Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 27 de junho de 2020

ARTIGO] A importância da Logística Reversa


 
Tendo em vista a ineficiência da utilização de algumas atividades logísticas, que podem comprometer o funcionamento de forma eficiente da cadeia logística, as empresas atualmente tem buscado implementar diferenciais que incrementem um maior empenho de suas funções, desde o fornecimento de matéria-prima, alocação do produto até o consumidor final.

Nesse sentido, de atenuar este problema, as empresas vêm buscando as práticas da atividade de logística reversa que usa elementos estratégicos de cumprimento à legislação ou de especificidades, possibilitando a melhoria e expansão do desenvolvimento pela competitividade ao utilizar técnicas de gestão que maximizem tanto a utilização de seus recursos quanto à satisfação dos clientes e compromisso ambiental.

Entendendo melhor a importância dessa atividade, a Logística Reversa implica em uma área da logística empresarial, que de acordo com Leite (2009, p. 16/17): “planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou a ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos”, tendo como intuito principal agregar-lhes valor de diversas naturezas como econômica, ecológico, legal entre outras.

Então, com um mundo mais globalizado e a sociedade mais exigente, em relação aos cumprimentos de métodos mais sustentáveis na hora de produzir e consumir produtos, as práticas desenvolvidas em torno da atividade de logística reversa se torna extremamente necessária, ao considerar o crescimento de operações reversas nos últimos anos.

Para tanto, percebe-se que as empresas estão investindo mais na Logística Reversa em busca de diferencial e inovação. Na perspectiva do uso de processos produtivos reversos menos agressivos, a escolha da implantação de práticas voltadas ao fluxo reverso absorve todas as eventuais funções da logística e opera, contudo, no processo reverso de produtos/serviços.

E a prática da Logística Reversa destaca-se, enquanto processo seletivo dos materiais não conformes, para um destino ambientalmente correto, a partir de processos como reciclagem e reprocessamento. No entanto, com o propósito de garantir que os produtos que não estão aptos a serem comercializados, juntamente com as devoluções por motivos consideráveis, a partir do envolvimento da produção – comercial – distribuição – varejo, justifica-se a necessidade de estreitar elos reversos que configuram a integração logística. Logo, se evidencia a sua importância como processo inerente à cadeia de suprimentos.

O processo de Logística Reversa se torna importante, pois começa no consumidor que retorna à cadeia produtiva seu resíduo (Ex: produtos ou embalagens), passando pelo catador que armazena, transporta e destina de forma correta o resíduo, e incorpora também algumas empresas, cooperativas ou associações, acionando ao processo produtivo o resíduo descartado ou encaminhando-o a um final adequado. Assim, toda a cadeia cria um elo de preservação ao meio ambiente, redução de custos, movimento da economia e tudo dentro dos tramites legais.

Desta forma, a inovação através de práticas do fluxo reverso ou a volta do produto pós-consumo, incorporando-o ao processo produtivo ou encaminhando-o a um destino final adequado, se diferencia, pois ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente estimula um maior envolvimento e comprometimento de toda a cadeia de suprimentos.

Conclui-se, diante de um cenário acima exposto, que a atividade de Logística Reversa vem se tornando realmente importante para todos os atores envolvidos (organizações, sociedade, meio ambiente etc.), como também para o meio ambiente quando através do destino correto de resíduos, o uso da reciclagem e o processo de reprocessamento, destacando-se a partir de diretrizes das empresas para que se apropriem dos resíduos que iriam para o lixo. Poluindo, segue para o mercado primário, configurando-se uma rede logística planejada, descentralizada, com menor custo, mais eficiente e geradora de riquezas que agrega, no final, a todos.


Profª. Ma. Rosângela Soares de Oliveira
Docente do Curso de Logística da UniAteneu
Mestra em Gestão Logística e Pesquisa Operacional, especialista em Turismo e Meio Ambiente e graduada em Administração e em Geografia


Conheça o Curso de Logística da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
  

Nenhum comentário: