta premiação é incentivar cada vez mais os modelos de negócio e comunicação em moda e design do Ceará, dando visibilidade a diversos artistas urbanos e temas como empatia, empoderamento e sustentabilidade”, explica o diretor geral do evento, Cláudio Silveira.

Os maiores destaques serão eleitos por membros dos sindicatos do trade e profissionais da Imprensa, onde serão contemplados com um total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em dinheiro, que será dividido entre os três microempreendedores que se destacarem nas categorias “Engajamento Social”, “Negócio Sustentável” e “Feed Criativo”, com prêmios de R$ 5.000 reais em cada categoria.

Os em participar do projeto que têm negócios em moda devem utilizar a hashtag #prêmiodfb ou inscrever suas iniciativas digitais através do e-mail dfbfestival@dfbfestival.com.

O maior encontro da moda autoral da América Latina

O DFB Festival foi criado, em 1999, para possibilitar o diálogo entre as camadas que compõem o trade da moda no Ceará, facilitando o acesso e a visibilidade tanto para profissionais e marcas estabelecidas no mercado, quanto para novos e promissores talentos. Com o avanço das edições, o Evento abraçou fortemente ações de formação, economia criativa e inovação.

Na edição 2019, o DFB Festival instalou uma estrutura de 27.000m2 nas areias do Aterro da Praia de Iracema, por onde passaram 36 desfiles, 20 shows, quatro balés, feira de design com 60 expositores, 12 palestras e workshops, além de uma mostra gastronômica reunindo 21 bares e restaurantes.

Celebrando a inclusão de Fortaleza no ranking de Cidades Criativas: Design, outorgado pela Unesco, o DFB Festival 2019 gerou 3.655 postos de trabalho, diretos e indiretos, além da participação voluntária de 132 alunos de 11 instituições de ensino dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, representando as graduações de Design de Moda, Hotelaria, Produção de Eventos e Publicidade & Propaganda.



SERVIÇO

DFB DigiFest 2020

Festival Online de Moda, Cultura e Empreendedorismo

1º de Junho a 19 de Julho de 2020

Programação online em www.dfbfestival.com.br

Novidades e atualizações nas redes sociais: @dfbfestival

Informações Imprensa: Capuchino Press | @capuchinopress


JUNHO] Centro Universitário lança editais para contratação de professores


Vagas são para lecionar em cursos nas áreas de Humanas 
e Saúde

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza está com seleção aberta para contratação de novos docentes para o período 2020.2. As vagas são para lecionar em diversos cursos nas áreas de Humanas e Saúde nos campi Doroteias e Parangaba. Os interessados devem enviar o Currículo Lattes e outras comprovações por e-mail descrito no edital até o dia 05 de julho.  

No campus Doroteias, as vagas são distribuídas nos cursos de Gastronomia, Administração, Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Já no campus Parangaba, a seleção está aberta para os cursos de Enfermagem, Direito, Pedagogia, Serviço Social e Ciências Contábeis.

Quanto aos requisitos, o candidato deve possuir o título de doutor, mestre ou especialista (a depender da área escolhida); Disponibilidade para ministrar aulas no período diurno e/ou noturno, de acordo com os horários estabelecidos pela coordenação; Currículo Lattes atualizado e comprovado, contendo relação de títulos acadêmicos.  

Os candidatos aprovados na análise curricular passarão ainda por avaliação escrita, a ser elaborada com um tema pertinente a disciplina em que o profissional está se candidatando. Além disso, uma avaliação didático-pedagógica, que constará de aula expositiva de até 20 minutos para a avaliação do candidato.

Confira abaixo os editais por área e campus:

Humanas – Doroteias
https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2020/06/edital_-_humanas_-_doroteias_1.pdf


Medicina Veterinária – Doroteias
https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2020/06/edital_-_medicina_veterinaria_.pdf

Humanas - Parangaba
https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2020/06/edital_-_humanas_-_parangaba_1.pdf

Saúde - Parangaba
https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2020/06/edital_-_saude_-_parangaba.pdf


JUNHO] Confira a programação do “São João de Todos” de 26 a 30 de junho


 
O Sesc Iparana segue com o arrasta-pé para comemorar os últimos dias de São João e apresenta uma programação que segue até o dia 30. Através da parceria entre o Sesc Ceará e a plataforma musical Sua Música, a festa “São João de Todos” traz grandes nomes para fechar o mês mais festivo do ano com shows totalmente online.

Nomes como Eliane, Reno, Solange Almeida, Hannah, Lygia Raquel, Felipão, Gil Mendes, Mara Pavanelly, além das bandas Limão com Mel, que fará uma live direto de Salgueiro, em Pernambuco, e Cavalo de Pau, estão entre as atrações confirmadas. Vale lembrar que todas as lives estão sendo transmitidas através do canal do Youtube da plataforma Sua Música.

Além de se divertirem com os artistas, o público poderá praticar a solidariedade. Durante toda as apresentações estará disponível um QR code para o Mesa Brasil Sesc para aqueles que quiserem fazer doações ao programa. Além do Mesa Brasil, mais dois outros projetos também estão sendo beneficiados pela ação: Nordeste sem Fome e Sons do Bem.

Sobre o Mesa Brasil

O Mesa Brasil é um programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, ainda com o nome “Amigos do Prato”, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 280 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 49 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.

Sobre o Sesc Iparana

O Sesc Iparana Hotel Ecológico está localizado na Praia de Iparana, a cerca de 14,2 km do centro de Fortaleza. O local é um refúgio ecológico com piscinas, parque aquático, trilhas, salão de jogos, fazendinha, viveiro de mudas e muitas atividades de recreação para todas as idades, proporcionando aos visitantes o contato direto com a natureza.

São 32 hectares de área total, que preserva um importante ecossistema costeiro, sendo um dos últimos fragmentos de floresta de tabuleiro. Essa floresta ocupa aproximadamente 13 hectares, consistindo em uma Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN).


Programação

Sexta-feira (26)
19h – Renno


Sábado (27)
17h30 – Eliane

20h – Solange Almeida


Domingo (28)
16h – Hannah

18h – Lygia Raquel

20h – Felipão


Segunda-feira (29)
19h – Cavalo de Pau

21h – Limão com Mel (direto de Salgueiro – PE)


Terça-feira (30)
19h – Gil Mendes

21h – Mara Pavanelly


SERVIÇO
São João de Todos – quarta semana

Período: 24 a 30 de junho

Horário: conferir programação

Transmissão:   Youtube Sua Música (https://www.youtube.com/user/suamusicabr)

Mesa Brasil Sesc Ceará
Doações: mesabrasil@sesc-ce.com.br | (85) 99662.9158


JUNHO] Playlist INTERATIVE - Momento Musical

Aproveite um pouco mais da sua sexta-feira ouvindo esse hit: Boubacar Traoré - Hona


Clique e Aumente o Som:


ARTIGO] Tratamento endodôntico através de Guia 3D


O tratamento e prevenção da periodontite apical é o principal objetivo do tratamento de canais radiculares e podem ser consequências de cáries extensas atingindo a polpa dentária, traumas, restaurações infiltradas ou má oclusão. Quando a intervenção endodôntica se faz necessária, é indicado a limpeza e modelagem dos canais radiculares para a eliminação dos microrganismos. O primeiro passo do tratamento endodôntico é a cirurgia de acesso, primeiro passo invasivo e, portanto, crucial para o resultado e longevidade do tratamento.

A sobrevida da população idosa tem aumentado significativamente ao longo dos anos, decorrente de melhor qualidade de vida, alimentação, atividade física, entre outros. Dessa maneira, o número de tratamentos endodônticos em idosos também tem aumentado, e junto a isso, o maior número de canais parciais ou totalmente calcificados, devido à deposição de dentina constante ao longo da vida. Além do envelhecimento fisiológico, a calcificação parcial ou completa dos sistemas de canais pode ser, principalmente, consequente do atrito, lesões de cárie, cirurgia anteriormente mal realizada ou traumatismo dentário.

A Associação Americana de Endodontia considerou a terapia endodôntica de canais radiculares calcificados sendo um alto nível de dificuldade, pois podem gerar um alto risco de falha, como desvio do conduto e perfurações da raiz, mesmo quando associado à ampliação visual com o uso do microscópio cirúrgico. A apicectomia e o retro preparo seriam outras alternativas para o tratamento de canais calcificados. No entanto, a localização do canal calcificado, a limpeza e também a modelagem adequada da região contaminada após a ressecção da raiz é desafiante, e requer muita experiência, concluindo também que há um alto índice de insucessos.

Todas as técnicas usadas até então nesses casos têm um elevado nível de dificuldade, gerando ainda, muito desvio na hora de modelar o canal, e por muitas vezes até a perfuração, levando à perda do elemento dentário. Nos casos onde nos deparamos com canais parcialmente calcificados e indicação de tratamento endodôntico, a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) vem como um dos principais recursos para confirmação do diagnóstico, levando a uma melhor previsibilidade no tratamento.

O planejamento pré-operatório é altamente recomendado e a imagem 3D pode ser uma ferramenta útil. Assim, surgiu um guia de acesso para canais calcificados, principalmente, portadores de periapicopatias. Denominado Endoguide, esse guia planejado tem como objetivo poder ajudar a preservar a estrutura dentária e evitar perfurações na cirurgia de acesso desses elementos, levando a um melhor prognóstico a longo prazo.

Com o uso da tomografia e impressão 3D, surgiu o conceito de endodontia guiada, constatando um método seguro e clinicamente viável para localizar canais radiculares e evitar a perfuração do canal em dentes com CP. Através da sobreposição da tomografia com o escaneamento intra oral, que já são oferecidos diversas marcas e modelos, juntamente com o planejamento virtual em software especializado, conseguiremos uma precisão para o guia endodôntico.

Após o planejamento, um modelo virtual será exportado como um arquivo STL e enviado para uma impressora 3D que fará a impressão da guia. A Estereolitografia (SLA) faz a confecção da prototipagem rápida, com material de polimerização de resina liquida (acrílica, epoxica ou vinil), tendo então uma réplica fiel de um modelo virtual chamado de bioprotótipos. Com esse processo, temos o guia de acesso. Após a fixação do guia e o acesso do canal radicular, o tratamento endodôntico convencional segue de forma normal.

A técnica do guia endodôntico parece ser um método para acesso de dentes com calcificação pulpar e periodontite apical eficaz e seguro, facilitando o acesso ao tratamento endodôntico nesses casos, sem riscos maiores ao elemento dentário, com maior previsibilidade.


Prof. Me. Félix Nina Neto
Docente do Curso de Odontologia da UniAteneu
Mestre em Clínica Odontológica, especialista em Implantes Dentários e especialista em Endodontia



Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


ARTIGO] O Brasil é maior


 
O Brasil – leia-se, o brasileiro – é muito maior do que tudo que está acontecendo. Basta (re) visitar nossa história, como da música, para perceber como nos desviamos, nas últimas décadas, de nossa vocação: a fortaleza e a alegria. Nossa veia de liderança foi minada pelas políticas erradas, de políticos errados.

Fortaleza e alegria são rochas, virtudes, que ajudaram a formar o alicerce do nosso povo. Como virtudes, ajudam a formar líderes. É disto que precisamos hoje, de líderes e ações de liderança que nos coloquem novamente nos trilhos, dos quais nunca deveríamos ter saído, mas que podemos a eles voltar.

Precisamos de líderes! Precisamos formar líderes, em casa, na escola, na empresa, na Igreja e na política.

Um manifesto para estes tempos.

O que você pode fazer pelo Brasil? E, para não ficar algo tão abstrato, refaço a pergunta: o que você pode fazer pelo brasileiro de sua casa, sua rua, sua escola, empresa, Igreja, política, enfim, o que você pode fazer por sua sociedade? Lembre-se da velha máxima: só podemos dar aos outros o que temos.

O que você tem?

Virtudes, habilidades, cultura, alegria, educação, mentalidade de crescimento, experiência profissional e de vida, cargos, capital? Ótimo! Aperfeiçoe-os, então. Aperfeiçoe-se também, para levar o seu melhor aos outros. Pense assim, haja assim, posicione a sua vida assim e aprenda a ser um líder. Sim, é possível escalar tal aprendizado, sem precisar ter nascido um deles.

Mas, siga esta ordem, aprendendo ser, primeiro, o líder de si mesmo e, quando estiver pronto, lidere onde você estiver, onde você vive, estuda, trabalha, comunga, se diverte e faz política. O Brasil precisa de líderes, simplesmente porque a história é feita por eles.

Avante, Brasil!

Ps.: este manifesto foi escrito ao som de um Brasil que pode – e, deve – voltar a existir, naquilo que sempre lhe foi peculiar. Os grandes Sivuca e Clara Nunes ratificam isto. 

Clique para assistir: Feira de Mangaio (1978)


Prof. Danilo Amaral Ramalho
Docente do Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu
Mestre em Gestão de Negócios, especialista em Marketing e jornalista


Conheça mais do Curso de Processos Gerenciais da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/